You are on page 1of 9

Empresas Transnacionais

produzem impactos significativos alm dos seus estados

a) Tambm chamadas: internacionais, multinacionais, etc. b) Conceito: empresas estabelecidas em mais de um pas e conectadas de modo a
coordenar suas atividades de diversas formas, possuindo certa autonomia e exercendo influncia significativa nas atividades de outras entidades

Histrico - impacto nos Estados e nas R.I.s Surgimento no sc. XVIII Proliferao sc. XIX a) capacidade de investimento: muitos investimentos so bancados por essas
empresas, que causam impactos sociais, visando o lucro. Visa a estabilidade, pois ganha mercado consumidor e posio confortvel no governo. Produzo leis que so favorveis, incentivos fiscais. b) capacidade de desenvolvimento tecnolgico: onde tem recurso, h capacidade de investimento em tecnologia. E essa tecnologia fica ao preo que ela deseja. Faz com que muitos estados se equilibrem ou se desiquilibrem na busca pelo acesso aos medicamentos. Ex. Busca de medicamentos, quebra de patentes, preos absurdos. Mas como as patologias atingem todos, os Estados so obrigados a aplicarem recursos nessas tecnologias. c) tentativa da ONU p/ um cdigo de tica: tenta estabelecer direitos e deveres dessa empresa dentro do territrio de um Estado, para no permitir esse alargamento exacerbado do poder da empresa dentro do Estado. Ela no conseguiu isso porque os Estados membros da onu sao poderosos o suficiente para barrar essa tentativa de controle. d) interveno nos sistemas polticos locais: por interesse de grandes Transnacionais. Eu posso direcionar um Estado a fazer um acordo de livre comercio com outro estado. Visa um mtodo mais fcil de distribuio de seus produtos onde no h facilidade de circulao de mercadoria. e) Brasil e empresas transnacionais: Brasil, no geral, no gostava. A situao mudou, hoje supostamente tem papel importante na politica mundial, mesmo que 2%, mas o Brasil que antes era hospedeiro agora fornecedor de empresas transnacionais. Grandes empresas se estruturam aqui e se formaram aqui. Antes o Brasil era o alvo, agora somos os algozes do nosso prprio imperialismo pela atividade das transnacionais brasileiras. Exemplos da Petrobras e suas atuaes na Colmbia, Argentina.

Atores das RI
- Estado ( a partir do momento que se intensifica a complexidade da sociedade internacional, temos outros organismos como as ONGs.) - organizaes internacionais - Revoluo industrial e desenvolvimento de um paradigma cientfico racionalista, (1)desenvolvimento tecnolgico, (2) telecomunicaes,(3) mobilidade humana ganha uma intensidade no conhecida porque com o sc. XVII e o Estado

como ator temos uma diferena na organizao social e poltica porque antes era feudal. Antes a organizao era a Igreja, uma sociedade vinculada a valores comuns da cristandade, tpico do medievo, centrfuga. O padre era responsvel por toda uma moralizao. A partir da revoluo industrial passamos a ter uma relao centrpeta (4), no vinculados a valores da Igreja. Laicizao do Estado. Estados agem conforme o prprio interesse. - iniciam-se as conferncias internacionais - depois organizam-se as prprias organizaes. Na contemporaneidade no temos mais soberanias absolutas, o Estado grande demais para as pequenas coisas e pequeno demais para as grandes coisas. So questes transversais. Os Estados no do conta de questes complexas, trfico internacional, aquecimento global. A partir da surgem as primeiras conferncias internacionais. Ex: uso de um rio na Europa. Esse o caso da primeira conferncia internacional, para gesto de questes comuns, comeam a ter vrias. Assim, eles decidem criar organizaes internacionais prprias. A ento se cria, em 1815, a primeira organizao internacional.

A 1a comisso central do Remo. ORGANIZAO = corpo prprio, funcionrios, ordenamento jurdico prprio. Posteriormente surgem as organizaes administrativas internacionais. Organizaes de 1a Gerao
- se dedicam apenas as questes tcnicas e no polticas. Cooperao, mas no abrem mo de sua soberania.

Organizaes de 2a Gerao
- trabalham basicamente com a cesso de soberania. O Estado abre mo de sua soberania para trabalhar com uma organizao autnoma, existem um foro internacional. Pluralidade de fontes jurdicas

A liga das Naes de 1919 - carter universal e rene todas as caractersticas


necessrias para ser uma organizao internacional. Evitar guerras aps 1a guerra mundial. Tem um tratado de Versalhes.

Mas, somente ao final da II Guerra Mundial que temos uma proliferao de organizaes

Teoria Idealista : aquela capaz de evitar todas as guerras.


1930 partido NAZI 1933 Hitler se elege. O Direito internacional no foi capaz de evitar novas guerras. Nova chance ao Direito Internacional.

ONU 1945: Revitalizao das organizaes internacionais. Proliferao de vrias organizaes. ... O.I. uma associao voluntria de Estados, constituda de ato de direito internacional realizando-se em um ente estvel que possui ordenamento jurdico prprio e adotado de rgos e institutos prprios para a realizao de suas finalidades especficas. (conceito ultrapassado) pois j admitimos que as prprias organizaes internacionais faam parte de outras organizaes. OMC e unio europeia. Caractersticas:
- Composio essencialmente interestatal. - so sujeitos do Direito Internacional, mas so sujeitos derivados da vontade dos Estados - tratado constitutivo internacional. - devem sua consequncia a um ato jurdico anterior. - estrutura orgnica permanente e independente. essa permanncia que permite o fluxo contnuo e por isso ela tem esse corpo de funcionrios. (50 mil funcionrios diretos)

Caractersticas 2:
- Assembleia Geral ntegra de todos os pases que fazem parte. - um governo da organizao internacional, encaminhamento poltico. Composio restrita e trabalha com decises polticas fundamentais. - Secretaria tcnica funcionrios internacionais - Autonomia Jurdica as O.I. personalidade distinta das dos Estados. Ex: o Mercosul tem uma personalidade jurdica prpria independente das caractersticas dos 5 pases que fazem parte do Mercosul. Portanto, temos uma imputabilidade. Personalidade jurdica independente. (caso Bernadotti)

Quanto aos fins:


Gerais ou especficos. Consta no primeiro artigo geralmente. Gerais: aquelas cujas atividades esto circunscritas a um mbito tpico de cooperao. No um fim especfico. ONU, por exemplo. 35 agncias do sistema ONU. (UNESCO, UNICEF) Especficas: aquelas que desempenham suas atividades dentro de fins bem definidos. Pode haver mais de uma finalidade, mais que estejam bem definidas. Cooperao militar, de segurana, econmica, social, humanitria, cientfica. (FMI, Banco M., OMC, UE [, MERCOSUL). Tem um objetivo.

Quanto a composio: Universal: so aquelas abertas a todos os Estados do Mundo, com requisitos, mas

est aberta a qualquer pas do mundo desde que cumpram os requisitos. Ex: ONU, OMC

Regional: aquelas cuja participao est restrita a um nmero limitado de estados,


as vezes por questes regionais.

Quanto a competncia: cooperao/ coordenao: Nelas, no h cesso de soberania para a estrutura da O.I. Prope-se simplesmente cooperar com vistas a satisfaes de bens comuns.
As organizaes so regidas pelo paradigma da intergovernamentabilidade (pouca cesso de soberania). No pode encaminhar de um encaminhamento politico que no seja de interesse dos Estados. O Mercosul no pode instituir uma politica contra os Estados que a compe.

Unificao: regidas pela supranacionalidade (ampla cesso de soberania) ,


produzam ampla cesso de soberania de forma que a organizao pode ter uma vontade diferente dos Estados. A UE tem uma vontade autnoma que os Estados tem que cumprir. Poderes implcitos: Funo normativa: A prpria OI gesta o Direito internacional que ela mesma vai aplicar. Funo de controle(executiva): administrao da organizao. Verificar se o comportamentos dos estados est de acordo. Funo Jurisdicional: tribunal internacional, julga todas as ofensas aos marcos regulatrios. Dirimi todas as controvrsias

Atores das R.I.s. 7/05/13


Organizaes no governamentais (ONGAT)
3o SETOR sociedade civil governana global opinio pblica internacional ( greenpeace, anistia internacional, msf) - Diferentemente das O.I, as ONGs so organismos criados pela sociedade civil, pela associao voluntria. No so sustentados, so organizaes voluntrias. 1) Independente do Estado 2) Recebem dinheiro pblico e privado 3) Organismos descentralizados (escritrios em vrios pases) 4) objetivos especficos (acabar com pesquisas de animais, ajudar a universidade) 5) os meios de comunicao so o caminho para comunicar a sociedade.

Empresas transnacionais
- podem ser de capital aberto, de nico dono. Atuam de duas perspectivas: atravs dos Estados elas defendem o que querem (indiretamente)

atuao direta

Exemplificando, podem agir: diretamente:


1. Indstria farmacutica (indstria da pandemia); 2. Empresas Finlandesa e Espanhola (caso
das papeleiras, Uruguai vs Argentina); 3. Caso Salvador Allende (deps o presidente). Golpe militar foi direto. indiretamente: financiam deputados, senadores, num processo poltico interno.

Organizaes Criminosas
- Aps a II Guerra Mundial, muitas se utilizando de desenvolvimento tecnolgico pra atuar contra o Estado, setores da iniciativa privada, ao interesse do prprio setor Objetivos: 1) Lucro: grande influncia no mbito das R.I. 2) Poder Poltico 3) Influenciar prticas Governamentais 4) Neutralizar a atuao do Estado, sobretudo o de execuo penal. Ex: FARC Cosa Nostra Yakuza 1o Comando da Capital 1) Concentram-se em vrias atividades, vrios setores. Geralmente em setores espaciais (localizaes). Temos a exclusividade de uma mfia, ela quer tomar o poder e atuar de forma exclusiva, raro ter 2 mfias. 2) Possuem negcios lcitos e ilcitos. Os negcios lcitos servem para lavar o dinheiro, para branquear esse dinheiro. Tem uma grande infiltrao no mundo das grandes empresas. Muitas transnacionais tem brao na mfia. 3) Estabilidade e permanncia da associao 4) Estrutura empresarial: escalonamento de poderes 5) Hierarquia: conexo estrutural e funcional com o poder pblico para garantir impunidade. Tanto menos violncia empregada quanto maior for o poder conquistado por essa organizao. Fica mais sutil sua atuao em termos de aparncia, mas mais forte em termos de eficcia. Os roubos ficam mais sofisticados. 6) Estrutura Vertical ou horizontal: lei do silncio, pluralidade de membros, difcil monitorar. Troca de favores. 7) Dedicao integral ao grupo, quase que familiar. Malefcios: - Penetrao no mercado econmico e financeiro regional, mundial - Excessivo grau de lesividade patrimonial econmico e fiscal - Infiltrao nos pilares do Estado (conquista com um Estado por dentro, de forma obscura) - Corrupo

- Pelo fato da lei do silncio, temos pouco material. Indiretamente: quanto as mfias ocupam o Estado e este passa a defender os interesses dessas. Diretamente: quando atuam de forma direta nas relaes internacionais, sob o emprego das suas funes. Terrorismo, por exemplo. Atentados. Alguns dizem que os terroristas tem motivos ideolgicos quando as organizaes criminosas visam o lucro sem pensar numa ideologia.

Terceiro debate sobre as R.I. 26/06/13


Liberais ser Realistas dever ser H quem coloca a teoria construtivista, as teorias crticas, o estruturalismo e uma srie de perspectivas marxista. Temos que considerar, nesse momento, como uma evoluo. O pensamento marxista aplicado nas relaes internacionais o que veremos agora. Marx sequer tinha um conceito definido de Estado, mas para estudarmos as relaes internacionais necessitamos de um conceito de Estado. Logo, esse o primeiro problema. Marx um economista, portanto h a discusso sobre a sua teoria poltica. Portanto, no existe nenhum pensamento de Marx DAS relaes internacionais. Alguns autores dizem que o mximo que podemos fazer pegar o as anlises crticas marxistas e associ-las s organizaes internacionais. A teoria da dependncia a nica formada a partir da Amrica Latina, pois ela muito mais reprodutora do que j foi exposto, do que produz nos termos das relaes internacionais.

Marxismo
Quando comea? Marx escreveu no final do sculo XIX, porm seu pensamento s nasce na metade do sculo XX, com o surgimento de Frankfurt, que rene o pensamento de todos os neomarxistas no ps-guerra. Aqueles que pegam o pensamento de Marx e aplicam para a realidade do sculo XX. Na ideia de Marx, h um grande rompimento com o positivismo, com a escola norte americana das relaes internacionais, rompe com o cartesianismo (reproduo do passado e futuro, estabilidade, neutralidade). O pensamento de Marx no neutro, pois h contradies internas dentro do sistema. Temos a concepo a partir dos excludos, dos colonizados, dos perifricos. O pensamento marxista um pensamento ideolgico, que rompe com o positivismo. O pensamento marxista foi o primeiro que colocou em pauta a partir da perspectiva de quem explorado. Portanto, o poder poltico vai fundamentar-se sempre em um conjunto de crenas e valores, que formam a ideologia que orientam o pensamento. O exerccio das polticas externas de um pas se servem a quem est na elite desses pases. Caractersticas de Marx: dialtica, materialismo histrico, superestruturas.

Antagonismos de classe: burguesia x proletariado. Pensamento dialtico, de dilogo. O pensamento de Marx estava diretamente ligado s contradies internas do capitalismo, onde h sempre uma distino maior entre os ricos e os pobres. Isso coloca em xeque a prpria existncia do sistema capitalista. Para Marx, muito importante a ideia de emancipao, o tom sempre um tom de denncia, pessimista e forte pela sua ideia estruturalista. E o que estrutura as relaes internacionais so as formas dos sistemas. Emancipao: expressa a autonomia crtica, cultural e simblica, esclarecimento cientfico para livrar de toda explorao, e condio de subalternidade. Como foi dito, esse pensamento marxista acaba com a ideia de neutralidade. Aqueles que leem a realidade de certa forma, alegando neutralidade, est dando um prognstico, agindo sob certa ideologia. Isso descaracteriza o grande debate. O pensamento marxista no se encaixaria nos quesitos dos pensamentos cientficos. Para Marx o processo poltico fruto da luta de classes, onde cada parte defende os seus interesses contra o de outra classe. Temos um discurso dialtico. O pensamento marxista diz que o processo poltico se d nesse processo de luta. Assim, a burguesia mobiliza o estado e o direito para atender seus ideais. Assim, o Estado uma instituio que legitima os interesses polticos da classe dominante. O Estado feito dentro de um processo poltico democrtico, mas que atende os interesses da elite poltica. Dessa forma que os grandes empresrios do pas elegem quem vai defender seus interesses. A economia est vinculada poltica. Esse o primeiro ponto do pensamento marxista: a conexo entre as dimenses de economia e poltica. A preocupao com a economia poltica mostra-se importante para anlise do sistema capitalista. A economia determina o processo poltico. As relaes internacionais no defende o Estado como um todo, mas o interesse das elites econmicas. O Estado e o Direito so instrumentos servio da elite. Sobre o segundo tpico, o materialismo histrico que no h como desvincular o homem do contexto o qual ele est inserido. A valorizao da sociologia histrica. A ideia de que os atores no so movidos pelas ideias, como queria a escola inglesa, mas sim que eles so condicionados por uma estrutura e uma realidade econmica e poltica que o oprime. A revoluo industrial produziu efeitos desiguais nos pases, na medida que isso influenciou a economia at os dias de hoje. O terceiro elemento trabalha com a ideia de dominao para atingir interesses. Os conflitos entre Estados se encontra na estrutura socioeconmica dos pases. Por isso esses pases expressam numa poltica externa agressiva. Conflito dentro de um Estado, a relao de dominao e partir para uma revoluo. Os conflitos se do no entre pases, mas entre os interesses das elites desses pases. Uma superestrutura uma estrutura dependente das condies socioeconmicas. So estruturas que determinam estruturas inferiores, Direito, cdigo florestas, que defende a bancada agroindustrial. O Direito, na viso marxista, um instrumento de dominao. O Direito internacional defende o interesses da elite poltica. Marx acreditava que a luta de classes se internacionalizaria. A AIT era um meio pelo qual o interesse comum de todos os trabalhadores se consagraria nessa ideia internacional.

Imperialismo (Lnin, Rosa Luxemburgo)


Ideia de imprio, tpico de pensamento leninista. O problema das relaes internacionais no um problema de dentro do Estado, dessa questo da

desigualdade entre pases. A ideia imperialista, diferentemente de Marx, alega que o problema no est nas classes dentro do Estado, mas sim na dialtica entre pases opressores e oprimidos. Transpe a luta de classes de dentro do Estado (burguesia e proletariado) para uma outra sociedade, que seria a sociedade internacional. Uma sociedade no composta por burguesia x proletariado, mas pases opressores x oprimidos. Vai de sociedade domstica (Marx) para a sociedade internacional (Lnin, Rosa). A expanso imperialista a busca por novos mercados. Portanto, insatisfeito com a quantidade de produo que no suficiente dentro do prprio mercado, os capitalistas visam expanso territorial e econmica. Assim, os atores das relaes internacionais passam a ser os Estados, em substituio s classes, como queria Marx. Lnin afirma que as R.I. defendem o pensamento dos pases ricos, e no das elites dos Estados. A ONU no pode ser entendida sem levar em considerao a determinante histrica da segunda guerra mundial. Os 5 pases permanentes da ONU so os aliados vencedores. EUA financiou a ONU a partir do plano Marshal. A ONU foi feita para defender os interesses dos pases ricos contra os pases pobres, a OEA da mesma forma. A prpria institucionalizao da OMC em 1945. Os pases opressores fazem as organizaes e o Direito internacional para atender as demandas dos pases desenvolvidos. 2 questes importantes: contradio entre naes capitalista como sendo fator importante para desencadear o processo revolucionrio. O outro pensamento que deve ser colocado que a teoria imperialista no desconsidera a desigualdade dentro da sociedade domstica. Considera que importante essa dupla opresso. Opresso vertical aquela que acontece dentro do Estado (burguesia x proletariado) e a horizontal aquela que acontece entre os Estados. O conceito de imperialismo ronda a ideia entre o antagonismo vertical e horizontal. Estruturalista (Immanuel Wallerstein) Os atores tem influncia muito reduzida para formar a sociedade internacional. A estrutura a econmica, poltica, de classes. Essas determinam a atuao dos atores. O estruturalismo uma corrente mais determinista. A supra estruturas determinam as infraestruturas. teoria do sistema mundo: temos que entender as RI como um bloco, um grupo de pases. Portanto, a ideia de que o desenvolvimento de uns se d s custas do subdesenvolvimento do outro. S vamos ter os subdesenvolvidos se existirem os desenvolvidos. O subdesenvolvimento no uma etapa que vai atingir o desenvolvimento, mas sim uma condio necessria para que exista o desenvolvimento do mais rico. A primeira questo a ideia do sistema-mundo. A preocupao com o desenvolvimento desigual. o sistema internacional uma nica superestrutura integrada. Como o processo de acumulao do capital se organiza dentro do tempo e espao. um pensamento focado nas teses marxistas. A segunda premissa justamente a ideia da estrutura. Concentra as atenes nas caractersticas estruturais do sistema-mundo e no dos atores. Os Estados desenvolvem sua ao poltica de acordo com as condies do mercado mundial e sua posio na diviso do trabalho. Dividem-se entre centro e periferia. Troca desigual: o comrcio em condies desiguais um mecanismo de transferncia de renda entre os pases pobres e ricos bem como a forma de preservar a diviso internacional do trabalho que permeia as desigualdades.

A quarta caracterstica a prpria crena marxista de que a prpria convico no pensamento capitalista leva prpria extino. A teoria dependentista refuta essa ideia.

Dependentismo ( Raul Prebisch, presidente da CEPAL por


muitos anos; FHC; Enzo Faleto; Henrique Ducel) Se organiza dentro da escola estruturalista. a nica contribuio dos pensadores latino-americanos para as relaes internacionais, pois muito mais reproduzimos do que produzimos nas relaes. uma escola marxistas, tem como base o pensamento imperialista e estruturalista. Parte de uma premissa bsica, explica a desigualade entre pases de centro e pases perifricos. Dizem que o subdesenvolvimento no uma etapa transitria que desencadeia no desenvolvimento se seguirmos a cartilha dos grupos internacionais. O pensamento mainstream, da ONU, da CEPAL trabalham com a ideia de que o subdesenvolvimento pode ser superado. Contra essa ideia, a teoria dependentista vai dizer que isso mentira. a condio de subdesenvolvimento que faz surgir o desenvolvimento. O desenvolvimento s existe porque existe o subdesenvolvimento. Essa desigualdade faz com que o padro de consumo desses pases ricos seja alto. O problema da Amrica Latina no o subdesenvolvimento e sim a dependncia econmica. O subdesenvolvimento, assim, no uma etapa transitria e sim uma condio. Esses laos polticos econmicos (pacto colonial) no acabou no sculo XIX. A dependncia no acabou mesmo com a independncia poltica. Isso no trouxe junto uma independncia econmica. Somos subdesenvolvidos porque ainda subsiste essa diviso internacional do trabalho imposta a Amrica Latina durante o perodo colonial. Nosso problema, assim, a dependncia econmica. Romper com o pacto colonial. Toda teoria dependentista defende o ideal integracionista, onde a nica forma de nos tornamos desenvolvidos se nos industrializarmos. A nica forma de financiarmos nosso desenvolvimento se nos industrializarmos, tendo um grande mercado consumidor e uma srie de zonas de livre comrcio na amrica latina. nfase na economia, dialtica, o Direito como macroestrutura. Prova at aqui.

You might also like