You are on page 1of 5

ILDEMA GOMES ARAGO*

FICHAMENTO DO LIVRO Relao com o saber, Formao dos professores e Globalizao


Questes para a educao hoje.

*Graduada pela Universidade Tiradentes em Licenciatura em Matemtica, Ps-graduada pela Faculdade So Luiz de Frana em Metodologia do Ensino da Matemtica, Graduanda em Licenciatura em Qumica pela Universidade Federal de Sergipe (UAB), Funcionria pblica da rede municipal de Gararu e atualmente professora contratada da rede estadual de ensino em Monte Alegre (ProJovem Campo). E-mail: ildemaga@bol.com.br.

CHARLOT, Bernar. Relao com o saber, Formao dos professores e Globalizao: Questes para a educao hoje Porto Alegre: Artmed, 2005. 159 p.

1. BREVE RESUMO DO LIVRO O livro apresenta nove textos do autor j publicados em diversos pases. Esses textos foram escolhidos por tratarem de temas que parecem fazer sentido no Brasil, alm de tratarem de questes relacionadas ao trabalho cotidiano. A primeira parte do livro principia pelas lgicas dos alunos em suas relaes com o saber e a escola; a segunda considera o ponto de vista dos educadores; a terceira tem como tema o saber no mundo globalizado. O autor diz que as repeties dos textos, apesar de, em alguns momentos se tornarem um pouco irritantes, tm como objetivo explorar os mltiplos sentidos de suas ideias e tornar acessvel para o pblico brasileiro de pesquisadores. A introduo uma entrevista na qual Jaime Giolo, professor na Universidade de Passo Fundo (RS), fez com o autor, sobre o itinerrio de suas pesquisas. A primeira parte do livro apresenta trs textos, onde so expostos, simultaneamente, a problemtica da relao com o saber e os principais resultados de 15 anos de pesquisas sobre o tema. O autor busca a questo do saber nas problemticas psicanaltica, sociolgica e didtica. Para a problemtica psicanalista, o saber visto como objeto de desejo. A problemtica sociolgica passa do social como posio ao social como posio, histria e atividade. Sobre a relao com o saber e o questionamento se, seria essa uma questo para a didtica, o autor defende que o conceito de relao com o saber no um conceito a ser acrescentado aos outros conceitos forjados pela didtica, mas um conceito que permite lanar um outro olhar sobre as situaes didticas. Na segunda parte do texto, Os docentes e sua formao, o autor, no primeiro texto, procura compreender as caractersticas universais dos professores e porque os professores de diversas partes do mundo apresentam um ar familiar, seja, em sua relao com os alunos ou no olhar que lanam sobre eles, sobre si mesmos, sobre a forma como a sociedade os considera, etc. No segundo texto, o autor parte dos significados dos termos ensinar e formar. A ideia de ensino implica um saber a transmitir. A ideia de formao implica a de dotar o indivduo de competncias. O formador o homem das mediaes, das variaes, das trajetrias, enquanto o professor o homem dos conceitos, dos saberes constitudos como referncias estveis e das aquisies acumuladas do patrimnio cultural. No ltimo texto, A escola na periferia, so destacados alguns paradoxos e contradies existentes na escola das periferias. Onde ao mesmo tempo em que se prope

abrir as portas da escola ao meio, pergunta-se como se proteger das agresses? Ao mesmo tempo em que pede que a escola leve em conta as diferenas, se pede com insistncia a integrao dos jovens nao. Onde solicitado que a escola reafirme valores fundamentais, ao mesmo tempo em que solicitada tambm a formao profissional para todos os jovens. Na concluso do texto o autor prope que se trate com seriedade a questo do saber e da relao com o saber. Na terceira parte e ltima parte do livro, o autor trata da questo da Globalizao. O tema central do primeiro texto a violncia na escola, questo que no nova como se pensa, mas que assume formas novas nas ltimas dcadas. O autor faz algumas distines conceituais necessrias entre os tipos de violncias existentes: Na escola, escola e da escola. Tambm faz distines entre violncia, agresso e agressividade. Na concluso do texto o autor faz recair uma grande responsabilidade sobre o professor, mas ao mesmo tempo lhe atribui dignidade: a de que bem raro encontrar alunos violentos entre os que acham sentido na escola. E essa atribuio de sentidos est ligada s prticas de ensino cotidianas e, consequentemente, ao papel do professor. No segundo texto, Educao e culturas, o autor prope no mais duas opes contra ou a favor globalizao, mas trs: defender o mundo atual no qual cada um defende seus interesses; aceitar que a globalizao neoliberal no uma mundializao como dito com frequncia, mas um esquema que abandona as partes do mundo que no so teis s redes capitalistas e mobilizar-se na construo de um mundo solidrio. Conclui insistindo na ideia da educao como humanizao, socializao e singularizao, defendendo que a escola no deve ensinar informaes, mas saberes, de forma que os alunos compreendam melhor o sentido do mundo, da vida humana, das relaes com os outros e das relaes consigo mesmo. No ltimo texto do livro o autor apresenta as anlises, concluses e principais propostas resultantes do Frum Mundial de Educao realizado em 2001. O autor considera a educao como vtima da globalizao neoliberal, que a pensa sob a lgica econmica e como preparao para o mercado de trabalho e, consequentemente, os investimentos e currculos so adaptados s demandas do mercado. Destaca dois princpios: a educao um direito e no uma mercadoria e a educao um instrumento importante para a luta por um mundo de solidariedade, igualdade e justia. Defende, ainda, que os excludos, pobres e marginalizados no devem ser somente beneficirios da educao, mas sim participar ativamente na formulao, execuo e controle das polticas educativas. Ao final do livro o autor apresenta uma concluso final, intitulada Um olhar francs sobre a escola no Brasil , na qual, em uma breve comparao entre a educao do Brasil e da Frana, parabeniza o Brasil por j estar na sociedade da informao e critica-o por confundir saber com informao.

2. BREVE HISTRICO SOBRE O AUTOR

Bernard Jean Jacques Charlot nasceu em Paris, em 1944. Formou-se em Filosofia em 1967 e, dois anos depois, foi lecionar Cincias da Educao na Universidade de Tnis, na Tunsia. Depois volta Frana, em 1973, trabalhou por 14 anos na Ecole Normale, um instituto de formao de docentes. No perodo de 1987 a 2003, atuou como professor catedrtico da Universidade de Paris 8, onde fundou a equipe de pesquisa Escol (Educao, Socializao e Comunidades Locais), voltada para a elaborao dos elementos bsicos da teoria da relao com o saber. Aps se aposentar, veio para o Brasil. Como professor-visitante da Universidade Federal de Mato Grosso, seguiu fazendo pesquisas at ser convidado para ser visitante na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju. Desde 2006, onde coordena o grupo de pesquisas Educao e Contemporaneidade, engajado em delinear as relaes com os saberes e explicitar de que forma os alunos se apropriam deles.

3. ALGUMAS TRANSCRIES DO LIVRO

O sujeito se constri pela apropriao de um patrimnio humano, pela mediao do outro, e a histria do sujeito tambm a das formas de atividade e de tipos de objetos suscetveis de satisfazem o desejo, de produzirem prazer, de fazerem sentido. (p. 38)

[...no se vai escola somente para se preparar para ocupar uma posio social; vai-se escola tambm para aprender. E dessa forma que se deve estudar a relao com o saber. (p. 41)

O conceito de relao com o saber no um conceito a ser acrescentado aos outros conceitos forjados pela didtica [...], mas um conceito que permite lanar um outro olhar sobre as situaes didticas. (p. 43).

Se se quer compreender o que ocorre na escola, quais as relaes de uma criana com o saber e o fato de aprender, preciso levar em considerao sua posio social e o fato de que um sujeito. (p. 50)

A relao com o saber e com a escola uma relao social. No , porm, uma consequncia automtica da posio que o dominado ocupa. (p. 53)

Para que o aluno se aproprie do saber, preciso que ele tenha ao mesmo tempo o desejo de saber e o desejo de aprender. (p. 55)

Pode haver uma correlao estatstica entre dois fenmenos sem que um seja a causa e outro a consequncia. (p. 63)

No se deve esquecer que a escola um lugar onde h professores que esto tentando ensinar coisas para os alunos e onde h alunos que esto tentando adquirir saberes. (p. 65)

[...aprender mudar, formar-se mudar. (p. 71)

O ser humano se humaniza apropriando-se apenas de uma parte do patrimnio humano, a que o faz se tornar um ser humano de tal poca, de tal sociedade e mesmo de tal classe social. O ensino no transmite o patrimnio humano, ele transmite uma parte deste, em formas especficas. (p. 77)

Ensina-se um saber, forma-se um indivduo. (p. 90)

A prtica do saber organizada para atingir um fim, ...] (p. 91)

You might also like