You are on page 1of 5

1 O que Porta Fidei (A Porta da F)?

)? Uma Carta Apostlica sob forma de Motu Prprio do Papa Bento XVI, com a qual se proclama o Ano da F para toda a Igreja. A carta foi assinada em 11 de outubro de 2011. 2 Quando ser celebrado o Ano da F? Ele comear no dia 11 de outubro de 2012 (quinta-feira), por ocasio do quinquagsimo aniversrio de abertura do Conclio Ecumnico Vaticano II, e terminar aos 24 de novembro de 2013 (domingo), Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. 3 Em que passagem bblica se inspira o ttulo A Porta da F? Na passagem bblica de Atos 14, 27: Chegando ali (Antioquia da Sria), reuniram a comunidade. Contaram tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a Porta da F para os pagos. Obs.: Impressiona o alto nmero de citaes bblicas neste pequeno documento (52). 4 a primeira vez que a Igreja celebra um Ano da F? No, Paulo VI j havia proclamado um ano semelhante em 1967, para comemorar o martrio dos apstolos Pedro e Paulo, no 19 centenrio do seu supremo testemunho. importante dizer que o primeiro Ano da F terminou com a Profisso de F do Povo de Deus, uma longa explicao, em linguagem contempornea, das verdades contidas nos Credos da Igreja. 5 Que eventos sero recordados no Ano da F? Os cinquenta anos do Conclio Vaticano II e os vinte anos da publicao do Catecismo da Igreja Catlica. 6 Qual ser o acontecimento mais importante do Ano da F? A Assembleia Geral do Snodo dos Bispos, que acontecer em outubro de 2012. O tema do Snodo ser: A nova evangelizao para transmisso da f crist. 7 O que o Papa nos ensina sobre a Porta da F? O Papa Bento XVI nos ensina que: A Porta da F nos introduz na vida de comunho com Deus e permite a entrada na sua Igreja. Esta porta est sempre aberta.

possvel cruzar o limiar, quando a Palavra de Deus anunciada e o corao se deixa plasmar pela graa que transforma. Atravessar a porta um caminho que dura a vida inteira. O caminho comea no batismo e termina na morte. Atravessar a Porta da F significa professar a f em Deus-Trindade (Pai, Filho e Esprito Santo). 8 Porque precisamos celebrar um Ano da F? Porque sucede no poucas vezes que os cristos sintam maior preocupao com as conseqncias sociais, culturais e polticas da f do que com a prpria f, considerando-a com um pressuposto bvio da sua vida diria. Ora, tal pressuposto no s deixou de existir, mas frequentemente acaba at negado. Enquanto, no passado, era possvel reconhecer um tecido cultural unitrio, amplamente compartilhado no seu apelo aos contedos da f e aos valores por ela inspirados, hoje parece que j no assim em grandes setores da sociedade devido a uma profunda crise de f que atingiu muitas pessoas. 9 O que podemos fazer diante desta situao to desafiadora? No aceitar que o sal se torne inspido e a luz fique escondida (cf. Mt 5, 13-16). Reconhecer que tambm a pessoa de hoje pode sentir de novo a necessidade de ouvir Jesus e beber na sua fonte, donde jorra gua viva (cf. Jo 4, 14). Readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus e do Po da Vida (cf. Jo 6, 51; 6, 27). Realizar a obra de Deus, ou seja, crer Naquele que Ele enviou (cf. Jo 6, 28-29). 10 Qual o objetivo geral do Ano da F? Introduzir o complexo eclesial inteiro, isto , a Igreja toda, num tempo de particular reflexo e redescoberta da f.

Como viver bem o Ano da F? Porta Fidei Um itinerrio espiritual a ser seguido No 'Ano da F', somos convocados a reavivar a chama da f em nosso corao, em nossa caminhada de cristos. Em uma sociedade secularizada, que, aos poucos, vai perdendo as razes da sua prpria identidade crist, a Carta

Apostlica do Papa Bento XVI, Porta Fidei, um convite a retornamos s nossas razes e, assim, vivenciarmos um tempo novo. Nesta Carta Apostlica, o Papa Bento XVI apresenta um itinerrio espiritual que nos ajuda a vivenciar o 'Ano da F' com intensidade e profundidade. Eis o caminho espiritual proposto pela Carta Apostlica Porta Fidei: Primeiro passo: acesso exclusivo ao amor de Deus. A Porta da F (cf. At 14, 27), que nos introduz na vida de comunho com Deus e permite a entrada na sua Igreja, est sempre aberta para ns (PF, 1). Por meio da f temos acesso exclusivo a uma vida de intimidade profunda com Deus. Segundo passo: ajudar nossos irmos e irms a atravessarem o deserto da secularizao para que encontrem Jesus Cristo, fonte da vida que sacia todas as sedes. A Igreja, no seu conjunto, e os pastores nela, como Cristo, devem pr-se a caminho para conduzir os homens fora do deserto, para lugares da vida, da amizade com o Filho de Deus, para Aquele que d a vida em plenitude (PF, 2). Muitos se encontram peregrinando por um deserto sem vida. A f que cultivamos em nosso corao ajuda-nos a sermos guias para quem se encontra sedento de Cristo. Terceiro passo: rezar a Palavra de Deus na vida. "Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Po da vida, oferecidos como sustento de quantos so seus discpulos (cf. Jo 6, 51), (PF, 3). Na Palavra de Deus e na Eucaristia encontramos o alimento necessrio que sustenta nossa alma. preciso rezarmos essa Palavra em cada momento de nossa vida. Quarto passo: testemunharmos o amor de Deus. A renovao da Igreja realizase tambm por meio do testemunho prestado pela vida dos crentes. De fato, os cristos so chamados a fazer brilhar, com a sua prpria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou (PF, 6). Nossa vida deve irradiar a Luz da Palavra de Deus. Somente quem foi iluminado pela Palavra pode testemunhar uma vida de luz. Quinto passo: converter-se no Senhor. O Ano da F convite para uma autntica e renovada converso ao Senhor, nico Salvador do mundo (PF,6). necessrio reacender a chama do nosso primeiro amor por Cristo. E esta chama s poder ser acessa se nos convertermos novamente. Sexto passo: abandonar-se nas mos de Deus. S acreditando que a f cresce e se revigora; no h outra possibilidade de adquirir certeza sobre a prpria vida, seno abandonar-se progressivamente nas mos de um amor que se experimenta cada vez maior, porque tem a sua origem em Deus (PF, 7). Geralmente, queremos que seja feita a nossa vontade, mas poucas vezes nos abandonamos nas mos de Deus. Viver o 'Ano da F' abandonar-se

inteiramente nas mos do Senhor. Confiarmos a Ele nossa vida e tudo o que temos e somos. Stimo passo: redescobrir o valor da Profisso de F. No foi sem razo que, nos primeiros sculos, os cristos eram obrigados a aprender de memria o Credo. que este servia-lhes de orao diria para no esquecerem o compromisso assumido com o Batismo (PF, 9). A orao do Creio deve voltar a fazer parte das nossas oraes. preciso aprofundar naquilo que cremos. Oitavo passo: estudar o Catecismo. Para chegar a um conhecimento sistemtico da f, todos podem encontrar um subsdio precioso e indispensvel no Catecismo da Igreja Catlica. Este constitui um dos frutos mais importantes do Conclio Vaticano II (PF, 11). No Catecismo da Igreja Catlica, encontramos alimento seguro para as questes da f que nos inquietam. preciso saber responder: Por que eu creio? Em que eu creio? Nono passo: desenvolver a caridade na vida. O 'Ano da F' ser uma ocasio propcia tambm para intensificar o testemunho da caridade. Recorda So Paulo: Agora permanecem estas trs coisas: a f, a esperana e a caridade; mas a maior de todas a caridade (1 Cor 13, 13) (PF, 14). A caridade nasce do amor, ela o amor em ao na vida. Dcimo passo: viver o 'Ano da F' como um itinerrio espiritual. Possa este 'Ano da F' tornar cada vez mais firme a relao com Cristo Senhor, dado que s nEle temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autntico e duradouro (PF, 15). Temos a nossa disposio um programa de vida espiritual rico e profundo para crescermos na f e no amor a Cristo e a Igreja.

Dinmica Participantes: Indefinido. Tempo Estimado: 25 minutos. Material: Trs copos com gua. Trs comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal) Descrio: 1. Colocar trs copos com gua sobre a mesa. 2. Pegar trs comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. 3. Pedir para prestarem ateno e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com gua. 4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem. 5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e coloc-lo dentro do terceiro copo com gua.

6. Pedir que os participantes digam o que observaram. Concluso: No primeiro copo aquela pessoa que no aceita a religio, fica de fora de tudo, no segundo aquele que at aceita, participa, porm no se abre fica fechado as verdades da f e por ltimo, o terceiro copo, aquele que participa, se abre, se mistura, tem o corao aberto a Deus, enfim uma pessoa de f.

You might also like