You are on page 1of 16

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA-UVA


GRADUAO TECNOLGICA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS

GINSTICA LABORAL

GINSTICA LABORAL E SEUS BENEFCIOS PESSOAIS NO TRABALHO

Maria Alexsandra Sousa Lima

HORIZONTE-CE

MARIA ALEXSANDRA SOUSA LIMA

GINSTICA LABORAL

GINSTICA LABORAL E SEUS BENEFCIOS PESSOAIS NO TRABALHO

Monografia apresentada como exigncia parcial para a obteno do ttulo em Recursos Humanos, sob a orientao de contedo da Professora Domnica Nadir Papalo.

HORIZONTE-CE

DEDICATRIA

Dedico aos meus pais, Jos Terrubens Lima e Luiza Sousa Lima que me ensinaram o valor da honra e da dignidade. Dedico tambm aos meus irmos.

AGRADECIMENTOS

Agradeo essencialmente a Deus, que me iluminou, me conduzindo e renovando minhas foras nessa jornada. A professora e orientadora Domnica Nadir Papalo, pelo profissionalismo e orientaes. Ao magistrado Francisco Marcello Alves Nobre, pelo incentivo. Ao Diretor de Secretaria da Comarca de Chorozinho-Ce, Othon Arajo de Castro Reis, pelo apoio de sempre, incentivando e motivando para que meu sucesso seja resultado de um excelente aprendizado Ao Professor universitrio Odmar Castelo (in memorian) e a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para a realizao deste trabalho.

Tudo posso naquele que me fortalece

Filipenses 4:13

SUMRIO
1.INTRODUO..............................................................................................07 2.MARCO TERICO.......................................................................................09 3.MARCO METODOLGICO..........................................................................14 4.CONCLUSO...............................................................................................15 5.BIBLIOGRAFIA.............................................................................................16

1. INTRODUO
Este trabalho tem como problematizao, quais os benefcios pessoais que a Ginstica Laboral traz ao trabalho, tendo como justificativa a preveno das doenas ocupacionais vem ganhando espao nas empresas, considerando a crescente incidncia registrada nos ltimos anos. O absentesmo, os afastamentos temporrios do trabalho e at mesmo o registro de invalidez permanente em colaboradores se reflete diretamente na produtividade, no desempenho e na preocupao das empresas com o bem estar de seus colaboradores. Investir em preveno o caminho para as empresas evitarem o desenvolvimento de doenas ocupacionais, que cada dia ganha espao e novas formas de manifestao. As empresas esto envolvendo profissionais das mais diversas reas para formar grupos de discusso e controle dos aspectos relacionados ergonomia, que tem com objetivo de obter aes preventivas e corretivas, relacionadas com o trabalho que podem desencadear doenas ocupacionais. As propostas de intervenes nos processos de trabalho podem ser desde o revezamento de tarefas, at as pausas e as melhorias no ambiente fsico. Uma das medidas organizacionais utilizadas so os programas de pausas com exerccios. Estes programas so implantados nas empresas, com o envolvimento de profissionais das reas de educao fsica, para promover a compensao de movimentos e demandas fsicas, relaxamento e integrao dos colaboradores. Desta forma, o presente trabalho, procura avaliar os benefcios dos programas de ginstica laboral, propondo uma nova forma de agregao de valor ao mesmo, quando conjugado as pausas durante o trabalho. A Ginstica Laboral traz benefcios para a empresa , como por exemplo, diminuir os problemas de sade no colaborador sinnimo de aumento de produtividade na empresa. Essa afirmativa se verifica de diversas formas, mas os principais pontos notados so a diminuio na ocorrncia de faltas ao trabalho por motivos mdicos e tambm a diminuio dos acidentes de trabalho.

Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano significativamente reduzido, por outro lado a empresa beneficiada ao promover programas orientados de Ginstica Laboral. H estatsticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginstica laboral e hbitos de sade, considerando altas, encargos sociais e outros fatores relacionados sade, afetando a produtividade da empresa. A Ginstica Laboral traz tambm Benefcios fsicos para o colaborador, os benefcios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exerccios tenta diminurem o efeito da solicitao constante a que submetido um colaborador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa fsica ou no. Desse modo colaborador que utilizam de seus msculos para manejar instrumentos, ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividades para colaboradores braais, por exemplo, colaborador em uma linha de montagem de uma fbrica necessita de exerccios especficos para os grupos musculares utilizados para que no ocorra leso muscular por superutilizao, similar, por exemplo, leso de um atleta ao final de uma competio extrema, afinal, a jornada de trabalho pode durar at mais de 10 horas, s vezes... Por outro lado, colaboradores administrativos como digitadores, secretrias, atendentes, etc. so acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais, assim, um bom programa de atividades para colaboradores administrativos ajudar a diminuir leses por tais fatores. Diante do exposto, importante ressaltar, que o nosso objetivo geral contribuir para a avaliao dos benefcios com a sade a satisfao dos colaboradores, obtidos com a implantao de um programa de ginstica laboral e o objetivo especfico estabelecer um programa de Ginstica Laboral que contemple: a satisfao pessoal, o aumento de produtividade, a melhoria de sade e do clima psicossocial da empresa; Analisar os benefcios da Ginstica Laboral com colaboradores; Verificar a relao dos problemas em geral com a aplicao de diferentes modalidades e pausas com exerccios.

2. MARCO TERICO
Muitas questes relacionadas aos recursos humanos das empresas com a insatisfao, motivao e o desconforto muscular, refletem diretamente no desempenho e produtividade das organizaes. Desta forma, estas buscam de diversas maneiras, medidas de preveno que amenizem tais aspectos. Percebe-se que as metodologias de avaliaes ergonmicas dos postos de trabalho levam considerao os aspectos relacionados a fisiologia humana, dimenses do posto de trabalho e sua relao com os movimentos exigidos e demandas musculares. Um aspeto importante so as perdas musculares naturais decorrentes do envelhecimento e do sedentarismo, com as demandas e os ritmos impostos pelo o trabalho. Neste sentido percebe-se que imposto ao colaborador o mesmo ritmo de trabalho no decorrer de sua vida laboral, com as mesmas demandas musculares, sem considerar a perda natural de massa muscular, ocasionada pelo o envelhecimento. Assim, o desenvolvimento de ocupacionais ao longo da trajetria da vida no trabalho aparece, sem necessariamente apresentar uma causa aparente. Durante toda a fase produtiva, o corpo humano sofre alteraes decorrentes dos esforos os quais submetido. Vale ressaltar que, alm destas alteraes, todas as funes do corpo humano so fortemente influencias pelo o processo degenerativo do envelhecimento. A implantao de um programa de ginstica laboral busca despertar nos colaboradores a necessidade de mudana do estilo de vida e no apenas de alterao nos momentos de ginstica orientados dentro da empresa. O mais convincente dos argumentos que se pode utilizar para demonstrar que a atividade fsica constitui um importante instrumento de promoo da sade e da produtividade, e que vale a pena praticar exerccios fsicos regulamentes, a listagem dos benefcios so cientificamente comprovados. O ritmo excessivo de trabalho, postura inadequada, esforo fsico, movimentos repetitivos e condies fsicas inadequadas dos postos de trabalho causam tenses no corpo. Estas condies desencadeiam grandes males sade e podem ser responsveis pelo afastamento temporrio ou ate pela invalidez permanente dos colaborados.

10

As tenses ainda podem ocasionar falta de ateno no trabalho, caminho direto para a baixa produtividade e acidentes de trabalho. Para combater ou prevenir tais problemas, observa-se que a prtica regular de atividade fsica vem apresentando bons resultados quanto preveno de doenas ocupacionais com os DORT (Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (POLITO, 2002). Atualmente a tendncia do ser humano ao sedentarismo, e os indicadores de mais de 50% dos colaboradores das empresas no praticam atividade fsica, faz com que as organizaes invistam em programas voltados ao combate do sedentarismo. Fica evidente a importncia de um diagnstico apurado das condies e demandas musculares relacionadas ao trabalho, para a implantao de um programa de atividade fsica personalizado nas empresas. A prtica regular de atividade fsica promove a diminuio do processo degenerativo, provocado pelo envelhecimento proporcionando maior longevidade, com mais qualidade de vida. As organizaes esto em processo de crescimento. A cada dia surgem inmeras atividades a serem desenvolvidas, que precisam de qualificao de seus colaboradores. O ser humano deve ser visto como fator fundamental nesse processo. A necessidade em se preocupar com a qualidade de vida no trabalho torna-se evidente para que se reflita no aumento da produtividade, que s ser alcanada se seus colaboradores estiverem devidamente satisfeitos com a forma como lhe proposta as condies de trabalho. Com isso programa que visam bem-estar de seus colaboradores esto sendo implantada, entre eles a ginstica laboral, atividade orientada e desenvolvida durante o horrio do expediente, ela proporciona benefcios fisiolgicos, psicolgicos, sociais e funciona como fator motivacional. A ginstica laboral um programa implantado nas empresas, que consiste em pausas com exerccios programados previamente, que levam em considerao as atividades e demandas fsicas existentes nos mais diversos setores. Os exerccios so aplicados no prprio ambiente de trabalho durante o expediente. Ela tambm conhecida como ginstica de pausa, ginstica do trabalho, compensatria e atividade fsica na empresa.

11

Para SILVA e MARCHI (1997), a sade uma condio essencial para algum possa qualificar sua vida como de qualidade. O conceito de sade, segundo a OMS Organizao Mundial da Sade inclui um bem estar bipsico-social e no apenas a ausncia de doenas. Segundo os mesmos autores a QV (Qualidade de vida) estar relacionada capacidade de poder traar planos de vida e lutar para que parte destes possa ser viabilizada (SILVA E MARCHI, 1997, pg.8).
Saber manter o equilbrio do dia a dia, procurando sempre melhorar o processo de interiorizao de hbitos saudveis, aumentado a capacidade de enfrentar presses e dissabores e vivendo mais conscientes e harmnicas em relao ao meio ambiente, as pessoas e a si prprio

(OLIVEIRA NETO, 1999, pg. 23). Os programas de Ginstica Laboral so adequados a qualquer tipo de empresa, desde que seja conhecido o sistema de trabalho, atividades e demandas fsicas, conhecimento do grupo para que os exerccios adotados sejam os mais adequados realidade da empresa. Para um melhor resultado do programa, ele deve ser elaborado com a participao de diversas reas. O envolvimento com as reas de segurana e medicina do trabalho promovem a preveno de acidentes e doenas ocupacionais, atravs do diagnstico ergonmico detalhado da empresa e informao quanto sade dos trabalhadores envolvidos no programa, como ndice de absentesmo, afastamentos temporrios ou por queixas ou dores musculares, so importantes para que o planejamento de metas e prioridade esteja focado para as reas crticas da empresa. Os envolvimentos dos responsveis pelos setores e reas de produo na empresa so necessrios para adequar os melhores horrios para a realizao das pausas com exerccios, sem comprometer o andamento do trabalho. Na avaliao de custo ou investimento da implantao de um programa de Ginstica Laboral na empresa, CANTE (1996, pg. 23) faz o seguinte questionamento:

12

Quem voc acha que, provavelmente produzir mais e melhor, um indivduo cansado, desmotivado, fatigado, com dores pelo corpo, estressado, deprimido, com baixa autoestima e com sua sade global comprometida ou aquele indivduo saudvel, equilibrado emocionalmente, satisfeito, feliz e motivado?

O supracitado avalia que investir em sade indispensvel. A Ginstica Laboral aparece neste contexto como um investimento, sem custo elevado. A experincia indica que a aparente perda de tempo com a pausa no acontece, pelo contrrio necessria e mostra-se indispensvel para o equilbrio funcional e a maior produtividade. Trata-se de uma importante forma de preveno contra o surgimento de doenas, acidentes do trabalho e afastamento temporrios e permanentes que significam grandes custos para as empresas (CAETE, 1996). Muitos sos os benefcios alcanados com os exerccios da Ginstica Laboral, como por exemplo, melhoras os movimentos bloqueados por tenses emocionais, aumenta amplitude muscular, melhora a coordenao motora, eliminao de toxinas pela melhora da circulao sangunea, reduz o sedentarismo, reduz a fadiga mental e fsica, melhora a concentrao e agilidade, preveno de leses musculares, motiva para a mudana de estilo de vida com a realizao de atividade fsica regular, desenvolve a conscincia corporal, melhora o bem estar fsico e mental e melhora a socializao. O programa de Ginstica Laboral motiva as pessoas para a prtica de atividades fsicas, tambm fora do trabalho. Logo, muitas promoes de jogos, competies internas e at olimpadas entre setores, como por exemplo, o caso da empresa Sadia, que promove anualmente uma olimpada interna, apostando na integrao entre funcionrios atravs de prticas de atividades fsicas. A Ginstica Laboral, portanto, vem sendo implantada nas organizaes com um sentido mais amplo do que o de prevenir as doenas ocupacionais, surge como um programa de melhoria da qualidade de vida no trabalho e tambm como agente motivador para a mudana de estilo de vida das pessoas. No mundo dos negcios atualmente, com a competio cada vez mais acirrada, as empresas buscam investir no s no desenvolvimento dos colaboradores, como tambm no bem estar, com a implantao da Ginstica Laboral, visa melhorar a condio fsica do trabalhador, diminuindo assim os

13

impactos negativos em sua sade. com base nessas informaes que os administradores hoje visualizam a Ginstica Laboral, como uma poderosa ferramenta para a qualidade de vida no trabalho.

14

3. MARCO METODOLGICO
A elaborao deste trabalho de concluso de curso foi realizada atravs de referncias bibliogrficas, sites confiveis e com textos de diversos autores especialistas em marketing pessoal. Tambm foi feita uma pesquisa em textos emitidos pelo professor universitrio de Marketing Pessoal Reinaldo Lima, que foi de muita importncia no desenvolvimento deste trabalho.

15

4. CONCLUSO
As condies de trabalho e a produtividade das empresas so o reflexo do estado de sade de seus trabalhadores. Logo, a sade e o trabalho precisam andar juntos. Marketing Pessoal deve ser planejado de maneira sensata, que demonstre a capacidade de um profissional para que ele se torne uma referncia na sua rea de atuao, no uma tarefa fcil, alm de ser uma ferramenta que pode ser usada para alcanar o sucesso profissional, pode tambm se transformar em uma filosofia de vida, quando bem utilizada deve trazer grandes benefcios para quem a utiliza, nos Recursos Humanos o Marketing Pessoal fundamental para a seleo de um profissional e para o alcance de suas metas profissionais. Em todos os processos de seleo um dos mais importantes e mais observados o comportamento de um candidato. Desta forma conclui-se que o marketing pessoal no se constri da noite para dia, demanda esforo, dedicao, pacincia e principalmente aprendizado constante.

16

5. BIBLIOGRAFIA

http://www.youtube.com/watch?v=um8xecx4fv4 http://cio.uol.com.br/carreira/2009/05/18/marketing-pessoal-ajuda-a-determinar-osucesso-na-carreira/Acessado: 05.11.2011. http://www.ceunsp.edu.br/eventos/seminfo/material/marketingpessoal.PdfAcessado: 05.11.211. http://www.difundir.com.br/site/c_mostrarelease.php? Emp=1103&num_release=599&ori=E Acessado: 05.11.2011. OLIVEIRA NETO, Pedro Carvalho de. Marketing Pessoal: o posicionamento pessoal atravs do marketing. 6. Edio. Fortaleza, 1999. CAETE, Ingrid, Humanizao - Desafio da Empresa Moderna - a Ginstica Laboral como um caminho. Porto Alegre: Artes e Ofcios Editora, 1996. POLITO, Eliane. Ginstica Laboral: Teoria e prtica. Rio de Janeiro: Sprint, 2002. .

You might also like