You are on page 1of 6

Breve viso histrica sobre o planejamento no Brasil

A. Planos de desenvolvimento e de infra-estrutura (1949-1979)


1. Plano Salte (Governo Dutra, 1946-1950, desenhado em 1948, implementado a partir do oramento de 1949, at 1951, pelo menos): - investimentos nas reas de sade, alimentao, transportes e energia, via ordenamento oramentrio do Estado, investimentos privados e emprstimos externos. 2. Plano de Metas (Governo JK, 1956-1960): - coordenao entre o setor pblico e o privado, estmulo industrializao, pontos de estrangulamento na infra-estrutura e na demanda de vrios setores da economia, formao de recursos humanos; financiamento pblico, emprstimos externos, investimentos privados, abertura ao capital estrangeiro; trinta objetivos em cinco grandes metas: energia, transportes, alimentao, indstrias de base e educao (formao de pessoal tcnico). 3. Plano Trienal de Desenvolvimento Econmico e Social (Governo Goulart, 1961-1964, implementado de forma incompleta em 1962-63): - plano de transio econmica: modelo de substituio de importaes, para superar desequilbrios estruturais da economia brasileira; reforma fiscal, reduo do dispndio pblico, mobilizao de recursos externos; interrompido. 4. Plano de Ao Econmica do Governo (Governo Castelo Branco, 1964-67): - ampla reforma da poltica econmica e de seus instrumentos bsicos, inclusive no plano institucional; reorganizao do Estado nos planos fiscal (tributrio-oramentrio, inclusive tarifas aduaneiras), monetrio-financeiro (com disseminao do mecanismo de correo monetria, ou indexao), trabalhista, habitacional e de comrcio exterior; incio de uma forte expanso do setor estatal, com criao de empresas pblicas e forte intervencionismo e centralizao econmica.

5. Plano Decenal (roteiro para o perodo 1967-1976): - estratgia decenal de desenvolvimento, que no chegou a ser posta em execuo 6. Programa Estratgico de Desenvolvimento (Governo Costa e Silva, 1968-1970): - diretrizes de poltica econmica e diretrizes setoriais, com vetores de desenvolvimento regional, com o objetivo de se ter um projeto nacional de desenvolvimento; participao do setor estatal no preenchimento dos chamados espaos vazios da economia. 7. Programa de Metas e Bases para a Ao do Governo (Governo Mdici, 1970-1973): - diretrizes governamentais para a elaborao de um novo oramento plurianual, com vigncia para o perodo 1971-1973, com orientao para quatro reas prioritrias: (a) educao, sade e saneamento; (b) agricultura e abastecimento; (c) desenvolvimento cientfico e tecnolgico; (d) fortalecimento do poder de competio da indstria nacional; deveria servir de base para um primeiro plano nacional de desenvolvimento, previsto para desenvolver-se entre 1972 e 1974. 8. Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento PND-I (Governo Mdici, 1972-1974): - grandes projetos de integrao nacional (transportes, corredores de exportao, telecomunicaes; ponte Rio-Niteri, rodovia Transamaznica, hidreltrica de Trs Marias, barragem de Itaipu); planos especiais de desenvolvimento regional; expanso dos investimentos estatais e uso da capacidade regulatria do Estado: empresas pblicas eram integradas s polticas do governo. 9. Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento PND-II (Governo Geisel, 1974-1979): - indstrias de base (siderrgica e petroqumica); bens de capital; autonomia em insumos bsicos (metais no-ferrosos, minrios, petroqumica, fertilizantes e defensivos agrcolas, papel e celulose), energia (contexto da crise energtica: destaque para a indstria nuclear e a pesquisa do petrleo, programa do lcool e construo de

hidreltricas, como Itaipu); dois planos bsicos de desenvolvimento cientfico e tecnolgico e um primeiro plano nacional de ps-graduao. 10. Terceiro Plano Nacional de Desenvolvimento PND-III (Governo Figueiredo, 1979-1985): - descontinuado por motivo de crise econmica; esse plano encerra um ciclo de trinta anos (desde 1949) de planejamento econmico para o desenvolvimento, a ele sucedendo-se meros planos de estabilizao macroeconmicos, at meados dos anos 90, pelo menos. 11. Planos Plurianuais - PPAs (a partir da Constituio de 1988) - o Plano Plurianual torna-se o principal instrumento de planejamento de mdio prazo no sistema governamental brasileiro; deve estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras dela decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada; cada PPA deve conter diretrizes para a organizao e execuo dos oramentos anuais e a vigncia de um plano deve comear no segundo ano de um governo e findar no primeiro ano do mandato seguinte, com o objetivo explcito de permitir a continuidade do planejamento governamental e das aes pblicas; o primeiro PPA foi elaborado para o perodo 1991-1995.

B. Planos de estabilizao macroeconmica (1986-1995)


1. Plano Cruzado (Governo Sarney, 1985-1990, implementado em fevereiro de 1986): - heterodoxia econmica e tratamento de choque: congelamento de preos, salrios, tarifas e cmbio, com troca de moeda (com corte de trs zeros do antigo cruzeiro) e tabelamento da indexao; 2. Plano Cruzado II (Governo Sarney, novembro de 1986):

- aumento de tarifas, reajuste de preos, reindexao da economia e criao de um gatilho salarial; aumento da carga fiscal. 3. Plano Bresser (Governo Sarney, junho de 1987): - novo choque cambial e tarifrio, com congelamento de preos, salrios e aluguis e estabelecimento de novo indexador, abandonado depois; cmbio continuou no regime de minidesvalorizaes; fracasso do plano devido incapacidade do governo de aprovar um ajuste fiscal. 4. Plano Vero (Governo Sarney, janeiro de 1989): - congelamento de salrios e tarifas, nova reforma monetria (cortou trs zeros do cruzado); desvalorizao e congelamento do cmbio. 5. Plano Brasil Novo ou Plano Collor (Governo Fernando Collor de Mello, 1990-1992, em maro de 1990): - o choque mais brutal j conhecido na histria econmica do Brasil: nova reforma monetria (com reintroduo do cruzeiro), confisco de todas as aplicaes financeiras e limite aos saques das contas vista; liberalizao cambial, com flutuao temporria do dlar. 6. Plano Collor II (Governo Collor, fevereiro de 1991): - reduo dos controles financeiros, liberalizao parcial de preos e tarifas, com novo plano de tabelamento (tentativa de desindexao), nova fixao do cmbio, seguida de novo surto inflacionrio, mas sem substituio ou correo da moeda.
7. Fundo Social de Emergncia (primeira e segunda fases do Plano Real) (Itamar Franco 1992-1994; ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, a

partir de dezembro de 1993): - Atuao sobre as causas da inflao: o dficit pblico; desvinculao oramentria e criao do Imposto Provisrio sobre Movimentao Financeira (IPMF); criao de uma nova unidade de conta, de fato uma moeda indexada, a URV, ou cruzeiro real, em abril de 1994, na segunda fase do Plano Real, uniformizando os ajustes de preos relativos.

8. Plano Real (Governo Itamar Franco, ministro da Fazenda Rubens Ricupero, em julho 1994): - completa reforma monetria, com substituio do meio circulante pelo real; fim da indexao, sem congelamento de preos, cmbio administrado com liberalizao progressiva dos fluxos de capitais (ncora monetria e ancora cambial); intenso processo de reformas no mbito do Estado (reformas administrativa, da previdncia social etc.) e no ambiente regulatrio de vrios setores da economia, infra-estrutura e comunicaes, em especial. Rigidez das polticas monetria (aumento de juros) e cambial (valorizao relativa da moeda) conduzem ao aumento da dvida pblica e deteriorao das contas externas. Crise cambial e fuga de capitais determinam o abandono da ncora cambial em janeiro de 1999 e a introduo do regime de flutuao cambial (com desvalorizao da moeda) e da poltica de metas de inflao. Forte ajuste fiscal, continuado desde 1999 (com supervit primrio passando de 3,75% a 4,25% do PIB).

C. Retomada do planejamento governamental (1996- )


1. PPA, 1991-1995 - sem grandes objetivos definidos. 2. PPA 1996-1999 - novos conceitos no ordenamento econmico-espacial do Brasil, com a definio de eixos nacionais de integrao e desenvolvimento, e de projetos estruturantes. 3. Projeto Brasil 2020 - Governo FHC, Secretrio de Assuntos Estratgicos, Ronaldo Motta Sardenberg: vises sobre o futuro do Brasil e, com isso, guiar a elaborao de cenrios exploratrios para esse itinerrio; trs cenrios exploratrios, de longo prazo (designados pelos nomes indgenas de Abatiap, Babor e Caaet) e um cenrio desejado (dito Diadorim); implementado apenas na parte dos estudos preliminares (diagnsticos setoriais e percepes de formadores de opinio), sem continuidade no terreno de medidas de cunho prtico ou operacional.

4. PPA 2000-2003 - introduziu na administrao pblica federal a gesto por resultados, com a adoo de programas como unidade de gesto, a integrao entre o plano, o oramento e a gesto, e o fortalecimento do contedo estratgico por meio do estudo dos eixos. 5. PPA 2004-2007 - Governo Lula: estabilidade econmica, com desenvolvimento e insero social; em curso de implementao. 6. Projeto Brasil 3 Tempos - a cargo do Ncleo de Assuntos Estratgicos da PR: em elaborao; pretende institucionalizar um processo de planejamento governamental de mdio e longo prazo, com a definio de objetivos nacionais pactuados, visando assegurar o desenvolvimento sustentado, com forte reduo das desigualdades sociais, atravs da sociedade do conhecimento.

Paulo Roberto de Almeida Braslia, 7 de janeiro de 2005

You might also like