You are on page 1of 2

RESUMO PARTIDOS POLITICOS

CONCEITO Partido poltico uma organizao de pessoas reunidas, que prope organizar, coordenar e instrumentar a vontade popular.

REGRAS CONSTITUCIONAIS Existem algumas regras que devem ser observadas quando tratamos de partidos polticos, como a que trata da liberdade de organizao partidria, visto que a criao, fuso, incorporao e a extino dos partidos livre. No entanto devemos lembrar que esta liberdade na verdade parcial, pois, devemos primar pela soberania nacional, o regime democrtico, o pluralismo partidrio e os direitos fundamentais. assegurado aos partidos autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamentos. Apenas no cabendo aos partidos aplicar aes para cassao de direitos polticos, como manifestao do STF. A constituio dos partidos polticos deve ser consolidada perante o Servio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas competente, e posteriormente o registro de seu estatuto perante o TSE. Criando assim uma instituio que Pessoa Jurdica de Direito Privado.

CLUSULA DE BARREIRA Segundo STF quando declarou, inconstitucional diversos dispositivos que condicionavam o funcionamento parlamentar a determinado desempenho eleitoral, para participao no fundo partidrio, pois ferem o pluralismo partidrio.

PRINCPIO DA VERTICALIZAO DAS COLIGAES PARTIDRIAS Segundo TSE o que existe uma simetria entre candidaturas majoritrias e proporcionais, ou seja, no se podem firmar alianas para eleies Presidncia e fazer coligao divergente, em mbito estadual. Por tanto os partidos devem respeitar coligaes feitas nas eleies Presidncia, para criar coligaes na disputa estadual. Isso tambm flexibilizou as alianas para quem no lanar candidato a presidncia. Vale lembrar que estas regram em geral no afetam as coligaes feitas em mbito municipal.

ATAQUES AS PARTIDRIAS

REGRAS

DE

VERTICALIZAO

DAS

COLIGAES

Ouve uma grande polemica quanto a data que passaria a valer as regras da verticalizao , acabando por ser adiada e no foi aplicada as eleies de 2006, passando a valer em data posterior 2007.

FIDELIDADE PARTIDARIA O STF em 2007 decidiu sobre a fidelidade partidria de candidatos eleitos, assim aquele que mudar de partido sem motivo justificado, perder o cargo eletivo, pois o STF reconheceu o carter partidrio do sistema proporcional de eleies. A ao para que o candidato perca o mandato correr no TSE para pedidos a mandatos federais e, nos demais casos no TER.

A VAGA DECORRENTE DO LICENCIAMENTO DEVE SER OCUPADA POR QUEM? O STF entendeu que a vaga deve ser ocupada por suplentes da coligao e no do partido, pois a figura criada com as coligaes no se extingue com o termino das eleies.

CANDITATO COM FICHA SUJA: INELEGIBILIDADE? Vale lembrar que a simples nomenclatura ficha suja no gera uma condio de inelegibilidade, dado o fato de as regras serem mais complexas que parecem. Deve existir condenao transitada em julgado ou por rgo colegiado, consagrando assim o princpio da precauo.

You might also like