You are on page 1of 11

FICHAMENTO DO DOCUMENTO: O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA

Escrito:1848; Publicado:1848; Origem da Presente Transcrio: "Manifesto do Partido Comunista", Editorial "Avante!", Lisboa, Portugal, 1997. Traduo de: Jos Barata Moura; HTML por: Jos Braz para Arquivo Marxista na Internet. Copyright: Direitos de traduo em lngua portuguesa reservados por Editorial "Avante!", Lisboa, 1997.

CITAO ASSUNTO RESENHA Face ao imenso desenvolvimento da grande indstria nos ltimos vinte e cinco anos e, com ele, ao progresso da organizao do partido da classe operria, face s experincias prticas, primeiro da revoluo de Fevereiro, e muito mais ainda da Comuna de Paris na qual pela primeira vez o proletariado deteve o poder poltico durante dois meses , este programa est hoje, num passo ou noutro, antiquado. A Comuna, nomeadamente, forneceu a prova de que "a classe operria no pode simplesmente tomar posse da mquina de Estado [que encontra] montada e p-la em movimento para os seus objectivos prprios". (Ver A Guerra Civil em Frana. Mensagem do Conselho Geral da Associao Internacional dos Trabalhadores, edio alem, p. 19, onde isto desenvolvido).

Prefcio edio O Manifesto um documento histrico, alem de 1872 publicado primeiramente em alemo e de acordo com os autores, Karl Marx e Engels, a sua aplicao prtica vai depender das condies histricas existentes.

A morte de Karl Marx... Prefcio Edio Alem de 1883 Tenho, infelizmente, de assinar sozinho o prefcio presente edio. Marx, o homem a quem toda a classe operria da Europa e da Amrica deve mais do que a qualquer outro , ...o pensamento fundamental de Marx: a Marx repousa no cemitrio de Highgate, e sobre o seu tmulo histria tem sido uma histria de lutas de cresce j a primeira erva.... classes e no estado atual a classe proletria j no pode mais se libertar da classe exploradora sem libertar para sempre a sociedade toda da explorao... Em 1847, o socialismo era um movimento da classe mdia, e o comunismo um movimento da classe operria. O socialismo era, pelo menos no Continente, "respeitvel"; o comunismo era precisamente o oposto. O Manifesto foi publicado como plataforma da Liga dos Comunistas, uma associao de operrios primeiro exclusivamente alem e mais tarde internacional....Assim, a histria do Manifesto reflecte em grande medida a histria do movimento operrio moderno: presentemente sem dvida a produo mais internacional e mais divulgada de toda a literatura socialista, plataforma comum reconhecida por milhes de operrios desde a Sibria Califrnia. Assim, em 1847, o socialismo era um movimento da classe mdia, e o comunismo um movimento da classe operria. O socialismo era, pelo menos no Continente, "respeitvel"; o comunismo era precisamente o oposto. E como a idia que tnhamos desde o princpio era de que "a emancipao da classe operria tem de ser obra da prpria classe operria", no podia haver dvidas sobre qual dos dois nomes tnhamos de adoptar. E o que mais: estamos, e sempre estivemos, longe de o repudiar.

Prefcio Edio Inglesa de 1888

Sobre o nome do Manifesto.

I - Burgueses e Proletrios

Quem so os burgueses e os proletrios?

Por burguesia entende-se a classe dos Capitalistas modernos, proprietrios dos meios de produo social e empregadores de trabalho assalariado. Por proletariado, a classe dos trabalhadores assalariados modernos, os quais, no tendo meios prprios de produo, esto reduzidos a vender a sua fora de trabalho [labour-power] para poderem viver. (Nota de Engels edio inglesa de 1888.).

A histria de toda a sociedade a histria de lutas de classes A histria da sociedade a histria da luta (...) A moderna sociedade burguesa, sada do declnio da sociedade feudal, no aboliu as oposies de classes. Apenas entre as classes... ps novas classes, novas condies de opresso, novas configuraes de luta, no lugar das antigas. A nossa poca, a poca da burguesia, distingue-se, contudo, por ter simplificado as oposies de classes. A sociedade toda cinde-se, cada vez mais, em dois grandes campos inimigos, em duas grandes classes que directamente se enfrentam: burguesia e proletariado. O modo de funcionamento at a feudal ou corporativo da indstria j no chegava para a procura que crescia com novos mercados. Substituiu-a a manufactura. Os mestres de corporao foram desalojados pelo estado mdio [Mittelstand] industrial; a diviso do trabalho entre as diversas corporaes

[Korporationen] desapareceu ante a diviso do trabalho na prpria oficina singular.

A burguesia desempenhou na histria um A burguesia no pode existir sem revolucionar papel altamente revolucionrio: destruiu as permanentemente os instrumentos de produo, portanto as bases do Feudalismo e estabeleceu a relaes de produo, portanto as relaes sociais todas. liberdade do comrcio, a explorao aberta. Para o lugar da velha auto-suficincia e do velho isolamento BURGUESIA SINNIMO DE locais e nacionais, entram um intercmbio omnilateral, uma CIVILIZAO! dependncia das naes umas das outras. E tal como na produo material, assim tambm na produo espiritual. A burguesia suprime cada vez mais a disperso dos meios de produo, da propriedade e da populao. Aglomerou a A Centralizao Poltica. populao, centralizou os meios de produo e concentrou a propriedade em poucas mos. A conseqncia necessria disto foi a centralizao poltica. Provncias independentes, quase somente aliadas, com interesses, leis, governos e direitos alfandegrios diversos, foram comprimidas numa nao, num governo, numa lei, num interesse nacional de classe, numa linha aduaneira.

As crises comerciais

Basta mencionar as crises comerciais que, na sua recorrncia peridica, pem em questo, cada vez mais ameaadoramente, a existncia de toda a sociedade burguesa. Nas crises comerciais regularmente aniquilada uma grande parte no s dos produtos fabricados como das foras produtivas j criadas. Nas crises irrompe uma epidemia social que teria parecido um contrasenso a todas as pocas anteriores a epidemia da sobreproduo. Ele torna-se um mero acessrio da mquina ao qual se exige apenas o manejo mais simples, mais montono, mais fcil de aprender (...) A indstria moderna transformou a pequena oficina do mestre patriarcal na grande fbrica do capitalista industrial. Massas de operrios, comprimidos na fbrica, so organizadas como soldados.

O proletrio: mercadoria como qualquer artigo do comrcio. Sua luta contra a burguesia comea a partir da sua existncia. S o proletariado uma classe revolucionria. O movimento operrio autnomo e da maioria. O operrio um (...) o proletariado recruta-se de todas as classes da populao Papeur, um indigente. (os pequenos estados mdios [Mittelstnde] at aqui, os pequenos industriais, comerciantes e rentiers (que vivem de rendimentos), os artesos e camponeses). Mas toda a luta de classes uma luta poltica. E a unio, para a qual os burgueses da Idade Mdia, com os seus caminhos vicinais, precisavam de sculos, conseguem-na os proletrios modernos com os caminhos-de-ferro em poucos anos. Em todas estas lutas v-se (a burguesia) obrigada a apelar para o proletariado, a recorrer sua ajuda, e deste modo a arrast-lo

para o movimento poltico. O proletariado, a camada mais baixa da sociedade actual, no pode elevar-se, no pode endireitar-se, sem fazer ir pelos ares toda a superstrutura [berbau] das camadas que formam a sociedade oficial. O servo [Leibeigene] conseguiu chegar, na servido, a membro da comuna, tal como o pequeno burgus [Kleinbrger] a burgus [Bourgeois] sob o jugo do absolutismo feudal. Pelo contrrio, o operrio moderno, em vez de se elevar com o progresso da indstria, afunda-se cada vez mais abaixo das condies da sua prpria classe. O operrio torna-se num indigente [Pauper]. Ela incapaz de dominar porque incapaz de assegurar ao seu escravo a prpria existncia no seio da escravido, porque obrigada a deix-lo afundar-se numa situao em que tem de ser ela a aliment-lo, em vez de ser alimentada por ele. A sociedade no pode mais viver sob ela [ou seja, sob a dominao da burguesia], i. , a vida desta j no compatvel com a sociedade.

A burguesia incapaz...

II - Proletrios e Comunistas

Os comunistas diferenciam-se dos demais O que distingue o comunismo no a abolio da propriedade partidos proletrios porque representam em geral, mas a abolio da propriedade burguesa. sempre o interesse do movimento total. O objetivo dos comunistas e de todos os Na sociedade burguesa o trabalho vivo apenas um meio para

partidos proletrios: formao do proletariado em classe, derrubada da dominao da burguesia, conquista do poder poltico pelo proletariado. Para eles o que mais importa a supresso da propriedade privada (Aufhebung). O trabalho do proletrio no lhe cria propriedade. Cria o capital.

multiplicar o trabalho acumulado. Na sociedade comunista o trabalho acumulado apenas um meio para ampliar, enriquecer, promover o processo da vida dos operrios. Na sociedade burguesa domina, portanto, o passado sobre o presente, na comunista o presente sobre o passado. Na sociedade burguesa o capital autnomo e pessoal, ao passo que o indivduo activo no autnomo nem pessoal.

Horrorizais-vos por querermos suprimir a propriedade privada. A imensa maioria no possui propriedade Mas na vossa sociedade existente, a propriedade privada est suprimida para nove dcimos dos seus membros; ela existe privada. precisamente pelo facto de no existir para nove dcimos. Censurais-nos, portanto, por querermos suprimir uma propriedade que pressupe como condio necessria que a imensa maioria da sociedade no possua propriedade. A supresso da famlia burguesa e a questo das mulheres. Todos os laos de famlia dos proletrios so rasgados e os seus filhos transformados em simples artigos de comrcio e instrumentos de trabalho. Os comunistas no precisam de introduzir a comunidade de mulheres; ela existiu quase sempre. (...) com a supresso das relaes de produo actuais desaparece tambm a comunidade de mulheres que dela decorre, ou seja, a prostituio oficial e no oficial. Os isolamentos e as oposies nacionais dos povos vo desaparecendo j cada vez mais com o desenvolvimento da

A abolio da ptria e da nacionalidade

burguesia, com a liberdade de comrcio, com o mercado mundial, com a uniformidade da produo industrial e com as relaes de vida que lhe correspondem.

Os passos e as medidas da Revoluo Operria.

1. Expropriao da propriedade fundiria e emprego das rendas fundirias para despesas do Estado. 2. Pesado imposto progressivo. 3. Abolio do direito de herana. 4. Confiscao da propriedade de todos os emigrantes e rebeldes. 5. Centralizao do crdito nas mos do Estado, atravs de um banco nacional com capital de Estado e monoplio exclusivo. 6. Centralizao do sistema de transportes nas mos do Estado. 7. Multiplicao das fbricas nacionais, dos instrumentos de produo, arroteamento e melhoramento dos terrenos de acordo com um plano comunitrio. 8. Obrigatoriedade do trabalho para todos, instituio de exrcitos industriais, em especial para a agricultura. 9. Unificao da explorao da agricultura e da indstria, atuao com vista eliminao gradual da diferena entre cidade e campo.

10. Educao pblica e gratuita de todas as crianas. Eliminao do trabalho das crianas nas fbricas na sua forma hodierna. Unificao da educao com a produo material, etc. III - Literatura Socialista e Comunista 1. O Socialismo Reacionrio a) O Socialismo Feudal: a aristocracia ataca a burguesia, mas esquece que tambm explorava os servos.

b) O Socialismo pequeno-burgus: a classe de moradores que viviam num espao compreendido entre os muros do castelo e uma paliada circundante (Pfahlbrgertum medieval) e a classe dos pequenos camponeses tambm ficaram margem da burguesia.

Em pases como a Frana, onde a classe camponesa perfaz muito mais de metade da populao, era natural que os escritores que se apresentaram a favor do proletariado e contra a burguesia aplicassem sua crtica do regime burgus a bitola pequeno-burguesa e pequeno-camponesa, e tomassem o partido dos operrios do ponto de vista da pequena burguesia [Kleinbrgertum]. Formou-se assim o socialismo pequenoburgus. Sismondi o chefe desta literatura no s para a Frana como tambm para a Inglaterra. Pelo seu teor positivo, porm, este socialismo quer ou restabelecer os velhos meios de produo e de intercmbio, e com eles as velhas relaes de propriedade e a velha sociedade, ou quer encarcerar de novo violentamente os meios modernos de produo e de intercmbio no quadro das velhas relaes de propriedade, as quais foram, tiveram de ser, por eles rebentadas.

Ele simultaneamente reaccionrio e utpico. 1. O Socialismo Reacionrio c) O Socialismo Alemo ou [o Socialismo] "Verdadeiro": os literatos alemes se apropriaram das idias francesas a partir do seu ponto de vista filosfico. (TIRAR DVIDA COM ZEZO). O socialismo alemo esqueceu em devido tempo que a crtica francesa, da qual era um eco sem esprito, pressupunha a sociedade burguesa moderna com as correspondentes condies materiais de vida e a adequada constituio poltica, pressupostos esses por cuja conquista se tratava ento de lutar na Alemanha.

III - Literatura Socialista e Comunista

2.O Socialismo Conservador ou Burgus Os burgueses socialistas (economistas, filantropos, humanitrios, melhoradores da situao das classes trabalhadoras, organizadores da caridade, protetores dos animais, fundadores de ligas anti-alcolicas, reformadores ocasionais dos mais variados) querem as condies de vida da sociedade moderna sem as lutas e perigos delas necessariamente decorrentes. Exemplo: Proudhon Philosofie de la Misre. 3. O Socialismo e Comunismo CrticoUtpicos: Os socialistas utpicos rejeitam Por isso procuram conseqentemente embotar de novo a luta toda a ao poltica, toda a ao de classes e mediar as oposies. Continuam ainda a sonhar Os burgueses socialistas (...) Querem a sociedade existente deduzidos os elementos que a revolucionam e dissolvem. Querem a burguesia sem o proletariado.

III - Literatura Socialista e Comunista

revolucionria. Querem atingir o seu objetivo por via pacfica. Mas seus escritos tambm criticam a sociedade existente. os autores destes sistemas foram, em muitos aspectos, revolucionrios, os seus discpulos formaram sempre seitas reacionrias.

com a realizao, a ttulo experimental, das suas utopias sociais, com a instituio de falanstrios isolados, com a fundao de colnias no pas, com o estabelecimento de uma pequena Icria edio de formato reduzido da nova Jerusalm , e para a construo de todos estes castelos no ar tm de apelar filantropia dos coraes e bolsas burgueses. A pouco e pouco vo caindo na categoria dos socialistas reaccionrios ou conservadores acima descritos, e deles se diferenciam apenas por um pedantismo mais sistemtico, pela superstio fantica nos efeitos milagreiros da sua cincia social.

You might also like