You are on page 1of 66

#6

SUPERLIGA
EMAGREA JOGANDO VLEI
DICAS E TEXTOS SOBRE TREINAMENTO, FISIOTERAPIA, MEDICINA, ESTATSTICA, E MUITO MAIS.

ELES QUEREM MAIS

E D I T O R I A L

Manter o foco em um trabalho cada vez mais qualicado, conseguir trazer para vocs os melhores e mais variados prossionais com suas opinies e experincias, acertar na diagramao da revista, coletar fotos que expressem o sentido de cada matria, captar investidores, ou melhor, parceiros que acreditem na ideia deste projeto. Isso tudo realmente me toma um bom tempo do dia. Dia este em que preciso estar presente nos treinamentos da equipe prossional na qual sou assistente tcnico e, em uma Superliga muito disputada, est fazendo um timo papel. Ainda preciso, h 7 meses, ser um bom pai e um bom marido, anal estou passando pelo melhor momento da minha vida. Se sobrar um tempinho, ainda preciso manter a forma, porque sem um bom condicionamento, no possvel dar treinos no nvel masculino do vlei brasileiro. Ainda tenho a esperana de a terra demorar mais para dar uma volta no prprio eixo e o dia ter pelo menos umas 30 horas. Isso me ajudaria muito. Essa revista est muito rica. So vrios textos muito interessantes para voc que gosta de vlei e, principalmente, para voc que dedica a sua vida formando jovens jogadores. O foco mais uma vez foi muito tcnico. Muitas informaes do mais alto nvel. Palavras escritas por quem tem uma longa histria no voleibol faro voc pensar a respeito da modalidade. Est pronto? Ento boa leitura. As prximas pginas esto esperando por voc com craques, histrias, pers, matrias e, claro, muito voleibol. O vlei do Brasil est cada vez mais sensacional! Um grande abrao a todos Marcel Eickho Matz

A revista digital VOLEISHOW uma publicao trimestral do site VOLEISHOW. DIREO GERAL Marcel Eickho Matz CREF 006871-G/RS EDITOR RESPONSVEL Marcel Eickho Matz JORNALISTA RESPONSVEL Marcilnio Arruda DRT/SC 01685 PROJETO GRFICO e DIAGRAMAO Jair Figueiredo de Sena www.jairsena.com.br A VOLEISHOW no se responsabiliza por informaes, conceitos e opinies emitidos em artigos assinados por colaboradores, bem como pelo contedo de anncios publicitrios.

INDICE

VOLEINEWS ............................................................................................................................ 6 SELEO VOLEISHOW ............................................................................................................. 8 AQUECIMENTO ........................................................................................................................ 5 VOLEISHOW ESTILO .............................................................................................................. 16 HISTRIAS DO VLEI ............................................................................................................ 18 ESSE CRAQUE .................................................................................................................... 20 SUPERLIGA ATRAINDO MAIS ESTRANGEIROS ......................................................................... 24 ENTREVISTA COM MARCELO MENDEZ .................................................................................... 31 ENTREVISTA COM KARIN LUNDQVIST ..................................................................................... 35 EMAGREA JOGANDO VLEI .................................................................................................. 40 TOQUE DE CAMPE ............................................................................................................... 43 MEU TREINADOR................................................................................................................... 44 ESTRATGIAS PARA O ENSINO DA CORTADA .......................................................................... 46 AS DIFERENAS ENTRE VOLEIBOL MASCULINO E FEMININO ................................................... 48 LEVANTAMENTO NO VLEI DE PRAIA ..................................................................................... 50 ENTENDENDO O PROCESSO DE LEVANTAMENTO .................................................................... 53 VOLEIBOL E SEUS COMPLEXOS, UMA ORGANIZAO PEDAGGICA .......................................... 56 A NOVA REGRA SOBRE A RECEPO ...................................................................................... 58 O ENTRA E SAI DOS PATROCNIOS NO VLEI .......................................................................... 59 O PAPEL DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA NO VOLEIBOL ............................................................. 60 LESES TRAUMTICAS NO VOLEIBOL .................................................................................... 62 ARQUIBANCADA ................................................................................................................... 64

SUPERLIGA B CONTA COM A PARTICIPAO DAS SELEES DE BASE.


A segunda diviso do campeonato nacional de clubes masculinos deste ano conta com a participao das duas selees de base do Brasil. O time infanto est participando como Brasil e a base da seleo juvenil joga pelo time do Olympico Club, de Belo Horizonte. Para o tcnico Percy Oncken, a participao importante para dar experincia de jogo em competies j que no temos mais campeonatos, comparado com os europeus. Outro ponto importante a evoluo signicativa que a equipe teve de um circuito para o outro. E exatamente isso que pensvamos como objetivo secundrio.

BRASILEIROS SO ESCOLHIDOS MELHORES DO MUNDO.


O site italiano volleyball.it mais uma vez desenvolveu a sua tradicional pesquisa de opinio para apontar os melhores do mundo em cada posio e o levantador Bruninho, o tcnico Bernardinho e a oposta Sheilla venceram. A nal da competio dos levantadores foi contra o tambm brasileiro Raphael Vieira que defende, h alguns anos, o time do Trentino. No duelo entre Z Roberto e Bernardinho venceu o tcnico da nossa seleo masculina. A oposta Sheilla venceu a americana Hooker, que no ano passado ocupava a posio da prpria Sheilla no time do Sollys.

RSSIA CONTINUA COMO FORTE MERCADO, PRINCIPALMENTE DEPOIS DO TTULO OLMPICO.


O pas mantm o nvel de importao nos clubes e leva importantes competies para serem disputadas em seus domnios As nais da Champions League, melhor e mais forte campeonato de clubes da Europa, alm da Universade que ser disputada na cidade de Kazan, no ms de julho. O pas ainda tentou levar a fase nal da Liga Mundial, porm a FIVB ocializou a disputa para a cidade de Mar del Plata, na Argentina. A fase nal acontece do dia 17 ao dia 21 de julho.

FIVB CRIA NOVA CATEGORIA.


A partir deste ano a FIVB ocializa mais uma categoria de disputa para campeonatos mundiais de base. A categoria U-23 (Under-23) ser para jovens de at 23 anos. O objetivo dar mais oportunidade para uma faixa etria que ainda tem pouco espao nas selees de seus respectivos pases. Os campeonatos esto marcados para o ms de outubro, com a disputa do masculino aqui no Brasil e do feminino, no Mxico. Com isso, a faixa etria de competies ociais vai de U-16 at U-23, ou seja, dos 16 aos 23 anos existem competies ociais da FIVB. A nossa seleo dever ser uma das mais favorecidas, visto a grande formao de atletas no pas e a falta de espao para grandes competies.

BRASIL TEM DUAS BOLAS OFICIAIS NA QUADRA.


Com a entrada da MIKASA em competies nacionais (CBV), os clubes que participam deste tipo de competio receberam da prpria CBV bolas para o treinamento e tambm para os jogos. Porm nos estaduais, a bola continuar sendo a Penalty e isso acarretar, alm de um custo maior para os clubes, um rendimento inferior em quadra, pois a alternncia da bola nos treinamentos prejudica o desenvolvimento do atleta.

CBV CRIA SELEO DE VLEI DE PRAIA E JOGADORES J TREINAM EM SAQUAREMA.


A confederao criou duas selees permanentes de vlei de praia, com o objetivo de escolher entre os participantes os jogadores(as) que vo representar o Brasil nas principais competies do calendrio mundial. A seleo masculina treinada pela experiente tcnica Letcia Pessoa, j a feminina tem o comando do tcnico Marcos Miranda, que est feliz e motivado com o novo projeto. Ele diz ao site da CBV que o objetivo dar a melhor estrutura e a melhor qualidade de treinamento para que as atletas possam representar o Brasil da melhor maneira possvel nas competies internacionais. Vamos aguardar e ver o resultado deste novo modelo. Os jogadores j comeam a mostrar certo desapontamento com a mudana.

SELEO VOLEISHOW
CBV CBV CBV

LORENA

ADENZIA

a sensao por onde passa. Liderando os contra-ataques do time da capital de SP ele a paixo da torcida vermelha. O canhoto mais uma vez destaque nos nmeros da CBV.

um sucesso de simpatia com a torcida e de belas atuaes na quadra. A central do time do Sollys dever se manter como umas das principais centrais do Brasil nos prximos anos.

Quem conhece ou teve a oportunidade de v-lo jogar sabe que uma mquina de saque e ataque. Com muito treinamento para o passe, um dos fundamentos que tem mais dificuldade, ele promete que vai atacar muitas bolas no Brasil. Tem contrato de mais um ano com o SADA.

LEAL

CBV

GABI

GUSTAVO ENDRES

CBV

MRIO JR
CBV

Mais uma vez figura entre os principais lberos do Brasil. Ele d as cartas na zona de defesa do time do RJX e provavelmente dever figurar com a camisa verde e amarela nos prximos anos.

FOTOS DIVULGAO CBV

Ela comparada pelos tcnicos como o Giba entre as mulheres. A ponteira est tendo uma oportunidade no time do Unilever devido leso que est afastando das quadras a americana Logan Tom. Voa Gabi!

O que falar deste central que um professor quando o assunto bloqueio. Com estratgias definidas a partir da sua leitura, ele sai da situao de passividade do bloqueio para agredir os adversrios e ajudar o time de Canoas.

JULIANA CARRIJO

F o i u m a s d a s m a i o r e s r e ve la e s e m uma t e m p o ra d a o n d e n o va s l e va n t a d o ra s deram a s c a ra s . Le vo u o t i m e d o Pra i a C l u b e a s u a m e l h o r p a r t i c i p a o d a h i s t ri a , um qu i n t o l u g a r.

CBV

MARINA DONATI DALOCA


A meio de rede do SESI-SP, Marina Donati Daloca, nasceu no dia 08/08/1979, em Jundia, na grande So Paulo. Ela adora ouvir msica e uma de suas preferidas Better Sweet Simphony, do The Verve. Sua banda favorita Red Hot Chilli Peppers. Uma viagem considerada perfeita por Marina conhecer o arquiplago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, acompanhada de seu noivo. Em momentos de folga, a atleta costuma ir para a casa dos pais, em Jundia, e no pode faltar seu noivo e seu cachorro. Seus planos para o futuro so terminar a faculdade e formar sua famlia.

VOC TEM ALGUM AUTOR PREFERIDO? QUAL?


No tenho um nico autor, costumo ler biograas.

VOC TEM O COSTUME DE LER SEMPRE OU S QUANDO EST NO MOMENTO DE DESCANSO?


Tenho o habito de ler sempre. Dou uma parada em semana de provas, na verdade mudo de leitura, n!

SE VOC PUDESSE SER UM PERSONAGEM DE UMA HISTRIA, QUAL SERIA? POR QU?
Muita gente vai rir, mas queria ser o Harry Potter! Rsrs.

EST LENDO ALGUM LIVRO NESTE MOMENTO? QUAL? FALA SOBRE O QU?
Estou lendo O Efeito Sombra, que fala sobre um lado oculto que temos, que escondemos de ns mesmos por julgarmos ser errado, mas que a melhor maneira de lidar com isso aceitando que todos temos defeitos e medos. Estou achando bem interessante.

VOC TEM ALGUM LIVRO PARA INDICAR? QUAL?


Para as mulheres, indico a trilogia Cinquenta Tons de Cinza e tambm Scar Tissue - A Vida Alucinada do Vocalista do Red Hot Chili Peppers.

UM RECADINHO DE MARINA PARA OS FS:


S quero agradecer por todo o carinho ao longo da minha carreira, vocs so muito importantes para o crescimento e formao de cada um de ns, atletas.

DANILO GELINSKI
Levantador do UFJF, nasceu dia 13/03/1990, em Guarapuava, Paran. Quando est de folga gosta de viajar com a famlia, amigos e a namorada. Um lugar onde gostaria de ir para a Califrnia, Estados Unidos. Danilo adora ouvir msicas de pagode, sertanejo e samba, gosta de lmes de suspense e seu livro preferido Uma vida sem limites, de Nick Vujicic. Para o futuro, deseja continuar evoluindo na carreira e conquistar todos os seus objetivos.

QUAL A SUA BANDA PREFERIDA?


No tenho uma banda especca favorita, gosto muito de sertanejo e ouo muitas duplas e bandas desse gnero.

VOC J FOI A ALGUM SHOW DESTAS BANDAS? O QUE ACHOU?


J fui a alguns shows, como Victor e Lo, Guilherme e Santiago, Gustavo Lima, Cesar Menoti e Fabiano, todos muito bons, mas o que mais gostei foi o da dupla Cesar Menoti e Fabiano, em Par de Minas, MG.

QUAL SHOW QUE VOC FOI E FICOU MARCADO COMO O MELHOR DA SUA VIDA?
Apesar de no ser uma banda do gnero sertanejo, o show que posso dizer que foi o melhor da minha vida foi o do grupo Samb, em Juiz de Fora, MG. A banda toca vrios sucessos nacionais e internacionais em ritmo de samba, outro gnero que gosto muito.

VOC TEM O COSTUME DE FREQUENTAR GRANDES SHOWS OU PREFERE ALGO MAIS CALMO, EM BARES E CASAS NOTURNAS?
Gosto muito de ir a grandes shows, mas muitas vezes no tenho oportunidade de frequent-los. Costumo, ento, ir a bares e casas noturnas, onde ocorrem shows menores e onde consigo me divertir com meus amigos e escutar msica boa.

PARA VOC A SEGURANA E O CONFORTO EM GRANDES SHOWS SO FUNDAMENTAIS?


Com certeza a segurana e o conforto so fundamentais, assim possvel aproveitar e se divertir muito mais nesses eventos.

MENSAGEM DA DANILO GELINSKI PARA OS FS:


Gostaria de agradecer o apoio de todos, principalmente da minha famlia. Continuem torcendo porque eu vou dar sempre o meu melhor.

ARY NOBREGA
O ponteiro do Sesi-SP, Ary Nobrega, nasceu no dia 10/07/1991, em Recife, Pernambuco. Com 21 anos, Ary gosta de jogar videogame nas horas vagas e assistir a um bom lme de ao ou drama. Na sua lista de favoritos est Forrest Gump. Alm disso, gosta de ler e o livro que ele indica A Cabana. Uma viagem considerada perfeita seria uma praia acompanhada de uma boa companhia, de preferncia, que esta companhia seja sua namorada. Seu plano para o futuro conseguir ter estabilidade nanceira.

QUAL O GNERO DE FILME QUE VOC MAIS GOSTA DE ASSISTIR?


Drama e ao.

SE PUDESSE VIVER UMA HISTRIA, QUAL VOC GOSTARIA DE VIVER?


No lme Sem Limites, com Bradley Cooper.

MUDARIA O FINAL DE ALGUM FILME QUE VOC ASSISTIU E DEIXOU A DESEJAR?


O Dia Em Que A Terra Parou, com Keanu Reeves.

TEM ALGUM FILME QUE EST COM VONTADE DE ASSISTIR E QUE NO CONSEGUIU VER AINDA? QUAL?
Sim, vrios. Com o calendrio da Superliga, no sobra muito tempo para ir ao cinema. Gostaria de ver Django Livre, do Tarantino.

QUAL A GULOSEIMA QUE VOC MAIS GOSTA DE COMER QUANDO EST ASSISTINDO ESTE TIPO DE FILME?
Quando vejo em casa costumo fazer um brigadeiro de panela, no cinema a tradicional pipoca.

PREFERE ASSISTIR EM CASA, SOSSEGADO OU IR AO CINEMA?


Depende do lme. Acho que vale a pena ir ao cinema pela qualidade, ainda mais quando um lme com efeitos especiais.

QUAL A MELHOR COMPANHIA QUE SE PODE TER PARA ASSISTIR ESTE TIPO DE FILME?
Minha namorada.

MENSAGEM DO ARY PARA SEUS FS:


Um abrao para quem me acompanha e gosta do meu vlei e um abrao especial para meu F Clube no Twitter!

SAMARA DE ALMEIDA COELHO


a promessa do voleibol, nasceu em 16/07/1992, em So Paulo, capital. Com 20 anos, atualmente joga na equipe Sollys/Nestl e ponteira. Samara gosta de viajar, e os lugares que ela adoraria conhecer so Amsterd e Roma. Nas horas vagas aproveita para ler livros, na lista dos seus preferidos o espao de Nunca Deixe de Tentar, de Michael Jordan. Falando de msica, a ponteira do Sollys muito ecltica, mas entre suas preferidas est Sorrir, de Chitozinho & Xoror. Nas suas folgas gosta de rever os amigos e curtir a famlia. Seus planos para o futuro so se estabilizar nanceiramente, casar e ter seus lhos.

VOC GOSTARIA DE TER COMPOSTO ALGUMA MSICA? QUAL?


No possuo esse dom.. (risos)

QUAL A BANDA QUE MAIS GOSTA DE OUVIR ANTES DE UMA PARTIDA?


Seu Jorge, porque sua voz me tranquiliza e consequentemente me faz concentrar, e Djavan, por ser a paz em pessoa.

ALGUMA MSICA FAVORITA DESTAS BANDAS?


Seu Jorge: Tive Razo e Djavan: Samurai e J No Somos Dois.

VOC TEM PREFERNCIA POR ALGUM ESTILO MUSICAL? SE FOR MAIS DE UM, QUAIS?
Minha preferncia o MPB e samba de raiz, mas quando se faz parte de um grupo grande de pessoas, voc acaba ouvindo o gosto de todos e acaba gostando de tudo um pouco. Posso dizer que sou sertaneja, pagodeira e at funkeira, s vezes.. (risos)

SE VOC PUDESSE TOCAR ALGUM INSTRUMENTO EM UMA BANDA, QUAL SERIA ESTE INSTRUMENTO E A BANDA?
Tocar violo com Nando Reis seria fantstico! Ser uma das violinistas do Sinfnico do Chitozinho & Xoror tambm no seria nada mal. Eu tambm poderia tocar pandeiro pros mestres Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Arago.. (risos)

QUAIS AS CINCO MSICAS QUE NO PODEM FALTAR NA SUA PLAYLIST?


Sorrir - Chitozinho & Xoror e Djavan | isso a - Ana Carolina e Seu Jorge Ela une todas as Coisas - Jorge Vercillo | Espelho - Diogo Nogueira Por onde andei - Nando Reis

MENSAGEM DA SAMARA PARA OS FS:


Nunca tenha medo de tentar algo novo.

Desculpem-nos pelo transtorno. Espao insuficiente para a grandeza e talento de nossos atletas.

Clique

e conhea nossos clientes.

Assessoria Financeira para Atletas Profissionais www.topconsulting.com.br

VENDESE
Jogador quer vender seu carro Fiat muito antigo. Coloca um papel no vidro do carro com o dizer: VENDE-SE. Um colega do time v o anncio e coloca outro papel embaixo do vidro: DUVIDO.

BRINCADEIRA
O tcnico pergunta a um dos jogadores em teste, em que posio ele jogava. O jogador responde: - Eu brinco nas seis. E o treinador: - Ento voc est no lugar errado. O parque de diverses do outro lado da cidade.

BREAKFAST
Na apresentao de uma equipe masculina em junho, contrataram um jogador canadense para integrar o grupo. No terceiro dia de treinos, pela manh, o estrangeiro fala para os companheiros: - I am going eat my breakfast. Todos os outros jogadores se entreolharam e um perguntou para o colega do lado: - O que breakfast? Sem pestanejar e achando que sabe tudo da lngua estrangeira, responde: - PRETO RPIDO.

ZERO GRAU
A delegao prestes a pousar na Itlia, ouve o piloto dizer: Em 10 minutos estaremos pousando no aeroporto de Roma. A temperatura de zero grau. A jogadora fala para a companheira ao lado: -Graas a Deus, no est quente nem frio.

INGLS DE PRIMEIRA
No aeroporto de Chicago, o supervisor da equipe juvenil, para agilizar porque tinha pouco tempo, resolveu dar s um tipo de comida para toda a delegao. Decidiu que seria risoto de frutos do mar. Quando chegou a comida, um jogador vendo que tinha Polvo no seu prato comentou com o colega de mesa: - Cara, eu no como estas coisas. Eu no falo nada de ingls e como vou trocar este prato sem o chefe saber? O colega querendo ajudar: - Pede para o garom para tirar o Polvo. - E como se fala Polvo em ingls? E o colega sem pestanejar: - Acho que PEOPLE! Mais uma vez foi um prazer contar algumas das histrias engraadas que vivenciei ou ouvi dizer neste longo tempo em que trabalho com o vlei. Abraos!

Rommel Milagres
Preparador Fsico do Minas e da Seleo Infanto Feminina do Brasil. Escritor nas horas vagas.

ESSA CRAQUE
CBV

Thaisa
unanimidade entre a torcida do Sollys/Osasco e lgico entre todos que entendem de voleibol. A fora no ataque desta central de 1,96m nascida em 1987 um dos seus pontos fortes. Jogando no melhor time do Brasil, a central conquistou, j nesta temporada, o ttulo mundial de clubes e, com a seleo, foi campe olmpica. Alm da qualidade no ataque e no bloqueio ela tem um dos melhores saques do mundo, o que causa um verdadeiro desespero em qualquer linha de passe, pois o seu utuante vem literalmente de cima para baixo.

ESSA CRAQUE
UNILEVER

a histria do vlei feminino no Brasil. Presente durante tantos anos na nossa seleo ela j havia parado de jogar prossionalmente e por um pedido especial voltou a defender um time prossional. O comando do tcnico Bernardinho e a dupla formada com a jovem Roberta so os fatores que do condio da craque atuar durante praticamente toda a Superliga. Perfeita tecnicamente e muito experiente taticamente, ela o crebro do time carioca. Completou 43 anos recentemente.

Fofo

ESSE CRAQUE

assustador. Claro que no estamos falando de beleza, essa linha no nossa responsabilidade. Atualmente, os jovens jogadores devem tentar reproduzir os seus ataques pelo Brasil afora, porm as cenas que vemos pela televiso so feitas por um prossional, no devem ser executadas por qualquer um. ELE VOA. No auge sicamente, ele j tem um lugar na seleo e est sendo uma referncia no time do SADA em mais uma temporada. Tem 26 anos, 1,98m e chega aos 3,50m quando ataca.

Wallace

CBV

ESSE CRAQUE

Dante

sempre foi assim. Tranquilo, sereno e na quadra muito eciente. Ele craque no sentido literal da palavra. Quem conhece sabe da facilidade com que ele executa os fundamentos do vlei, muitas vezes parece que ele est brincando de jogar. O atacante do RJX est brilhando nesta Superliga. O jogador, que est no Brasil h dois anos, depois de uma longa carreira internacional, acredita que ainda possvel jogar mais uma olimpada. A torcida do vlei brasileiro total para que ele esteja na seleo do Brasil no Rio em 2016. Est com 32 anos e tem 2,01m.

CBV

SUPERLIGA ATRAINDO MAIS ESTRANGEIROS


O vlei do Brasil vem tendo bons resultados a nvel mundial h pelo menos 20 anos. Esse fator promoveu um crescimento do esporte e uma profissionalizao do mesmo. H alguns anos o sucesso da modalidade gerou uma exportao de talentos para o vlei mundial. Nos anos 90, os principais craques da seleo masculina atuavam, na sua maioria, na Europa, mais precisamente na Itlia. Os investimentos nas equipes nacionais no tinham como se equipararem com os investimentos da Europa. O cmbio tambm favorecia o jogador a atuar no exterior.

Com a criao da Superliga e o aumento da visibilidade no esporte nos ltimos anos, principalmente pelo canal fechado Sportv, os investimentos foram aumentando e com isso as nossas grandes estrelas voltaram a atuar no pas. Hoje aproximadamente 90% dos integrantes das nossas selees principais atuam em casa. O modelo de pontuao que a CBV usa para equilibrar os times (veja a explicao no quadro abaixo) fez como que, no s por opo tcnica, os times importassem bons jogadores de todas as partes do mundo. Com a utilizao de jogadores estrangeiros, a possibilidade de melhorar o time sem somar pontos uma tima opo. O superintendente da CBV Renato DAvila acredita que a chegada de atletas estrangeiros uma questo de mercado. Os clubes brasileiros conseguiram atingir patamares de investimento comparveis aos da Europa. Sendo assim, foi possvel o repatriamento de diversos de nossos jogadores e a contratao de alguns estrangeiros. Quando perguntado sobre a diminuio do espao para os jogadores brasileiros ele argumenta que a nossa poltica , de acordo com os clubes, manter um pequeno limite de jogadores estrangeiros (1 ou 2) por temporada em cada equipe. Entendemos que dentro desse limite no estaremos prejudicando a formao e o amadurecimento dos nossos jogadores. O fator que levou o Brasil, que conhecido no mundo do vlei como um pas formador, a atrair jogadores o atual momento poltico, econmico e de desenvolvimento do pas, naliza ele. Esse o foco principal dessa matria. H algum tempo o modelo das equipes e da competio realizada aqui no Brasil compatvel com os melhores campeonatos do mundo, o que acaba atraindo alguns bons jogadores e tcnicos estrangeiros. Os valores investidos aqui no Brasil competem com os principais pases como, por exemplo, Rssia, Turquia, Japo, Itlia, Azerbaijo ou algum outro pas referncia no vlei como a atual Polnia. Nessa temporada temos jogando na Superliga masculina 5 estrangeiros e na Superliga feminina temos, inscritas, 7 jogadoras. Temos dois tcnicos argentinos dirigindo times mineiros e uma jogadora atuando no circuito BB de vlei de praia. Ou seja, no total so 15 prossionais atuando por aqui, o que signica aproximadamente 5% do mercado de jogadores. O percentual de vagas ocupadas, j que a

CBV permite dois estrangeiros em cada equipe j aumenta para 20% no masculino e 30% no feminino. A confederao permite no masculino, onde temos 12 times na disputa, 24 estrangeiros e no feminino 20 gringas, onde compem a tabela 10 equipes. Comparando o Brasil com a Itlia, que sempre foi o destino para onde a maioria dos nossos craques migrava, o nosso pas ainda tem poucos jogadores importados. Na Itlia o nmero de estrangeiros, somente na liga masculina, est em torno de 70 jogadores, uma mdia de quase 6 estrangeiros por time. Claro que estamos falando de um pas acostumado a vender a ideia de um campeonato com as maiores estrelas do mundo em quadra. Voltando ao mercado nacional, hoje o pas que mais fornece jogadores para o Brasil, tanto no masculino, quanto no feminino Cuba. O projeto poltico do pas mantm os jogadores presos em um mercado interno, o que acaba rendendo pouco dinheiro para os atletas. Em funo disso, Cuba est sendo abandonada pelos jogadores, que cam pelo menos 2 anos sem atuar para poder ter o seu passe livre. Com esse abandono ao pas, os jogadores entram em um mercado mundial e so, pelo menos em termos numricos, os preferidos pelos tcnicos brasileiros. Alm dos cubanos, temos dois jogadores da Europa e outras duas da Amrica do Norte. No vlei de praia, a sueca Karin Lundqvist, a representante estrangeira dentro do universo formado pelos brasileiros. Conhea mais sobre ela em uma entrevista muito legal na seo Vlei de praia.

MODELO DE PONTUAO
A CBV estabelece uma pontuao que vai de zero at 7 pontos. Todos os anos cada time d uma nota para os jogadores, que cam com uma mdia que ser a sua pontuao para a prxima temporada. Cada time tem a possibilidade de montar um time com o mximo de 32 pontos. Os estrangeiros que vem para o Brasil, quando pela primeira vez, tem a pontuao zerada. A partir de agora voc ter a opinio dos principais atletas estrangeiros sobre diversos fatores a respeito do Brasil. Sobre a nossa competio, sobre a estrutura dos clubes, sobre os tipos da escola brasileira e outros detalhes que chamam a ateno aqui no nosso pas.

O que oportunizou a vinda ao Brasil?


A primeira coisa que para mim tudo isso uma grande aventura. Saber que o Z Roberto seria o tcnico do time tambm me ajudou a tomar a deciso de jogar aqui no Brasil.

Quais eram as expectativas e o que est achando do vlei brasileiro?


Eu achava que era um campeonato forte, mas agora com a experincia de jogar aqui eu posso dizer que um campeonato mais forte do que eu estava esperando.

ELISA VASILEVA
AMIL
Jogadora blgara que atua como ponteira. Jovem com apenas 22 anos. Tem o ataque como seu ponto forte. Mede 1,94m e pesa 72kg.

O que tem achado do modelo de competio do Brasil, a Superliga?


Eu estou gostando. O modelo de dois jogos na semana no d muito tempo para descansar, mas eu estou gostando, estou achando muito bom. Eu no tenho problema com dois jogos por semana, tenho s 22 anos. Alm disso, na Superliga feminina existe um equilbrio muito grande, todos podem ganhar ou perder.

Onde mais j jogou?


S joguei na Itlia.

O que tem achado da estrutura dos clubes?


Eu no posso falar sobre os outros clubes, mas aqui na AMIL muito bom, melhor que na Itlia. Ns temos um timo ginsio, academia e moramos perto. Sobre os ginsios dos adversrios, onde ns jogamos, eu achei todos bons. Sempre com torcida, isso timo.

O que pensa sobre a escola do vlei do Brasil?


Eu acho que se joga com menos ttica que na Itlia, por exemplo. L tnhamos que estudar muitas coisas antes do jogo.

Como est sendo a comunicao entre o time?


Est bem agora, no incio todas as companheiras me ajudaram. Quando cheguei, conversava em italiano com as mulheres que j haviam jogado na Itlia e algumas vezes em ingls. Mas busquei aprender rpido o portugus.

Qual a opinio sobre imprensa, arbitragem e torcida aqui?


Eu acho que aqui no Brasil existe um bom espao do vlei na TV e nos jornais, pelo menos mais que na Europa. A arbitragem eu acho boa, mas a minha opinio que deve ser inserido no jogo o uso de imagem. Uma bola pode mudar tudo! A torcida aqui muito legal, quando est a favor incrvel. O importante que o ginsio cheio.

Em sua opinio, qual o ponto forte do jogador brasileiro?


O corao! Eles tm muita paixo quando jogam. Eles tm muita vontade. O comportamento deles no jogo chama a ateno, no desistem nunca.

Tem expectativa de car por aqui por mais tempo? Aprovou o vlei brasileiro?
Tenho sim! Eu tenho vontade de car, se tiver oportunidade.

O que te motivou a jogar no Brasil?


Eu estava jogando na Grcia. Joguei com um brasileiro l e ele me disse que aqui o nvel era muito bom e, principalmente, que o mercado era seguro, correto. O nvel do vlei brasileiro eu j conhecia pela seleo. Eu vim para c para melhorar o meu nvel de jogo.

Quais eram as tuas expectativas com relao ao vlei brasileiro?


Eu sabia muita coisa como, por exemplo, que era um esporte muito adorado pela populao. O trabalho tcnico era bem feito desde as categorias de base, a parte fsica muito valorizada. At agora o vlei brasileiro tem se mostrado muito organizado.

O que voc tem achado do modelo das competies no Brasil?

ROLANDO JURQUIN DESPAIGNE


Jogador cubano que atua como ponteiro. Ele tem um ataque digno dos nascidos em Cuba. Com 26 anos, 2,03m e 103kg garante poder de fogo ao time onde joga.

Eu estou achando muito bom, porm eu penso que poderamos ter mais competies durante o ano. No entendendo por que aqui no temos uma Copa do Brasil. A Superliga poderia demorar mais durante o ano.

Onde j jogou?
Eu joguei alguns anos na Grcia e o restante da minha carreira foi na seleo Cubana.

MEDLEY

O que tem achado da estrutura dos clubes aqui no Brasil?


Aqui na Medley a estrutura muito boa. Aqui d para car tranquilo, jogar tranquilo e pensar somente em vlei.

O que voc acha da escola brasileira?


Eu acho que realmente aqui se tem uma escola, pois os jogadores fazem de tudo muito bem. Os jogadores aqui no s atacam ou sacam, por exemplo, eles so completos. Eu tenho certeza que isso o trabalho com a base.

Como a escola cubana de vlei?


muito boa, l no incio passamos por todas as posies. Quando estamos com mais ou menos 14 anos somos direcionados para uma posio. Se der errado ainda podemos trocar. Eu comecei tarde com 14 anos, mas as aulas para o vlei comeam com 6 ou 7 anos. O modelo de vlei cubano trabalhado em todos os clubes e escolas da mesma maneira. A federao criou um modelo e os tcnicos aplicam em seus locais de trabalho. O modelo muito bom.

Como foi e como est sendo a comunicao com o time?


Eu no tive problema. Eu falo 5 lnguas e aqui temos jogadores que j haviam jogado na Itlia, outros falam ingls, eu falo espanhol tambm. No tive problema. Hoje j falo um portunhol.

O que voc acha do espao que o vlei tem na mdia aqui no Brasil?
Eu acho que muito bom, mas ainda existe espao para crescer mais.

E sobre a arbitragem?
Como em tudo na vida acho que d para melhorar. Acho que os juzes que comandam o jogo em cima precisam conar mais nas suas marcaes. No depender tanto dos auxiliares. Todos precisam car muito atentos, o jogo est muito rpido e uma bola pode mudar o rumo da partida.

O que achou da torcida brasileira?


Eu acho que aqui a torcida apaixonada. Estou gostando muito. A torcida da Medley incrvel, nos ajuda o tempo todo.

Qual o ponto forte do jogador brasileiro?


Eu j falei que eles so completos, na grande maioria. Mas o ponto que mais me chama a ateno que no desistem nunca. Ns cubanos no sabemos jogar atrs.

Pretende car aqui por mais tempo?


Sim, se tiver oportunidade sim. Gostei muito daqui. Eu sempre falo que podemos ser melhores, claro que com certo sacrifcio. esse o meu toque aos leitores! Eu agora sou mais brasileiro do que todos os outros da Superliga, meu lho nasceu aqui, durante esta temporada! Abraos.

O que oportunizou a tua vinda para o Brasil?


O que me trouxe, alm da vontade de atuar aqui, foi o convite do SADA e a negociao do meu empresrio Alessandro Lima.

Quais eram as suas expectativas com o vlei daqui e o que est achando do vlei brasileiro?
As minhas expectativas eram bastante boas. Estou achando o vlei brasileiro muito bom.

O que voc tem achado do modelo de competio do Brasil, a Superliga?

YOANDY LEAL HIDALGO


SADA/CRUZEIRO
Outro canho! O ponteiro cubano vice-campeo mundial em 2010 com a seleo de Cuba muito forte no ataque e no saque. Tem 24 anos, 2m e 104kg.

Eu estou gostando muito de jogar a Superliga. uma tima competio.

Onde mais j jogou?


S tinha jogado em Cuba, por muitos anos, pela seleo nacional.

Como voc v o seu time?


muito bom, todos temos o mesmo objetivo, de ser cada dia melhores, alm de sermos bons companheiros.

O que pensa sobre a escola do vlei do Brasil?


Acho que os brasileiros so muito bons no passe e na defesa. Outro fator que no desistem nunca.

Como est sendo a comunicao entre o time?


No incio foi bem difcil, mas com o tempo as coisas foram melhorando e hoje est muito bom.

Qual a opinio sobre imprensa, arbitragem e torcida aqui?


Eu acho que a TV mostra bastante jogos. Sobre os rbitros, acho que podem melhorar. A torcida, a nossa torcida do Cruzeiro, muito boa. Eu co muito feliz de jogar para essa torcida.

Tem expectativa de car por aqui por mais tempo? Aprovou o vlei brasileiro?
Sim, eu tenho mais um ano de contrato com o SADA/CRUZEIRO. Quero car por mais tempo aqui, pois temos um timo campeonato, de alto nvel. Atuando nesse nvel posso melhorar ainda mais o meu jogo.

Quais os motivos que te trouxeram ao Brasil?


Eu queria muito jogar em uma liga de alto nvel, achei que teria isso no Brasil e por esse motivo estou aqui.

Quais eram as tuas expectativas com relao ao vlei do Brasil e o que tu projeta para o futuro?
Eu sabia que o nvel era muito alto e eu acho que isso s tende a aumentar no futuro. Um parmetro so as selees do pas que sempre tem timos resultados pelo mundo.
CBV

Por onde j jogou alm da Repblica Tcheca?

FILIP REJLEC
VIVO/MINAS
Jogador tcheco que est na segunda temporada aqui no Brasil. Um oposto eciente nos nmeros e muito bom tecnicamente. Tem 31 anos, 1,97m e 85kg.

Alm do meu pas, eu joguei alguns anos na Frana.

O que achou da estrutura do Minas?


Eu acho a estrutura tima, temos tudo o que precisamos para desenvolver o melhor no clube. um timo clube.

O que acha da arbitragem e das torcidas?


Acho a arbitragem boa. Sobre as torcidas, posso armar que so as mais vibrantes que eu conheo.

Qual o ponto forte do jogador brasileiro?


Eu acho que a parte fsica, esto sempre muito bem sicamente.

Est gostando daqui? Pretende car por mais tempo?


Eu pretendo sim, gosto muito daqui.

FIVB

O que oportunizou a vinda ao Brasil?


Hoje a Superliga uma das quatro ligas mais importantes do mundo, foi isso que me motivou a vir jogar no Minas.

Quais eram as expectativas e o que est achando do vlei brasileiro?


Esperava um vlei muito potente, sobretudo em ataque e saque. Armo que uma das ligas mais competitivas do mundo porque voc pode ganhar e perder de qualquer time.

O que tem achado do modelo de competio do Brasil, a Superliga?

RODRIGO QUIROGA
Jogador argentino que atua como ponteiro. Tem 26 anos e uma longa carreira internacional. Tem como seu ponto forte a qualidade e o equilbrio nos fundamentos. Mede 1,90m e pesa 78kg.

Acho muito bom o sistema de dois jogos por semana. Estava acostumado a jogar s um jogo por semana na Europa, desse jeito a semana ca muito longa.

VIVO/MINAS

Onde mais j jogou?


Joguei cinco anos na Itlia e um ano na Grcia.

O que tem achado da estrutura dos clubes?


As estruturas acho que so muito boas, principalmente a estrutura do Minas, que uma das melhores que eu conheo no mundo intero. O Minas um clube impressionante e estou muito contente por jogar aqui.

O que pensa sobre a escola do vlei do Brasil?


A escola sem dvida alguma a primeira do mundo em formar jogadores. Acho que por isso que Brasil ganhou tudo nos ltimos 11 anos.

Como est o trabalho em equipe?


O time timo, um grupo de jogadores muito prossional e tambm so pessoas muito boas. Isso muito importante para trabalhar.

Qual a opinio sobre imprensa, arbitragem e torcida aqui?


Acho que a imprensa faz um trabalho timo, sempre focado em todos os times e jogadores, acho isso legal. A arbitragem sempre foi muito correta, no tenho muito para falar dos rbitros, esto fazendo um timo trabalho. A torcida do Clube muito importante pra ns, eles motivam a gente para tentar ganhar todos os jogos, eles so o stimo jogador na quadra.

Em sua opinio qual o ponto forte do jogador brasileiro?


Acho que o brasileiro muito forte no ataque, sempre os jogadores brasileiros atacam muito bem. Mas resumindo, o brasileiro sabe jogar muito bem.

Tem expectativa de car por aqui por mais tempo? Aprovou o vlei brasileiro?
Eu gostaria de permanecer aqui no Brasil muitos anos, vamos ver se consigo isso. Acho a Superliga muito competitiva e de altssimo nvel, gostaria muito de car.

ENTREVISTA COM

MARCELO MENDEZ
O que os jogadores pensam sobre o nosso vlei no momento atual importante, porm a anlise do tcnico campeo brasileiro com passagens pelo vlei da Itlia, da Argentina e da Espanha fundamental. Com esse objetivo, trazemos para vocs o que pensa o tcnico argentino Marcelo Mendez sobre diversos fatores a respeito do nosso vlei. Marcelo tcnico do time do SADA/CRUZEIRO, est na sua quarta Superliga e o atual campeo da competio, alm de vice-campeo do Mundo com a equipe mineira.

O QUE TE TROUXE PARA O BRASIL?


Eu estava j h algum tempo na Espanha, com a seleo e com o clube. A situao no estava muito boa e minha vontade era de voltar a ficar mais perto da famlia. Sempre me entusiasmou trabalhar com o vlei brasileiro, um vlei campeo do mundo, campeo olmpico e com jogadores muito bons tecnicamente.

SEMPRE ACOMPANHOU O VLEI BRASILEIRO?


Sim, sempre acompanhei. Desde o tempo que era jogador, fui central, e joguei no vlei argentino e na srie A2 da Itlia. Na primeira equipe que eu comandei aqui no Brasil, que foi Montes Claros, e tambm no incio no SADA/Cruzeiro, os jogadores ficavam impressionados com o conhecimento que eu tinha de todos os jogadores e do vlei brasileiro. Antes de vir para o Brasil tive a oportunidade de trabalhar com muitos jogadores brasileiros, como o oposto Bob, com o ponteiro Digo, o central Levi, entre outros.

CBV

EM SUA OPINIO, O VLEI JOGADO AQUI NO BRASIL, PELOS CLUBES, TEM DIFERENA DO VLEI DO RESTANTE DO MUNDO?
Sim, tem diferena. Tem muita diferena. Eu creio que o jogador brasileiro muito mais completo do que outros jogadores. Aqui eu peo um saque flutuante para qualquer jogador, de qualquer posio para qualquer direo e eles executam muito bem. Em outros lugares isso mais difcil.

QUAIS ERAM AS TUAS EXPECTATIVAS COM RELAO AO VLEI BRASILEIRO E O QUE EST ACHANDO?
Eu gosto muito daqui. Sabia e agora afirmo que aqui os jogadores gostam de trabalhar, o que muito difcil na Europa. Na Europa tive a oportunidade de trabalhar com grandes jogadores, mas aqui esta vontade de trabalhar facilita a vida do treinador. A disposio que tem o jogador brasileiro para trabalhar impressionante em relao aos outros.

VOC ACHA QUE ESSA HABILIDADE VEM DA BASE DA ESCOLA BRASILEIRA?


Sim, isso o trabalho com a base. No posso afirmar agora, mas grande parte dos jogadores que hoje tm 30 anos foram muito bem trabalhados na base. Estes jogadores so muitos completos. Porm agora, nestes 3 anos e pouco, j recebi alguns garotos que esto aparecendo com algumas deficincias que at ento no havia encontrado. Acho que a grande diferena do Brasil para os outros pases isso, aqui os jogadores so completos. Quando o jogador bom tecnicamente, fica mais fcil de trabalhar taticamente.

O QUE VOC ACHA DO MODELO DE COMPETIES DE CLUBES AQUI NO BRASIL?


Eu gosto desse modelo. Eu gosto da Superliga, mas acho que ela deveria ocupar mais tempo. Deveriam dar a ela ainda mais importncia. Aqui temos um perodo muito longo de seleo e um perodo muito curto de Superliga. A Superliga muito forte, mas deveria comear antes. Isso seria bom tambm para o patrocinador. Para que quem esteja investindo no esporte fique mais tempo aparecendo. Poderamos fazer torneios nacionais tambm.

NO SADA/CRUZEIRO E NOS OUTROS TIMES AONDE VO PARA JOGAR, COMO VOC V AS ESTRUTURAS AQUI NO BRASIL?
A nossa estrutura muito boa, mas os ginsios precisam melhorar. Na Europa, nas principais ligas, os grandes jogos so feitos em ginsios melhores do que os daqui. Porm, quanto estrutura de trabalho dos clubes brasileiros eu acho que esto melhores ou pelo menos iguais aos clubes europeus. No nosso clube temos tudo: temos o ginsio para treinar, temos academia, temos fisioterapia, temos restaurante. E encontrar tudo isso em algum clube pelo mundo muito difcil. Na Europa tem a academia em um lugar, treina em outro e joga em um ginsio diferente.

O QUE ACHA DO MODELO DO VLEI BRASILEIRO? COMO TRABALHA COM SEU TIME?
Eu acho que o jogador brasileiro trabalhou durante muito tempo na repetio para chegar perfeio tcnica. Na Itlia, por exemplo, existe outra cultura de trabalho. Eu acho os jogadores timos tecnicamente. Eu trato de incorporar questes tticas, que aprendi na Europa, no meu time, mas que no atrapalhe o desempenho tcnico dos jogadores.

COMO VOC CONSTRI UM TIME PARA TER SUCESSO AQUI NO BRASIL?


Eu quero jogadores que joguem bem. No me adianta muito um monstro que ataque forte. Quando tenho um jogador tecnicamente bom, todos os demais fatores ficam muito mais fceis de serem trabalhados. Ter jogadores muito segmentados, mesmo que no vlei exista a especializao das funes, eu acho que dificulta o desenvolvimento da equipe. Os jogadores que tm esse desenvolvimento tcnico me permitem criar um jogo ttico mais rico.

ALGUM OUTRO FATOR CHAMA A TUA ATENO AQUI NO BRASIL?


Uma coisa importante aqui a quantidade de profissionais em cada comisso tcnica. Na Europa isso no normal. O tcnico que contratado tem que fazer praticamente tudo. O normal ter uma pessoa da prpria cidade, que gosta de vlei, para ajudar em todos os assuntos. Aqui temos gente disposta a trabalhar para o vlei.

RFEVB

COMO FOI A COMUNICAO COM O TIME NO INCIO E COMO EST SENDO ATUALMENTE?
Foi e boa. Eles me compreendem bem. Entendem o meu portunhol. Quando existe alguma dvida paramos e esclarecemos logo as coisas.

O QUE ACHA DAS TORCIDAS?


O meu time privilegiado. Temos o apoio da torcida fantica do Cruzeiro. Eu acho tambm que estamos no principal estado brasileiro com relao paixo pelo vlei. Os mineiros gostam muito de vlei.

QUAL A TUA EXPECTATIVA PARA O FUTURO?


Eu quero muito continuar aqui. Gostaria de ficar muito tempo. Me sinto bem aqui!

O QUE ACHA DA IMPRENSA? DO ESPAO DO VLEI NA MDIA AQUI NO BRASIL?


Eu acho que temos um timo espao, ocupamos um bom espao na televiso. O nico problema que eu vejo que este perodo de exposio muito curto. Ficamos 6 meses treinando para aparecer 3 ou 4 meses. Se fosse patrocinador, iria querer muito mais espao, claro que sem atrapalhar a seleo.

QUEM O MARCELO MENDEZ FORA DAS QUADRAS?


Um cara muito famlia, motoqueiro e que l muito.

VOC ACHA QUE PODERAMOS TER ALGUM EVENTO DIFERENTE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE CADA TEMPORADA?
Eu acho que sim. Alguma copa. Algo mais festivo. Que poderia ser melhor comercializado. Temos um bom exemplo na Itlia, com a Copa de l. A quadra fica com as cores da bandeira italiana e cheia de patrocnios. Aqui poderamos fazer a mesma coisa. Imagina uma quadra verde e amarela em um grande evento. Seria muito bom! Quem sabe at paralelamente a Superliga, que se define em duas ou trs semanas. Isso daria mais tempo de exposio aos times e ao vlei.

O QUE ACHA DA ARBITRAGEM AQUI NO BRASIL?


Eu acho que isso difcil. Falta profissionalismo. Penso que precisam de mais ajuda. O jogo est muito veloz. Precisam usar a imagem para ajudar nas decises. Mas no pode ser como na Polnia, que pode pedir este auxlio a todo o momento. Acho que o ideal seria como no tnis.

ENTREVISTA COM

KARIN LUNDQVIST
Continuando com a busca pelos gringos que atuam por aqui, conra a seguir uma super entrevista com a sueca Karin Lundqvist, que atua no Circuito Banco do Brasil, ou seja, no campeonato brasileiro de vlei de praia. Ela tambm faz parte do grupo de estrangeiros que atuam no pas.

QUANDO SURGIU A PAIXO PELO VLEI E COMO VOC SE TORNOU ATLETA?


Quando eu tinha 6 anos de idade minhas duas irms mais velhas comearam a jogar vlei. Resolvi seguir os seus passos e acabei me apaixonado pela modalidade como o passar do tempo.

QUE LEMBRANAS VOC TEM DO INCIO DE SUA CARREIRA?


As memrias mais fortes so do trabalho construdo em equipe. Via nos olhos das minhas companheiras de treino uma grande vontade de crescer atravs do esporte. Joguei durante quatro anos nos Estados Unidos, quando estudei na Universidade do Hava, e vi o quanto o voleibol de quadra forte e pode construir uma base slida para qualquer atleta.

QUE PROFISSO VOC SEGUIRIA CASO NO SE TORNASSE JOGADORA DE VLEI?


Sou formada em Cincias Biolgicas Marinhas, mas, se no tivesse me tornado uma atleta profissional, teria estudado Medicina. Sempre quis de alguma forma ajudar ou at mesmo salvar vidas. Entretanto, escolhi a Biologia devido beleza inconfundvel e fenomenal do Hava.

QUAIS FORAM AS MAIORES DIFICULDADES QUE VOC ENCONTROU PARA SE TORNAR UMA ATLETA?
Ainda muito jovem tive duas leses seguidas. Primeiro rompi o ligamento cruzado do joelho direito e um ano depois, o do esquerdo. Entretanto, minha paixo pelo vlei me fez forte o suficiente para superar essas dificuldades e retornar, com o apoio da famlia, para o esplndido mundo do voleibol.

QUAIS FORAM AS PESSOAS MAIS IMPORTANTES AO LONGO DE SUA CARREIRA?


Minha famlia e meu marido/treinador Wesley Pinheiro sempre foram meus maiores alicerces ao longo da minha carreira.

COMO VOC LIDA COM O CALOR DA TORCIDA DURANTE UMA PARTIDA?


O vlei de praia no Brasil um esporte muito forte e j vem formando campees por muitos anos. Enfrentar os melhores times do mundo sempre muito emocionante. A torcida no Brasil no leiga, entende da modalidade e participa ponto a ponto fazendo uma grande festa. Hoje, me sinto em casa e tenho conquistado o carinho de muita gente de diferentes cidades por onde o Circuito Banco do Brasil realizado.

A ALIMENTAO E O ESTILO DE VIDA INFLUENCIAM NO RENDIMENTO DE UM ATLETA?


Com certeza. O vlei de praia muito desgastante, o nvel tcnico das atletas muito alto, fazendo de cada jogo uma batalha. Se voc no mantiver uma dieta regrada e uma forte fonte de suplementao, voc provavelmente no conseguir acompanhar o ritmo do alto nvel. O alto rendimento depende de alimentao, treino e descanso.

olimpadas do Rio de Janeiro. Irei ficar na torcida para que todos que esto l faam o seu melhor. E no tenho dvida que faro. Treino e jogo contra elas o ano todo e sei o quanto se dedicam e superam sacrifcios para representarem sua nao. O Brasil estar muito bem representado por qualquer que seja a dupla em 2016.

O QUE TORNA O CIRCUITO BANCO DO BRASIL UM DOS MELHORES CAMPEONATOS DO MUNDO?


um conjunto de fatores. O presidente Ary Graa, levou o vlei brasileiro para um nvel muito profissional, a organizao dos torneios impecvel. Existem atletas que treinam o ano todo em alto nvel e profissionais das mais variadas formaes (mdicos, fisioterapeutas, preparadores fsicos, psiclogos e outros) envolvidos.

E FORA DA QUADRA, QUAIS SO SEUS HOBBIES?


Eu amo a natureza! O Brasil lindo e rico em belezas naturais de tirarem o flego. Adoro manter contato com a natureza, estar e compartilhar momentos com minha famlia e viajar para conhecer novos lugares.

QUAL SUA OPINIO SOBRE TRABALHOS SOCIAIS LIGADOS AO VLEI?


Acho fantstico. A CBV (Confederao Brasileira a de Voleibol) vem trabalhando nesta rea atravs do o projeto Viva Vlei que conta com a participao de vrios os atletas da praia e da quadra para disseminar para ara os jovens do Brasil novas oportunidades em detrimento mento da prtica do voleibol.

QUAL A SUA META DAQUI PRA FRENTE?


A meta sempre evoluir. Tentar tornar-me uma jogadora e um ser humano melhor a cada ano.

VOC TENTAR JOGAR OS JOGOS OLMPICOS NO RIO2016 6 DEFENDENDO AS CORES DO BRASIL OU DA SUCIA?
O Brasil a maior fora do vlei de praia no mundo. ndo. Quem no queria fazer parte disso? Seria uma honra. se Mas o Brasil tem um grande celeiro de jogadores a CBV j vem trabalhando com algumas duplas as

COMO SER A NICA ESTRANGEIRA JOGANDO O CIRCUITO BANCO DO BRASIL? EXISTE DIFERENA PARA AS OUTRAS ATLETAS?
Confesso que foi difcil no incio, mas ganhei o respeito e o meu espao com muito suor. Comecei do zero, foi tudo passo a passo, passei por todas as etapas sem pular nenhuma e entrei no ranking das sete melhores recentemente. Com isso, as jogadoras me tratam respeitosamente. Sinto-me muito a vontade e feliz de fazer parte do Circuito Banco do Brasil com tantas estrelas do esporte. Mas isso tudo s foi possvel por conta do Presidente Ary Graa. Sou muito agradecida por ele me deixar exercer minha profisso de atleta de Vlei de Praia. Hoje, com alguns resultados, simples dizer que tenho um nvel de jogo competitivo com as demais atletas do circuito, mas o Ary Graa teve essa viso h trs anos e agradeo imensamente a ele por isso.

CONCORDA QUE O VLEI BRASILEIRO O MELHOR DO MUNDO?


No existe nenhum lugar no mundo com o profissionalismo que existe aqui no Brasil. H uma estrutura fsica muito boa, um conhecimento do esporte grandioso e atletas com determinao e superao gigantesca. Com todo esse suporte no poderia ser diferente, o Brasil vem dominando na quadra e na praia nas ltimas dcadas. SIM O VLEI DO BRASIL O MELHOR.

QUE DICA VOC DARIA PARA QUEM DESEJA SER UM VENCEDOR NO VLEI?
Coloque seus objetivos em mente, treine forte e coloque muita paixo naquilo que voc faz. Nunca deixe ningum duvidar que voc capaz de realizar seus sonhos e objetivos.

CBV

Do sol, somente aquilo que faz bem


NOVA EMBALAGEM AEROSOL

dahuer.com.br

PERDENDO MAIS CALORIAS NO TREINO DE VLEI


O vlei o nosso esporte e amamos bater uma bolinha quantas vezes por semana nossos compromissos permitirem. Melhorar o condicionamento fsico, a fora, a agilidade, entre outras caractersticas, todos ns sabemos que o vlei melhora. Mas como podemos melhorar o gasto calrico e, com isso, ajudar no processo de emagrecimento? Com esse objetivo, consultamos um preparador fsico experiente, que dar uma explicao sobre o tipo de atividade que o vlei e depois algumas dicas que, se implementadas no treinamento, podero ajudar no gasto calrico. Com a palavra o preparador fsico do time do RJX e da seleo brasileira juvenil, Filipe Costa. O Sistema Anaerbio o predominante no voleibol. Considerando os estmulos especcos da modalidade, os saltos e os deslocamentos rpidos de curta durao e alta intensidade. Temos 2 tipos de capacidade anaerbia: A Anaerbia Altica: sem a produo do cido ltico, com durao de 5 a 10 segundos, que ocorre durante as aes de um rally simples, decidido no primeiro ataque. A Anaerbia Ltica: com a produo do cido ltico, com durao de at 40 segundos, que ocorre durante as aes em que temos um rally mais demorado na partida. Porm, no podemos eliminar o Sitema Aerbio no processo evolutivo do trabalho. A sua contribuio vem direcionada ao recebimento e ao suporte da carga de treinamento e da manuteno do rendimento ao longo do trabalho, que pode variar de acordo com o objetivo

tcnico e estabelecer um processo de recuperao entre as sesses de treinamento e tambm entre as partidas. O treinamento aerbio bom para o desenvolvimento do sistema cardiovascular. Ele permite que os atletas se recuperem de atividades de alta intensidade e ajuda na capacidade de aumentar o nmero de repeties exigidas durante o processo de treinamento. importante levar em considerao durante este processo a especicidade do treinamento, a solicitao dos grupamentos musculares exigidos pelo desporto e com isso criar exerccios voltados ao voleibol. Veja a seguir algumas dicas de treinamentos anaerbico e aerbico que vo melhorar a capacidade fsica de qualquer atleta. Melhorando a condicionamento voc poder executar por mais tempo os exerccios que daremos nfase no nal da matria.

Para o treinamento anaerbio, usamos exerccios intervaldados, que, como o nome diz, deve intercalar estmulos de movimentao com perodos de recuperao por um determinado tempo.

ALGUMAS CONSIDERAES IMPORTANTES SOBRE ESTE TIPO DE TRABALHO SO: Avaliar o tempo de estmulo com um tempo de recuperao eciente; Controlar a intensidade de execuo; Quantidade de estmulos em cada treino.

OBSERVE ABAIXO UM MODELO SIMPLES DE TRABALHO DE DESOLCAMENTO POSSVEL DE SER EXECUTADO EM TREINAMENTOS NA QUADRA

Colocar 4 cones e, partindo do centro, deslocar variando as direes e sempre passando pelo ponto de partida. Pode-se usar algumas indicaes, como por exemplo: direita trs , esquerda frente Durao: 20 Intervalo: 40 Estmulos: 5x
CBV

Deslocamento lateral, podendo realizar uma manchete nos cones laterais. Durao: 20 Intervalo: 40 Estmulos: 5x

Cone Verde: deslocamento lateral. Cone Vermelho: deslocamento frente/ trs e sair em velocidade mxima at o fundo de quadra. Estmulos: 5x cada um Intervalo: 2x tempo de durao

J com o objetivo de treinamento aerbio, que serve como suporte para conseguir desenvolver atividades por mais tempo e melhorar a recuperao entre os treinos, o foco so exerccios contnuos de mdia durao, como corrida ou bicicleta, por exemplo. Porm, com criatividade, o tcnico, juntamente com o preparador fsico, podem desenvolver exerccios com bola que mantero os jogadores em atividade por perodos maiores, como 20 a 30 minutos e com uma frequncia cardaca prxima a de uma corrida. Este tipo de treinamento pode ser inserido durante o prprio processo de aquecimento para a atividade principal. Um bom aquecimento fundamental. Ele tem como objetivo preparar a musculatura para receber os estmulos especcos da modalidade, reduzindo

o aparecimento de leses que podem interromper o processo evolutivo do trabalho. Durante este processo de aquecimento, devemos inserir o trabalho de exibilidade especca e geral, com a inteno de trabalhar a musculatura que ser exigida. Depois desse alongamento inicial que indicamos esse tipo de exerccio, que ajudar muito no incio do treino e no processo de emagrecimento, pois de mdia intensidade e, se necessrio, pode ser mantido por um tempo mais longo de execuo. Alguns exerccios contnuos que podem entrar neste processo evolutivo da capacidade aerbia e do prpio aquecimento so: corridas de mdia durao, bicicleta e, principalmente, exerccios com bola, especcos do vlei, com intensidade moderada e com mdia durao.

Descrevo a seguir uma sequncia de movimentaes com durao de 3 minutos em cada exerccio. Essa srie j ajudar bastante no gasto calrico na parte inicial do treino.
Exerccio 1
Grupo de 3 jogaodores com uma bola executando toques com movimentao de seguir a bola. Usar uma distncia ideal para a sua categoria. Com prossionais esta distncia de 9m.

Exerccio 2
Ainda em trios. Executar um toque longo e na sequncia deslocar para pegar uma largada do companheiro. O jogador que fez a largada executa um toque longo at o lado oposto fazendo a cobertura. Manter a sequncia por 3 minutos.

Exerccio 3
Ainda em trios executar um ataque para o companheiro. Depois do ataque fazer um levantamento para o companheiro que defendeu e trocar de lado. Quem defendeu ataca a prxima dando sequncia ao exerccio.

Exerccio 4
2 grupos de atletas (de 3 a 6) localizados nas posies 2 e 4. Executar um toque para o fundo da quadra, devolver de manchete para o prximo. Aps a manchete fazer uma defesa. Quem fez o ataque recomea o exerccio.

Exerccio 5
Dois grupos nas posies 1 e 5. O objetivo deste exercicio deixar a bola sempre dentro da zona de ataque. Sempre com manchete o jogador desloca do fundo e executa a manchete para cima, quando este executar o prximo deve sair do fundo da quadra.Execuo o mais prximo da rede o ideal.

Exerccio 6
4 grupos de 3 atletas localizados nas posies 1 e 5 de cada lado da quadra. O objetivo do exercicio fazer ataques controlados e direcionados por cima da rede em paralela. O jogador que atacou passa por baixo da rede e faz o levantamento do outro lado da quadra. Este o primeiro exerccio que ter salto e vai preparar o atleta para a parte principal do treino.

Aps a fase de exerccio, comea a parte principal do treino. Com o obejtivo de aumentar o gasto calrico devemos incrementar o tempo de execuo do rally. Para fazer isso indicamos a insero de bolas extras durante o jogo. Ao invs de o rally durar at o ponto nal, o tcnico coloca mais bolas em jogo, sem descanso para os atletas. Dessa forma o treinamento exigir mais de cada um.

Aliado ao processo de emagrecimento, no podemos deixar de ressaltar a importncia de uma dieta saudvel e equilibrada. A alimentao est diretamente ligada e tem total inuncia no desempenho durante o treinamento. nela que encontramos os nutrientes necessrios para manuteno, desenvolvimento e recuperao do trabalho. Bons treinos! FILIPE COSTA
Preparador Fsico do RJX e da Seleo Brasileira Juvenil Masculina

CAMPE
Ol leitores da revista VOLEISHOW! Nesta edio eu vou escrever para vocs sobre defesa, que, na minha opinio, um dos fundamentos mais importantes e prazerosos. A defesa, que trabalha na maioria das vezes junto com o bloqueio, faz parte de uma guerra de estratgias dos treinadores e dos atletas dentro das partidas. possvel atravs deste fundamento bem desenvolvido, transformar um time altamente competitivo sem ter jogadores altos como exigem os padres internacionais. Temos como um bom exemplo o time do Japo. Amo v-las jogando. Uma equipe completamente fora dos padres, mas que atravs do seu sistema defensivo, torna-se difcil de ser batida. Quando comecei a jogar, ainda no existia o Lbero. meus amigos, por incrvel que parea, um dia fui atacante! Graas a um Japons, que no sei exatamente o seu nome, que criou essa posio e me deu a oportunidade de jogar prossionalmente e realizar todos meus sonhos. Desde pequena amava os treinos de defesa, era completamente envolvida por este sistema que nos faz pensar a todo o momento e a tentar surpreender os atacantes antevendo e tentando se posicionar de maneira ecaz em cada jogada. Pra mim, posicionamento e leitura so fundamentais em um defensor. Alem claro de ter prazer, precisa tambm de uma dose de coragem! Defesa pode denir uma partida. Por isso a maioria dos treinadores procura ter muita ateno e

TOQUE DE

dedicam muitos treinos ao sistema defensivo, que consiste numa harmonia entre bloqueio e defesa. fundamental a comunicao entre os bloqueadores e defensores. E quando isso funciona bem, ca bonito de ver! Outra coisa importante que essa sintonia tem que funcionar como um jogo de xadrez. Nem sempre o bloqueio consegue ler o levantador adversrio e a defesa precisa suprir essa suposta nta que o bloqueador leva. Um bom sistema defensivo pode dar ao bloqueador a chance de escolher qual atacante priorizar num determinado momento. Por isso sempre muito importante essa comunicao. Fico sempre atenta informao dos bloqueadores, assim como da comisso tcnica, que tentam montar suas estratgias a cada jogada. Procuro treinar muito. Dia a dia me dedicando a melhorar, a aperfeioar minha leitura e o posicionamento pra contribuir com meu time. No mole tomar pancada a toda hora, mas a nica maneira de evoluir treinar, treinar e treinar! isso galera! Espero ter plantado em vocs a sementinha do prazer em ver um bom sistema defensivo e explicado um pouco o quanto importante a defesa para tornar a equipe competitiva! Bons treinos e bons jogos. Beijos Fabi.

FIVB

MEU TREINADOR

JOGANDO PARA O TIME


Nessa nova oportunidade de escrever, quero passar algumas noes sobre como melhorar o rendimento coletivo da equipe. No podemos negar que o vlei deve ser um dos esportes mais coletivos que existe, anal somente no saque que podemos agir independentemente de qualquer companheiro. Com isso claro na sua cabea, o importante saber como desenvolver um modelo coletivo eciente. O ponto principal est na organizao de todas as fases do jogo. Em todos os fundamentos jogamos juntos com os nossos companheiros. No complexo 1, que compreende o sistema ofensivo, que comea com o passe, seguido do levantamento e do ataque temos alguns pontos importantes a serem observados, como: No passe: em cada time existem os jogadores com as maiores responsabilidades para cada setor e so estes jogadores que devem liderar a organizao que citei no primeiro pargrafo. No caso do passe, o lbero e, possivelmente, um dos ponteiros so quem tm as maiores responsabilidades. Partindo desse conceito, como podemos agir para sermos ecientes no passe? Acho que o conhecimento das possibilidades de saque do adversrio e as virtudes de passe devem estar muito claras na cabea dos responsveis pelo setor. A partir disso, o principal para o sucesso compor uma linha de passe concentrada e bem posicionada. Os demais jogadores no podem se eximir da responsabilidade de passe, pois a bola pode tocar a rede ou ser sacada direcionada em algum setor muito especco. Quanto maior o nvel do jogo, maior so as possibilidades de variao. No levantamento: no preciso nem dizer quem o responsvel pelo setor. Muitas vezes a falta de personalidade acaba fazendo com que o desenvolvimento coletivo dessa parte no seja bem desenvolvida. Como isso pode acontecer? Quando os atacantes direcionam o(a) levantador(a) a executar o levantamento. Quando isso acontece, o responsvel pelo levantamento perde o controle coletivo do sistema. E como o(a) jogador(a) joga coletivamente? Ele joga principalmente usando o(a) central para executar uma nta e enganar o bloqueio do adversrio. O(a) central em momento nenhum pode diminuir o ritmo se no estiver atacando, pois assim estar jogando contra o sistema coletivo.

de passe. Neste caso, as possibilidades de ataque e de velocidade no levantamento diminuem, facilitando o bloqueio. Para isso, direcionar no pior passador(a) o ideal. No bloqueio: esse setor comandado pelo central. Ele estabelece uma estratgia coletiva para a execuo das aes em cada ponto. Essa organizao acontece devido a um estudo prvio do time adversrio e tambm de acordo com a experincia e leitura do jogo pelo central. A partir da ordem do central, o time, quando disposto e concentrado para cumprir a estratgia e com uma boa tcnica de bloqueio, aumenta as possibilidades de sucesso. A opo de gerar amortecidas interessante para o time e, quando acontece, mostra o esprito de grupo do sistema. Na defesa: est coletivamente ligada ao bloqueio. Um fundamento facilita e completa o outro. A rea ser diminuda pelo bloqueio e preenchida pela defesa. Organizao a partir do conhecimento do setor pelo lbero imprescindvel. Um fator que mostra um descomprometimento com o grupo quando um defensor usa a seguinte frase aps um erro de defesa: eu no achei que viria em mim. isso mesmo que acontece. Para o sucesso, no podemos estar desatentos, temos que achar que a bola vir sempre em nossa direo. Estando alerta para a defesa, podemos tambm dar continuidade em uma defesa de um companheiro. O posicionamento de defesa pode gerar o erro coletivo do sistema. Um grande problema acontece quando os defensores cam na mesma linha e, com isso, no conseguem defender uma bola que passa entre os jogadores. Por isso deve-se caprichar no deslocamento e tambm ter uma boa noo de espao dentro da quadra. Era isso pessoal. Jogamos um esporte com mais 5 companheiros, temos 3 toques para produzirmos o ponto e necessariamente precisamos nos organizar coletivamente para vencer. O primeiro ponto estimular e respeitar os lderes de cada sistema, anal dois caciques no podem comandar a mesma tribo! Denido isso, o que resta treinar muito e prestar ateno durante o jogo. Boa sorte!

No ataque: mesmo que o ataque, no seu momento de nalizao parea ser um ato isolado, podemos agir coletivamente. O principal aqui ter conscincia das possibilidades de sucesso. Quando tudo aconteceu de maneira perfeita at aqui, muito provavelmente o ataque estar bem posicionado para matar o ponto. Porm, o caminho em algumas situaes no perfeito. Neste caso, devemos agir pensando no time, agir coletivamente. No tendo a opo de nalizar o ponto, o(a) atacante deve evitar o erro, buscar novas possibilidades, como por exemplo, usar o bloqueio do adversrio para gerar um novo ataque eu dar uma largada na quadra do adversrio para que o time busque o bloqueio e quem sabe um contra-ataque. J no complexo 2, que compreende do saque at a defesa, passando pelo bloqueio podemos agir ainda mais em grupo. No saque: o ato isolado de sacar muitas vezes no produtivo para a equipe. Tirando os casos especcos de saques ponto, um saque qualquer pouco ajuda o time a obter sucesso. Neste caso, devemos sacar pensando em facilitar o nosso bloqueio. O primeiro detalhe conseguir, com o saque, tirar um dos atacantes da funo. Isso pode acontecer com um saque curto, por exemplo. Outra maneira de excluir atacantes conseguir uma quebra

CBV

MARCEL EICKHOFF MATZ

ESTRATGIAS PARA O ENSINO DA


Hoje, em sua sesso de treino, dia de ataque? Treinadores aproveitem! O ataque o fundamento mais atrativo e preferido da maioria de seus atletas. A motivao provavelmente estar l em cima. Porm, cuidado, a cortada (tcnica mais utilizada para atacar) no um movimento natural do ser humano. Naturalmente ns aprendemos a caminhar, correr e saltar, mas sair cortando bola por a, no. Os movimentos de brao e perna especcos da tcnica de cortada devem estar bem automatizados e coordenados. No fcil. Especicamente na coordenao de brao, certique-se de que a tcnica est perfeita. Frases como: Flexione o cotovelo fazendo com que o punho passe perto dos olhos para que voc possa olhar s horas ou Imite o movimento como se voc estivesse tentando acertar a bola com um arco e echa juntamente com a sua demonstrao tem bons resultados com crianas e iniciantes. Os jovens, dependendo da forma com que essas frases forem colocadas, podem achar um pouco infantil, mas te garanto, eles vo lembrar quando precisarem. Para que esse movimento seja automatizado, vo ser necessrios muitos treinos. A sua pacincia pode chegar ao limite, porm, respire fundo. Iniciar praticando com a bola, ou um alvo qualquer esttico, certamente ser mais fcil. Deixe a coordenao espao-temporal para mais tarde. Pendurar alvos imitando a bola (bola de papel ou algodo, plsticos, bolas promocionais leves, etc.) nas estruturas xas do seu ginsio pode ser uma boa ferramenta. Agora, cuidado. Monte estratgias para dar dinamismo ao treino. Imagine o pndulo que formar uma bola de vlei pendurada com corda numa estrutura do teto do ginsio e o tempo que ela leva para parar. At car pronta para uma prxima execuo voc j perdeu um tempo precioso do seu treino. A trave de futebol pode ser baixa demais para certos atletas. A altura ideal aquela que ele alcance o alvo saltando ou no, com o cotovelo estendido. Utilize objetos leves com cordas curtas. Se possvel tenha um alvo para cada atleta e faa-o repetir o movimento da cortada acertando este alvo. Para a coordenao de perna, desenhos no cho indicando o local onde devem ser feitas as passadas de

FIVB

aproximao e chamada ajudam muito. Faa com que seus atletas repitam a passada em cima dos desenhos na tentativa de automatizar o movimento. Esses desenhos podem ser feitos na direo do alvo que voc fez para treinar coordenao de brao, juntando os dois movimentos. Lembre-se que no momento da chamada, os braos servem como alavanca para o salto. Mais um movimento que deve ser coordenado. No momento que voc comea a trabalhar com salto, o primeiro detalhe que voc deve se atentar, antes de tudo, com a queda. Ensine seus atletas a carem amortecendo o impacto causado pelo salto. Proporcione segurana para isso. um detalhe precioso que certamente aumentar a vida til deles. O prximo passo seria introduzir a coordenao espao-temporal. A bola em movimento trar maiores diculdades. Force-os a lanar a bola com alturas

diferentes. Durante o jogo a variao de altura dos levantamentos constante. Antecipe a adaptao com esses exerccios. Utilize o quique. Trabalhando em grupos, pea a um companheiro que lance a bola do seu lado direito e esquerdo, ou at mesmo de trs para que voc execute o movimento da cortada. O paredo um bom exerccio para treinar o encaixe. O atleta dever executar ataques fazendo com que a bola acerte o cho, a parede e retorne para o mesmo em condies de um prximo ataque. Se for feito em um canto da quadra, voc ter a opo de ter duas paredes. Oriente o aluno a atacar primeiro numa, depois na outra. Nesse caso, os recursos da cortada tambm sero treinados. Imagine uma bola vinda do seu lado direito e voc tendo que atacar para o esquerdo e vice-versa. Caso no tenha parede suciente em seu ambiente de treino, forme grupos de trs e reveze, por que no? A cada certo nmero de ataques o atleta que est fazendo sai para dar lugar ao outro, sem que a bola pare. Experimente fazer esta troca a cada ataque. O dinamismo vai l em cima. O treino se torna muito estimulante, ainda mais se colocarmos um objetivo para o grupo, como por exemplo: vinte encaixes sem errar. Mais pra frente, leve esses exerccios para a rede. Sobre a rede, as variaes de treino so inmeras. Eles aproximaro seus atletas realidade do jogo. Os exerccios de volume so timos para dar regularidade ao ataque. Faa com que seus atletas consigam atacar em todas as direes. Inclua essa variao de direo com tomada de deciso. Exemplo: direcionar o ataque de acordo com um deslocamento do atleta que est defendendo na outra quadra ou ataque de acordo com uma movimentao do bloqueio simulado de cima de um caixote, mesa ou plinto. Dentro do seu planejamento, voc deve separar um momento para treinar largada? Claro! No deixe para que seu aluno aprenda a largar l, durante o campeonato. No feio largar, muito pelo contrrio. Lembre, ela vale um ponto, assim como uma pancada como falamos na gria. No importa se o nvel da turma for iniciante ou j mais avanado, o treino de ataque sempre trar motivao extra aos seus alunos e atletas. Saiba avaliar o treino certo para o nvel que eles esto. Uma das nicas maneiras de desanim-los ser a frustrao de no conseguir pontuar realizando uma bela cortada.

FIVB

Marcelo Zenni Klein


Tcnico de categorias de base e estatstico da Seleo Brasileira Juvenil Masculina

MASCULINO E FEMININO
Ao analisarmos o voleibol, percebem-se diferenas entre o jogo praticado nos naipes masculino e feminino. Para que seja possvel entender os compartimentos de jogo, ser feito uma distino entre o complexo I ou side-out e o complexo II ou transio. O complexo I caracterizado pela organizao do ataque a partir da recepo do saque. Usualmente, esta fase da organizao ofensiva apresenta melhor controle da bola, permitindo ataques mais velozes, mais fortes e maior disponibilidade dos atacantes. O complexo II a estruturao do ataque a partir da defesa. Em sua maioria as equipes encontram-se mais desestruturadas, reivindicando tempos de ataque mais lentos, menor estruturao ofensiva, bem como menor disponibilidade dos atacantes. Neste sentido, o saque mostra-se como um fundamento interessante para o sistema defensivo e as relaes de bloqueio-defesa. Ao analisar o jogo praticado pelas equipes masculinas, percebe-se uma predominncia do side-out. Sendo assim, estas utilizam um saque mais agressivo, nomeadamente os saques em suspenso, com uma vertente para o saque viagem. Neste sentido, a relao saque com bloqueioCBV

AS DIFERENAS ENTRE VOLEIBOL

defesa torna-se primordial na estruturao defensiva. Quando a eccia do saque mostra-se elevada, oportunizase a realizao de bloqueios duplos e triplos, facilitando a transio, principalmente a organizao do contra-ataque. No confronto entre equipes de alto nvel, no voleibol masculino, a utilizao de bloqueios triplos evidencia-se como um fator de vitria do jogo. Equipes que realizam um maior nmero de bloqueios

A diferenciao do jogo praticado pelas equipes masculinas e femininas solicita que o treinamento seja adequado s condies de jogo e s necessidades situacionais. Neste vis, observa-se que o treinamento do voleibol masculino centra-se no complexo I, bem como na leitura de bloqueio e a relao saque-bloqueio. O sistema ofensivo evidenciado na sua velocidade, buscando reduzir o nmero de bloqueadores.

Em contrapartida o voleibol feminino centra-se no treinamento da defesa, uma vez que a transio mostrapermitem uma melhor organizao dos defensores. Alm se mais frequente. As equipes femininas buscam um disso, subentende-se que os bloqueios mais agressivos treinamento com ataques mais lentos e com nfase esto associados aos saques de elevada qualidade. no posicionamento defensivo. O sistema defensivo, Contudo, na anlise do side-out, no voleibol masculino, nomeadamente o bloqueio, busca uma antecipao das emerge a necessidade de recepes que permitam o ataque centrais permitindo a realizao de bloqueios duplos nas organizado, ataques velozes e rpidos, buscando restringir extremidades e simples com ou sem ajuda no meio. a atuao dos bloqueadores. Percebe-se que as diferenas entre o jogo praticado Ao analisar o voleibol feminino, observa-se uma tendncia pelas equipes masculinas e femininas, solicitam formas diferente. A transio mais recorrente, evidenciando diferentes de treinamentos devido s exigncias impostas o volume do jogo. Os saques realizados so menos pelas situaes de jogo. Enquanto que o voleibol masculino agressivos, utilizando-se saques utuantes com apoio progride em direo ao jogo mais rpido, saques mais ou em suspenso. Alm disso, a utilizao dos bloqueios fortes, utilizao de quatro atacantes na armao ofensiva duplos mostra-se mais frequente, uma vez que os e bloqueios mais agressivos, o voleibol feminino assenta-se ataques so menos agressivos e as possibilidades de em um jogo baseado na sustentao, privilegiando situaes defesa mostram-se elevadas. Neste sentido, as equipes de defesa. buscam minimizar os riscos e assumem um jogo mais triplos limitam as possibilidades do atacante, bem como conservador. Neste sentido, no side-out os ataques realizados so mais velozes, tendo em vista a organizao ofensiva proporcionada pela recepo. Contudo, emerge a necessidade de atacar mais rpido na transio, uma vez que existe uma menor organizao defensiva, facilitando a conquista do ponto.
Ricardo Picinin Assistente tcnico do VIVO-MINAS e Auxiliar Tcnico da Seleo Infanto feminina do Brasil.

FIVB

CBV

LEVANTAMENTO NO VLEI DE PRAIA


O levantamento um fundamento decisivo no vlei de praia. Sua execuo requer muita concentrao, velocidade, habilidade e preciso. Ele responsvel pela preparao o de um ataque ou contra-ataque, fundamentos que normalmente mente nalizam os pontos. Por ter tamanha importncia, seu treinamento obrigatrio em qualquer sesso de treinamento mento fsico/tcnico ou tcnico/ttico desenvolvido pelos prossionais que coordenam suas equipes. Para a execuo deste fundamento podemos utilizar algumas umas tcnicas. As mais empregadas so o toque por cima e a manchete.

O TOQUE
utilizado normalmente aps a recepo de um saque, aps a realizao lizao de uma defesa ou de um simples toque no bloqueio. Sua execuo requer dos jogadores grande velocidade para que ele consiga chegar embaixo da bola com perfeio, eio, habilidade para executar o toque de vrias maneiras (frente, lateral ou costas) e uma ma preciso absoluta. Seu objetivo preparar e facilitar a virada de bola pela dupla. O treinamento deve ser dirio, variado e com grande grau de diculdade ldade para proporcionar ao jogador conana e eccia na sua execuo. Podemos dividir uma sesso de treinamento utilizando exerccios simples, com uma s ao e exerccios mais complexos, com duas ou mais s aes.

EXERCCIOS SIMPLES
O objetivo deste tipo de exerccio dar preciso ao fundamento. Sem deslocamento e com uma boa base no cho, o jogador executa toques com o passe do tcnico que est no fundo da quadra. A execuo com toque frontal, lateral e de costas. O tcnico ca posicionado no local de onde muito provavelmente viria a recepo do outro jogador da dupla. O jogador executa o levantamento de toque na altura e direo previamente denida pelo tcnico. importante variar os lanamentos para que o jogador possa desenvolver coordenao e tcnicas ecientes nas entradas com as pernas de maneira correta. Executar nas duas posies, para a entrada e para a sada de rede.

EXERCCIOS COMPOSTO
O objetivo do exerccio composto dar alm de qualidade tcnica, mobilidade, coordenao, habilidade e preciso. Um exemplo de exerccio composto o tcnico car na mesma posio do exerccio anterior e o jogador na outra posio do fundo da quadra. O tcnico executa um lanamento em direo rede e o jogador desloca para executar o levantamento para a sada de rede. Aps este levantamento o tcnico lana mais uma bola para o meio da quadra, o jogador novamente desloca e executa um levantamento com um grau de diculdade maior.

FIVB

O tcnico deve variar a altura, a direo, a velocidade e o giro da bola no lanamento. Cobrar do jogador postura, velocidade e com a parada para o levantamento sempre embaixo da bola. Executar nas duas posies.

A MANCHETE
Este fundamento tambm muito utilizado no vlei de praia. Antes de entrar no assunto, vale fazer uma comparao com o vlei de quadra. Neste ltimo, no levantamento fundamental a velocidade da trajetria da bola, requerida devido ao grande nmero de aes ofensivas. No vlei de praia a velocidade no o mais importante. A preciso o que mais conta. De modo geral, o jogador (levantador) quase sempre executa o levantamento aps um deslocamento com grande velocidade. Ao nal do mesmo, deve posicionar-se adequadamente em relao bola, a m de fazer o levantamento. Os deslocamentos mais comuns so o de frente, o de costas, o lateral e o misto.

DICAS PARA UMA BOA EXECUO DA MANCHETE


O jogador se desloca, com velocidade, do ponto em que se posiciona para recepo do saque para a zona de levantamento e, na medida do possvel, coloca-se de frente para o ponto de ataque. Neste momento, deve se apoiar em uma das pernas: levantamento para a entrada da rede, perna direita mais a frente; levantamento para a sada da rede, perna esquerda mais a frente. O procedimento tem em vista conter a velocidade imprimida no deslocamento e, consequentemente, o movimento do corpo em direo rede. A inverso do apoio das pernas pode resultar em impreciso do levantamento. Como o movimento do corpo em direo rede, a tendncia natural que a bola chegue rede muito grudada ou at que passe para o outro lado. Enm, o vlei de praia est ao alcance de todos. Hoje existem muitas escolinhas para todas as idades, em diversos locais e sempre com objetivos bem denidos. Por ser jogado ao ar livre e com poucos jogadores, a prtica ca muito facilitada. Procure uma escolinha ou uma quadra na sua cidade e pratique. Um forte abrao. Bom jogo!
FIVB

Elmer Calvis
elmercalvis@hotmail.com Tcnico da dupla Rebecca e Lili, lderes do Circuito Banco do Brasil.

ENTENDENDO O

PROCESSO DE LEVANTAMENTO
Ao longo dos anos, o voleibol tem sofrido inmeras adaptaes decorrentes da evoluo e rapidez que o esporte passou a ser jogado, de modo que computadores, lmadoras e anlises mais detalhadas dos fundamentos e da ttica de jogo viraram instrumentos obrigatrios para toda e qualquer equipe. A elaborao dos treinamentos e os estudos dos prximos adversrios so auxiliados por esses vdeos e anlises para um melhor aproveitamento do tempo de treino e um melhor aperfeioamento de cada rede da equipe estudada. O tema abordado nesta edio muito complexo e delicado, mas vamos focar no crebro da equipe (Levantador) e entender um pouquinho das escolhas feitas por ele dentro de uma partida.

A DISTRIBUIO
Hoje o estudo da distribuio de jogo uma das particularidades mais estudadas do voleibol, de modo que, dentro das principais equipes, se faz necessrio ter um membro exclusivo para fazer esse acompanhamento.

Nunca demais lembrar algumas capacidades bsicas de um bom levantador: Capacidade Fsica Capacidade Tcnica Capacidade Cognitivo-Ttica Capacidade Cognitiva/Perceptuais Capacidade Emocional e Psicolgica

FIVB

A TOMADA DE DECISO SUPE O PROCESSO DE SELECIONAR UMA RESPOSTA EM UM AMBIENTE DE MLTIPLAS RESPOSTAS POSSVEIS.
SANTEY 2007

Engajadas nessas capacidades esto, por exemplo, a percepo, a velocidade de deslocamento, o acervo motor, a sensibilidade, a concentrao e a autodisciplina, entre outros fatores onde a eccia do ataque depende de uma opo e de um bom levantamento. Hoje dividimos a quadra de jogo em 9 quadrantes de 3x3m.

A recepo e a defesa so partes integrantes da distribuio, pois o levantamento parte depois da execuo destes fundamentos. Partindo da regio 2-3-4, o levantador ter todas as opes de ataque, partindo da regio 9-8-7 ter no mximo 2 opes de ataque e da regio 1-6-5, muitas vezes, somente uma opo de ataque. O objetivo maior da distribuio ser sempre colocar o atacante nas melhores condies em relao ao bloqueio adversrio (como pode ser lido na edio anterior, no texto que fala sobre bloqueio simples). A ecincia do levantador depender de quantos bloqueadores iro partir para a ao submetida. Outro aspecto que devemos levar em considerao so as caractersticas de cada levantador em relao regio da distribuio. Alguns levantadores tm

por caracterstica fazer uma distribuio especca quando o levantamento parte de uma determinada regio. Quando centralizou o passe (regio 3), ele tem um tipo de distribuio, quando o passe foi para a regio 2, j muda a distribuio por conta de alguma limitao fsica ou qualidade dos fatores passe e defesa. A origem desses fundamentos tambm tem que ser levada em considerao, com o passe vindo da regio 1 o levantador tem uma caracterstica, passe vindo da regio 6, outra e vindo da 5, outra. Essas variveis so muito complexas e os estudos e concluses tiradas pelas comisses tcnicas faz com que as equipes joguem por opo de bloqueio. Uma das anlises mais usadas hoje por esses prossionais so as chamadas e os grcos por rede de cada equipe e por ecincia do ataque.

Quadro ilustrativo da Posio 1 na primeira quadra mostrado o total de aes da rede. Neste exemplo, a distribuio teve 1 bola para Ponta (posio 4), uma para Meio (posio 3) e 10 bolas para a Sada de rede (posio 2). Nesta rede tivemos quatro tipos de chamadas: a K1 tempo frente 1 bola, a K7 chutada de meio, a K3 china e a KK quando a central no executa uma chamada. A anlise mostra nessa posio a distribuio de uma bola para a entrada com chamada K1, nove bolas para a sada com a chamada K7, uma bola China e a uma KK. Os dados coletados durante e aps as partidas, so inseridos em um contexto onde a quantidade signicativa em uma situao especca, gera uma informao qualitativa para os prossionais tomarem uma deciso para onde a bola deve ser levantada. Muitas vezes a distribuio lgica, baseada em estatsticas, deixada de lado. Em uma partida alguns atletas se destacam e atingem um nvel de desempenho independentemente da marcao e tipo de bola que esta sendo levantada. Ele est teoricamente com bloqueio mais baixo a sua frente, mas o seu companheiro de rede est sendo acionado e est correspondendo. Neste caso no se tem uma

regra especca para a distribuio, isso ocorre muito com atletas de denio em nais de sets e jogos importantes. O mundo inteiro sabe que a bola ser levantada para um jogador especco e o mesmo dene o ponto independente da marcao. O levantador s ter seu trabalho reconhecido se levar a sua equipe a vitria. Com bolas precisas e uma tima distribuio, ele pea chave dentro do jogo de voleibol. Seu sucesso depende de como inicia o rally e quem naliza o mesmo. Escrevi aqui uma pequena abordagem do vasto universo da distribuio, pois uma rea dentro do voleibol moderno que no se tem explicao mais aprofundada. O assunto precisaria de longos e longos captulos para se entender todo o seu contedo. Lembre-se sempre que uma opo errada pode custar caro. Espero ter dado uma pequena ideia do que esse universo mais que complexo do grande crebro da equipe e algumas das suas particularidades. At a prxima!

Fbio Simplcio Estatstico do Sollys/Nestl e da Seleo Brasileira Juvenil Feminina

VOLEIBOL E SEUS COMPLEXOS, UMA ORGANIZAO PEDAGGICA.


O Voleibol praticado por duas equipes e est inserido no grupo de jogos de cooperao-oposio dos Jogos Desportivos Coletivos. O espao da ao de cada equipe separado, sendo a luta pela posse de bola indireta, com limite mximo de trs toques por equipe. O jogo decorre atravs da sequncia dos seguintes fundamentos: o saque, a recepo, a distribuio, o ataque, o bloqueio e a defesa. Nesta sequncia dos fundamentos do jogo surgem duas fases bem denidas, a ofensiva e a defensiva. Estas duas fases esto intimamente ligadas preparao do ataque das equipes. Na preparao de um ataque onde participam os fundamentos recepo, levantamento e ataque, esta considerada ofensiva; e quando envolve bloqueio, defesa, levantamento e contra-ataque, a fase defensiva. Essas duas fases do jogo, ofensiva e defensiva, so tradicionalmente chamadas de complexo 1 e 2. O complexo 1 o ataque a partir da recepo do saque (tambm chamado de side-out na escola americana ou K1 na escola europeia) e o complexo 2 o ataque a partir da defesa do ataque adversrio (tambm chamado de transio na escola americana ou K2 na escola europeia). Na gura abaixo, apresentamos uma sequncia das tcnicas do jogo nas distintas fases, complexo 1 (K1) e complexo 2 (K2). Podemos vericar que quando no existe uma interrupo do jogo, aps o K2, na sequncia das aes surge um novo complexo chamado de 3 (K3).

Figura 1: as sequncias tcnicas de um jogo de voleibol que caracterizam os complexos K1, K2 e K3.

importante perceber que o complexo 2 (transio ou K2) dependente de um grande nmero de fatores que esto relacionados com a complexidade do ataque adversrio e com a organizao do bloqueio/defesa da equipe. Ou seja, as condies iniciais so muito mais instveis do que no complexo 1, incutindo maior imprevisibilidade s aes, onde as decises tomadas, em maior escala, dependem dos problemas emergentes dos cenrios situacionais. Assim, a imprevisibilidade e a incerteza decorrentes deste contexto condicionam a qualidade do primeiro toque e, consequentemente, a dos toques subsequentes. Por sua vez, o side-out ou K1, realiza-se num contexto com menor interferncia contextual, pois o nmero de fatores a ter em conta na recuperao da bola est, exclusivamente, dependente do potencial do jogador que saca e do potencial do jogador que recebe, possibilitando, assim, a criao de situaes facilitadoras para nalizao do ataque. Neste contexto, o levantador exerce uma funo fundamental, pois ele o responsvel pelas aes ofensivas de sua equipe, quer no side-out, quer na transio. No entanto, as suas decises podero ser mais organizadas e planicadas nas situaes de side-out, devido ao fato do distribuidor ter mais tempo para elabor-las e elas ocorrerem num contexto com menos interferncia; contrariamente transio onde as decises so fundamentalmente de natureza intuitiva, conferindo s aes um maior sentido de percepo do contexto situacional. Portanto, devemos considerar que os dois complexos servem de instrumento para a sistematizao da aprendizagem-treinamento dos contedos da ttica coletiva, e para que os jogadores tomem conscincia da continuidade das aes integradas em cada complexo na sequncia habitual do jogo. Tal diviso ajuda a compreender melhor o jogo, uma vez que todas as aes de jogo contm, na sua essncia, uma dimenso ofensiva e defensiva em relao preocupao-objetivo individual e coletivo do momento percebido no tempo em que se realiza e no desenvolvimento posterior do jogo.

Pelo fato do Voleibol se basear numa lgica acontecimental de sequncias ofensivas e defensivas, o que o torna mais previsvel, esta modalidade considerada uma das que possui uma estrutura externa mais determinista, uma vez que a construo do ataque est condicionada pelo limite imposto no nmero de contatos com a bola por jogador e por equipe. A previsibilidade no Voleibol maior se comparado com os outros esportes dos Jogos Desportivos Coletivos (futebol, basquetebol, etc.), devido principalmente ausncia de invaso de terreno e pelo fato do desenrolar do jogo no estar condicionado pelo tempo disponvel para jogar. Todavia, esta previsibilidade do jogo de Voleibol vem requerer maior explorao dos constrangimentos situacionais, com solicitao variada dos sistemas perceptivos, para que o jogador seja capaz de se antecipar ao adversrio, provocando instabilidade e incerteza quando age. Em suma, o Voleibol um desporto praticado por duas equipes onde as aes motoras so executadas em campos distintos, no ocorrendo contato fsico. A participao das equipes junto bola alternada, o nmero de contatos limitado por jogador e por equipe, as aes tcnico-tticas se alternam em dois momentos distintos do jogo, a fase ofensiva e a defensiva, que esto intimamente ligadas ao ataque. Os jogadores possuem especializaes funcionais ofensivas e defensivas denidas, podendo variar consoante os tipos de jogadas e as rotaes onde se desenvolvem. um desporto que requer elevado esforo ttico e estratgico, exigindo grande conhecimento do jogo por parte de seus jogadores.

Marco Antnio Queiroga


Atualmente assistente tcnico da Seleo Brasileira Juvenil Feminino e da Equipe Prossional de voleibol feminino da Usiminas/Minas. Email: marco40antonio@yahoo.com.br

A NOVA REGRA SOBRE A RECEPO


A coluna Por dentro da regra no poderia falar sobre outro assunto seno a nova regra do vlei, que deve entrar em vigor j nesse ano de 2013: a recepo de toque. A Voleishow convidou o experiente ex-rbitro e hoje instrutor de arbitragem da FIVB, Carlos Cimino, para explicar tudo sobre a regra 9.2.4. A regra 9.2.4 diz que: falta, durante a recepo do saque, fazer um contato duplo ou agarrar/conduzir usando na ao a ponta dos dedos (toque/voleio). Isto no signica que no se possa receber o saque de toque/voleio com a ponta dos dedos. Para que no seja falta, ao receber o saque de toque/voleio com a ponta dos dedos, necessrio que o contato seja limpo, ou seja, sem haver 2 toques ou conduo. Um saque balanceado pode ser recebido de toque/voleio com a ponta dos dedos, desde que no haja 2 toques ou conduo. No saque veloz e forte a probabilidade do saque ser recebido de toque/voleio com a ponta dos dedos muito remota, pois aumenta o grau de diculdade. Neste tipo de saque veloz e forte, o atleta pode optar por receber o saque com outras partes da(s) mo(s), mas de forma que no caracterizem um toque/voleio tais como: - com as mos fechadas, com os dedos exionados ou com outras partes da(s) mo(s) que no caracterizem toque/voleio com a ponta dos dedos (guras abaixo). O toque consecutivo continua valendo para as situaes de contatos com as mos em gestos que no sejam de toque/ voleio com a ponta dos dedos. Lembrando que nestas situaes onde o contato efetuado com outras partes da(s) mo(s) ou do corpo do atleta, mas existem 2 aes ou a reteno da bola, as faltas ainda continuam sendo apitadas como 2 toques ou conduo. Observe abaixo as imagens que auxiliaro voc a tomar a melhor deciso na hora de passar um saque mais alto.

Carlos Cimino o
Ex rbitro Internacional hoje instrutor da FIVB B

O ENTRA E SAI
O voleibol o segundo esporte do Brasil. Depois do futebol, o preferido dos jovens, segundo pesquisa do Datafolha em 2012. a modalidade esportiva com mais medalhas olmpicas. Temos jogos todas as semanas transmitidos em canal fechado. Temos dolos. Parece que o esporte vai de vento em popa, reinando tranquilo, na segunda colocao, no que considerado o pas do futebol. Mas anal, o voleibol est bem? Lendo o pargrafo anterior, o voleibol tem motivos para estar tranquilo, comemorando, mas a realidade no bem assim. Como todo o esporte, a modalidade depende de uma palavra mgica, chave para a sobrevivncia: patrocnio! Temos 22 equipes entre as Superligas Masculina e Feminina. A maioria ainda depende das prefeituras, e a renovao destes convnios uma luta a cada ano, principalmente aps eleies, quando o caixa ca zerado. O primeiro corte de despesas dos novos prefeitos no esporte, principalmente nos de alto rendimento. E as empresas privadas, para que invistam, ou continuem investindo, dependem muito do momento econmico que vive o pas. E quando investem, encontram outra situao que est sendo muito discutida, e que talvez seja determinante para busca e captao de novos patrocnios para o voleibol em particular e o esporte em geral, que a no divulgao nas transmisses televisivas do nome das empresas que apoiam e mantm os projetos em andamento. Tenho certeza que muitas empresas que deixaram o esporte, o zeram por no terem seus nomes divulgados. Essa uma questo que tem que envolver a CBV, os

DOS PATROCNIOS NO VLEI


patrocinadores e a televiso que detm os direitos de transmisso. Um grande pacote comercial envolvendo todas as equipes, cada uma com a sua realidade econmica, poderia ser uma soluo. Uma empresa aumentaria um pouco mais seu oramento se fosse divulgado o seu nome nas transmisses esportivas. E a CBV como mediadora, defendendo o seu produto, que no somente as selees, e sim todos os clubes, masculinos e femininos, que so essenciais na formao e na manuteno de todas as categorias do voleibol brasileiro. Tambm temos outra questo. Existe um ciclo dos patrocnios. Chega uma hora em que a empresa j consolidou a sua marca e embarca em outras aventuras do Marketing, no esporte ou fora dele. Temos casos e mais casos, em todas as modalidades. Quem no se lembra do Bradesco, Enxuta, Perdigo, Sadia, Malwee, entre outras, no Futsal brasileiro? Ou quem pode esquecer a Atlntica Boavista, Pirelli, Cimed, Fiat, Sul Brasileiro, Banespa, Supergasbrs, entre tantas, no nosso voleibol? Se no mudarmos esse panorama e dermos condies atrativas para as muitas empresas que poderiam estar no voleibol, temo que a Superliga 2013/2014 vai perder muitas equipes. E tudo o que foi falado no comeo deste texto, infelizmente no servir para nada!

Chico Lins
Foi Supervisor do time de Florianpolis de 2001at 2010. Neste perodo as equipes conquistaram 5 ttulos da Superliga.

CBV

O PAPEL DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA NO VOLEIBOL


Todos conhecem histrias de atletas que eram grandes promessas nas categorias de base e que, ainda antes de ingressar nas categorias adultas, tiveram seu desempenho limitado por dores e leses que os acompanharam desde o incio de sua vida esportiva. Atletas que abandonam o esporte por no conseguirem mais conviver com as dores, que apesar de fazerem parte do uniforme do atleta, como cita Nalbert Bittencourt, no combinam to bem com o melhor desempenho. A longevidade dos atletas est diretamente ligada ao trabalho feito desde os anos de formao at a sua carreira adulta. Como um esporte de pouco contato, o voleibol tem uma gama de leses muito mais relacionada ao sobreuso do que leses traumticas. Mesmo assim, h uma maior incidncia de leses por trauma, como entorses de tornozelo, subluxaes e luxaes de dedos da mo e estiramentos musculares. As leses de ligamento cruzado anterior (LCA) no so to frequentes como em outros esportes de contato, so mais comuns no voleibol feminino (devido s caractersticas anatmicas das atletas), so graves e levam a grandes perodos de afastamento. J as leses por uso repetido ou sobrecarga mais frequentes so as tendinopatias patelares (joelho do saltador), tendinopatias do manguito rotador, periostite tibial (canelites) e lombalgias. No geral, a prevalncia dessas leses no difere muito entre as categorias, apesar da cronicidade das leses ser um fator a ser considerado. Atletas que convivem, por exemplo, com tendinopatias patelares desde os primeiros anos de prtica tendem a apresentar os mesmos sintomas na fase adulta, s que com alteraes crnicas como espessamento do ligamento (tendo) patelar, calcificaes ou ainda necrose da insero no plo inferior da patela. A reabilitao nesses casos torna-se mais complexa, muitas vezes dependendo de intervenes mdicas mais diretas, como cirurgias e o uso de centrifugado de plaquetas (PRP). Antes delegada somente aos mdicos e massagistas, a reabilitao do atleta passou a ser abordada numa viso multi e interdisciplinar, no qual cada profissional (alm dos citados, tcnicos, preparadores fsicos e outros) tem sua parcela de contribuio para o alto rendimento e bem estar dos indivduos participantes. Desde uma observao bem feita de um tcnico formador aos primeiros passos no alto nvel, diversas particularidades do jogador de voleibol devem ser observadas em todos os momentos de sua carreira. Os profissionais de Fisioterapia

envolvidos nesse processo tm grande papel em todas as etapas, atravs de avaliaes pr-participao e pr-temporada, acompanhamento dirio dos atletas em treinos e jogos, alm de atenes primrias e secundrias sade do atleta. Esse trabalho possui algumas diferenas nas categorias de base e no nvel adulto, mas em todas as categorias existe uma importante linha central de conduta: a preveno de leses. A preveno passa por diferentes condutas nas diferentes categorias do esporte, mas quanto mais cedo for iniciada, maior a aceitao e melhores os resultados. A deteco precoce de padres posturais inadequados e vcios de execuo de gestos esportivos (m absoro de impacto na aterrissagem do salto, alterao de alinhamento de membros inferiores nas posturas de defesa e recepo, passadas de ataque invertidas) desde as categorias menores, torna mais fcil a correo e diminui o risco do aparecimento de leses decorrentes desses gestos. Um trabalho de estimulao sensrio-motora (exerccios proprioceptivos) deve ser iniciado tambm precocemente, para obter uma melhor resposta frente a momentos de maior exigncia do controle motor. A utilizao de exerccios e rotinas de musculao direcionadas podem ser iniciadas precocemente, sempre sob a superviso de um profissional competente. Nas categorias infanto-juvenil e juvenil, os atletas j tm um contato maior com as caractersticas da alta performance, aumentando o nvel de exigncia fsica para a prtica do esporte. Atletas com melhores condies tcnicas ou fsicas passam a se destacar e a fazer parte de situaes de treinamento com maior nvel de desgaste, necessitando de estratgias de preveno ainda mais eficazes. Avaliaes conjuntas com Centros de Excelncia Esportiva (CENESP - INDESP) so interessantes ferramentas de coletas de dados, acessveis a vrios clubes. Em Belo Horizonte, por exemplo, parcerias com o Laboratrio de Preveno de Leses Esportivas (LAPREV) permite aos vrios clubes de base ter informaes precisas de caractersticas dos atletas, como ritmo escpulo-umeral, torque de musculatura abdutora e flexores de quadril, equilbrio lomboplvico, ngulo de varo e valgo de joelhos

durante salto e aterrissagem, alinhamento de ps e dinamometria isocintica de membros superiores e inferiores. Esses dados coletados e analisados permitem selecionar ou criar exerccios corretivos personalizados ou ainda traar rotinas de exerccios preventivos para todo o grupo. O trabalho com as categorias adultas difere da base pelo volume de treinamento e exigncia, fazendo com que o trabalho de pr-temporada seja ainda mais essencial. A base adquirida nas primeiras semanas de treinamento vai servir para sustentar o trabalho gradativo de toda a temporada. A mesma avaliao inicial deve ser feita, mas como grande parte das vezes os profissionais j conhecem o perfil do jogador, o trabalho preventivo j pode ser iniciado antes, com circuitos de exerccios preventivos, por exemplo. Nesse momento necessrio ainda ficar atento a particularidades de alguns atletas quanto execuo de exerccios com os quais ele j est habituado e outros com os quais ele no se adequou em outras oportunidades. A rotina de viagens requer adaptaes a diversas situaes de treinamento, por isso recomendado utilizar exerccios que possam ser executados em qualquer lugar, com utilizao de exerccios de suspenso, estabilizao articular com discoflex ou colches, uso de resistncia elstica progressiva (j extensamente discutido e com respaldo em literatura especializada) e outros. Enfim, todo o trabalho da Fisioterapia Esportiva com os atletas das diferentes categorias da prtica do voleibol depende de uma boa avaliao, planejamento e, principalmente, integrao de toda a equipe que trabalha com o atleta. Isso pode favorecer para carreiras esportivas cada vez mais longas, produtivas e acima de tudo, uma melhor qualidade de vida nos anos finais da carreira de um atleta.

Alysson Lima Zuin Fisioterapeuta do Sada Cruzeiro Volei e da Seleo Brasileira Juvenil

LESES TRAUMTICAS NO VOLEIBOL


Estvamos em junho de 2001, e era meu primeiro jogo ocial como mdico da Seleo Brasileira Masculina de Voleibol. No nal do primeiro set, ao tomar impulso para saltar e atacar uma bola na sada, o nosso oposto caiu e comeou a gritar de dor. Os jogadores que estavam perto, ao ver o joelho dele, caram assustados. Entrei na quadra, e logo diagnostiquei, pela primeira e nica vez em 16 anos beira da quadra, uma ruptura do tendo patelar, leso que cou famosa no mundo esportivo depois que o Ronaldo teve uma semelhante. Comeo este artigo contando essa histria, pois vou falar sobre as leses traumticas e cirrgicas que acometem os jogadores de voleibol.

FIVB

Felizmente, devido ao voleibol no ser um esporte de contato direto, essas leses so bem mais raras que as leses por esforo repetitivo, como as tendinites patelares, de Aquiles e nos tendes do ombro. Porm, costumam ser mais graves, e para piorar, afastam os atletas por mais tempo do esporte, causando sequelas em algumas situaes. Nos membros inferiores, a ruptura do tendo patelar ou do tendo do quadrceps na regio do joelho, sem dvida, a mais grave de todas, necessitando de cirurgia o quanto antes, para que seja reparado e reforado o tendo. Esse tipo de leso leva em torno de 8 meses para recuperao e, invariavelmente, diminui a capacidade de salto do atleta no retorno ao esporte. Os entorses do joelho, levando a ruptura do ligamento cruzado anterior, associados ou no a leses de menisco, j acontecem com maior freqncia, sendo 3 a 4 vezes mais comuns em mulheres, necessitando que o mesmo seja reconstrudo, demandando uma recuperao mdia de 6 meses at que o atleta possa voltar a jogar. As leses de menisco tambm so relativamente mais comuns, porm felizmente aps tratamento por artroscopia (cirurgia por vdeo), o tempo de retorno gira em torno de 30 dias. A leso traumtica mais frequente dos membros inferiores o entorse do tornozelo, que em jogadores de voleibol raramente tem indicao cirrgica, e com o tratamento sioterpico, dependendo do grau da leso, pode afastar o atleta desde 1 dia at 6 semanas. Nos membros superiores, qual o jogador de voleibol que nunca teve um trauma em algum dos dedos? Felizmente no costumam ser leses graves. As leses mais preocupantes so as leses dos tendes do manguito rotador e as luxaes de ombro (quando o ombro sai do lugar). Ambas as leses no atleta so de tratamento cirrgico, levando a um afastamento mdio de 6 meses. Porm, nos jogadores de voleibol, os resultados da cirurgia costumam ser melhores nas leses do manguito rotador do que na luxao do ombro.

Na minha opinio, devemos fazer de tudo para tentar evitar tais leses, e investir na preveno, cando apenas sujeitos s fatalidades. E como prevenir? A principal preveno uma boa preparao, com nfase no trabalho de exibilidade, fortalecimento e equilbrio muscular, evitando assim sobrecargas articulares, bem como estabilizando dinamicamente as articulaes. Para evitar leses tendinosas, jamais deixar que o tendo seja inltrado com corticide, visto que o mesmo muda as propriedades do tendo, diminuindo sua elasticidade e cando mais suscetvel a uma ruptura, que pode ter consequncias terrveis. Acredito que o uso de tornozeleira rgida essencial para o atleta de voleibol, visto que a mesma no limita nenhum movimento necessrio para a prtica do esporte, e caso no evite o entorse, diminui a gravidade do mesmo. Em resumo, as leses traumticas nos atletas de voleibol felizmente no so to frequentes. Porm, a sua preveno mais difcil, e sempre podemos nos deparar com alguma leso mais surpreendente, como uma concusso cerebral num choque de cabea entre jogadoras que vo defender a mesma bola, ou mesmo uma fratura cervical num choque com a sustentao da rede. Mas, tanto os atletas, quanto os prossionais da rea da sade e preparao fsica devem estar muito atentos preveno, e sempre realizar um tratamento correto para o reestabelecimento mais rpido e sem nenhuma sequela.

lvaro Chamecki Mdico ortopedista da Seleo Brasileira Masculina

ANA PAULA E PATRCIA COM BERNARDINHO

ALESSANDRA COM LUCARELLI

DANI E MURILO

BRUNA COM PACHECO

GALERA COM FILIPE

FELIPE COM VASILEVA

JULIANE COM SHEILLA

JAQUELINE COM GUSTAVO

MATHEUS COM RICARDO

NEIVA COM LUCO

SEBASTIO COM WALSH

VIVIAN COM BRUNO

You might also like