You are on page 1of 21

MOTORES ELTRICOS III

TCNICO EM ELETROTCNICA

MQUINAS E APARELHOS ELTRICOS

2009

MOTORES ELTRICOS Relembrando: Princpio de Funcionamento Uma mquina eltrica pode ser definida como um dispositivo que transforma energia eltrica em outra forma de energia ou que transforma a energia eltrica, com determinadas caractersticas, em outra forma de energia com outras caractersticas. As mquinas eltricas podem ser agrupadas em dois grandes grupos. Mquinas estticas nas quais no se encontra qualquer pea em movimento, como o caso de transformadores. O outro grupo denominado de mquinas rotativas. As mquinas deste grupo so constitudas por duas partes, a parte fixa que se chama estator e a parte mvel que tem o nome de rotor. Todas as mquinas eltricas so constitudas por um enrolamento (bobina) onde criado o campo magntico e este fenmeno surge na parte fixa da mquina que quando sujeita a um campo magntico criado pela corrente eltrica toma o nome de indutor. Ao mesmo fenmeno que surge na parte mvel que o local onde vo surgir as foras eletromotrizes (f.e.m.) induzidas, recebe o nome de induzido. Resumindo, quando uma corrente eltrica atravessa um condutor criado ao redor do mesmo um campo magntico. Se colocarmos esse condutor numa regio de campo magntico fixo, o condutor ficar submetido a uma fora eletromagntica que ter como efeito fazer com que o condutor se desloque. Assim, surge o princpio de funcionamento de uma mquina eltrica elementar. Os motores eltricos so responsveis por grande parte do consumo de energia eltrica nas indstrias. Estima-se que 96% da energia consumida pelo setor industrial esto concentradas em unidades ligadas em alta tenso (AT) e 4% em BT. No setor industrial entre 50 e 60% da energia eltrica utilizada consumida por motores eltricos. Da a importncia em se utilizar motores eficientes, visando reduo de consumo com medidas tais como: redimensionamento, substituio de equipamentos mediante motores de alto rendimento, utilizao de controle de velocidade, alm de, obviamente, operao e manuteno corretas.

costume a especificao de motores com potncias superiores indicada no projeto, com mais desvantagens que vantagens. - trabalho folgado - nunca ou dificilmente queimam - demandam maior quantidade de energia reativa (magnetizao) baixo fator de potncia. Tipos de Motores - Motores de Corrente Alternada - Motores de Corrente Contnua Os motores de corrente contnua so empregados quando se necessita de controle de velocidade. Os motores de corrente alternada so empregados pela maior versatilidade e eficincia e custos menores. So classificados em: - sncronos: velocidade pr-fixada (constante) - assncronos: velocidade varivel com a carga. So tambm chamados de induo. Em termos construtivos os motores de induo podem ser em gaiola e rotor bobinado. Suas principais caractersticas so: simplicidade, robustez, menor preo, menor manuteno. Os motores em geral apresentam alto rendimento: 75% a 95%.

Potncia (Hp) 5 10 30 50 100 Eficincia de um Motor

Motor Padro (Eficincia) % 83, 3 86,0 89,5 91,0 92,1

Motor de Alto Rendimento (Eficincia) 89,5 91,7 93,6 94,5 95,4

energia pretendida energia fornecida

potncia til potncia fornecida

N til N entrada

Potncia Entrada = Potncia til + Potncia Dissipada A potncia til a potncia aproveitada, tirando-se o atrito, calor, etc. Potncia do Motor a) Potncia Ativa do Motor (Pa) em Watts Pa =
3

U I cos

Onde U = Tenso de Operao do Motor (V) I = Corrente do Motor ( A) cos = Fator de Potncia do Motor b) Potncia Mecnica ou Potncia til do Motor (Pu)
Pu = Pa x 0,736

Onde Pu = Potncia til do motor (CV) e Pa = Potncia Ativa do Motor (kW) e = Rendimento do Motor c) Carregamento do Motor
Carregamento = potncia til x 100 potnciano min al

Carregamento > 75% - motor correto Carregamento < 75% - subdimensionado, no correto. d) Economia de Energia Proporcionada pelo Uso Correto de Motores Economia (R$) = (Potncia Atual Potncia Proposta x Horas x Tarifa)

Uma mquina eltrica capaz de converter energia mecnica em energia eltrica (gerador) ou energia eltrica em mecnica (motor). Quando se trata de um gerador, a rotao suprida por uma fonte de energia mecnica como, como por exemplo, uma queda dgua, para produzir o movimento relativo entre os condutores eltricos e o campo magntico e gerar, desse modo, uma tenso entre os terminais do condutor. No caso de motores, o funcionamento inverso; energia eltrica fornecida aos condutores e ao campo magntico para que surja a fora magntica nos condutores, compondo um binrio e causando a rotao ( energia mecnica). As mquinas eltricas so sempre compostas por estator (parte estacionria) e rotor (parte que gira). A designao motor de induoou assncrono provm do fato de que o rotor no alimentado diretamente pela fonte de energia; sofre a induo de uma f.e.m estabelecendo-se, ento, a passagem de uma corrente induzida no circuito do rotor, cujo fluxo reage sobre o fluxo de armadura, produzindo momento de rotao. Compreende-se melhor o fenmeno envolvido, dizendo se que como as barras do rotor se encontram num campo magntico e transportam correntes, acham-se submetidos a foras que tendem a mov-las em direo perpendicular ao campo. Estas foras so responsveis pelo movimento de rotao ou o conjugado motor propriamente dito. O motor de induo encontra grande aplicao industrial (90%) pelas suas caractersticas: velocidade, robustez, fabricao, menor custo, etc. Dividem-se em dois grupos: gaiola de esquilo (rotor em curtocircuito) e rotor bobinado. Dizemos de incio que a caracterstica principal do motor em gaiola apresentar velocidade constante: ventiladores, compressores (operao contnua com carga varivel), elevadores, bombas (operao contnua com carga estvel). Os motores de CA podem ser monofsicos ou trifsicos, sendo que os monofsicos exigem dispositivos de partida (capacitor). O motor de induo de rotor bobinado tem suas bobinas ligadas a um resistor varivel, trifsico, em estrela, cuja finalidade diminuir a corrente de partida. No incio do funcionamento o resistor deve estar em seu valor mximo (ponto zero) e medida que o motor ganha velocidade vai sendo retirado at a sua total eliminao (curto-circuito).

Ele , sem dvida, um motor mais caro, porm permite um grande torque de partida, se uma resistncia varivel for intercalada no circuito do rotor. A velocidade varia com a variao desta resistncia e o rendimento do motor tambm ser afetado. Ainda quanto ao motor de rotor em gaiola, podemos dizer que ele apresenta um meio termo entre momento de torso grande (alta resistncia rotrica) e alto rendimento (baixa resistncia rotrica). Escorregamento O escorregamento para motores assncronos definido por:
s = ns n . 100 ns

onde s o escorregamento percentual n s a rotao sncrona (velocidade do fluxo) n a rotao do rotor. Obs.: Sem carga, um motor de induo, tipo gaiola, de 5 HP, 1200 rpm, mancais de esfera, aproximadamente 0,05% (0,06 rpm). Para o mesmo motor a plena carga o escorregamento pe da ordem de 4%, 48 rpm. O rotor no pode girar com a mesma velocidade do fluxo pois as barras do rotor no cortariam fluxo; no haveria f.e.m. induzida e conseqentemente a corrente no rotor seria nula e portanto, o conjugado. O escorregamento, conforme definio, caracteriza a diferena de velocidade que existe entre o fluxo e o rotor e aumenta com o aumento de carga. Quando se aplica carga ao motor, torna-se necessrio que haja uma maior corrente no rotor para produzir o necessrio conjugado (momento de toro) destinado a suportar o acrscimo de carga. O campo girante, por conseguinte, precisa cortar as barras do rotor a uma velocidade mais elevada para proporcionar o reforo imprescindvel da corrente. O escorregamento de fase do rotor, em conseqncia, deve crescer e necessariamente h uma diminuio da velocidade do motor. Quando se aumenta a resistncia do rotor, a partir de zero, o ngulo de atraso 2 da corrente do rotor diminui, aumentando o nmero de barras do mesmo que contribuem para o conjugado motor e tambm desvia para
6

um campo mais intenso, enquanto que diminui o nmero de barras que se opem ao conjugado motor e as desvia para um campo mais fraco. Deste modo, o conjugado resultante aumenta rapidamente quando a resistncia do rotor parte de zero. Os motores de induo do tipo gaiola so classificados por norma em categorias: Categoria A: Baixa Resistncia Rotrica Apresenta conjugado de partida normal, corrente de partida alta, baixo escorregamento. Categoria B: Alta Reatncia, conjugado de partida normal, baixo escorregamento (substitui o anterior pelo menor tamanho, peso.) Ex.: Bombas, ventiladores, serras tornos, transportadores sem carga, compressores centrfugos, mquinas em geral, etc, onde o conjugado de partida no precisa ser alto. Categoria C (dupla gaiola): conjugado de partida alto, corrente de partida normal, baixo escorregamento (conjugado de partida 1,5 conjugado de plena carga). Ex.: Bombas e compressores (recprocos), transportadores com cargas, misturadores, etc. Categoria D (alta resistncia rotrica): conjugado de partida alto, corrente de partida normal, alto escorregamento. Usado onde o servio exige: prensas, mquinas com excntricos, corte de metais e onde o conjugado alto e o escorregamento tambm. Torque ou Conjugado Sempre precisamos saber se o motor parte em vazio ou em plena carga, para a escolha adequada do conjugado. Tm-se, a seguir, as caractersticas do conjugado dos motores de induo de rotor em gaiola.

Normalmente so fabricados motores de categoria B (ou A). Para as categorias C e D eles devem ser encomendados.
7

s mquinas ferramentas geralmente se aplicam motores da categoria B (mais baratos), pois satisfazem as condies de funcionamento j que o conjugado de partida no muito elevado e em funcionamento os motores desta categoria so os que respondem bem s variaes da rotao com o conjugado resistente, dando estabilidade ao funcionamento (inclinao da curva prxima ao ponto de funcionamento) Os motores da categoria D tm aplicao nas mquinas que possuem volantes, necessitando, portanto, alto conjugado de partida e por permitirem alto escorregamento, possibilitam a diminuio do volante. Para grandes potncias freqente o uso de motores sncronos que giram rigorosamente dentro do sincronismo (N = 120 f /p). O inconveniente exigir fonte de corrente contnua para o campo. Os motores diassncronos so tambm chamados universais pois funcionam tanto em CA quanto em CC. Ex.: motores dos aparelhos eletrodomsticos. Consideraes Gerais sobre Torque A corrente no rotor resulta da induo e sua freqncia necessariamente a freqncia do escorregamento. O torque de um motor de induo depende do escorregamento. Para escorregamento nulo (velocidade sncrona) no h torque. Com o crescimento do escorregamento com a carga, o torque cresce at um mximo e comea a decrescer, com o crescimento do escorregamento. Ento, o torque mximo alcanado para um certo valor de escorregamento que depende da resistncia do rotor; baixa resistncia d mximo torque com pequeno escorregamento e alta resistncia d mximo torque com alta resistncia. A corrente do rotor limitada pela impedncia do enrolamento do rotor que no constante. Uma componente da impedncia a reatncia e esta proporcional freqncia. A freqncia da corrente do rotor proporcional ao escorregamento. Portanto, a impedncia maior quando o escorregamento maior. Crescendo o escorregamento, cresce a f.e.m. gerada, mas a impedncia tambm cresce. Para pequenos valores de escorregamento a reatncia baixa (freqncia baixa). A corrente no rotor ento, apenas limitada quase inteiramente pela resistncia. Nenhum motor de induo atinge o valor da velocidade sncrona, pois nessa velocidade o torque nulo e haveria necessidade de vencer atrito, ventilao, etc.

O torque guarda uma perfeita proporcionalidade com o escorregamento para baixo escorregamento (velocidade prxima ao sincronismo). Mas, medida que o escorregamento cresce, (acrscimo de resistncia), a reatncia se torna maior comparada resistncia e o torque no cresce proporcionalmente ao escorregamento. H duas razes para tanto: Primeiro, havendo aumento da impedncia do rotor, h um limite na quantidade de corrente; segundo, quando a corrente, limitada pela reatncia, no mais estaria em fase com a f.e.m. gerada, mas atrasada. O mximo de f.e.m. e corrente no se d na mesma barra do rotor; o mximo da f.e.m. ocorre antes do mximo de corrente e o torque no rotor menor, dada a desfavorabilidade da relao de fase. Resumo: Grande escorregamento velocidade + mais baixa do rotor + resistncia rotrica. Comparao entre os Diversos Tipos de Motores de Gaiola Rotor de Baixa Resistncia (A). um motor de uso geral, possui rendimento, fator de potncia e conjugado motor mais elevado e o menor deslizamento de todos os rotores de gaiola e apresenta razovel conjugado, perfeitamente adaptvel a muitas situaes. Rotor de Alta Reatncia (B). Ao invs de se utilizar um motor grande com rotor de baixa resistncia e transformador de partida, prefere-se um rotor de alta reatncia, economizando peso, custo e espao dos transformadores. Seu conjugado de partida supera o do de baixa resistncia quando com trafo de partida e isso pode ser uma condio importante. Rotor de Dupla Gaiola (C). Utilizado quando se deseja um conjugado superior a 1,5 vezes o conjugado de plena carga. Para um conjugado de aplicao gradual deve-se utilizar um motor de rotor bobinado. O conjugado do motor de alta reatncia menor (por projeto) que o de dupla gaiola, fato por que posto em marcha mais suavemente. O rendimento no um fator altamente decisivo entre eles, j que a diferena mnima (1%). Os fatores mais decisivos so: conjugado, corrente de partida, tamanho, custo, etc.

Rotor de Alta Resistncia (D): Usado Especialmente onde o servio exige partidas intermitentes (cargas intermitentes). Quando se trata de cargas intermitentes de curta durao o alto escorregamento responsvel pela diminuio da velocidade e permite ao volante tomar o mximo de carga Seleo de Motores Eltricos Para uma escolha prvia do tipo de motor sugere-se a obedincia da seqncia dada a seguir, sabendo-se que para uma escolha rigorosa (especialmente grandes motores) deve-se fazer um estudo detalhado parta cada caso. 1. Fonte de Suprimento de Fora a) Tenso: C.C., C.A. b) Fases: Monofsico, trifsico. c) Freqncia: 50 ou 60 Hz 2. Potncia Necessria Dever ser prxima exigida pela carga (se muito acima baixo rendimento e se muito abaixo sobrecarga). Se carga varia com o tempo deve se conhecer a curva de potncia com o tempo potncia mdia para seleo do motor (problemas com cargas muito variveis e oscilantes). Se a mquina tiver que operar em diferentes velocidades deve-se conhecer as potncias segundo as velocidades. Motores de C.C. HP = V. I. N /746. Motores de Induo Monofsicos: HP = V.I. . cos / 746 Motores de Induo Trifsicos: HP = V = Tenso de Linha (V) I = Corrente de Linha (A) Cos = fator de potncia = rendimento Potencia (CV.) = F. V / 75 = C. N / 716 = T . N / 5250 F = Fora em kgf
3

V.I .. cos / 746

10

V = Velocidade em m/s T = Conjugado ou Torque em lb.ft N = Rotao em r.p.m Ainda, C = HP . 726 / r.p.m. onde C = Conjugado kVA =
3

V.I / 1000

I plena Carga = kVA . 1000 /

kW = kVA x cos

e 1 HP = 1,015 C. V.

3. Velocidade do Motor Influenciam o tipo de motor - velocidade de funcionamento - diferentes velocidades (variao) - regulao de velocidade - direo de rotao e reverso - mtodos de acoplamento (Direto, Engrenagem).

Transmisso

por

Correia,

Construo Mecnica: eixo Hor. Ou Vert; (mancais de rolamentos e lubrificados com graxa); posio inclinada mancais de esferas lubrif. Os dados de placa referem-se r.p.m. em plena carga (em vazio maior) 4. Conjugado ou Torque Precisa-se saber se o motor parte em vazio ou em carga motor de baixo ou alto conjugado de partida. Categoria B (baixo conjugado de partida) Categoria C (alto conjugado de partida) Com mais rigor, deve-se conhecer o comportamento da carga desde a partida at velocidade nominal. Conjugado Motor (CM) = Conjugado da Carga (CC) + Conjugado de Acelerao (CA) Na rotao nominal CA = 0 e na desacelerao CA < 0. O conjugado disponvel no eixo dever ser superior ao exigido pela carga e dever em todas as ocasies, at atingir a velocidade nominal, ser maior que o conjugado requerido pela mquina acionada (Quanto maior o excesso de conjugado, tanto mais rpida a acelerao). 5. Fator de Servio

11

Fator que aplicado potncia nominal (ou corrente), indica a sobrecarga permissvel que pode ser aplicada continuamente sob condies especficas. Normalmente de 15% (1,15). Um motor de 20 HP e FS = 1,25 pode acionar uma mquina operatriz de at 25 HP. 6. Condies de Servio Temperatura ambiente (normal 40.C) Isolao: Classe O - temperatura mxima 90. C. Classe A - temperatura mxima 105.C Classe B - temperatura mxima 125.C Classe C - temperatura mxima 175.C Altitude ( em condies normais at 1000m) - a prova de exploso: trabalho em ambiente contendo vapores , gases, poeira metlica, explosivos,etc). - totalmente fechados: ambiente com muita poeira, corrosivos e ao tempo. - a prova de pingos: ambientes normais de trabalho e ambientes razoavelmente limpos: residncias, indstrias, edifcios, etc. Mquina de Corrente Contnua A mquina possue rotor e estator. O rotor consiste de : Eixo da Armadura imprime rotao ao ncleo da armadura, enrolamentos e comutador. Ncleo da armadura: est conectado ao eixo e construdo de camadas laminadas de ao,provendo uma faixa de baixa relutncia magntica entre os plos. As lminas servem para reduzir as correntes parasitas no ncleo,e o ao usado de qualidade destinada a produzir uma baixa perda por histerese. O ncleo contm ranhuras axiais na sua periferia para colocao do enrolamento da armadura. Enrolamento da armadura: constitudo de bobinas isoladas entre si e do ncleo da armadura. colocado nas ranhuras e eletricamente ligado ao comutador. Comutador: devido rotao do eixo, providencia o necessrio chaveamento para o processo de comutao. O comutador consiste de segmentos de cobre, individuais isolados entre si e do eixo, eletricamente conectados s bobinas do enrolamento de armadura. O rotor da armadura das mquinas de CC tem quatro funes principais: (1) permite rotao para ao geradora ou ao motora mecnica; (2) em virtude da rotao, produz ao de chaveamento
12

necessrio para a comutao; (3) contm os condutores que induzem a tenso ou providenciam um torque eletromagntico; e (4) providencia uma faixa de baixa relutncia para o fluxo. O estator da mquina de corrente contnua consiste de: Carcaa: uma carapaa ou estrutura cilndrica de ao ou ferro fundido ou laminado. No apenas a carcaa serve como suporte das partes descritas, mas tambm providencia uma faixa de retorno do fluxo para o circuito magntico criado pelos enrolamentos de campo. Enrolamento de campo: consister de umas poucas espiras de fio grosso para o campo-srie ou muitas espiras de fio fino para o campo-shunt. Essencialemtne, as bobinas de campo so eletromagnetos, cujos ampresespiras (Ae) providenciam uma fora magnetomotriz adequada produo, no entreferro, do fluxo necessrio para gerar uma f.e.m. ou uma fora mecnica. Os enrolamentos de campo so suportados pelos plos. Plos: so constitudos de ferro laminado e parafusados ou soldados na carcaa, aps a insero dos rolamentos de campo nos mesmos. A sapata polar curvada e mais larga que o ncleo polar para espalhar o fluxo mais uniformemente. Interpolo: ele e o seu enrolamento tambmso montados na carapaa da mquina. Eles so localizados na regio interpolar, entre os plos principais, e so geralmente de tamanho menor. O enrolamento do interpolo composto de algumas poucas espiras de fio grosso, pois ligado em srie com o circuito da armadura, de modo que a f.e.m. proporcional corrente da armadura. Escovas e Anis-Suporte de Escovas: assim como os interpolos, parte integrante da armadura. As escovas so de carvo e grafite, suportadas na estrutura do estator por umk suporte tipo anel, e mantidas no suporte por meio de molas, de forma que as escovas mantero um contato firme com os segmentos do comutador. As escovas esto sempre instantaneamente conectadas a um segmento e em contato com uma bobina localizada na zona interpolar.

Categoria do Motor

13

Depende do conjugado de partida NBR 7094: Categorias N H D NEMA ( Norma Americanas): A, B, C, D e F Em funo da aplicao do motor, suas caractersticas de torque em relao velocidade e corrente de partida podem variar ( Fig. ). A esta variaodenominamos categoria. Segundo a NBR 7094 % do Torque de Plena Carga % da Rotao Sncrona Caractersitcas Torque x Velocidade Caractersticas das Categorias CAT. N Cor. Part. Mdia Rotor Torque % Aplicao Bloqueado Escorreg. Mdio Alto Max. 5% Torque de part. normal; Torque motores normais p/cargas normais como: ventiladores, bombas, maq. operatrizes, etc. Alto Mdio Max. 5% Torque de part. alto Torque p/cargas de alta inrcia como: centrfugas, esteiras carregadoras, etc. Extra Alto Baixo Maior Torque de part. muito Torque 5% alto p/ cargas de altssima inrcia com picos peridicos como: prensas excntricas, elevadores, etc.

Mdia

Mdia

Motores Kohlbach enquadram-se na categoria N, mas ultrapassam em muito os valores mnimos fixados em norma (partida pesada com rpida
14

acelerao, partida com sistemas de tenso reduzida e suporte de picos de carga e quedas de tenso momentneas). Graus de Proteo de Tipo de Carcaa Letras IP seguidas de 2 algarismos: 1. Algarismo: penetrao de corpos estranhos 2. Algarismos: penetrao de gua IP 12 IP 22 IP 23 IP 44 IP 54 IP 55 abertos abertos abertos totalmente fechados motores muito empoeirados motores que precisam ser lavados periodicamente

NBR 6146 fixa os graus de proteo a) contra o contato de pessoas e partes vivas e mveis no interior de invlucros e contra a penetrao de corpos slidos estranhos no equipamento. b) Contra a penetrao prejudicial de gua no interior do invlucro. 1. Algarismo: grau de penetrao de corpos estranhos e contato acidental O1 2 3 4 5 6 sem proteo protegido contra objetos slidos maiores que 50 mm protegido contra objetos slidos maiores que 12 mm protegido contra objetos slidos maiores que 2,5 mm protegido contra objetos slidos maiores que 1,0 mm protegido contra poeiras protegido totalmente contra poeiras

2. Algarismo: indica o grau de proteo contra penetrao de gua no interior do motor 0 - sem proteo
15

1 2 3 4 5 6 7 8

pingos dgua na vertical pingos dgua at inclinao de 15. com a vertical agua de chuva at inclinao de 60. com a vertical projees de gua de todas as direes jatos de gua de todas as direes gua de vagalhes imerso temporria imerso permanente

REGIME: Est relacionado com a estabilidade trmica do motor. Como a corrente de partida alta, haver sempre uma sobrecarga que poder afetar as temperaturas do enrolamento. Indica a variao de carga com o tempo, com as paradas e as frenagens. O regime pode ser indicado na NBR 7094 ou por indicao numrica da NBR 5457. Anlise de Atendimento Rede Secundria A avaliao da flutuao de tenso provocada por esse tipo de atendimento que deve levar em conta a queda de tenso na rede secundria e a queda de tenso interna do trafo de distribuio. a) Potncia de partida do motor com rotor em gaiola (kVA) A potncia absorvida pelo motor da rede, na partida deve ser obtida por:
S ( kVA) = P n Ip ( )K Fp In

S = potncia de partida do motor em kVA Pn = potncia nominal do motor em kW (fator de potncia 0,75 ou tabela) Fp = cos tabela Anexo ( V ) Caractersticas Tpicas de Motores de Induo Trifsicos Rotor em Gaiola Ip = relao entre a corrente de partida e a nominal do motor (Anexo V ) K depende do tipo de dispositivo de partida aplicado ao motor
16

Partida a plena tenso K = 1 Partida com chave estrela - tringulo (Y - ) K = 0,333 Chave compensadora de partida: Tape 50% K = 0,250 Tape 65% K = 0,423 Tape 80% K = 0,640 Chave srie paralela : K = 0,25 Chave partida com resistncia reator: K = 0,70 85 b) Clculo da Queda de Tenso Interna ao Trafo queda de tenso interna percentual no transformador de distribuio trifsico, provocada pela partida do motor com rotor em gaiola, pode ser calculada por:
QT (%) = Z % S (kVA) S (Trafo ) para motores trifsi cos

Trafo
QT (%) = 2Z % S (kVA) S (Trafo ) para motores bifsi cos ( fase fase)

Trafo
QT (%) = 67 % S ( kVA) S (Trafo ) para motores monofsi cos ( fase neutro)

Trafo onde Q T (%) = queda de tenso no trafo devido partida do motor com rotor em gaiola Z % = impedncia % do trafo de distribuio que pode ser obtido dos dados de placa do equipamento ( na falta de dados, usar dados de tabela). No. Fases Potncia Impedncia Z Impedncia % % Z

17

Trifsico Trifsico Trifsico Monofsico

150 150 a 300 > 300 At 100

13,8 kV 3,5 4,5 4,5 2,5

34,5 kV 4,0 5,0 5,0 3,0

S ( kVA) potncia absorvida da rede na partida do motor em kVA S Trafo potncia nominal do trafo de distribuio em kVA ( pode ser obtida atravs de grficos Anexo ). c) Clculo da Queda de Tenso na Rede Secundria
I S ( kVA) 100

(%) = K

Rede K = coeficiente de queda de tenso (% / kVA x 100), Anexo X. No caso de queda de tenso deve ser utilizado o fator de potncia 0,8, bem como os coeficiente4s compatveis com o nmero de fases do motor com rotor em gaiola. I = distncia, em metros, do trafo de distribuio ao ponto da rede onde est localizado o motor. S( kVA) = potncia de partida do motor, absorvida efetivamente da rede, em kVA. c) Comparao de queda de tenso na rede secundria e no transformador de distribuio com o valor mximo de oscilao possvel. Se
Q
T

(%) + QT (%) Q T (%)

Trafo

Rede

Oscilao

O motor com rotor em gaiola pode ser liberado sem a necessidade de implementao de medidas corretivas e ou preventivas na rede de distrib uio.

18

Se

(%) + QT (%) Q T (%)

Trafo

Rede

Oscilao

Analisar e simular as alternativas visando minimizar as perturbaes na rede. Exemplo de Aplicao Um cliente solicitou a ligao de uma pequena unidade fabril rede secundria da Concessionria, sendo que sua principal carga, dentre as relacionadas um motor de induo trifsico, com rotor em gaiola, 10 C.V., 60 Hz, 220 V e 1800 r.p.m.. Verificar a partida do referido motor. ___________________________________________ 45 kVA Z = 3,5 % Motor Trifsico, 10 CV Rotor em Gaiola 220 V, 60 Hz, 1800 rpm 1 partida por hora

a.1) Clculo da Potncia Absorvida da Rede na Partida


S ( kVA) = P n Ip ( )K Fp In

Pn = 10 CV Pn (kVA) = 10 x 0,75 = 7,5 kW Fp = 0,84 (Anexo V ) Ip / In = 8 ( Anexo V ) K = 1 partida em plena tenso


7,5 x 8 x 1 = 71,43 kVA 0,84

S (kVA) =

19

a.2) Queda de Tenso no Trafo


QT (%) = Z % S (kVA) S (Trafo)

= 3,5 x 71,4 / 45 = 5,55 %

Trafo a.3) Clculo da Queda de Tenso na Rede


I S ( kVA) 100

(%) = K

Rede K ( 02 CA ) = 0,202 l = 40 metros a.4) Queda de Tenso Total Se


Q (%) + QT (%) Q T (%)

Q T = 0,202 x 40 / 100 x 71,4 = 5,76 %

Total

Trafo

= 5,55 + 5,76 = 11,31 % Rede

a.5) Anlise Comparativa com Limite de Oscilao Permissvel ( Anexo XIII ), regime de 1 partida por hora 7,42 %. 11,31 > 7,42 necessidade de minimizar os efeitos da corrente de partida. b) Com chave Estrela Tringulo S (KVA) = 7,5 x 8,0 x 0,33 = 23,57 kVA 0,84
QT (%) =

3,5 x 23,57 / 45 = 1,83 % 0,202 x 40 x 23,57 = 1,90 %


20

Trafo
QT (%) =

100 Rede
QT (%) =

1,83 + 1,90 = 3,73 % < 7,42 %

Total Com a implementao da chave estrela- tringulo, a oscilao decorrente da partida do motor (3,73%) ser inferior oscilao mxima permissvel que de 7,42%. Obs. Com chave Compensadora Tape 65% 4,79 % < 7,42 %

21

You might also like