You are on page 1of 14

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

CADERNO DE PROVAS
Farmacutico

N. DE INSCRIO DO CANDIDATO

Domingo, 29 de janeiro de 2012.

1 21

2 22

3 23

4 24

5 25

6 26

7 27

8 28

9 29

10 30

11 31

12 32

13 33

14 34

15 35

16 36

17 37

18 38

19 39

20 40

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

ANTES DE INICIAR A PROVA, LEIA AS INSTRUES ABAIXO: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. Aguarde a orientao do aplicador da Uniuv para iniciar a prova. Leia, atentamente, as questes, e atenha-se a elas, pois nenhum esclarecimento a mais poder ser dado, e o sucesso de um concurso est na compreenso do que solicitado. Utilize somente caneta esferogrfica preta ou azul para assinalar a folha de respostas. Utilize lpis e borracha apenas para suas anotaes no caderno de provas. Para assinalar as respostas na folha correspondente basta preencher todo o crculo que contm a letra escolhida da questo pertinente da seguinte forma: Ser nula a prova, se forem assinaladas todas as questes com uma nica alternativa de respostas. Sero nulas as respostas rasuradas ou mltiplas para uma mesma questo. No se atenha s questes que julgar difceis, volte a elas, se lhe sobrar tempo. Ao incio da prova, o aplicador comunicar o perodo de tempo concedido para a realizao dela. Ao trmino da prova, entregue TODO O MATERIAL recebido. Preencha claramente os dados na folha de respostas. Assine e marque seu nmero de inscrio. No permitido, em hiptese alguma, o emprstimo de qualquer objeto. Somente poder ausentar-se da sala da prova, acompanhado do fiscal volante. Permanea no local da prova pelo prazo mnimo de uma hora, a contar do incio da prova. Guarde todo tipo de equipamento de comunicao eletrnico e relgio, durante a execuo da prova. Use o espao na capa do caderno de prova para copiar as suas respostas, para posterior conferncia, se quiser. O resultado do concurso no ser divulgado por telefone. Aps a realizao das provas, os gabaritos e o contedo das provas objetivas sero divulgados, via internet, no site concursopublico.uniuv.edu.br a partir das 17h do dia 30 de Janeiro de 2012.

Farmacutico

Pgina 2

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

1.

De acordo com os conceitos gerais de farmacologia, assinale a alternativa que melhor define a palavra droga: A ( ) Compreende um ou mais princpios ativos convenientemente manufaturados. B ( ) Substncia qumica estruturalmente definida que compe uma formulao farmacutica, por exemplo, comprimidos, drgeas, cpsulas etc. C ( ) Substncia qumica estruturalmente definida, utilizada para o fornecimento de elementos essenciais ao organismo, na preveno e no tratamento de doenas, infeces ou situaes de desconforto e na correo de funes orgnicas desajustadas. D ( ) Substncia de uso abusivo que provoca dependncia. E ( ) Matria-prima de origem natural, da qual possvel extrair e isolar um ou mais componentes qumicos ou princpios ativos.

2.

O volume mximo de medicamento administrado por via intramuscular nos msculos deltoide e glteo respectivamente so: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 5 e 3 ml; 3 e 5 ml; 1 e 2 ml; 2 e 5 ml; 3 e 4 ml.

3.

A heparina comercial extrada de tecidos de animais de vrios rgos e preparada em forma quase pura. utilizada como anticoagulante intravenoso. Sobre o tratamento com anticoagulantes, assinale a resposta incorreta: A ( ) Neutralizao da heparina em caso de urgncia feita com sulfato de protamina. B ( ) A soluo de heparina por via endovenosa consiste na diluio da heparina em soro fisiolgico e dever ter o gotejamento controlado, utilizando equipo simples ou injetor lateral, para a segurana do paciente. C ( ) A possibilidade de usar heparina fracionada de baixo peso molecular, por via subcutnea, constitui um fator de excluso para o uso de heparina por via endovenosa. D ( ) A enoxaparina uma heparina de baixo peso molecular, administrada por via subcutnea e metabolizada, principalmente, no fgado, formando molculas de peso menor, com potncia biolgica muito reduzida. E ( ) Devido s mltiplas influncias, o efeito da heparina oscila de paciente para paciente, apesar da mesma dosagem, sendo possvel monitorizar a terapia com os preparados de heparina de baixo peso molecular e os preparados no fracionados.

4.

Marque a alternativa que no corresponde aos antagonistas de canal de clcio A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Verapamil; Diltiazem; Anlodipino; Nifedinpino; Amiodarona.

Farmacutico

Pgina 3

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

5.

Assinale a alternativa correta em relao aos benzodiazepnicos: A ( ) Esta classe de medicamentos era antigamente muito utilizada como anitonvulsivante, pois havia evidncias de que atuavam como depressores inespecficos. B ( ) Atuam como antagonistas dos receptores GABA, impedindo a abertura de canais de cloretos controlados por este receptor. C ( ) Uma das vantagens dos benzodiazepnicos de no causar amnsia durante seu tempo de efeito. D ( ) Os benzodiazepnicos causam dependncia psicolgica e no causam dependncia qumica. E ( ) A maioria dos benzodiazepnicos tem atividade anticonvulsivante, por exemplo, diazepan usado para controlar crises convulsivas, enquanto o clonazepam tem ao anticonvulsivante mais seletiva.

6.

A regulao humoral da circulao significa a regulao por substncias secretadas nos lquidos corporais ou por eles absorvidas, tais como hormnios, ons etc. Algumas dessas substncias so formadas por glndulas especiais e, depois, transportadas pelo sangue por todo o corpo. Em relao a essas substncias, assinale a alternativa correta: A ( ) A norepinefrina um hormnio vasodilatador potente. B ( ) O efeito da angiotensina o de contrair muito fortemente as artrias de mdio e grande porte do corpo, aumentando a resistncia perifrica total e aumentando, assim, a presso arterial. C ( ) A vasopressina, tambm denominada hormnio antidiurtico, ser secretada no sangue. A vasopressina ainda mais potente que a angiotensina como vaso-constritora, o que a torna, assim, a mais potente substncia vaso - constritora do corpo. D ( ) A histamina apresenta potente efeito vasoconstritor sobre as arterolas, fazendo com que ocorra diminuio da porosidade capilar. E ( ) As prostaglandinas causam dilatao arteriolar muito forte e tambm aumento da permeabilidade capilar.

7.

Sobre os agentes anestsicos correto afirmar: A ( ) O tiopental o nico barbitrico usado com anestsico, apresenta alta lipossolubilidade, por isso causa inconscincia em 20 segundos aps a administrao endovenosa. B ( ) Para que um frmaco seja til como anestsico, precisa ter uma meia vida longa, geralmente acima de 6 (seis) horas. C ( ) A via de administrao mais comum para anestsico a via endovenosa, mas a induo da anestesia pode ser feita por via inalatria. D ( ) A cetamina tem a vantagem de agir mais rpido que o propofol e no causa aumento na presso sangunea e nem na frequncia respiratria. E ( ) O sevoflurano um anestsico pouco utilizado atualmente, devido ao fato de causar irritao respiratria.
Pgina 4

Farmacutico

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

8.

Qual das alternativas abaixo descreve o mecanismo de ao das fluorquinolonas (ciprofloxacino, norfloxacino, levofloxacino): A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Inibem a topoisomerase II, alterando a estrutura da sntese do DNA bacteriano. Interferem na sntese do peptideoglicano na parede celular da bactria. Inibe a sntese proteica ligando a subunidade 30 S do ribossomo da clula bacteriana. Inibe o crescimento bacteriano devido a alteraes na sntese do folato. Inibe a sntese da parede celular bacteriana.

9.

Diversos frmacos so utilizados clinicamente para reabrir a artria coronria ocluda em pacientes com infarto agudo do miocrdio. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta em relao a esses frmacos: A ( ) A estreptoquinase uma protena sintetizada, que apresenta ao fibrinoltica, leva esse nome devido semelhana estrutural com uma protena dos estreptococcus beta-hemoltico. B ( ) A vitamina K tem ao fibrinoltica e pode ser usado na preveno da aterosclerose. C ( ) A estreptoquinase protena extrada de culturas de estreptococcus, tem a funo de ativar o plasminognio, e, por consequncia, estimular a fibrinlise. D ( ) A estreptokinase pode ser administrada por via endovenosa ou intramuscular, dentro de 24 horas, aps o incio dos sintomas que sugerem infarto agudo do miocrdio. E ( ) O cido tranexmico utilizado como antiagregante plaquetrio, ajudando a prevenir acidente isqumico e infarto do miocrdio.

10. Qual dos antirretrovirais citados abaixo tem eficcia na profilaxia da contaminao por HIV? A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Didanosina (DDI); Zidovudia (AZT); Abacavir (ABC); Lamivudina (3TC); Estavudina (D4T).

11. Sobre as substncias denominadas de Indutores Enzimticos, assinale a alternativa INCORRETA: A ( ) A ao dessas substncias decorrente da diminuio da atividade de enzimas biotransformadoras. B ( ) Possuem a capacidade de acelerar o processo de biotransformao de frmacos, podendo alterar seu efeito teraputico. C ( ) Um dos exemplos desta classe de substncias o lcool. D ( ) So substncias que aumentam a sntese de enzimas de degradao. E ( ) Pode aumentar a toxicidade e a capacidade carcinognica de um frmaco, o paracetamol um exemplo de um frmaco com metablito txico.

Farmacutico

Pgina 5

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

12. Interaes Medicamentosas so frequentes causas de perda do efeito teraputico de diferentes classes de medicamentos, e, sobre isso, analise as seguintes afirmaes: I. As tetraciclinas so antibiticos que tm sua absoro aumentada pela ingesto concomitante com alimentos contendo clcio, zinco ou magnsio. II. Podem ocorrer, em nvel do trato gastrintestinal, por fatores que prejudicam a absoro tais como alteraes da motilidade ou do pH. III. Interaes no nvel farmacodinmico ocorrem quando se administram duas substncias simultaneamente, e a atuao da primeira em seu receptor pode alterar a resposta da segunda. IV. Interaes em nvel da excreo no so observadas para frmacos que so secretados para a luz do tbulo renal por molculas transportadoras especficas. V. Antimicrobianos que afetam a flora intestinal podem ser responsveis pelo aumento do efeito de anticoagulantes, devido reduo na produo de vitamina K pelos micro-organismos da flora intestinal. So corretas as alternativas: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) I, II e III; II e IV; I, III e V; II, III e IV; II, III, IV e V;

13. A farmacovigilncia tem por objetivo: A ( ) Detectar e definir uma poltica de comercializao dos medicamentos. B ( ) Durante a etapa de comercializao pretende-se detectar, avaliar e controlar os problemas decorrentes do uso legalmente autorizado e generalizado de medicamentos. C ( ) Avaliar os ndices de consumo do medicamento. D ( ) Avaliar a ausncia de efeitos indesejados dos medicamentos e prevenir que eles aconteam. E ( ) Fiscalizar e autuar os estabelecimentos de sade que comercializam medicamentos sem registro no Ministrio da Sade.

14. A Comisso de Farmcia e Teraputica e o Formulrio Teraputico so componentes da: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Aquisio de medicamentos e materiais; Programao de compras; Seleo de medicamentos e materiais; Distribuio de medicamentos e materiais; Controle de qualidade de medicamentos e materiais.
Pgina 6

Farmacutico

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

15. Um dos desafios do servio de farmcia hospitalar garantir a mxima disponibilidade de produto, com o menor nvel de estoque possvel. De acordo com essa afirmao, assinale a alternativa correta: A ( ) O custo de manuteno de estoque o custo necessrio para mant-lo disponvel, ou seja, a despesa financeira do consumo mensal do setor. B ( ) Estoque de segurana a maior quantidade de material admissvel em estoque, suficiente para o consumo em certo perodo. C ( ) Ponto de pedido perodo decorrido entre a emisso do pedido de compra e o recebimento do material no almoxarifado. D ( ) Quanto mais centralizada na farmcia estiver a distribuio, maior ser a garantia de se trabalhar com nveis mais baixos de estoque. E ( ) O sistema de distribuio de medicamentos adotado pela farmcia no influencia nos nveis de estoque.

16. Sobre os medicamentos para tratamento de diabete melitus, assinale a alternativa correta: A ( ) O tratamento de diabetes com insulina o mais utilizado, pois alm de eficaz e segura, a insulina pode ser administrada por via oral ou subcutnea. B ( ) Insulina NHP uma insulina humana de ao intermediria, ou seja, o incio da ao mais demorado e a durao de aproximadamente 12 horas. C ( ) A glibenclamida um frmaco da classe das sulfonilurias e agem estimulando a secreo de glucagon. D ( ) A acarbose um hipoglicemiante que tem como reao adversa o aumento de peso e no pode ser usado junto com a insulina. E ( ) Glibenclamida e metformina no podem ser administrados juntos, pois aumentam o risco de hipoglicemia.

17. At a dcada de 1980, a grande preocupao era a eficcia e segurana dos tratamentos, fornecendo o que existia de melhor, no importando o custo desse tratamento. A farmacoeconomia pretende utilizar melhor esses recursos atravs de estudos farmacoeconmicos, entre eles, a anlise de minimizao de custos (AMC). A alternativa que melhor define a AMC : A ( ) Mtodo que permite a identificao, medio e comparao de custos e consequncias de tratamentos medicamentosos alternativos, e os custos e as consequncias so medidos em valores monetrios. B ( ) Mtodo que permite a identificao, medio e comparao de custos e consequncias de tratamentos medicamentosos alternativos, e os custos so medidos em valores monetrios e as consequncias so medidas por unidades de efeitos clnicos. C ( ) Mtodo que permite a identificao, medio e comparao de custos e consequncias de tratamentos medicamentosos alternativos, e os custos so medidos em valores monetrios e as consequncias so medidas em anos de vida ajustados por qualidade de vida. D ( ) Mtodo que compara tratamentos medicamentosos alternativos que tm segurana e eficcia equivalentes, e a escolha se d pelo tratamento com menor custo. E ( ) Mtodo que compara custos fixos e variveis em um determinado perodo de tempo.

Farmacutico

Pgina 7

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

18. A farmcia hospitalar precisa atender uma prescrio de soro fisiolgico 0,9% de 500ml e com velocidade de infuso de 20 gotas por minuto. Quantos frascos de soro fisiolgico devem ser dispensados para atender prescrio para 24 horas? Considerando que 1 ml corresponde a 20 gotas: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 1 frasco; 2 frascos; 3 frascos; 4 frascos; 5 frascos.

19. A dose oral de um frmaco a ser administrado 2,5 mg. Se uma soluo contiver 0,5% (p/V) do frmaco em um conta-gotas que libera 12 gotas/ml, quantas-gotas devem ser administradas para atender dose de 2,5mg? A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 3 gotas; 6 gotas; 10 gotas; 20 gotas; 24 gotas.

20. Se 30 ml de um soluo injetvel, contendo midazolam 5 mg/ml, so utilizados para preparar 50 ml de uma infuso intravenosa, qual a concentrao de midazolam em mg/ml na infuso? Assinale a alternativa correta que corresponde ao valor encontrado: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 0,1 mg/ml; 1 mg/ml; 0,3 mg/ml; 5 mg/ml; 3 mg/ml.

21. O aciclovir um medicamento que pode ser administrado por via oral, via endovenosa ou por via tpica. O aciclovir tem ao: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Antiparasitria; Antibitica; Antimictica; Antirretroviral; Antiviral.
Pgina 8

Farmacutico

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

22. Em se tratando de interaes fsico-qumicas, correto afirmar: A ( ) Ocorrem quando um medicamento altera a ao farmacolgica de outra, sem alterar sua concentrao no stio de ao. B ( ) Ocorrem alteraes da concentrao no stio de ao. C ( ) Ocorrem na fase de excreo, por exemplo, substncias que alteram o pH urinrio podem alterar a reabsoro de frmacos. D ( ) Ocorrem na fase de absoro, isto , o pH do trato digestivo pode alterar a absoro de medicamentos. E ( ) Ocorrem no preparo da medicao, antes da administrao, ou no trato gastrointestinal entre duas substncias que interagem entre si, alterando suas caractersticas, trata-se de incompatibilidade medicamentosa.

23. As constantes mudanas e exigncias nos conceitos de promoo sade e proteo do meio ambiente impulsionaram a publicao, pela ANVISA, da RDC N 306, em 07 de dezembro de 2004, que dispe sobre o Regulamento Tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade. Sobre esse assunto assinale a alternativa incorreta: A ( ) O armazenamento interno, denominado de abrigo de resduos, deve ser construdo em ambiente exclusivo, com acesso externo facilitado coleta, os resduos dos grupos A, E e D podem ficar armazenados no mesmo ambiente. B ( ) Os resduos do grupa A so aqueles com a possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas de maior virulncia ou concentrao, podem apresentar risco de infeco. C ( ) Para os resduos do Grupo D, destinados reciclagem ou reutilizao, a identificao deve ser feita nos recipientes e nos abrigos de guarda de recipientes, usando cdigo de cores e suas correspondentes nomeaes, baseadas na Resoluo CONAMA n. 275/2001, e smbolos de tipo de material reciclvel. D ( ) O Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade o documento que aponta e descreve as aes relativas ao manejo dos resduos slidos, observadas suas caractersticas, no mbito dos estabelecimentos, isto cada estabelecimento deve elaborar seu plano. E ( ) A segregao consiste na separao dos resduos no momento e local de sua gerao, de acordo com as caractersticas fsicas, qumicas, biolgicas, o seu estado fsico e os riscos envolvidos.

Farmacutico

Pgina 9

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

24. No mecanismo de transmisso de infeco, nos hospitais, as mos contaminadas do pessoal hospitalar atuam como importante meio de disseminao. Um dos processos que podem interromper essa cadeia a esterilizao e de artigos de mltiplos usos e ambientes. De acordo com essa afirmao, correto concluir que: I. Os artigos semicrticos so os objetos que entram em contato com a pele lesada e/ou mucosas, devendo estar livres de todos os micro-organismos, com exceo dos esporos bacterianos. II. Os artigos crticos oferecem alto risco de infeco hospitalar, caracterizados pela contaminao com micro-organismos e/ou esporos bacterianos. So includos nessa categoria o material cirrgico, os cateteres cardacos e vesicais, os implantes, os fluidos para aplicao intravenosa e as agulhas de puno. III. Os artigos no crticos so os que entram em contato apenas com a pele ntegra. Seriam os lenis, os manguitos dos esfigmomanmetros, muletas, alguns utenslios de alimentao, mesas de cabeceira e mveis. A desinfeco desses artigos feita com lcool etlico 70%. IV. Esterilizao o processo fsico ou qumico que destri todos os micro-organismos de artigos semicrticos, exceto um nmero elevado de esporos bacterianos. V. Clorexidina aquosa ou alcolica no podem ser usadas para antissepsia da pele de pacientes e/ou das mos dos profissionais de sade, pois no tem atividade para a maioria dos micro-organismos. Marque a alternativa correta: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Apenas I, II e III esto corretas; Apenas II e III esto corretas; Apenas I, II, III e IV esto corretas; Apenas III e V esto corretas; Apenas IV e V esto corretas.

25. Sobre o processo da Ateno Farmacutica, correto afirmar que: A ( ) Em nvel de ambulatrio, o processo realizado pelo farmacutico, sem a participao da equipe multidisciplinar. B ( ) Ao se elaborar um plano teraputico, o paciente nunca deve ser consultado. C ( ) Na Ateno Farmacutica, avaliar as informaes obtidas dos pacientes e traar plano teraputico com outros profissionais da equipe no tarefa do farmacutico. D ( ) O profissional farmacutico que vai iniciar um programa de Ateno Farmacutica deve estabelecer quais as atividades a serem desenvolvidas, as informaes a serem solicitadas e de que forma isso ser documentado. E ( ) A contribuio do farmacutico no processo de ateno farmacutica a promoo da prescrio racional e econmica, por intermdio da alterao da prescrio do medicamento. 26. Uma farmcia hospitalar precisa programar a compra de soro fisiolgico de 1000 ml. Se o produto apresenta um consumo mensal de 8 000 unidades e tempo de abastecimento de 60 dias. Se o estoque de segurana de 2000 unidades, o ponto de ressuprimento : A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 6000; 9000; 10000; 16000; 18000.

Farmacutico

Pgina 10

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

27. De acordo com a Portaria n. 344/1998, que aprova o Regulamento Tcnico sobre substncias e medicamentos sujeitos a controle especial, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao receiturio: A ( ) Nos estabelecimentos hospitalares e clnicas mdicas, os medicamentos base de substncias constantes nas listas deste Regulamento Tcnico podero ser dispensados ou aviados a pacientes internados ou em regime de semi-internato, mediante receita privativa do estabelecimento, desde que autorizada pela autoridade sanitria local. B ( ) Nos estabelecimentos hospitalares e clnicas mdicas, os medicamentos base de substncias constantes nas listas A1 e A2 (entorpecentes), A3, B1 e B2 (psicotrpicas), C2 (retinoicas para uso sistmico) e C3 (imunossupressoras) devero ser dispensados a pacientes internados ou em regime de semi-internato, mediante a Notificao de Receita. C ( ) Nos estabelecimentos hospitalares e clnicas mdicas, os medicamentos base de substncias constantes nas listas deste Regulamento Tcnico podero ser dispensados ou aviados a pacientes internados ou em regime de semi-internato, mediante receita privativa do estabelecimento, subscrita por profissional em exerccio. D ( ) Nos estabelecimentos hospitalares e clnicas mdicas, os medicamentos base de substncias constantes nas listas deste Regulamento Tcnico devero ser dispensados a pacientes internados ou em regime de semi-internato, mediante receita branca de controle especial, subscrita por profissional em exerccio, em receita branca de controle especial para todas as listas da portaria. E ( ) Os estabelecimentos hospitalares e clnicas mdicas ficam dispensados de emitir receiturio para os medicamentos base de substncias constantes nas listas deste Regulamento Tcnico, pois o pronturio dos pacientes substitui a notificao de receita. No necessrio nenhum receiturio em hospital, pois o pronturio mdico substitui a prescrio. 28. A portaria n 344, de 1998, define algumas regras sobre o os medicamentos base de misoprostol. De acordo com essas regras, assinale a alternativa correta: A ( ) Somente ser permitida a compra e uso do medicamento contendo a substncia misoprostol, em estabelecimentos hospitalares devidamente cadastrados junto Autoridade Sanitria para esse fim. B ( ) Somente ser permitido o fornecimento do medicamento contendo a substncia misoprostol em servio pblico de sade municipal e/ou regional. C ( ) Somente ser permitida a compra do medicamento contendo a substncia misoprostol em qualquer estabelecimento farmacutico, desde que devidamente cadastrados junto Autoridade Sanitria para esse fim. D ( ) Somente ser permitida a compra do medicamento contendo a substncia misoprostol em qualquer estabelecimento farmacutico, apenas com receiturio de controle especial e justificativa de uso preenchida pelo mdico prescritor. E ( ) Somente ser permitida a compra do medicamento contendo a substncia misoprostol em qualquer estabelecimento farmacutico ou em hospitais, mas o uso fica restrito aos estabelecimentos hospitalares. 29. So medicamentos sujeitos notificao de receita B:
Pgina 11

A( B( C( D( E(

) ) ) ) )

Biperideno, droperidol, flunitrazepam e oxazepam; Carbamazepina, diazepam, flumazenil e midazolam; Fenobarbital, oxazolam, oxicodona e tiopental; Clobazam, diazepam, lorazepam e zolpidem; Amantadina, buspirona, lamotrigina e naloxona.

Farmacutico

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

30. Sobre as infeces hospitalares, assinale alternativa INCORRETA: A ( ) A Comisso de Controle de Infeco Hospitalar constituda por membros consultores e executores e consiste em uma equipe multidisciplinar. B ( ) O uso de antimicrobianos de amplo espectro, determinado apenas pelo corpo clnico pode diminuir os casos de infeco hospitalar. C ( ) Programa de Controle da Infeco Hospitalar o conjunto de aes desenvolvidas, para a mxima reduo possvel da incidncia e da gravidade das infeces hospitalares. D ( ) As principais sndromes infecciosas que podem ocorrer no mbito hospitalar so: pneumonia, infeco urinria, infeco na corrente sangunea e infeco do stio infeccioso. E ( ) Infeco Hospitalar IH a infeco adquirida aps a admisso do paciente na Unidade Hospitalar, e que se manifesta durante a internao ou aps a alta, quando puder ser relacionada com a internao ou com os procedimentos hospitalares.

31. O exerccio profissional em farmcia e unidade hospitalar, clnicas e casa de sade de natureza pblica ou privada, regulamentado pela: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Resoluo n 300 do CFF de 1997; Lei n 85878 de 1981; Lei n 5991 de 1973; Resoluo n 417 do CFF de 1994; Resoluo n 357 do CFF de 2001.

32. O mercado farmacutico no pode ser orientado exclusivamente por regras de oferta e de procura, por isso, o Estado tem a atribuio de proteger o consumidor, estabelecendo regras por meio de uma legislao sanitria. A Lei 6360, de 1976, regulamentada pelo Decreto 79094, de 1977, uma das legislaes sanitrias vigentes, que aborda os seguintes assuntos, EXCETO: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Autorizao de empresas e licenciamento dos estabelecimentos; Controle sanitrio do comrcio de medicamentos e correlatos; Controle de qualidade na produo de medicamentos; Competncia da ao fiscalizadora da vigilncia sanitria; Registro de produtos.

Farmacutico

Pgina 12

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

33. De acordo com a Portaria n. 3.916, de 30 de outubro de 1998, sobre a Poltica Nacional de medicamentos, correto afirmar que: ( ) A Poltica Nacional de medicamentos incluiu em suas diretrizes e prioridades a adoo de medicamentos genricos no Brasil. ( ) A assistncia farmacutica compreende abastecimento, conservao, controle de qualidade, segurana, eficcia teraputica, acompanhamento, avaliao da utilizao, obteno e difuso dos profissionais de sade, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos. ( ) A PNM estimulou a importao de medicamentos para atender s necessidades da populao. ( ) A RENAME (Relao de Medicamentos Essenciais), e definida com base nos critrios epidemiolgicos cada estado, portanto cada estado possui a sua lista de medicamentos essenciais. Assinale a alternativa correspondente sequncia correta das afirmaes acima, com V para Verdadeiro e F, para Falso: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) V, V, V, V; V, V, V, F; F, F, V, V; V, V, F, F; F, F, F, V.

34. A assistncia farmacutica representa o grupo de atividades relacionadas com o medicamento. Nas instituies hospitalares essas atividades envolvem a distribuio de medicamentos para as unidades de internao. Sobre os sistemas de distribuio de medicamentos correto afirmar: A ( ) Os medicamentos so dispensados por paciente, normalmente por um perodo de 24 horas. B ( ) Os medicamentos so distribudos por unidade de internao e/ou servio, a partir de uma solicitao da enfermagem. C ( ) Os medicamentos so dispensados com formas e dosagens prontas para serem administradas a um determinado paciente, de acordo com a prescrio mdica, num curto perodo de tempo. D ( ) Os medicamentos so dispensados por paciente, geralmente, por um perodo determinado e a dispensao baseada na cpia da prescrio mdica. E ( ) Os medicamentos so dispensados por um perodo geralmente de 24 horas e a dispensao feita utilizando a transcrio da prescrio mdica.

35. Sobre o piroxicam, assinale a alternativa correta: A ( ) Alm de ser usado para o tratamento das doenas inflamatrias, tambm utilizado no tratamento das leses muscoloesquelticas e na dor do ps-operatrio. B ( ) Uma das vantagens de no causar leses gastrointestinais. C ( ) No apresenta ao antipirtica e anlagsica. D ( ) S pode ser administrado por via endovenosa e intramuscular, pois no bem absorvido por via oral. E ( ) Apresenta meia-vida curta, e deve ser administrado em quatro doses dirias.

Farmacutico

Pgina 13

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA FUNDAO HOSPITALAR DE SADE MUNICIPAL DE IBAITI

36. Os antdotos e antagonistas tm indicao precisa em casos especficos de intoxicao. So considerados de suma importncia em hospitais que atendem emergncias. Assinale a alternativa que corresponde a um antagonista dos efeitos causados por medicamentos opioides, como por exemplo, a morfina: A ( ) Carvo ativado; B ( ) Flumazenil; C ( ) Loperamida; D ( ) Atropina; E ( ) Naloxona. 37. Sobre a assistncia farmacutica, assinale a opo incorreta: A ( ) Representa o grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as aes de sade demandadas por uma comunidade. B ( ) O objetivo da assistncia farmacutica apoiar as aes de sade, promovendo o acesso aos medicamentos essenciais. C ( ) A assistncia farmacutica parte integrante da Poltica Nacional de Medicamentos (PNM). D ( ) Os procedimentos utilizados pela assistncia farmacutica devem ser exclusivamente de natureza tcnica. E ( ) A assistncia farmacutica deve considerar as diferenas regionais na implementao de preveno e tratamento das doenas. 38. A associao de pirimetamina com sulfadiazina utilizada para tratar infeces causadas por: A ( ) Ancylostoma braziliensis; B ( ) Entamoeba hystolitica; C ( ) Plasmodium sp; D ( ) Trypanossoma cruzi; E ( ) Toxoplasma gondii. 39. Assinale a alternativa correta em relao aos glicocorticoides: A ( ) Apresentam efeito anti-inflamatrio potente, mas no so ativos em casos de resposta imune desencadeadas inadequadamente, como nas reaes de hipersensibilidade. B ( ) A administrao teraputica de glicocorticoides no altera a funo da glndula suprarrenal, por isso so frmacos muito seguros e com poucos efeitos colaterais. C ( ) Os glicocorticoides podem ser administrados somente por via endovenosa ou via oral D ( ) Os glicorticoides no so recomendados para doenas autoimunes E ( ) Um dos glicocorticoides muito utilizados a dexametasona, que pode ser usada para reduzir edema cerebral. 40. O profissional farmacutico possui obrigaes ticas com o paciente e com a sociedade, que so guiadas por alguns princpios bsicos. Sobre esses princpios, assinale a alternativa INCORRETA: A ( ) A beneficncia um conceito de prtica profissional, em que o paciente o principal beneficirio das aes do farmacutico. B ( ) O paciente tem o direito de escolher e avaliar o que ser feito com ele; este o princpio da autonomia. C ( ) O farmacutico deve centrar os seus servios na satisfao das necessidades econmicas do estabelecimento que dirige; este o princpio da fidelidade. D ( ) Os pacientes possuem o direito verdade sobre o seu estado de sade; este o princpio da honestidade. E ( ) O sigilo profissional assegura ao paciente que todas as informaes sobre o seu estado de sade e as condies de utilizao de frmacos no sero revelados a ningum.

Farmacutico

Pgina 14

You might also like