You are on page 1of 8

ESCOLA SO DOMINGOS

BATERIA DE EXERCCIOS 2 TRIMESTRE GEOGRAFIA 6 ANO 1. Observe o mapa abaixo e responda:

a) Por que no Brasil no existem vulces ou terremotos de grande magnitude? b) Observe as reas onde ocorrem, com mais frequncia, erupes vulcnicas e terremotos. Como voc acha que o relevo dessas reas? 2. Observe o mapa abaixo:

Compare o mapa da Distribuio Geogrfica dos Terremotos com o mapa das principais placas tectnicas da crosta terrestre e registre suas concluses.

3. Leia o texto abaixo e responda o que se pede: As placas tectnicas Depois de muitas pesquisas, chegou-se concluso de que a litosfera ou crosta terrestre no um bloco slido como, por exemplo, uma casca de ovo intacta. Existem rachaduras, ou melhor, blocos ou imensos pedaos diferentes dessa parte slida da Terra. Esses enormes blocos receberam o nome de placas tectnicas. A litosfera, portanto, formada por diversas placas. sobre elas que se encontram os continentes e os assoalhos dos oceanos. Todas as placas, que so rgidas, flutuam sobre o manto, que a mais viscoso ou semilquido. O fato de a litosfera ser dividida ou rachada em placas importante, pois essas placas no se encontram paradas. Elas se movimentam, se chocam ou se afastam uma das outras. Esses movimentos das placas tectnicas constituem a causa fundamental de inmeros fenmenos que ocorrem na superfcie terrestre, principalmente a formao das altas cadeias de montanhas, as erupes vulcnicas e os abalos ssmicos (terremotos e maremotos) Voc deve ter percebido que h uma coincidncia entre as reas da superfcie terrestre situadas sobre falhas tectnicas, isto , no encontro de duas ou mais placas, e aquelas sujeitas a abalos ssmicos e vulces. Isso acontece porque os principais abalos ssmicos do planeta so ocasionados pelos choques ou encontros de duas placas tectnicas. As regies mais afastadas das zonas de contato de placas, por exemplo o Brasil, Argentina, oeste da frica e leste da Amrica do Norte, so reas onde praticamente no h vulces em atividade (embora tenham existido h milhes de anos) e os terremotos e tremores de terra, embora existam, so bem menos intensos. Em geral, so produzidos pela acomodao de camadas no subsolo e no pelo choque entre placas. Como resultado do forte choque entre duas placas ou mais, houve e ainda ocorre lentamente o dobramento de terrenos imensos, originando as maiores e mais elevadas cadeias de montanhas que existem, como a cordilheira dos Alpes, na Europa, a cordilheira dos Andes, na Amrica do Sul, as montanhas rochosas, na Amrica do Norte, a cadeia de montanhas do Atlas, na frica, e a cadeia de montanhas do Himalaia, na sia, onde se localizam os picos de maior altitude do planeta.
Fonte: Geografia Crtica 6 ano, pgina 101.

Responda: a) b) c) d) O que so as Placas Tectnicas? Qual o resultado dos movimentos que as placas realizam sobre o manto terrestre? Qual o motivo da ocorrncia de terremotos em regies afastadas dos limites das placas tectnicas? Que pargrafo do texto voc escolheria para ilustrar com as fotos a seguir. Justifique sua resposta.

4. Observe a imagem a seguir e responda:

a) A imagem representa dois perfis de um relevo da superfcie terrestre. Considerando o ponto de origem de cada abalo ssmico (terremoto), qual dos dois perfis (A ou B) o terremoto ser mais sentido na superfcie? Justifique. b) Por que utilizada a escala Richter?

5. Leia o texto a seguir: A fria vulcnica Nunca vi tanta coisa ao mesmo tempo, diz um veterano observador do Monte Etna, Carsten Peter. A erupo de 2001 deu aos cientistas uma rara oportunidade de estudar o comportamento do vulco. Em junho do mesmo ano a cratera do cume sudeste desprendeu a costumeira fumaa. Um pequeno tornado formou-se na convergncia do calor e do frio da altitude. Depois exploses sacudiram a cratera e uma fissura abriu-se na encosta. Mais abaixo, trs novas fissuras, uma das quais com quase 2 quilmetros de extenso, comearam a lanar lava. Dois cones ergueram-se na encosta e um deles lanou lava a 400 metros de altura (foto esquerda). A atividade simultnea em comum no Etna. Alm de tudo, uma anlise da lava da encosta detectou um mineral chamado anfiblio, que, embora presente na lava antiga do Etna, no ocorria em grandes quantidades nos ltimos 15 mil anos! Uma nova fonte de lava estar alimentando a encosta? Para os pesquisadores, no h dvida: algo vem mudando no interior do Monte Etna.
Fonte: Revista National Geographic, Fevereiro de 2002.

Responda: a) O que o vulcanismo? b) Qual a causa principal do vulcanismo? c) Qual a relao entre o vulcanismo e os abalos ssmicos?

Imagem de Satlite do Monte Etna em atividade em 2001. National Geographic, Fev 2002.

6. Observe as duas imagens e responda o que se pede:

Qual a relao que podemos estabelecer entre uma panela de presso e um vulco?

7. A gua um dos principais agentes externos modificadores de relevo. Os impactos causados por chuvas, derretimentos de geleiras ou correntezas dos rios so os mesmos em regies com vegetao intensa e em regies desmatadas?

8. Imagine a gua da chuva carregando sedimentos de rochas para um rio prximo. Um rio que recebe a gua da chuva que passou por uma regio de vegetao intensa e um rio que recebe gua da chuva que passou por uma rea desmatada apresentam as mesmas caractersticas?

9. Observe a foto a seguir:

a) Qual provvel agente externo modificador do relevo mais interferiu nessa paisagem? b) Que outros agentes externos modificam o relevo? 10. Considerada uma das mais belas praias do Brasil, Torres um misto de mar, dunas, falsias, lagoas, rios e serras. Essa frase faz parte de um folheto turstico produzido pela Secretaria de Turismo, Indstria e Comrcio de Torres, no Rio Grande do Sul, e distribudo no Salo do Turismo Roteiros do Brasil 2006.

a) O que falsia? b) Qual o agente externo que mais atua na formao das falsias?

11. Sobre o petrleo, responda: a) b) c) d) Como formado? Qual sua utilizao? Por que o petrleo e seus derivados no so considerados recursos renovveis? Qual a diferena entre a formao do petrleo e a formao do carvo?

12. Considera o mapa abaixo:

A faixa em destaque corresponde: a) Ao cinturo de fogo da Terra, onde vulcanismos e abalos ssmicos ocorrem em rea s orogenticas modernas. b) A regio assoladas por terremotos desde a era Pr-Cambriana. c) A regies de instabilidade tectnica provocadas pela ltima glaciao. d) A reas vulcnicas que se localizam nas zonas de dobramentos antigos. e) Nenhuma das alternativas est correta. 13. No processo de esculturao do relevo terrestre atuam agentes internos e externos. Em relao a esse assunto, assinale a alternativa correta: a) b) c) d) O tectonismo, agente interno, manifesta-se de duas maneiras: epirognese e orognese. Abalos ssmicos correspondem a movimentos de massa. Intemperismo qumico, como todo agente externo, ocasiona a desintegrao das rochas. As enxurradas e os rios, embora frequentes na natureza, no se configuram como um dos importantes agentes de esculturao do relevo. e) O vulcanismo o nico agente interno responsvel pela formao das cadeias montanhosas recentes do planeta. 14. Sobre a origem e formao das rochas gneas, verdadeiro afirmar que: a) se formam em camadas dispostas horizontalmente, com permeabilidade e porosidade bastante elevadas. b) se formam em decorrncia de disposio de origem hdrica, a exemplo do calcrio e do arenito. c) se originam da transformao do magma devido s altas temperaturas, destacando-se, entre elas, o carvo mineral e o argilito. d) tm sua origem vinculada ao intemperismo qumico e ao acumulo de sedimentos nos fundos dos vales. e) resultam da solidificao do magma, podendo ser intrusiva ou extrusiva.

15. Sobre as camadas da Terra, correto afirmar que: a) b) c) d) e) a litosfera formada por minerais e rochas a espessura da crosta maior no fundo dos oceanos. o manto encontra-se em estado slido. o ncleo apresenta menores temperaturas que o manto. o manto terrestre esttico, ou seja, no h atividade.

16. Observe as correlaes no quadro abaixo: Relevo I Dobramentos modernos Caractersticas Elevaes do terreno como consequncia de presses vindas do interior do planeta. Terrenos construdos de rochas magmticas ou metamrficas do Pr-Cambriano, formando reas aplainadas. Sedimentos depositados em camadas construindo formas planas de relevo.

II

Macios Antigos

III Bacias Sedimentares

A correlao est correta: a) b) c) d) e) nos itens I, II e III apenas no item I apenas no item II apenas nos itens I e III apenas nos itens II e III.

17. O arquiplago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martin Vaz e os rochedos So Pedro e So Paulo so ilhas ocenicas brasileiras. Considerando que essas ilhas no guardam nenhuma relao com o relevo continental, correto dizer que sua origem est vinculada a: a) b) c) d) e) soerguimento de blocos falhados dobramentos tercirios vulcanismo submarino ascenso do nvel do mar acumulao de corais.

18. Existem processos geomorfolgicos que ocorrem naturalmente em reas tropicais de chuvas intensas e topografia ngreme. So mais comuns quando associados a uma urbanizao densa e irregular. Em cidades brasileiras como So Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, esses processos so frequentes e envolvem perdas de vidas humanas e de habitaes. Os comentrios acima referem-se ao processo de: a) b) c) d) e) intemperismo fsico. eroso laminar. assoreamento. laterizao. escorregamento.

GABARITO 1. a) A no ocorrncia de vulcanismo e tectonismo de grande escala em territrio brasileiro devido a posio geogrfica do pas que est localizado no interior de uma placa tectnica (Placa Sul Americana) e, portanto, distante dos limites dessa placa onde com frequncia e intensidade ocorrem tais fenmenos. b) O relevo dessas regies formado basicamente por montanhas (cordilheiras). 2. As principais reas de ocorrncia de terremotos coincidem com as bordas (limites) das placas tectnicas, sendo assim so reas de instabilidade, ou seja, o contato das placas e o choque entre elas podem provocar abalos ssmicos de diversas intensidades. 3. a) A litosfera ou crosta terrestre no um bloco slido como, por exemplo, uma casca de ovo intacta. Existem rachaduras, ou melhor, blocos ou imensos pedaos diferentes dessa parte slida da Terra. Esses enormes blocos receberam o nome de placas tectnicas. b) Elas se movimentam, se chocam ou se afastam uma das outras. Esses movimentos das placas tectnicas constituem a causa fundamental de inmeros fenmenos que ocorrem na superfcie terrestre, principalmente a formao das altas cadeias de montanhas, as erupes vulcnicas e os abalos ssmicos c) O motivo da ocorrncia em regies afastadas dos limites das placas a acomodao do relevo em falhas geolgicas que possam existir. d) ltimo pargrafo: Como resultado do forte choque entre duas placas ou mais, houve e ainda ocorre lentamente o dobramento de terrenos imensos, originando as maiores e mais elevadas cadeias de montanhas que existem, como a cordilheira dos Alpes, na Europa, a cordilheira dos Andes, na Amrica do Sul, as montanhas rochosas, na Amrica do Norte, a cadeia de montanhas do Atlas, na frica, e a cadeia de montanhas do Himalaia, na sia, onde se localizam os picos de maior altitude do planeta. 4. a) No perfil A. Isso ocorre porque o tremor nesse perfil muito prximo a superfcie e, portanto, as ondas ssmicas do abalo chegariam rapidamente. b) A escala Richter utilizada para verificar a intensidade do tremor, variando de 0 a 10 em uma escala de destruio e registro em sismgrafo. 5. a) Vulcanismo a liberao de energia acumulada durante muito tempo, atravs do extravasamento do magma, devido ao choque de placas tectnica ou pela fissuras (falhas) abertas no relevo. b) A principal causa do vulcanismo o choque de placas tectnicas. c) Tanto o contato de placas quanto a erupo vulcnica produzem tremores de terra devido a movimentao do relevo. 6. A relao que podemos fazer o acmulo de energia e sua liberao tanto na panela quanto no vulco. A vlvula da panela representa o vulco liberando sua presso ou entrando em erupo. 7. No. Em regies que no apresentam vegetao a intensidade da eroso ser muito maior em relao regies que possuem vegetao, pois a floresta controla a velocidade de destruio do solo, evitando que se formem as chamadas voorocas. 8. No. O rio que recebeu gua de uma regio desmatada sofrer o chamado assoreamento, ou seja, o seu leito ser preenchido por sedimentos trazidos pela gua, diminuindo, consequentemente, a disponibilidade hdrica do rio. 9. a) O agente modificador da paisagem o vento. b) Outros agentes modificadores do relevo: gua, mar, gelo, seres humanos, vegetao. 10. a) Falsia um relevo com queda acentuada em direo ao mar, pode ser de origem sedimentar ou rochosa. b) O agente que modifica e forma esse relevo o mar, atravs da destruio contnua da base da falsia, consequentemente a parte de cima desaba formando um paredo prximo ao mar.

11. a) O petrleo formado a partir da acumulao de matria orgnica de origem marinha no fundo dos oceanos e a partir do aumento da presso e temperatura nesses sedimentos orgnicos ocorre a formao de um leo, o petrleo. b) A utilizao do petrleo, depois de processado e refinado, em vrios setores industriais na fabricao de diversos sub produtos, como o plstico, combustvel, borracha sinttica, fertilizantes, asfalto, fibras, entre outros. c) No so considerados renovveis porque uma vez o petrleo extrado da natureza no retornar como produto natural, ou seja, a natureza no possui a capacidade de consumi-lo, sendo assim tanto o leo quanto seus derivados se acumulam na natureza. 12. A 13. A 14. E 15. D 16. C 17. B 18. E

You might also like