You are on page 1of 1

Sociedade Brasileira de Qumica ( SBQ)

Produo fotocataltica de hidrognio a partir de soluo aquosa de glicerol


Marcos de Oliveira Melo (PG), Luciana Almeida da Silva (PQ). las@ufba.br.
Instituto de Qumica, Universidade Federal da Bahia, Campus de Ondina, CEP 40170-290, Salvador-BA. Palavras Chave: fotlise de gua, hidrognio, glicerol, fotocatlise, reforma, biodiesel.

Introduo
Processos fotocatalticos na superfcie de um semicondutor irradiado tm recebido particular ateno nas ltimas dcadas como um mtodo de baixo custo e ambientalmente amigvel para produo de hidrognio a partir da fotoclivagem da molcula de gua. As reaes fotocatalticas so iniciadas pela excitao do semicondutor com energia luminosa igual ou superior energia de bandgap. A produo de hidrognio e oxignio promovida pelos eltrons e buracos fotogerados, respectivamente. Nesse sistema, diferentes doadores de eltrons de sacrifcio podem ser empregados para evitar a inconveniente formao de oxignio molecular, que se combina com eltrons fotogerados, concorrendo com a gua, para gerar radicais superxidos. Esse processo, quando em presena de oxignio, tambm muito utilizado na degradao de poluentes orgnicos como azocorantes, lcoois e cidos orgnicos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um processo de reforma fotoinduzida assistida por luz visvel, onde as duas reaes so combinadas no tratamento fotocataltico de solues aquosas de glicerol. Isso resulta na oxidao do substrato orgnico (glicerol) a CO2 e H2O acompanhada pela reduo da gua, produzindo hidrognio molecular. Um compsito de TiO2/CdS(hex), ativado com luz visvel, foi empregado na reao fotocataltica.

por 30 minutos antes do incio da irradiao. A reao fotocataltica foi conduzida em atmosfera de argnio, temperatura ambiente, sob irradiao de luz visvel ( > 418 nm) empregando uma lmpada de arco xennio. Aliquotas de gs do headspace do reator foram coletadas em intervalos de 1h e injetadas num CG com detector de condutividade trmica, usando argnio como gs de arraste. A Figura 1 mostra a evoluo de produo de hidrognio nas oito primeiras horas de irradiao. possvel observar um perodo de induo no incio da reao como conseqncia da fotorreduo de 0 Pt(IV) a Pt que atuar como co-catalisador desta reao.
7 6 5 n de H 2 / umol 4 3 2 1 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Tempo de Irradiao / h

Figura 1. Curva cintica de produo fotocataltica de hidrognio. A curva cintica mostra uma evoluo contnua de hidrognio com uma velocidade mdia de produo -1 de 11,7 mol h por grama de fotocatalisador. Esses resultados demonstram que possvel obter hidrognio a partir do principal co-produto da cadeia produtiva do biodiesel, o glicerol, empregando um fotocatalisador ativo e luz solar que composta de cerca de 43% de luz visvel.

Resultados e Discusso
O fotocatalisador TiO2/CdS(hex) foi preparado a partir de CdS comercial tratado termicamente em ambiente inerte de N2 a 700C para atingir arranjo cristalino hexagonal. O CdS hexagonal foi disperso em lcool isoproplico, em seguida, isopropxido de titnio, na razo molar Cd:Ti de 1:4, foi adicionado sob agitao vigorosa. Mantendo-se em agitao constante, adicionou-se gua ultra pura, gota a gota, at identificar mudana de colorao. O p obtido foi filtrado, lavado com lcool isoproplico e calcinado a 400C por duas horas. Nos testes fotocatalticos utilizou-se uma massa de 60 mg do fotocatalisador TiO2/CdS(hex) em 60 mL de soluo aquosa de glicerol 30% com adio de 40 L de cido hexacloroplatnico. A mistura foi confinada em um reator adaptado para a retirada de alquotas de gases, purgado com argnio ultra puro
33a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica

Concluses
O compsito TiO2/CdS(hex) demonstrou atividade fotocataltica na produo de hidrognio a partir de soluo aquosa de glicerol. Esses resultados sugerem que possvel obter um combustvel limpo a partir de fontes renovveis como gua, biomassa e luz solar.

Agradecimentos
Ao CNPq pelo suporte financeiro.

You might also like