You are on page 1of 10

CAMPUS TIJUCA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES TIJUCA NCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

ORIENTAES PARA O TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

Apostila referente s disciplinas: Trabalho de Concluso de Curso - TCC e Trabalho Monogrfico de Bacharelado I e II - TMB, desenvolvida pelas Professoras Lucia Porto Chaves, Maria Mecler Kampel e Nalayne Mendona

Rio de Janeiro 2012

SUMRIO

1. INTRODUO ....................................................................................................................3 2. NORMAS TCNICAS ........................................................................................................3 3. REDAO CIENTFICA ...................................................................................................3 3.1. Linguagem cientfica .........................................................................................................4 3.2. Expresso escrita .............................................................................................................4 3.3. Texto acadmico ...............................................................................................................5 4. ESTRUTURA DO TRABALHO...........................................................................................7 4.1 Elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais ................................................................7 4.1.1. Elementos pr-textuais ................................................................................................8 4.1.2. Elementos textuais .........................................................................................................8 4.1.3. Elementos ps-textuais ................................................................................................9 5. APRESENTAO GRFICA ............................................................................................9 6. BIBLIOGRAFIA ...............................................................................................................10

1. INTRODUO Esta proposta norteada pela necessidade de padronizao dos trabalhos cientficos produzidos pelos estudantes dos Cursos de Administrao, Cincias Contbeis, Comunicao Social, Pedagogia e Direito da Universidade Candido Mendes Tijuca, visando manter a identidade institucional. Considerando as dificuldades enfrentadas pelos alunos no desenvolvimento de trabalhos acadmicos universitrios, a proposta da apostila de Orientao de Trabalho de Concluso de Curso instrumentalizar o aluno no processo de elaborao e apresentao da monografia. Esta apostila complementada pelo modelo de monografia. O referencial terico aplicado na elaborao deste Guia tem como base as normas adotadas em instituies de ensino e pesquisa, reconhecidas pelo meio acadmico, assim como as recomendaes preconizadas pela ABNT.

2. NORMAS TCNICAS As Normas Brasileiras (NBR) da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) utilizadas so as seguintes: NBR 6023/2002 Informao e documentao referncias elaborao. NBR 6024/1989 Numerao progressiva das sees de um documento NBR 6027/1989 Sumrio NBR 6028/1989 Resumo NBR 10520/2002 Informao e documentao - citaes em documentos apresentao NBR 14724/2002 Informao e documentao trabalhos acadmicos -

apresentao

3. REDAO CIENTFICA

3.1 Linguagem cientfica

Em monografias, relatrios, dissertaes e teses, a linguagem adotada a cientfica, que se respalda na anlise e interpretao de dados. Para garantir equilbrio, originalidade e harmonia ao trabalho, as principais caractersticas da linguagem cientfica devem ser:

Clareza - relacionada com o domnio do assunto abordado e a expresso de idias de maneira facilmente compreensvel ao leitor;

Conciso - consiste em expressar as idias com poucas palavras, evitando prolixidade; Objetividade isenta de ambigidade ou impreciso; Impessoalidade obtida pela redao na terceira pessoa, evitando textos de cunho pessoal e afirmativas sem respaldo terico;

Preciso emprego de terminologia apropriada para o assunto, utilizao de fontes e citaes confiveis;

Simplicidade garante uma linguagem sem rodeios e preciosismos, sem prejuzo da profundidade na abordagem do tema.

3.2 Expresso escrita

Para obter-se um bom resultado em redao de texto cientfico, vrios autores fazem as seguintes recomendaes: Evitar perodos longos, variando a extenso das frases. Evitar perodos excessivamente reduzidos que prejudiquem a apresentao da idia. Evitar pargrafos com apenas uma frase. Usar tom impessoal na redao. No utilizar a primeira pessoa do singular. Eliminar termos ou palavras suprfluas, adjetivaes redundantes. Utilizar verbos ativos, em vez de passivos. Definir com preciso os termos, palavras-chave, conceitos e teorias. Abster-se do uso de aumentativos, superlativos e diminutivos. Controlar as frases de efeito ou usos de modismos verbais. Preocupar-se com generalizaes inconsistentes. Resistir ao subjetivismo e opinio pessoal. Dar importncia reviso do trabalho.

3.3 Texto Acadmico

O texto da monografia deve ser desenvolvido pelo prprio aluno, a partir.da leitura e tratamento da pesquisa realizada, que deve apresentar as caractersticas de originalidade e criatividade.

O texto identifica as abordagens, tericos, teorias, idias e propostas, referenciando as fontes de pesquisa. O texto prprio pode ser enriquecido por meio de citaes , comentrios e parfrases , selecionados de autores reconhecidos no meio acadmico. As citaes podem ser diretas e indiretas. As citaes diretas so transcries textuais colhidas diretamente nas fontes pesquisadas, neste caso, cita-se sempre o AUTOR, ANO: PGINA. At 3,5 linhas estas citaes devem ser apresentadas entre aspas, dentro do pargrafo. Citaes com mais de quatro linhas so destacadas em ARIAL 11, espaamento simples, com recuo de 4,0 cm da margem esquerda 9 duplo Tab ) e justificadas..

Exemplo (citao a partir de quatro linhas): Praxe , entre os autores, o uso de certas frmulas de citao que podem ser aproveitadas pelos autores da monografia. Sirvam de exemplos: como diz; como esclarece; como adverte Fulano; desse entendimento Fulano; segundo, consoante Fulano; de acordo com; esta a opinio de; para Fulano; dispe o cdigo; reconhece Fulano que...; tal o entendimento de ; fulano estima que... (HENRIQUES e MEDEIROS, 2003:161)

Exemplo (citao at 3,5 linhas): Segundo HENRIQUES e MEDEIROS a citao indireta aquela referenciada a um autor citado ou selecionado por outro, ... identifica-se a citao indireta pelo uso da preposio latina apud .(em, citado por). Esta forma de citao corrente e absolutamente vlida. (2003:161-162).

Exemplo (citao da citao): Afirmava mesmo Savigny que os cdigos so fossilizaes do direito, constituem algo de morto, que impede o desenvolvimento ulterior... (apud MONTEIRO, 1967:48)

Outro recurso de enriquecimento do texto acadmico a utilizao da parfrase, que consiste na reelaborao do texto mantendo fidelidade ao pensamento do autor ou modelo, fazendo uso de linguagem prpria. Neste caso tambm deve se indicar AUTOR e

ANO. (Alguns autores consideram as parfrases como citaes indiretas e as transcries como citaes diretas)

Exemplo: Conforme afirma Mirabete (1998) ........

As notas de rodap so as que aparecem ao p das pginas em que so mencionadas. So acrscimos textuais e Destinam-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmao ou dar uma informao que no deva ser includa no texto. (CASTILHO, 2002:52)

4. ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADMICOS

4.1 Elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais:

Estrutura

Elementos

Capa (obrigatrio) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimento (opcional) PR-TEXTUAIS Epgrafe (opcional) Resumo (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio)

Introduo TEXTUAIS Desenvolvimento Concluso Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) PS-TEXTUAIS Apndice (opcional) Anexo (opcional) ndice (opcional) Fonte: ABNT NBR 14724/2002:3

4.1.1. Elementos pr-textuais

Os elementos pr-textuais obrigatrios encontram-se no Modelo de Trabalho de Concluso de Curso ( disponvel no site UCAM e nas pastas TCC e TMB na copiadora do campus Tijuca ).

4.1.2. Elementos textuais

Sua estrutura compreende as etapas tripartidas de todo o trabalho cientfico: introduo, desenvolvimento e concluso.

Na introduo, o pesquisador apresenta a formulao sinttica do tema, indicando a justificativa, os objetivos, a importncia da metodologia adotada e o referencial terico utilizado. a apresentao clara, concisa e objetiva do trabalho, incluindo informaes sobre sua natureza, importncia e estrutura. Aconselha-se que a parte jntrodutria seja elaborada aps o trmino da pesquisa, pois esta pode se alterar ao longo de sua execuo.

O desenvolvimento compreende trs fases: . Explicao - situar histrica, social e economicamente os antecedentes da questo ou do tema. . Discusso - examinar, argumentar e fundamentar as proposies estabelecidas. . Demonstrao - apresentar a deduo lgica do trabalho.

Apresenta detalhadamente a pesquisa e a sua argumentao engloba a descrio de materiais, tcnicas e mtodos utilizados, alm de resultados e discusses.. O desenvolvimento apresenta-se em forma de captulos.

A concluso consiste em um resumo completo, mas sintetizado, da argumentao desenvolvida. Consolida a unidade temtica das idias pesquisadas e refora o direcionamento terico. Deve responder principal questo do trabalho e confirmar a posio do pesquisador frente ao problema analisado. O aluno deve manifestar o seu juzo de valor sobre os resultados obtidos e seu alcance. No se permite a incluso de dados novos nessa parte da monografia. 4.1.3. Elementos ps-textuais

As referncias bibliogrficas seguem a NBR 6023/2002 da ABNT, o Modelo de Trabalho de Concluso de Curso apresenta exemplos de referncias pautadas na norma referida. Os anexos so produes de outros autores, que servem de fundamentao, comprovao e ilustrao (ABNT NBR 14724, 2002:2). O anexo deve ser identificado com letras maisculas consecutivas, seguidas dos respectivos ttulos. O apndice, produzido pelo prprio autor do trabalho monogrfico, identificado da mesma forma.

5. APRESENTAO GRFICA

Papel : papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm). Fonte : ARIAL 12 (Texto) Citao: at 3,5 linhas inserida no texto e destacada entre aspas., mantendo ARIAL 12

Citao: a partir de quatro linhas destacada no texto em pargrafo independente,com a reduo do tamanho da letra para entrelinhas simples, e alinhamento de duplo incio de pargrafo. ARIAL 11, espao

Nota de rodap: ARIAL 10, espao entrelinhas simples. Margens : superior 3,0 cm / inferior 2,0 cm / esquerda 3.0 cm / direita 2,0 cm. Pargrafo: Tab de 2,00 cm para o incio dos pargrafos. Alinhamento: justificado Espaamento : Entre ttulo e texto 2 espaos. Entre linhas 1,5 cm. Indicao dos ttulos: apresentados em ARIAL 12, maisculas com negrito.

Indicao dos subttulos: apresentados em ARIAL 12, maisculas, sem negrito. Indicao de tabelas, grficos e figuras: devem conter ttulos e fontes. As fontes devem ser colocadas na parte inferior da tabela e apresentadas em ARIAL 10, referenciando AUTOR, ANO, PGINA.

Indicao dos captulos: Os captulos so indicados em algarismos arbicos. Cada captulo inicia-se a 8,0 cm da borda superior.

Paginao: A numerao em algarismos arbicos, indicados na parte superior direita da pgina. A contagem inicia na capa, mas os nmeros so aparentes apenas a partir da Introduo.

Bibliografia: em ordem alfabtica, crescente, organizada de acordo com a NBR 6023 /2002.

6. BIBLIOGRAFIA ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS . NBR 6023/2002 : Informao e documentao referncias elaborao. Rio de Janeiro:ABNT, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS . NBR 6024/1989 : Numerao progressiva das sees de um documento . Rio de Janeiro:ABNT, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS . NBR 6027/1989 : Sumrio. Rio de Janeiro:ABNT, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS . NBR 6028/1989 : Resumo. Rio de Janeiro:ABNT, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS . NBR 10520/2002 : Informao e documentao - citaes em documentos apresentao . Rio de Janeiro:ABNT, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS . NBR 14724/2002 : Informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao . Rio de Janeiro:ABNT, 2002. CARVALHO, Lucia Cunha de. Como elaborar a monografia de final de curso de direito. Rio de Janeiro: Forense, 2000. CASTILHO, Maria Augusta de. Roteiro para elaborao de monografia em cincias jurdicas. 2. ed., r e v., So Paulo: Sugestes Literrias, 2000. COSTA, Antnio Fernando Gomes da. Guia para elaborao de relatrios de pesquisa monografias: trabalhos de iniciao cientfica, dissertaes, teses ... 2.ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: UNITEC, 1998. DEMO, Pedro. Pesquisa: princpio cientfico e educativo. 5.ed. So Paulo:Cortez, Autores Associados, 1997.

10

______ . Metodologia cientfica em cincias sociais. 3.ed. rev. e amp. So Paulo: Atlas,1995. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. So Paulo:Atlas, 1996. KCHE, Jos Carlos. Fundamentos de metodologia cientfica: teoria da cincia e prtica da pesquisa. 19 ed. Petrpolis,RJ: Vozes, 1997. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio ... 4.ed. rev. e amp. So Paulo: Atlas, 1992. LEITE, Eduardo de Oliveira. A monografia jurdica. 4 ed. rev. e atu. . So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000. MINAYO, Maria Ceclia de S. (Org.) . Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 9.ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. MONTEIRO, Geraldo Tadeu M.. Metodologia da pesquisa jurdica.So Paulo: Renovar, 2001. MOREIRA, Lalia Portela (Coord.), RUSSO, Maria de Lourdes. Normas para apresentao da monografia de concluso de curso. Rio de Janeiro: UCAM, 2002. (Apostila utilizada no Curso de Direito da UCAM Centro) REY, Lus. Planejar e redigir trabalhos cientficos. 2.ed. rev. e amp. So Paulo: Edgard Blcher, 1993.

ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas Av. Treze de Maio, 13 28o andar Centro RJ CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 - RJ Tel.: 21 2210 3132 Fax.: 21 2220 1762 e <www.abntdigital.com.br>

Disponvel em: <www.abnt.org.br>

You might also like