You are on page 1of 34

Epidemiologia: preveno e controle das infeces

Apresentar o papel seletivo das infeces microbianas e virais sobre a espcie humana.

18
Meta da aula Pr-requisitos

objetivos

Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: interpretar grficos que mostram resultados estatsticos da taxa de mortalidade de uma determinada doena; discutir a erradicao de uma doena humana contagiosa (varola) e avaliar a validade da proibio do uso da vacina antivarilica; descrever as atitudes que devem ser tomadas pela populao a fim de evitar o contgio por viroses de transmisso respiratria, fecal-oral ou veiculadas por vetores; correlacionar a versatilidade metablica das clulas de indivduos com a probabilidade de eles desenvolverem infeces microbianas ou virais e apresentarem resposta imune, com produo de anticorpos reativos para os agentes infecciosos.

Para ter um bom desempenho no aprendizado, voc deve rever na Aula 1 os tipos e quantidades de clulas que compem o corpo humano; da Aula 4 voc deve se lembrar da parede celular presente nos micrbios e deve relembrar a curva de crescimento celular apresentada na Aula 6. Reveja a forma como as bactrias fazem a digesto protica, extracelularmente, comprovada na Aula 8. As Aulas 15,16 e 17 so essenciais para o entendimento desta aula e aconselhvel que voc faa uma reviso das mesmas.

AULA

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

INTRODUO

A seleo natural na espcie humana vem sendo exercida, desde o seu surgimento, h cerca de 100 mil anos, pelas doenas infecciosas que atuam como barreiras seletivas. Dessa forma, essa seleo estabelece que somente os aptos sobrevivam. A histria da humanidade repleta de relatos, registrados em documentos, esculturas e pinturas, que nos contam parte desse desenvolvimento. Uma observao mais atenta desses registros histricos, artsticos ou no, nos fornece uma viso das heranas gentica e social das populaes humanas. Essas heranas, durante sculos, vm superando os elementos microbianos garantindo humanidade a capacidade de sobreviver s doenas infecciosas. Ao longo das geraes, a espcie humana vem procurando compreender e diagnosticar as doenas, na tentativa de se prevenir delas ou, ainda, de buscar a cura para os que por elas so acometidos. Assim, das mais diferentes maneiras, o homem foi pesquisando, transmitindo e ampliando esses conhecimentos atravs dos tempos. Parafraseando Confcio (551479 a.C.), se quiseres prever o futuro, estuda o passado pois, conhecendo a histria fica mais fcil entender vrios aspectos da cincia, em particular, da Microbiologia. Alm do mais, a base de qualquer conhecimento cientfico reforada quando se dispe de percepes antagnicas para, a partir delas, se construir a prpria concluso. Nesta aula, voc vai estudar o papel dos micrbios e dos vrus em algumas doenas que acometem os seres humanos e ver que, muitas vezes, ao invs de viles, os agentes infecciosos so meras desculpas usadas pela populao para encobrir os hbitos que adotam e a falta de condies sanitrias do ambiente em que vivem. Ao aprender alguns dos fatores que regem a interao dos micrbios ou dos vrus com os seres humanos, voc vai compreender a influncia das doenas

EUGENIA
Processo baseado na seleo de caracteres genticos que busca promover o aperfeioamento nas espcies.

infecciosas na

EUGENIA

humana, e descobrir o mnimo mltiplo comum das

cincias microbianas.

BREVE HISTRICO SOBRE AS DOENAS INFECCIOSAS


Durante milhares de anos, as doenas foram consideradas

TRIQUINOSE
Parasitose, decorrente da infestao pelos nematelmintos Trichinella spiralis, que transmitida aos seres humanos atravs da ingesto de carne de porco crua.

como punies divinas e, os sacerdotes, por meio de rituais, tentavam aplacar a fria dos deuses. Os ensinamentos sagrados ditavam regras de comportamento (coletivo ou individual), de alimentao e de obrigaes religiosas que deviam ser cumpridas pela sociedade, a fim de no despertar a ira dos deuses. Podemos citar, como exemplo, a tradio judaica e sua proibio ingesto da carne de porco. O cumprimento desta abstinncia fez desaparecer a doena TRIQUINOSE entre os judeus.

180

CEDERJ

doenas como fenmenos naturais e, por isso, estes deveriam ser explicados por meio da observao e da lgica. Hipcrates (460-370 a.C), considerado o pai da Medicina moderna, aos quarenta anos de idade, ensinava que as doenas eram conseqncias do desequilbrio dos humores do corpo. Tais humores eram o sangue, o muco, a bile amarela (de fgado) e a bile negra (do bao). Estes, por sua vez, estavam associados aos quatro elementos da Natureza (gua, terra, ar e fogo). O uso de sangrias, vomitrios e purgativos tinha por finalidade restabelecer o equilbrio entre os humores, pois retiravam aquele que estivesse em excesso. Os mdicos da Grcia antiga, bem como seus sucessores do Oriente e de toda a Europa, utilizavam, como medicamentos, apenas produtos de origem animal ou vegetal. Foi somente no incio do sculo XVI que, por meio das idias de Paracelsus (1493-1541), teve incio a utilizao de elementos minerais como o mercrio e o antimnio para o tratamento de doenas. Ele acreditava que, apesar de serem txicos, tais elementos possuam foras astrais que contribuam para a cura. Entretanto, para o paciente, muitas vezes, a busca pela cura era pior que a doena, pois resultava em morte imediata, devido aos mtodos adotados no tratamento. Como forma de preveno, medidas sanitrias simples e eficientes podem ser encontradas na histria da humanidade. Desde o sculo IV a.C. a cidade de Roma eliminava seu esgoto atravs de uma canalizao denominada cloaca mxima. Nessa poca, apesar dos esforos, a humanidade no se livrava das doenas contagiosas. Por isso, passou a atribu-las ao dos maus espritos e dos MIASMAS. Por volta do ano 1000, o mdico rabe Avicena (980-1037) aventou a hiptese de que, em certas doenas contagiosas, substncias nocivas, excretadas pelos doentes, penetravam no solo, contaminavam a gua de beber, e assim, faziam novos doentes. Infelizmente, esta e outras vises, bastante bvias para os dias de hoje, no eram levadas a srio. J no sculo XVI as idias sanitaristas para preveno de doenas contagiosas comearam a ser estabelecidas nos pases nrdicos, porm s foram generalizadas por toda a Europa no sculo XIX. Em 1842, na Inglaterra, Edwin Chadwick (1800-1890), com seu trabalho sobre as condies sanitrias dos trabalhadores, estabeleceu uma relao direta entre a falta de higiene e as doenas. MIASMAS
Emanaes exaladas pelos corpos em decomposio ou pelas guas estagnadas, s quais, antes da descoberta dos micrbios, atribua-se a contaminao das doenas infecciosas.

CEDERJ

181

AULA

comearam a questionar esta submisso aos deuses, pois consideravam as

18

Por volta do ano 600 a.C., os filsofos gregos naturalistas

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

CORTIO
Casa onde habitavam vrias famlias da populao pobre. No Rio de Janeiro, o cortio mais famoso ficava na Rua Baro de So Flix 154, com o nome de Cabea-deporco.

Em 1847, o Parlamento Ingls reconheceu as vantagens das aes sanitrias e resolveu acabar com os
CORTIOS

de Londres. Para

tanto, transferiu a populao pobre para casas populares dotadas de instalaes sanitrias adequadas, o que diminuiu, substancialmente, a ocorrncia de doenas infecciosas nessas comunidades. A partir de 1854, Florence Nightingale (1820-1910), na cidade de Escutari, na Turquia, promoveu a melhoria das condies sanitrias dos hospitais, exigindo que fosse feita limpeza do cho e das paredes, assim como, cuidados com o esgoto, uso de roupas e lenis sempre limpos, e eliminao de ratos e piolhos do ambiente hospitalar. Essas medidas resultaram em uma considervel diminuio na taxa de mortalidade entre os feridos da Guerra pela Crimia.
A Guerra pela Crimia (atual sul da Ucrnia) que aconteceu de 1853 a 1856, envolveu de um lado a Rssia e, de outro, uma coalizo integrada por Reino Unido, Frana, Itlia, Turquia e ustria, em razo das pretenses expansionistas russas.

A relao entre doenas contagiosas e condies higinicas nos hospitais comeou a ser de fato estabelecida a partir de 1865, quando o mdico ingls Joseph Lister (1827-1912), fundamentado na teoria dos germes de Pasteur, instituiu a prtica de desinfeco nos ambientes cirrgicos, por meio da utilizao do fenol como anti-sptico. Este procedimento teve como conseqncia a diminuio do nmero de mortes resultantes das infeces ps-cirrgicas. William Thompson Sedgwick (1855-1921), em 1880, estabeleceu o tratamento de esgotos com cloro, como agente sanitrio e, em 1888, Theobald Smith (18591934) foi o primeiro a convencer os cientistas de que insetos podiam ser portadores de germes causadores de enfermidades, ao comprovar que a febre do Texas, que dizimava rebanhos bovinos na Carolina do Norte, era transmitida por carrapatos. Em 1900, o major mdico do Exrcito americano, Walter Reed (1851-1902) e seus assistentes demonstraram que os vrus da febre amarela, no ambiente urbano, eram transmitidos, aos seres humanos, pela picada dos mosquitos fmeas da espcie Aedes aegypti. No Brasil, em 1903, sob a orientao do Dr. Oswaldo Cruz, o Prefeito Pereira Passos repetiu, na cidade do Rio de Janeiro, o que fora feito em Londres, em 1847, acrescentado de medidas sanitaristas. Depois da reforma urbana e das aes sanitrias, a cidade ficou livre da febre amarela e da peste bubnica.
182 CEDERJ

levam-nos a estabelecer a idia de que, mais importante do que curar os doentes, prevenir que eles adoeam e, para isso, a manuteno de padres sanitrios a forma mais econmica de assegurar o bem-estar da populao. Ao longo de vrias geraes, as comunidades humanas tm demonstrado preocupao com as pessoas que morrem acometidas de doenas contagiosas (microbianas ou virais), principalmente, quando se defrontam com situaes epidmicas. Nestes casos, o grande desafio saber o que diferencia os indivduos susceptveis dos resistentes. Em relao s infeces por agentes microbianos, sejam elas relacionadas com protozorios, fungos, bactrias,
MICOPLASMAS, RIQUTSIAS ESTREPTOMICETOS ,

Designao comum dada s bactrias do gnero Streptomyces, imveis, aerbicas e Gram-positivas, que crescem sob a forma de miclio ramificado. Incluem formas que vivem no solo. So notveis pela produo de antibiticos, como a estreptomicina e a tetraciclina.

MICOPLASMAS
Bactrias diminutas do gnero Mycoplasma. So Gram-negativas, imveis, e se caracterizam como sendo o nico tipo de clulas procariticas desprovido de parede celular (veja a Aula 4).

ou

CLAMDIAS,

a possibilidade de evoluir ou no

para doena, depende do indivduo contaminado. A espcie humana convive com os micrbios desde que surgiu no planeta. Enquanto no se suspeitava que eles existissem, gerao aps gerao, a humanidade foi submetida ao processo de seleo natural que, de modo irredutvel, privilegia somente os indivduos aptos sobrevivncia.

RIQUTSIAS
Bactrias do gnero Rickettsia so agentes de certas doenas infecciosas, como o tifo exantemtico. Para se multiplicar, precisam estar no interior de clulas eucariticas. Por isso, so ditas parasitas intracelulares obrigatrias.

AS BASES MOLECULARES DA INTERAO DAS CLULAS HUMANAS COM SEUS MICRBIOS


Enquanto est vivo, o ser humano uma mquina de devorar micrbios, haja vista que o corpo de um adulto formado, em mdia, por 1013 clulas descendentes da clula-ovo e por 1014 clulas microbianas, como voc aprendeu na Aula 1. Das clulas microbianas, a maioria formada por bactrias e, aproximadamente, 90% destas so anaerbicas. Na Tabela 18.1 voc observa a relao entre bactrias aerbicas e anaerbicas com as quais o corpo humano convive.

CLAMDIAS
Bactrias cocides, imveis, que se desenvolvem somente no ambiente intracelular eucaritico, includas no gnero Chlamydia. Esto associadas a uma grande variedade de doenas em humanos como conjuntivite, tracoma e infeces urogenitais. s infeces por clamdias, tambm so atribudas doenas cardacas crnicas. Uma espcie desse gnero, C. psittaci, relacionada com infeces de aves, eventualmente transmitidas para os seres humanos.

CEDERJ

183

AULA

de ser vencida, porm, os exemplos das geraes que nos antecederam,

ESTREPTOMICETOS

18

A batalha contra os agentes infecciosos ainda parece estar longe

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

Tabela 18.1: Distribuio da microbiota aerbica e anaerbica nas diversas cavidades do corpo Microbiota Humana Nmero total de bactrias por/mL ou por/g Trato respiratrio superior lavado nasal saliva superfcie dentria sulco gengival Trato gastrintestinal estmago intestino delgado leo clon trato genital feminino endocrvice vagina 108-109 10 -10
8 9

Relao Anaerbios: Aerbios

103-104 10 -10
6 9

3-5:1 1:1 10 -10


10 11

1:1 1000:1

10 -10
11

12

102-105 102-104 10 -10


4 7

1:1 1:1 1:1 1000:1

10 -10
11

12

3-5:1 3-5:1

1 Em algumas cavidades do corpo, essa relao pode ser de 1000 . As bactrias tm, em mdia, um tempo de gerao que varia entre 30 e 60 minutos, enquanto as clulas no-microbianas levam, em mdia, 24 horas para completarem o ciclo mittico, como voc pode ver na Figura 18.1.

1013 clulas eucariticas Tempo de gerao: 24h Taxa de renovao: 5 20 bilhes de clulas/ hora; 80% dos tomos em 90 dias;
10m

100% dos tomos em 7 anos.

1014 clulas procariticas Tempo de gerao: 30 60 minutos Taxa de renovao: limitada pelo aporte de nutrientes.

0,5m

Figura 18.1: esquerda: composio celular do corpo humano, quanto proporo, ao tempo de gerao e taxa de renovao. direita: imagem de esfregao de sulco gengival, corado pelo mtodo de Gram, conforme executado na Aula 5. Note que as bactrias esto aderidas s clulas epiteliais.

184

CEDERJ

substratos feita no ambiente externo, ou seja, elas precisam, primeiro, hidrolisar os produtos do meio exterior para, depois, poderem absorver os nutrientes. Para isto, se esto vivas, esto continuadamente secretando as proteases, lipases, glicosilases e DNAses do seu repertrio, conforme foi explicado na Aula 8. As clulas fagocitrias do corpo humano fazem a digesto do material que fagocitam por meio de suas enzimas lisossomais, conforme representado na Figura 18.2.

Digesto completa
Micrbio alvo do fagcito

Digesto incompleta

Fagcito emite pseudpodos para engolfar a partcula Fagossoma Lisossoma Enzimas lisossomais (hidrolases acdicas)

Fuso do fagcito com o lisossoma

Fagolisossoma (digesto pelas enzimas lisossomais) MHCII Digesto incompleta Digesto completa

Exocitose dos resduos

Figura 18.2: Representao esquemtica do modelo de fagocitose e digesto por enzimas lisossomais, do material contido no fagossoma, e exocitose dos resduos.

CEDERJ

185

AULA

No caso das bactrias, em razo da parede celular rgida, a digesto dos

18

Qualquer clula, para crescer e se multiplicar, precisa de alimentos.

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

Se na Natureza a regra bsica matar ou morrer, no interior do fagolisossoma que essa batalha definida. Se, por um lado, o micrbio secreta suas enzimas para se aproveitar dos constituintes do fagossoma, por outro, o fagcito emprega as enzimas do seu contedo lisossomal. Trata-se, portanto, de uma briga molecular entre enzimas! Tal qual uma luta entre espadachins, tem mais chance de ganhar aquele que tiver um repertrio enzimtico proteoltico mais amplo. Dessa forma, os seres humanos convivem com os elementos da microbiota, sempre levando a melhor. Quando se trata de um micrbio cujas proteases superam as do lisossoma, esse tipo de micrbio passa a dispor dos nutrientes para se multiplicar e, assim, se no for detido, vai digerir, progressivamente, outras clulas, tecidos e rgos. Esta ltima condio caracteriza o incio do processo infeccioso. O ser humano comea sua interao com os micrbios ao nascer. Inicialmente com os micrbios da me e, progressivamente, com os do ambiente e das outras pessoas com as quais conviver. Conviver com os micrbios significa devor-los. Para tanto, as enzimas lisossomais do organismo devem degradar os componentes microbianos. Isso est diretamente relacionado complexidade dos componentes de superfcie das clulas somticas: dependendo do grupo sangneo da criana, sua possibilidade de digerir componentes bacterianos maior ou menor. De acordo com os carboidratos da superfcie das clulas de uma pessoa, seu tipo sangneo classificado nos grupos 0, A, B e AB, cuja herana obedece s regras mendelianas. No processo natural de renovao dos tecidos, essas pessoas fazem sntese e degradao completa desses auto-constituintes glicdicos. Os produtos ingeridos na alimentao, quer sejam micrbios, plantas ou derivados animais, tambm tm constituintes glicdicos semelhantes, associados ou no s protenas (glicoprotenas). Dessa forma, os indivduos que detm o repertrio enzimtico para sntese e degradao do tipo mais complexo desses carboidratos fazem a digesto da glicoprotena, aproveitando completamente o contedo de aminocidos e glicdios. Aqueles cujo repertrio enzimtico menos complexo so incapazes de digerir completamente, portanto, aps a digesto, deixam sobrar resduos (digesto lisossomal incompleta) que so exocitados, associados aos MHC de classe II.

186

CEDERJ

viu na Aula 17. Quando sobram para os linfcitos B, estes passam a secretar anticorpos reativos para os respectivos resduos. Dessa forma, examinando a Figura 18.3 e a Tabela 18.2, voc pode verificar, respectivamente, a rota bioqumica da sntese dos polissacardios que caracteriza os grupos sangneos dos tipos 0, A, B e AB, os elementos genticos e a expresso sorolgica nos indivduos dos referidos grupos. Um detalhe interessante deste processo que, ao nascer, os seres humanos no apresentam os anticorpos anti-B, anti-A ou anti-A e B. Eles s os fazem medida que vo se alimentando. Assim, os indivduos A fazem anti-B; os anti-A aparecem nos indivduos do grupo sangneo B e os indivduos 0 fazem tanto anticorpos anti-A como anti-B. Desta forma, voc pode perceber que este fenmeno imuno-hematolgico est diretamente relacionado com o repertrio enzimtico envolvido na sntese e degradao dos constituintes celulares durante as fases de anabolismo e catabolismo, relacionadas diretamente com a renovao celular dos tecidos do indivduo.

Elementos basais
Sntese Degradao

Legenda: Prot - Protena NAc - gal - Nacetil - galactosamina NAc - glu - Nacetil - glicosamina Gal - galactase

Ncleo de carboidratos precursor dos elementos caractersticos dos grupos sangneos AB0 Prot - NAc gal - gal - NAc - glu - gal

Enzima A Enzima H

Componente "H" ou "O" Prot - NAc gal - gal - NAc - glu - gal Enzima A Fucose Enzima B Componente A NAcgal Componente B gal

Prot - NAc gal - gal - Nac glu - gal Fucose

Prot - NAc gal - gal - Nac glu - gal Fucose

Figura 18.3: Rota bioqumica de sntese e degradao do contedo glicdico das glicoprotenas presentes nas superfcies das clulas, que se caracterizam como determinantes do grupo sangneo dos indivduos.

CEDERJ

187

AULA

so aproveitados principalmente por linfcitos T CD4+, como voc

18

Como conseqncia da exocitose dos resduos da digesto, estes

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

Tabela 18.2: Caractersticas genotpicas, protemicas e sorolgicas dos grupos sangneos ABO. Sistema AB0 dos grupos sangneos Tipo sangneo gentipos Repertrio enzimtico para sntese e degradao "H" "H", "A" "H" , "B" "H", "A", "B" Componentes glicdicos presentes na superfcie de todas as clulas e hemcias H A, H B, H A, B, H Anticorpos produzidos Anti-A, Anti-B Anti-B Anti-A Nenhum

"O" "A" "B" "AB"

II AA, Ai BB, Bi AB

A presena de anticorpos no soro de um indivduo est diretamente relacionada com a amplitude do seu repertrio enzimtico. Por isso, indivduos AB, possuidores dos genes para a expresso das vias metablicas de sntese e degradao dos componentes A, B e H, ao fazerem a digesto dos mesmos, no deixam sobrar resduos para as clulas do sistema imune. Ao contrrio, os indivduos do grupo sangneo do tipo 0, cuja digesto lisossomal degrada apenas o componente H, ao receberem os componentes A e B na dieta os exocitam, suscitando, assim, a resposta imune com produo de anticorpos. Em resumo: os componentes que as clulas de um indivduo sabem fazer, tambm os sabem desmanchar. Dessa forma, pode-se concluir que, todo o material expresso a partir do genoma celular do indivduo, quando digerido para renovao, ser completamente degradado. Quando os produtos a serem degradados forem
ADVENTCIO

codificados por genomas ADVENTCIOS, a chance de essa digesto se fazer de forma completa ser diretamente proporcional amplitude do repertrio enzimtico das clulas do indivduo. Se houver sobras de resduos, estes sero aproveitados pelos linfcitos que os coletarem. Dispondo desse fator de crescimento, ser possvel a expanso clonal dessas clulas. Considerando que o repertrio enzimtico do indivduo que lhe d vantagem sobre o dos micrbios definido no momento da fecundao, a partir desse evento a multiplicao do zigoto gera um indivduo de clulas geneticamente clonadas, porm bioquimicamente diferenciadas

O que vem de fora, advendio, alheio, aliengena, forasteiro.

APOPTOSE
Morte celular programada.

nos tecidos. A renovao destes tecidos requer a remoo das clulas que atingem o estado de APOPTOSE. Essa tarefa cabe aos moncitos, que so as clulas mais versteis do corpo, pois dispem do repertrio enzimtico

188

CEDERJ

celulares dos indivduos. Essa versatilidade metablica dos moncitos, tambm encontrada nas CLULAS DENDRTICAS, d ao indivduo a possibilidade de manter a ntima associao com a microbiota, assim como proteg-lo de infeces por agentes microbianos que detenham versatilidade enzimtica inferior dele. Essas caractersticas so atributos genticos passados de gerao para gerao. Dessa forma, pais que possuem repertrio enzimtico capaz de debelar infeces por
MICOBACTRIAS

CLULAS DENDRTICAS
Clulas do Sistema Monoctico Fagocitrio que, como os macrfagos, exercem funes fagocticas.

de origem vacinal,

VACINA

BCG, passam essa caracterstica, de forma mendeliana, para seus filhos e, assim, quando essas crianas so inoculadas com BCG, demonstram essa herana ao se curar espontaneamente da infeco vacinal. O inculo de BCG consiste de 106 destes bacilos vivos, que se espera sejam mortos e degradados quando forem fagocitados. Na maioria das vezes, os micrbios perdem. Porm, o tempo desse embate pode ser rpido ou demorado e a conseqncia dessa demora a marca representativa do confronto que as pessoas exibem. H crianas que evoluem sem marca, ou seja, so muito versteis quanto digesto lisossomal. Com isto, livram-se da infeco sem danos teciduais. Na Figura 18.4 voc v algumas marcas resultantes do processo de vacinao com BCG, em pessoas que demonstraram possuir as caractersticas genticas do repertrio enzimtico que lhes confere a resistncia. Embora resistam, levam mais tempo para se livrarem das micobactrias. O tempo que demora para a cura ser diretamente proporcional extenso da leso. Por isso, h os que tm marcas pequenas e outros com marcas maiores, que variam em tamanho, desde 2mm at 3cm. H ainda aqueles nos quais a agresso tecidual to extensa que precisam de tratamento mdico para se livrar da infeco vacinal.

MICOBACTRIAS
Bactrias, em forma de bastonetes retos ou encurvados, imveis. So aerbicas, do gnero Mycobacterium e largamente distribudas no solo e na gua; entre elas encontram-se os bacilos da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) e os da hansenase (M. leprae).

VACINA BCG (BACILOS DE CALMETTE & GURIN)


Vacina preparada a partir de um clone de bacilos da tuberculose bovina, obtido pelos pesquisadores Albert Calmette e Camille Gurin, no Instituto Pasteur de Paris.

CEDERJ

189

AULA

celular contendo elementos expressos a partir do genoma das populaes

18

que os habilita a proceder digesto lisossomal de qualquer resduo

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

Figura 18.4: Fotos de quatro braos com marcas da vacina BCG.

Nos que so susceptveis, ou seja, incompetentes metabolicamente para degradar as micobactrias vacinais, a infeco evolui para a forma sistmica e, se atingir os tecidos sseo ou nervoso central, de difcil tratamento.

Felizmente, como pode ser percebido no grfico da figura a seguir, disponvel no endereo www.unu.edu/unupress/food/8F104e/ 8F104E04.htm, a proporo de indivduos susceptveis tuberculose decresceu, gradualmente, na populao da Gr-Bretanha ao longo dos anos, mesmo antes da disponibilidade dos antibiticos e da vacina.
4000 3500

TAXA DE MORTALIDADE ANUAL

3000

Identificao do bacilo da tuberculose

2500 2000

1500

Incio da antibioticoterapia

1000 500

Introduo da vacina BCG

0 1838

1850

1880

1870

1880 1890 1900 1910 1920

1930 1940

1950 1960

1970

190

CEDERJ

A peste bubnica
Desde eras remotas, o carter de resistncia dos seres humanos s infeces microbianas vem sendo aperfeioado. Como exemplo, no flagelo mediado pela PESTE BUBNICA, enquanto no se conheciam medidas profilticas nem tratamento com antibiticos, os indivduos suscetveis eram ceifados da populao. So muitos os relatos de epidemias de peste associada com a presena de roedores, principalmente o rato domstico (Rattus rattus), cujas pulgas eram as responsveis pela transmisso aos seres humanos. Em um ambiente sujo, sem as atuais noes de higiene, de se prever que medida que aumentava a populao de roedores em torno das residncias, a chance de ocorrer a peste aumentava. Acreditava-se, inclusive, que os ratos eram anunciadores da peste. Essa aproximao dos roedores ocorria, geralmente, quando havia longos perodos de estiagem. Com a diminuio da disponibilidade de gros nos campos, os ratos se aproximavam das residncias. Quando os ratos morriam, as pulgas contaminadas iam buscar alimento nas pessoas. Como poderiam as pessoas imaginar que os ratos estavam contaminados? O agente microbiano da peste a apenas os resistentes ao final das epidemias.
YERSINIA PESTIS.

O termo BUBNICA referncia aos bubes, isto , gnglios linfticos horrivelmente inchados, que aparecem como um dos primeiros sintomas da peste e que, quando tocados, fazem os pacientes urrar de dor. So resultantes da infeco por Yersinia pestis, que so cocobacilos Gram- negativos, imveis. As clulas desses cocobacilos apresentam uma tendncia de colorao acentuada nos plos.

YERSINIA PESTIS
Bactrias Gramnegativas, classificadas na famlia Enterobacteriaceae. So encapsuladas, crescem em condies de aerobiose ou anaerobiose (facultativos). A cpsula dessas bactrias composta por molculas de lipopolissacardeo (LPS), que atuam como uma potente toxina nos indivduos susceptveis.

Nas

comunidades humanas atingidas, os susceptveis morriam, sobrando

Relatos descrevem que, no final do ano de 542 e no incio de 543, em Constantinopla, ocorreu uma epidemia de peste em que o nmero de mortes chegou a 10 mil por dia. Em cinco anos a populao foi reduzida em 25% e a infeco esteve presente, de forma endmica, durante 25 anos. A populao da China foi reduzida de 123 milhes, no ano de 1200, para 65 milhes em 1393. Na Europa, durante o sculo XIV, essa seleo dizimou um tero da populao, e, em algumas cidades, o efeito foi ainda mais catastrfico: Florena, Veneza, Siena e Oviedo, cidades florescentes na Renascena, chegaram a perder 60% dos seus habitantes. O escritor italiano Giovanni Boccaccio (1313-1375), ao descrever esse pandemnio, relatou que ele influiu na destituio da ordem social em todos os nveis, da famlia ao Estado. No ano de 1570, a peste chegou a Lisboa, durante o reinado de Dom Sebastio (o Desejado), e dizimou 90% de seus moradores. Em Paris, a taxa de mortalidade chegou a 800 por dia. Entre agosto e setembro de 1665, sete mil pessoas morriam por semana em Londres. No incio do sculo XX, a ndia perdeu 10 milhes de habitantes. Desde ento, os surtos de peste neste pas tm sido limitados. Destes relatos deduz-se que os sobreviventes eram pessoas com repertrio enzimtico diversificado o suficiente para suplantar o potencial digestor das Yersinias, no ambiente fagolisossomal.

CEDERJ

191

AULA

18

A ETERNA BATALHA DO HOMEM CONTRA OS MICRBIOS

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

Na Europa, no sculo XIV, a desordem que se seguia ao pandemnio da peste gerava a busca alucinada pelos culpados, sendo acusados principalmente os leprosos, porque eram indigentes; e os judeus, porque tinham posses. Milhares deles foram queimados vivos em fogueiras.

A FEBRE TIFIDE
Outro tipo de infeco bacteriana do qual h tambm relatos histricos bem marcantes a febre tifide, usualmente associada sujeira e contrada a partir da ingesto de alimentos ou gua contaminada com produtos fecais. O tipo bacteriano associado a Salmonella typhi, do grupo das Enterobactrias. Em virtude da transmisso dessa doena, seguir uma rota fecal-oral, numa poca em que as condies de higiene e sade pblica no eram adequadas (como ainda no so em muitas regies pobres do planeta), a possibilidade de contgio entre os seres humanos era muito grande. Assim, a infeco conduzia a um processo de seleo, favorecendo os indivduos que resistiam s aes enzimticas da S. typhi. H pessoas que, embora resistentes salmonelose, quando infectadas, passam a albergar o agente no intestino, sem desenvolver APLASIA MEDULAR
Diminuio mais ou menos intensa da capacidade hematopotica da medula ssea.

qualquer sintoma, embora estejam eliminando durante longo tempo os micrbios, que podem contaminar as pessoas com as quais convivem. Um exemplo amplamente divulgado dessa situao aconteceu em Nova York, nos EUA, na primeira dcada do sculo XX, envolvendo uma cozinheira chamada Mary Mallan.

Mary Mallan, uma cozinheira, atraiu a ateno da imprensa pela primeira vez em 1906, quando o General William Henry Warren, ao alugar uma casa de praia para passar o vero com a famlia na baia de Oyster, a contratou. Em trs semanas, seis das onze pessoas da casa apareceram com febre tifide. O fato chamou a ateno das autoridades sanitrias para aquela casa, pois a febre tifide uma doena de notificao compulsria e no havia sido descrito nenhum outro caso na regio. As investigaes provaram que o foco da infeco estava na senhora Mallan e que esta estava envolvida em 14 outros casos por onde havia trabalhado durante os cinco anos precedentes. Os jornalistas da poca cunharam para a Mary o codinome Mary Tifide. Ela morreu de derrame, mas, investigaes posteriores indicaram que ela esteve envolvida diretamente com 53 casos de febre tifide, sendo trs fatais. E voc pensa que esse um evento raro? Pois saiba que os jornais ingleses, em 1976, noticiaram uma matria semelhante envolvendo uma cozinheira de um navio de cruzeiro do Mediterrneo. Estima-se que, s nos EUA, existam, pelo menos, duas mil pessoas que carreiam S. typhi como elementos da microbiota intestinal. Antes da disponibilidade de antibiticos para o tratamento, a salmonelose exercia um efeito seletivo sobre as grandes aglomeraes humanas, favorecendo aos resistentes. A antibioticoterapia na salmonelose teve seu apogeu quando o cloranfenicol foi descoberto. Este antibitico, embora altamente eficiente contra S.typhi, mostrou-se txico para as mitocndrias das clulas humanas, principalmente para aquelas da medula ssea, causando APLASIA. Assim como este antibitico, a tetraciclina tambm tem efeito adverso no tecido sseo dos dentes em formao, dando, aos da segunda dentio, uma cor escura.

192

CEDERJ

pode perceber analisando a Figura 18.5. Alm do mais, o saneamento bsico dos centros urbanos tem contribudo para a higienizao do ambiente, fato que diminui, ainda mais, a probabilidade de um suscetvel ser contaminado.
600

FEBRE TIFIDE

500

Sem vacinao obrigatria

Taxa de mortalidade por 100.000 habitantes

400

300

200

100

1950

1960

1910

Figura 18.5: Taxa de mortalidade da febre tifide nos EUA, no perodo de 1910 a 1970.

1920

1930

1940

DOENA VENREA

A SFILIS
DOENA
VENREA

que comeou a ser relatada a partir de 1530.

O micrbio envolvido s foi reconhecido em 1905. Os relatos de sfilis, na poca em que no existia tratamento com os antibiticos, descrevem que a infeco evolua em trs estgios. O primeiro, quando aparece a leso primria no rgo genital. Esta leso regride espontaneamente. Em 60% a cura completa, sendo que, metade das pessoas curadas apresentam resposta imune, com presena de anticorpos reativos para os componentes dos treponemas e a outra metade no. Os outros 40% evoluem para os estgios secundrio e tercirio.

Relativa a Vnus, a deusa do amor. Mais apropriadamente denominada como doena sexualmente transmissvel (DST). A sfilis, ou lues, relacionada com a infeco por Treponema pallidum, bactrias de forma espiralada, com 200nm de espessura e 10.000nm de comprimento. A estrutura fina e o gil movimento giratrio destas bactrias permitem que elas penetrem no corpo, atravs da mucosa ntegra.

CEDERJ

1970

193

AULA

febre tifide na populao cresceu ao longo das geraes, conforme voc

18

Graas seleo natural, a predominncia de indivduos resistentes

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

O estgio secundrio se instala aps cinco a dez semanas, quando aparecem as leses que consistem em uma erupo avermelhada, mculo-papular em vrias partes do corpo. Nas regies midas do PARESIA
Perda parcial dos movimentos, decorrente de alteraes degenerativas do sistema nervoso central.

corpo, essas erupes aparecem como ppulas plidas e midas, chamadas condilomas. As leses da fase secundria tambm regridem espontaneamente. O terceiro estgio da sfilis ocorre aps cinco anos, com o aparecimento de leses granulomatosas na pele, ossos, fgado e sistema nervoso central. Quando ocorre o comprometimento do sistema nervoso, as pessoas acometidas apresentam PARESIA.

A primeira descrio da sfilis foi feita na Europa, em 1494, quando o rei da Frana, junto com os espanhis, invadiu a Itlia. Esse embate teve pouca luta e muita farra dos soldados com as prostitutas que acompanhavam o exrcito, o que resultou num surto de sfilis que dizimou a tropa invasora, inclusive o comandante em chefe, o rei Carlos VIII, e depois se espalhou por toda a Europa. Uma vez que o surto inicial coincidiu com a volta de Colombo da Amrica, os historiadores tm atribudo que o T. pallidum pegou carona em marinheiros que voltaram do Novo Mundo. Durante 50 anos, a sfilis dizimou 20% da populao europia.

Durante quase 500 anos, a sfilis representou um grande problema de sade pblica para a populao humana, equivalente ao que hoje representa a AIDS. Tambm era considerada, por muitos, como um castigo de Deus, embora, como outras doenas sexualmente transmissveis (DST), tenda a acompanhar a promiscuidade, o abuso de drogas injetveis e a pobreza. A infeco crnica em mulheres pode ser passada para seus filhos durante a gestao. A transmisso vertical responsvel por abortos e natimortos. As crianas que chegam a nascer apresentam sinais da sfilis congnita, dentre eles, cegueira, m formaes ssea e cerebral e leses do sistema nervoso central. Felizmente, as penicilinas tm efeito bactericida sobre os T. pallidum, portanto, podem ser usadas como tratamento dos infectados, salvando muita gente suscetvel desse castigo.

194

CEDERJ

ATIVIDADE 1. No que diz respeito convivncia das populaes humanas com os micrbios, observe a figura a seguir, onde so mostrados, de forma grfica, os dados estatsticos referentes taxa de mortalidade por COQUELUCHE, durante o perodo de 1880 a 1970. Levando em considerao que a vacina contra a COQUELUCHE s foi disponibilizada em 1939 e, mesmo aps a descoberta dos antibiticos, o efeito teraputico destes irrisrio, a que voc pode atribuir o declnio da taxa de mortalidade registrada na figura?

COQUELUCHE
Doena, altamente contagiosa, resultante da infeco por bactrias da espcie Bordetella pertussis, tambm conhecidas como bacilos de Bordet & Gengou. Outra denominao para a doena tosse comprida ou pertussis (em latim Per tussis = super tosse). Os doentes apresentam fortes ataques de tosse espasmdica, devido irritao provocada pela toxina do corpo bacteriano sobre as clulas do epitlio da traquia e dos brnquios. Em alguns acometidos, ocorre a morte decorrente da evoluo da doena para pneumonia.
Taxa de mortalidade por 100.000 habitantes

Coqueluche nos Estados Unidos


1000 900 600 700 500 400 300 200 100 0 Ano
1940 1910 1920 1930 1950 1960 1890 1900 1920 1880 1920 1970

1939 Introduo da vacina

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

Seleo de resistentes. Observe que durante o perodo de 1880 at 1939 a populao humana no dispunha de recursos teraputicos. A doena altamente contagiosa e acomete de forma mais grave as crianas com menos de um ano de vida. Portanto, aqueles que dispunham de repertrio enzimtico capaz de digerir os agentes microbianos e as suas toxinas, ao serem selecionados, passavam essa caracterstica para a gerao seguinte. Para reforar essa concluso, voc pode acessar o site http://www.vaclib.org/basic/history.htm.

At aqui, voc est percebendo que o potencial dos seres humanos para resistirem s infeces bacterianas, quaisquer que sejam elas, depende da amplitude do repertrio enzimtico que expressem. Quanto mais amplo este for, maior ser a chance de superar essas infeces. Como foi mencionado, nos casos de cura espontnea da sfilis, h, inclusive,

CEDERJ

195

AULA

18

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

VAROLA
Doena resultante da infeco por um tipo de poxvrus, que so vrus com genoma de DNA, medindo 250 X 150 X 80nm. Leses por varola ocorrem em diferentes espcies animais. So denominados de smallpox os que infectam humanos, monkeypox os de macacos, chikenpox os de galinha e assim por diante.

pessoas que se livram da infeco sem produzir anticorpos, outros o fazem acompanhado da produo de anticorpos e h aqueles que sucumbem infeco. No processo de seleo na Natureza, subentende-se que, quanto mais ampla for a versatilidade metablica das clulas de um indivduo, maior ser a sua chance de resistir s infeces microbianas.

A ETERNA BUSCA DO SER HUMANO PELA RESISTNCIA S VIROSES


Nas Aulas 15 e 16 voc aprendeu que a versatilidade metablica das clulas, fruto de um repertrio enzimtico amplo, o princpio bsico que rege a produo de vrus e, conseqentemente, o desenvolvimento das viroses. Dessa forma, como voc viu na Aula 17, as viroses tambm contribuem para a seleo das espcies na Natureza, porm, de maneira inversa quela suscitada pelas infeces microbianas. Dentre os exemplos de barreiras seletivas, mediadas por viroses, que tm sido superadas pelos seres humanos, vamos fazer consideraes sobre a VAROLA, a GRIPE, a POLIOMIELITE, a DENGUE e a AIDS. DENGUE
Virose associada a quatro tipos de flavivrus, que so os vrus da dengue 1, dengue 2, dengue 3 e dengue 4. Os vrus da dengue tm caractersticas estruturais semelhantes s dos vrus da febre amarela. A transmisso de uma pessoa doente para uma pessoa sadia, nas reas urbanas, feita pela picada da fmea contaminada dos mosquitos Aedes aegypti.

GRIPE
Virose que acomete as pessoas, geralmente, uma a duas vezes por ano. Os vrus da gripe esto classificados como orthomyxovirus. H vrios subtipos conhecidos, que se diferenciam de acordo com suas estruturas de superfcie (hemaglutinina e neuraminidase). Em razo da via de transmisso ser por contato respiratrio, essas visores so de fcil disseminao.

AIDS
A sndrome da imuno-deficincia adquirida, conhecida nos pases de lngua oficial portuguesa como SIDA, exceto no Brasil, onde se usa a sigla em ingls AIDS, uma sndrome resultante do comprometimento do sistema imune, devida infeco pelos vrus da imunodeficincia humana adquirida (HIV).

POLIOMIELITE
Doena paraltica resultante da inflamao da substncia cinzenta da medula espinhal, devido infeco por um dos trs tipos de vrus da poliomielite, que so classificados como picornavirus.

A VAROLA
Dentre as viroses com registro histrico mais detalhado, a varola a campe. Desde o primeiro caso registrado, no antigo Egito, na mmia de Ramss V (falecido em 1156 a.C.), at o ltimo caso ocorrido em 1977, a varola sempre esteve associada com milhes de mortes humanas. Os que sucumbiam eram aqueles que possuam maior proporo de clulas com competncia para produzir vrus, ou seja, demonstravam maior eficincia para desenvolver a infeco.

196

CEDERJ

doentes, ficavam acamados com dores por todo o corpo, febre muito alta e delrios. Dois a trs dias depois, o mal-estar cessava e os doentes pareciam estar em convalescena, mas eis que, em seu rosto e por todo o corpo, apareciam mculas que se transformavam em ppulas que intumesciam, virando vesculas e depois pstulas que supuravam. A regio supurada inchava e a febre voltava. Quando no morriam, ficavam com as marcas das pstulas. Mesmo assim, consideravam-se felizes, pois havia aqueles que ficavam surdos ou cegos ou com leses cardacas. Se os homens j se importavam em ter a face cheia de marcas, imagine o desespero das moas estigmatizadas pela virose! No que tange ao processo de seleo, uma EPIDEMIA de varola que atingiu o Oriente Mdio, no ano de 165, ceifou a vida de, pelo menos, um tero dos sditos do Imprio Romano. Na Europa, as epidemias de varola coincidiram com o retorno dos soldados das Cruzadas. Da Europa, foi levada pelos espanhis para o Novo Mundo. Como conseqncia, grande parte da populao dos astecas, maias e incas foi dizimada. S em relao aos astecas, em 1520, metade da populao sucumbiu varola. Os europeus, como j haviam passado pela varola, ao chegarem para colonizar os EUA, tiveram nessa virose seu principal aliado para reduzir a populao indgena, nativa da Amrica do Norte. As epidemias de varola continuaram a ocorrer ao longo dos sculos. Os relatos da Islndia mostram que, em 1707, um tero da populao do pas foi dizimada. Em 1717, na cidade de Boston, dos seis mil habitantes que contraram a doena, 900 morreram. Na Rssia, estima-se que o nmero de vtimas em 1776 tenha chegado a dois milhes de pessoas. A ltima dcada do sculo XVIII foram anos dramticos em relao varola. Em certas regies da Alemanha, um sexto da populao foi dizimado. Na Prssia, s em 1796, foram 26.646 vtimas letais. Na Frana, um quarto dos habitantes sucumbiu doena ou ficou desfigurado. EPIDEMIA
Incidncia, em curto perodo de tempo, de grande nmero de casos de uma doena, com rpida difuso que decresce aps um certo perodo de tempo. Difere do termo endemia, o qual corresponde a uma situao de ocorrncia de uma doena infecciosa, com baixa freqncia numa determinada regio, porm se mostra perene ao longo dos anos.

A varola tambm faz parte das obras literrias brasileiras. Jorge Amado, em seu romance Tereza Batista cansada de guerra, descreve a solidariedade da personagem para com as vtimas da bexiga negra, outro nome pelo qual a varola era conhecida.

CEDERJ

197

AULA

s cidades com sade, pouco tempo depois, tombavam subitamente

18

Muitas vezes, as coisas se passavam assim: viajantes chegavam

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

medida que os seres humanos eram dizimados com a varola, passavam a prevalecer aqueles que eram resistentes, ou seja, metabolicamente versteis, mas nem tanto. Essa forma de seleo foi aprimorada na Europa, com o uso da variolizao. Esta tcnica j era executada pelos chineses, e consistia em esfregar nas crianas no PSTULAS
Vesculas purulentas da pele.

atingidas pela varola crostas de

PSTULAS

de convalescentes ou ento

introduzir-lhes essas crostas nas narinas. Foi divulgada na Europa pela esposa do embaixador ingls na Turquia, Lady Mary Wortley Montagu. Embora a maioria das pessoas assim inoculadas desenvolvesse formas brandas da doena, em algumas a doena era severa ou mesmo letal. E, nos resistentes, a infeco varilica no evolua. O efeito imprevisvel da variolizao foi superado graas perspiccia do mdico ingls Edward Jenner. Em 1798, ele percebeu que as ordenhadoras de vacas no tinham marcas de varola pelo corpo, mas apenas em uma das mos. Essa leso era resultante da infeco localizada, adquirida a partir das leses que apareciam na teta das vacas acometidas da varola bovina. Ele tambm notou que as moas com essas marcas se mostravam protegidas contra a varola, quando apareciam surtos na regio. E, num processo serendipitoso, utilizou o material das leses das vacas para induzir nas pessoas uma infeco localizada. As pessoas que curavam dessa infeco mostravam-se resistentes varola. Assim, teve incio o processo de vacinao. Para lembrar um pouco mais sobre Jenner, retorne ao boxe da Aula 1. Em 1958, por proposta da Unio Sovitica, a Organizao Mundial de Sade (OMS) iniciou um projeto de 330 milhes de dlares para distribuir preparaes infecciosas de vrus vacinais para toda a humanidade. Dez anos aps, a humanidade ficou livre dos casos de varola, embora casos isolados, com certa freqncia, acontecessem

PRIMOVACINADO
Vacinado pela primeira vez.

em crianas

PRIMOVACINADAS

e em profissionais que se acidentavam em

laboratrios de pesquisa. A Figura 18.6 mostra pinturas referentes aos primrdios (1798) da vacinao antivarilica efetuada com amostras vacinais, infecciosas, oriundas de leses varilicas bovinas. Analisando-se o grfico, durante o perodo de 1850 a 1867, percebe-se que a populao j mostrava uma tendncia para o estado de resistncia, fruto do efeito seletivo exercido pela infeco, ainda na poca em que no havia a vacinao obrigatria.

198

CEDERJ

Vrus da varola humana, provenientes de crostas, continuam guardados em laboratrios dos EUA e da Rssia, o que gera um sentimento de intranqilidade face possibilidade de esse material ser utilizado como arma de guerra. Entretanto, essa possibilidade esbarra na seguinte questo: onde esto os suscetveis, se as geraes do presente so os descendentes dos sobreviventes do passado?

Taxa de mortalidade

1867 incio da vacinao obrigatria

1840

1850 1860 1870 1880 1890 1900 1910 1920

Ano

Figura 18.6: Eventos alusivos vacinao antivarilica. esquerda, uma tela mostrando uma cena de vacinao antivarilica em crianas. direita, uma gravura de Edward Jenner com a ordenhadora ao fundo. No centro, a representao grfica dos casos de morte com varola.

ATIVIDADE 2. Os dados da OMS mostram que a partir de 1969 a varola humana foi erradicada, mas a vacinao antivarilica continuou obrigatria no Brasil at 1980, quando ento passou a ser proibida. Seu desafio procurar na internet os fatores que justifiquem a erradicao da varola e a proibio da vacinao antivarilica.
RESPOSTA COMENTADA

Voc sabe que para existir a doena preciso que existam as pessoas suscetveis e, os suscetveis para as viroses so aqueles que tm repertrio enzimtico compatvel para a produo dos vrus. Considerando que a preparao vacinal era constituda por partculas virais infecciosas, era de se esperar que na populao existissem pessoas portadoras de maior ou menor proporo de clulas competentes. Estes ltimos eram aqueles indivduos descendentes das geraes resistentes. Nos indivduos com proporo intermediria

CEDERJ

199

AULA

18

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

ou ampla, a infeco vacinal tendia a ser mais severa, apresentandose sob a forma de mltiplas leses ou disseminada, podendo atingir rgos internos, levando o indivduo ao bito ou a deficincias visuais e auditivas. A figura a seguir representa uma charge de 1802 que expressava os argumentos utilizados pelos opositores da vacinao proposta por Jenner. Embora a oposio tenha sido superada pelos defensores da utilizao dos vrus de origem bovina para infectar seres humanos, praticamente 200 anos se passaram at que o conceito fosse invertido, com a proibio. Assim a exposio de pessoas infeco vacinal se configura como uma roleta russa: quem herdou a competncia?

A GRIPE
Outra virose bastante difundida entre os seres humanos a gripe. SURTO
Aparecimento repentino de vrios casos de uma doena num local.

Obviamente voc j passou por algumas delas. Tal qual os furaces, os


SURTOS

e as epidemias de gripe tambm recebem nomes. A mais

famosa do sculo XX foi a gripe espanhola, que ocorreu no segundo semestre de 1918. Originada nos EUA, atingiu a Europa em guerra e, a partir da Espanha, foi rapidamente difundida para o resto do mundo.

200

CEDERJ

correspondeu a 50 milhes de pessoas. As situaes mais dramticas ocorreram nas cidades de Londres, Nova York e Rio de Janeiro. A onda epidmica causou verdadeiros pandemnios. Imagine uma cidade onde 50% de seus habitantes esto com gripe e a doena evolui para pneumonia, deixando suas vtimas moribundas, acamadas e sem poder contar com a solidariedade de outras pessoas.

Figura 18.7: esquerda- fotografia com mquina de alta velocidade (1/2000 de segundo), e com iluminao indireta, mostrando as gotculas de muco eliminadas num espirro. direita forma educada de se adquirir gripe, ao inspirar o ar para dizer sade.

Quando a onda epidmica atinge vrios pases, a situao chamada


PANDEMIA.

PANDEMIA
Palavra de origem grega, formada com o prefixo pan (todo) e demos (povo), foi pela primeira vez empregada por Plato, em seu Livro das leis, referindose a qualquer acontecimento capaz de alcanar toda a populao. O conceito moderno de pandemia o de uma epidemia de grandes propores, que se espalha em vrios pases e em mais de um continente.

As gripes pandmicas funcionam, portanto, como

uma malha seletiva para as populaes humanas. Os resistentes se caracterizam por, mesmo contaminados, no desenvolverem a doena ou, se adoecerem, o quadro evolui para cura. Os suscetveis sucumbem. Os sintomas de gripe comeam aps o perodo de incubao, que varia de algumas horas at dois dias. Iniciam-se com forte dor de cabea, febre alta, tremores, desfalecimento, acompanhado de coriza, lacrimejamento, cansao geral (astenia) e dores musculares (a interferose, voc se lembra?). A linha da curva no grfico de temperatura corprea comea alta, diminui no terceiro dia para em seguida aumentar, o que se traduz, graficamente, por um "V". A cura, quando ocorre, se d no quarto ou

CEDERJ

201

AULA

populao mundial sucumbiu com essa virose. Em nmeros, isso

18

O efeito dessa gripe foi devastador e estima-se que 5 a 7% da

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

PNEUMONIA
Inflamao dos pulmes, provocada por infeco bacteriana ou viral.

quinto dia. Porm, a infeco pode evoluir para a forma de


BRONCOPNEUMONIA

PNEUMONIA,

ou

PLEURISIA PURULENTA,

quando associada com agentes

microbianos como hemfilos e estreptococos que, ao estabelecerem uma associao mrbida, potencializam a gravidade do quadro. Durante a fase gripal, o indivduo atravs de tosse e espirro propicia s outras pessoas com quem convive, o direito de saberem se so sensveis ou resistentes, como pode ser visto na Figura 18.7. As gotculas expelidas durante o espirro podem facilmente atingir as clulas vivas que esto presentes nas mucosas da conjuntiva, da boca e do nariz, principalmente, quando se inspira o ar para pronunciar a palavra sade. Os resistentes contaminados, de acordo com a proporo de clulas competentes, evoluem para a forma aparente (sintomtica) ou inaparente (assintomtica) da infeco. Em qualquer dessas circunstncias, produzem anticorpos reativos para os componentes dos vrus. A concentrao srica desses anticorpos aumenta gradualmente at atingir um patamar e depois decresce. O modelo dessa curva de produo de anticorpos se assemelha ao modelo de uma curva de crescimento populacional de clulas clonadas, como voc pode comparar vendo a Aula 6. Em relao mortalidade, a gripe asitica que grassou como uma pandemia em 1955, foi a segunda em gravidade, do sculo XX. Estimase que, com gripe asitica, morreram um milho de pessoas. Em 1967, ocorreu a pandemia pela gripe de Hong Kong, que levou 400 mil pessoas morte. Quando o nmero de vtimas das trs pandemias analisado, em relao populao mundial, das respectivas pocas, fcil perceber que a proporo de resistentes cresce exponencialmente, acompanhando o crescimento populacional ocorrido durante o perodo. Dessa forma, fica fcil encontrar na populao pessoas que curam espontaneamente suas gripes. Os suscetveis, embora em pequena proporo, so encontrados entre as crianas ou os idosos. As crianas pela gentica de suscetibilidade e os idosos pela fragilidade resultante do desgaste natural do organismo, agravada pelo efeito retardador da renovao celular mediado pela interferose. Porm, o comprometimento celular com a virose ampliado em funo do estado de desnutrio dos indivduos que, normalmente, passam a expressar repertrio enzimtico amplo para garantir a sobrevivncia. Este tem se mostrado como um dos principais fatores que potencializam a gravidade no s da gripe como de qualquer outra virose. Este tipo de situao mimetizada in vitro, como artifcio pelos virologistas, a fim de criar a competncia celular para produo de vrus, conforme voc viu na Aula 16, quando voc comparou a produo de vrus pelas bactrias cultivadas em meio rico e em meio pobre de nutrientes.

BRONCOPNEUMONIA
Inflamao aguda que compromete os pulmes e os bronquolos terminais, os quais, ao serem obstrudos por secreo mucopurulenta, levam os indivduos asfixia.

PLEURISIA PURULENTA
Infeco da pleura (camada serosa que recobre os pulmes), com secreo de pus.

202

CEDERJ

Este outro tipo de infeco viral transmitida facilmente, de pessoa a pessoa, principalmente em conglomerados urbanos. A transmisso do tipo horizontal. As pessoas contaminadas, inicialmente, disseminam os vrus atravs de perdigotos, tosse ou espirro e depois continuam eliminando vrus infecciosos nas fezes, por um perodo de at dois meses. Os indivduos que desenvolvem poliomielite so aqueles nos quais a infeco compromete clulas da poro cinzenta da medula espinhal, posicionada na base do crebro. A leso neuronal se reflete sobre a funo das fibras nervosas responsveis pela atividade muscular motora. Essa disfuno muscular responsvel pela paralisia dos membros afetados. Sem estmulo para funcionar, o msculo atrofia. Quando o comprometimento atinge o BULBO RAQUIANO, a paralisia se faz sobre os msculos respiratrios. Sem respirar, a morte era certa mas, se os pacientes fossem mantidos respirando com o auxlio de um pulmo de ao, os que se recuperavam ficavam sem seqelas. BULBO RAQUIANO OU
RAQUIDIANO

Segmento do sistema nervoso central que, em direo ascendente, continua a medula espinhal e se comunica com o encfalo, estando situado adiante do cerebelo.

Pulmo de Ao era um respirador utilizado na terapia intensiva de pessoas com poliomielite bulbar. O paciente ficava dentro da cmara, apenas com a cabea do lado de fora. No interior da cmara, a presso aumentava e diminua de forma rtmica, contraindo e dilatando o trax alternadamente. Desta maneira era mantida a respirao do paciente. O inconveniente era que as pessoas no podiam ser retiradas em hiptese alguma, sob pena de pararem de fazer as trocas gasosas dos tecidos. Voc j imaginou a situao, durante uma semana ou mais? Na figura a seguir voc v uma criana sendo acomodada no pulmo de ao ( esquerda) e lendo um gibi para passar o tempo ( direita).

Acredita-se que a raa humana convive com as infeces por vrus da poliomielite desde os primrdios da civilizao, haja vista a gravura, em baixo-relevo, da XVIII dinastia egpcia de 2000 a.C., que voc pode ver na Figura 18.8 e onde pode ser percebido um personagem com uma seqela, sugestiva de poliomielite, na perna direita.

CEDERJ

203

AULA

18

A POLIOMIELITE

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

Figura 18.8: Cermica atribuda ao perodo da XVIII dinastia egpcia (1600-1300 a.C.), onde se observa a perna defeituosa de um dos personagens, sugestiva de seqela da poliomielite.

O papel exercido pela poliomielite na seleo natural da espcie humana ficou evidente quando ocorreu um acidente em 1956. Quatrocentas mil crianas foram inoculadas com uma preparao vacinal do tipo Salk que, por um erro de fabricao, no havia sido inativada. Dos inoculados, 79 contraram a poliomielite. Sessenta destes evoluram para paralisia e 11 morreram. Os outros recuperaram-se sem seqela.
As preparaes vacinais utilizadas contra a poliomielite so de dois tipos: a preparao inativada pelo formol (vacina de Salk, aplicada, na forma injetvel, a partir de 1956) e a preparao infecciosa (vacina de Sabin, de uso oral, adotada a partir de 1960).

45 40

A Figura 18.9 mostra a taxa de mortalidade de poliomielite na populao dos EUA num perodo
Vacinao Preparao vacinal inativada Preparao vacinal infecciosa

Taxa de mortalidade por 100.000 habitantes

35 30 25 20 15 10 5 0

anterior e posterior s campanhas de vacinao contra esta virose, iniciadas em 1956, usando preparaes com infecciosidade inativada (vacina de Salk) e, em

1950

1954

1956

1958

1952

1960

1962

1964

1960, empregando-se preparaes infecciosas (vacina de Sabin).

Figura 18.9: Taxa de mortalidade por poliomielite nos EUA, e seleo pela vacinao. 204 CEDERJ

3. Em relao s viroses transmitidas de pessoa a pessoa de forma horizontal ou tangencial, descreva as atitudes que devem ser tomadas pela populao a fim de evitar o contgio por viroses de transmisso respiratria, fecal-oral ou veiculada por vetores. Busque, alm do texto desta aula, as informaes necessrias para realizar a atividade. Lembre-se de que voc pode encontrlas nas aulas anteriores e na web. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _________________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

Voc deve ter respondido que, de forma geral, a transmisso das viroses, como nas demais doenas contagiosas, est relacionada s atitudes comportamentais de uma sociedade, sendo, portanto, fruto dos seus padres de Educao, seus usos e costumes. Para as viroses de transmisso respiratria e/ou fecal-oral (gripe, sarampo, rubola, hepatites A e E, poliomielite e outras viroses respiratrias e entricas), a preveno se alicera nas prticas de higiene do corpo e dos alimentos, recomendando-se, tambm, evitar aglomeraes e, ainda, que sejam executadas aes de saneamento bsico para a populao. A lavagem das mos, para se livrar dos micrbios dos outros; educao ao falar ou espirrar, evitando lanar perdigotos no ambiente; a higienizao dos ambientes, utenslios e roupas e o tratamento de verduras cruas com soluo de hipoclorito de sdio, so procedimentos essenciais, na preveno desses tipos de infeces virais. Para as viroses de transmisso tangencial como, por exemplo, hepatites B, C, B/D e infeco por HIV, dentre outras, a preveno tem seu ponto chave na vigilncia do sangue e hemoderivados a serem utilizados em transfuses; na preveno de relaes sexuais promscuas; no uso de agulhas, seringas, lancetas e outros instrumentos prfuro-cortantes descartveis, ou devidamente esterilizados. Devem ser observados cuidados para no se criar vetores, tais como mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, bem como evitar o contato com animais silvestres, como raposas, morcegos, sagis, roedores, ces e gatos vadios, em vista dos mesmos serem, dependendo da espcie, potenciais portadores de infeces virais, tais como raiva, hantavirose, arenavirose ou por outras viroses de carter antropozotico.

CEDERJ

205

AULA

18

ATIVIDADE

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

CONSIDERAES SOBRE OS VRUS DA DENGUE E DA IMUNODEFICINCIA HUMANA ADQUIRIDA


Dentre as viroses que atualmente afligem os habitantes das reas urbanas tropicais, a dengue um exemplo de flavivirose que pode acometer o mesmo ser humano quatro vezes, pois so quatro os tipos de vrus da dengue. A infeco transmitida pela picada das fmeas dos mosquitos da espcie Aedes aegypt acomete, de forma inaparente, em torno de 90% dos indivduos. A condio de doena acontece naqueles indivduos constitudos por grande proporo de clulas com repertrio enzimtico capaz de atender a todas as etapas da sntese dos componentes virais. Na Figura 18.10, esto indicadas com setas claras as proteases constitutivas das clulas que so necessrias durante o processo de produo de vrus. Na falta de uma delas, a infeco abortada, dando ao indivduo a possibilidade de registrar este contato pela produo de anticorpos reativos para os componentes virais.

Stio de clivagem por proteases celulares Stio de clivagem por proteases virais

Figura 18.10: Representao esquemtica da necessidade de repertrio enzimtico constitutivo celular para que ocorra a produo de vrus.

206

CEDERJ

infeco pode agravar a evoluo de uma prxima infeco por um dos outros tipos de vrus da dengue. Por isso, uma segunda dengue tem mais chance de evoluir para a forma hemorrgica. Esse agravamento se deve ao fato da interao vrusanticorpo ocorrer sem agregao das partculas. O complexo vrusanticorpo assim formado pode ser moncitos pois, estes possuem receptores para a poro cristalizvel das molculas de anticorpos. Esta caracterstica possibilita a captura dos vrus, preferencialmente, pelos moncitos. Ao endocitar as partculas individualizadas, cobertas de anticorpos, os moncitos se contaminam. Por outro lado, quando a interao vrus-anticorpos se faz com agregao das partculas, esse agregado fagocitado e imediatamente digerido, evitando, desta forma, que a clula seja contaminada, conforme voc viu na Aula 17. A Figura 18.11 mostra, de forma esquemtica, como pode ocorrer a interao. No que diz respeito infeco pelos vrus da imunodeficincia humana adquirida (HIV), a OMS estima que at o final de 2010 existiro 70 milhes de infectados (http://www.who.int/hiv/strategic/surveillance/pptneeds/en/), podendo a transmisso ser tanto vertical como horizontal ou tangencial. A transmisso horizontal est diretamente relacionada ao comportamento de risco de pessoas que, esclarecidas, ou no, por meio da mdia oficial, ficam suscetveis ao contgio. Uma vez contaminada, a pessoa passa a conviver com a virose de forma crnica. A disfuno tecidual decorrente da virose a AIDS ou SIDA (sndrome da imunodeficincia adquirida) que pode aparecer entre 5 a 20 anos aps o contgio. Embora existam quimioterpicos, estes apenas retardam a morte, mas a qualidade de vida dos indivduos com AIDS, submetidos quimioterapia, regida pelos efeitos adversos dos medicamentos ingeridos.
CEDERJ 207 Figura 18.11: Modelo de interao de molculas de anticorpos com partculas virais. (a) formao de agregados; (b) partculas cobertas por anticorpos, individualizadas; (c) endocitose; (d) fagocitose.
Infeco neutralizada

c
Infeco efetiva

mais facilmente capturado pelos

AULA

gerados a partir de uma primeira

18

A presena de anticorpos

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

CONCLUSO
As infeces microbianas e virais sobre a espcie humana tm atuado como barreira seletiva. Esta seleo tem contribudo para o desenvolvimento de indivduos cada vez mais saudveis e resistentes aos agentes infecciosos em funo do repertrio enzimtico celular. Na resistncia s infeces microbianas so beneficiados aqueles com versatilidade metablica ampla enquanto nas viroses o fenmeno se d de maneira inversa. Diante desta perspectiva, possvel considerar que ns, que estamos vivos, somos metabolicamente seres quase perfeitos pois, resistimos s infeces microbianas e no sucumbimos s viroses. Assim, verifica-se que os indivduos resistentes s infeces bacterianas ou virais passam essas caractersticas, de forma mendeliana, para as novas geraes. Um exemplo bem marcante deste fenmeno pode ser observado nas marcas presentes no brao daqueles nos quais foi aplicada a vacina contra a tuberculose e demonstraram ser capazes de eliminar o inculo de um milho de Bacilos de Calmette & Gurin (BCG). Se a infeco por M. tuberculosis um exemplo de barreira seletiva microbiana, que favorece aqueles de maior versatilidade metablica, as viroses e, historicamente, a infeco pelos vrus da varola proporcionaram a seleo daqueles com repertrio enzimtico mediano. Dessa forma, considerando o modelo de uma curva de Gauss, para a distribuio do potencial metablico da espcie humana, possvel concluir que a distibuio normal obtida quando a maioria dos indivduos est na mdia. Os extremos de competncia restringem os indivduos, como pode ser visto na Figura 18.12.
Curva de Gauss rea
Freqncia de ocorrncia do fenmeno
99.7 % 95.4 % 68.2 %

+1

+2

+3

Desvios padres

Figura 18.12: Modelo gaussiano de distribuio dos fenmenos na Natureza. Legenda: desvio padro; M mdia aritmtica

208

CEDERJ

99,7% da populao. Estes valores, quando diminudos de 100%, geram propores de aproximadamente 1/3 (33%), 1/20 (5%) e 1/1000 (0,1%). Quando extrapoladas para os relatos epidmicos encontrados ao longo da histria da humanidade, a distribuio gaussiana espelha, de forma grfica, as mltiplas situaes em que nossos antepassados mostraram-se aptos a usufruir do ambiente terrestre.

ATIVIDADE FINAL
O ser humano, como outros animais, tem os seus tecidos originados a partir da clula-ovo, cujas caractersticas genticas determinam o potencial metablico das clulas do indivduo. A Natureza, no processo de eugenia positiva, seleciona os seres aptos sobrevivncia. Esta aptido atribuda ao repertrio enzimtico. Este repertrio atua tanto nos processos de sntese como de degradao (proteassomal e lisossomal). Considere a tabela a seguir como um jogo de probabilidades, no qual se busca definir qual a chance de indivduos que possuem clulas com capacidade para expresso de repertrio enzimtico mais amplo ou menos amplo (restrito) desenvolverem: infeces por agentes microbianos; resposta imune com produo de anticorpos e desenvolverem viroses. Diante dessas condies, substitua as interrogaes pelos smbolos + ou . Chance ou probabilidade para:
Desenvolver infeces microbianas Fazer resposta imune Desenvolver quadros de viroses

Categoria Repertrio enzimtico das clulas do indivduo

Amplo

? ?

? ?

? ?

Restrito

CEDERJ

209

AULA

padres, esses valores abrangem, respectivamente, 68,2%, 95,4% e

18

Considerando a distribuio dentro de um, dois ou trs desvios

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

RESPOSTA COMENTADA

Estudando o que foi apresentado em relao s doenas bacterianas (tuberculose, peste bubnica, febre tifide e sfilis), voc pode deduzir que a instalao das doenas microbianas, como um todo, tem mais chance de acontecer naqueles indivduos portadores de repertrio enzimtico restrito. Os indivduos com repertrio amplo tm mais chance de superar as aes enzimticas dos micrbios no ambiente fagolisossomal. Da mesma forma, quanto maior for a capacidade digestora das clulas do indivduo, menor a chance de deixar resduos para serem exocitados. So esses resduos que vo servir como estmulo para os linfcitos que desencadearo a resposta imune. Digesto de componentes microbianos sem resduos pode ser observada nos indivduos do grupo sangneo AB e naqueles 30% dos indivduos que, contaminados com o T. palidum, curam da infeco, mas no apresentam anticorpos reativos para treponema. Nas viroses, esse raciocnio ao contrrio, pois quanto mais ampla for a versatilidade metablica das clulas do indivduo, maior sua chance para produzir componentes virais. Como voc viu na Figura 18.10, a possibilidade de uma clula fabricar vrus da dengue, ou outros flavivrus, depende da prvia expresso das enzimas proteolticas que so necessrias para a clivagem, na luz do retculo, das protenas neo-sintetizadas, codificadas pelo genoma viral. Portanto, parabns se o seu quadro ficou conforme o descrito a seguir: Chance ou probabilidade para:
Desenvolver infeces microbianas Fazer resposta imune Desenvolver quadros de viroses

Categoria Repertrio enzimtico das clulas do indivduo

Amplo

Restrito

210

CEDERJ

RESUMO
O papel seletivo das infeces de etiologia microbiana e viral tem contribudo para a eugenia positiva dos elementos da populao humana. Desta feita, muitos tipos de infeces que, no passado, dizimavam grande parte das comunidades, tambm atuavam como barreira que beneficiava aqueles naturalmente resistentes. Ao longo das geraes, a transferncia das caractersticas genticas propiciou a existncia do ser humano com o perfil metablico atual. Convivemos cotidianamente com os micrbios do meio ambiente e do nosso prprio corpo. Proporcionalmente temos dez vezes mais clulas procariticas do que eucariticas descendentes da clula-ovo. Uma demonstrao do potencial metablico do ser humano para devorar micrbios pode ser observada nos indivduos de acordo com a caracterstica de seu grupo sangneo. Por outro lado, a resistncia s viroses vai ser tanto maior quanto menor for a versatilidade metablica das clulas do indivduo. Estudos recentes tm mostrado que esse fenmeno marcado pelas enzimas proteolticas celulares, que so necessrias fabricao de diferentes componentes virais. A falta de uma destas aborta a infeco viral, porm no corpo humano as clulas onde isto acontece so lisadas por linfcitos citotxicos. Os resduos destas clulas, contendo componentes virais so removidos por clulas fagocitrias profissionais (moncitos e clulas dendrticas) que, ao exocitar resduos destes componentes, possibilitam a ANTICORPOGNESE, quando os resduos chegam aos linfcitos B.

ANTICORPOGNESE
Produo de anticorpos.

O bem-estar da humanidade deve-se tambm gradual compreenso das noes de higiene e de nutrio, que contribuem para o equilbrio fisiolgico do organismo. As

conseqncias das infeces microbianas e virais so disfunes que, dependendo do grau de comprometimento, podem resultar em doena. As doenas infecciosas como tuberculose, sfilis, peste bubnica e febre tifide, mediadas por agentes bacterianos, assim como aquelas de etilogia viral como a varola, a gripe, a poliomielite, a dengue e a AIDS, foram destacadas em razo do impacto que tm exercido nas comunidades humanas. O estudos epidmicos dessas doenas tm demonstrado que a distribuio das mesmas na populao se faz obedecendo uma distribuio gaussiana, que refora a remoo natural de indivduos da categoria metablica posicionada nos extremos do repertrio enzimtico. Assim, pode-se considerar o repertrio enzimtico como o fator que representa o mnimo mltiplo comum das cincias microbianas.

CEDERJ

211

AULA

18

MDULO 1

MICROBIOLOGIA | Epidemiologia: preveno e controle das infeces

CONSIDERAES FINAIS
Agora que voc est terminando nossa disciplina, mister inform-lo de que o privilgio de ser universitrio exige de voc uma permanente busca pelo conhecimento, pois em Cincia todas as verdades so estados de iluso temporrios. O contedo apresentado na disciplina Microbiologia foi fruto de um trabalho perseverante e dedicado que envolveu no s os conteudistas mas tambm, de forma equivalente, o esmero do trabalho das equipes operacionais do CEDERJ. Registramos aqui um agradecimento especial s revisoras Marta F. Abdala Mendes, no contedo e Luciana Messeder, na apresentao lingstica e, ainda, ao ilustrador Morvan de Arajo Neto, por terem dedicado, com muito esmero, seus talentos e atividades profissionais, para a concretizao dos volumes que compem o contedo desta disciplina. Agora voc tem a responsabilidade de difundir esse conhecimento, pois passou a fazer parte do grupo que compreende a Natureza sob uma perspectiva mais ampla, abrangendo desde os caracteres macroscpicos at os microscpicos, do antropocntrico at o microbiano. Conforme o folclorista potiguar Cmara Cascudo (1898-1986): O homem moderno deve estar sentado numa pilha de livros, com um telescpio num olho e um microscpio no outro.

212

CEDERJ

You might also like