You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE DE CUIAB FAUEB Faculdade de Arquitetura Urbanismo Engenharia e Belas Artes

PROJETO DE INTALAES ELETRICA MEMORIAL DESCRITIVO, MEMORIAL DE CLCULO. ELETRICIDADE APLICADA

Cuiab/ MT JUNHO/2010

Este memorial descritivo foi feito a partir do projeto eltrico na planta baixa com intuito de mostrar os matriais usados no projeto relatando suas partes, bem como normas a serem seguidas, para fornecimento de energia pela concessionria local etc.

OBRA RESIDENCIAL O projeto foi de laborado de acordo com as normas tcnicas Brasileiras inerentes execuo da obra. 01 rea total de metros quadrados ( )

02 UNIDADE RESIDECIAL A unidade ser constituda dos seguintes ambientes varanda- varanda com uma despensa conjugada, cozinha/ sala de jantar conjugadas, despensa, sala, uma rea, dois banheiros, dois quartos. 03 Entrada do Fornecimento de Energia A partir de um poste determinado pela concessionria local parte 4 fios condutores, sendo 3 fases e um neutro que iram interligar a rede de distribuio ao ponto de entrega. O ponto de entrega constitui no poste da residncia, onde decero 4 condutores constituindo a ramal de entrada. Assim por esses condutores o ramal de entrada interligado com o medidor de energia eltrica, que se localiza no quadro de medio. 04 Quadro de Distribuio Os condutores sero levados at o quadro onde sero instalados os dispositivos de proteo ou seja ( receberam os condutores do ramal de alimentao que vem do medidor e partem os circuitos que iram alimentar as diversas cargas da instalao lmpadas, tomadas etc. O quadro ser embutido na parede em local de fcil acesso, no corredor de passagem entre a cozinha a sala e a varanda. Sendo constituda de uma chapa de ao com pintura eletrosttica epxi na cor RAL. O circuito alimentador do quadro, sair do medidor por meio de um eltroduto de PVC, rgido, enterrado no solo.

05 Tomadas e Interruptores Para as TUGs usamos os critrios para a determinao da potencia mnima. Exemplo: recinto com rea maior que 6m. No mnimo uma tomada. Cozinhas banheiros, copas, reas de servio atribuir 600W POR TOMADA, para as 3 primeiras tomadas e 100W para cada uma das demais Os espelhos das tomadas e dos interruptores sero da marca IRIEL, linha imperia na cor branca. Padro NEMA 5/15 PINO Esquerdo: neutro PINO: Direito: fase PINO: Inferior : terra

06 Eletrodutos Protege os condutores contra ataques qumicos da atmosfera e ou ambientes agressivos, e tambm contra incndios, choques eltricos etc. Os eltrodutos sero de PVC rgido Devendo as braadeiras ou semelhantes serem usadas conforme as distancias mnimas estabelecidas pela NBR 5410/97 07 Iluminao A iluminao da residncia ter pontos de luz incandescentes e fluorescentes partidas das distribuio dos circuitos do quadro de distribuio.

You might also like