You are on page 1of 20

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NORMATIVA INTERNA N18/2011 ASSUNTO: SISTEMA DE LICITAO SETORES ENVOLVIDOS: SETOR DE LICITAO DATA DA VIGNCIA:

04/10/2011

1 - OBJETIVOS:

1.1-Disciplinar os procedimentos gerais para realizao de licitao nas modalidades de convite, tomada de preos, concorrncia e prego. 1.2-Estabelecer regras que promovam transparncia, eficincia e eficciana atuao no Setor de Licitaes conforme a legislao especifica. 1.3-Normatizar ao municpio a Lei n 8.666 de 21 de junho de 1993 que regulamenta pelo Artigo 37, inciso XXI da Constituio Federal institui normas para a Licitao e Contratos da Administrao Publica a Lei n 10.520, de 17 de julho de 2002 que institui, no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, tambm nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, para a modalidade de licitao denominada prego, para aquisio de bens e servios comuns conforme a necessidade da administrao municipal e Rosrio Oeste MT.

2 - ABRANGNCIA 2.1 - SISTEMAS LICITAO E CONTRATOS 2.1.1 Abrange o Poder Executivo Municipal, Legislativo, Autarquias e

Administraes diretas e indiretas, quer como executora de tarefas, fornecedoras ourecebedoras de dados e informaes de meio documental ou informatizado.

3 - CONCEITOS 3.1-INSTRUO NORMATIVA 3.1.1 -Documento que estabelece os procedimentos a serem adotados objetivando a padronizao na execuo de atividades e rotinas de trabalho. 3.2 - Manual de Licitao tratam-se dos procedimentos essenciais para a realizao delicitaes e a normatizaode contratos administrativos, passando pela
1

chamada contratao direta, pormenorizando os casos de dispensa e inexigibilidade de licitao, bem como as demais modalidades da Lei 8.666/93; 3.3 - Manual de Convnios - Esto descritas as orientaes bsicas para a formulao e apresentao de projetos, com vistas a permitir a descentralizao de recursos e aprestao de mais e melhores servios pblicos sociedade, bem como rotinas bsicas para prestao de Contas. 3.4 - Manual de Rotinas Internas e Procedimentos de Controle - Implantao de sistema de controle interno compreendem o plano de organizao e todos os mtodos e medidas adotadas pela administrao para salvaguardar os ativos, desenvolver a eficincia nas operaes avaliar o cumprimento dos programas, objetivos metas e oramento das polticas administrativas previstas, verificar a exatido e a finalidade das informaes e assegurar o cumprimento da lei.

4 - BASES LEGAL 4.1 Lei N 8.666/93 Lei Federal, datada de 21 de Junho de 1993, ela regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica, pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federale dos Municpios; 4.2 - Lei N 10.520/02 - Institui, no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, modalidade de licitao denominada prego, para aquisio de bens e servios comuns; 4.3 - IN. STN N 001/97 datada de 15 de Janeiro de 1997, disciplina a celebrao de convnios de natureza financeira que tenham por objeto a execuo de projetos ou realizao de eventos e d outras providncias. 4.4 - Lei Municipal n 1.091/2007- dispe do Sistema de Controle Interno do Municpio de Rosrio Oeste MT que visa assegurar a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, quanto a legalidade e economicidade e na gesto dos recursos pblicos e a avaliao dos resultados obtidos pela administrao, nos temos dos artigos 70 a 75 da Constituio Federal e 52 da Constituio Estadual e Lei Orgnica Municipal.
2

5 - DOS PROCEDIMENTOS 5.1 - Conceito de Licitao: 5.1.1- Procedimento administrativo que visa garantir o Princpio Constitucional da Isonomia e pelo qual um ente pblico, no exerccio da funo administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem s condies fixadas no instrumento convocatrio, a possibilidade de formularem propostas, dentre as quais selecionar e aceitar a mais vantajosa para a Administrao, ou seja, a que melhor atenda de maneira objetiva o interesse do servio, sendo a mais conveniente para a celebrao de contrato. 5. 2 - Caractersticas da Licitao: 5.2.1 um procedimento destinado seleo da melhor proposta dentre as apresentadas por aqueles que desejam contratar com a Administrao Pblica.Em regra, as obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes,

concesses, permisses e locaes da Administrao so necessariamente precedidas de licitao. 5.2.2 A licitao obrigatria para a administrao direta, os fundos especiais, asautarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economiamista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo poder pblico(Lei n 8.666/93) e os entes privados que recebam transferncias voluntrias derecursos da Unio. 5.2.3 - No caso de empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorematividade econmica, a obrigatoriedade de licitao no abrange, logicamente, os atoscomerciais de rotina. 5.2.4 - A licitao dispensvel em certos casos, como na ocorrncia de guerra ou grave perturbao da ordem, emergncia ou de calamidade pblica e demais situaes prevista no Art. 24 da Lei 8.666/93. 5.2.5 - A licitao inexigvel quando no houver possibilidade de competio, como, por exemplo, no caso de produtor nico ou de servio singular. Uma hiptese de servio singular o prestado por tcnico especializado ou artista. 5.2.6 - Entre dois artistas conhecidos, pode a Administrao optar por um deles, sem licitao, vez que ambos so nicos, dentro da sua arte.

5.2.7 - A licitao deve seguir os princpios gerais da administrao, bem como os princpios especficos da vinculao ao instrumento convocatrio e do julgamento objetivo. 5.2.8 - Conforme a complexidade da obra ou servio poder ser necessria a elaborao prviade projetos. O Projeto Bsico abrange a viabilidade tcnica, o impacto ambiental, os custos, os mtodos e o prazo de execuo (art. 6, IX). O Projeto Executivo abrange a execuo completa da obra, de acordo com as normas tcnicas (art. 6, X).

5.3- PRINCPIOS DA LICITAO 5.3.1- A licitao est sujeita observncia do princpio constitucional da isonomia e ser processada e julgada em estrita conformidade com os seguintes princpios bsicos: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade e Probidade Administrativa, Publicidade e Vinculao ao Instrumento Convocatrio. 5.3.1.1- Legalidade: Nos procedimentos de licitao, esse princpio vincula os Licitantes e a Administrao Pblica s regras estabelecidas nas normas e princpios em vigor, sem nenhuma interferncia pessoal da autoridade. R Art. 3 e 4 da Lei 8.666/93. 5.3.1.2 - Impessoalidade: Esse princpio obriga a Administrao a observar nas suas decises critrios objetivos previamente estabelecidos, afastando a

discricionariedade e o subjetivismo. Na conduo dos procedimentos da licitao. O interesse pblico est acima dos interesses pessoais. Ser dispensado a todos os interessados, tratamento igual, independente se a empresa pequena, mdia ou grande. R Art. 3 da Lei 8.666/93. 5.3.1.3 - Moralidade e Probidade Administrativa: A conduta dos Licitantes e dos Agentes Pblicos tem de ser, alm de lcita, compatvel com a moral, a tica, os bons costumes, ao cdigo de conduta e a boa f da administrao. A licitao dever ser realizada em estrito cumprimento dos princpios morais, de acordo com a Lei, no cabendo nenhum deslize, uma vez que o Estado custeado pelo cidado que paga seus impostos para receber em troca os servios pblicos. O gestor deve ser honesto em cumprir todos os deveres que lhe so atribudos por fora da legislao. R Art. 3 da Lei 8.666/93.
4

5.3.1.4 - Publicidade: Qualquer interessado deve ter acesso s licitaes pblicas e seu controle, mediante divulgao dos atos praticados pelos administradores em todas as fases da licitao. Desse modo, a publicidade possibilitar demonstrao dos atos pblicos e a transparncia do processo licitatrio deve estar presente em todas as suas fases. R Art. 3 da Lei 8.666/93. 5.3.1.5 - Vinculao ao Instrumento Convocatrio: Obrigam a Administrao e o Licitante a observarem as normas e condies estabelecidas no ato convocatrio. Nada poder ser criado ou feito sem que haja previso no instrumento de convocao. 5.3.3 - A administrao e os licitantes ficam obrigados a cumprir os termos do edital em todas as fases do processo: documentao, propostas, julgamento e ao contrato. R Art. 3 da Lei 8.666/93. 5.4 - Julgamento Objetivo: 5.4.1 - Esse princpio significa que o administrador deve observar critrios objetivos definidos no ato convocatrio para o julgamento das propostas. Afasta a possibilidade de o julgador utilizar fatores subjetivos ou de critrios no previstos no instrumento de convocao, mesmo que em benefcio da prpria Administrao. 5.4.2- Pedidos da administrao em confronto com o ofertado pelos participantes devem ser analisados de acordo com o que est estabelecido no Edital, considerando o interessedo servio pblico e os fatores de qualidade de rendimento, durabilidade, preo, eficincia, financiamento e prazo.

5.5 - Sigilo das Propostas: 5.5.1 - Preservao da igualdade entre os licitantes face ao contedo sigiloso das propostas,at a abertura das mesmas. Estas sero reconhecidas pelos demais licitantes aps abertura dos envelopes, assegurando assim a impossibilidade de manipulao das propostas. 3 do art. 3, da Lei 8.666/93.

5.6 - DISPENSAE INEXIGIBILIDADE 5.6.1-Dispensade licitao a possibilidade de celebrao direta de contrato entre a Administrao e o particular, nos casos estabelecidos no art. 24, da Lei 8.666/93. 5.6.2 - Inexigibilidadeno sentido literal do termo, aquilo que deixa de ser exigvel; no obrigatrio ou compulsrio. Portanto, quando houver inviabilidade de
5

competio, em razo do bem ou servio possuir singularidade de fornecimento, desde que devidamente comprovada sua exclusividade, a contratao direta poder ser efetivada. 5.6.3 - A diferena bsica entre as duas hipteses est no fato de que, na dispensa, h possibilidade de competio que justifique a licitao, de modo que a lei faculta adispensa, que fica inserida na competncia discricionria da Administrao. Nos casos de inexigibilidade, no h possibilidade de competio, porque s existe um objeto ou uma pessoa que atenda s necessidades da Administrao, portanto, a licitao invivel. 5.6.4 - Esses processos devem ser muito bem instrudos, e alm dos documentos de habilitao e regularidade fiscal da empresa, devem ser comprovadas nos autos a caracterizao da situao emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso; a razo da escolha do fornecedor ou executante; e a justificativado preo, nos termos do pargrafo nico do art. 26, do Regramento Licitatrio. 5.6.5 - Demais disso, o termo de dispensa ou de inexigibilidade de licitao deve ser publicado no Dirio Oficial do Estado, e no Dirio Oficial dos Municpios - AMM - no prazo legal, como condio de eficcia do ato.R Incisos I e II do Art. 17, Art. 24 e Art. 25 da Lei 8.666/93.

5.7 - MODALIDADES DE LICITAO 5.7.1 - So modalidades da Licitao: Concorrncia, Tomada de Preos, Convite, Concurso, Leilo e Prego. Art. 22 da Lei 8.666/93. 5.7.1.1 - Concorrncia: a modalidade de licitao prpria para atender os contratos de maior vulto, em que se admite a participao de quaisquer interessados que preencham as condies estabelecidas no edital. R 1, Art. 22 da Lei 8.666/93. 5.7.1.1.1 - A Concorrncia, que a modalidade mais estruturada de licitao, tem as seguintes fases: 5.7.1.1.1.1 - Edital; 5.7.1.1.1.2 - Habilitao dos concorrentes; 5.7.1.1.1.3 - Exame e classificao das propostas; 5.7.1.1.1.4 - Homologao e adjudicao.
6

5.7.1.1.2 - Nas concorrncias de grande vulto deve-se realizar uma audincia pblica, antesdo edital, para que a sociedade possa debater a convenincia e a oportunidade da licitao (Art. 39 da Lei n 8.666/93). 5.7.1.2 -Tomada de Preos: 5.7.1.2.1 - admitida para atender contrataes de mdio porte. Podem participar os interessados cadastrados ou os que atendam as condies exigidas para o cadastramento, at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas. R 2, Art. 22 da Lei 8.666/93. 5.7.1.3 - Convite: 5.7.1.3.1-1 a licitao adequada para valores menores, com a convocao de trs interessados, no mnimo, cadastrados ou no, podendo tambm participar os cadastrados que manifestarem seu interesse 24 horas antes da apresentao das propostas. 3, Art. 22 da Lei 8.666/93. 5.7.1.4 - Concurso: 5.7.1.4.1 - a modalidade destinada escolha de trabalho tcnico ou artstico de criao intelectual, com instituio de prmio ou remunerao ao vencedor. 5.7.1.4.2 - O Concurso possui regulamento prprio e os trabalhos so julgados por Comisso Especial, cujos membros devem possuir reputao ilibada e comprovado conhecimento da matria que est sendo alvo da disputa. 4, Art. 22 da Lei 8.666/93. 5.7.1.5 - Leilo: 5.7.1.5.1 - a modalidade de licitao utilizada para venda de bens mveis inservveis para a Administrao ou aqueles apreendidos ou penhorados, ou bens imveis oriundos de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, em que seja til a alienao. R 5, Art. 22 da Lei 8.666/93. 5.7.1.6 -Prego: 5.7.1.6.1 - Modalidade de licitao instituda pela lei Federal n 10.520 de 17 de julho de 2002,no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 5.7.1.6.2 - So objetos da Licitao: Obra (construo, reforma, fabricao, recuperao ou ampliao, realizada por execuo direta ou indireta), Alienao, compra, Servio, Obras, Servios e Compras de grande vulto, Projeto Bsico e Projeto Executivo.R Art. 6 da Lei 8.666/93. 5.7.1.6.2.1 - Alienao:
7

5.7.1.6.2.1.1 Todas as transferncias de domnio de bens a terceiros.R Inciso IV, Art. 6 da Lei 8.666/93. 5.7.1.6.2.2 - Compra: 5.7.1.6.2.2.1 Toda aquisio remunerada de bens para fornecimento de uma s vez ou deforma parcelada. Inciso III, Art. 6 da Lei 8.666/93. 5.7.1.6.2.3 - Obra: 5.7.1.6.2.3.1 Construo, reforma, fabricao, recuperao ou ampliao. Inciso I, Art. 6 da Lei 8.666/93. 5.7.1.6.2.4 - Servio: 5.7.1.6.2.4.1 - Demolio, conserto, instalao, montagem, operao, conservao, reparao, adaptao, manuteno, transporte, locao de bens, publicidade, seguro ou trabalhos tcnico-profissionais. Inciso II, Art. 6 da Lei 8.666/93. 5.7.1.6.2.5 - Obras, Servios e Compras de grande vulto- aquelas cujo valor estimado seja superior a 25 (vinte e cinco) vezes o limite estabelecido na alnea c do inciso I do art. 23 desta lei; 5.7.1.6.2.6 - Projeto Bsico: 5.7.1.6.2.6.1- Conjunto de elementos necessrios e suficientes para caracterizar a obra ou oservio. elaborado com base nas indicaes de estudos tcnicos que permitam: 5.7.1.6.2.6.1.1- Assegurar a viabilidade tcnica e o tratamento do impacto ambiental; 5.7.1.6.2.6.1.2- Avaliar o custo da obra; 5.7.1.6.2.6.1.3- Definir os mtodos e prazos de execuo. Inciso IX, Art. 6 da Lei 8.666/93. 5.7.1.6.2.6.2 -Projeto Executivo: 5.7.1.6.2.6.2.1 - Conjunto de elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT)R Inciso V, Art. 6 da Lei 8.666/93. 5.7- TIPOS DE LICITAO 5.7.1 - So tipos de Licitao: Menor Preo, Tcnica e Preo, Melhor Tcnica e Maior Lanceou Oferta.R 1, Art. 45 da Lei 8.666/93. (exceto na modalidade concurso)

5.7.1.1 - Menor Preo: 5.7.1.1.1 - O julgamento das propostas pelo tipo de licitao Menor Preo o mais simples. considerado vencedor o interessado que apresentar a documentao exigida na fase da habilitao, proposta de acordo com o edital, e que ofertar o menor preo. No caso de apresentao de preos idnticos, o desempate feito, obrigatoriamente, por sorteio, em ato pblico, para o qual os licitantes so convidados, sendo vedado qualquer outro processo. R Inciso I, 1, Art. 45 da Lei 8.666/93. 5.7.1.2 - Tcnica e Preo e Melhor Tcnica: 5.7.1.2.1- A licitao do tipo Tcnica e Preo e Melhor Tcnica bem mais complexa. utilizada para servios de natureza intelectual, em especial, para elaborao de projetos, clculos, fiscalizaes, superviso e gerenciamento, engenharia consultiva em geral e,em particular, para elaborao de estudos tcnicos preliminares e projeto bsico. 5.7.1.2.2 - Devem ser consideradas a capacitao e a experincia do proponente, a qualidade tcnica da proposta, compreendendo metodologia, organizao,

tecnologias e recursos materiais a serem utilizados nos trabalhos, e a qualificao das equipes tcnicas a serem mobilizadas para a sua execuo. 5.7.1.2.3 - Embora no haja previso na Lei Federal n 8.666/93 esses tipos de licitao exigem a apresentao de trs envelopes, contendo, respectivamente, documentos da habilitao, proposta tcnica e proposta de preos. Recomenda-se, tambm, que faam parte das comisses, servidores de atuao na rea em que o objeto foi requisitado. 5.7.1.2.4 - Considerando a forma de avaliao, classificao e valorizao das propostas tcnicas e de preo, o edital para esses tipos de licitao deve conter, obrigatoriamente, uma pontuao mnima a ser atingida. O licitante que no atingir esse percentualter sua proposta desclassificada. Para o tipo Melhor Tcnico, deve conter tambm uma planilha de custos detalhada, com a composio dos preos, bem como afixao do preo mximo que a Administrao se prope a pagar. 5.7.1.2.5 - A diferena entre esses dois tipos de licitao est na forma de classificao das propostas. No tipo Melhor Tcnica, vencedor o licitante que apresentar a maior pontuao tcnica exigida no edital e o menor preo. Caso o licitante com a maior pontuao no apresente o menor preo, o presidente da
9

comisso negociar at alcanar o valor mnimo apresentado nas demais propostas, que no poder ser superior ao fixado no edital. 5.7.1.2.6 - Se o licitante com a maior pontuao no concordar em baixar seu preo, sero chamados os seguintes, pela ordem de pontuao tcnica, at que o presidente da comisso consiga o menor preo para a contratao. Neste tipo de licitao, o preo prevalece sobre a tcnica. 5.7.1.2.7 - No tipo Tcnica e Preo vencedor o licitante que atingir o maior nmero de pontos entre as propostas de preo e tcnica. 5.7.1.2.8 - Essa classificao feita por mdia ponderada. Incisos II e III, 1, Art. 45 da Lei 8.666/93. 5.7.1.3 - Maior Lance ou Oferta: No caso de alienao de bens ou concesso de direito real de uso. Inciso IV, 1, Art. 45 da Lei 8.666/93.

6.8 - CRITRIOS, LIMITES E PRAZOS. 6.8.1 - Critrios para a Avaliao das Propostas: 6.8.1.1 - Em regra, o critrio para a avaliao das propostas o Menor Preo. Mas, no caso de servio intelectual, podem ser usados os critrios de Melhor Tcnica ou de Tcnica e Preo. 6.8.1.2 - No caso de empate tm preferncia os bens e servios produzidos no Pas e, sucessivamente, os produzidos ou prestados por empresa brasileira (Incisos II e III, 2, Art. 3 da Lei n 8.666/93). Persistindo o empate, decide-se por sorteio ( 2, art.45, da Lei 8.666/93). 6.8.2 - Limites conforme Modalidades: 6.8.2.1 - A escolha das modalidades Concorrncia, Tomada de Preos e Convite definida pelos seguintes limites: 6.8.3 - Concorrncia 6.8.3.1 - Obras e servios de engenharia acima de R$ 1.500.000,00; 6.8.3.2 - Compras e outros servios acima de R$ 650.000,00. Art. 23 da Lei 8.666/93.

10

6.8.4 Tomada de Preos 6.8.4.1 - Obras e servios de engenharia acima de R$ 150.000,00 at R$ 1.500.000,00; (alnea b, inciso I, Art.23 da Lei 8.666/93). Compras e outros servios acima de R$ 80.000,00 at R$ 650.000,00. Art. 23 da Lei 8.666/93. 6.8.5 - Convite 6.8.5.1- Obras e servios de engenharia at R$ 150.000,00; (alnea a, inciso I, Art.23 da Lei 8.666/93) Compras e outros servios at R$ 80.000,00. (alnea a, inciso II, Art. 23 daLei 8.666/93). Quando couber convite, a administrao pode utilizar a tomada de preo e, em qualquer caso, a concorrncia. Art. 23 da Lei 8.666/93. 6.9 - Prazos: 6.9.1 - Divulgao do Ato Convocatrio 6.9.2 - Concorrncia 6.9.2.1- Prazo de 45 dias quando a licitao for do tipo melhor tcnica, ou tcnica e preo, ou o regime de execuo do objeto for empreitada integral; (alnea b, inciso I, 2, Art.21 da Lei8.666/93). Prazo de 30 dias para os demais casos. (alnea a, inciso II, 2, Art. 21 da lei 8.666/93). 6.9.3 - Tomada de Preos 6.9.3.3 Prazo de 30 dias no caso de licitao do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo; (alnea b, inciso II, 2, Art. 21 da Lei 8.666/93). Prazo de 15 dias para os demais casos. (Inciso III, 2, Art. 21 da Lei 8.666/93) 6.9.4 - Convite 6.9.4.1 Prazo de 5 dias teis em qualquer caso. (Inciso IV, 2, Art. 21 da Lei 8.666/93). 6.9.5 - Prego 6.9.5.1 - No inferior a 8 dias teis em qualquer caso. (Inciso V, Art.4 da Lei federal 10.520/02). Os prazos de divulgao so contados da data da ltima publicao do aviso que contenha o resumo do edital ou da expedio do convite. 6.9.6 - Concurso 6.9.6.1 Prazo 45 dias Art. 21 da lei 8.666/93.

11

6.9.7 - Impugnao do Edital: 6.9.7.1 - Cinco dias teis, antes da data prevista para abertura dos envelopes, qualquer Cidado pode requerer, sendo que a Administrao tem 3 (trs) dias teis para julgar e responder a impugnao. 6.9.7.2 - Os Licitantes tm at o segundo dia til antes da abertura dos envelopes de habilitao (em Concorrncia), ou com as propostas (Tomada de Preo e Convite), para impugnar as normas e condies do ato convocatrio. 6.9.7.3 - Na modalidade Prego o pedido dever ser protocolado at dois dias teis antes do recebimento das propostas. R 3, Art. 109 da Lei 8.666/93. 6.10 - Recursos sobre os Atos Administrativos: 6.10.1 - Aps 5 dias teis para a modalidade tomada de Preos e Concorrncia; Inciso I, Art.109 da Lei 8.666/93). 6.10.2 - Prazo de 3 dias para Prego, (Inciso XVIII, Art. 4 da Lei federal 10.520/02). 6.10.3 - Prazo de 2 dias teis para Convite. ( 6, Art. 109 da Lei 8.666/93). 6.10.4 - O prazo para que os demais Licitantes possam impugnar o recurso, ser igual ao prazo concedido para a impugnao, observando-se as modalidades. Art. 109 da Lei 8.666/93. 6.11 - Durao dos Contratos: 6.11.1 - Os contratos tm vigncia limitada aos respectivos crditos oramentrios, respeitando o princpio da anuidade. 6.11.2 - Dando ressalva aos de: 6.11.2.1 - Prestao de servios contnuos, que podero ter sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos, limitando-se ao prazo de 60 meses, em condies vantajosas para Administrao; (Inciso II, Art. 57 da Lei 8.666/93). 6.11.2.2- Aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica, podendo estender-se pelo prazo de at 48 meses, aps o incio da vigncia do contrato. (Inciso IV, Art.57 da Lei 8.666/93). 6.11.2.3- Projetos cujos produtos sejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual. (Inciso I, Art. 57 da Lei 8.666/93). Observaes: Os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso e entrega admite prorrogao, observando as prerrogativas dispostas no art. 57, 1, dos incisos I ao VI, da Lei n 8.666/93; H necessidade de justificativa por escrito,
12

no obstante a autorizao da autoridade competente para celebrar o contrato, para que haja o acatamento da prorrogao; vedado o contrato com prazo de vigncia indeterminado.

6.12 - Publicao dos Contratos: 6.12.1 - Nas modalidades de Convite, Tomada de Preos e Concorrncia o extrato do contrato dever ser encaminhado pela Administrao, at o quinto dia til do ms seguinte ao da assinatura do termo, imprensa oficial, correspondente aos recursos para publicao: 6.12.1.2 Contratos realizados com recursos prprios, Jornal Oficial dos municpios (AMM); 6.12.1.3 - Contratos realizados recursos do Estado, Dirio Oficial do Estado; contratos realizados recursos Federal, Dirio Oficial da Unio. 6.12.1.4 - Na modalidade Prego a publicidade dever acontecer no prazo de at 20 dias da data da assinatura do contrato. 6.12.1.5 - Quando se pactuar atravs da Contratao Direta, em casos especficos no art. 26 da Lei n 8.666/93, a publicao do ato de ratificao de dispensa ou de inexigibilidade ocorrer no prazo de 5 dias aps a autoridade superior ser comunicada da necessidade, para que haja eficcia antes da contratao.Pargrafo nico do Art. 61 da Lei 8.666/93.

7.1 - DA PARTICIPAO DE MICRO EMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE 7.1.1 - Participao: 7.1.1.1 - Nos termos dos artigos 42 e 43 da Lei Complementar n. 123, de 14/12/2006 e o artigo 15 da Lei Municipal n. 702, de 31/08/2009 que dispe da Lei Geral da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Empreendedor Individual, devero apresentar toda a documentao exigida para efeito de comprovao de regularidade fiscal. 7.1.1.2 - Havendo alguma restrio na comprovao da regularidade fiscal, ser assegurado o prazo de 02 (dois) dias teis, cujo termo inicial corresponder ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogveis por igual perodo, a critrio da Administrao Pblica Municipal, para a regularizao da
13

documentao, pagamento ou parcelamento do dbito, e emisso de eventuais certides negativas ou positivas com efeito de certido negativa. 7.1.1.3 - A no regularizao da documentao, no prazo previsto no item 2 (dois), implicar decadncia do direito contratao, sem prejuzo das sanes previstas no art. 81 daLei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, sendo facultados administrao os licitantes remanescentes, na ordem de classificao, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitao; 7.1.1.4 - Ser assegurado, como critrio de desempate, preferncia de contratao para as microempresas e empresas de pequeno porte, entendendo-se por empate, aquelas situaes que as propostas apresentadas, sejam iguais ou at 10% (dez por cento) superiores aquelas apresentadas pelas demais empresas, e na modalidade prego ser de at 5% (cinco por cento), superior ao melhor preo; 7.2 - Ocorrendo o empate, proceder-se- seguinte forma: 7.2.1 - A microempresa, empresa de pequeno porte ou empreendedor individual melhor classificado poder apresentar proposta de preo igual ou inferior aquela considerada vencedora do certame, situao em que ser adjudicado o contrato em seu favor; 7.2.2 - Na hiptese da no contratao da microempresa ou empresa de pequeno porte, conforme acima sero convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na ordem classificatria, para o exerccio do mesmo direito; 7.2.3 - No caso de equivalncia dos valores apresentados que se encontre no intervalo ser realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poder apresentar melhor oferta; d) Na hiptese da no contratao nos termos previstos acima, o objeto licitado ser adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame; 7.2.4 - A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada ser convocada para apresentar nova proposta no prazo mximo de 5 (cinco) minutos aps o encerramento dos lances, sob pena de precluso; 7.2.5 - A microempresa ou empresa de pequeno porte para usufruir de benefcios nos processos de licitao dever esta de acordo com a Lei Complementar n. 123, de14/12/2006 .

14

8 - VEDAO, ADJUDICAO, HOMOLOGAO, ANULAO E REVOGAO 8.1 - Vedaes: 8.1.1 - vedado Administrao Pblica incluir, nos editais de licitao, clusulas que condicionem ou limitem a participao ou induzam ao beneficiamento de licitante especfico. Inciso I, 1, Art. 3 da Lei 8.666/93. 8.2 - Adjudicao: 8.2.1- A adjudicao atribui a obra ou servio ao vencedor da licitao, conferindolhe preferncia ao contrato. Inciso VI, Art. 43 e inciso VII, Art. 38 da Lei 8.666/93. 8.3 - Efeitos da adjudicao: 8.3.1 - O momento e a convenincia da assinatura do contrato ficam ainda na dependncia da vontade discricionria da administrao. 8.3.2 - Havendo motivo justo e fundamentado, pode o contrato no se concretizar. 8.3.3- A licitao pode ser revogada por interesse pblico. 8.3.4- Pode tambm ser anulada, pela prpria Administrao ou pelo Judicirio, no caso de irregularidade ou ilegalidade procedimental. 8.3.5 - Se o vencedor convocado no assinar o contrato, pode a administrao convocar os licitantes remanescentes, na ordem da classificao. 8.4 - Homologao: 8.4.1 - um ato emanado da autoridade superior, que possui eficcia declaratria. Confirma a validade de todos os atos praticados no curso do procedimento, e oficializa a eficcia construtiva do direito subjetivo adjudicao, levando-se em conta a validade dos atos praticados e convenincia do certame para a Administrao Pblica. 8.5 - Anulao: 8.5.1 - Em relao anulao entende-se que o ato pode ser nulo ou anulvel, ou seja, a anulao anula o ato anulvel, face aos vcios ocorridos, e, evidentemente, no o ato nulo de pleno direito. Dessa forma, o reconhecimento pela prpria administrao do vcio do ato, que fere a regra que tutela o interesse pblico. Assim, dever ser promovido de ofcio pela Administrao Pblica ou mediante provocao de interessados. 1 e 2, Art. 49 e alnea c, Inciso I, Art. 109 da Lei 8.666/93. 8.6 - Revogao: 8.6.1 - A revogao se opera quando o ato for vlido e perfeito, mas ocorre quando se funda em juzo de interesse pblico mediante a abertura do contraditrio
15

oportunizando anteriormente.

ampla

defesa,

na

ocorrncia

de

fato

novo

desconhecido

8.6.2 - A revogao pode ser praticada a qualquer tempo. 8.6.3 - Consiste a revogao no desfazimento do ato reputado inadequado satisfao do interesse pblico mediante a abertura do contraditrio oportunizando ampla defesa. Caput, Art. 49 da Lei 8.666/93. 8.6.4 - Na rea administrativa, se o convocado descumprir o contrato, pode ser imposta uma multa, advertncia, suspenso temporria de participao em licitaes ou declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a administrao. 8.6.5 - Na rea criminal, a lei estabeleceu, em relao aos participantes e agentes pblicos, vrias figuras penais, como, por exemplo, fraudar a licitao, dispensar a licitao fora das hipteses previstas na lei, impedir ou perturbar qualquer ato de licitao, devassar o sigilo da proposta, contratar com empresa declarada inidnea etc. 8.6.2 - As penas variam, conforme o caso, de seis meses a seis anos de deteno e multa.Art. 86 e 87 da Lei 8.666/93.

9 - O QUE DEVE SER OBSERVADO NO PROCESSO LICITATRIO 9.1 - Formalizao do processo: 9.1.1 - Se h solicitao ou requisio do objeto, com a descrio sucinta dos requisitos de qualidade e quantidade, de forma a atender a necessidade do requisitante; 9.1.2 - Se foi realizada pesquisa de preos, no mercado, sobre o objeto a ser licitado, para definir a modalidade da licitao e tambm permitir a verificao da conformidade das propostas com os preos correntes, por ocasio do julgamento; 9.1.3 - Se o objeto da licitao enquadra-se na modalidade utilizada; 9.1.4 - Se o valor licitado enquadra-se no limite da modalidade utilizada; 9.1.5 - Observar se no h fracionamento de despesa; 9.1.6 - Se o processo encontra-se autuado, protocolado, e numerado, contendo: 9.1.6.1 - Autorizao do ordenador de despesa; 9.1.6.2 - Autorizao do Secretrio Especial da rea, a qual o rgo/Entidade se encontra vinculado; 9.1.6.3 - Designao da comisso de licitao/pregoeiro e equipe de apoio;
16

9.1.6.4 - Indicao do recurso prprio para atender a despesa, com a classificao da funcional programtica e da categoria econmica e o saldo da dotao disponvel; 9.1.6.5 - Termo de referencia, no caso de Prego; 9.1.6.6 - Valor estimado em planilhas, quando for o caso; 9.1.6.7 - Edital ou convite e respectivos anexos, quando for o caso. As minutas devem ser examinadas e aprovadas previamente pela assessoria jurdica do rgo/Entidade; Comprovante da publicao dos avisos, no Dirio Oficial do Estado e em Jornal Dirio dos Municpios - AMM, e/ou site do municpio, contendo os resumos dos editais das concorrncias e das tomadas de preo, e comprovante de entrega do convite, quando for o caso; 9.1.6.8 - No caso de Prego, o comprovante da convocao dos interessados por meio de publicao de aviso no Dirio Oficial do Estado, em jornal de grande circulao e por meios eletrnicos, em funo das seguintes limites: 9.1.6.8.1 - Para bens e servios de valores estimados em at R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais): o Dirio Oficial do Estado o Meio eletrnico, na Internet. 9.1.6.8.2 - Para bens e servios de valores estimados acima de R$ 160.000,00 (cento esessenta mil reais): o Dirio Oficial do Estado; o Meio eletrnico, na Internet; e o Jornal de grande circulao local; 9.1.6.8.3 - Para bens e servios de valores estimados superiores a R$ 650.000,00 (seiscentos ecinqenta mil reais): o Dirio Oficial do Estado; o Meio eletrnico, Internet e o Jornal de grande circulao regional ou nacional. 9.1.6.9 - Originais das propostas de preos e documentos da habilitao; 9.1.6.10 - Atas, relatrios, deliberaes da comisso de licitao/pregoeiro; 9.1.6.11 - Pareceres tcnicos e jurdicos emitidos sobre a licitao; 9.1.6.12 - Ato de adjudicao; 9.1.6.13 - Ato de homologao; 9.1.6.14 - Despacho de anulao ou de revogao da licitao, quando for o caso, fundamentado circunstancialmente; 9.1.6.15 -Termo de Contrato ou instrumento equivalente; 9.1.6.16 - Comprovante da publicao do resultado da licitao, no caso de prego, conforme, inciso XIII do artigo 21 do decreto n 5.721/2003.
17

10 - Edital de licitao: 10.1 - Nmero de ordem em srie anual; 10.2 - Nome da repartio interessada e de seu setor; 10.3 - Modalidade da licitao; 10.4 - Regime de execuo; 10.5 - Tipo de licitao, Submisso lei; 10.6 - Local, dia e hora para o recebimento da documentao proposta; 10.7 - Local, dia e hora para abertura dos envelopes, incio do certame; 10.8 - Objeto da licitao; 10.9 - Prazo e condies para a assinatura do contrato ou retirada dos instrumentos contratuais, para a execuo do contrato e para a entrega do objeto da licitao; 10.10 - Sanes para o caso de inadimplemento; 10.11 - Local onde poder ser examinado e adquirido o projeto executivo; 10.12 - Condies para a habilitao observar se h exigncias exorbitantes que venham favorecer ou prejudicar qualquer concorrente: 10.12.1 - Habilitao jurdica; 10.12.2 - Qualificao tcnica; 10.12.3 - Qualificao econmico-financeira; 10.12.4 - Regularidade fiscal. 10.13. - Forma de apresentao das propostas; 10.14 - Critrios para julgamento, com disposies claras e parmetros objetivos; 10.15 - Locais, horrios e cdigos de acesso dos meios de comunicao em que sero fornecidos elementos, informaes e esclarecimentos relativos licitao e s condies para atendimento das obrigaes necessrias ao cumprimento de seu objeto; 10.16 - Condies equivalentes de pagamento entre empresas brasileiras e estrangeiras, no caso de licitao internacional; 10.17 - Critrio de aceitabilidade de preos unitrios e globais, conforme o caso, proibida a fixao de preos mnimos, critrios estatsticos ou faixas de variao em relao preos de referencia; 10.18 - Critrio de reajuste, que dever retratar a variao efetiva do custo de produo, admitida a adoo de ndices especficos setoriais, desde a data prevista para a apresentao da proposta ou do oramento a que essa proposta se referir,
18

at a data do adimplemento de cada parcela (dispensado em compras de entrega inferior a 30 dias); 10.19 - Limites para pagamento de instalao e mobilizao para execuo de obras ou servios que sero obrigatoriamente previstos em separado das demais parcelas, etapas ou tarefas; 10.20 - Condies de pagamento: 10.20.1 - Prazo de pagamento; 10.20.2- Compensaes financeiras e penalizaes por eventuais atrasos e descontos por eventuais antecipaes de pagamento; 10.20.3 - Instrues e normas para possveis recursos. 10.20.4 - Outras clusulas importantes exigidas nos editais de licitaes: 10.20.5 - Quando da contratao de servios, inserir clusula que estabelea igualdade entre os licitantes, em razo de as cooperativas contriburem com um percentual menor para o custeio da Seguridade Social (Art. 22, inc. IV da Lei n 8.212/91); Importante: O original do edital, datado e rubricado em todas as suas folhas e assinado pela autoridade que o expediu, dever fazer parte do processo. 10.21 - Prazos recursais e impugnatrios: (Art. 109 da Lei n 8.666/93)

11 - DISPOSIES GERAIS:

11.1 - A realizao de licitao nas modalidades de convite, tomada de preos e concorrncia sem a observncia dos preceitos descritos nesta Instruo Normativa, bem como, na Lei n 8.666/93 constitui infrao passvel de improbidade administrativa, alm de infrao penal, tipificada nos artigos n 89 a 99 da Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. 11.2 - A modalidade de licitao prego tambm s poder ser realizada em obedincia a Lei n 10.520, de 17 de julho de 2002 que institui, no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, para a modalidade de licitao denominada prego, para aquisio de bens e servios comuns conforme a necessidade da administrao municipal e Rosrio Oeste MT.
19

11.3 - Ficar a cargo da controladoria municipal, unificar e encadernar, fazendo uma coletnea das instrues normativas, com ttulo de: Manual de Rotinas Internas e Procedimentos de Controle do Municpio de Rosrio Oeste MT, atualizando sempre que tiver aprovao de novas instrues normativas, ou alteraes nas mesmas. 11.4 - Os esclarecimentos adicionais a respeito deste documento podero ser obtidos junto controladoria municipal que, por sua vez, atravs de procedimentos de auditoria interna, aferir a fiel observncia de seus dispositivos por parte das diversas unidades da estrutura organizacional.

Rosrio Oeste de 04 de outubro 2011

MARJORI LOIDE BEDRESKE PETRENKO CONTROLADOR INTERNO MUNICIPAL

JOEMIL JOS BALDUINO DE ARAJO PREFEITO MUNCIPAL DE ROSARIO OESTE

20

You might also like