You are on page 1of 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAO NADSON DIEGO DANTAS PEREIRA

ADMINISTRAO EM DEBATE:
A importncia da Estatstica e do Trabalhador no contexto empresarial moderno

Montes Claros 2013

NADSON DIEGO DANTAS PEREIRA

ADMINISTRAO EM DEBATE:
A importncia da Estatstica e do Trabalhador no contexto empresarial moderno

Trabalho apresentado ao 3 Semestre do Curso de Administrao ministrado na modalidade Ensino a Distancia pela Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno da mdia semestral na(s) disciplina(s) de Contabilidade Geral, Matemtica Financeira, Comportamento Organizacional, Estatstica, Teoria Econmica e Metodologia Cientifica, ministrados pelos Professores Vania Silva, Regis Garcia, Helenara Sampaio, Monica Silva, Marcelo Viegas, Regina Malassise e Rodrigo Trigueiro.

Montes Claros 2013

SUMRIO 1 INTRODUO...........................................................................................................3 2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4 2.1.ESTATISTICA: SEU DESENVOLVIMENTO COMO CINCIA............................4 REFERNCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUO Muito tem se discutido sobre a importncia das estatsticas no contexto da tomada de deciso a curto, mdio e longo prazo e de sua importncia e uso na previso de cenrios inerentes a produo de lucros e reduo de aspectos negativos nas organizaes no que tange a possveis prejuzos e ate mesmo na elaborao de projetos acadmicos e empresariais para conhecer mercados consumidores. De igual forma fatores relevantes como inovao tem despertado o conceito para ir alm da renovao tecnolgica, esta cedendo espao na inovao com relao a pessoas, capital presente nas empresas e que recentemente tem ganhado destaque como recurso produtivo de grande relevncia a medida que pessoas bem motivadas produzem melhor e produtos de melhor qualidade. Neste sentido, organizaes com nfase tm investido em qualificao profissional, este visto como fator preponderante ao crescimento tanto do trabalhador quanto da empresa. Ao se citar o fator humano, e sua importncia para as empresas discutiremos os aspectos culturais presentes no ser humano, fruto do meio e influenciador desse meio como ser imbudo de subjetividade e que como tal sofre influencias sociais, ambientais, biolgicas, fsicas e psicolgicas e influi sobre o meio social particular e empresarial. Este ultimo, constituindo um dos questionamentos a serem respondidos a frente. Ambos, Estatstica e o Papel colaborativo dos indivduos na obteno de lucros de determinada organizao so importantes; constituindo assim os assuntos a serem debatidos e tratados neste trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1.ESTATISTICA: SEU DESENVOLVIMENTO COMO CINCIA

A estatstica assim como as demais cincias surge no contexto do desenvolvimento das necessidades dos primeiros homens sobre a terra, conforme alude Garcia ao citar Castro (p. 2, 2010). Seu desenvolvimento, entretanto, vai encontrar diferentes usos ao longo da historia por se tratar de um meio de tratamento de diferentes fenmenos e de pesquisar as relaes de causalidade existente entre eles (Garcia, 2010). Por ser uma cincia que se constitui em um meio informativo a outras cincias muita confuso, entretanto existe sobre sua definio, sendo que o que se entende atualmente por estatstica vai muito alm da definio institucionalizada junto ao publico em geral como conjunto de tcnicas uteis para algumas reas isoladas ou restritas da cincia. Constituindo a estatstica como grande ferramenta para aferimento de determinada informao relacional. importante se observar que a estatstica tambm no se limita a produo de dados numricos relativos a um fato social ou to somente a grficos usados como resumo a uma organizao para complementar uma pesquisa mais que alm disso pode ser entendida como um conjunto de mtodos e tcnicas que tambm envolve todas as etapas de uma pesquisa, desde o planejamento, coordenao, levantamento de dados por meio de amostragem ou censo, aplicao de questionrios a determinado fato, entrevistas e medies com a mxima quantidade de informao possvel para um dado custo, at a consistncia, processamento, organizao, anlise e interpretao de dados para explicar fenmenos socioeconmicos; inferncia, clculo do nvel de confiana e do erro existente na resposta para uma determinada varivel e disseminao das informaes.(Igncio, p.178-179, 2010) E que embora sua existncia remonte a quatro mil anos. Perodo cujo Carlos (1967) citado por Garcia (2010) classifica conforme sua evoluo histrica a estatstica - em trs fases. A fase de maior relevncia e maturidade vem a ser a constituda pelo terceiro perodo. Caracterizado pela evoluo da estatstica ate os tempos atuais, e marcados por constantes aperfeioamentos tcnicos e

cientficos. Cujo carter autnomo da disciplina define-se ainda em 1949 perodo marcado como a segunda fase, segundo a classificao de Castro (1967) dando o tornos de disciplina completa enquanto cincia que a estatstica possui hoje.

2.2.ESTATSTICA: SUA RELAO COM OUTRAS CINCIAS IMPORTNCIA PARA EMPRESAS PBLICAS E PRIVADAS

SUA

Como j informado anteriormente, a estatstica no encontra-se restrita quanto a seu uso ao campo da rea de matemtica e estatstica, possuindo diversas aplicaes em quase todos os campos da atividade humana, consolidando-se principalmente no campo acadmico onde utilizado em diversas aplicaes em quase todos os campos da atividade humana em que a observao e a comprovao de fenmenos sociais, biolgicos e/ou fsicos se faam necessrios quantificar e qualificar quanto sua relao de causa e efeito. Neste sentido, afim de que visualizemos melhor o aporte que a estatstica oferece ao meio acadmico podemos citar o estudo realizado por historiadores ao analisar com a estatstica, por exemplo, as cartas de batismo emitidos no Brasil Colonial a fim de conhecer a quantidade de negros apadrinhados por Senhores de Engenho e de cidado brancos e pobres ou, por exemplo, os bilogos ao analisar a ocorrncia de determinada espcie e sua existncia em maior quantidade em determinado ambiente ou ainda os agrnomos ao analisar os fatores preponderantes a ocorrncia de determinada praga em uma plantao. No meio corporativo no diferente, e a estatstica amplamente utilizada tanto em empresas publicas quanto em empresas privadas. Grficos e tabelas so apresentados na exposio de resultados da Empresa. Dados numricos so usados para aumentar e aprimorar a produo. Censos demogrficos so utilizados pelo Estado para melhor entender e organizar os gastos com a populao; e com o aumento da velocidade da informao e com a ascenso de computadores e softwares cada vez mais velozes e mais potentes se torna possvel o acumulo de dados brutos e o refino das informaes obtidas com o mnimo de conhecimentos bsicos sobre o tratamento de dados. Com nfase Empresas ligadas ao Estado se utilizam de dados

estatsticos para a tomada de deciso do planejamento oramentrio e para sua distribuio afim de satisfazer as necessidades de investimento publico. Entre as informaes produzidas e constantemente disseminadas na mdia podemos destacar:
O crescimento populacional, os ndices de inflao, emprego e desemprego, o custo da cesta bsica, os ndices de desenvolvimento humano so alguns exemplos de pesquisas divulgadas pelos meios de comunicao e que se utilizam dos mtodos estatsticos.(Ignacio,2010)

a partir delas informaes brutas tratadas com o objetivo de produzir dados qualificveis e quantificveis - que projetos so e sero desenvolvidos pelos gestores a fim de combater e minimizar os aspectos negativos produzidos pelo crescimento populacional, inflao, de desemprego e de ndices de desenvolvimento humano baixos ou inadequados entre outros. De igual forma gestores da rea privada se utilizaro de mtodos estatsticos no controle, planejamento e implementao das estruturas produtivas da empresa, desta forma visando eficincia e maximizao dos lucros e reduo das despesas e dos custos sem que para isso haja tambm perda de qualidade de determinado produto ou servio comercializado, estes sero ainda utilizados na estimao de receitas, na previso de estoques e demandas e principalmente no conhecimento do mercado e do seu pblico-alvo. Para que se visualize uma comprovao prtica do uso das estatsticas e de sua influencia sobre a sociedade podemos citar a situao problema apresentada pela aproximao de eleies em determinado pas. Poderamos por aproximao citar o caso do Brasil, por exemplo, onde diversas empresas so contratadas para preverem cenrios e a partir da pesquisa por amostragem detectar e exemplificar quais ou quais candidatos apresenta maior probabilidade de serem eleitos. Embora as informaes ali presentes sejam dinmicas a tabela ou tabelas construdas a partir de tais informaes so recursos estticos constitudos afins de que seja visualizada determinada tendncia, ou melhor, afim de que se preveja com alguma base cientifica confivel um cenrio possvel daquele contexto.

Outros exemplos podem ser suscitados, a citar a situao das empresas de seguros onde mtodos estatsticos so utilizados para estabelecer a avaliao de riscos a partir do clculo de estatsticas securitrias, permitindo a criao de diferentes modalidades de seguro, economicamente mais viveis, de forma que a empresa tenha uma base solida no mercado. Segundo Igncio (p. 186, 2010):
Nas organizaes no governamentais, a estatstica tem sido aplicada com o objetivo de auxiliar a gerao e avaliao de indicadores, tanto para definir seus focos de atuao quanto para o acompanhamento e avaliao da eficcia dos projetos sociais implementados nas diferentes esferas de governo.

Constituindo essa a principal base das aes dos gestores atuais cujos objetivos devem estar alinhados com os respectivos mercados e com a influencia das diferentes politicas adotadas pelas diversas esferas do governo. Mas a Estatstica no o nico fator preponderante a influenciar a produo e a tomada de decises, h outro fator, levado menos em considerao em empresas de estruturas de comando mais estratificadas e clssicas e que consiste na segunda parte da explorao deste trabalho, o fator humano, afinal esse o ponto foco de empresas bacanas como afirma o psiclogo e palestrante Waldez Ludwing em uma entrevista concedida ao Programa do J . Nesta entrevista o consultor em seu discurso relatou que estas empresa bacanas, fomentam seus funcionrios tanto atravs de novas condutas no incentivo aos funcionrios quanto no incentivo no carter inovador, este ultimo muito valorizado principalmente pelas empresas, ou melhor, organizaes privadas. Aspecto esse a ser explorado a frente.

2.3. PORQUE AS EMPRESAS DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVDUOS NO CONTEXTO LABORAL?

H atualmente uma grande demanda e interesse das empresas pelo assunto inovao. No contexto de grandes transformaes com que se deparam as organizaes e seus respectivos mercados, o carter da inovao um dos poucos

a fomentar a maior produtividade e manter uma empresa realmente competitiva. Nesse sentido, muitas ideias tm sido propostas com o objetivo de identificar mudanas no processo de fabricao e/ou criao de produtos., buscando-se melhorias nos processos, as empresas apostam cada vez mais nas novas tendncias de mercado. Uma dessas novas tendncias e das quais podemos citar, e que sobrepuja a inovao tecnolgica o recente investimento realizado no aspecto motivacional. Cada vez mais empresas tm vindo a desenvolver aes que valorizem os funcionrios, extrapolando ate mesmo o recurso clssico - ainda vigente em muitas organizaes - da recompensa financeira e incluindo adequaes nas ideias do que se pode ser considerado satisfatoriamente motivante a determinado trabalhador, um exemplo desta adequao e que poderamos citar seria a dado pela Google, empresa de tecnologia em que os funcionrios tem ampla liberdade de trabalho e de horrios, ambientes de lazer localizados dentro do espao da Google, alm de mltiplos espaos cujo conforto valorizado com um dos fatores preponderantes a motivao e ao aumento da produo. Existe na Google uma cultura organizacional plena e o trabalho divido em pequenas equipes, seus funcionrios so estimulados a formao continua e de fato a empresa dedica a cada um deles uma mdia de cem horas de treinamento por ano. Os funcionrios so convidados a dar sugestes a gesto da empresa e participam efetivamente no processo de tomada de deciso . A empresa procura manter um bom ambiente de trabalho e propcio inovao e criatividade. Sobretudo, os seus trabalhadores no so vistos como custos, mas como elementos vitais no processo de tomada de deciso. No total, tal abordagem produz uma empresa com um melhor ambiente de trabalho, mais humano, amigvel e gerador de elevados nveis de inovao e criatividade. E importante ressaltar, entretanto, que no s fatores motivacionais influenciam o trabalho, assim como tambm no s o investimento em inovao tecnolgica, justificam a rentabilidade de empresas como a Google. Por ser um espao dinmico e em que o exponencial humano tem se valorizado preciso entender que o individuo esta imbudo tambm de diversas influencias culturais e que tambm influenciam de alguma forma o desenvolvimento das organizaes afinal o ser humano no s criatura influente do meio mais tambm fruto do meio

em que est localizado. Constituindo este - o aspecto cultural e a influencia deste no comportamento humano no contexto das organizaes, nosso prximo objeto de estudo.

2.4. O ASPECTO CULTURAL E SUA INFLUENCIA NO COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAES

Primeiramente devemos entender o ser humano como um ser biopsicossocial; uma criatura subjetiva que com a mesma capacidade que possui para influenciar, tambm influenciada em sua relao com o mundo. Para entendermos melhor podemos destacar que o homem fruto do seu contexto social e das relaes que estabelece nesse contexto; da relao que estabelece com o ambiente onde vive e que este ambiente tem certa influencia em seu humor; das relaes consigo mesmo, ou seja, de fatores fsicos e tambm psicolgicos que o guiam em suas atitudes e comportamentos e tambm do prprio fator psicolgico tanto no contexto pessoal quanto laboral a qual esta subordinado. Para que se visualize melhor cada um dos aspectos aqui trabalhados podemos citar o exemplo proporcionado pela questo da cultura de um povo ou grupo social, indivduos de diferentes culturas ou contextos sociais tendem a adotar diferentes vestimentas, hbitos e tambm comportamento em seu contexto social. Um exemplo mais palpvel disso so as pessoas que mudam de religio. Ao migrar de uma religio a outra tendem a adotar novos comportamentos e atitudes mais ajustadas ao novo contexto que passam a vivenciar. Outro exemplo que poderamos dar e que se enquadra na exemplificao proposta o exemplo dado em vdeo-aula pela Professora e Mestranda em psicologia Monica Maria Silva ao citar as relaes de trabalho presentes em uma empresa Norte-americana e outra Chinesa cujo os nimos no debate a determinado assunto diferenciado. No tocante ao aspecto biolgico ou fisiolgico e sua influencia podemos citar um caso bastante comum no meio empresarial. O proposto pelas mudanas hormonais ocorrentes em gravidas. sabido que, muitas mulheres ao engravidar tm seu comportamento e humores alterados devido a grande carga de hormnios a qual seus corpos ficam expostos. Tambm se tem relato de pessoas

10

que passaram pela experincia de AVC ou quase-morte ou coma e que ao retornar passam a adotar caractersticas comportamentais diferentes. Mais tolerantes, contemplativas, etc. H ainda fatores psicolgicos e ambientais. Com relao aos fatores ambientais. Que tem relao direta com o local onde as pessoas vivem e/ou trabalham, podemos destacar como exemplo, as diferentes luminosidades e eos estmulos propiciados pela mesma. de conhecimento geral que em locais com maior incidncia de luminosidade as pessoas tendem a agir de modo mais alegre e receptivo enquanto que o contrario tambm ocorre. Pessoas de locais menos iluminados tendem a ser mais retradas, fechadas. Essa situao em melhor visualizada quando algum muda de um ambiente quente para um ambiente mais frio. No tocante ao aspecto psicolgico, que esta relacionado diretamente ao aspecto emocional das pessoas e na qual situaes de estresse so preponderantes ao individuo podendo exercer influencia negativa ou positiva podemos citar o caso de ataques de fria de determinado funcionrio em seu contexto laboral e cujo depoimentos de colegas exaltam caractersticas opostas as apresentadas no dia do descontrole. interessante ressaltar que embora o aspecto negativo do estresse tenha sido enfatizado, o estresse tambm pode ter aspectos positivos podendo atuar como mecanismo motivacional em outros indivduos. Estimulo que agregado ao conhecimento tcnico ulterior do individuo contribuem muito para o desenvolvimento das organizaes. Este ultimo o conhecimento tcnico -, constituindo a base de nossa prxima e ultima questo a ser discutida, afinal, se aspectos culturais tem grande impacto na produo tanto de maneira negativa, quanto positiva dentro da organizaes e a inovao e investimento das empresas no capital humano que aliado a inovao tecnolgica - que possuem, qual seria o papel da qualificao profissional na promoo de crescimento econmico?

2.5. O CAPITAL HUMANO DAS ORGANIZAES E A IMPORTNCIA DA QUALIFICAO DO TRABALHADOR PARA A PROMOO DO CRESCIMENTO ECONMICO

Primeiramente devemos ter que qualificao a fora de trabalho

11

condicionada por alguma base tcnica absolvida anteriormente, e que seu fundamento decorre do modo como estruturado o processo do trabalho a ser desenvolvido. Sua capacitao - ou seja a capacitao do funcionrio - em geral se inicia desde o primeiro dia em que ingressa em determinada organizao e muitas empresas afim de preparar o funcionrio de maneira mais eficaz e rpida lanam mo do uso de funcionrios mais antigos e ate mesmo cursos preparatrios especficos para adequar aquele funcionrio ao tornos daquela empresa ou daquele negocio. Essa tcnica utilizada a fim de colaborar para a construo de um clima organizacional saudvel e tambm serve para quebrar o gelo e desfazer o desconforto causado ao pelo novo ambiente a qual este sujeito estar inserido. E no mundo onde integrao se torna cada vez mais importante, o pensamento de equipe e de se trabalhar em equipe primordial. Tal comportamento organizacional por sua vez denota comprometimento da Empresa com o Individuo como parte de seu coletivo de trabalho e com o desenvolvimento dos projetos pessoais de cada um. Reconhecendo o trabalhador naquele ambiente, espao para desenvolvimento e fortalecimento de suas expectativas tanto motivacionais quanto de outras recompensas advindas. Esse comportamento empresarial caracterstico em geral de empresas bacanas como definiu Waldez Ludwing funciona como ancora de talentos, visto que o nico fator decisivo para o desenvolvimento de determinada organizao so as pessoas. O exemplo peculiar fornecido pela Empresa Google pode ser citado como exemplo disto, afinal so poucas as empresas que so referencia como timo local de trabalho, e cujo a ideia de inovao permanece como referencia no imaginrio mundial continuamente. Ainda utilizando a Google como exemplo podemos novamente usar como referencia a importncia dada pela empresa a preparao e treinamento continuo de suas equipes que segundo fontes e de cem horas no mnimo por ano. Tal aspecto se torna relevante ao observarmos que nos dias atuais qualquer empresa que deseje se manter competitiva na prestao de servios ou venda de produtos deve se manter inovada e inovao atualmente sinnimo de pessoas capacitadas que produzem produtos ou servios com grande qualidade com o mnimo de perdas. Neste sentido reafirmando, a perspectiva de uma empresa bacana que mais que um custo em suas planilhas v o trabalhador como um

12

investimento a mais na gerao de seus lucros.

3.CONCLUSO

Neste trabalho abordamos sobre a importncia da estatstica em uma organizao, como pudemos analisar a estatstica pode ser utilizada na anlise de probabilidades sobre vrios processos presentes dentro da empresa e a ela referentes, utilizando-os para prever cenrios futuros e assim realizar planejamentos eficientes e eficazes. Pudemos perceber tambm seu uso e sua importncia para e na tomada de decises, absorvendo todas as informaes necessrias para sua execuo. Abordamos questes sobre valorizao de colaboradores dentro de uma organizao de forma que pudemos observar a mudana de perspectiva do efetivo papel do trabalhador, agora visto como capital intelectual a ser investido e participante dos aspectos produtivos, colaborando em sua parcela para a otimizao dos lucros. De igual forma vimos como os aspectos culturais so influentes, agindo sobre as decises e perspectivas do trabalhador tanto de forma benfica quanto malfica, tanto motivacional quanto geradora de estresse. O papel da qualificao do trabalhador como uma ferramenta para o crescimento econmico da empresa tambm foi elencado como fator preponderante as empresas como elemento necessrio ao desenvolvimento intelectual; oferecendo aporte a ideia de que uma empresa bacana, que mais do que apenas atualizada nas novas tecnologias deve investir no trabalhador e em seu diferencial de trabalho para manter-se firme neste mercado cada vez mais mutvel.

13

REFERNCIAS BELLO, Gabriel. Das academias aos banquetes gratuitos: as maravilhas de se trabalhar na Google. 2010, [S.l.] Disponvel em: <http://www.tecmundo.com.b r/google/15213-das-academias-aos-banquetes-gratuitos-as-maravilhas-de-se-traba lhar-na-oogle.htm > . Acesso em: 10 Abr. 2013. ELGENNENI, Sara Maria de Melo. Psicologia Organizacional. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 183 p. EBLING, Maurcio. Qualificao profissional e desenvolvimento no Brasil . 2012. 146 p. Dissertao ( Mestrado em Cincias Sociais) Universidade de Braslia, Braslia, 2012. Disponvel em: < http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/10735 / 1/2011_MauricioEbling.pdf>. Acesso em: 04 Abr. 2013. GARCIA, Regis. Estatstica: administrao III. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 183 p. IGNCIO, Srgio Aparecido. Importncia Da Estatstica Para O Processo De Conhecimento E Tomada De Deciso . Revista Paranaense De Desenvolvimento Curitiba. 2010. p.175-192. Instituto de Matemtica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. reas de aplicao da Estatstica. Porto Alegre, [S.d.]. Disponvel em < http://www.ufrgs.br /mat/graduacao/estatistica/areas-de-aplicacao-da-estatistica>. Acesso em: 28 abr. 2013 POLETO, Frederico Zanqueta. O que estatstica . 2010. [S.l]. Disponvel em: < http://www.poleto.com/estat.html >. Acesso em: 04 Abr. 2013. RIIBEIRO, Andr Gilberto Boelter. O Uso Da Estatstica Nas Empresas Brasileiras. Santa Catariana. 2008. Disponvel em: < http://andreboelter. blogspot.com.br/2008/07/o-uso-da-estatistica-nas-empresas.html >. Acesso em: 28 Abr. 2013. Revista Exame. 150 Melhores Empresas Para Voc Trabalhar Em 2010 . So Paulo. 2011. Disponivel em: < http://exame.abril.com.br/carreira/melhores-empresaspara-voce-trabalhar/ > Acesso em 05 Abr. 2013. SILVEIRA, Mauro. Os segredos do Google . 2012. [S.l.] Disponvel em: < http://revistaepoca.globo.com/Negocios-e-carreira/GPTW/noticia/2012/08/os-segre dos -do-google.html > . Acesso em : 28 Abr. 2013. SILVA, Monica Maria. Tele aula Comportamento Organizacional: MotivaoEstresse. Aula ministrada em 11/04/2013, modulo 3, 1 semestre/2013, aula 1

14

SILVA, Monica Maria. Tele aula Comportamento Organizacional: Grupo, Clima e Cultura. Aula ministrada em 18/04/2013, modulo 3, 1 semestre/2013, aula 1 TORTORETTE, Maiara. A importncia da aplicao de treinamento nas organizaes. 2010. [S.l.] Disponvel em: < http://www.catho.com.br/carreirasucesso/gestao-rh/treinamento-desenvolvimento/a-importancia-da-aplicacao-detreina mento-nas-organizacoes> Acesso em: 28 Abr. 2013. VOLPE, Renata Arajo. A Importncia Do Treinamento Para O Desenvolvimento Do Trabalho. 2009, [S.l] Disponvel em: < http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0136.pdf >. Acesso: 24 Abr. 2013. Waldez Ludwig - Entrevista programa do J Completo . 2011. [S.l.]. Disponvel em: < http://www.youtube.com/watch?v=qC__RlDVXrs >. Acesso em 30 Abr. 2013.

You might also like