You are on page 1of 28

CONCURSO PBLICO

Edital no 01/2005

OFICIAL JUDICIRIO OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR


Cdigo 203

S ABRA QUANDO AUTORIZADO.


Este caderno contm as provas de Lngua Portuguesa, Noes de Direito e Atos de Ofcio. Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no fim deste caderno. Ao receber a Folha de Respostas: . Confira seu nome, seu nmero de inscrio e o cargo de opo. . Assine, A TINTA, no espao prprio indicado. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: . Use apenas caneta esferogrfica azul ou preta. . Preencha, sem forar o papel, toda a rea reservada letra correspondente resposta solicitada em cada questo. . Assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de duas ou mais alternativas. . NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. . A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada. CUIDE BEM DELA, ELA A SUA PROVA. No perodo previsto para a realizao deste conjunto de provas, est includo o tempo necessrio transcrio das respostas para a Folha de Respostas.

A 01 02 03 04

DURAO TOTAL DAS PROVAS: QUATRO HORAS


Fundao de Desenvolvimento da Pesquisa

www.pciconcursos.com.br

ATENO
Senhor(a) Candidato(a),

Antes de comear a fazer a prova, confira se este caderno contm, ao todo, 60 (sessenta) questes de mltipla escolha  cada uma constituda de 4 (quatro) alternativas , assim distribudas: 18 (dezoito) questes de Lngua Portuguesa, 20 (vinte) questes de Noes de Direito e 22 (vinte e duas) questes de Atos de Ofcio. Havendo algum problema, informe-o imediatamente ao aplicador de provas, para que ele tome as providncias necessrias. Caso V.Sa. no observe essa recomendao, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posteriores.

Lngua Portuguesa
INSTRUO: As questes de 01 a 18 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de responder a elas.
2 www.pciconcursos.com.br

ANIMAIS
Aos criminosos, que matam, estupram, esfolam e atropelam inocentes, a populao se acostumou a chamar de animais. Est certa essa denominao? No latim no era no. Animalis quer dizer tudo que tem vida, que respira, animado. [...] Com o tempo, no sei quando isso veio a ocorrer, animal virou sinnimo de bicho, domesticado ou no. Mas ainda restaram algumas referncias aos humanos nas expresses animal superior, racional ou poltico. Aos cachorros, gatos, bois, onas e lees restou a qualificao de irracionais. Ser merecida? O mesmo ocorre com a palavra selvagem, que vem de selva. Os ndios (que no eram das ndias e, sim, os primeiros habitantes desta terra, os primeiros brasileiros) e os outros seres que habitam as florestas e matas so conhecidos por essa denominao negativa, que significa feroz, cruel, atroz, brbaro, desapiedado, malvado, mau, perverso. O conhecimento da cultura e dos costumes das tribos brasileiras sobreviventes ao massacre secular desmentem esses preconceitos. A sociedade dos primeiros brasileiros exemplo de convivncia social, de respeito aos semelhantes, de amor s crianas e afeto aos idosos. Das maldades da civilizao, moderna e antiga, eles no sabem nada. Na viso dos ditos civilizados (e civilizado simplesmente o habitante da cidade e nada mais), eles so inocentes ou feras. Inocentes eles so, a origem da palavra confirma, por no conhecerem o mal. So o contrrio do que se acostumou a chamar de selvagem. O mesmo se d com os animais. Eu fico da janela observando meu companheiro e amigo, Oto, que cuida do territrio da casa com seus latidos, seus alertas, seus pedidos de rao. Ele anda, come e dorme. No faz mal a ningum, apenas distribui abanos de rabo e beleza simptica aos que chegam. ele um animal, no sentido latino ou no sentido de bruta fera? Eu no tenho nenhuma dvida quanto a sua condio de gente boa. Mesmo os bichos que vivem nos matos no podem ser comparados a essas pessoas apelidadas de animais. Eles matam para comer ou se defender. Vivem em seu mundo e no invadem o nosso. O homem que tem mania de se meter em seu territrio, por cobia ou ignorncia. Eu, que defendo com ardor a preservao da natureza, me confesso um animal da cidade. Fui criado aqui e me defendo, do jeito que posso, na selva de pedra. No vou l. Sou incapaz de viver onde moram os que respiram e animam na selva. Mas no me conformo quando os vejo comparados aos assassinos que mancham de sangue e ferem brutalmente os nossos sentimentos e a nossa dignidade.
BRANT, Fernando. Estado de Minas, Belo Horizonte, 9 jun. 2004. Caderno Cultura. (Texto adaptado)

10

15

20

25

30

Questo 01
De acordo com o texto, a expresso animais empregada, muitas vezes, para designar homens malfeitores. CORRETO afirmar que, com relao a esse uso, o autor se mostra A) ctico.
3 www.pciconcursos.com.br

B) compreensivo. C) conivente. D) contrrio.

Questo 02
Com base na leitura do texto, CORRETO afirmar que o uso de certas palavras para designar os bichos e os ndios considerado A) antiquado. B) apropriado. C) exagerado. D) inadequado.

Questo 03
Considerando-se as informaes do texto, CORRETO afirmar que tribos brasileiras sobreviventes ao massacre secular (linhas 13-14) representam, na formao da nao brasileira, elementos especialmente A) conflitantes. B) fundamentais. C) marginais. D) inoperantes.

Questo 04
Com base nas informaes do texto, CORRETO afirmar que, apesar de atacarem e matarem, os animais NO devem ser considerados como A) arredios. B) criminosos.
4 www.pciconcursos.com.br

C) ferozes. D) inocentes.

Questo 05
Aos cachorros, gatos, bois, onas e lees restou a qualificao de irracionais. Ser merecida? (linhas 6-7) Com base na leitura desse perodo, CORRETO afirmar que, segundo o autor do texto, a irracionalidade dos animais A) aceita sem reservas. B) comentada com rigor. C) encarada com simpatia. D) posta em dvida.

Questo 06
So o contrrio do que se acostumou a chamar de selvagem. (linha 20) Com base nas informaes do texto, CORRETO afirmar que, nessa frase, se faz referncia aos A) animais. B) civilizados. C) idosos e crianas. D) ndios.

Questo 07
Eu fico da janela observando meu companheiro e amigo, Oto, que cuida do territrio da casa com seus latidos... (linhas 21-22) Com base na leitura dessa frase, CORRETO afirmar que, em relao ao seu cachorro, o dono guarda, principalmente, um sentimento de
5 www.pciconcursos.com.br

A) afetividade. B) desprendimento. C) espontaneidade. D) reconhecimento.

Questo 08
Ele anda, come e dorme. (linhas 22-23) Considerando-se as informaes do texto, CORRETO afirmar que essa frase sugere que o co A) d bastante trabalho. B) muito rotineiro. C) leva uma vida restrita. D) se assemelha ao homem.

Questo 09
Est certa essa denominao? (linha 2) Assinale a alternativa em que a alterao realizada na colocao das palavras dessa frase NO aceitvel. A) Certa essa denominao est? B) Essa denominao est certa? C) Est essa certa denominao? D) Est essa denominao certa?

Questo 10
... e me defendo, do jeito que posso, na selva de pedra. (linha 31) CORRETO afirmar que a expresso destacada nessa frase se refere, no texto, A) cidade dos homens.
6 www.pciconcursos.com.br

B) natureza como um todo. C) s matas cerradas. D) aos territrios das feras.

Questo 11
No latim no era no. (linhas 2-3) CORRETO afirmar que essa frase caracterstica da linguagem A) acadmica. B) coloquial. C) escrita. D) literria.

Questo 12
Inocentes eles so [...] por no conhecerem o mal. (linha 19) CORRETO afirmar que a forma verbal destacada nessa frase est flexionada no A) imperativo. B) indicativo. C) infinitivo. D) subjuntivo.

Questo 13
Ele anda, come e dorme. (linhas 22-23) CORRETO afirmar que os verbos dessa frase pertencem A) apenas primeira e segunda conjugaes. B) apenas primeira e terceira conjugaes.
7 www.pciconcursos.com.br

C) apenas segunda e terceira conjugaes. D) s trs conjugaes.

Questo 14
ele um animal, no sentido latino ou no sentido de bruta fera? (linhas 24-25) CORRETO afirmar que a palavra destacada nessa frase veicula um sentido de A) alternncia. B) comparao. C) concomitncia. D) condio.

Questo 15
Eles matam para comer ou se defender. (linha 27) CORRETO afirmar que as oraes destacadas nessa frase tm um sentido de A) adio. B) explicao. C) finalidade. D) instrumentalidade.

Questo 16
Eu [...] me confesso um animal da cidade. (linhas 30-31) CORRETO afirmar que a funo da expresso destacada nessa frase de A) conexo. B) indeterminao.
8 www.pciconcursos.com.br

C) qualificao. D) quantificao.

Questo 17
Fui criado aqui e me defendo, do jeito que posso [...]. No vou l. (linhas 31-32) CORRETO afirmar que, no trecho em que se inserem, as duas palavras destacadas podem ser consideradas A) antnimas. B) homnimas. C) parnimas. D) sinnimas.

Questo 18
Mas no me conformo quando os vejo comparados aos assassinos que [...] ferem brutalmente os nossos sentimentos... (linhas 32-34) CORRETO afirmar que o pronome destacado nessa frase se refere, especificamente, aos A) criminosos em geral. B) habitantes das selvas. C) invasores de matas. D) moradores das cidades.

Noes de Direito
Questo 19
Segundo o que dispe a Constituio da Repblica sobre o Poder Legislativo, INCORRETO afirmar que
9 www.pciconcursos.com.br

A) a disciplina sobre elaborao, redao, alterao e consolidao das leis deve constar de Lei Complementar. B) a representao de cada Estado e do Distrito Federal no Senado renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. C) cada Estado e, tambm, o Distrito Federal elegem trs Senadores, com mandato de 8 anos. D) o nmero total de Deputados Federais e a representao por Estado, por territrio e pelo Distrito Federal so definidos em Lei Complementar.

Questo 20
Com observncia dos requisitos da Constituio da Repblica, Pedro Brasil nomeado Ministro de Estado da Defesa. Considerando-se essa hiptese, INCORRETO afirmar que A) algumas atribuies do Presidente da Repblica podem ser outorgadas ou delegadas a Pedro. B) o mandado de segurana contra ato praticado pelo novo Ministro julgado pelo Supremo Tribunal Federal. C) Pedro brasileiro nato. D) Pedro maior de 21 anos.

Questo 21
De acordo com a disciplina do Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas: I. A criao de cargo pblico depende sempre de lei. II. As atribuies inerentes a uma carreira funcional podem ser indistintamente cometidas aos funcionrios de suas diferentes classes.
10 www.pciconcursos.com.br

III. Os cargos isolados no integram classes. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas a afirmativa I est correta. B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) as trs afirmativas esto corretas.

Questo 22
Considerando o que prev o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas: I. A avaliao de Juiz de Direito para fins de vitaliciamento constitui competncia da Corregedoria-Geral de Justia. II. A elaborao do Regimento Interno do Tribunal de Justia, que veiculado por resoluo, da competncia da Corte Superior. III. O julgamento de recurso contra deciso de Juiz de Direito que impe pena disciplinar da competncia da Corte Superior. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas a afirmativa I est correta. B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) as trs afirmativas esto corretas.

Questo 23
Considerando o que dispe a Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado de Minas Gerais sobre o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas: I. A pena de advertncia ser aplicada por escrito ou oralmente, dependendo da gravidade da infrao cometida e dos danos que provierem para o Servio Pblico. II. A pena de suspenso no poder exceder a 90 dias.
11 www.pciconcursos.com.br

III. O servidor inativo no passvel de punio disciplinar. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas a afirmativa I est correta. B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) as trs afirmativas esto corretas.

Questo 24
Tem sido veiculada na imprensa de todo o Pas a realizao de referendo concernente proibio de comercializao de armas de fogo. INCORRETO afirmar que o instituto do referendo A) pressupe a existncia prvia de ato ou medida de governo. B) se trata de instrumento de participao direta do povo na formao dos atos de governo. C) se trata de instrumento previsto na Constituio da Repblica. D) se trata de instrumento utilizado, entre outros fins, para submeter vontade popular a formao de novos Estados e Municpios.

Questo 25
Considerando-se o que determina a Constituio da Repblica sobre a organizao do Poder Judicirio, INCORRETO afirmar que A) a jurisdio prpria das Varas do Trabalho em Comarcas onde estas no forem institudas poder ser atribuda a juzes de direito. B) as leis e atos normativos do Poder Pblico s podem ser declarados inconstitucionais pelo voto da maioria absoluta dos membros do Tribunal competente.

12 www.pciconcursos.com.br

C) o ingresso da carreira da Magistratura, cujo cargo inicial o de Juiz Substituto, se d mediante concurso pblico, exigindo-se do Bacharel em Direito, pelo menos, trs anos de atividade jurdica. D) o Poder Judicirio dotado de autonomia administrativa e financeira.

Questo 26
Consoante a Lei Federal que dispe sobre os Juizados Especiais Cveis, INCORRETO afirmar que A) facultativa a assistncia de advogado nas causas de valor at 20 salrios mnimos. B) poder ser verbal, inclusive para a concesso de poderes especiais, o mandato ao advogado. C) no se admite no processo qualquer forma de interveno de terceiros nem de assistncia. D) no se admite que pessoas jurdicas proponham ao perante o Juizado Especial.

Questo 27
Determinado Municpio do Estado de Minas Gerais possui 22 mil habitantes. Considerada a hiptese, CORRETO afirmar que esse Municpio A) dever contar, obrigatoriamente, com rgo da Defensoria Pblica, caso se constitua em Comarca. B) ter sua Cmara Municipal composta de, no mximo, 19 Vereadores. C) no poder despender mais que 3% de sua receita com a remunerao dos Vereadores. D) no preenche o requisito de populao mnima para se constituir, isoladamente, em Comarca.

Questo 28
Nomeado j na vigncia da Constituio da Repblica de 1988, Fulano de Tal Ministro do Supremo Tribunal Federal. Considerando-se essa situao, INCORRETO afirmar que o Ministro Fulano de Tal A) foi nomeado pelo Presidente da Repblica aps a aprovao de seu nome pelo Senado Federal. B) goza de garantia da irredutibilidade de subsdios, nos termos da Constituio.
13 www.pciconcursos.com.br

C) pode ser tambm, e concomitantemente, membro do Tribunal Superior Eleitoral. D) tem, no mnimo, 35 e, no mximo, 65 anos de idade.

Questo 29
Segundo o que dispe a Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado de Minas Gerais sobre o Tribunal do Jri, CORRETO afirmar que A) compete aos jurados aplicar o direito, a partir dos quesitos que lhes forem formulados. B) de primeiro grau a jurisdio exercida pelo Tribunal do Jri. C) funciona o Tribunal do Jri em qualquer dos Municpios que componham a Comarca. D) ser convocado o Tribunal do Jri a se reunir, independentemente da existncia de processo a ser julgado, mensalmente, na comarca de Belo Horizonte e, bimestralmente, nas demais.

Questo 30
Segundo determina a Constituio da Repblica, os dois cidados que compem o Conselho Nacional de Justia so indicados A) ambos pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. B) ambos pelo Supremo Tribunal Federal. C) um pela Cmara dos Deputados e o outro pelo Senado Federal. D) um pelo Presidente da Repblica e o outro pelo Congresso Nacional.

Questo 31
Com base no que determina a Constituio do Estado de Minas Gerais, CORRETO afirmar que o Procurador-Geral de Justia A) escolhido entre os Procuradores e Promotores de Justia que gozem de vitaliciedade. B) nomeado pelo Governador do Estado, que, tambm, lhe d posse. C) exerce mandato de dois anos, vedada a reconduo.
14 www.pciconcursos.com.br

D) pode ser destitudo por deliberao da Assemblia Legislativa ou deciso do Governador do Estado.

Questo 32
Considerando-se a previso constitucional sobre a composio da Assemblia Legislativa, CORRETO afirmar que, se, na Legislatura em curso, o nmero de Deputados Estaduais de 77, a atual representao do Estado na Cmara dos Deputados de A) 36 Deputados Federais. B) 41 Deputados Federais. C) 48 Deputados Federais. D) 53 Deputados Federais.

Questo 33
Considerando-se o previsto na Constituio da Repblica, CORRETO afirmar que o direito fundamental de obteno de informaes de rgos pblicos A) absoluto, porque as normas definidoras de direitos e garantias fundamentais no podem sofrer restries. B) absoluto, porque no sofre ressalva expressa da Constituio. C) relativo, porque no compreende as informaes cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. D) relativo, porque, submetido a lei regulamentadora, pode ser por esta restringido e no tem aplicao imediata.

Questo 34
De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, a aplicao da pena de perda de delegao aos delegatrios de servios notariais e de registro est corretamente classificada e atribuda como A) competncia administrativa do Conselho da Magistratura. B) competncia administrativa do Presidente do Tribunal de Justia. C) competncia jurisdicional da Corregedoria Geral de Justia.
15 www.pciconcursos.com.br

D) competncia jurisdicional da Corte Superior.

Questo 35
De acordo com o que determina o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, CORRETO afirmar que, entre os rgos necessariamente integrados pelo Presidente desse Tribunal, NO se inclui A) a Cmara Especial de Frias. B) a Comisso Examinadora de Concurso para Ingresso na Magistratura. C) o Conselho da Magistratura. D) o Tribunal Pleno.

Questo 36
Considerando-se o que determina a Constituio da Repblica, CORRETO afirmar que o alistamento eleitoral vedado A) aos analfabetos e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, aos conscritos. B) aos estrangeiros e aos militares em atividade. C) aos estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, aos conscritos. D) aos menores de 16 anos e aos militares em atividade.

Questo 37
CORRETO afirmar que, segundo determina a Constituio da Repblica, independe de Lei Complementar a disciplina sobre A) a contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, no mbito da Administrao Pblica. B) a criao de territrios federais, bem assim sua transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem.
16 www.pciconcursos.com.br

C) o direito do trabalhador indenizao compensatria, no caso de dispensa arbitrria ou sem justa causa. D) o estabelecimento de casos de inelegibilidade, alm daqueles previstos na Constituio, e os prazos de sua cessao.

Questo 38
Consoante o que prev a Constituio da Repblica sobre a famlia, a criana, o adolescente e o idoso, INCORRETO afirmar que A) a adoo ser assistida pelo Poder Pblico vedada sua efetivao por parte de estrangeiros. B) o casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei. C) os menores de 18 anos so penalmente inimputveis e sujeitos s normas da legislao especial. D) os programas de amparo aos idosos sero executados, preferencialmente, em seus lares.

Atos de Ofcio
Questo 39
A Lei no 9.099/95 estabelece competncia aos Juizados Especiais Cveis para promover a execuo dos seus julgados, bem como dos ttulos executivos extrajudiciais no valor de at 40 salrios mnimos. Considerando essa informao, analise estas afirmativas sobre a matria:
17 www.pciconcursos.com.br

I. No cumprida voluntariamente a sentena transitada em julgado, e tendo havido solicitao do interessado, que poder ser verbal, proceder-se- desde logo execuo, dispensada nova citao. II. Na execuo da sentena, dispensada a publicao de editais em jornais quando se tratar de alienao de bens mveis. III. Na execuo de ttulo executivo extrajudicial, efetuada a penhora, o devedor ser intimado a comparecer audincia de conciliao, quando poder oferecer embargos, por escrito ou verbalmente. IV. Na execuo de ttulo executivo extrajudicial, no encontrado o devedor ou inexistindo bens penhorveis, o processo ser imediatamente extinto, devolvendo-se os documentos ao autor. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas as afirmativas I e III esto corretas. B) apenas as afirmativas II e IV esto corretas. C) apenas as afirmativas I, III e IV esto corretas. D) apenas as afirmativas II, III e IV esto corretas.

Questo 40
Analise estas afirmativas referentes aos Juizados Especiais Criminais: I. Se o acusado no for encontrado, ser citado por edital, com o prazo de 10 dias. II. As intimaes podero ser efetuadas por Oficial de Justia, independentemente de mandado ou de carta precatria. III. A prtica de atos processuais em outras Comarcas poder ser solicitada por qualquer meio hbil de comunicao.
18 www.pciconcursos.com.br

A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas a afirmativa I est correta. B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas as afirmativas I e III esto corretas. D) apenas as afirmativas II e III esto corretas.

Questo 41
Considerando-se o que determina o Cdigo de Processo Civil, INCORRETO afirmar que (so) absolutamente impenhorvel(veis), sem quaisquer ressalvas, A) as imagens e os objetos do culto religioso. B) o anel nupcial e os retratos de famlia. C) o seguro de vida. D) os equipamentos dos militares.

Questo 42
Analise estas afirmativas a respeito da Instruo no 173/88, da Corregeradoria-Geral de Justia, que dispe sobre a agilizao dos processos: I. As peties iniciais sero registradas e autuadas independentemente de despacho judicial e, em seguida, levadas concluso. II. O Escrivo fica autorizado a assinar todos os mandados, desde que sempre mencione que o faz por ordem do Juiz.

19 www.pciconcursos.com.br

III. Se o devedor obstar a penhora ou outros atos executivos, o Oficial de Justia certificar o ocorrido no verso do mandado e, sem juntada aos outros, diretamente apresent-lo- ao Juiz que, se entender conveniente, despachar no prprio mandado. IV. Ao efetuar a penhora, o Oficial de Justia, sempre que possvel, colher do devedor declarao de propriedade e estimativa do bem constrito. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas as afirmativas I e II esto corretas. B) apenas as afirmativas III e IV esto corretas. C) apenas as afirmativas I, II e IV esto corretas. D) apenas as afirmativas I, III e IV esto corretas.

Questo 43
Considerando-se o que determina o Cdigo de Processo Civil, INCORRETO afirmar que o procedimento sumrio ser observado nas causas, qualquer que seja o valor, relativas A) cobrana ao condmino de quaisquer quantias devidas ao condomnio. B) ao arrendamento rural e parceria agrcola. C) ao estado e capacidade das pessoas. D) ao ressarcimento por danos causados em acidente de veculo de via terrestre.

Questo 44
O Cdigo de Processo Penal estabelece, expressamente, alguns procedimentos que devem ser observados pelo Oficial de Justia, na citao por mandado. INCORRETO afirmar que, entre esses procedimentos, se inclui a A) declarao do Oficial, na certido, de entrega da contraf e de sua aceitao ou recusa. B) declarao do Oficial, na contraf, de que esta confere com o original.
20 www.pciconcursos.com.br

C) entrega ao citando da contraf, em que se mencionaro o dia e a hora da citao. D) leitura do mandado ao citando pelo Oficial.

Questo 45
Considerando-se o que determina o Cdigo de Processo Civil, INCORRETO afirmar que a citao vlida A) constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio, ainda quando ordenada por Juiz incompetente. B) induz litispendncia e faz litigiosa a coisa. C) interrompe a prescrio, que retroagir data do despacho que a ordenou. D) torna prevento o Juzo.

Questo 46
Ao receber a petio inicial de qualquer processo, o Escrivo a autuar. Considerando-se o que determina o Cdigo de Processo Civil (art. 166), INCORRETO afirmar que, nesse caso, o Escrivo dever mencionar A) a natureza do feito. B) o Juzo. C) os documentos que a acompanham. D) os nomes das partes e a data do incio do processo.

Questo 47
Analise estas afirmativas referentes distribuio, levando em considerao as disposies relativas matria contidas no Cdigo de Processo Civil, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas: ( ) Todos os processos esto sujeitos a registro, devendo ser distribudos onde houver mais de um Juiz ou mais de um Escrivo. ( ) Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza quando, tendo havido desistncia, o pedido for reiterado, mesmo que em litisconsrcio com
21 www.pciconcursos.com.br

outros autores. ( ) Ser cancelada a distribuio do feito que, em 30 dias, no for preparado no Cartrio em que deu entrada. ( ) A distribuio poder ser fiscalizada pela parte ou por seu procurador. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia de letras CORRETA. A) (F) (V) (F) (F) B) (V) (F) (F) (V) C) (V) (F) (V) (V) D) (V) (V) (V) (V)

Questo 48
Considerando-se o que determina o Cdigo de Processo Civil sobre esta matria, INCORRETO afirmar que A) a parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. B) o Juiz proferir as decises no prazo de 15 dias. C) o Juiz proferir os despachos de expediente no prazo de dois dias. D) reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios defeso s partes, ainda que todas estejam de acordo.

Questo 49
Analise estas afirmativas concernentes a citaes, com base no que determina o Cdigo de Processo Penal: I. O militar, em servio ativo, ser citado pessoalmente na unidade em que estiver servindo, se no for conhecida a sua residncia e nela no for encontrado. II. Nas Comarcas contguas, de fcil comunicao, o Oficial de Justia poder efetuar a citao do ru em qualquer delas, desde que a residncia ou lugar onde se encontra o citando seja prximo das respectivas divisas.
22 www.pciconcursos.com.br

III. Quando incerta a pessoa que tiver de ser citada, a citao ser feita por edital, com o prazo de 30 dias. A partir dessa anlise, CORRETO afirmar que A) apenas a afirmativa I est correta. B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas a afirmativa III est correta. D) apenas as afirmativas I e III esto corretas.

Questo 50
Considerando-se o que determina o Cdigo de Processo Civil sobre esta matria, CORRETO afirmar que A) a citao da mulher, caso ela no seja encontrada, pode ser efetivada na pessoa do marido, desde que comprovado o casamento. B) a citao pode ser feita por Oficial de Justia  inclusive por carta precatria , pelo correio e por edital. C) o Escrivo, aps a citao realizada por hora certa, enviar uma carta ao autor, dandolhe cincia do ocorrido. D) o Oficial de Justia dever apresentar o mandado ao citar o ru, embora seja facultativo entregar-lhe a contraf.

Questo 51
Considerando-se o que determina o Cdigo de Processo Civil, INCORRETO afirmar que, entre as funes do Oficial de Justia, se inclui A) devolver o mandado cumprido no prazo de 10 dias, contados da ultimao do cumprimento. B) executar as ordens do Juiz a que estiver subordinado. C) fazer, pessoalmente, citaes, prises, arrestos, penhoras e demais diligncias prprias do ofcio.
23 www.pciconcursos.com.br

D) realizar a diligncia, sempre que possvel, na presena de duas testemunhas.

Questo 52
CORRETO afirmar que a citao por carta rogatria ocorrer quando A) a citao por carta precatria no lograr xito. B) o ru encontrar-se no estrangeiro, com endereo certo. C) o ru encontrar-se no estrangeiro, mas em local incerto e no sabido. D) o ru estiver assistindo a um culto religioso.

Questo 53
Considerando-se o que determina a lei, CORRETO afirmar que o termo de concluso ser aposto aos autos sempre que A) estes forem encaminhados ao Promotor de Justia. B) o Escrivo ou Chefe de Secretaria os encaminhar parte, para que o advogado se manifeste. C) o processo for encaminhado ao Juiz, para tomada de alguma deliberao. D) o processo for remetido Instncia Superior, para julgamento.

Questo 54
Considerando-se o que determina o Cdigo de Processo Civil, INCORRETO afirmar que o mandado a ser cumprido pelo Oficial de Justia dever conter A) o dia, a hora e o lugar do comparecimento. B) o nome do autor e o nome do ru, bem como o domiclio, ou residncia, de ambos. C) o nome do Juiz e o nome do advogado do ru. D) o prazo determinado para a defesa.

24 www.pciconcursos.com.br

Questo 55
CORRETO afirmar que, no processo civil, as aes se classificam em A) cautelar, constitutiva e condenatria. B) de cognio, de execuo e cautelar. C) de conhecimento, condenatria e cautelar. D) de execuo, declaratria e constitutiva.

Questo 56
Analise estas afirmativas concernentes a atos processuais: I. Nas aes que correm em segredo de Justia, os autos s podem ser consultados pelas partes e seus procuradores. II. A sentena o ato pelo qual o Juiz pe termo ao processo, decidindo, ou no, o mrito da causa. III. Em todos os atos e termos do processo, liberado o uso do vernculo. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas a afirmativa I est correta. B) apenas a afirmativa III est correta. C) apenas as afirmativas I e II esto corretas. D) as trs afirmativas esto corretas.

Questo 57
De posse de um mandado de execuo fiscal da Fazenda Pblica do Estado de Minas Gerais, o Oficial de Justia compareceu no endereo ali mencionado e procedeu citao regular do devedor para pagamento de uma dvida. Decorrido o prazo legal, no se verificou o pagamento do dbito nem a nomeao de bens penhora pelo devedor. Considerando-se essa situao, CORRETO afirmar que cabe ao Oficial de Justia A) arrestar e avaliar todos os bens do devedor.
25 www.pciconcursos.com.br

B) devolver o mandado Secretaria, certificando o no-pagamento da dvida. C) penhorar e arrestar todos os bens que encontrar no endereo devedor. D) penhorar e avaliar bens do devedor quantos bastem para garantia da execuo.

Questo 58
Analise estas afirmativas concernentes a intimaes cveis: I. O Ministrio Pblico ser sempre intimado pessoalmente. II. As intimaes podem ser feitas pelo correio, por Escrivo, por Oficial de Justia ou, ainda, por publicao em rgo oficial. III. Os Defensores Pblicos sero sempre intimados por meio da imprensa oficial. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas as afirmativas I e II esto corretas. B) apenas as afirmativas I e III esto corretas. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) as trs afirmativas esto corretas.

Questo 59
Analise estas afirmativas concernentes a prazos processuais no processo civil: I. O prazo para contestar e recorrer destinado ao Ministrio Pblico o mesmo concedido s partes. II. sempre em dobro o prazo para a Fazenda Pblica recorrer. III. No havendo preceito legal nem assinao pelo Juiz, ser de cinco dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte.
26 www.pciconcursos.com.br

A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas a afirmativa III est correta. B) apenas as afirmativas I e II esto corretas. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) as trs afirmativas esto corretas.

Questo 60
Analise estas afirmativas concernentes lei processual civil: I. Em caso de recusa do requerido em exarar sua assinatura no mandado de citao, o Oficial de Justia certificar o ocorrido e a citao ser vlida em razo da f pblica deste. II. So considerados auxiliares do Juzo, conforme estabelece a lei, o Escrivo, o Promotor de Justia e o Perito. III. Os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das 6 horas s 20 horas. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas as afirmativas I e II esto corretas. B) apenas as afirmativas I e III esto corretas. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) as trs afirmativas esto corretas.

FOLHA DE RESPOSTAS (RASCUNHO)


A A A A A A A A B B B B B B B B C C C C C C C C D D D D D D D D A A A A A A A A B B B B B B B C C C C C D D D D D A A A A A A A A B B B B B B B B C C C C C C C C D D D D D D D D

01 02 03 04 05 06 07

21 22 23 24 25 26

41 42 43 44 45 46

C 27 D C D

27 47 www.pciconcursos.com.br B C D

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUES ESPECFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA.

USE CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA.

28 www.pciconcursos.com.br

You might also like