You are on page 1of 9

Imunologia 06/07

Regulao da resposta imune


Aula Terica 10/11/06

Leitura recomendada: Immunology 7ed, Male et al, captulo 11 Regulao pelo antignio Regulao por anticorpos Regulao por linfcitos T Regulao neuro-endcrina Regulao gentica

O professor realou a associao destes aspectos com o exerccio e a nutrio. Segundo ele, um atleta de topo, que treina diariamente, tem uma susceptibilidade aumentada para infeces. Aquelas pessoas que fazem exerccio uma ou duas vezes por semana aumentam a sua resistncia s infeces, mas por exemplo, no fim de correr uma maratona, h um determinado perodo em que o indivduo est imunodeprimido.

Assim, h induo de uma resposta inflamatria sistmica

A interleucina 6 antes e depois da maratona aumenta cerca de 100 vezes, mas ocorre logo um aumento compensatrio e regulador da IL-10 e do cortisol

Este aumenta muito depois de uma carga de treino e faz com que haja uma supresso da resposta inflamatria, para a pessoa no ficar com os msculos todos doridos, mas tambm leva a um aumento da susceptibilidade para infeces respiratrias altas. O professor referiu ainda que estes acontecimentos ocorrem de maneira semelhante em situaes de stress, ou seja, h um aumento da susceptibilidade s infeces e tambm, que talvez seja possvel atravs da alimentao minorar esta tendncia infeco, apesar de isto j no ser to verdade como se pensava. Nota: Esta parte da aula no muito importante, sendo s um cheirinho para nos aguar o apetite.

Regulao pelo antignio


natureza dose

via de ministrao influncia da apresentao antignica factores concomitantes factores genticos Exemplo Prtico: ENDOTOXINAS a cadeia lipdica A que d s endotoxinas as caractersticas imunognicas bastam 10 destas cadeias para se desencadear a resposta imune no nosso organismo. Estes lipopolissacardeos so altamente conservados e altamente resistentes, estando os endotoxinas relacionadas com aquela mxima que estar em contacto com a terra faz bem. Explicao do provrbio: O contacto com a terra permite aumentar a resistncias s endotoxinas, que esto implicadas em vrias patologias. Um dos exemplos o daquele trabalhador que est exposto a muitas endotoxinas. Esse indivduo chega a segundafeira e apanha uma dose elevadssima de endotoxinas, desenvolvendo uma resposta broncoconstritora (ataque de asma). De segunda a sexta, ele continua exposto s mesmas endotoxinas mas a resposta broncoconstritora vai-se atenuando, pois desenvolve tolerncia.

Asma de segunda-feira Estas endotoxinas tambm se relacionam, para alm desta asma ocupacional, com a asma e rinite alrgicas em que ocorre uma hiperreactividade brnquica inespecfica e inflamao eosinofilica e com a asma Endotxica (hipersensibilidade endotoxina e inflamao neutrofilica). Como concluso, parecem existir evidncias que a exposio precoce do indivduo a estas endotoxinas contribui para aumentar a resistncia a estes mecanismos. Foi, em seguida descrita uma experincia com bebs que concluiu que aqueles que apresentavam uma reaco positiva a determinados alergneos, como os caros, eram os que tinham menos p em casa. Verificaram tambm que medida que aumentava a quantidade de endotoxinas no p da casa, aumentava tambm a produo de interfero gama (associado a uma imunidade dita Th1), quer por clulas CD4, quer por clulas CD8. J no havia a mesma correlao para a produo de citocinas ditas Th2.

Legenda: As crianas submetidas a mais endotoxinas numa idade precoce (exposio continuada a doses baixas) produzem mais interfero gama que contraria a resposta Th2. E na idade escolar? Ocorre o mesmo mecanismo? Foi realizada uma experincia em que se estudou a associao entre a quantidade de endotoxinas existentes no colcho da criana e a rinite e outras doenas alrgicas. Verificou-se que medida que a quantidade de endotoxinas aumenta, a prevalncia de rinite diminui, assim como os seus sintomas. Estes autores tentaram verificar quais os efeitos que estas endotoxinas tinham na produo de citocinas Outro questo era saber qual a relao entre a exposio s endotocinas do colcho em crianas e o seu efeito na produo de citocina pelas clulas T. Observou-se que quando as endotocinas aumentam, diminua a produo de TNFalfa, interfero gama, IL12 e IL10. Este tipo de exposio faz uma down-regulation de um conjunto de citocinas ditas pr-inflamatrias. Estas crianas com maior quantidade de endotoxinas no colcho tem uma supresso de resposta ao estmulo inflamatrio. Existem factores dependentes do hospedeiro para controlar esta exposio s endotoxinas, como o Toll-like receptor 4. Este tipo de receptor possui polimorfismos que fazem com que o mesmo receptor possa ter diferenas entre as pessoas. Assim, quando se comparou 2 variantes do Toll-like4 exposio a endotoxinas verificou-se que a variante selvagem aumenta as endotocinas e por isso aumenta a prevalncia de asma, no entanto h uma variante que aumentando as endotoxinas diminua a prevalncia de asma. H assim factores de susceptibilidade individual, de natureza gentica, que fazem com que alguns de ns possam ser sensveis a estes mecanismos de proteco do desenvolvimento de resposta Th2. Outro exemplo so as clulas CD14, que tambm possuem polimorfismos, tanto podem ser homozigoticas CC/TT ou heterozigoticas TC. Quando h uma homozigotica CC, a quantidade de CD14 solvel inferior a que temos quando h uma homozigotia TT. Assim, viu-se que a regulao da expresso do CD14 solvel controlada geneticamente. Quando temos mais CD14 existe menos IgE total, mais interfero gama e menos IL4. Estas duas ltimas citocinas efectoras deste tipo de resposta vo proteger-nos contra as doenas alrgicas, dado que aumentam a resposta Th1 e diminuem a resposta Th2.

Resumindo: os mesmos antignios podem ter respostas diferentes que so dependentes de factores como o momento, dose/frequncias (noo de tolerncia, em doses muito grandes ou muito pequenas), co-factores (endotoxinas, toll-like receptor 4 e 9) e factores genticos (polimorfismos do CD14 e toll-like receptor 4). No devemos confundir o conceito de imunogenecidade e antigenecidade. - imunogenecidade: capacidade de gerar uma resposta B ou T (produzir clulas T/B efectoras e clulas T/B de memria) - antigenecidade: ligao aos produtos das respostas B e T (ligao a um anticorpo produzido pelos plasmcitos ou a ligao ao TCR) Assim, todo o imunognio necessariamente um antignio, mas nem todo o antignio imunognio. Isto tudo tem haver com o facto de alguns antignios funcionarem com haptenos, necessitando de se ligarem a uma protena transportadora (alergia a frmacospenicilina). Estes frmacos sofrem um processo de haptinizao para se tornarem imunognicos. Podemos controlar a resposta que queremos, usando transportadores diferentes que produzem respostas diferentes.

Antignios: - timo dependentes (ajuda da clula T) - Timo independentes tipo1 - endotoxinas - timo independentes tipo 2 sequencias repetidas de Acuar (flagelina) Activao policlonal conotao isotipica, maturao da afinidade e memria imunolgica A activao das clulas B necessita da ajuda de citocinas produzidas pelos linfcitos T (um pouco de conotao isotipica) Superantigneos fazem uma ligao cruzada entra a cadeia alfa do MHC classe 2 e a poro varivel da cadeia B do TCR - implicados em intoxicaes alimentares produo de enterotoxinas - resultado de um infeco por bactrias ou vrus (tumor) Superantigneos endgenos porque se ligam superfcie da clula

A activao T requer sinais co-estimuladores Regulao dos sinais co-estimuladores - Sinais positivos - interaco do Cd28 (sempre expresso)com a clula apresentadora de antignio B7 1, B7 2, CD80 e CD86 aumento da produo do CTLA 4 (marcador de superfcie caracterstico de algumas clulas T reguladoras) confere sinal inibidor CTLA 4 marcador de superfcie caracterstico de algumas clulas T reguladoras (Num estudo utilizando um anticorpo monoclonal anti CTLA 4, como tentativa de interveno em doenas tumorais, verificou-se o desenvolvimento de vrias doenas auto-imunes por abolio da resposta reguladora Th1 e Th2) Anergia Clonal versus Expanso clonal - Se faltar o sinal co-estimulador, a APC no consegue exprimir o B7 1 e o B7 2; a clula T recebe um sinal do TCR , ficando anrgica; - O mesmo estado de anergia tambm desencadeado por um anticorpo anti CD28; - Esta clula T anrgica, quando estimulada subsequentemente, mesmo quando recebe sinais coestimuladores, no capaz de dar resposta;

Caso a clula fixa no exprima nem B7 1 nem B7 2, este segundo sinal pode ser dado por uma outra clula que a clula T consegue consegue activar; comeando consequentemente esta a produzir IL-2 por um mecanismo autcrino.

Via de ministrao Existem algumas vias: Oral/ inalatria/ intravenosa que favorecem uma induo de tolerncia. Ao nvel gastrointestinal importante que as clulas T reguladoras, a IL-10, TGF- funcionem bem para assim induzirem tolerncia. Subcutnea / intradrmica = imunognica So estas as que induzem maior sensibilizao sendo tradicionalmente usadas, em quem alrgico, q quem faz vacinao anti-alrgica. A imunoterapia especifica, recorre administrao subcutnea dos alergnios com um co-adjuvante, o alumnio (????no d para perceber bem), um imunoalergnico potente, capaz de potenciar a resposta, fazendo com que o alergnio permanea mais tempo no local onde administrado.

Para mostrar o efeito das vias de ministrao, o professor deu um exemplo: Foram injectadas em ratos clulas T especificas para a ovalbumina Ao 2 dia, deu-se ao rato, por via oral, ovalbumina ou uma soluo controlo Ao 6 dia, administra-se novamente ovalbumina, com um adjuvante para estimular uma resposta imune efectiva. Verificou-se que os ratos que tiveram uma ovalbumina administrada por via oral, tornaram-se tolorantes, observando-se uma diminuio do nmero de clulas T especificas, com ausncia de resposta a esta provocao com ovalbumina. Por outro lado, os ratos controlo, que fizeram placebo, desenvolvem muitas clulas especificas para a ovalbumina e tm uma respost T, neste caso Th2 albumina quando esta readministrada com adjuvante intraperitonialmente. Na ausncia de estmulos inflamatrios, a resposta normal do sistema imune das mucosas a atg estranhos a tolerncia. Influncia da apresentao antignica Uma clula T depois de reconhecer o peptideo de um vrus, quando em contacto com uma clula epitelial, se receber o primeiro sinal de uma clula epitelial, na ausncia de sinais co-estimuladores, a clula fica anrgica, ficando refractria a estimulao mesmo numa segunda fase, quando for re-estimulada. Sempre que h expresso de um alergnio na presena de alguns sinais inflamatrios, verifica-se uma potenciao para a resposta Th1

Regulao por anticorpos


Se forem administrados antignios com anticorpos da classe IgG, h uma diminuio da resposta. Se forem administrados antignios com anticorpos da classe IgM, h uma potenciao da resposta. Isto motivo para no se fazer vacinao nas crianas at ao primeiro ano de vida (excepto a BCG). Vacinas contra o sarampo, parotidite, rubola so administradas aos 15 meses. Isto porque a criana com poucos meses de vida possui muitos anticorpos IgG da me, que iriam abolir a resposta pretendida com a vacinao. Mecanismos mediante os quais exercida a regulao por anticorpos: Por Bloqueio do antignio Temos aqui o exemplo desta imunoglubulina de membrana e deste antignio; Se este antignio estivesse ligado a esta Ig na membrana

celular e se por competio, houver um anticorpo que bloqueie esta interaco, deixa de haver esta ligao e consequentemente deixa de haver resposta. Por Cross-linking de receptores FcII (CD32) Por outro lado, pode haver uma IgG solvel, para um epitopo diferente daquele que se vai ligar Ig de membrana, que por uma ligao de baixa afinidade entre o fragmento Fc da IgG solvel e o FCIIb (Receptor II para o fragmento Fc da IgG), ir desencadear inibio do sinal estimulador proveniente da interaco entre a Ig membranar e o antignio.

Por imunocomplexos Como j foi referido, a IgM potencia a resposta a um antignio. Lembram-se de que nos rgos linfoides secundrios, as clulas dendriticas tinham receptores para o complemento, eram capazes de captar o antignio e mantinham-no l exposto. Lembram-se? O que est aqui representado um brao dessas clulas foliculares dendriticas. A IgM nesta forma srica, pentamrica, activa o complemento e portanto h uma ligao ao receptor Cr2 do complemento fazendo com que o antignio esteja l disponvel durante muito tempo. H deste modo, uma potenciao da resposta. Por outro lado pode haver tambm uma inibio, por ligao ao receptor FcIIb, pelo mecanismo j acima referido.

Por regulao idiotpica A isotipia tem a ver com a poro constante das cadeias leves e das cadeias pesadas; A alotipia tem a ver com as variaes dos alelos das cadeias leves e pesadas; A idiotipia tem a ver com variaes na poro varivel da cadeia leve e cadeia pesada Ao conjunto de determinantes ideotpicos designa-se de idiotopo Podemos ter ideotopos diferentes para o mesmo isotipo de imunoglobulinas vai desregular tambm o tipo de resposta. isto

Regulao por linfcitos T


O professor disse que esta parte da regulao por linfcitos T, era referente aula terica de Clulas T reguladoras, referiu apenas que: As clulas T reguladoras se podem dividir em dois grupos: Treg naturais Treg constitutivas, induzidas periferia - Tr1 produtoras de IL-10 (no produzindo induo de tolerncia gastrointestinal );

- Th3 produtoras de TGF- - NKT Tanto em doenas alrgicas como em doenas auto-imunes existem vrios mecanismos de actuao das clulas T reguladoras: conseguem abolir a activao das clulas T, suprimindo as clulas dendriticas que regulam esta resposta; conseguem actuar nas clulas efectoras, mastcitos, basfilos, eosinfilos; conseguem mudar as imunoglobulinas fazendo comutao isotipica para a IgA e IgG4; Esta mudana para IgA, permite uma menor chegada de antignios ao contacto com clulas efectoras. Num individuo asmtico que esteja a respirar caros, quanto menos antignios chegarem ao contacto com estas clulas efectoras no parenquima pulmonar, melhor. Assim, quanto mais IgA na secreco ns tivermos, especifica para aquele antignio, menos antignio vai chegar ao contacto. Por outro lado, quanto maior for a produo de IgA, e isto tem a ver com os fenmenos de remodelao e aumento da lmina reticular quanto mais espessa ela for, menor a quantidade de alergnio que chega. Tambm a induo de anergia custa da produo de IL-10, que induzindo a ausncia de sinais coestimuladores na clula apresentadora de antignio, faz com que, quando o antignio apresentado, a clula fique anrgica Anergia e ignorncia imunolgica

Regulao Neuro-endcrina
Resposta inflamatria aguda IL -1 IL- 6 TNF- Resposta do hipotlamo

Produo de protenas de fase aguda e resposta de feedback negativo ao aumento da produo de corticoides - Diminuem a inflamao; - Seu receptor est no citoplasma e portanto depois de haver ligao do corticoide ao receptor, passa para o interior do ncleo da clula e vai regular a regulao dos factores que regulam a transcrio nuclear e por isso h uma diminuio da produo de citocinas, diminuio e inibio da actividade da sintetase do NO, diminuio da via das COX2 e da via da lipoxigenase, diminuio da expresso de molculas de adeso e aumento da apoptose.

Regulao gentica
- Existem determinados polimorfismos que podem levar a que haja uma maior ou

menor susceptibilidade para a doena;

- Alguns hapltipos do MHC esto envolvidos numa resposta aumentada a determinados antignios; p.exemplo: A mioglobina : Os principais respondedoresso o iEk, que tm seis vezes mais probabilidade de resposta a este antignio quando so provocados em indivduos que tenham aqueles hapltipos do MHC. Associao entre alguns HLAs e algumas doenas auto-imunes - Espondilite anquilosante Quem tiver um HLA B27 tem um risco noventa vezes superior qo que quem no tem a doena. - Artrite Reumatide Quem tiver um HLA DR4 tem dez vezes mais probabilidade de ter a doena Para alguns aspectos relacionados com as doenas alrgicas, para a asma, a hiperreactividade brnquica, IgE, sensibilizao a agentes especficos, testes alergnicos positivos, eosinofilia, conjuntivite, j existe evidncia de que a quantidade de locus em cromossomas so factores determinantes destas alteraes. Conclumos assim que, h um vasto conjunto de factores genticos que conferem susceptibilidade aumentada, ou no para a doena.

Boa sorte para todos!!! (,)

Aula desgravada por :

Alexandra Duarte Ana Catarina Ferreira Ana Filipa Sousa Turma 20

You might also like