You are on page 1of 4

n.

4
1

newsletter
Do Brasil, Frana, Espanha, Grcia, Itlia e Portugal chegaro Palhaos para um evento nico no nosso pas que pretende acrescentar s mltiplas formas de trabalhar a criatividade em torno do riso e sublinhar todas as suas facetas, os contributos para a formao de pblicos, a oferta de novas linguagens que expressem as diversas expresses da sensibilidade humana. Um encontro com o riso como forma e instrumento de transformar o mundo.

Um momento nico de cultura e divertimento

Fafe como lugar de encontro internacional de criativos do riso


O ENCONTRO DE PALHAOS DO MUNDO pretende reunir os criativos do riso, da alegria, das patuscadas, num encontro nico onde se possam partilhar experincias, criar improvisos coletivos, experimentar novas formas do riso e da alegria. Ao mesmo tempo, que seja um momento onde os artistas possam ter espaos privilegiados para mostrarem as suas artes e os seus espetculos. Durante 4 dias Fafe quer rir. Durante 4 dias, Fafe quer celebrar a alegria. Pretendemos que cada palhao possa ter um espao para realizar uma Oficina Experimental. Uma Oficina que pode envolver muita gente, de todas as idades, onde todos descubram a potica do palhao, o encantamento do riso, a festa desse teatro que vida. Proporcionaremos espaos para reflexo, experincias conjuntas, intercmbio de brincadeiras e gargalhadas entre os palhaos convidados e o pblico que a esta equipa se juntar. Queremos oferecer um palco ao ar livre, num jardim encantador, palco maior e mais belo da cidade, local sobranceiro e romntico, local de encontros inter-geracionais, fruto tambm ele de encontro de culturas, graas ao cruzamento de vidas fafenses com vidas brasileiras em incios do sculo XX. Queremos Fafe capital do riso, abraando esta forma to apreciada por diferentes pblicos de diferentes provenincias, formaes e estticas.

O espetculo Vagabun,

dos de Paco Pacolmo inspira-se no filme de


Milagre em Milo e nas obras poticas do palhao Babone. Em Vagabun, dos ser recriado um universo cheio de fantasias e alegrias, em contraste com a triste realidade que a vida deste palhao. Para tal, utilizam diferentes elementos como chapus, tubos de cobre, rdio, uma pequena cama feita de papis de jornais, entre outros. Este espetculo recheado de muitas trapalhadas, risadas e muita interao com o pblico.

Valrio Apice e Davide Tassi apresentam Cabaret Pulcinella,


um espetculo que promete encantar os espetadores atravs da msica, de textos irnicos e poesia. Cabaret Pulcinella a terra de ningum, onde atores e plateia pertencem ao futuro.

A atriz o

Lis Nobre apresentar espetculo Diva. Atravs

da personagem Clown Nanik faz uma viagem dentro de um camarim, onde supostamente uma Diva se deve preparar para um grande espetculo. Contudo, Clown Nanika apenas uma ajudante de palco, com tendncias megalmanas e com a ideia que tem talento para ser diva.

Palhaos consagrados encontram-se para animar, questionar, acrescentar sua arte e rir!

In Conserto -

um concerto e

muitas trapalhadas. Estes palhaos apresentam a Opera desastrada. O palhao Buscap tenta executar a sua pea musical, at que se depara com uma fatalidade do destino: seu estimado apito mirim ultrapassa a barreira da vida e torna-se estrela. Este espetculo promete muita msica, animao e risos .

Trupe Koskowisck apresenta Olha O Palhao No Meio da Rua. Dois palhaos que atravs de muitas artimanhas disputam a ateno do pblico e dividem a plateia. At que se apercebem que s possvel construir harmonia juntos. Assim, juntam-se e do um concerto onde a plateia envolvida e convidada a participar ativamente.
As palhaas Miro (Caroline Mozzone), Peggy Sue (Laetitia Peyre) e Soustitre (Daniella Dantas), da

Cia da Bobagem traz o espetculo


A2, que gira em torno do contacto humano. Apresentam o encontro entre dois palhaos sobre o prisma do amor. Vo mostrar que viver pode ser amoroso, inocente e por vezes recheado de alguma loucura. Atravs de muitas excentricidades, estes dois palhaos prometem muita interao com o pblico, muita improvisao, msica e elementos cnicos. um convite para viajar, conviver e descobrir para depois poder voltar com um outro olhar para o mundo.

Cia CANOA desembarcam em Fafe! Neste es-

petculo, as trs palhaas vo interagir com do pblico, pertubando a aparente normalidade dos lugares, coisas e relaes. um espetculo de improviso, onde as trs tm um objetivo : ocasionar o encontro e, atravs da interao que surge deste encontro e do acaso, deixar fluir o jogo entre as palhaas e as pessoas presentes. Trata-se de um momento inusitado para o pblico e para as palhaas. Momento este que promove a comunicao, poesia, troca e riso!

PROGRAMA

Creio no riso e nas lgrimas como antdotos contra o dio e o terror.


Charles Chaplin
Newsletter do projeto Fafe - Cidade das Artes - n 4 julho/2013 Coordenao: Carina Faria. Fotografia e imagem - Manuel Meira - Produo - Carine Pimenta Contactos: 253 700 400Casa Municipal de Cultura de Fafe - e-mail fafecidadedasartes@gmail.com facebook/fafe-cidade-das-artes

You might also like