You are on page 1of 6

Fernando Pestana - Portugus

Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas


Este curso abrange as questes de 2012 (CESPE/UnB, ESAF, FCC) que tratam de redaes corretas ou incorretas do ponto de vista da norma culta. Para resolver tais questes, o candidato precisa dominar quase todos os conceitos gramaticais: ortografia, acentuao, emprego de pronomes, verbos e conjunes, colocao pronominal, truncamento sinttico, pontuao, concordncia, regncia e crase. Como todos esses pontos dizem respeito correo gramatical, selecionei todas as questes sobre isso s as de nvel superior!!! Devido falta de videoaulas a respeito desse assunto, resolvi fazer este curso para comentar as questes preparadas por essas trs bancas no ano de 2012. Nunca mais questes desse tipo sero um problema em sua vida como concurseiro!

QUESTES DO CESPE/UnB

CESPE/UnB TJ/RR ADMINISTRADOR 2012 1) A substituio de faz-lo pensar por fazer ele pensar estaria de acordo com a modalidade escrita e as normas do registro formal culto da lngua portuguesa. 2) A omisso da vrgula empregada aps a palavra defesa (Quando se fala em defesa, trata-se da...) acarretaria incorreo gramatical. 3) Em ... inerente ao gnero humano..., se fosse empregado o termo espcie humana em lugar de gnero humano, a substituio de ao por seria obrigatria para a manuteno da correo gramatical do texto.

CESPE/UnB PF AGENTE 2012 Fragmento: A coisa mais complicada na modernidade, em que os cidados comuns (como voc e eu) so a fonte de toda autoridade jurdica e moral. 4) Suprimindo-se o emprego de termos caractersticos da linguagem informal, como o da palavra coisa e o do trecho (como voc e eu), o primeiro perodo do segundo pargrafo poderia ser reescrito, com correo gramatical, da seguinte forma: Essa prtica social apresenta-se mais complexa na modernidade, onde a autoridade jurdica e moral submete-se opinio pblica.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

5) Mantendo-se a correo gramatical e a coerncia do texto, a orao se algum executado, que expressa uma hiptese, poderia ser escrita como caso se execute algum, mas no, como se caso algum se execute.

CESPE/UnB MPOG ANALISTA DE INFRAESTRUTURA 2012 6) Seria mantida a correo gramatical do perodo fato que os nmeros absolutos impressionam, caso a preposio de fosse inserida imediatamente antes da conjuno que. 7) O emprego dos travesses, em ... se nossas empresas no esto preparadas para a competio global devido aos velhos problemas estruturais e de gesto tanto do governo como, por vezes, da prpria iniciativa privada , a soluo culpar os outros..., suficiente para marcar a insero de trecho de carter explicativo, razo por que a vrgula depois do segundo travesso de uso opcional e sua omisso no prejudicaria a correo do texto.

CESPE/UnB TRE/RJ ANALISTA JUDICIRIO 2012 8) A insero de vrgula logo depois do termo cidados (... necessidades dos cidados no atendidas no passado.) acarretaria prejuzo sinttico e semntico ao texto. 9) Se a palavra atendidas (... necessidades dos cidados no atendidas no passado.) fosse flexionada no masculino atendidos , estariam mantidos a correo gramatical e o sentido original do texto. 10) A correo gramatical do texto seria mantida caso a expresso aos contornos constitucionais (... limitada apenas aos contornos constitucionais.) fosse substituda por legislao constitucional.

CESPE/UnB STJ ANALISTA JUDICIRIO 2012 11) O trecho jamais poderiam localiz-la poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: jamais a poderiam localizar. 12) Sem prejuzo para a correo gramatical do texto, o perodo Tal materialidade envolve tanto o meio de comunicao quanto as instituies responsveis pela reproduo da cultura e, em um sentido amplo, inclui as relaes entre meio de comunicao, instituies e hbitos mentais de uma poca determinada. poderia ser assim reescrito: O meio de comunicao, assim como as instituies responsveis por reproduzir a cultura, compreendido por essa materialidade, que, em um sentido amplo, abrange as relaes entre meio de comunicao, instituies e hbitos mentais de certa poca.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

13) O ltimo perodo do texto (Compreender, portanto, como tais materialidades influem na elaborao do ato comunicativo fundamental para se entender como chegam a interferir na prpria ordenao da sociedade.) poderia ser assim reescrito, sem prejuzo para a correo gramatical do texto: Compreender, pois, o modo porque tais materialidades influenciam na elaborao do ato comunicativo essencial para entender-se como elas chegam afetar na prpria organizao do tecido social.

CESPE/UnB TJ/AL ANALISTA JUDICIRIO 2012 14) A supresso da preposio de, em o conhecimento de que, manteria a correo gramatical e o sentido original do perodo. 15) O vocbulo mas poderia ser corretamente substitudo por visto que, pois ambos introduzem orao de carter contrastivo. 16) O ltimo perodo do primeiro pargrafo do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Assim como em outros muitos prazeres inclusive os mais intensos, logo h uma dimenso cognitiva nessa forma de prazer. 17) A introduo de vrgula imediatamente antes de que pretendo esclarecer (... no posso usar na anlise da imitao um dos termos que pretendo esclarecer...) no alteraria as relaes sintticosemnticas do perodo. 18) O ponto final empregado imediatamente antes de Dizer (As imitaes contrastam com a realidade, mas no posso usar na anlise da imitao um dos termos que pretendo esclarecer. Dizer isto no real certamente contribui para o prazer das pessoas com as representaes imitativas, de acordo com um admirvel estudo de psicologia escrito por Aristteles.) poderia ser corretamente substitudo por dois-pontos, com a devida alterao no emprego de maisculas e minsculas. 19) A correo gramatical do texto seria prejudicada se o trecho nos causa (A viso de determinadas coisas nos causa angstia) fosse substitudo por causa-nos. 20) O trecho contribui para o prazer das pessoas com as representaes imitativas poderia ser corretamente substitudo por: contribui ao prazer que as pessoas tem pelas representaes imitativas. 21) No contexto, o verbo usar (... no posso usar na anlise da imitao um dos termos...) poderia ser substitudo pela locuo verbal fazer uso, sem prejuzo da correo gramatical do texto. 22) O trecho no queria v-los poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: no os queria ver. 23) A orao Destinada a uma utilidade mais especial e mais vulgar poderia ser deslocada para imediatamente aps a forma verbal serviu (Destinada a uma utilidade mais especial e mais vulgar, essa pea serviu por muito tempo de refgio para mim...), sem prejuzo para a correo gramatical do texto.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS ANALISTA LEGISLATIVO 2012 24) A colocao pronominal no portugus do Brasil varivel, por isso, em quase se no pode extratar nada, estaria gramaticalmente correta qualquer uma destas opes: quase no se pode extratar nada ou quase no pode-se extratar nada. 25) O termo contudo estabelece entre as oraes do perodo relao sinttica adversativa, por isso, poderia ser corretamente substitudo por qualquer um dos seguintes vocbulos: entretanto, todavia, no entanto, porm, embora, conquanto. 26) Estaria gramaticalmente correta a seguinte reescrita do trecho ... determina que rgos pblicos assegurem a proteo da informao, garantindo sua disponibilidade, autenticidade e integridade.: informao e garantam sua disponibilidade, autenticidade e integridade. 27) Mantm-se a correo gramatical do primeiro perodo (... nenhum sobreleva em importncia e gravidade ao da educao) ao se considerar a forma verbal sobreleva como transitiva direta, com a seguinte reescrita: nenhum sobreleva em importncia e gravidade o da educao.

CESPE/UnB MPE/PI ANALISTA MINISTERIAL 2012 28) No trecho somado aos que vinham sendo realizados nos ltimos anos, o elemento aos poderia ser corretamente substitudo por queles. 29) Preserva-se a correo gramatical do texto ao se substiturem os dois-pontos, aps a expresso ou seja (... h um momento em que o custo para manter o sistema nervoso causaria uma pane nos outros rgos, ou seja: chegamos a um ponto em que ser ainda mais esperto significa ter um organismo que vai funcionar mal.), por vrgula.

CESPE/UnB TCE/ES AUDITOR 2012 30) No segundo perodo do terceiro pargrafo (Essa modalidade de controle prioriza a anlise dos atos administrativos em relao tanto aos seus custos quanto aos resultados almejados e alcanados.), se o vocbulo tanto fosse deslocado para imediatamente antes da locuo em relao seria mantida a correo gramatical do texto, sem prejuzo de seu sentido. 31) O trecho entre janeiro de 2005 e maio de 2006 poderia ser reescrito, sem prejuzo para o sentido original e a correo gramatical do texto, da seguinte forma: de janeiro de 2005 maio de 2006.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

CESPE/UnB TCDF AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO 2012 32) Justifica-se o emprego da vrgula logo aps mas (... o ressurgimento das cidades, no perodo renascentista, representaram profundas mudanas para a sociedade da poca, mas, do ponto de vista poltico,...) para enfatizar o sentido de contraste introduzido por essa conjuno, razo por que a supresso desse sinal de pontuao no acarretaria prejuzo gramatical ao texto.

CESPE/UnB PEFOCE AUXILIAR DE PERCIA DE 1 CLASSE 2012 Com relao correo gramatical, julgue os itens subsequentes, que apresentam trechos reescritos do texto. 33) Necessitam-se tanto da criao de mtodos transparentes e previsveis quanto da definio clara do que se considere violao tica, cujas alegaes desse tipo seja submetido investigao. 34) Independentemente das razes que levem-nas a sujeitar, por exemplo, suas posses ou sua moradia ao trabalho pericial, toda pessoa esto garantidos os direitos de: ser autor de seu destino e de optar por o caminho de sua convenincia. 35) Mas apesar da grande importncia da tica deontolgica, ela parece que insuficiente para se aprofundarem reflexes ticas quanto condutas profissionais, em vistas de se entender que ela seja atendida quando os cdigos so simplesmente obedecidos.

CESPE/UnB IRBr DIPLOMATA 2012 36) Dada a dependncia sinttico-semntica do trecho porque a matria de que eram compostos os seus mundos imaginados, toda era de riso expresso com razo, o perodo iniciado linha 13 poderia ser reescrito, sem prejuzo do sentido ou da correo gramatical do texto, da seguinte forma: Eis a razo por que a matria que eram compostos os seus mundos imaginados era toda de riso.

CESPE/UnB BASA TCNICO CIENTFICO (ADM) 2012 37) Mantendo-se a correo gramatical do perodo e o seu sentido original, a forma verbal trabalhado (O executivo disse ainda que os bancos tm investido em tecnologia para crescer e trabalhado para melhorar o atendimento...) poderia ser substituda por trabalhar. 38) A omisso da vrgula empregada logo aps bancrio (Ele enfatizou a importncia do correspondente bancrio, que presta servios bancrios aos municpios sem instituio financeira.) manteria a correo gramatical e o sentido original do texto.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

39) O trecho a seguir est gramaticalmente correto e poderia passar a compor o texto, sendo introduzido como seu ltimo pargrafo: O impulso dado a cooperativas, a correspondentes bancrios e a diferentes canais de atendimento fez que o nmero de pessoas com conta bancria aumentasse 31% nos ltimos cinco anos, e hoje 121 milhes de brasileiros (84% da populao adulta do pas) tm acesso a algum banco.

GABARITO:

1) E 2) C 3) C 4) E 5) C 6) E 7) E 8) C 9) E 10) C 11) C 12) C 13) E 14) E 15) E 16) E 17) E 18) C 19) E 20) E 21) E 22) C 23) E 24) E 25) E 26) C 27) C 28) C 29) C 30) C 31) E 32) E 33) E 34) E 35) E 36) E 37) E 38) E 39) C

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

You might also like