You are on page 1of 28

SADE MENTAL

Prof.: LUIZA HELENA

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

TOC E ANSIEDADE
Mnica C. Rezende
Gilbert Costa Francisca Paula S. Albuquerque Franoise Moulin Ribeiro

CONCEITO
O Transtorno Obsessivo Compulsivo uma doena mental crnica (transtorno psiquitrico), faz parte dos transtornos de ansiedade. Se manifesta pela presena de sintomas que denominamos obsesses e/ou compulses.

CAUSAS: Obsesses
So pensamentos ou idias, impulsos, imagens, cenas, que invadem a cabea da pessoas de modo persistente, podendo ou no ser seguidos de comportamentos (manias) para neutraliz-los.

Compulses:
So comportamentos repetitivos ou atos mentais, que a pessoa levada a realizar para diminuir a ansiedade gerada pela obsesso

ETAPAS PARA CHEGAR AO DIAGNOSTICO REFERENCIAL


TRANSTORNO DO

COMPORTAMENTO ALIMENTAR
TRANSTORNO DIMRFICO

CORPORAL COMORIDADE CLEPTOMANIA COLECIONISMO SNDROME DE TOURETTE

AS CAUSAS SO UM CONJUNTO DE FATORES:

Genticos
Influncias Ambientais Estruturas Cerebrais

A primeira a Gentica

Os indivduos j nascem com maior ou menor propenso a desenvolver o problema.

NEUROTRANSMISSORES

A falta de Seretonina nas regies cerebrais estaria associado origem do problema . A Seretonina chamada de Neurotransmissores,que existe naturalmente em nosso corpo.

INFECO
Influncias ambientais como infeces por bactrias (Estreptococos) e vrus bem como o traumatismo craniano pode desencadear os sintomas. Fatores que podem influenciar no desenvolvimento do problema esto relacionados com o aprendizado e o estresse.

REAO IMUNOLGICA.

SINTOMAS:
Lavar-se para se descontaminar Repetir determinados gestos Verificar se as coisas esto como deveriam, porta trancada, gs desligado, etc. Tocar objetos , Contar objetos Ordenar ou arrumar os objetos de uma determinada maneira

Rezar

Medo de contaminar-se por germes,sujeiras etc. Imaginar que tenha ferido ou ofendido outras pessoas . Imaginar-se perdendo o controle , realizando violentas agresses ou at assassinatos. Pensamentos sexuais urgentes e intrusivos. Dvidas morais e religiosas

Pensamentos proibidos

ASTRO E O TOC

TRATAMENTOS
Medicamentos do grupo dos antidepressivos (que atuam atravs da Serotonina), com a terapia Comportamental ou a terapia Cognitiva, Com a juno das duas ltimas, a chamada terapia (CognitivoComportamental).

MEDICAMENTOS
Os antidepressivos que elevam os nveis da serotonina no crebro.
So eles: Clomipramina (Anafranil), Paroxetina (Aropax, Pondera), Fluvoxamina (Luvox), Fluoxetina (Prozac, Psiquial, Verotina, Deprax, etc.)

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Orientar o paciente e a famlia que o

movimento doente. No ridicularizar,menosprezar ou criticar o movimento doente. No interromper,no apressar e nem impedir o movimento ritual.

Orientar o paciente e famlia em relao aos tratamentos.


Desenvolver relacionamento interpessoal com o paciente em crise nas diferentes manifestaes de comportamento.

ANSIEDADE

CONCEITO
A ansiedade um sentimento de apreenso desagradvel,vago, acompanhado de sensaes fsicas como vazio (ou frio) no estmago (ou na espinha), opresso no peito, palpitaes, transpirao, dor de cabea, ou falta de ar, dentre vrias outras.

CAUSAS:
A ansiedade quanto o medo,no surgem na vida da pessoa por uma escolha. um estado emocional que se adquire como conseqncia de algum ato.

So vivncias interpessoais e problemas na primeira infncia possam ser importantes causas desses sintomas,como causa biolgica como anormalidades qumicas no crebro ou distrbio hormonal.

TIPOS DE ANSIEDADE
SNDROME DO PNICO FOBIA SIMPLES

FOBIA SOCIAL
ESTRESSE PS TRAUMTICO TOC DISTBIO DE ANSIEDADE GENERALIZDA

SINTOMAS
Fadiga ; Insnia; Falta de ar ou sensao de sufoco;

Picadas nas mos e nos ps;


Instabilidade ou sensao de desmaio; Dores no peito e palpitaes; Confuso;

Afrontamentos, arrepios, suores, frio, mos midas boca seca Contraes ou tremores incontrolveis Tenso muscular, dores Necessidade urgente de defecar ou urinar Sensao de ter um "n" na garganta Dificuldades para relaxar Dificuldades para dormir Dificuldade em engolir Leve tontura ou vertigem Vmitos incontrolveis

TRATAMENTO O tratamento feito com psicoterapia e medicamentos, dentre os quais ansiolticos e antidepressivo.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM Analise as manifestaes fisiolgicas da ansiedade.

Reveja a histria pregressa de problemas relacionados ansiedade do cliente. Reveja os fatores de estresse internos e externos atuais do cliente. Discuta com o cliente sua prpria percepo dos problemas atuais

FIM
Todos os dias Deus nos d um momento em que possvel mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mgico o momento em que um "sim" ou um "no" pode mudar toda a nossa existncia.

Mahatma Gandhi

You might also like