You are on page 1of 7

262 Felipe Fanuel Xavier Rodrigues

GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictcio. Trad. de Rosa Freire dAguiar e Eduardo Brando. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. 454 p.

Felipe Fanuel Xavier Rodrigues* O fio da histria e os rastros literrios


No existem textos neutros: mesmo um inventrio notarial implica um cdigo, que temos de decifrar Carlo Ginzburg

Caso seja possvel considerar o ato de contar histria uma das atividades mais inerentemente humanas, as pistas deixadas por homens e mulheres, no entrecruzamento do verdadeiro, falso e fictcio, merecem sagrado respeito. Poucos atentam para este fato como Carlo Ginzburg, um dos atuais grandes nomes da intelligentsia ocidental que se preocupa em fazer histria investigando os interstcios do verdadeiro e do falso na vida das pessoas por mais ordinrias que sejam. O trabalho deste historiador italiano consagra obras como O queijo e os vermes, que, atravs do resgate de um desconhecido herege do sculo XVI, escreve importantes pginas histricas no-oficiais sobre a Inquisio. Agora, no seu mais recente livro publicado no Brasil, Ginzburg, que foi professor de Histria Moderna durante duas dcadas na Universidade da Califrnia, investiga a sua prpria histria. Descobre que seu percurso intelectual feito por meio de um fio que o guia no labirinto da realidade, em cujo caminho ele deixa rastros. O fio e os rastros no se pretende, no entanto, como uma obra autobiogrfica. Antes, resultado de ensaios escritos e revisados em momentos diferentes, em dilogo com outros pensadores e alunos. Embora seus temas sejam bastante heterogneos, ele busca encontrar uma unidade em cada captulo atravs de uma liberdade de narrar em primeira pessoa, mostrando familiaridade e envolvimento com sua investigao.
* Mestrando no Programa de Ps-Graduao em Cincias da Religio (rea de Teologia e Histria) da Universidade Metodista de So Paulo, estudante de Ingls/literaturas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Endereo eletrnico: ffanuel@gmail.com .

Estudos de Religio, Ano XXII, n. 34, jan/jun. 2008

Resenhas 263

Para ler os escritos ginzburguianos, impossvel manter a viso estrita de uma histria dos fatos casusticos, tampouco de que a histria no passa de mera fico. Para esse filho de uma romancista e de um tradutor Natalia e Leone Ginzburg , no se pode iniciar a historiografia a partir da discusso em torno do verdadeiro, pois o verdadeiro um ponto de chegada, no um ponto de partida (p. 14) justamente assim que Ginzburg introduz seu livro, discutindo fico e realidade. s suas palavras introdutrias ele acrescenta o seguinte comentrio, com o qual encerra sua introduo: Os historiadores tm como ofcio alguma coisa que parte da vida de todos: destrinchar o entrelaamento de verdadeiro, falso e fictcio que a trama do nosso estar no mundo (p. 14). A partir da, lhe possvel iniciar seu primeiro captulo com a afirmao crtica de que hoje, palavras como verdade ou realidade tornaram-se impronunciveis para alguns, a no ser que sejam enquadradas por aspas (p. 17). Ele recorre ao uso que Homero fazia do termo grego enargeian (vividez) para concluir que a diferena entre o nosso conceito de histria e o dos antigos se resumiria da seguinte forma: para os gregos e romanos, a verdade histrica se fundava na evidentia (o equivalente latino da enargeia proposta por Quintiliano); para ns, nos documentos (em ingls, evidence) (p. 24) Neste sentido, Ginzburg diferencia uma cultura baseada na oralidade e na gestualidade de uma cultura dominada pelos grficos. A primeira, queria comunicar a iluso da presena do passado; a segunda, que o passado nos acessvel apenas de modo indireto, mediado (p. 37). Feitas estas observaes, Ginzburg parte para uma investigao no labirinto de muitas histrias para descobrir, nos rastros deixados pelas pessoas, as pistas que o levaro a encontrar nos mais diversos textos literrios o que ainda est obscuro. Para isso, ele no se constrange em seguir vestgios de outros escritores, refletindo criticamente sobre o que escreveram. o que acontece com a leitura que faz do livro The cult of the saints, de Peter Brown, onde, por meio de sua perspiccia sherlockhomesiana, no permite que sua admirao pela obra o impea de enxergar sua falha: as violncias sofridas pelos judeus de Minorca fazem parte de uma histria muito mais longa, cheia de tenses, divises e oposies de todo tipo (sociais, culturais e religiosas), a respeito das quais Brown se cala. Tal silncio leva Ginzburg a confessar: Cult of the saints um livro insubstituvel. Mas o modo como enfrenta (ou no) a dicotomia hebraico-crist me parece difcil de aceitar (p. 52). Caminho semelhante segue o pesquisador de Turim quando l o ensaio Os canibais , de Montaigne, tentando entender, partindo de elementos localizveis, direta ou indiretamente, no texto (p. 53), o interesse do escritor francs por indgenas brasileiros. A etnografia praticada pelo autor desse ensaio recebe um olhar simptico de Ginzburg, sobretudo por tentar dialogar
Estudos de Religio, Ano XXII, n. 34, jan/jun. 2008

264 Felipe Fanuel Xavier Rodrigues

com culturas diferentes, atrado pela distncia e pela diversidade, tanto do ponto de vista esttico como do ponto de vista intelectual (p. 78) crtica feita por Marcel Detienne aos historiadores que tentam identificar elementos histricos em poemas, eliminando o elemento mtico, Ginzburg responde com o que escreveu Jean Chapelain em 1647, para mostrar a viabilidade do dilogo entre fico e histria. Das narraes de fico possvel extrair testemunhos mais fugidios, porm mais preciosos, justamente porque se trata de narraes de fico (p. 84), defende o autor, com o grifo na expresso explicativa. Cita Sexto Emprico para reforar seu argumento, diferenciando a histria verdadeira da histria falsa. A primeira, um acmulo de inmeros fatos e pequenos fatos sem importncia e, portanto (diferentemente da medicina ou da msica), no tem mtodo, no uma tchne (em latim, ars). J a histria falsa, isto , o mito, e a histria como-se-fosse-verdadeira, isto , a comdia e o mimo, falam de fatos no ocorridos: impossveis no primeiro caso, possveis (mas puramente hipotticos) no segundo (p. 86). Parafraseando a f potica (poetic faith) de Coleridge, Ginzburg identifica a presena de uma f histrica, que permite superar a incredulidade, alimentada pelas objees recorrentes do ceticismo, referindo-se a um passado invisvel, graas a uma srie de oportunas operaes, sinais traados no papel ou no pergaminho, moedas, fragmentos de esttuas erodidas pelo tempo etc. (p. 93). por meio desta f que se pode, como mostrou Chapelain, construir a verdade a partir das fices [fables], a histria verdadeira a partir da falsa (ib.). Uma coisa fato at aqui: Ginzburg est preocupado em mostrar como ele faz histria, como ele busca dialogar com o aparentemente no-oficial, com o que se classifica como no sendo verdadeiro. O seu interesse pela (re)descoberta que os europeus fazem, com a expanso do Imprio Russo para o Oriente, dos xams revela exatamente a importncia que ele d, como historiador, ao lado esquecido da histria. A cincia comparada das religies, conforme observa o professor italiano, apesar de inicialmente ter tido preconceito com essas expresses religiosas, abriram as portas para reconhecer os xams como parte da histria religiosa da humanidade, marcando seu estgio mais pobre e elementar. Ginzburg, ento, escreve um dos pargrafos mais centrais de sua historiografia:
Creio que o acmulo do conhecimento sempre ocorre assim: por linhas quebradas em vez de contnuas; por meio de falsas largadas, correes, esquecimentos, redescobertas; graas a filtros e esquemas que ofuscam e fazem ver ao mesmo tempo. Neste sentido, o episdio interpretativo que reconstitu com mincia talvez excessiva pode ser considerado quase banal: no a exceo, mas a regra (p. 111).
Estudos de Religio, Ano XXII, n. 34, jan/jun. 2008

Resenhas 265

Os rastros a serem perseguidos por este investigador, que em 2006 volta Itlia para lecionar na Scuola Normale Superiore de Pisa, so bastante diversos na presente obra, revelando o quo necessrio aos historiadores desenvolverem um lado criativo e interpretativo em suas pesquisas. Note-se, exempli gratia, a leitura que Auerbach faz de Voltaire, tratada com ateno especial no captulo seis, que leva Ginzburg a discutir o tema que uniu ambos os autores, tolerncia e comrcio, o que ilumina uma reflexo bem atual sobre a relao entre Religio e Economia. No captulo seguinte, a partir de uma citao de Madame Bovary, de Gustave Flaubert, o historiador italiano persegue o trajeto de um best-seller do final do sculo XVIII, Voyage du jeune Anacharsis en Grce (Viagem do jovem Anacarse Grcia), de Jean-Jacques Barthlemy, no qual identifica a origem da etnografia histrica, sendo o prprio Anacarse a figura de um antroplogo ou pesquisador. As breves pginas 154-157 so um verdadeiro presente ao leitor, contendo um debate de Ginzburg com as idias do historiador Eric Hobsbawm. O foco a historiografia. Hobsbawm lamenta: A historiografia atual passou de uma perspectiva quantitativa a uma perspectiva qualitativa, da macro-histria micro-histria, das anlises estruturais s narrativas, da histria da sociedade histria da cultura. Ginzburg confessa: Nessa srie de contraposies, eu me encontro continuamente do lado errado (p. 157). Ambos, no entanto, comungam de uma mesma preocupao: a tendncia ps-moderna de abolir a distino entre histria e fico. Ginzburg, ento, entra no rastro de Isral Bertuccio para mostrar a importncia de se distinguir realidade e fico. O desconhecido escritor francs Stendhal, que viveu entre 1783 e 1842, deixou um desafio implcito aos historiadores de hoje: o discurso direto livre, que nasce para responder, no campo da fico, a uma srie de perguntas postas pela histria. A suposta relao entre um polmico panfleto anti-semita publicado na Rssia em 1903, intitulado Protocolos dos sbios de Sio, e a sua suposta fonte Dialogue aux enfers entre Machiavel et Montesquieu (Dilogo no inferno entre Maquiavel e Montesquieu), investigada por Ginzburg, revelando o lado poltico dos escritos fictcios. A pena ginzburguiana afiada, e ele no pra por a. Seu trabalho dispe a uma busca nos meandros do inexplicvel que sempre deixa rastros. O extermnio dos judeus um daqueles fatos que o incomoda, fazendo-o procurar por pistas que o levem a concluses como a seguinte: A memria e a destruio da memria so elementos recorrentes na histria (p. 230). Auschwitz ensina o historiador a ir atrs no s da realidade, mas tambm da metarrealidade, porque, como lembra Lyotard, foram destrudas as possveis evidncias do fato, o que argumenta em favor dos limites do conhecimento histrico.
Estudos de Religio, Ano XXII, n. 34, jan/jun. 2008

266 Felipe Fanuel Xavier Rodrigues

A moderna pesquisa histrica mais detalhadamente discutida nos captulos 12 e 13. No primeiro, Ginzburg dialoga com o livro de Siegfried Kracauer, History: the last things before the last (Histria: as ltimas coisas antes das ltimas), em cuja margem se situa. No segundo, dialoga com jovens historiadores da vertente da micro-histria, a respeito da qual ele no tem receio de confessar suas limitaes para discorrer sobre ela: Acho que me apropriei dessa palavra [micro-histria] nunca ouvida sem pedir elucidaes sobre o seu significado literal: devo ter-me contentado, imagino, com a referncia escala reduzida da observao que o prefixo micro sugere (p. 249). Mas no por isso que o scholar italiano se esquiva de comentar duas ou trs coisas a respeito, revelando familiaridade com esta tendncia, da qual muitos acreditam que ele prprio faa parte. No captulo intitulado O inquisidor como antroplogo, Ginzburg conta como surgiu, na sua pesquisa sobre feitiaria tema outrora pouco pesquisado , a suspeita da possvel analogia entre antroplogos e inquisidores. Aqui seu faro de pesquisador se destaca:
As fugidias confisses que os inquisidores tentavam arrancar dos acusados proporcionaram ao pesquisador as informaes que ele busca claro que com um objetivo totalmente diferente. Mas, enquanto lia os processos inquisitoriais, muitas vezes tive a impresso de estar postado atrs dos juzes para espiar seus passos, esperando, exatamente como eles, que os supostos culpados se decidissem a falar das suas crenas. (...) O impulso dos inquisidores no sentido de buscar a verdade (a verdade deles, naturalmente) nos legou uma documentao extremamente rica, decerto, mas profundamente distorcida pelas presses fsicas e psicolgicas que caracterizavam os processos de feitiaria (p. 284s).

No seu ltimo captulo, a obra se dispe a contar as razes por que seu autor se interessou em pesquisar sobre feitiaria. Neste ensaio, Ginzburg cita duas de suas importantes publicaes, Histria noturna e Os andarilhos do bem, que foram frutos do seu trabalho sobre este tema, a partir de um documento encontrado no Arquivo de Estado de Veneza. O fio e os rastros ainda traz um apndice, dedicado a Natalie Zemon Davis. O posfcio destaca o trabalho de Davis em O retorno de Martin Guerre, que busca captar a concretude dos processos sociais por meio da reconstruo de vidas de homens e mulheres de classe no privilegiada (p. 313). Eis a necessidade de termos como fico ou possibilidade, que, segundo alerta Ginzburg, no devem induzir a erro. Contudo, embora a prova seja o cerne da pesquisa histrica, seu estatuto se modifica inevitavelmente quando temas diferentes do passado so enfrentados. A contribuio de Davis tentar esEstudos de Religio, Ano XXII, n. 34, jan/jun. 2008

Resenhas 267

crever a histria de homens e mulheres unindo erudio e imaginao, provas e possibilidades, contornando essas lacunas da pesquisa histrica. assim que Ginzburg termina sua obra. Pensando numa historiografia capaz de unir tudo isso. Cabe ao historiador fazer uso da imaginao e das possibilidades, na mesma proporo em que utiliza a erudio e as provas. Surge, assim, o dilogo entre Histria e Literatura, j que ambas olham para o passado por meio de fotografias imagens que misturam realidade e fico. Citando palavras de Henry James no fim do sculo XIX, ele diz:
Representar e ilustrar o passado, as aes dos homens, tarefa tanto do historiador como do romancista; a nica diferena que posso ver totalmente favorvel a este ltimo ( proporo, claro, do seu xito) e consiste na maior dificuldade que ele encontra para reunir as provas, que esto longe de ser puramente literrias (p. 334s).

possvel concluir, pois, que Ginzburg seguiu os rastros literrios por meio do fio da histria. Como conta no incio, Teseu, segundo a mitologia grega, foi presenteado por Ariadne com um fio, com o qual se orientou no labirinto, matando o Minotauro que encontrou. Pouco se sabe, porm, dos rastros que deixou ao vagar pelo labirinto. Ora, Ginzburg se interessa por estes desconhecidos rastros. Seu trabalho historiogrfico uma aventura nos labirintos do conhecimento, seja ele tachado de verdadeiro, falso ou fictcio. Para isso, busca reconstruir o evento histrico atravs de rastros literrios, com preocupao acurada para o no-dito. nesses meandros que Ginzburg faz histria. Seu livro um conjunto de ensaios que, apesar dos temas diversos, possuem um fio comum, o fio do relato, que ajuda o historiador a se orientar no labirinto da realidade. Para contar histria, necessita se servir dos rastros, que, como diz, so histrias verdadeiras (que s vezes tm como objeto o falso) (p. 7). Ou seja, no olhar ginzburguiano, a Literatura contm seu lado de verdade tambm, que merece ser considerado pela Histria. Possivelmente, O fio e os rastros contm os melhores textos acadmicos de Ginzburg, sendo, por isso, muito recomendvel para ser lido. Especialmente porque um de seus livros que discute, na prtica, a sua peculiar maneira apaixonante e investigadora de como fazer histria. Aqui ele exercita o mais elementar da atividade humana de contar histrias: falar de si e dos outros. preciso dizer que as inmeras notas de rodap, localizadas no final do livro, dificultam sua consulta. Todavia, o descuido de no l-las provocar uma perda no somente bibliogrfica, mas tambm de um rico contedo explicativo, caracterstico deste cioso escritor. No final, ainda se encontrar uma indicao de onde e quando os artigos foram publicados pela primeira vez.
Estudos de Religio, Ano XXII, n. 34, jan/jun. 2008

268 Felipe Fanuel Xavier Rodrigues

Alm disso, o leitor e a leitora sentiro falta de um captulo final que sirva como desfecho desta obra, onde o competente e incansvel Ginzburg pudesse apresentar suas consideraes finais. No parece ser esta uma caracterstica de suas publicaes, visto que a ausncia de uma concluso ocorre em O queijo e os vermes e em Mitos, emblemas, sinais. Talvez porque o importante, na sua opinio, manter a discusso menos fechada que aberta. Eis a sua concepo de histria.

Estudos de Religio, Ano XXII, n. 34, jan/jun. 2008

You might also like