You are on page 1of 3

RESUMO

Este artigo foi elaborado na rea da Educao, tendo como subrea a pedagogia, no qual foi enfocada a importncia do trabalho de motivao da leitura nas sries iniciais e a na formao de leitores. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa bibliogrfica com estudos aprofundados, consubstanciados em referencial literrio existente. Na criana esta leitura atravs dos sentidos revela um prazer singular; esses primeiros contatos propiciam criana a descoberta do trabalho, motivam-na para a concretizao do ato de ler o texto escrito. A escola torna-se fator fundamental na aquisio do hbito da leitura e formao do leitor, pois mesmo com suas limitaes, ela o espao destinado ao aprendizado da leitura. Essas leituras, guiadas por diferentes objetivos, produzem efeitos diferentes, que modificam a ao do leitor diante do texto. Entende-se que a leitura um dos caminhos de insero no mundo e da satisfao de necessidades do ser humano. Neste artigo percebeu-se como importncia trabalhar a discusso sobre a "Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formao continuada" sendo de forma concomitantemente de duas vertentes de atuao: prticas educativas que promovessem a formao do aluno leitor e prticas de formao que propiciassem reflexes sobre a condio do professor leitor.

1. INTRODUO

No momento atual, a tnica no ensino de lngua est no texto. Mas muitas pessoas ainda desconhecem os estudos que tm sido feitos nas reas da psicolingstica e da lingstica textual ou conhecem, porm no tem ainda muito claro como coloc-los em prtica em sala de aula.

Mediante a isso, procura-se neste estudo reunir, na sua fundamentao, questes tericas de diversas fontes sobre leitura e escritura de textos, bem como sobre outras questes relativas textualidade, gneros textuais, motivao e letramento que julgo serem necessrias para poder d consistncia a essa reflexo pedaggica.

Ressalta-se, porm, que este trabalho s traz idias bsicas, no eximindo a leitura das obras originais consultadas. Pelo contrrio, espera-se que essas idias trazidas sirvam de estmulo para a busca s fontes. De modo algum estou querendo passar receitas prontas, mas tentando servir como uma espcie de "pontap inicial" para trabalhos com leitura diversos gneros textuais em sala de aula.

A leitura, as prticas e as competncias leitoras tm ocupado espao considervel na educao e na mdia brasileira. Em 2003, o Brasil obteve desempenho insatisfatrio em duas grandes pesquisas: uma de mbito nacional - Instituto Paulo Montenegro - divulgou que 72% de jovens so alfabetos funcionais, ou seja, no sabem ler e escrever. Em outra internacional, o PISA Programa Internacional para Avaliao de Estudantes, o pas ocupou o 37o. lugar em letramento de leitura. Algumas aes tm tentado mobilizar escolas, professores, diretores e sociedade para mudar este quadro: PNLD - Programa Nacional do Trabalho Didtico atravs dos mdulos literrios, o PNBE - Programa Nacional Biblioteca na Escola, campanhas como "Tempo de Leitura" e "Literatura em Minha Casa", entre outras. Estas iniciativas mostram algo em comum: a utilizao de textos literrios e a proposta para o uso de diversos tipos de textos nas aes voltadas para leitura. No entanto, nota-se que as instituies de ensino encontram dificuldades em fazer uso da literatura como objeto de leitura.

Entre vrios problemas estruturais j to denunciados pelas pesquisas e estudos realizados, ressalta-se aqui a questo da formao docente como um dos principais entraves a uma prtica educativa de qualidade, especialmente no que se refere ao ensino da leitura. Entende se que, ainda que todos os quesitos ideais necessrios a uma prtica de ensino da leitura fossem efetivados na escola, indispensvel seria a presena de professores leitores, que sentissem prazer na leitura, que fossem bem informados e instrumentalizados para tal prtica.

O ensino da leitura e, particularmente, a importncia da literatura na formao pessoal e intelectual do ser humano ainda nas sries iniciais, encontram pouco espao nos programas de formao inicial e continuada das escolas brasileiras. Este estudo pretende desenvolver atividades que convergem para aes voltadas diretamente para alunos e professores das sries iniciais do ensino fundamental.

Os objetivos gerais do estudo consistiu em formar o leitor autnomo (alunos e professores das sries iniciais), atravs do estmulo sensibilidade, criatividade e criticidade e da formao do gosto pela leitura, contribuindo para a construo de uma cidadania plena. Prev na motivao da leitura nas sries iniciais para a formao de leitores efetivamente comprometidos com a prtica social. Tais objetivos podem ser traduzidos nas seguintes aes que vem sendo implementadas paulatinamente.

Assim este estudo definiu como importante o cultivo do espao da biblioteca, atravs do Laboratrio de Leitura, Literatura e Educao, como lugar onde a prtica de leitura no esteja restrita pesquisa e consulta, mas voltada para a satisfao de necessidades mais amplas do ser humano (culturais, afetivas, estticas, etc.); Estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formao do leitor nas sries iniciais; Estimular o trabalho com a oralidade no texto literrio, aproveitando o universo infantil para as vrias possibilidades de leitura; Formar o professor das sries iniciais como contador de histrias e criar

conjuntamente metodologias que proporcionem a formao do gosto; Acompanhar e orientar o trabalho desenvolvido por professores em sala de aula; Disseminar e multiplicar as metodologias para formao do leitor; Habilitar o aluno para consulta em bibliotecas (conhecimento de regras de funcionamento, cuidados com acervo, procedimentos para inscrio, consulta e/ou retirada de trabalhos, etc.);

Constituir acervo diversificado de literatura infantil e de material didtico-pedaggico para alunos e professores, bem como produzir guias de leitura que auxiliem na seleo de obras literrias adequadas para o trabalho nas sries iniciais; expandir as formas de interpretao de textos escritos para diferentes campos de linguagem (teatro, artes plsticas, msica, cinema, etc.). Proporcionar acesso de alunos das sries iniciais a novas tecnologias, como o computador, por exemplo, desmistificando seu uso e viabilizando-o como nova possibilidade de linguagem.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-leitura-nas-seriesiniciais/3046/#ixzz23NGoyn2Z

You might also like