You are on page 1of 12

Universidade de So Paulo (USP) Laboratrio de Estudos Medievais (LEME) Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais

COLQUIO DE HISTRIA MEDIEVAL

FONTES MEDIEVAIS
CONSTRUES E MTODOS

CADERNO DE RESUMOS

26 e 27 de maro de 2013 Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas Universidade de So Paulo

26 de maro de 2013 (tera-feira) Mesa de comunicao 01 Bruno Tadeu Salles (UFG) Para um estudo das fontes templrias: os manuscritos da comendadoria de Rue e os equilbrios senhoriais na Provena dos sculos XII-XIII.
A srie 56H concernente aos documentos do fundo do Grande Priorado de Saint Gilles, dos Hospitalrios de Jerusalm, que abrange documentos entre 1091 e 1778 rene um grande nmero de manuscritos de suma importncia para a Histria dos templrios uma vez que os Hospitalrios receberam parte dos bens e propriedades da Ordem do Templo aps a sua extino. Remeter -nos-emos ao intervalo compreendido entre 56H 5.279 e 56H 5.284. Este conjunto de documentos apostlicos, de doaes, de resolues de litgios e de outros acordos envolvendo a aristocracia provenal e a comendadoria templria de Rue, suscita possibilidades, questes e importantes desafios tericos e metodolgicos para o historiador dos equilbrios senhoriais.
Palvras-chave: Comendadoria de Rue; Senhorio; Templrios.

Comisso Organizadora: Bruna Giovana Bengozi (LEME/USP) Edward Dettmann Loss (LEME/USP) Felipe Lacerda (USP) Gustavo H. Urbano de Mello (LEME/USP) Karen Torres da Rosa (LEME/USP) Vernica da Costa Silveira (LEME/USP) Vinicius Marino Carvalho (LEME/USP)

Comisso Cientfica: Profa. Dra. Ana Paula Megiani (USP) Prof. Dr. Fabiano Fernandes (UNIFESP) Profa. Dra. Flvia Aparecida Amaral (UFJVM) Profa. Dra. Flavia Galli Tatsch (UNIFESP) Prof. Dr. Leandro Rust (UFMT) Prof. Dr. Lus Ado da Fonseca (UP) Prof. Dr. Marcelo Cndido da Silva (USP) Profa. Dra. Maria Cristina Correia Leandro Pereira (USP) Profa. Dra. Nri de Barros Almeida (UNICAMP) Profa. Dra. Rossana A. B. Pinheiro (UNIFESP)

Jordano Viose (UNIFAL) Histria Compostelana: construo e mtodo.


Como integrante do Grupo de Pesquisa Pennsula Ibrica: da Antiguidade Tardia Reconquista desenvolvemos na Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG com bolsa de Iniciao Cientfica da FAPEMIG a pesquisa intitulada O sagrado como instrumento de poder na Historia Compostelana. Tendo como referncia a denominao desse evento Fontes Medievais: construes e mtodos visamos nesta comunicao apresentar a forma como ocorreu o processo de construo da Historia Compostelana. Essa temtica vem ao encontro de um dos objetivos

especficos do nosso projeto de iniciao cientfica que o de conhecer os autores e o processo de elaborao da obra, cujo objetivo central narrar os feitos do bispo e posteriormente arcebispo de Santiago de Compostela Diego Gelmrez, no momento da sua consagrao como bispo no ano 1101 at o ano da sua morte em 1140. A Historia Compostelana fundamentalmente uma gesta, um relato dos considerveis logros de Gelmrez. um testemunho de uma nova forma de se escrever a Histria no perodo Medieval peninsular. Trata -se de uma das primeiras biografias de personagens no pertencentes realeza. O estudo realizado dessa fonte nos permite colocar em discusso algumas constataes que observamos at o momento. Dentre essas destacamos: a) a contemporaneidade dos autores aos assuntos abordados; b) uma nova perspectiva da escrita da Histria; c) a funo da Histria na Historia Compostelana. Palavras-chave: Diego Gelmirez; Histria Compostelana; Sculo XII.

mas o seu peso scio-poltico como meio de comunicao. Particularmente, opta mos por acompanhar a trajetria de escrita epistolar daquele que se tornou referncia de estilo aos iniciados na arte de escrever cartas: Pedro Damiano. Ao fazer de sua correspondncia o principal instrumento para a comunicao de preceitos cenobtico-eremticos em meio ao ambiente conturbado das disputas entre papado, Imprio e poder senhorial, Pedro Damiano nos legou uma complexa teia de relaes estabelecidas pelo aperfeioamento dos mecanismos de comunicao epistolar. Essas cartas demonstram sua tentativa de intervir nos debates doutrinais e nas estratgias polticas adotadas tanto pelo papado, quanto pelas lideranas clericais regionais com as quais dialogou. No foram apenas as intenes pessoais de Damiano que determinaram muitas das concepes expressas em seu epistolrio. Influenciado por um contexto de referncias doutrinais e tambm polticas, seus escritos expressaram uma produo de sentidos socialmente compactuada. Palavras-chave: Pedro Damiano; Epistolografia; Monasticismo.

Mesa de Comunicao 02 Cludia Bovo (UNICAMP) A epistolografia de Pedro Damiano: vetor de comunicao e vinculao poltica da segunda metade do sculo XI.
A carta um texto literrio de extraordinria vitalidade. Sua origem enquanto instrumento de transmisso de uma mensagem bastante antiga. Do documento pblico servio da administrao helenstica ao texto privado contemporneo destinado s questes mais ntimas, a carta se tornou um instrumento de comunicao primordial, que se aperfeioou enquanto gnero a partir da contribuio dos medievais. Especificamente entre os sculos XI-XII, a arte epistolar encontrou sua maior expresso entre os homens que dominavam a escrita. J nas primeiras dcadas do sculo XI o aumento do nmero de cartas e a clara preferncia pela escrita epistolar em detrimento de outros formatos de texto coincidiu com o fortalecimento institucional do papado e com o crescente controle episcopal sobre as igrejas seculares e as comunidades monsticas. Em vista disso, consideramos pertinente investigar o desenvolvimento da epistolografia do sculo XI em um conjunto de cartas que respresentasse no a materializao tcnica do gnero,

Felipe Dantas (UNIFESP) Hagiografia como relato histrico.


Embora a retomada do uso do documento hagiogrfico como fonte histrica date j de algumas dcadas, a desconfiana em relao a esse tipo de documentao ainda no foi superada totalmente na historiografia medieval. Se sua recuperao como fonte est inserida no movimento de alargamento da noo de documento, operada pelos Annales, e tambm pelo forte desenvolvimento da histria cultural e seu apelo interdisciplinar a partir dos anos 60, a suspeio que se mantm se d sobretudo por dois motivos principais: o fato de muitos historiadores adotarem para a hagiografia a velha conceituao de tradio bolandista de "cincia crtica de documentos sobre os santos", em busca de "uma verdade"; e tambm sua comparao com outros documentos de gnero literrio, como a biografia histrica. O problema reside no fato de que tanto a noo de verdade como a de biografia tenha mudado da Antiguidade Tardia para a poca Moderna, e destas para a nossa. Temos assim os velho problema do anacronismo do historiador que

atribuiu problemas e conceitos para certos perodos histricos, que no seriam cabveis luz daqueles contextos. Neste sentido, esta apresentao tem o intuito de lanar uma reflexo sobre a hagiografia como fonte privilegiada para o conhecimento da Antiguidade Tardia, bem como para os mtodos possveis para sua anlise, tendo em vista as noes de verdade e de fato histrico. Palavras-chave: Historiografia; Hagiografia; Verdade.

Pedro Henrique Corra Guimares (UFG) O relato da converso e batismo nas Confisses de Santo Agostinho.
Escrita no final do quarto sculo, as Confisses de Santo Agostinho (354-430) um das obras clssicas do pensamento ocidental. Nela o filsofo cristo elabora um relato de sua vida pregressa, expondo as razes que levaram o antigo orador romano a ser tornar um lder cristo. Nesta narrativa, dois elementos se destacam: o batismo e a converso. Escolhemos esses dois momentos por duas razes. A primeira delas que a converso e o batismo so atos religiosos tpicos do cristianismo e so fases em que a identidade do homem como cristo explicitada. A segunda razo a prpria descrio feita por Agostinho destes momentos, caracterizados por uma grandiloquncia maior do que todo o restante do texto. Nessa comunicao procuraremos fazer uma anlise do relato feito por Agostinho de sua converso e do seu batismo, apontando as caractersticas marcantes das mesmas, e estabelecendo a importncia desses momentos para compreenso do sentido da obra agostiniana. Palavras-chave: Santo Agostinho; Confisses; Cristianismo Primitivo.

As decretais cartas escritas pelos papas para regrar problemas e responder a solicitaes diversas so fontes ricas para a compreenso das formas jurdicas e legislativas empregadas pelo papado, particularmente a partir da segunda metade do sculo XII. A partir do pontificado de Alexandre III, o nmero de decretais aumentou de maneira considervel em relao aos pontificados precedentes, chegando ao seu auge com Inocncio III. A importncia da documentao pode ser atestada pelas incontveis compilaes feitas desde o final do sculo XII e que tentavam organizar e sistematizar textos esparsos de forma a criar um corpus compreensvel e passvel de ser estudado e utilizado por legados, juzes e professores. Entretanto, o historiador que pretende trabalhar com as decretais encontra uma srie de obstculos e dificuldades que vai desde o carter fragmentrio da documentao at o processo de compilao e edio feito ao longo dos sculos. Dessa forma, uma leitura crtica dessa fonte indica as possveis armadilhas interpretativas, mas tambm nos permite reavaliar o tipo de informao que ela nos apresenta. A presente comunicao apresentar um balano dos problemas das decretais e buscar indicar uma metodologia de trabalho possvel para uma utilizao dessas fontes no estudo do direito cannico medieval em sua relao com a prtica social.

Palavras-chave: Decretais; Direito Cannico; Fontes.

Fbio de Souza Duque (UFJF) Histria dos conceitos e o medievo: perspectivas.


Medium Aevum, Media Tempestas, Media Antiquitas, Media Tempora, tais conceitos foram cunhados com o objetivo de sintetizar a experincia humana do perodo compreendido entre os sculos V e XV e, ao mesmo tempo, carregam consigo sua historicidade. A mesma concepo pode ser aplicada aos conceitos utilizados por medievalistas que buscam, atravs destes, sintetizar fenmenos essencialmente medievais, tais como, Estado, poder, monarquia, cristianizao, Cristandade dentre outros. Contudo, ser que as fontes medievais no nos fornecem instrumentos conceituais para sua inteligibilidade? Hoje, a Histria dos Conceitos (Begriffsgeschichte ), desenvolvida por Reinhart Koselleck, oferece novas ferramentas que nos permitem a anlise das fontes, bem como de um

Mesa de Comunicao 03 Carolina Gual (UNICAMP) As compilaes de Decretais dos sculos XII-XIII: desafios e possibilidades de anlise.

mtodo interpretativo. Nesse sentido, procuro investigar, atravs deste trabalho, os limites e as potencialidades deste mtodo quando aplicado realidade medieval, buscando aqui, atravs dos conceitos, explicaes mais inteligveis da experincia e expectativas dos homens medievais. Palavras-chave: Idade Mdia; Histria dos Conceitos; Metodologia.

Vernica da Costa Silveira (USP) Pio II e a Germnia de Tcito.


A Germnia de Tcito est entre os mais prestigiados textos que trazem informaes sobre os germanos antes do assentamento deles dentro das fronteiras do Imprio Romano que, em alguns casos, redundou no nascimento dos reinos romano-brbaros que capitanearam a histria da Europa Ocidental no perodo conhecido como medieval. A obra foi, e ainda , exaustivamente citada por historiadores e no raro usada como fundamento de argumentos que transcendem o texto e o perodo em que foi produzido, de modo a ser usada para elencar elementos explicativos sobre reinos que surgiram sculos depois, como se os germanos de Tcito fossem os mesmos que ficaram clebres sob a alcunha de francos, visigodos, suevos e assim por diante. Comumente, os estudos que supervalorizam a Germnia como fonte de informao para os germanos ignoram que o texto pouco circulou no perodo medieval e comeou a desfrutar de prestgio apenas a partir do sculo XV quando foi redescoberto por humanistas italianos, deve-se ainda acrescentar o importante dado de que o papa Pio II foi um importante divulgador da obra. O objetivo de nossa comunicao, ento, analisar o papel do papa Pio II na popularizao da Germnia considerando a participao dele nas tenses polticas do perodo, empreender-se- ainda uma reflexo sobre as implicaes da peculiaridade que marca a transmisso da Germnia para os estudos contemporneos sobre os reinos romano-brbaros. Palavras-chave: Germnia; Tcito; Pio II.

Marlon Citon (UFPR) Algumas consideraes metodolgicas: problemticas em Bocio (480-525).


Decorrente de diferentes perspectivas consideradas sobre as fontes histricas, podemos analisar, como historiadores, alguns pontos como elencados na constituio metodolgica de nosso prprio ofcio. Porm, dentro de limitaes competentes do pesquisador, determinadas exposies no so elencadas, restringindo em uma observao, por muitas vezes, unilateral na anlise histrica. No caso do personagem Ancio Mnlio Torquato Severino Bocio (480-525), avaliando a complexidade do prprio indivduo e sua trajetria na histria, observaes apenas discorrendo determinados pontos polticos durante o reinado do Rex Teodorico o Grande no podem resolver de forma complacente a problemtica das fontes e complexidades. A temporalidade histrica, diferentes tratados constitudos ao longo de sua vida, a lngua que utilizava nos escritos e o contedo dos mesmos, alm da trajetria do personagem, so todos fatores que podem ser avaliados na anlise do ofcio do historiador, na sua problemtica e respectiva metodologia. Tais pontos de relevncia concordam em como abordamos as fontes em tal perodo histrico, demonstrando, assim, que uma fonte considerada filosfica aponta para outros elementos, como o caso da De consolatione philosophiae . Essa, mesmo possuindo uma perspectiva filosfica, possui questes que podem ser elencadas sobre o reinado de Teodorico o Grande, nos assuntos poltico/ institucionais, alm da prpria vida e relaes que Bocio possua durante o perodo histrico. Palavras-chave: Fontes Histricas; Problemticas; Bocio.

27 de maro de 2013 (quarta-feira) Mesa de Comunicao 04 Paulo Duarte Silva (UFRJ) Pregao, calendrio litrgico, e poder Episcopal nos sculos V e VI: os sermes festivos de Leo de Roma e Cesrio de Arles.

Nas ltimas dcadas, os estudos dedicados aos sermes medievais tem se ampliado, o que se expressa tanto em um maior nmero de pesquisadores e publicaes destinados ao tema quanto, sobretudo, em um significativo salto qualitativo no que se refere aos aspectos metodolgicos pertinentes a este tipo de documentao. No entanto, a maioria destes estudos se detm em sermes inscritos no perodo da Idade Mdia Central em diante. Deste modo, a pregao no perodo da Primeira Idade Mdia e da Alta Idade Mdia (ca. V -X) permanece pouco explorada. Tal carncia se agrava quando se reconhece ser este perodo crucial para a organizao da Igreja, por meio das definies das principais questes dogmticas e, por extenso, da ortodoxia , das campanhas de evangelizao rural e, sobretudo, da consolidao da hierarquia eclesistica, centrada nos bispos. Associada a nossa pesquisa de doutorado, esta apresentao indica alguns dos aspectos e desafios pertinentes ao estudo dos sermes dos sculos V. Para tal, investiga os sermes dedicados aos ciclos da Pscoa e do Natal de dois destacados pregadores ocidentais: a saber, Leo, bispo de Roma (440-461) e Cesrio, bispo de Arles (502-543). O interesse por tais sermes justifica-se pela ateno que lhes foi conferida por ambos em seus respectivos bispados. Assim, ao considerarmos a organizao do calendrio litrgico ento em andamento como um dos meios de fortalecimento das autoridades episcopais, tomamos a pregao de Leo e de Cesrio como expresso deste processo, e como locus privilegiado para a aplicao da anlise do discurso luz das consideraes acerca dos sermes medievais. Palavras-chave: Pregao; Episcopado; Calendrio Litrgico.

e mais conhecida como o Brevirio de Alarico II por conta do rei visigodo que ordenou sua edio. Nosso propsito oferecer alternativas de leitura histrica a esse material normativo frente quilo que se costuma defender na historiografia, com a valorizao do Cdigo Teodosiano em detrimento do Brevirio. Por meio da anlise dos problemas da tradio manuscrita comum a esses documentos e dos esforos de juristas, fillogos e historiadores para o estabelecimento do texto desses documentos, defenderemos quatro hipteses fundamentais: - O Cdigo Teodosiano, tal como o conhecemos hoje, um texto hipottico deduzido a partir dos manuscritos do Brevirio e de fragmentos esparsos. Contudo, no existem indcios de que ele tenha sido copiado para alm de fins do sculo V; - Os sculos V e VI conheceram diversas compilaes normativas rivais ao Cdigo Teodosiano que atestam seu fracasso para se impor nas regies dominadas pela autoridade imperial romana; - O Brevirio de Alarico faz parte de um esforo de juristas e autoridades pblicas ocidentais para reordenar o material normativo anteriormente contido no Cdigo Teodosiano a fim de compor um novo cdigo de leis que pudesse regular, de forma mais efetiva, as relaes pblicas e privadas das sociedades s quais se destinava; - O Brevirio de Alarico, pela perenidade e abundncia de sua tradio manuscrita (o que pode ser interpretado como um sinal de seu sucesso), um guia melhor para compreendermos de que modo as constituies romanas emitidas ao longo dos sculos IV e V foram utilizadas como dispositivos de ordenamento social no Ocidente. Palavras-chave: Direito RomanoAntiguidade Tardia; Brevirio de Alarico; Cdigo Teodosiano.

Robson Murilo Grando Della Torre (UNICAMP) Cdigo Teodosiano e Brevirio de Alarico: apontamentos para o uso do material legislativo romano tardo antigo como fonte histrica.
Esta comunicao pretende explorar a relao entre duas compilaes normativas de fundamental importncia para o estudo do direito romano na Antiguidade Tardia: o Cdigo Teodosiano, publicado em 438 a mando da autoridade imperial romana de Teodsio II, e a Lex Romana Visigothorum, publicada em 506

Thiago Juarez Ribeiro da Silva (UNICAMP) O conclio de Tours II, o Pactus Legis Salicae e o Brevirio de Alarico: interao e recuperao entre fontes normativas. Glia, sculo VI.
Esta comunicao tem por objetivo desenvolver uma reflexo a respeito das relaes entre algumas fontes normativas do sculo VI, a saber o conclio de

Tours II, o Pactus Legis Salicae e o Brevirio de Alarico, a partir da anlise de seus processos de codificao, transmisso e recepo. Dada a preocupao recente dos historiadores com a especificidade dos gneros documentais medievais como obras dotadas de regras particulares de composio, a problematizao da tradio manuscrita torna-se exerccio imprescindvel para uma abordagem histrica satisfatria das fontes medievais. Com esta premissa, analisaremos dois grupos documentais: conclios e leges, com foco daqueles originrios da Glia do sculo VI. Para isto, a comunicao tratar da definio destes gneros documentais (o que so conclios e leges, quais suas regras de composio, a quais interesses respondem com foco em seu vocabulrio e sua categorizao pela historiografia); do processo de codificao destas fontes (o problema dos manuscritos); o problema da transmisso destas fontes (evidenciado pelas diversas reparties de cada uma das famlias dos manuscritos correspondentes); e por fim, a demonstrar a interao entre cada uma das fontes selecionadas, apontando como a recuperao interna entre cada documento pode auxiliar no estudo destas fontes. Palavras-chave: Conclios, Leges; Sculo VI.

Embora sua existncia fosse conhecida, a obra permaneceu abandonada na casa sede de Macau, sem que ningum a manuseasse at meados do sculo XVIII. Em 1742, os padres Jos Maria e Jos Montanha, enviados para Macau com ordem de copiar para a Real Academia da Histria em Lisboa todos os documentos de interesse histrico, elaboraram uma cpia dos dois primeiros volumes, logo transportada para Portugal: o restante dos manuscritos foi remetido posteriormente, no original. Com isso, os volumes mais antigos da Histria foram separados e depositados em acervos diferentes. Somente no ano de 1923 padres interessados na divulgao das misses jesutas japonesas, e fazendo pesquisas para trabalhos de eclesiologia, encontraram a obra repartida entre a Biblioteca Nacional de Lisboa, a Biblioteca da Ajuda e o Arquivo Ultramarino. A recuperao suscitou o interesse de outros eruditos e pesquisadores, levando a uma edio impressa em 1976, no idioma original. Todavia, os historiadores preservaram algo da tradio jesuta: o relato de Fris continuou negligenciado pelo princpio que rotulava as epstolas como tipologia documental adequada para o estudo das misses nipnicas. O propsito deste trabalho debater esta classificao metodolgica. Palavras-chave: Histria de Japam; Tradio Documental; Metodologia.

Mesa de Comunicao 05
Cassianna Ins Geremias dos Santos (UFMT) Histria de Japam: trajetria manuscrita e classificao metodolgica do relato do Jesuta Lus Fris (1532-1597)
A Histria de Japam o relato do padre jesuta Lus Fris sobre a presena da Companhia no Japo do sculo XVI. Escrita em cinco volumes, a obra relata o cotidiano e atuao dos missionrios. Fris tinha sido escolhido pelos seus superiores em Portugal para descrever o contato dos jesutas com a terra do sol nascente. Uma vez concluda, a obra no foi aprovada pelo padre visitador em Macau, o que terminou por exclu-la do rol de escritos produzidos pela Companhia. O desinteresse pela Histria foi continuamente agravado pela consagrao das cartas como modalidade oficial de comunicao entre os inacianos.

Dirceu Marchini Neto (UnB) A Ordem do Hospital de So Joo de Jerusalm no Reino de Portugal.
A Ordem de So Joo de Jerusalm, como tambm era conhecida a Ordem do Hospital, nasceu em Jerusalm como uma ordem religiosa hospitalria, que estava dedicada ao cuidado dos pobres, enfermos e peregrinos. No ano 1113, obteve a aprovao do Papa, passando a ser dependente diretamente do Sumo Pontfice. Ainda no sculo XII transformou-se em uma ordem militar devido s urgentes necessidades defensivas das terras crists do Oriente Mdio. Entretanto, apesar de sua militarizao, a Ordem nunca perdeu sua inicial caracterstica assistencial. Esta instituio religiosa se converteu em um dos grandes poderes atuantes nos reinos e principados do Mediterrneo oriental, contribuindo ativamente na defesa frente aos muulmanos. Em poucos anos, os Hospitalrios se expandiram por todo o Ocidente europeu. J na primeira metade do sculo XII, notava -se a

presena da Ordem do Hospital em territrio portugus. Neste artigo, analisaremos a instalao da Ordem de So Joo de Jerusalm em Portugal e as principais doaes rgias e pontifcias recebidas pela Ordem neste reino. Palavras-chave: Ordem Militar do Hospital; Doaes Rgias e Pontifcias; Reino de Portugal.

Guilherme Luis Mascarenhas Figueira (UFRRJ) Os problemas em torno da autoria do Ms. Vat. 3634.
De todos os escritos derivados da produo do frei Joo lvares, autor da primeira hagiografia do Infante Santo, o Ms. Vat. 3634 (Martyrium et Gesta Infantis Domini Fernandi) o mais polmico. Apesar dos resultados de pesquisas recentes, ainda pairam muitas dvidas quanto sua autoria. O responsvel pela investigao mais recente sobre este manuscrito, Antnio Rebelo, no foi capaz de atribuir a autoria desse cdice, cujo propsito era, supostamente, encomendar a canonizao de d. Fernando. O mximo que esse investigador conseguiu foi estabelecer um perfil do autor e apresentar o intervalo de tempo em que a obra foi executada entre a ano de 1451, aps a chegada das vsceras do Infante Santo, e o incio do ano de 1471. O objetivo desta comunicao apresentar uma reviso crtica das concluses apresentadas por Antnio Rabelo.

igualmente, demonstrar sua convenincia para o estudo de uma fonte do final do sculo XIII. Para tanto, iremos apresentar uma discusso terica sobre um conceito de poltico nos baseando principalmente na obra do filsofo francs Claude Lefort e tentaremos demonstrar como ele pode ser til ao elaborarmos uma historiografia que trata do poltico em um documento como a Chronica civitatis Ianuensis do frade Pregador Iacopo de Varazze. Nossa finalidade a de refletir sobre como esse conceito permite pensar a obra como um todo junto sua funo e qual a sua valia ao examinarmos trechos especficos da documentao. Palavras-chave: Poltico; Crnica; Iacopo de Varazze.

Milton Mazetto (UNICAMP) A representao da realeza franca nas Crnicas de Fredegrio.


A fonte conhecida como as Crnicas de Fredegrio dividida em quatro livros, dos quais apenas o IV composto de material original. Os trs primeiros so fruto de recortes de obras de outros autores como o Liber Generationis de Hippolytus, as Crnicas de Eusbio de Cesaria e os seis primeiros livros das Histrias do bispo Gregrio de Tours. Por conta disso, a maior parte dos estudos dedicados a esse documento possuem como foco somente o livro IV, que narra os eventos ocorridos entre 584 e 642. A principal questo de controvrsia nessas anlises diz respeito a autoria da obra. Isso se deve ao fato de desconhecermos a identidade do autor. O nome Fredegrio s encontrado em uma anotao moderna, na margem de um manuscrito do sculo XI e a autoria dessa fonte s foi atribuda a ele pela primeira vez em 1579, na primeira edio do Recueil des Antiquitez Gauloises et Franoises de Claude Fauchet. Nesse sentido, alguns estudos defendem a possibilidade de que o texto seja fruto do trabalho de diversos autores, responsveis por registrar os eventos na medida em que seriam observados por cada um deles. Entretanto, estudos mais recentes passaram a defender a hiptese de um nico autor, responsvel por compilar a obra em 659. Essa teoria distncia a obra do simples registro dos eventos conforme ocorriam e apresenta a possibilidade de uma estrutura mais ampla. Um dos indcios, nesse sentido, diz respeito ao fato de

Mesa de Comunicao 06 Alssio Alonso Alves (UFMG) Reflexes acerca do politico na Chronica civitatis Ianuensis de Iacopo de Varazze.
De acordo com a proposta do evento de pensarmos sobre a forma com que trabalhamos com nossas fontes, o objetivo desse estudo , primeiramente, propor um norte terico para o desenvolvimento de uma pesquisa de histria poltica e,

que Fredegrio no apenas inseriu textos de outros autores ao seu, mas tambm os adulterou. Um exemplo encontra-se na descrio das origens da realeza franca por Gregrio de Tours. Enquanto que em suas Histrias o bispo demonstra desconhecer a identidade do primeiro rei dos francos, no texto compilado por Fredegrio, ele apresenta uma origem da realeza franca vinculada a Tria e a Pramo. Essas modificaes demonstram que esses textos no so tratados como simples compilaes de eventos descritos por outros autores, mas que tambm fazem parte, assim como o livro IV, da ao criativa de Fredegrio. Embora essas alteraes sejam responsveis por tornar esses relatos pouco confiveis no que diz respeito aos fatos, possvel utiliza -las para a compreenso de questes mais amplas, que perpassariam a obra em sua totalidade. nesse sentido que a atual proposta busca analisar a representao da realeza franca nas Crnicas, levando em considerao as passagens modificadas dos textos compilados por Fredegrio. Palavras-chave: Realeza Franca; Merovngios; Fredegrio.

nessa crise que cruzaremos a documentao oriunda do Parlamento tanto pela diversificao das questes discutidas quanto pelo seu volume com as trs verses da lista de reivindicaes escrita pelos participantes da Revolta de Jack Cade. Palavras-chave: Guerra das Rosas; Parlamento; Revolta de Jack Cade.

Mesa de Comunicao 07 Aline Benvegn dos Santos (USP) O claustro de Sant Benet de Bages: um estudo sobre a ornamentalidade dos capitis romnicos.
Por muito tempo relegadas ao domnio exclusivo da Histria da Arte, atualmente as imagens medievais so tambm um objeto de estudo privilegiado da Histria, pois, como bem aponta Jean-Claude Schmitt, elas participam plenamente do funcionamento e reproduo das sociedades em que foram produzidas. Assim, as imagens medievais devem ser analisadas em toda sua complexidade, para alm da representao iconogrfica, atentando para seus usos, funes e modos de funcionamento. Dentro dessa perspectiva, incluem-se todos os elementos que as compem, inclusive os ornamentais, que no devem ser tomados como superficiais ou secundrios. E isso pode ser visto, por exemplo, na profuso de elementos ornamentais esculpidos em capitis no perodo romnico. A partir de estudos recentes sobre o papel dos ornamentos nas imagens medievais, principalmente desenvolvidos pelo filsofo e historiador da arte francs Jean-Claude Bonne, pretendemos discutir os sentidos de tais elementos na economia imagtica do claustro medieval, buscando a superao de anlises puramente estilsticas e filolgicas a respeito dos capitis romnicos. Tomaremos como objeto de estudo os capitis do claustro catalo de Sant Benet de Bages, com a inteno de discutir propostas tericas e metodolgicas sobre as funes da ornamentalidade na economia imagtica da imagem romnica, sem a

Wesley Corra (UNIFESP) Poyntes, mischeves and causes: percepes da crise poltica na Inglaterra entre a revolta de Jack Cade e a Guerra das Rosas c. 1449-1475.
Nossa pesquisa pretende discutir a crise poltica no reino da Inglaterra no sculo XV a partir das reivindicaes da Revolta de Jack Cade (1450) e dos relatrios do Parlamento entre os anos de 1449 e 1475. O objetivo central identificar a percepo que os contemporneos tiveram dessa crise poltica e aprofundar nossa hiptese principal de que a revolta de Jack Cade colocou em pauta assuntos particularmente delicados que contriburam para moldar parte das atitudes e percepes para com os acontecimentos que se seguiram, sobretudo na cidade de Londres. A revolta teria resultado num determinado discurso (entre 1450 e 1455) que foi apropriado pelo rival e primo do rei, Ricardo de York, no parlamento, nas prticas reivindicatrias e em outras prticas polticas durante todo o perodo que se convencionou chamar de Guerra das Rosas (1455 -1483). Portanto, no intuito de identificar como diferentes grupos sociais vivenciaram, perceberam e atuaram

reduzir a simples valor decorativo, no sentido hoje entendido, mas demonstrando como os elementos ornamentais constituem um campo fundamental no funcionamento esttico da arte medieval. Palavras-chave: Capitis; Ornamentalidade; Romnico.

tila Augusto Vilar de Almeida (UFAM) Merlim e seus poderes mgicos: as narrativas de Robert de Boron como fonte de pesquisa.
O estudo da histria medieval a partir das narrativas convida a uma dupla reflexo: a primeira, diz respeito a natureza da narrativa e suas possibilidades e amplitude; a segunda, refere-se ao tipo ou qualidade da informao extrada. Merlim um personagem destas narrativas e o estudo sobre seus poderes mgicos e suas funes dentro da narrativa, de um lado, e suas ligaes com o meio social no qual essas histrias foram produzidas, por outro, convida a reflexo sobre os limites e possibilidades das narrativas enquanto fonte de estudos. O presente trabalho tem por objetivo discutir e apresentar os percalos da utilizao das narrativa Merlin, de Robert de Boron, escrita por volta de fins do sculo XII e incio do XIII, enquanto fonte de estudo. Palavras-chave: Narrativas; Merlim, Magia.

leigas acerca da Histria cada vez mais presente. Concomitantemente, a postura dos historiadores frente a essas apropriaes tende com alguma frequncia hostilidade e ao distanciamento. Este trabalho visa a dois objetivos. Em primeiro lugar, fazer um balano de algumas leituras realizadas sobre os diferentes usos da Histria presentes nos games, buscando distinguir discursos historicizados ou historicizantes de apropriaes de signos histricos como alegorias ou topoi da cultura popular. Em segundo, expor certas peculiaridades relevantes dessa nova mdia a serem levadas em conta na elaborao de uma metodologia de estudo. Espera-se problematizar o game como uma fonte para o entendimento do papel da Histria na era digital e sugerir espaos para futuras pesquisas no campo.

Palavras-chave: Videogames; Mdia Digital; Histria.

Vinicius Marino Carvalho (USP) Representao, Remediao e Proceduralidade: Os Games entre a Histria e o Entretenimento.
Na ltima dcada, os videogames tm protagonizado uma considervel ascenso como meio de comunicao autnomo e fora motriz na modelagem de uma cultura popular. Os eventos histricos e, dentro deles, a Idade Mdia so constantemente abordados, e a influncia dessas referncias nas concepes

REDE LUSO-BRASILEIRA DE ESTUDOS MEDIEVAIS

You might also like