You are on page 1of 29

CONCURSO PBLICO

Edital 02/2012

COMUNICADOR SOCIAL JR PUBLICIDADE E PROPAGANDA


Cdigo 094 LEIA COM ATENO AS INSTRUES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova.
Este caderno contm a Prova Objetiva abrangendo contedos de Conhecimentos Especficos, Lngua Portuguesa, Ingls e Conhecimentos Gerais. Ao receber a Folha de Respostas: confira seu nome, nmero de inscrio e cargo de opo; assine, A TINTA, no espao prprio indicado.
A B C D

01 02 03 04

Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: use apenas caneta esferogrfica azul ou preta; preencha, sem forar o papel, toda a rea reservada letra correspondente resposta solicitada em cada questo; assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de mais de uma alternativa, questes no assinaladas ou questes rasuradas. NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou CUIDE BEM DELA, ELA A SUA PROVA.

rasurada. ATENO Nos termos do edital 02/2012, Poder, [...] ser eliminado o candidato que: [...] portar arma(s) no local de realizao das provas [...]; portar, mesmo que desligados, telefone celular, relgios [...] ou qualquer outro equipamento eletrnico [...] alm dos anteriormente citados; [...] deixar de atender as normas contidas no caderno de questes de provas e na folha de respostas das provas e demais orientaes [...]; [...] deixar de entregar a folha de respostas das provas, findo o prazo limite para realizao das provas. (subitem 10.1.28 alneas d, e, g e i).

DURAO MXIMA DA PROVA - TRS HORAS

www.pciconcursos.com.br

ATENO
Senhor(a) Candidato(a), Antes de comear a fazer a prova, confira se este caderno contm, ao todo, 50 (cinquenta) questes objetivas, cada uma constituda de 4 (quatro) alternativas assim distribudas: 20 (vinte) questes de Conhecimentos Especficos, 10 (dez) questes de Lngua Portuguesa, 10 (dez) questes de Ingls e 10 (dez) questes de Conhecimentos Gerais, todas perfeitamente legveis. Identificando algum problema, informe-o imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providncias necessrias. Caso V.S no observe essa recomendao, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posteriores.

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Conhecimentos Especficos
Questo 1
De acordo com Corra (2004), o mix de comunicao complementa o mix de marketing e em sua composio se inclui(em), EXCETO A) propaganda. B) assessoria de imprensa. C) promoo de vendas. D) relaes pblicas.

Questo 2
Para que sejam alcanados os objetivos de marketing, necessrio conhecer todo o cenrio em que a campanha publicitria ser criada. Se a campanha for corretamente orientada pelo marketing, ter maior probabilidade de atingir o resultado esperado. So componentes do contexto da comunicao, EXCETO A) macroambiente. B) microambiente. C) merchandising. D) marketing.

Questo 3
Podemos afirmar que os dois vetores: formas e meios definem o planejamento de comunicao integrada e precisam estar coerentes com a estratgia geral de comunicao de uma campanha publicitria. So consideradas formas de comunicao integrada, EXCETO A) propaganda e promoo. B) marketing direto e eventos. C) relaes pblicas e merchandising. D) sites e jornalismo.

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 4
So considerados pontos-chave para a elaborao de uma campanha publicitria baseada em estratgias de comunicao integrada, EXCETO A) avaliao. B) objetivos. C) metas. D) estratgias e tticas.

Questo 5
A noo de cadeia de comunicao define o processo de comunicao publicitria e o sucesso de uma campanha. So participantes da cadeia de comunicao, EXCETO A) anunciante. B) agncia. C) mdia. D) fornecedores.

Questo 6
Posicionar a marca, a empresa, o produto ou servio colocar uma certa imagem na mente do consumidor de forma distinta e significativa. Para que isso acontea, sugerese a utilizao da frmula: P=PB + J + ID. Essa frmula composta pelas seguintes variveis: A) posicionamento = problema + justificativa+ imagem desejada. B) posicionamento= promessa bsica + justificativa + imagem desejada. C) posicionamento= problema + job + imagem desejada. D) posicionamento= pergunta bsica + justificativa + imagem desejada.

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 7
Aps definir a estratgia de comunicao que ser desenvolvida para o cliente, o publicitrio deve elaborar outras duas estratgias: a de criao e a de mdia. A estratgia de criao deve contemplar os seguintes aspectos: A) problema, objetivo, posicionamento, tema, abordagem e slogan. B) problema, objetivo, justificativa, tema, abordagem e slogan. C) problema, objetivo, estratgia, tema, abordagem e slogan. D) problema, objetivo, posicionamento, tema, abordagem e programao.

Questo 8
O briefing uma ferramenta de trabalho indispensvel para a elaborao de uma campanha publicitria. Sobre o briefing, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Existem modelos de briefing para organizar as informaes necessrias para correta determinao das estratgias de comunicao, de criao e de mdia. B) O briefing rene informaes de mercado, da concorrncia, dos produtos e servios que sero anunciados, do pblico-alvo da campanha e dos objetivos de comunicao. C) O briefing define a verba da campanha publicitria e o cronograma de atividades que iro orientar as estratgias de comunicao do anunciante. D) O briefing embasa o diagnstico da empresa e o planejamento de propaganda.

Questo 9
A criao publicitria pode ser analisada sob vrios aspectos com o intuito de saber se a mensagem atingiu corretamente o pblico-alvo. Em relao aos aspectos importantes de uma pea ou campanha, assinale a alternativa INCORRETA. A) Significado, diferenciao, impacto e credibilidade B) Significado, diferenciao, impacto e simplicidade C) Significado, diferenciao, destaque para o produto e simplicidade D) Significado, diferenciao, impacto e veiculao
5 CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 10
O ndice DIM= Desejo, Intensidade de uso e Motivao uma hiptese baseada na observao emprica de dados de pesquisa junto a grupo de consumidores. Sobre o DIM, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A intensidade e a motivao de uso de um produto ou servio determinam o desejo que estimula o consumidor a adquiri-lo. B) O perfil do consumidor constitudo por diversos fatores que esto relacionados com o maior ou menor uso de determinados produtos ou servios. C) Quanto maior for a intensidade e a motivao de uso de um produto ou servio, menor ser o desejo de compra. D) A lgica do ndice DIM faz sentido para explicar o comportamento de compra dos consumidores.

Questo 11
Na criao do layout de um anncio publicitrio, deve-se tomar alguns cuidados para evitar problemas no processo de impresso grfica. Sobre estes cuidados, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA. A) Os textos no devem estar muito colados nas margens verticais nem nas horizontais, deixe no mnimo 3 cm de margem de segurana. B) preciso determinar as marcas de corte do anncio. C) Se o anncio vai ser veiculado em revistas, tanto com lombada quadrada, quanto com lombada grampeada, opte por deixar espao pensando em lombada quadrada. D) A rea de sangria tambm deve ser identificada no layout.

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 12
A reproduo das imagens e cores grficas formada por retcula. Sobre a retcula, assinale a alternativa INCORRETA. A) A retcula pode ser observada com um contafio. B) A retcula so pontos dispostos em maior ou menor quantidade. C) As retculas so determinadas pelos nmeros de linhas que vo de 20 a 2.000 linhas por centmetro. D) Quando uma cor usada em 50% da sua cor original, isto significa que est reticulada.

Questo 13
O outdoor uma pea publicitria de grande formato. Para criao do layout de um outdoor, importante saber suas caractersticas. Sobre o outdoor, assinale a alternativa INCORRETA. A) Um outdoor mede 3m x 9m. B) Um outdoor dividido em 32 folhas, quatro folhas na vertical, oito folhas na horizontal. C) A arte feita na proporo de 16 cm X 48 cm. D) O processo de impresso a gigantografia, mas pode ser serigrafia ou offset.

Questo 14
O marketing direto um recurso muito utilizado em publicidade sobretudo a mala direta. O formato mais comum o folheto. Algumas dicas devem ser consideradas para a criao de folhetos. Em relao a essas dicas, assinale a alternativa INCORRETA. A) Valorize o ttulo usando uma tipografia de fcil leitura. B) Use sempre o formato padro de 21 cm X 30 cm. C) Use papel brilhante, de preferncia com verniz, que valoriza as imagens impressas. D) Pode-se usar um splash para destacar preo ou promoo.

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 15
Existe uma enorme variedade de peas publicitrias utilizadas em estratgias de promoo, principalmente em PDVs. NO fazem parte dessas peas publicitrias: A) cartazes e bandeirolas. B) mbiles e floorgrafics. C) banners e backlights. D) displays e adesivos.

Questo 16
O manual de identidade visual serve para estabelecer padres de utilizao da marca de uma empresa. O manual NO precisa ter A) tipologia e controle das cores. B) aplicaes da marca em papelaria. C) diagrama de construo ou malha construtiva. D) conceito e informaes sobre a empresa.

Questo 17
O layout baseia-se nas Leis da Gestalt, em seus princpios de ordenao, equilbrio, harmonia visual e clareza. So fatores que determinam a criao do layout, EXCETO A) unidade e segregao. B) fechamento e continuidade. C) semelhana e contraste. D) proximidade e pregnncia da forma.

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 18
Vrias tecnologias so utilizadas nos processos de impresso. So processos de impresso grfica, EXCETO A) offset. B) flexografia. C) serigrafia. D) xerografia.

Questo 19
A relao de papis utilizados num trabalho grfico muito extensa, e o publicitrio precisa conhecer os tipos de papis e a gramatura mais adequados ao seu job. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA. A) A gramatura dos papis, via de regra, vai de 30 a 240 gramas/m. B) Para impressos em couch, normalmente a gramatura 120 ou 150 gramas. C) Para livros e revistas, usa-se 75 a 90 gramas no miolo e 180 a 240 gramas na capa. D) Os papis mais comuns e utilizados no dia a dia so: couch fosco e brilhante, offset, carto duplex e triplex, opaline, verg e monolcido.

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 20
Alguns termos tcnicos so usuais no campo da comunicao. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando cada termo sua caracterizao. COLUNA I 1. Storyboard 2. CPM 3. Teaser 4. GRP ( ( ( COLUNA II ) a fase preliminar ou pr-campanha para o lanamento de um produto ou servio, com a finalidade de despertar a curiosidade do pblico sem revelar do que se trata. ) uma frmula para calcular o custo de veiculao de um anncio ou comercial para um grupo de mil pessoas. ) a soma bruta dos ndices de audincia de cada comercial de uma dada programao, independentemente de sua durao, tamanho etc. ) a representao da ideia de um comercial para televiso em forma de quadros representativos das cenas principais com o respectivo texto e indicao dos efeitos sonoros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (2) (1) (3) (4) B) (3) (2) (4) (1) C) (1) (3) (2) (4) D) (3) (1) (4) (2)

10

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA
INSTRUES Leia atentamente o texto abaixo antes de responder s questes seguintes.

ACIDENTES DE TRNSITO: MAIOR CAUSA DE MORTE DE JOVENS NO MUNDO


Um relatrio divulgado em maio de 2012 revela que as ruas e estradas hoje so a maior causa de morte de pessoas com mais de 10 anos de idade, e as mortes no trnsito constituem uma epidemia global de sade que j alcanou propores crticas. O relatrio Estradas Seguras e Sustentveis, lanado pela Campanha pela Segurana Global nas Estradas, diz que a segurana rodoviria um dos maiores desafios de desenvolvimento no mundo e prev que, se no forem tomadas medidas urgentes, o nmero de mortos no trnsito suba de 1,3 milho para 2 milhes por ano. Hoje, 3.500 pessoas morrem por dia em incidentes relacionados ao trnsito, e 50 milhes se ferem anualmente nas ruas e estradas do mundo. O relatrio atribui o alto nmero de fatalidades s polticas de transporte que priorizam veculos, rodovias e velocidade, em detrimento das pessoas e da segurana. A grande maioria dos mortos no trnsito vem de pases em desenvolvimento, e 20 pases so responsveis por 70% das mortes globais no trnsito. Crianas e jovens so os mais afetados, tanto que acidentes de trnsito hoje constituem a maior fonte isolada de mortes de pessoas na faixa dos 10 a 24 anos de idade em todo o mundo. Em 2004, o ltimo ano para o qual h dados abrangentes disponveis, acidentes de trnsito mataram mais crianas de 5 a 14 anos que a malria, a diarreia e a AIDS. O relatrio avisa que, se nada for feito, a espiral crescente de mortos e feridos no trnsito ser um obstculo importante a impedir que o mundo atinja as metas de educao e reduo da pobreza definidas nas metas de desenvolvimento do milnio. Por sua vez, a Campanha pela Segurana Global nas Estradas est exortando lderes mundiais a adotarem aes urgentes para integrar o transporte sustentvel e a segurana nas estradas na pauta da conferncia Rio+20. A campanha avisa que no existe "receita mgica oculta" para lidar com a segurana nas estradas, mas diz que, diferentemente de muitas outras epidemias de sade, h intervenes possveis que so simples, baratas e testadas, e que simplesmente no esto sendo aplicadas ou praticadas. Tais intervenes incluem a implementao das normas sobre o uso de capacetes, cintos de segurana e a proibio efetiva de consumo de lcool antes de dirigir, alm do reforo da segurana dos veculos. Kevin Watkins, pesquisador snior do Brookings Institution e autor do relatrio citado, informa que "a epidemia de ferimentos e mortes no trnsito uma fonte de pobreza, sofrimento humano e desperdcio econmico em escala global". Segundo Watkins, "nas prximas duas dcadas a frota de veculos nos pases mais pobres do mundo vai aumentar em ritmo inusitado. Diferentemente de algumas outras questes que sero discutidas na conferncia Rio+20, esta
11 CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

10

15

20

25

30

35

www.pciconcursos.com.br

40

45

50

envolve poucas incgnitas. No se trata de cincia avanada, mas, mesmo assim, d para perceber que os avanos tm sido dolorosamente lentos. Doadores bilaterais e o Banco Mundial vm falando h anos em priorizar a segurana das estradas em seus programas infraestruturais, mas o discurso ainda no rendeu resultados." O relatrio faz recomendaes que podem ajudar a prevenir mortes nas estradas, incluindo regulamentao mais rgida para impedir que as montadoras de veculos disputem uma corrida para reduzir as medidas de segurana dos veculos nos pases mais pobres. O texto diz que so necessrios mais US$200 milhes por ano para apoiar o desenvolvimento de estratgias nacionais de segurana nas estradas nos pases em que ocorrem mais mortes no trnsito.
KELLY, A. GUARDIAN (Trad. Clara Allan) Disponvel em: < http://folha.com/no1084645 > Acesso em: 02 maio 2012.

Questo 21
Analise o seguinte trecho. O relatrio atribui o alto nmero de fatalidades s polticas de transporte que priorizam veculos, rodovias e velocidade, em detrimento das pessoas e da segurana. (linhas 12 a 14) Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho citado MANTEVE o sentido original. A) O relatrio considerou que o nmero expressivo de mortes provocado pelas polticas de transporte que preferem acolher com mais ateno veculos, rodovias e velocidade, prejudicando assim as pessoas e a segurana. B) O relatrio percebeu que o significativo nmero de bitos se deve s prticas delituosas de transporte que colocam em preponderncia veculos, rodovias e velocidade, esquecendo-se assim das pessoas e da segurana. C) O relatrio entendeu que o considervel nmero de acasos se deve s organizaes de transporte que optam por exaltar veculos, rodovias e velocidade, apesar das pessoas e da segurana. D) O relatrio imputa o nmero elevado de mortes s polticas de transporte que do prioridade aos veculos, rodovias e velocidade, suprimindo assim as pessoas e a segurana.

12

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 22
Assinale a alternativa que apresenta, entre colchetes, apreciao INCORRETA sobre a(s) palavras(s) ou expresso (es) nela sublinhada(s). A) [...] se nada for feito, a espiral crescente de mortos e feridos no trnsito ser um obstculo importante [...]. (linhas 21 e 22) [o trecho expressa ideia de condio] B) [...] a Campanha pela Segurana Global nas Estradas est exortando lderes mundiais a adotarem aes urgentes [...]. (linhas 2 4 a 25) [o mesmo que incitando] C) [...] a epidemia de ferimentos e mortes no trnsito uma fonte de pobreza, sofrimento humano e desperdcio econmico em escala global. (linhas 3 5 a 37) [o trecho funciona como sujeito composto] D) O relatrio faz recomendaes que podem ajudar a prevenir mortes nas estradas [...]. (linhas 45 e 46) [o termo funciona como adjunto adverbial]

13

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 23
Avalie o seguinte trecho. [...] nas prximas duas dcadas a frota de veculos nos pases mais pobres do mundo vai aumentar em ritmo inusitado. Diferentemente de algumas outras questes que sero discutidas na conferncia Rio+20, esta envolve poucas incgnitas. No se trata de cincia avanada, mas, mesmo assim, d para perceber que os avanos tm sido dolorosamente lentos. (linhas 37 a 41) Assinale a interpretao que melhor ilustra o que o autor do texto quis dizer com sua afirmao. A) Nas prximas duas dcadas a frota de veculos nos pases mais pobres do mundo vai aumentar em ritmo inusitado. Diante de outros pontos a serem debatidos na conferncia Rio+20, este aborda um assunto que quase no gera dvidas. No uma avaliao muito detalhada, mas, ainda assim, possvel notar que pouco se progrediu infelizmente. B) Nas prximas duas dcadas a frota de veculos nos pases mais pobres do mundo vai aumentar em ritmo inusitado. Diante de outras demandas que devero ser tratadas na conferncia Rio+20, esta se relaciona com um tema pouco conhecido. No um exame acadmico, porm, at dessa forma, as melhoras tm se mostrado excepcionalmente pouco rentveis. C) Nas prximas duas dcadas a frota de veculos nos pases mais pobres do mundo vai aumentar em ritmo inusitado. Outros temas bem imprecisos sero discutidos na conferncia Rio+20 obviamente, mas este aborda algo pblico. No uma avaliao vazia de experincias, mas, mesmo assim, ela consegue explicar bem atrasos muito desastrosos. D) Nas prximas duas dcadas a frota de veculos nos pases mais pobres do mundo vai aumentar em ritmo inusitado. Tpicos diversos e mais abrangentes sero aventados na conferncia Rio+20 com toda a certeza, entretanto este abarca pouca gente desconhecida. No algo explcito cientificamente, mas, tambm dessa maneira, possvel ver que nada mudou.

14

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 24
Assinale a alternativa em que a palavra ou expresso sublinhada pode ser substituda, sem prejuzo do sentido, pela palavra ou expresso entre colchetes. A) [...] as mortes no trnsito constituem uma epidemia global de sade que j alcanou propores crticas. (linhas 3 e 4) [INDISCRETAS] B) Tais intervenes incluem a implementao das normas sobre o uso de capacetes, cintos de segurana e a proibio efetiva de consumo de lcool antes de dirigir [...]. (linhas 31 a 33) [REAL] C) [...] a epidemia de ferimentos e mortes no trnsito uma fonte de pobreza, sofrimento humano e desperdcio econmico em escala global. (linhas 3 5 a 37) [CARACTERSTICA] D) [...] nas prximas duas dcadas a frota de veculos nos pases mais pobres do mundo vai aumentar em ritmo inusitado. (linhas 37 e 38) [PAUTADO]

Questo 25
Assinale a alternativa que apresenta informaes adequadas sobre o texto. A) A grande maioria dos mortos no trnsito vem de pases economicamente pobres. B) O nmero crescente de mortos e feridos no trnsito ser um obstculo significativo a impedir que os pases mais abastados consigam se desenvolver e progredir socialmente. C) As polticas de transporte esto interessadas em atrapalhar a segurana das pessoas. D) Os acidentes de trnsito afetam de modo minoritrio os adultos e os idosos.

Questo 26
Assinale alternativa em que os dois termos NO se relacionam apropriadamente de acordo com o texto. A) Trnsito / fatalidades B) Segurana / desafio C) Pobreza / educao D) Intervenes / normas

15

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 27
Assinale a alternativa que resume a matria do texto. A) Polticas negligentes de transporte provocam crimes no trnsito. B) Acidentes de trnsito matam mais que a malria, a diarreia e a AIDS. C) Mortes no trnsito esto se tornando uma epidemia global de sade. D) Desperdcio econmico aumenta cada vez mais com as mortes no trnsito.

Questo 28
Assinale alternativa em que a palavra direita NO explica devidamente a palavra esquerda conforme seu sentido no texto. A) Sustentveis conservveis B) Polticas medidas C) Propores dimenses D) Incidentes delitos

Questo 29
Reflita sobre o uso da crase no trecho seguinte: O relatrio atribui o alto nmero de fatalidades s polticas de transporte. H crase neste caso, pois: A) s indica a juno da preposio as com o pronome a. B) s indica a juno do artigo as com a preposio a. C) s indica a juno do pronome as com o artigo a. D) s indica a juno do artigo as com o pronome a.

16

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 30
De acordo com o texto, aponte a alternativa em que NO h correspondncia entre o(s) termo(s) sublinhado(s) e a explicao entre colchetes. A) Em 2004, o ltimo ano para o qual h dados abrangentes disponveis. [o ltimo ano] B) 50 milhes se ferem anualmente nas ruas e estradas do mundo. [50 milhes] C) O relatrio avisa que, se nada for feito, a espiral crescente de mortos e feridos no trnsito ser um obstculo importante. [espiral] D) Diferentemente de algumas outras questes que sero discutidas na conferncia Rio+20, esta envolve poucas incgnitas.[questes]

17

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Ingls
Instructions All the following questions are taken from the text below. Read it carefully and then choose the correct alternatives that answer the questions or complete the statements placed immediately after it. The phone's gone dead As we take to Twitter and text more and more, making calls and speaking to someone has become a heritage technology

o Linda Grant o guardian.co.uk, Friday 20 July 2012 22.00 BST

Will talking on the phone soon seem as old-fashioned as this vintage model? Photograph: Rick Gunn/AP

This week I have received two dinner invitations via Twitter direct message; they bounced into my iPhone as email alerts. I was asked if I would like to write this piece via an email, which announced itself with a ping while I was walking along the Cornish coastal path, and to which I replied with a terse "OK". I can't remember the last time I actually spoke to the person who'd commissioned it, for talking to people for workrelated purposes has become the communication of last resort, only necessary when you have complex problems that require direct speech to iron out. In an era when literacy and the written word are supposed to be in decline, much of what we say to each other relies on typing on various kinds of screen, in the home and outside it. Ofcom has just announced that there has been a 5% fall in calls made on landlines and mobiles. In 2011, 58% of people sent texts, while only 47% used their mobiles to speak to someone. Now that 39% of the population owns smartphones, the written word in the form of emails, texts and Google searches has overtaken the ringtone. Making calls and speaking to someone has become the heritage technology on phones, a quaint reminder of the days when they were black plastic bricks with antennae carried by advertising executives shouting that they were on the train. On Monday the novelist Jon McGregor created an ongoing Twitter short story about a mysterious train journey to Matlock while on the train, and I read it, in the quiet carriage with the ringer off, on another train on a different journey.

18

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

The uses of the smartphone are endless but the number of calls made on them is declining, while landlines gather dust, rung only by cold callers selling double glazing. Interrupting someone's day to ring them always seemed to me an intrusion when you had no idea what they might be doing when you rang ("I'm in the queue to board a plane. Is this urgent?"), and voicemail messages sound incoherent compared with the tersely eloquent text message, which gets straight to the point. Twitter and Facebook messages come directly into my email inbox. Until I disabled them, I was assaulted with alerts and badges telling me someone had made contact. When I got an email account in the late 90s, I encouraged people to use it, rather than ring me so I could work in peace, uninterrupted. I still prefer to email so that the recipient has a record of what it is I'm contacting them about and I can refer them back to it if there is confusion. Gradually, my phone ceased to ring. I discouraged people from calling my mobile unless it was urgent, as I reasoned that, if I was out, I was out, and talking to my editor about proofs while about to get on a bus seemed pointless. Perhaps in the future the idea of talking to a disembodied voice will seem as bizarre as it did to Proust when, in Remembrance of Things Past, he describes the narrator's first ever phone call, to his grandmother. Yet I miss the intimacy of this most direct of speech, the voice in your ear talking straight into your own head. You missed the body language but, without it, the inflection of the voice was magnified. I felt I could really concentrate when I had a phone conversation, until I noticed the suspicious clicking at the other end of the line of the fingers playing computer solitaire or even answering emails. Perhaps all that will be left in the end is phone sex, as porn, like cockroaches, inherits the earth.
Available on: <http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2012/jul/20/death-of-the-phone-call>

Glossary: Ofcom: Independent regulator and competition authority for the UK communications industries.

Question 31
The writer says he/she received invitations through A) a postcard. B) a telephone call. C) an email message. D) the Twitter.

19

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Question 32
The writer says that A) friendly messages always bounce into iPhones as email alerts. B) having direct business communication with people has become rare. C) people only reach their friends now through the media of the twitter. D) you do not speak to your friends anymore on the telephone.

Question 33
The text says that, when complex problems arise, A) people commission a meeting through the email. B) talking to people becomes necessary, as a last resort. C) the manner of people talking becomes very terse. D) the purpose related to work is lost in technology.

Question 34
According to the text, all of the following are true nowadays, EXCEPT A) a lot of communication is made typing on screens. B) lately, the use of telephones has decreased considerably. C) more people use mobiles rather than send texts to communicate. D) supposedly there has been a decline of literacy and the written word.

Question 35
The text states that A) 58% of the population make calls on landlines and mobiles. B) 47% of the whole population sent texts in the year 2011. C) nearly 40% of the population own smartphones nowadays. D) more than 5% of cell phones nowadays are smartphones.

20

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Question 36
According to the text, in the beginning cell phones A) resembled quaint instruments of radio. B) existed to be used exclusively on trains. C) were used only by advertising executives. D) were the size of bricks and made of plastic.

Question 37
All the statements are true about Jon McGregors short story, EXCEPT A) the author created the story while on a train. B) the story is about a mysterious journey on a train. C) the story talks about two different train journeys. D) the writer of the present text read the story on a train.

Question 38
According to the text, A) a short story is the best vehicle for advertising smartphones. B) Jon McGregor has become a compulsive smartphone texter. C) the modern texting technology has reached fiction writing. D) the Twitter has invented a short story about a texting maniac.

Question 39
According to the text, A) landlines are rapidly becoming a thing of the past. B) people tend to send voicemails while boarding planes. C) smartphones are being mostly used for telemarketing. D) voice messages are as incoherent as text messages.

21

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Question 40
The writer of the text A) is surprised his phone does not ring much anymore. B) likes to talk to his editor on his mobile phone. C) prefers email messages to telephone calls. D) thinks emails send confusing messages.

22

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Conhecimentos Gerais
Questo 41
Em 1996, Huntington publicou um volumoso livro, que essencialmente uma tentativa de fundamentar melhor e retrabalhar certos aspectos da sua interpretao de choque das civilizaes. Alguns novos temas so desenvolvidos nessa obra, notadamente o da ordem multipolar e multicivilizacional, de Estado-ncleo e da sobrevivncia do Ocidente e em particular da liderana norte-americana (VESENTINI, 2005, p. 56). As seguintes alternativas apresentam afirmativas corretas de Huntington, EXCETO A) a nova ordem mundial multipolar e multicivilizacional, o que significa que os centros mundiais de poder deixam de ser os Estados, e o Conselho de Segurana da ONU passa a ser o mediador dos conflitos mundiais. B) as civilizaes que carecem de um Estado-ncleo (tal como ocorreria hoje com a africana, com a islmica e com a latino-americana) apresentam maiores problemas em criar ordem no seio delas e tambm em resolver disputas entre os seus Estados e outros de civilizaes diferentes. C) as civilizaes so como famlias, e os Estados-ncleos representam o chefe, o lder dos demais Estados daquele bloco civilizacional, que o veem como um parente cuja liderana proporciona a eles apoio e disciplina. D) o conceito de Estado-ncleo de uma civilizao seria uma categoria nova de poder, diferente das superpotncias da Guerra Fria e das grandes potncias, normalmente ocidentais, dos ltimos sculos.

23

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 42
Para alguns, o maior problema e a fonte mais importante de potenciais conflitos na nova ordem mundial a crescente disparidade entre o Norte e o Sul, entre uma minoria de naes ricas e uma imensa maioria de pases subdesenvolvidos. So vrios propagadores dessa ideia, desde marxistas at fundamentalistas de diversos matizes, passando inclusive por liberais. Um dos mais importantes arautos dessa viso o historiador ingls Paul Kennedy, um liberal de esquerda radicado nos Estados Unidos desde 1983 e que em 1988 publicou a obra Ascenso e queda das grandes potncias. Aps escrever esse livro que j virou um clssico e que suscitou inmeros debates, inclusive algumas cidas crticas, Kennedy encetou uma anlise prospectiva para o sculo XXI, procurando agora enfatizar no mais o poderio militar, tal como tinha feito no livro anterior, e sim os novos desafios do mundo deste sculo que se inicia (VESENTINI, 2005, p. 48). correto afirmar que, entre esses novos desafios, NO se inclui A) a globalizao vista sob o prisma das telecomunicaes e do sistema financeiro internacional. B) a nova revoluo industrial, com o aumento da produtividade e o desemprego em massa. C) a queda demogrfica mundial que vem acentuando a falta de fora de trabalho no Terceiro Mundo. D) os perigos para o meio ambiente global derivado do comportamento irresponsvel do homem frente natureza.

Questo 43
[...] A globalizao significa um processo que segue algumas tendncias j presentes no passado, mas que agrega novos elementos, trazendo transformaes qualitativas. Da chamarmos globalizao e no simplesmente de internacionalizao o processo de expanso mundial dos mercados (BARBOSA, 2001, p. 32). As seguintes alternativas apresentam aspectos que diferenciam a globalizao das fases passadas da internacionalizao, EXCETO A) a expanso internacional do capital financeiro cria uma interligao entre os mercados de moedas, de ttulos de dvidas pblicas e de aes. B) a globalizao vem ainda acompanhada de uma nova ideologia, com a predominncia dos partidos de extrema direita. C) o surgimento de novas tecnologias voltadas para o armazenamento e intercmbio de informaes permite que as empresas e instituies funcionem em rede, com grau significativo de flexibilidade e adaptabilidade. D) todos os pases do mundo, praticamente, esto inseridos na globalizao, procurando se sintonizar com as correntes de comrcio e de capitais da economia internacional.
24 CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 44
Tanto o FMI quanto o Banco Mundial operam base das chamadas condicionalidades. Um pas que necessita de recursos externos, seja para preveno de uma crise, seja para a realizao de investimentos em infraestrutura considerado um pas com desajustes econmicos, os quais necessitam ser corrigidos. Um pacote de polticas vem ento junto com os emprstimos [...] (BARBOSA, 2001, p. 94). Assinale a alternativa que apresenta a poltica exigida pelos rgos financiadores internacionais para a liberao de emprstimos. A) Concesso de subsdios B) Estatizao das empresas C) Fechamento da economia nacional D) Reforma do setor pblico

Questo 45
James Roberts, pesquisador do ndice de liberdade econmica da Heritage Foundation, em entrevista s pginas amarelas da revista Veja, afirmou: [...] quando analisamos o continente americano como um todo, percebemos que a liberdade econmica est diminuindo. A culpa claramente da Amrica Latina. A regio est dividida. De um lado esto governos baseados em uma democracia mais profunda, que estimula o livre mercado e traz prosperidade para a populao [...]. De outro esto governos populistas que vendem frmulas desgastadas do passado (Veja. 3 set. 2008. p. 20). CORRETO afirmar que ao tratar de governos populistas que vendem frmulas desgastadas do passado, o entrevistado est se referindo A) Costa Rica. B) Venezuela. C) ao Chile. D) ao Mxico.

25

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 46
O governo de Minas criou, em 2007, o Estado para Resultados, ou Choque de Gesto de Segunda Gerao, que na prtica alterou a organizao das aes da administrao pblica. A partir da adoo desse modelo, as secretarias e demais rgos do Estado passaram a formar um sistema coordenado, onde no existem mais processos realizados de forma autnoma, sem conexo com a estratgia geral [...] No Choque de Gesto de Segunda Gerao, os destinatrios das polticas pblicas foram organizados pelo governo de Minas em cinco eixos considerados estratgicos. Disponvel em: <www.mg.gov.br> Entre esses eixos, NO se inclui A) adoo de programas de educao, sade e cultura, todos voltados para ampliar o capital humano, fator fundamental para o desenvolvimento econmico e social de um povo. B) ateno especial ao crescimento econmico, considerado a principal alavanca das transformaes sociais sustentveis, por meio de programas de fomento econmico, infraestrutura e cincia e tecnologia. C) desenvolvimento do campo, com o fornecimento de equipamentos e insumos para a alavancagem da agricultura em reas no habitadas, provocando o povoamento mais denso do Estado. D) reduo das desigualdades regionais, com programas voltados para as localidades de menor ndice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Questo 47
As seguintes alternativas apresentam diretrizes do Conselho Estadual de Poltica Ambiental COPAM (Lei Delegada n. 178, de 29 de janeiro de 2007), EXCETO A) acompanhar o planejamento e o estabelecimento de diretrizes de aes de fiscalizao e de exerccio do poder de polcia administrativa desenvolvidas pelos rgos e entidades ambientais. B) atuar conscientizando seus agentes de polcia administrativa acerca da necessidade de participao no processo de proteo, conservao e melhoria do meio ambiente, com vistas ao uso sustentado dos recursos naturais. C) compatibilizar planos, programas e projetos potencialmente modificadores do meio ambiente com as normas e padres estabelecidos pela legislao ambiental vigente, visando garantia da qualidade de vida e dos direitos fundamentais da sociedade e do indivduo. D) estabelecer normas tcnicas e padres de proteo e conservao do meio ambiente, observadas as legislaes federal e estadual, bem como os objetivos definidos nos planos de desenvolvimento econmico e social do Estado.

26

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 48
As seguintes alternativas apresentam afirmativas corretas sobre a Lei Delegada n. 179, de 1 de janeiro de 2011, EXCETO A) a cada cargo de Secretrio de Estado corresponde um cargo de Secretrio de Estado Adjunto que tem como atribuio auxiliar o titular na direo do rgo, substituindo-o nas suas ausncias, impedimentos e sempre que necessrio, sem prejuzo de outras atribuies que lhe forem delegadas pelo titular. B) a Polcia Militar do Estado de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiro de Minas Gerais e a Polcia Civil do Estado de Minas Gerais subordinam-se ao Governador do Estado e integram, para fins operacionais, o sistema de Defesa Social, juntamente com a Secretaria de Defesa Social. C) o Cargo de Secretrio de Estado Extraordinrio da Copa do Mundo fica vinculado Secretaria de Planejamento e Gesto, no intuito de controlar a viabilidade dos custos das obras para o evento de 2014. D) os rgos e entidades da Administrao Pblica do Poder Executivo relacionam-se por subordinao administrativa, subordinao tcnica e vinculao.

Questo 49
Leia e analise os seguintes itens.
I. II.

Direito organizao sindical, no discriminao racial ou sexual no trabalho e proibio do trabalho infantil e forado. Direito vida e o acesso sade para milhes de pessoas contaminadas pelo vrus da AIDS.

III. Realizao de diagnsticos peridicos sobre a brutalidade policial, condies carcerrias e tortura em vrios pases do mundo. IV. Informao aos cidados de decises tomadas em rgos multilaterais, sem aprovao nos congressos nacionais.

CORRETO afirmar que esses itens esto relacionados, respectivamente, s seguintes Organizaes No Governamentais (ONGs) A) CIOLS; Oxfam; Human Rights Watch; Public Citizens Global Watch. B) Oxfam; CIOLS; Human Rights Watch; Public Citizens Global Watch. C) Oxfam; CIOLS; Public Citizens Global Watch; Human Rights Watch. D) CIOLS; Oxfam; Public Citizens Global Watch; Human Rights Watch.

27

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

Questo 50
O Programa de Parcerias Pblico-Privadas (PPP) instituiu as bases para a implantao de um novo modelo de contratao de servios junto ao setor privado. Considerado estratgico para o desenvolvimento sustentvel do Estado, baseia-se em princpios como a boa governana e visa promover a adoo de prticas que resultem no melhor uso dos recursos pblicos. Disponvel em: <www.mg.gov.br> CORRETO afirmar que as PPP se iniciaram nos seguintes setores: A) agrcola e rodovirio. B) carcerrio e urbanstico. C) rodovirio e carcerrio. D) urbanstico e agrcola.

28

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

29

CEMIG 2 094 Comun. Soc. Jr. Publ. Propag.

www.pciconcursos.com.br

PARA VIRAR O CADERNO DE PROVA.

AGUARDE AUTORIZAO

ATENO:

You might also like