You are on page 1of 2

FICHA 49

07 de julho de 2008

LITURGIA NOS ESCRITOS DO APSTOLO PAULO


Frei Jos Ariovaldo da Silva, OFM A palavra liturgia uma palavra grega. Na lngua grega ela tem a ver, no fundo, com prestao de servio, servio geralmente comunitrio. Paulo escreveu suas cartas em grego, sendo que em trs delas (Rm, Fl e 2Cor), falando da novidade crist, usou sete vezes a palavra liturgia ou seu derivado liturgo e que, em algumas Bblias, se traduz por ministrio, ministro e oferta. Falando do respeito que os cristos devem s autoridades (Rm 13,1-7), o apstolo chama os magistrados de liturgos (ministros) de Deus (Rm 13,6). Em outras palavras, como so institudos por Deus (v. 1) para cuidar do bem comum da sociedade (como se supe), eles so prestadores de servio (liturgos) do prprio Deus. Em outro lugar, o apstolo afirma que os cristos de origem pag, em retribuio por terem recebido da tradio judaica (por Cristo) a graa de serem cristos, devem prestar servio (liturgia) s comunidades crists judaicas, ajudando-as com bens materiais (Rm 15,27). De fato, recolher esmolas para a carente comunidade crist de Jerusalm uma liturgia (2Cor 9,12), ou seja, uma prestao de servio que, com certeza, redunda em ao de graas a Deus e em benefcio tambm para quem fez a oferta (cf. vv. 6-16). Ou ainda: Epafrodito, companheiro de trabalho e de lutas de Paulo, levando para o apstolo as ofertas dos filipenses, foi-lhe um valioso liturgo (prestador de servio), prestou-lhe um atencioso servio (liturgia) (Fl 2,25.30). Como se v, Paulo usa a palavra liturgia no seu sentido originrio grego para falar da prestao de servio social (comunitrio), por parte das autoridades e dos cristos em geral, como forma de, no fundo, honrar o prprio Deus. A palavra liturgia, portanto, para Paulo cheira compromisso social, compromisso com a vida, cheira o que essencial na novidade crist: a f que opera pela caridade (Gl 5,6; cf. 1Cor 13,1-13). O prprio Paulo, na qualidade de evangelizador, se autodenomina liturgo tambm, isto , prestador de servio (ministro, colaborador) da boa nova junto aos pagos, para que a entrega deles em Cristo ao servio fraterno uns dos outros seja aceita e santificada pelo Esprito Santo. Diz o apstolo, textualmente: Sou ministro (liturgo) de Cristo Jesus entre os pagos, encarregado de um ministrio sagrado no Evangelho de Deus, para que a oblao dos pagos [sua entrega a servio do projeto de Cristo] seja aceita e santificada pelo Esprito Santo (Rm 15,16). Assim sendo, Paulo chega a se declarar disposto a derramar seu sangue (se for o caso) sobre o sacrifcio e a oferta (liturgia) da f dos filipenses (Fl 2,17).

Em outras palavras, a f dos filipenses transformada em compromisso fraterno um verdadeiro sacrifcio, uma liturgia (uma prestao de servio) para o prprio Deus. Por este sacrifcio e esta liturgia, Paulo se dispe a arriscar tudo de si, o que lhe inclusive motivo de alegria e congratulao para com os filipenses. Concluindo, a palavra liturgia nos escritos do apstolo Paulo evoca bem aquele culto espiritual proclamado pelos profetas e vivido em plenitude por Jesus Cristo como ao (trabalho, luta) em favor dos pobres, em favor de uma comunidade humana justa e fraterna. Culto espiritual, cuja causa a causa do Reino da verdade e da vida, da santidade e da graa, da justia, do amor e da paz (cf. Prefcio da Solenidade de Cristo Rei). Da liturgia como prestao de servio desabrocha e cresce a vida do ser humano e isso a glria de Deus (Santo Ireneu).

Perguntas para reflexo pessoal ou em grupos: 1. Liturgia em seu sentido originrio significa o qu? 2. Em que sentido Paulo usa em seus escritos a palavra liturgia? 3. Em sua comunidade existem liturgias e liturgos no sentido paulino? 4. Pode citar alguns exemplos?

You might also like