You are on page 1of 9

DIMENSIONAMENTO DE UM AQUECEDOR SOLAR DE GUA FEITO COM GARRAFAS PET

PEDRO HENRIQUE FONSECA BERTOLETI Centro de Energias Renovveis UNESP, Campus Guaratinguet TEFILO MIGUEL DE SOUZA Centro de Energias Renovveis UNESP, Campus Guaratinguet
Este trabalho apresenta o aquecedor solar de gua feito com garrafas PET, de simples construo, que busca dar duas grandes solues, como o aquecimento de gua utilizando a energia solar e reutilizao das garrafas PET jogadas no ambiente. Alm disso, ser mostrado como dimension-lo. A partir dos clculos de dimensionamento foi montada uma aplicao / software e, em seguida, foram feitas simulaes para prever o quanto de economia este tipo de aquecedor solar de gua fornece e qual sua contribuio ao meio ambiente com a reutilizao de garrafas PET jogadas no ambiente.Em uma residncia, por exemplo, a economia pode ser de 45% na conta de energia eltrica considerando apenas a utilizao da gua aquecida para banho. Logo, v-se que o aquecedor solar de gua feito com garrafas PET um equipamento muito relevante na utilizao da energia solar para trabalho til e contribuio ao meio-ambiente. This document show the solar water heater made of PET bottles, a simple-construction solar water heater that try to give us two important solutions, water heating using solar energy and reutilization of the PET bottles left in the nature. Also, it will be showed how to do the dimensioning of it. Based on the showed dimensioning a application / software is developed and after that simulations are made using the application to provide how is the economy if its used this kind of solar water heater and their environmental contribution by reutilization of the PET bottles abandoned in the nature. For example, in a common home the economy is about 45% of the electricity bill considering that the warmed water is used just to take a shower. So, the conclusion is: the solar water heater made by PET bottles is a very relevant equipment to the use of the solar energy, to useful applications and environmental contribution.

Introduo
Com a crescente necessidade de energia eltrica, meios que contribuam para a maior racionalizao da energia eltrica consumida so muito relevantes. Alm disso, as garrafas PET jogadas no meio ambiente j so um desafio, pois o tempo de decomposio e danos ambientais que causam so bem grandes. Com base nestes dois grandes problemas foi criado o aquecedor solar de gua feito com garrafas PET, que visa utilizar a energia solar para trabalho til e contribuir para a reutilizao das garrafas PET. Este trabalho define melhor estes aquecedores, mostra como dimension-lo de forma rpida e simples e faz simulaes da economia de energia eltrica que se consegue com o uso deste tipo de aquecedor.

Aquecedor solar de gua feito com garrafas PET: vista geral


O aquecedor solar de gua feito com garrafas do tipo PET tem o aspecto mostrado na Fig. 1. Este aquecedor pertence ao Centro de Energias Renovveis UNESP, Campus Guaratinguet

Figura 1 aquecedor solar de gua feito de garrafas PET do Centro de Energias Renovveis, UNESP, Guaratinguet. Os materiais utilizados so as garrafas do tipo PET, canos do tipo PVC, reservatrio (boiler) da capacidade que se desejar, pasta de silicone para isolar termicamente o fundo e a boca da garrafa e conexes para os canos PVC. Os canos de PVC so ligados ao reservatrio, de modo que tenha gua em seu interior todo o tempo. Um esquema mais genrico de como ser o este aquecedor est na Fig 2. Apesar de estar apresentado o esquema de um aquecedor solar de gua utilizando coletores convencionais, basta substituir os coletores normais pelas garrafas PET, conforme a Fig. 1, para se ter um esquema geral do aquecedor solar de gua feito com garrafas PET.

Figura 2 Esquema geral de um aquecedor solar de gua. Fonte: GREEN, M. A. et al. Solar celi efficiency tables: version 16. Progress in Photovoltaics: Research and Applications, Sydney, v. 8, p. 377-384, 2000 (Adaptado). Para a maximizao do aquecimento recomenda-se pintar a parte externa dos canos de PVC que passam dentro das garrafas PET de tinta preta fosca.

Funcionamento
O funcionamento deste tipo de aquecedor de gua baseia-se no efeito estufa. Ao incidir sobre as garrafas PET, os raios solares e o ambiente interno das garrafas aquecem o cano de PVC

Na reflexo, uma considervel parcela de infravermelho fica retido no interior da garrafa, de modo que o interior da garrafa PET funcione como um armazenador temporrio de calor, deixando o interior da garrafa PET aquecido, mostrado pela Fig. 3, calor este transmitido aos canos PVC e conseqentemente para a gua em seu interior, criando uma corrente de conveco. Assim, a gua aquecida, mais leve, circula de modo a subir para o reservatrio, enquanto a gua mais fria desce para a parte inferior, sendo posteriormente aquecida.

Figura 3 em (a) os raios solares incidem sobre as garrafas PET e (b) mostra a reteno da parcela de infravermelho dentro da garrafa, fazendo-a armazenar calor temporariamente.

Porque utilizar este aquecedor?


Os motivos para se utilizar este aquecedor so freqentemente ligados a razes ambientais e econmicas, porm alm destas h outros motivos indiretos. Estes motivos so: Quando utilizada para lavagem de roupas, a gua aquecida apresenta maior eficincia na limpeza, poupando assim uma porcentagem do uso de sabes e derivados. Quando utilizada para lavagem de louas, a gua aquecida apresenta maior eficincia da limpeza poupando assim uma porcentagem do uso de sabes, detergentes e derivados. Quando utilizada para aplicaes gerais de aquecimento como para cozimento, por exemplo, apresenta uma economia de cerca de 1% para cada 5C da temperatura da gua acima da temperatura ambiente (Incropere, 1998).

Logo, o aquecedor solar de gua feito com garrafas PET possui inmeros benefcios indiretos, como a retirada de garrafas PET do ambiente, diminuio do lanamento de detergente e sabes ao ambiente conseqentemente a diminuio das garrafas de detergentes lanadas ao ambiente, o que classifica este tipo de aquecedor como um equipamento verstil.

Dimensionamento: consumo dirio de gua


Para dimensionar este tipo de aquecedor solar de gua necessrio primeiramente saber o consumo dirio de gua do que deve ser alimentado pela gua aquecida. Os consumos dirios de gua mais comuns so apresentados na Tabela 1.

Tabela 1 Consumos dirios de gua mais comuns Local Consumo (l/dia) Banheiro 50 Banheira 50 convencional Hidromassagem 200 Cozinha 50 Lavadora de pratos 150 Lavanderia 200 Alojamento de obra 24 Casa popular 36 Casa rural 36 Residencial 45 Apartamento 60 Escola 45 Quartel 45 Hotel 36 Hospital 125 Restaurante 12 Por usurio usurio usurio usurio dia usurio pessoa morador morador morador morador pessoa pessoa hspede leito refeio

O consumo dirio total, em litros, dado pela somatria dos consumos dirios de cada local a ser abastecido por gua aquecida, conforme mostra a Eq. (1).

Cd =

Cli

(1)

i= 1

Onde: Cd: Consumo total dirio (l/dia). Cli: Consumo de cada local que ser abastecido por gua aquecida (litros por dia). n: nmero total de locais que sero abastecidos por gua aquecida

Dimensionamento: clculo da energia necessria para o aquecimento


Para efetuar o clculo da energia necessria para aquecer a quantidade de gua definida no consumo dirio, primeiramente preciso saber a variao de temperatura. Para isto utiliza-se a Eq. (2).

T = Tf Ti
Onde: Tf: Temperatura desejada da gua aps o aquecimento (C). Ti: Temperatura inicial da gua / temperatura antes do aquecimento (C). T: Diferena entre a temperatura final e a temperatura inicial (C).

(2)

Adota-se que o termo Ti corresponda temperatura ambiente do local de instalao do aquecedor. Vale mencionar que, para fornecer 12 litros de gua aquecida acima de 40C por dia, so necessrios no mnimo 2 metros de cano PVC dentro de 6 garrafas PETs. Como a relao de volume de gua aquecida por comprimento de cano diretamente proporcional, pode-se fazer uma simples proporo para se obter o comprimento de cano PVC necessrio para aquecer acima de 40C um volume desejado de gua. Deve-se considerar tambm que em todo e qualquer dimensionamento, se utilizado um reservatrio (boiler) de qualidade, a temperatura da gua cai cerca de 10C em 12 horas.

Para o clculo da energia total necessria para aquecer a gua destinada ao consumo dirio utiliza-se a Eq. (3).

q = m.c. T

(3)

Onde: q: energia necessria para o aquecimento da gua (cal). m: massa total de gua a ser aquecida (g). permitida a considerao de que a densidade da gua 1 g/ ml, logo o fator m corresponde ao fator Cd. c: calor especfico da gua (cal.C-1). O valor adotado para a gua 1 cal.C-1.

Dimensionamento: densidade mdia do fluxo energtico


Cada regio do pas possui uma chamada densidade mdia do fluxo energtico, que depende predominantemente do ngulo de incidncia da luz solar na regio. A Fig. 4 como se comporta este valor para cada regio do pas

Figura 4 densidade mdia de fluxo energtico no Brasil e sua variabilidade mensal, extradas do Atlas da irradiao solar do Brasil publicado em 1998. A partir dos dados da Fig. 3, deve ser escolhido um valor de densidade mdia de fluxo energtico (Igrfico), dado em W/m. Para adaptao com os clculos seguir, utilize a Eq. (4). I = Igrfico.859,8452 Onde: Igrfico: densidade mdia do fluxo energtico obtido na Fig 4 (Wh.m-2) O uso da Eq. (4) se faz necessrio devido ao fato do valor dado na Fig. 4 ser expresso na unidade Wh.m-2, enquanto nos clculos so utilizados valores em cal.m-2. (4)

Dimensionamento: clculo do nmero necessrio de garrafas PET


Primeiramente, deve-se realizar o clculo da rea total de garrafas PETs necessria para aquecer a quantidade de gua desejada dada pela Eq. (5).

S=

2q I

(5)

Onde: S: rea total do aquecedor solar de gua feito com garrafas PET (m)

Finalmente, para a determinao do nmero de garrafas PET necessrio para a construo do aquecedor solar de gua com garrafa PET utiliza-se a Eq. (6).

N=

Cd 5159071,2 .6. 12 I

(6)

Onde: N: nmero de garrafas PET necessrio para se construir o aquecedor solar de gua (adimensional). N tem este formato pois a uma fileira com 6 garrafas PETs consegue aquecer (acima de 40C) 12 litros de gua por dia. A razo 5159071,2 / I um fator que corrige o nmero de garrafas PET conforme a densidade mdia do fluxo energtico na regio, tomando-se como referncia o valor da densidade mdia de fluxo energtico da regio norte. Se N no resultar em nmero inteiro, deve-se arredondar para o nmero inteiro imediatamente superior ao resultado obtido. Aps ter o nmero de garrafas PET definido, coloque-as em um arranjo simular ao mostrado na Fig. 1, obedecendo uma distribuio de garrafas de seis garrafas PET por cano, com comprimento de 2 metros cada.

Dimensionamento: software
Visando maior praticidade, foi desenvolvida uma aplicao para efetuar o dimensionamento deste tipo de aquecedor, cujo fluxograma mostrado na Figura 6.

Inicio V volume dirio de gua a ser aquecida

Massa total de gua

V.1000

Delta_t <- diferena de temperatura

Energia para aquecimento <- Massa total de gua . 1 . Delta_t

i <- densidade mdia do fluxo energtico

rea do aquecedor <- 2.(Energia para aquecimento) / i

Nmero de garrafas PET <- (V / 12).6 . (5159071,2 / i)

Numero de garrafas PET rea do aquecedor

Fim
Figura 6 fluxograma da aplicao desenvolvida Esta aplicao foi desenvolvida em JavaScript, ou seja, acoplado a uma pgina HTML. Deste modo pode ser facilmente disponibilizado na Internet, assim qualquer pessoa do Brasil que deseja dimensionar um aquecedor solar de gua feito com garrafas PET pode fazer isso de sua prpria casa.

Simulao
A partir da aplicao desenvolvida, podem ser feitas simulaes de situaes prticas que podem receber o aquecedor solar de gua feito com garrafas PET. Ser exibido neste trabalho o resultado das simulaes para uma casa popular com uma famlia de 4, 6 e 10 moradores. A Tab. 2 mostra os resultados das simulaes, informando o nmero de garrafas PET que devem ser compostas o aquecedor por categoria. Todas as simulaes foram feitas supondo a temperatura inicial da gua igual a 25C e a temperatura final igual a 50C. Tabela 2 Resultados das simulaes Regies Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul 4 pessoas 72 garrafas PET 73 garrafas PET 75 garrafas PET 79 garrafas PET 80 garrafas PET Nmero de pessoas por famlia 6 pessoas 108 garrafas PET 109 garrafas PET 111 garrafas PET 116 garrafas PET 118 garrafas PET 10 pessoas 180 garrafas PET 182 garrafas PET 183 garrafas PET 188 garrafas PET 192 garrafas PET

Considerando que esta gua seja destinada ao banho, ser calculado a economia mdia com energia eltrica que cada caso de casa popular com 4, 6 ou 10 moradores. Para isso, ser suposto que h um nico chuveiro na casa, de potncia 5000W e que cada banho dure 10 minutos. O gasto de energia eltrica somente com este chuveiro dado pelas Eq. (8), Eq. (9) e Eq. (10).

4 6 6 E 2 = 12.30.5000. 6 10 E 3 = 12.30.5000. 6 E1 = 12.30.5000.


Onde: E1: energia eltrica gasta pela famlia de 4 pessoas (W.h) E2: energia eltrica gasta pela famlia de 6 pessoas (W.h) E3: energia eltrica gasta pela famlia de 10 pessoas (W.h)

(8) (9) (10)

Logo, conclu-se que, para a famlia de 4 pessoas, haveria uma economia de 1200 kW.h de energia eltrica por ano. Admitindo a tarifa da energia eltrica igual a R$0,35 por kW.h, a economia mensal com aquecimento de gua para banho seria de R$420,00. Analogamente, a economia para a famlia de 6 e 10 pessoas , respectivamente, R$630,00 e R$1050,00. Considerando que o consumo mdio, por morador, de uma residncia 55kW, tem-se que a economia (na conta de energia eltrica) neste caso de aproximadamente 45%. Conforme mencionado anteriormente, se estima que, para aplicaes gerais de aquecimento, haja uma economia de 1% de energia eltrica destinada a isso para cada 5C de elevao da temperatura da gua em relao a temperatura ambiente. Sendo assim, a economia que se consegue utilizando este aquecedor relevante, sobretudo para grandes aplicaes. Uma observao interessante a prvia da economia que se teria somente no Brasil se todos utilizassem este tipo de aquecedor: considerando a populao total do pas sendo 190 milhes de habitantes, o consumo per capita de energia eltrica igual a 55kWh por ms e a tarifa de energia eltrica igual a R$0,35, a economia anual que se teria, para o uso da gua aquecida somente com banho, seria de aproximadamente 1,975.1010 reais, um valor muito relevante no s pelo seu

valor absoluto em si, mas tambm por corresponder a 0,77% do PIB do Brasil em 2007, de acordo com o valor do PIB em 2007 mostrado no jornal Folha On-line do dia 12/03/2008.

Palavras-chave
Energia solar, Economia, Aquecimento, PET.

Agradecimentos
Agradecimentos empresa Praa do Gs pela montagem final do aquecedor e doao de materiais e equipamentos para o Centro de Energias Renovveis, UNESP, Campus Guaratinguet.

Referncias
[1] S. Colle e E.B. Pereira; Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); Atlas de Irradiao Solar do Brasil (Primeira Verso para Irradiao Global Derivada de Satlite e Validada na Superfcie); Braslia; 1998 [2] GREEN, M. A. et al.; Solar celi efficiency tables: version 16. Progress in Photovoltaics: Research and Applications (Adaptado).; v. 8; Sydney; 2000 [3] INCROPERE, F.P., WITT, D. P.; Fundamentos de Transferncia de Calor e de Massa; 4a. Edio; LTC; 1998. [4] Folha On-line. Notcia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u381048.shtml , do dia 12/03/2008

You might also like