You are on page 1of 10

Srie Rumo ao ITA

Ensino Pr-Universitrio Sede N Turno Data ____/____/____

Professor(a) Tom Dantas


Aluno(a) Turma

TC

Lngua Portuguesa

O Homem, a Linguagem e a Comunicao Introduo

O Homem um ser social


O homem, como ser social, precisa se comuni c ar e viver em comunidade, que onde troca seus conhecimentos e suas experincias. Estes, por sua vez, iro lev-lo a assimilar e compreender o mundo em que vive, dando-lhe meios para transform-lo. Ao acumular as experincias de sua comuni dade, o homem vai construindo uma cultura prpria que transmitida de gerao para gerao. Para transmitir sua cultura e para suprir a necessidade de buscar a melhor expresso de suas emoes, suas sensaes e seus sentimentos, o homem se viu dian te de certos desafios: um deles foi o de criar e desen volver uma maneira de comunicar-se com seus seme lhantes.

Linguagem, lngua e fala


Para comunicar-se o homem emprega smbo los, gestos, desenhos... Mas o meio mais eficiente que conhece e de que dispe a linguagem. Linguagem humana a capacidade do ho m em de comunicar-se por meio de uma lngua.

Dick Browel

Lendo o Texto O humor do texto de Dik Browne liga-se dire tamente a uma oposio entre a viso do monge que observa Hagar e sua famlia e o sonho do prprio Hagar, que revela os verdadeiros pensamentos e sentimentos do brbaro. Para o monge, a personagem, dormindo um sono tranquilo com um sorriso de beatitude nos l bios, seria prova de que um viking vive em paz com a natureza, mansamente prximo aos seus. No entanto, ns, leitores dessa histria, conhecemos tambm o sonho da personagem e sabemos que o sorriso de Hagar advm da lembrana de seu dia a dia e de seu prazer em saquear, atacar, pilhar. O monge menciona a reputao injusta dos vikings, que eles no seriam horrveis, e sim verda deiros cordeirinhos. O fim da histria, porm, apenas reafirma a fama de Hagar e do povo que ele repre senta. Embora se trate de uma histria em quadri nhos e, portanto, no tenha pretenso de ser um re trato fiel da realidade, podemos dizer que o autor aborda uma questo importante e facilmente compro vvel: cada povo tem sua maneira de ser, de ver o mundo. Cada povo possui seus prprios valores, suas criaes. Cada povo possui sua cultura e uma lngua prpria para traduzi-la. Cultura pressupe uma conscincia grupal operosa e operante que desentranha da vida presen te os planos para o futuro.
Alfredo Bosi*

A linguagem verbal no a nica forma de o ser humano transmitir informaes. Como mostram as fotos, o desenho e formas geomtricas tambm tm essa caracterstica e so usados, por exemplo, em placas de sinalizao de trnsito e placas em geral. Lngua (...) a parte social da linguagem, ex terior ao indivduo, que, por si s, no pode nem cri- la nem modific-la; ela no existe seno em virtude duma espcie de contrato estabelecido entre os membros da comunidade. Por outro lado, o indivduo tem necessidade de uma aprendizagem para conhe cer-lhe o funcionamento; somente pouco a pouco a criana a assimila. (...)
Ferdinand Saussure.

E como se desenvolve uma cultura? Veja mos.

Lngua ou idioma um cdigo ou seja, um conjunto de elementos e de regras combinatrias que possibilita a troca de infinitas informaes. Conhecida e utilizada por todo um grupo social a todo momento, a lngua, embora constitua um sistema praticamente fechado, permite a transmisso de que ler mensagem desejada. Portanto, seu emprego ilimitado. Segundo Ferdinand Saussure, a lngua uma concepo abstrata, que s se realiza quando em pregada concretamente em um momento de comuni cao. Chama-se fala a realizao concreta de uma lngua, feita por um indivduo de uma comunidade num determinado ato de comunicao. Para comunicar-se, cada indivduo utiliza o c d igo lingustico do modo que julga mais apropriado. No entanto, para que a comunicao se d de manei ra bem-sucedida, faz-se necessrio que a lngua que constitui o cdigo lingustico seja respeitada em suas regras internas. Assim, podemos dizer que uma lngua comum a todos os indivduos de uma deter minada comunidade lingustica e que a fala um ato individual, efetuado por um membro da comunidade.

OSG.: 28329/10

TC Lngua Portuguesa

Variedades Lingusticas
Empregada por to grande quantidade de indivduos, em situaes to diferentes e a todo mo mento, de se esperar que a lngua no se apresente esttica. Ou seja, condicionantes sociais, regionais e as diversas situaes em que se realiza determinam a ocorrncia de variaes em uma lngua.
BOSI, Alfredo. Dialtica da colonizao. So Paulo, Companhia das Letras, 1992. p.16.

Variedades Socioculturais
Variedades devidas ao Falante
a) Grupos culturais Uma pessoa que conhece a lngua que empre ga apenas de ouvido, que no teve a oportunidade de tomar conhecimento das regras internas que a com pem, domina essa lngua de cujas realizaes parti cipa de forma diversa de uma pessoa que tem con tato com esse cdigo lingustico por meio de livros, peridicos, dicionrios ou ainda por intermdio da convivncia com pessoas de boa formao intelectu al. Ateno: no se quer dizer que um fale me lhor ou pior que o outro. Deseja-se apenas registrar o fato de que a formao escolar de um indivduo, por exemplo, suas atividades profissionais, seu nvel cul tural podem determinar um domnio diferente da ln gua. Cada classe social econmica mas sobretudo culturalmente falando emprega a lngua de uma maneira especial. b) O jargo (uma variao social) Observe os diversos grupos profissionais: cada um deles faz uso de um vocabulrio e expresses que so tpicos de seu trabalho. O jargo essa lin guagem tcnica que alguns profissionais dominam empregado por um grupo restrito e muitas vezes inacessvel a outros falantes da lngua.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de lingustica geral. 20 ed. So Paulo: Cultrix, 1995. p. 22. PRETI, Dino. Sociolingustica. Os nveis da fala. 7 ed. So Paulo: Edusp, 1994, pginas 24-25.

Dino Preti** subordina o estudo das variedades lin gusticas a dois amplos campos:

Variedades Geogrficas
* Falares regionais ou dialetos. * Linguagem urbana x Linguagem rural.

Variedades Socioculturais
Variedades devidas ao falante: Dialetos sociais. Grau de escolaridade, profisso, idade, sexo etc. Variedades devidas situao: Nveis de fala ou registros (formal/coloquial) Tema, ambiente, intimidade ou no entre os falan tes, estado emocional do falante.

Variedades Geogrficas

Se pensarmos, por exemplo, na linguagem da economia, da informtica... Quantos de ns estamos preparados para entend-las?

Variedades devidas Situao


O humor da tira a seguir determinado pelo excesso de informalidade por parte do namorado que acaba de ser apresentado aos pais da garota. Como uma norma de boa educao, espera-se que a pessoa estranha seja gentil, dirija-se aos donos da casa com respeito e manifeste alguma cerimnia, como um pedido de licena. Cabe pessoa visitada dispensar as formalidades e fazer com que o estranho se sinta bem. Nesse caso, observe que o namorado nem mesmo cumprimenta a garota e se dirige aos pais dela com tanta grosseria que Hagar toma uma posi o defensiva, ameaando o rapaz com um macha do.

19o Anurio de Criao O anncio faz um trocadilho entre bichas (filas), marca tpica da sociedade urbana e burocrati zada, e bichos, smbolo de natureza e vida natural. O texto, no entanto, talvez soe estranho ao falante da lngua portuguesa que mora no Brasil. Para ns, as pessoas formam filas (e no bichas) quando aguar dam sua vez de serem atendidas em um banco, em uma bilheteria de cinema etc. Pode-se perceber facilmente que a maneira como o portugus empregado no Brasil e em Portu gal no exatamente a mesma, assim como tambm diferente nas regies geogrficas brasileiras e at numa mesma regio. Tomemos como exemplo o Sudeste: os falares de Minas Gerais e do Rio de Ja neiro apresentam suas peculiaridades e distines. Do mesmo modo, as regies urbanas e as re gies rurais tambm possuem vocabulrio e pronn cia diferentes, bem como expresses tpicas. Portanto, h variaes na lngua condicionadas a aspectos geogrficos.

OSG.: 28329/10

TC Lngua Portuguesa
A ilustrao nos mostra o emprego de uma lin guagem pouco adequada situao que envolve os personagens. Analisando nossa prpria maneira de falar, ca da um de ns capaz de perceber que dominamos vrias lnguas, ou seja, temos vrias maneiras de registrar a lngua. A cada momento fazemos uso de um desses registros. Observe: uma criana de dois anos, quando cai, pode dizer que machucou o bumbum. Sua me, ao agrad-la, pergunta: O nen machucou a bundi nha?. Ocorrendo um problema mais grave, ao lev- Ia ao mdico, os pais provavelmente diriam que o problema nas ndegas. E o mdico? Bem, ele po deria anotar que a dor na regio gltea... Veja que todas essas expresses so de nosso conhecimento e sabemos, quase intuitivamente, qual o momento adequado para empregar uma ou outra.

Gramtica Normativa
a que procura registrar o padro da norma culta de uma lngua, determinando o que certo ou o que errado, tomando como crit rio o padro culto (e no as demais variedades da lngua).

Linguagem Oral e Linguagem Escrita


Por abranger todas as relaes cotidianas do homem, a lngua precisa de certos cuidados para que desempenhe o importante papel da comunicao. Convm, por isso, notar que entre a lngua oral ou falada e a escrita h diferenas bem acentuadas. Escrever uma histria , por mais simples que ela seja, diferente do ato de cont-la oralmente. Cada uma dessas modalidades de expresso tem suas caracte rsticas, seus fundamentos, suas necessidades e suas realizaes. Veja como J Soares faz essa distino com humor: Portugus Fcil de Aprender porque uma lngua que se escreve exatamente como se dala. Pois . U portugus muinto fciu di aprender, porque uma lngua qui a gente inscrevi exatamente cumu si fala. Num cumu inglis qui d at vontade di ri quandu a genti descobri cumu qui si iscrevi algu mas palavras. Im purtuguis no. s perstteno. U alemo pur exemplu. Qu coisa mais doida? Num bate nada cum nada. At nu espanhol qui parecidu, si iscrevi muinto diferente. Qui bom qui a minha lngua u purtuguis. Quem soub fal sabe inscrev. Nesse trecho, podemos observar que o humorista tentou uma aproximao entre a lngua falada e a escrita e pde, at, copi-la; porm, essa cpia sempre uma transposio ou uma deformao* da fala. Para melhor entender o assunto, veja algumas das caractersticas de cada uma: LNGUA FALADA LNGUA ESCRITA

A Variao de Maior Prestgio: A Norma Culta


Falamos genericamente sobre variaes da linguagem, mas seria conveniente destacar ao menos trs delas: a linguagem coloquial, a norma culta e a linguagem literria.

Linguagem Coloquial ou Norma Popular


a linguagem que empregamos em nosso co tidiano, em situaes sem formalidade, com interlocu tores que consideramos iguais a ns no que diz respeito ao domnio da lngua.

Norma Culta ou Norma Padro


Se h tantas variaes em uma lngua, qual de las a ensinada na escola? Por que essa e no as demais? Quem faz essa escolha?... Essas perguntas apenas refletem um fato: de todas as variaes, uma tem mais prestgio que as demais e acaba por ser escolhida como padro a todos os falantes.

Numa situao de comunicao, Numa situao de comunicao, a mensagem transmitida de a mensagem trasmitida de forma imediata. forma no imediata. Em geral, o emissor e o receptor devem conhecer bem a situao e as circunstncia que rodeiam. Se, por qualquer motivo, isso no acontecer, pode haver problemas de comunicao ou, simplesmente, no haver mensagem. A mensagem costuma ser transmitida de forma mais breve, notando-se ntida tentativa de economizar palavras. C o m a p re s e n a d e u m interlocutor, que pode, a qualquer momento, interromper a conversa, comum o emprego de construes mais simples, frases incompletas, com nfase nas oraes coordenadas, mais espontneas e mais livres, menos reflexivas. H elementos prosdicos, como entonao, pausa, ritmo e gestos, que enfatizam o signifcado dos vocbulos e das frases. O reconhecer no precisa conhecer de forma direta a situao do emissor nem contexto da mensagem.

Linguagem Literria
Chamamos de linguagem literria aquela que empregada por poetas e prosadores da lngua dos mais diversos perodos que compem uma literatura.

As Gramticas
Gramtica da lngua (ou gramtica descritiva)
a que estabelece os elementos e as regras de funcionamento de uma lngua. Gramticas dessa natureza existem mais na teoria do que na prtica, ou seja, sabemos de que se trata, mas sua concretizao em livros se d apenas parcialmente, quando um linguis ta se prope a estudar fatos da lngua portuguesa, por exemplo, a estrutura das frases.

So empregadas construes mais complexas, mais planejadas, pois subentende-se que o emissor teve mais tempo para elaborar a mensagem, repensando-a, modificando-a. , por isso, mais comum o uso de oraes mais complexas, subordinadas, que exigem mais esforo de memria ou de raciocnio.

Como no possvel, na lngua escrita, a utilizao dos elementos prosdicos da lngua falada, o emprego dos sinais de pontuao tenta reconstruir alguns desses elementos.
OSG.: 28329/10

TC Lngua Portuguesa

Exerccios de Fixao
01. (Enem) Em muitos jornais, encontramos charges, quadrinhos, ilustraes, inspirados nos fatos noticiados. Veja um exemplo:

02. (Enem) Leia um texto publicado no Jornal Gazeta Mercantil. Esse texto parte de um artigo que analisa algumas situaes de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova York em 1929, e foi publicado na poca de uma iminente crise financeira no Brasil. Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma tera-feira, praticamente no havia compradores no prego de Nova York, s vendedores. Seguiu-se uma crise incomparvel: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhes de dlares em 1929, para 56 bilhes em 1933, coisa inimaginvel em nossos dias. O valor do dlar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milho para 12,5 milhes de trabalhadores cerca de 25% da populao ativa entre 1929 e 1933. A construo civil caiu 90%. Nove milhes de aplicaes, tipo caderneta de poupana, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome. Ao citar dados referentes crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalstico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte inteno: A) questionar a interpretao da crise. B) comunicar sobre o desemprego. C) instruir o leitor sobre aplicaes em bolsas de valores. D) relacionar os fatos passados e presentes. E) analisar dados financeiros americanos.

Gazeta Mercantil, 5 jan. 1999.

Jornal do Commercio, 22 ago. 1993.

O texto que se refere a uma situao semelhante que inspirou a charge : A) Descansem o meu leito solitrio Na floresta dos homens esquecida sombra de uma cruz, e escrevam nela Foi poeta sonhou e amou na vida.
AZEVEDO, lvares de. Poesias Escolhidas. Rio de Janeiro/Braslia: Jos Aguilar/INL,1971.

03. (Unicamp-SP) Leia a tira abaixo e responda em seguida s perguntas.

B) Essa cova em que ests Com palmos medida, a conta menor que tiraste em vida. de bom tamanho, Nem largo nem fundo, a parte que te cabe deste latifndio.
MELO NETO, Joo Cabral de. Morte e Vida Severina e outros poemas em voz alta. Rio de Janeiro: Sabi, 1967.

C) Medir a medida mede A terra, medo do homem, a lavra; lavra duro campo, muito cerco, vria vrzea.
CHAMIE, Mrio. Sbado na hora escuta. So Paulo: Summus, 1978.

D) Vou contar para vocs um caso que sucedeu na Paraba do Norte com um homem que se chamava Pedro Joo Boa-Morte, lavrador de Chapadinha: talvez tenha morte boa porque vida ele no tinha.

GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1983.

E) Trago-te flores, - restos arrancados Da terra que nos viu passar E ora mortos nos deixa e separados.

ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.

OSG.: 28329/10

TC Lngua Portuguesa
A) Da leitura dos dois primeiros quadros, depreende-se uma opinio geral do garoto Calvin sobre proibies. Que opinio essa? B) Observe o que faz Calvin no ltimo quadro da tira e explique o que essa ao significa no contexto da histria. C) Suponha a seguinte situao: numa autoestrada de alta velocidade, uma placa de sinalizao diz: No pare na pista. Bem vista da placa, um motorista trafega em marcha a r, no acostamento. Pela lgica de Calvin esse motorista est errado? 04. (Unicamp-SP) Lus Fernando Verissimo certamente ficaria satisfeito se voc, mesmo nesta situao um pouco tensa, achasse graa na tira abaixo. 06. A histria em quadrinhos que segue praticamente no emprega a linguagem verbal: os desenhos e a separao dos quadrinhos so os elementos responsveis pela transmisso da mensagem, alm de umas poucas onomatopeias.

Para achar graa, voc precisa perceber que a tira traz implcitas duas opinies opostas relativas a uma prtica institucional de nossa sociedade. A) Quais as duas opinies contidas na tira? B) Qual dessas duas opinies pode ser considerada um argumento favorvel manuteno dessa prtica institucional?

Conte a histria empregando a linguagem verbal.

Anotaes

05. (Unicamp-SP) A edio de 30 de janeiro de 1998 do Noite e Dia (Feira de Santana, BA) trazia, na seo Z Coi, a seguinte histria: VOU PEGAR O TALO! Cansado de no vender nada na sua loja, Joo pegou o carro e saiu pelo interior para vender seus produtos. Depois de 15 dias sem tirar um s pedido, sentou-se embaixo de uma rvore para descansar. De repente viu uma garrafa e chutou. A garrafa deu meia volta e chegou junto. Joo tornou a chutar e a garrafa deu outra meia volta e ficou bem ao seu lado. Joo pegou a garrafa, comeou acariciar e de repente surgiu uma voz que disse: Voc tem direito a trs pedidos! Joo levantou correndo e disse: Espere a que eu vou buscar o talo. C, c, c, c, c, c, c, c. A) A sequncia C, c, c, c, c, c, c, c. no faz parte da histria. Explique por qu. B) A fala de Joo, retomada no ttulo, revela um equvoco fundamental na identificao de quem fala de dentro da garrafa. Em que consiste esse equvoco? C) Transcreva as palavras que, no dilogo entre as duas personagens, permitem articular a resposta de Joo com sua experincia prvia de vendedor itinerante.

OSG.: 28329/10

TC Lngua Portuguesa

Elementos Bsicos das Comunicaes e Funes da Linguagem Elementos Bsicos da Comunicao

Canal: o meio fsico para transmitir a mensagem e a conexo psicolgica que leve o destinatrio a se interessar no que lhe transmite o emissor e a procurar entender a mensagem (no caso, o ar e o interesse (ou melhor, a fala de) de Haroldo na mensagem emitida por Calvin). Nesse ltimo elemento, percebemos o problema que impossibilita a comunicao entre emissor (Calvin) e destinatrio (Haroldo): * ou Haroldo est dormindo e, portanto, no ouve o que o garoto lhe diz (o canal fsico no existe); * ou Haroldo est to sonolento que no consegue dar ateno a Calvin (falta conexo psicolgica, vontade do tigre em ouvir e prestar ateno ao que lhe dito).

A Linguagem tem Diferentes Funes


Ao realizar um ato de comunicao verbal, o produtor da mensagem escolhe, seleciona as palavras, para depois organiz-las, combin-las, conforme a sua vontade. E todo esse trabalho de seleo e combinao no aleatrio, no realizado por acaso (afinal, seleo significa escolha fundamentada), mas est diretamente ligado inteno do emissor.

As Funes da Linguagem

Para obter uma viso geral e completa dos fatores fundamentais da comunicao e de suas relaes com as funes da linguagem, podemos fazer uma superposio dos dois esquemas:
Bill Watterson

contexto remetente _ _ _ _ _ mensagem _ _ _ _ _ destinatrio contato cdigo Analisando o que temos na lista do Calvin, verificamos que quase todos os elementos considerados fundamentais para a concretizao da comunicao esto presentes: Emissor: algum que transmite a mensagem (no caso, Calvin); Receptor ou destinatrio: a quem a mensagem se dirige (no caso, Haroldo);

referente funo referencial mensagem funo potica remetente funo emotiva destinatrio funo conativa

canal funo ftica cdigo funo metalingustica

O esquema acima rene os elementos da comunicao e as respectivas funes da linguagem. Estas indicam o elemento da comunicao que predomina em cada mensagem.

Mensagem: a informao que se pretende transmitir (no caso, o questionamento sobre o comportamento dos tigres); Cdigo: um conjunto comum ao emissor e ao destinatrio formado de elementos e de regras que permitem o entendimento da mensagem (no caso, a lngua portuguesa); Referente: o assunto, a situao que envolve o emissor e o destinatrio e o contexto lingustico que envolve a mensagem (no caso, a situao concreta de preguia ou sono do tigre e a fala de Calvin, questionando os objetivos de vida de um tigre, por meio de um dilogo);

Funo Referencial, Informativa ou Denotativa


Fluorita mineral de flor muito comum (fluoreto de clcio, CaF2) e principal fonte do flor. Seus cristais so duros, frgeis e geralmente azuis ou violeta. Sob luz ultravioleta fluorita tornase fluorescente. encontrada em veios e bolses associados atividade gnea, sendo utilizada na produo do cido hidroflurico, que uma matria-prima vital para as indstrias de plsticos e tica.
Nova Enciclopdia Ilustrada Folha de S. Paulo.

OSG.: 28329/10

TC Lngua Portuguesa Funo Emotiva ou Expressiva


H predominncia da funo emotiva ou expressiva da linguagem quando textos mostram emis-sores voltados para si mesmos, para os prprios sentimentos, revelando o estado emocional de cada um. Nota-se, por isso, a presena reiterada de verbos e pronomes em primeira pessoa e de pontos de exclamao, enfatizando os aspectos emocionais da linguagem dos emissores. ANTES QUE SEJA TARDE Olha, no sou daqui Me diga onde vou No h tempo, no h nada Que me faa ser quem sou Mas sem parar pra pensar Sigo estradas, sigo pistas pra me achar Nunca sei o que se passa Com as manias do lugar Porque sempre parto antes Que comece a gostar De ser igual, qualquer um Me sentir mais uma pea no final Cometendo um erro bobo, decimal Na verdade continuo sob a mesma condio Distraindo a verdade, enganando o corao Pelas minhas trilhas voc perde a direo No h placa nem pessoas informando aonde vo Penso outra vez estou sem meus amigos E retomo a porta aberta dos perigos
Fernanda Takai/ John/ Tarcsio Moura JAKOBSON, Roman. Lingustica e comunicao. So Paulo: Cultrix, 1989. p. 122-123. JAKOBSON, Roman. Op. Cit.

BOM CONSELHO Oua um bom conselho Eu lhe dou de graa Intil dormir que a dor no passa Espere sentado Ou voc se cansa Est provado, quem espera nunca alcana Venha meu amigo Deixe esse regao Brinque com meu fogo Venha se queimar Faa como eu digo Faa como eu fao Aja duas vezes antes de pensar Corro atrs do tempo Vim de no sei onde Devagar que no se vai longe Eu semeio vento na minha cidade Vou pra rua e bebo a tempestade
Chico Buarque.

Em vrios momentos do texto, o emissor dirige-se diretamente ao destinatrio, procurando influenciar sua maneira de ser e de agir. Prova disso so os imperativos: oua, espere, venha, deixe, brinque, faa, aja. Nesses momentos prevalece a funo conativa ou apelativa. A publicidade, nos dias de hoje, usa (e, em muitos casos, abusa) a funo apelativa da linguagem.

Funo Metalingustica
A linguagem apresenta funo metalingustica quando discorre sobre o prprio cdigo. , na verdade, a prpria linguagem que est em jogo. O emissor utiliza-se dela para transmitir ao receptor suas reflexes sobre ela mesma. Assim, o prprio cdigo lingustico discutido e posto em destaque. O texto do linguista brasileiro Francisco da Silva Borba comprova isso: (...) Se a linguagem atividade mental e capaz de expressar estados mentais, logo verificamos que linguagem e pensamento se relacionam muito estreitamente. Um depende do outro para desenvolver-se em larga escala. O pensamento s exteriorizado pela linguagem. Observe que o linguista, ao discutir a linguagem utilizou-se dela prpria para levar ao receptor as suas reflexes. Nota-se, por exemplo, o emprego da funo metalingustica em um texto, em prosa ou no, que discuta a criao artstica em si; um programa de televiso que debata sua funo educativa; um filme que questione a prpria arte cinematogrfica; livros de lingustica ou gramtica que procurem estabelecer princpios para os diversos usos de linguagem etc. Tambm os dicionrios so exemplos do uso da funo metalingustica.

No texto, o emissor transmite informaes sobre quem ele , o que pensa, o que sente, como age. Os verbos e pronomes de primeira pessoa so facilmente destacveis sou, estou, sigo; me, minha. Dizemos, ento, que no texto predomina a funo emotiva.

Funo Conativa ou Apelativa


H predominncia da funo conativa ou apelativa quando, na linguagem, h, por parte do emissor, o desejo de atuar sobre o receptor, levando-o a uma mudana de comportamento. E isso pode acontecer por meio de uma ordem, um apelo, uma sugesto, uma splica. Trata-se, portanto, de uma funo usada quando se pretende atrair a ateno do receptor e influenci-lo a receber a mensagem. Na funo apelativa, os verbos aparecem no modo imperativo e os vocbulos so cuidadosamente escolhidos a fim de envolver o receptor.

OSG.: 28329/10

TC Lngua Portuguesa Funo Ftica


A funo ftica predominante quando, num texto, se emprega a linguagem para iniciar, prolongar, verificar, testar ou interromper a prpria comunicao. Esta funo pe o canal de comunicao em destaque, verificando-se o contato entre o emissor e o receptor continua sendo mantido. Na funo ftica, muitas vezes, ocorrem frases vazias, sem significado, que servem apenas para manter a conversao. Observe este exemplo: O telefone tocou. Al? Quem fala? Como? Com quem deseja falar? Quero falar com o sr. Samuel Cardoso. ele mesmo. Quem fala, por obsquio? No se lembra mais de minha voz, seu Samuel? Faa um esforo... Lamento muito, minha senhora, mas no me lembro. Pode dizer-me de quem se trata?
Carlos Drummond de Andrade.

Exerccios de Fixao
01. Leia atentamente o texto seguinte e responda s questes de 01 a 08. TRS APITOS Quando o apito Da fbrica de tecidos Vem ferir os meus ouvidos, Em me lembro de voc. Mas voc anda, Sem dvida, bem zangada E est mesmo interessada Em fingir que no me v. Voc que atende ao apito De uma chamin de barro Por que no atende ao grito, To aflito, Da buzina do meu carro? Voc no inverno Sem meias vai pro trabalho, No faz f com agasalho, Nem no frio voc cr. Mas voc mesmo Artigo que no se imita, Quando a fbrica apita Faz reclame de voc. Nos meus olhos voc l Que eu sofro cruelmente Com cimes do gerente Impertinente, Que d ordens a voc. Sou do sereno, Poeta muito soturno, Vou virar guarda-noturno E voc sabe por qu. Mas voc no sabe Que, enquanto voc faz pano, Fao junto do piano Estes versos pra voc.
Rosa, Noel. In: Noel Rosa. So Paulo: Abril Educao, 1982.p. 86. Literatura Comentada.

No texto, nota-se o objetivo de pr em destaque o canal de comunicao, em face da forte insistncia em manter evidente o contato entre o emissor e o receptor. Por isso, dizemos que h predomnio, pois, da funo ftica da linguagem.

Funo Potica

Nunca tanta gente se juntou para ajudar no seu trabalho. Serrana


Ao lado de quem produz Na funo potica da linguagem, a mensagem posta em destaque. O emissor tem um cuidado especial na escolha das palavras, realando sons que sugerem significados diversos e empregando imagens sugestivas, a fim de expressar ou enfatizar a sua mensagem. Observao: importante ressaltar que, em um mesmo texto, pode coexistir mais de uma funo de linguagem. Todo texto informa alguma coisa; logo, a funo referencial est sempre presente. Igualmente, a funo potica sempre se faz presente em textos artsticos ou literrios. Assim, dependendo da inteno do emissor ao elaborar sua mensagem, pode predominar uma ou outra funo da linguagem num texto ou numa fala em que estejam sendo empregadas vrias delas.

02. Em que pessoa est escrito o texto? Justifique com palavras retiradas do prprio texto. 03. Caracterize a segunda pessoa do discurso. 04. Aponte duas circunstncias que distanciam o falante da destinatria da mensagem. 05. A prosopopeia (ou personificao) consiste em atribuir caractersticas de seres animados a seres inanimados. Aponte uma prosopopeia presente no texto. 06. Podemos afirmar que o texto est centrado exclusivamente na segunda pessoa?

OSG.: 28329/10

TC Lngua Portuguesa
07. Reclame um galicismo, isto , uma palavra de origem francesa (reclame), muito empregada na poca em que o samba foi composto (1931). Observando o contexto, substitua a palavra reclame por outra, de emprego mais atual. 08. Por que o falante afirma que vai virar guarda-noturno? 09. Que funes da linguagem predominam no texto? 10. 02. Reconhea a funo de linguagem predominante nos atos ou nas situaes de comunicao a seguir: A) O hbito de caminhar saudvel e no apresenta contra indicao. considerado pelos mdicos um dos melhores exerccios aerbicos que se podem fazer. Alm disso, no exige equipamento sofisticado ou matrcula em academias de ginstica.
Folha de S.Paulo.

Jin: Meddick. Rob. Folha de So Paulo. 6 Jan. 2000

A) Que funo da linguagem predomina na tirinha? B) O terceiro quadrinho, clmax do humor da tira, est centrado numa figura de linguagem. Que figura ? Qual a relao entre texto e imagem na composio dessa figura de linguagem? 11.

B) Est l? Estou! s tu, Margarida? Sou. Olha, sabes o que me disse a Joana? No. Diz... Que ontem no foi aula... Sim... ...porque chovia muito e no tinha transporte... Ests a ouvir? Estou, diz... C) Deus, Deus, onde ests que no respondes? Em que mundo, em que estrela tu te escondes Embuado nos cus? H dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde ento corre o infinito... Onde ests, Senhor Deus?
Castro Alves.

D) Aplique em ouro. E conte com todas essas vantagens. E) Abram a porta! Sou eu! o Teles! Canalhas! A mim! Ao Teles! Canalhas!... (Sucumbido.) Ao que eu cheguei!... Um magistrado! Um antigo magistrado no calabouo!... Ah!... ah!... Que trambolho! (Suspira fundo. Pausa.) Eu sou o Teles. Toda a gente me conhece. Algumas porcarias, o jogo... uma vergonha maior, e atiraram comigo para fora do quadro. (...) Como pude suportar a vida? Sonhando, sonhando sempre... Tinha duas filhas, uma vi a morrer tsica. A minha filha!... Uma filha, anh?... E sonhei, enranhei-me mais no sonho... No, nunca bebi, no bebo seno gua por causa do fgado... Mas v-la morrer!
Raul Brando.

Jim Davis. Garfield. Folha de S.Paulo, 6 fev. 2001, p. E-7

A) Que funo da linguagem predomina na tirinha? B) O humor da tira est centrado numa flagrante contradio. Explique-a. C) Explique a relao entre a linguagem verbal e a no-verbal e a construo do humor.

Exerccios Propostos
Texto Que me conste, ainda ningum relatou o seu prprio delrio; fao-o eu, e a cincia mo agradecer. Se o leitor no dado contemplao destes fenmenos mentais, pode saltar o captulo; v direto narrao.

03. Leia o texto a seguir com ateno antes de responder s questes propostas: MAIS E MELHORES NEURNIOS A boa cincia experimental obriga pesquisadores a rever teorias e noes que antes pareciam consensuais. No momento, a neurobiologia passa por uma dessas revises, com a derrocada do antigo princpio de que clulas cerebrais (neurnios) no poderiam ser repostas pelo organismo adulto. Nessa viso ultrapassada do crebro, o envelhecimento do rgo equivaleria necessariamente a decadncia, na forma de perda progressiva de suas clulas. O crebro no apenas produz novos neurnios como surgem agora indicaes de que tanto o aprendizado quanto o exerccio fsico podem estimular essa forma de regenerao, conhecida como neurognese. (...)
Folha de S. Paulo.

Machado de Assis. Memrias Pstumas de Brs Cubas.

01. comum, na fico machadiana, o narrador comentar a prpria escrita do romance, assumindo a posio de quem escreve e ao mesmo tempo se v escrevendo. Esse procedimento caracterstico de qual das seguintes funes da linguagem? A) Emotiva. B) Conativa. C) Ftica. D) Metalingustica. E) Referencial.

A) Que funo da linguagem identificamos no trecho (...) clulas cerebrais (neurnios), no primeiro pargrafo? Justifique. B) Considerando o texto como um todo, que funo da linguagem prevalece ? Justifique.

OSG.: 28329/10

TC Lngua Portuguesa
04. (EFOA-MG) Pelo fato de expressar ideia de aconselhamento, pedido, ordem ou proibio, a forma verbal do imperativo utilizada na linguagem: A) referencial. B) ftica. C) metalingustica. D) conativa. E) potica. 05. (EFOA-MG) No perodo eleitoral, os candidatos tentam, cada um a seu modo, convencer-nos de que so ntegros, honestos, salvadores da ptria etc. Por isso predomina nos seus discursos a seguinte funo da linguagem: A) metalingustica. B) ftica. C) emotiva. D) conotativa. E) referencial. 06. (EFOA-MG) Veja uma das definies que o Dicionrio Aurlio traz para a palavra demagogia: conjunto de processos polticos hbeis tendentes a captar e utilizar com objetivos menos lcitos a exaltao e as paixes populares. Nesse enunciado do dicionrio, a funo da linguagem que se realiza : A) metalingustica. B) ftica. C) potica. D) emotiva. E) conotativa. Gabarito Exerccios Propostos 01 D 02 * 03 * 04 D 05 C 06 A

* 02: A) referencial B) ftica C) potica/conativa D) conativa E) emotiva * 03: A) Funo metalingustica, pois a linguagem explicada pela prpria linguagem. B) Funo referencial, pois exige que o leitor se remeta a alguns referentes do assunto.

FM 13/02/10 Rev.: LE

10

OSG.: 28329/10

You might also like