You are on page 1of 13

Desenho de Portas e Janelas

DADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ARQUITECTURA


FUNES DAS PORTAS E JANELAS

Iluminar; Ventilar; Proteger dos intrusos; Proteger dos rudos externos; Proteger do frio ou do calor excessivos.

TIPOLOGIA DAS PORTAS

Vo de porta uma abertura feita numa parede exterior ou interior desde o nvel do piso, at uma altura que no mnimo ligeiramente superior altura de um ser humano de estatura normal, e de largura varivel. Porta um painel (folha) de material variado, de acordo com o objectivo pretendido, mvel atravs de um eixo de rotao ou deslizando no plano da parede e que permite a passagem de pessoas ou coisas, quando na posio de aberta.

Pagina 1

Tipos PORTA DE CORRER

Caractersticas Possui uma ou mais folhas que se movimentam por deslizamento horizontal no plano da folha, normalmente para dentro da parede Pode ser de uma ou duas folhas. formada por uma ou mais folhas que se movimentam mediante rotao em torno de eixos verticais fixos, coincidentes com as laterais das folhas. Pode ser de uma ou duas folhas.

Vantagens Abertura regulvel conforme a abertura das folhas Permite poupar a rea de varrimento dos outros tipos Permite maior segurana intruso de agentes atmosfricos e pessoas, devido abertura regulvel

Desvantagens Exige paredes interiores de maior espessura

PORTA DE BATENTE

Ocupa espao quando abre, chamado rea de varrimento. S permite a passagem franca quando aberta num ngulo de pelo menos 90.

PORTA DE HARMNIO

Possui duas ou mais folhas que podem se movimentar em torno dos eixos verticais, coincidentes com as laterais da folha.

As mesmas vantagens das janelas de abrir Permite a utilizao em grandes vos

Necessita grande rigidez no quadro da folha para evitar deformaes

PORTA ROTATIVA

Possui uma ou vrias folhas que podem ser movimentadas mediante rotao em torno de um eixo horizontal ou vertical no coincidente com as extremidades inferior e superior da folha.

Permite regular o fluxo de entrada de pessoas. .

Ocupa bastante espao Exige outra porta para garantir a segurana contra intrusos

TIPOLOGIA DAS JANELAS

Pagina 2

Vo de janela uma abertura feita numa parede exterior de dimenses verticais e horizontais variveis e de acordo com as necessidades de iluminao e ventilao. Janela um painel (folha) de vidro ou outro material transparente ou translcido, de acordo com o objectivo pretendido, mvel atravs de um ou mais eixos de rotao ou deslizando no plano da parede e que permite a passagem de luz, quando na posio de fechada e de ar e luz quando na posio de aberta.

Tipos

Caractersticas Possui uma ou mais folhas que se movimentam por deslizamento horizontal no plano da folha Pode ser de duas ou mais folhas.

Vantagens Fcil operao Ventilao regulvel conforme a abertura das folhas Permite instalar grades, persianas ou cortinas

Desvantagens Vo livre para ventilao de apenas 50% Dificuldade de limpeza na face externa. Riscos de infiltrao de gua atravs dos drenos do trilho inferior Alm das desvantagens da janela de correr, exige manuteno mais frequente para regular a tenso dos cabos e o nvel das folhas. Risco de quebra de cabos. Limpeza difcil na face externa. No permite uso de grade na parte externa. Liberta parcialmente o vo. No direcciona bem o fluxo de ar.

JANELA DE CORRER

JANELA GUILHOTINA

formada por uma ou mais folhas que se movimentam por deslizamento vertical no plano da janela.

Possui as mesmas vantagens da janela de correr, caso as folhas tenham sistemas de contrapeso ou sejam balanceadas. Do contrrio, as folhas devem ter retentores nas guias do marco Permite ventilao nas reas inferiores do ambiente, mesmo com chuva sem vento. Boa estanquidade ao ar e gua. No ocupa espao interno.

JANELA PROJECTANTE

Possui uma ou mais folhas que podem ser movimentadas em rotao em torno de um eixo horizontal fixo, situado na extremidade superior da folha.

Pagina 3

Tipos

Caractersticas Possui uma ou mais folhas que podem ser movimentadas em torno de um eixo horizontal, com translao simultnea desse eixo. Possui uma ou mais folhas que se movimentam mediante rotao em torno de um eixo horizontal fixo, situado na extremidade inferior da folha.

Vantagens As mesmas vantagens da janela projectante Com brao de articulao adequado pode abrir em ngulo de at 90 graus, facilitando limpeza e ventilao

Desvantagens As mesmas desvantagens da janela projectante, excepto no item relativo limpeza, quando o brao permite abertura da folha a 90.

JANELA PROJECTANTE DESLIZANTE

JANELA BASCULANTE

Permite As mesmas ventilao nas desvantagens da reas superiores janela do ambiente, projectante. mesmo com chuva sem vento. Boa estanquidade ao ar e gua. No ocupa espao interno. Quando aberta, liberta 100% do vo para ventilao Fcil limpeza. Boa estanquidade ao ar e gua. Permite grades. Ocupa espao interno. No permite regular ou direccionar o fluxo de ar. No permite cortina.

JANELA DE BATENTE (folha simples ou folha dupla)

formada por uma ou mais folhas que se movimentam rodando em torno de eixos verticais fixos, coincidentes com as laterais das folhas. Possui uma ou mais folhas que podem se movimentar em torno dos eixos verticais e horizontais, coincidentes com as laterais e com a extremidade inferior da folha. Possui uma ou vrias folhas que podem ser movimentadas mediante rotao em torno de um eixo horizontal ou vertical no coincidente com

JANELA DE OSCILOBATENTE

As mesmas vantagens das janelas de abrir e basculante (pode ser utilizada dessas duas formas).

Necessita grande rigidez no quadro da folha para evitar deformaes Limitao no uso de grades, persianas ou telas. Acessrios de custo elevado. Dificuldade para instalao de tela, grade, cortina ou persiana. Para grandes vos, necessita de fechos perimtricos.

JANELA PIVOTANTE (horizontal e vertical)

Facilidade de limpeza da face externa. A janela pivotante horizontal permite direccionar o fluxo de ar para cima ou para baixo.

Pagina 4

Tipos

Caractersticas as laterais e extremidades da folha.

Vantagens A pivotante vertical permite direccionar o fluxo de ar para a direita ou para a esquerda. Ambas ocupam pouco espao na rea de utilizao. Ventilao constante com chuva sem vento. Facilidade de limpeza da face externa. Pequena projeco interna e externa, permitindo uso de tela ou cortina. Favorece o direccionamento do fluxo de ar.

Desvantagens

JANELAS MULTIPLAS

Possui eixo de rotao horizontal, centrado ou excntrico no coincidente com as extremidades superior ou inferior da janela

No libera o vo totalmente Estanquidade reduzida, dado o grande comprimento de juntas.

CONSTITUIO DO PREENCHIMENTO DE VOS

Aro fixo; Verga_ Elemento horizontal superior do aro fixo. Ombreiras_ Elementos verticais laterais do aro fixo. Travessa de peito_ Elemento horizontal inferior do aro fixo de uma janela. Aro mvel; Travessa superior_ Elemento horizontal superior do aro mvel. Travessa mdia_ Elemento horizontal a meio do aro mvel de uma porta. Travessa inferior_ Elemento horizontal inferior do aro mvel. Couceiras_ Elementos verticais laterais do aro mvel.

Pagina 5

Bandeira; Elemento superior ao aro fixo de um vo de janela ou porta.

MATERIAIS USADOS NA CONSTRUO DE CAIXILHOS

Material

Caractersticas um material orgnico bastante fcil de trabalhar, existe com diversas durezas e texturas. Aceita acabamentos diversos, como o encerado, o envernizado e o esmaltado um material com grande dureza. Existe uma grande variedade de perfis disponveis. No fcil de trabalhar.

Vantagens Esteticamente um material bonito com qualquer tipo de acabamento Conjuga-se facilmente com qualquer material de acabamento das paredes Permite maior segurana intruso de pessoas, devido sua resistncia.

Desvantagens Sofre dilataes e contraces com bastante facilidade devido s condies atmosfricas, prejudicando o seu funcionamento. Exige manuteno assdua Sofre facilmente dilataes devido ao calor atmosfrico. Oxida com facilidade, mesmo quando tratado. Tem alto coeficiente de transmisso trmica limitado nas cores de acabamento No conjugvel com certo tipo de acabamentos. Mau isolamento termo acstico Ocupa bastante espao Exige outra porta para garantir a segurana contra intrusos um material um pouco mais caro que o anodizado. Mau isolamento termo acstico

MADEIRA ENVERNIZADA OU ESMALTADA

FERRO ESMALTADO

ALUMNIO ANODIZADO

um material que sofre pouca influncia do meio ambiente. A anodizao permite uma boa proteco contra a oxidao. um material que sofre pouca influncia do meio ambiente. A termolacagem permite uma ptima proteco contra a oxidao.

um material barato e fcil de trabalhar.

ALUMNIO TERMOLACADO

Permite uma paleta de cores bastante variada, adaptando-se facilmente a qualquer tipo de acabamento das paredes. As sries de ruptura trmica, permitem bom isolamento trmico.

Pagina 6

Material

Caractersticas um plstico, no sofre de oxidao. um material leve.

Vantagens ptimo isolamento termoacstico, boa vedao gua e ao ar, e grande resistncia poluio qumica

Desvantagens Sofre de envelhecimento acelerado sob a aco dos raios ultravioletas. Tem pouca implantao no mercado, que o torna num produto caro.

PVC

Pagina 7

MAPA DE VOS O mapa de vos entendido de uma forma lata constitudo por vrias peas desenhadas: Planta dos pisos onde estejam marcados os vos e em que cada vo seja identificado por uma referncia composta por uma letra e um nmero

Mapa de vos propriamente dito, onde os vos so desenhados escala 1:20, em alado exterior, corte horizontal e corte vertical. So marcados os chamados ns que so os indicadores de corte em pormenor e so descritas as dimenses, materiais e quantidades bem como obviamente a designao do vo.

Pagina 8

EXEMPLOS DE DESENHO DE CAIXILHARIA Em planta

Janela de batente de 2 folhas

Janela de batente de 3 folhas

Janela de correr de 2 folhas

Janela de correr de 3 folhas

Pagina 9

Janela de guilhotina

Porta de batente de 1 folha

Porta de batente de 2 folhas

Pagina 10

Em alado

Janela de batente de 2 folhas

Janela de correr de 2 folhas

Janela de guilhotina

Pagina 11

Em pormenor

Pagina 12

Pagina 13

You might also like