You are on page 1of 2

O que pode a Clnica?

A posio de um problema e um paradoxo

Substituio das perguntas onde a clnica se passa? e o que passa na clnica?, por o que pode a clnica? Evocao pergunta Espisnozista: o que pode o corpo? Experincia paradoxal do corpo: estar nele contido, mas fazendo deste pertencimento uma abertura.
Ningum, verdade, at o presente determinou isto que pode o Corpo (...) a experincia no ensinou ningum isso que pelas nicas leis da natureza considerada como somente corporal, o corpo pode fazer e isso que ele no pode fazer, a menos sendo determinado pela alma (...). (Espinoza, 1661-1665)

Espinoza atribui a noo de conscincia ao domnio da iluso. Para ele a conscincia nos ilude pelo fato de operar ilusoriamente, e opera assim porque conhece apenas os efeitos, ignorando as causas. Todas as coisas, coisa pensante ou coisa extensa, um modo de ser; portanto uma modulao da substncia, um grau intensivo ou efeito expressivo dela. O corpo sendo um grau de potncia se define por um modo de pr em relao, que um poder de afetar e ser afetado. Deleuze: Perguntar o que pode um corpo perguntar qual a sua estrutura perguntar como ele se compe como corpo afetivo. o que pode a clnica? do que a clnica composta? como ela pode afetar e ser afetada? que conjunto de afeco exprimem a sua essncia? A clnica efetiva-se em um movimento de modulao, responsvel por impor a variao tanto de quem lhe demanda interveno quanto da prpria instituio clnica. A clnica apresentase como uma experincia entre-dois, que s realizada no plano em que os domnios do eu e do outro, de si e do mundo, do clnico e do no-clnico se transversalizarem. Freud O hbrido e paradoxal objeto da clnica Afirmao paradoxal do primado do inconsciente. O paradoxo: para ser primeiro, preciso ser segundo. Montagem do plano transdisciplinar da clnica: - O inconsciente produtor e produzido - Assumir a condio paradoxal do inconsciente = recusa ao dualismo, contradio. A relao de hibridismo entre pulso e inconsciente se expressa no mecanismo de produo inconsciente. Havendo distino de inconsciente e pulso, mas no a separao deles. Guatarri (1992) afirma que Freud fez uma revoluo extraordinria ao separar vida instintiva da pulsional, sem que a primeira fosse negada. Em Espinoza a expresso valorizada em detrimento da representao, como apreenso das formas existentes. Assim o inconsciente se manifesta pela existncia da realidade e no por uma representao da/na realidade.

Fenmenos de produo da subjetividade

Movimento Transformao Processualidade

Cartografia: - Mtodo formulado por Delleuze e Guattari Ideia de praticar a cartografia e no em aplic-la, por esta no representar um mtodo baseado em regras gerais que servem para casos particulares. Mtodo processual, criado em sintonia com o domnio processual que ele abarca, sem fazer uso de um modelo de investigao, esta se d atravs de pistas, estratgias e procedimentos concretos. Mtodo transversal porque funciona na desestabilizao dos eixos cartesianos, configurados por formas que se apresentam previamente categorizadas. Dispositivo: - Um conjunto decididamente heterogneo que engloba discursos, insti tuies, organizaes arquitetnicas, decises regulamentares, leis (...) Em suma, o dito e o no dito so os elementos do dispositivo. O dispositivo a rede que se pode estabelecer entre esses elementos. (Foucault, 1979) Deleuze- O dispositivo incio de um novelo, um conjunto linear, com posto de linhas de natureza diferentes. So elas: 1) Visibilidade 2) Enunciao 3) Fora 4) Subjetivao preciso pegar as coisas para extrair delas as visibilidades... necessrio rachar as palavras ou as frases para delas extrair os enunciados. (Deleuze, 1992) O dispositivo avalia-se aos processos de criao e o trabalho do pesquisador, do cartgrafo, se d no desembaraamento das linhas que o compem linhas de visibilidade, de enunciao, de fora, de subjetivao. A funo do dispositivo se faz atravs de 3 movimentos: Movimento-funo de referncia Movimento-funo de explicao Movimento-funo de transformao-produo Conclui-se que o mtodo da cartografia, como modo de acompanhar processos de produo de subjetividade, requer dispositivos e o que caracteriza dispositivo a sua capacidade de incurso naquilo que se encontra bloqueado para a criao. O dispositivo tensiona, movimenta, desloca para outro lugar, provoca outros agenciamentos. Ele feito de conexes e, ao mesmo tempo, produz outras. Numa cartografia o que se faz acompanhar linhas que traam, marcar pontos de ruptura e de enrijecimento, analisar os cruzamentos dessas linhas diversas que funcionam ao mesmo tempo.

You might also like