You are on page 1of 5

UM OBREIRO/TESTEMUNHA FIEL COMO ANTIPAS TEXTO BIBLICO BSICO (Ap 2:12-17) 1.1.

PRGAMO: (gr. altura ou elevao) Cidade da sia Menor conhecida tambm como Cidade Alta, pois situava-se numa colina de 350 m de altura, distando a 70 km ao norte da cidade de Esmirna. Tornou-se famosa pela inveno e fabricao de pergaminhos e por sua grande biblioteca com cerca de 200.000 volumes que posteriormente foram levados para Alexandria. Havia tambm nesta cidade um grande e famoso colgio de sacerdotesmdicos. Prgamo era uma das cidades mais importantes da sia Menor. Havia na cidade de Prgamo vrios templos aos deuses pagos (Zeus, Venus, Atenas, Apolo, Esculpio, etc.) e o altar monumental de Prgamo no era exclusivo de Zeus, mas de todos os deuses romanos, como as escavaes arqueolgicas testificaram. O templo da deusa Atenas era dividido com Zeus, pois se descobriu algumas inscries devotadas a ele. Descobriu-se tambm um templo a Esculpio o salvador (gr. Asclpio Soter) o deus da medicina e da cura datado do 2 sculo d.C., cujas instalaes hidrulicas (a fonte estava instalada para permitir curas por meio de bebidas e banhos) eram verdadeiras atraes. Diversas construes para tratamentos de curas e incubaes foram descobertas em Prgamo. O templo de Esculpio deu notoriedade quela cidade, pois era o principal. A Arqueologia tambm descobriu moedas dedicadas a esse deus curador (Esculpio), que era representado por um homem com o ombro esquerdo desnudo cujo cajado tinha uma serpente de metal. At hoje a medicina tem como smbolo uma serpente envolvendo uma taa. Foram descobertos vrios outros templos a deusa Hera, Demeter, etc. Prgamo foi uma das primeiras cidades a prestar culto ao imperador de Roma. As escavaes arqueolgicas trouxeram vista os templos de adorao aos imperadores Trajano e Adriano. Ambos edificados sobre um antigo templo de Zeus. Por tais motivos o Senhor Jesus chamou a cidade de Prgamo de lugar onde Satans habita. (Ap 2:13). Enquanto alguns da colnia judaica de Esmirna foram chamados de Sinagoga de Satans (Ap 2:9) A Igreja de Prgamo representa a Igreja Apstata dos tempos de Constantino sculos IV e V (anos 313 a 600 d.C.)

1.2.2.

A figura da espada simbolizando a Palavra de Deus aparece diversas vezes no Novo Testamento Ver Hb 4:12 / Ef 6:17 / Ap 1:16 / 2:12,16, / 19:15 EU SEI AS TUAS OBRAS, E ONDE HABITAS, QUE ONDE EST O TRONO DE SATANS... (v.13). O destinatrio da Carta (anjo, i.e., pastor da igreja de Prgamo) morava naquela cidade satnica. Provavelmente, o local do culto imperial. Onde Satans tinha seu trono. Trono aqui fala do exerccio de um poder ou de uma autoridade maligna, atravs da qual levou Antipas a ser executado. Prgamo era uma cidade temvel aos olhos dos cristos. ...E RETNS O MEU NOME E NO NEGASTE A MINHA F... (v.13). Apesar do ambiente influenciado por Satans, o pastor da Igreja de Prgamo no negou a f e honrou o nome de Jesus Cristo em sua vida. O Senhor conhece aqueles que no negam o Seu nome (Ap 3:8 / Mt 10:32). ...AINDA NOS DIAS DE ANTIPAS ... (v.13B) Subtende-se que os dias de Antipas foram dias de terrveis perseguies do Imprio Igreja. Dias vividos pelo apstolo Joo ao ser lanado em Patmos pelo imperador Domiciano (Ap 1:9). Todavia, na ocasio dessa Carta o imprio romano cessara temporariamente as perseguies Igreja. Parece que a Igreja de Prgamo j no sofria perseguies desde os dias de Antipas.

1.3.
1.3.1. 1.3.2. 1.3.3.

1.4.
1.4.1.

1.1.1.

1.4.2.

1.5.
1.5.1.

1.1.2.

II.

ANTIPAS A TESTEMUNHA FIEL.


DEFININDO O TERMO TESTEMUNHA FIEL = gr. martus (testemunha) + pists (fiel). O termo martus d origem ao vocbulo mrtir. 2.1.1. Portanto, toda Testemunha Fiel do Senhor JESUS via de regra ser martirizada. 2.1.2. DEFINIO DO VOCBULO MRTIR CRISTO: a) Aquele que depois de haver provado o exemplo de Cristo, com uma f solida e autentica, se sujeita a uma morte violenta por tal f. b) Pessoa que sofre tormentos, torturas e morte por sustentar sua f cristi 2.2. ANTIPAS FOI UMA TESTEMUNHA-MRTIR 2.2.1. ANTIPAS = gr. como um pai 2.1.

1.1.3. 1.1.4.

1.1.5.

1.1.6.

1.2.

...ISTO DIZ AQUELE QUE TEM A ESPADA AGUDA DE DOIS FIOS... (v.12) 1.2.1. A identificao do Senhor Jesus a igreja de Prgamo: fala de juzo e justia. Aquele que vir como Juiz para aniquilar os herticos e infiis. (v.16c)

2.2.2. 2.2.3.

2.2.4.

2.2.5. 2.2.6.

Bp. de Prgamo no tempo de Domiciano, o imp. de Roma que exilou Joo na Ilha de Patmos. ANTIPAS, ao que parece, pregava contra os deuses do imprio romano e testemunhava sobre o senhorio de Cristo e sua obra redentora. Os pagos idlatras de Prgamo afirmaram ter recebido uma revelao de seus deuses proibindolhes de morarem na mesma cidade que Antipas. Intimado a comparecer ante o gov., Antipas recusouse negar a Cristo e sacrificar aos deuses romanos. Condenado ao martrio morreu fechado em um touro de bronze altamente aquecido.

2.3.

A TESTEMUNHA DE CRISTO SEGUE OS PASSOS DE CRISTO 2.3.1. ANTIPASii, aps ter sido assassinado em prol da verdade, foi qualificado como TESTEMUNHA FIEL, imagem de Cristo segundo Ap 1:5 . a) e da parte de Jesus Cristo, que a fiel testemunha, o primognito dos mortos e o prncipe dos reis da terra. quele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados (Ap 1:5 ARC / Ver tambm Ap 3:14) 2.3.2. TODA TESTEMUNHA FIEL DO SENHOR JESUS DEVE ESTAR PRONTO PARA SEGUIR SEUS PASSOS EM TODOS OS SENTIDOS, AT MESMO EXPOR A PRPRIA VIDA EM DEFESA DE SUA F. 2.3.3. ELE MESMO NOS PREVENIU QUANTO A ISSO: a) (Mt 5:11,12 ARA) Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vs. / Exultai e alegrai-vos, porque grande o vosso galardo nos cus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vs.

b) (Lc 21:12-17 ) Mas, antes de todas essas coisas, lanaro mo de vs e vos perseguiro, entregando- vos s sinagogas e s prises e conduzindo-vos presena de reis e governadores, por amor do meu nome. / E vos acontecer isso para testemunho. / Proponde, pois, em vosso corao no premeditar como haveis de responder, / porque eu vos darei boca e sabedoria a que no podero resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem. / E at pelos pais, e irmos, e parentes, e amigos sereis entregues; e mataro alguns de vs. / E de todos sereis odiados por causa do meu nome. c) (Jo 15:20 ARC) Lembrai-vos da palavra que vos disse: no o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, tambm vos perseguiro a vs; se guardarem a minha palavra, tambm guardaro a vossa. d) (Jo 16:2 ARC) Expulsar-vos-o das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidar fazer um servio (ou culto) a Deus. e) (Fp 3:10 ARA) para o conhecer, e o poder da sua ressurreio, e a comunho dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte f) (II Tim 3:12) todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecero perseguies g) (Ap 14:13 ARA) Ento, ouvi uma voz do cu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Esprito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham. 2.4. OUTRAS TESTEMUNHAS-MRTIRES DA IGREJA CRIST 2.4.1. ESTEVO O PRIMEIRO TESTEMUNHA-MRTIR DA IGREJA (At 7:54-60 ). a) Quando se derramava o sangue de Estvo, tua testemunha, eu tambm estava presente, consentia nisso e at guardei as vestes dos que o matavam. (At 22:20 ARA)

3.2.3.

O caso do profeta Aas (I Rs 14:4-6)

III.

PREDICADOS EXIGIDOS DE TODAS AS TESTEMUNHAS DE CRISTO


3.1. A TESTEMUNHA DEVER CONHECER E TER EM SI O TESTEMUNHO DO SENHOR. 3.1.1. O Testemunho de Deus deve ser conhecido pela Testemunha fiel a) O Testemunho do Batismo de Cristo at a Sua Ressurreio (At 1:22) b) O Testemunho dos Seus sofrimentos (I Pe 5:1) 3.1.2. O Testemunho de Deus deve ser vivenciado pela Testemunha fiel a) Veja o caso de Gaio e o seu carter cristo testificado por Joo, inclusive para com os de fora (III Jo 3-6) b) Observemos tambm o crente Demtrio e seu bom testemunho Demtrio quer dizer gr. pertencente a Ceresiii (III Jo v.12). Teria sido ele o ourives tumultuador de feso que se convertera? (At 19:24,38). Joo, bem depois, pastoreou a igreja de feso. c) Vejamos o bom testemunho de Ananias de Damasco (At 22:12) 3.2. A TESTEMUNHA FIEL DEVE POSSUIR VISO ESPIRITUAL (Sl 119:18 /Ef 1:18) 3.2.1. A viso espiritual oriunda da nossa F (Hb 11:1 .prova das coisa que se no vem. ) a) Ver o caso de Moiss: Pela f Moiss...tinha em vista a recompensa...como vendo o invisvel (Hb 11:24,26c,27c) 3.2.2. O caso do profeta Eliseu (II Rs 2:9-13 Elias provou-lhe na viso espiritual) a) Faltava ao moo do profeta Eliseu Geazi (?) a citada viso (II Rs 6:15-17)

3.3.

A TESTEMUNHA FIEL DEVE POSSUIR AUDIO ESPIRITUAL 3.3.1. Por vrias vezes o Senhor Jesus foi enftico ao dizer : Quem tem ouvidos para ouvir, oua. (Mt 11:15 /13:9 /13:43 /Ap 2:7,11,17,29 /3:6,13,22 /13:9). 3.3.2. A Testemunha Fiel ouve e transmite a outros (II Tm 2:2 ARA) a) E o que de minha parte ouviste atravs de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiis e tambm idneos para instruir a outros. 3.3.3. A Testemunha Fiel ouve o Senhor e obedece-O At 10:22,33 ARA = O centurio Cornlio ouviu a voz do anjo de Deus e obedeceu: Ento, disseram: O centurio Cornlio, homem reto e temente a Deus e tendo bom testemunho de toda a nao judaica, foi instrudo por um santo anjo para chamar-te a sua casa e ouvir as tuas palavras. / E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te mandado.

IV.

ALGUMAS CARACTERSTICAS DAS TESTEMUNHAS DE CRISTO


4.1. AS TESTEMUNHAS FIIS NO SEU TESTEMUNHO E AS QUE SO INFIIS 4.1.1. As testemunhas verdadeiras e aquelas que vivem mentindo (Pv 14:5) 4.1.2. A testemunha falsa est entre as seis coisas que aborrecem ao SENHOR (Pv 6:16-19) A TESTEMUNHA AURICULAR (apenas ouviu o fato)

4.2.

4.2.1. A testemunha falsa perecer, mas a auricular falar sem ser contestada. (Pv 21:28 ARA) 4.3. A TESTEMUNHA OCULAR OU VISUAL (apenas viu o fato) 4.3.1. Quem no viu, como poder testemunhar ? Era o caso de Aimas que no visualizou corretamente os detalhes da morte de Absalo, filho do rei Davi. (II Sm 18:29,30) A TESTEMUNHA AURICULO-VISUAL (ouviu e viu o fato) 4.4.1. No que diz respeito ao Senhor, aquele que viu a Luz e ouviu a Voz (At 26:13,14) 4.4.2. Moiss na sara ardente (x 3:3,4) 4.4.3. J aps a repreenso divina (J 42:5 ARA) 4.4.4. A congregao de Israel, no deserto (Dt 5:24) a) Depois disso, os olhos e ouvidos de Israel foram fechados por causa da incredulidade. At a 2 Vinda de Jesus, no Armagedon, eles no podero ser testemunhas das maravilhas do Senhor (Is 6:9,10ss). 4.4.5. Pedro e Joo diante do Conclio judaico (At 4:20 ARC)
porque no podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.

a) E aquilo que ele viu e ouviu, isso testifica; e ningum aceita o seu testemunho. 4.4.8. O apstolo Paulo (At 22:6,7) a) Testemunhando perante os judeus ao ser preso: ( At 22:12-15 ARA ) Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, / veio procurar-me e, pondo-se junto a mim, disse: Saulo, irmo, recebe novamente a vista. Nessa mesma hora, recobrei a vista e olhei para ele. / Ento, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemo, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua prpria boca, / porque ters de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido. b) Testemunhando perante o rei Agripa: (At 26:13,14) 4.4.9. O apstolo Joo testificando em sua Epstola (I Jo 1:3) a) o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que tambm tenhais comunho conosco; e a nossa comunho com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

4.4.

a)

4.4.6. Pedro e a Transfigurao de Cristo (II Pe 1:16-18) a) Porque no vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fbulas artificialmente compostas, mas ns mesmos vimos a sua majestade, / porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glria, quando da magnfica glria lhe foi dirigida a seguinte voz: Este o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. / E ouvimos esta voz dirigida do cu, estando ns com ele no monte santo. 4.4.7. Joo Batista o amigo do noivo mesmo (Jo 3:32 ARC) falando de si

iii

Na mitologia romana Ceres, era a deusa romana das plantas que brotam e do amor maternal, equivale Demter na mitologia grega. Ela era filha de Saturno e Cibele, era tambm amante e irm de Jpiter, normalmente era vista com um cesto de flores e frutos, um cetro e uma coroa feita de orelhas de trigo. Ceres pediu a Jpiter para que a Siclia fosse colocada nos cus, ento ele criou a constelao Triangulum, que

antigamente se chamava Siclia. A palavra cereal deriva do nome da deusa romana, associando a imagem da deusa aos gros comestveis.

You might also like