You are on page 1of 6

SERMO EXPOSITIVO

TITULO: BENOS NA PROVAO Tiago 1: 2-12

INTRODUO

1. Saudaes: Gostaria de saud-los nesta manh, dizendo que um grande privilgio falar para meus irmos em Cristo Jesus. 2. Frase alusiva: O titulo da pregao de hoje : Bnos na provao. Enfrentar as provaes com otimismo e alegria, torna-se uma fonte de bnos para a vida do Cristo. 3. Relato: Quando eu estudava na Inglaterra, eu tinha o costume de nas frias de vero ir colportar na Sucia, e era muito bom. Um dia quando batia em uma casa. Aconteceu o seguinte ... ... O homem saiu irado com uma arma na mo e queria me matar... isso me fez ficar muito desanimado naquele dia, mas foi naquele dia, que mais vendi na Sucia. 4. Texto: Tiago 1:2-12. Leremos todo o Texto. 5. Contexto: Tiago foi lder da Igreja de Jerusalm cerca de quinze anos depois da ressurreio de Jesus. Na verdade a igreja era composta por vrios lares, transformados em igrejas e sinagogas crists, cada uma no tinha mais do que sessenta membros, a maioria era bem menor, com vinte ou trinta membros. Tinham possivelmente uma liturgia modificada das sinagogas, celebravam a santa ceia do Senhor, realizavam as festas judaicas, o culto do templo, assim como no livro de atos 1 est relatado. A igreja era muito pobre e naturalmente seus membros eram compostos de pobre em sua maioria. O cristianismo sempre tendeu a trair aos pobres necessitados, vivas, oprimidos prostitutas, ladres, coletores de impostos e pessoas semelhantes, todos atrados pelo perdo dos pecados e promessa da segunda vinda do senhor libertador. Os ricos e poderosos por sua vez no estavam interessados em associar com este grupo de pessoas. Jerusalm passava por momentos difceis da economia, a cidade vinha sendo vtima de manobras polticas, defendidas mais por razes blicas do que polticas. E finalmente houve a perseguio em Jerusalm, Os cristos eram tidos como seita desprezada, vtima de preconceitos sociais e religiosos. A igreja crescia neste ambiente e sofria de todos os lados. Em tempos tumultuados, Herodes Agripa I, havia sido um bom Rei porm morreu em quatro anos de reinado no ano de 44 DC. Governantes corruptos, agora sucederam a Ele. Devido aos preconceitos religiosos a igreja estava em crise de todos os lados, era realmente necessria uma carta admoestadora como a epstola de Tiago. Davids, Peter H. Tiago, Novo Comentrio Bblico Contemporneo. Pgs. 25-28, Editora Vida SP. 1997.

6. Pergunta de Transio: Como pode uma provao produzir benefcios na vida de um cristo?

7. Frase de Transio: Ao enfrentar com alegria as provaes, o ser humano pode ser abenoado.

2 I A PROVAO PRODUZ PERSEVERANA.

possvel que eu esteja falando neste momento para algum que esteja passando por provaes, e s vezes quando estamos passando por este momento, no h nada que nos console, no h nada que nos anime, e muitos chegam a ponto de jogarem tudo para os ares, alguns at desistem de viver ou desistem de seus sonhos. E correm o risco de ser mais um ser humano derrotado por satans. Mas a palavra de Deus nesta manh est trazendo boas novas, para voc e para mim.

a. Lio:A provao quando enfrentada com alegria e otimismo produz perseverana. b. Texto prova:Meus Irmos tende por motivo de grande gozo o passardes por provaes.Sabendo que a prova de vossa f produz perseverana. Tiago 1:2,3 Amm por isso!! por esta boa nova de salvao!!. c. Ilustrao: Atos 16: 25,33. Ilustra de uma forma bem clara, que quando sofremos as provas com alegria e louvores, o nome de Jesus glorificado e ainda veremos as bnos do poder de Deus. Paulo e Silas estavam presos e cantavam ao Senhor... De repente um vento e terremoto abriu as portas da priso o carcereiro queria se matar mas Paulo bradou em alta voz dizendo: no te faas nenhum mal, que todos aqui estamos. v.28.... a conversa continuou e como resultado como benefcio da provao, o Carcereiro foi batizado v. 33. O Senhor colocou o homem sob provao a fim de que pudesse formar um carter de integridade comprovada, para sua prpria felicidade e para glria de seu Criador. Deserto 3 da Tentao. Pg. 14. d. Aplicao: Queridos Irmos, hoje nos temos boas novas de alegria, se estivermos passando por aflies ou duras provas no desanimemo-nos, no vamos ficar tristes, vamos louvar o nome de Deus porque as provaes produzem bnos. Produz perseverana. Agora com a perseverana em nossa vida passando pelas provaes, temos outro presente divino que com certeza nos ajudar a alcanarmos a Cana celestial.

II - A PERSEVERANA PRODUZ MATURIDADE

a. Lio: Quando perseveramos na f, e nos firmamos na verdade, obteremos um atributo precioso: A maturidade ou integridade. b. Texto prova: Tiago 2:3. Ora, a perseverana deve ter ao completa, para que sejais perfeitos e maduros, em nada deficientes.

c. Ilustrao: Apocalipse 14:12 nos diz que os Santos so aqueles que perseveraram na f. E guardaram os mandamentos de Jesus. possvel que voc conhea algum que um dia conheceu a verdade de Deus, tomou uma deciso de segui-la mas no perseverou. d. Aplicao: Pois hoje o momento de perseveramos na nossa f pois a perseverana um fruto da provao permitida por Deus para gerar em ns um outro benefcio, o beneficio da maturidade. Uma pessoa madura no comete tantos erros, como uma pessoa no to madura na f. Mas para alcanarmos a maturidade na f e necessrio ter perseverana, que tambm um

4 dos frutos do Esprito Santo. Ora, se a perseverana produz maturidade, o que ser que a maturidade produz?

III A MATURIDADE PRODUZ SABEDORIA

a. Lio: Uma pessoa que obtm a maturidade de um Cristo genuno, agora agraciada com o dom da sabedoria. b. Texto prova: Tiago 1:5 Se, porm, algum de vs necessita de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente e no censura; e ser-lhe- concedida c. Ilustrao: II Crnicas 1:11e 12. Um dia um jovenzinho muito tempo atrs ouviu a voz de Deus, este jovem tinha herdado o trono de seu pai Davi era o novo Rei de Israel, era um grande desafio para um homem, quanto mais para um garoto jovem, sem experincia administrativa. Salomo estava sendo provado, Ele poderia desistir, poderia no aceitar esta responsabilidade. Mas Ele apesar de ser jovem tomou a deciso que qualquer homem maduro deveria tomar, caiu com seus joelhos em terra e clamou por sabedoria. Foi a deciso mais inteligente que Salomo tomou em sua vida. v.11, Disse Deus a Salomo: Porquanto foi este o desejo do teu corao, e no pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constitu rei 5 v.12, sabedoria e conhecimento so dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais no teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti no haver teu igual.

d. Aplicao: Quando um cristo est maduro na f, diante das decises difceis da vida. Ele deve fazer como Salomo, colocar seus frgeis joelhos no cho e clamar a Deus por sabedoria, isso que diz o texto de Tiago, maturidade produz sabedoria. Uma vez que a maturidade como resultado da perseverana na provao produziu sabedoria. A sabedoria por sua vez na deixar de produzir bnos que beneficiar o Cristo.

IV A SABEDORIA DESNVOLVE A F.

a. Lio: O verdadeiro sbio realizar feitos que com certeza exercitar sua f: portanto a Sabedoria desenvolve a f. b. Texto prova: Tiago 1:6 Pea-a, porm, com f, em nada duvidando; pois o que duvida semelhante onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

c. Ilustrao: O Deus que servimos no faz acepo de pessoas. Aquele que deu a Salomo o esprito de sbio discernimento, est desejoso de repartir as mesmas bnos seus filhos hoje. Profetas e Reis. 31. O que fez Salomo com o esprito de sbio discernimento? ao passarem os anos, e aumentando a fama de Salomo buscou ele honrar a Deus. 6 acrescentando sua fora mental e espiritual e constantemente repartindo com outros as bnos recebidas. PR 33. Foi preciso que Salomo fizesse esforo para aprender? Mediante diligente estudo de todas as coisas criadas, tanto animadas como inanimadas, adquiriu clara concepo do Criador . Ibidem. Salomo aprendeu mediante ardoroso esforo, recebeu a beno especial de Deus. d. Aplicao: Se hoje reclamamos a promessa de Deus feita aos que tem falta de sabedoria, nosso pai celestial far por ns o que fez por Salomo, e todas as nossas faculdades sero desenvolvidas, e desta forma a f ser fortalecida. E finalmente uma pessoa que passou pelos passos benficos das provaes e chegou a alicerar sua vida em cristo Jesus, ele est agora apto a receber o principal premio que uma pessoa poderia receber pois...

V A F PRODUZ VIDA ETERNA.

a. Lio: A hora da necessidade do homem, a hora da oportunidade de Deus RH, 18 -4 1907. Feliz o homem que suporta os sofrimentos com perseverana. Porque ele receber a maior beno que um ser humano poderia receber. A vida eterna. b. Texto prova: Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverana, a provao; porque, depois de ter sido aprovado, receber a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. c. Ilustrao: Hebreus 11: 1-40. Pela f, os Heris da 7 f, sofreram provaes, experimentaram escrnio,

aoites , algemas, prises, foram apedrejados, foram tentados, serrados pelo meio, mortos ao fio de espada, andaram vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados... Deus havia provido coisa superior a eles. d. Aplicao: Se Deus proveu coisa superior a Eles, sem dvida alguma, proveu para ns tambm. E esta grande beno final a coroa da vida a qual o senhor reto juiz me dar naquele dia e no somente a mim, mas a todos quanto amam a sua vinda. II Timteo 4: 7,8. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a f. J agora a coroa da justia me est guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dar naquele Dia; e no somente a mim, mas tambm a todos quantos amam a sua vinda.

CONCLUSO

1.

2.

Recapitulao: A provao quando enfrentada com alegria e otimismo produz bnos ao cristo, pois atravs da palavra de Deus em Tiago 1:2-12 ns pudemos ver e comprovar em outros textos da Bblia. a. Uma destas bnos a perseverana, a perseverana por sua vez produz maturidade que produz sabedoria, que produz f. b. E a f genuna produz vida eterna. Aplicao: a. b. Que ao sairmos daqui hoje, possamos estar preparados para enfrentar provaes pois elas sempre estaro diante ns, que possamos erguer a cabea, e enfrent-las 8

com alegria e f. 3. Apelo: Pois Jesus no disse, que no teramos aflies, mas sim: que neste mundo passaramos por aflies e que no deveramos tem-las, por que Ele j passou por elas e venceu o mundo.S. Joo 16: 33. a. Ele tambm disse em S. Mateus 11 e 12. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vs. b. Regozijai-vos e exultai, porque grande o vosso galardo nos cus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vs. c. Est voc disposto a enfrentar as provaes com alegria? Ou caminhar por ai de cabea baixa, desanimado e derrotado pelo inimigo das almas? d. Que voc e eu possamos estar do lado daquele que sero Bem-aventurados por que suportam, com perseverana, a provao; porque, depois de terem sido aprovados, receberam a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam Tiago 1:12. Amm!!

4. Complementos: 1. Tema: Provaes 2. Propsito Especfico: Que os ouvintes sintamse beneficiados quando passarem por provaes. 3. Propsito Geral: Animo,Alento e Esperana. 4. Palavra chave: Bnos 4. Matria : Pregao Expositiva.

5. Professor: Dr. Ruben Otto 6. Aluno: Otoniel de Lima Ferreira

You might also like