You are on page 1of 32

10 princpios bsicos para educar seus filhos

Autor: Laurence Steinberg Resumido por: Paulo Leonardo Casco Jnior

Todo pai sonha com que os filhos se tornem vencedores na vida, e pensam que para educar um filho, basta repetir o que os seus pais lhe ensinaram. Acham que j sabem como educar seu filho de forma correta, mas no tem noo da importncia que eles podem ter no caminho que seus filhos iro tomar para alcanarem seus objetivos. Para criar este livro o autor estudou diversas famlias, de diferentes grupos tnicos e raciais, com famlias pobres e ricas, de pais casados ou separados. E resumindo os dados obtidos de todas estas pesquisas, o autor elaborou 10 princpios bsicos para educar seus filhos. Seguindo estes princpios toda pessoa ser um bom pai ou boa me. E seu filho ter chances mais propcias de se tornar um bom cidado, no importando se tem um filho ou uma filha, se ainda criana ou j um adolescente, se filho nico, gmeo ou possui vrios irmos. E estes princpios, alm de servirem para orientar os pais, tambm ajudam professores, orientadores e terapeutas a transmitir para as crianas valores como honestidade, autoconfiana, bondade, etc.

PRINCPIO I
O QUE OS PAIS FAZEM IMPORTANTE.

Aja de maneira consciente.

O meio que os pais utilizam para tomar decises diante de situaes difceis e inesperadas podem influenciar diretamente na criao dos filhos. Aqueles pais que, quando convocados a tomar uma deciso importante sobre

algum assunto, em determinada situao, a toma de forma

inconsciente, estar educando seu filho de forma mais precria do que aqueles pais que tivessem que tomar a mesma deciso, mas de forma consciente. Para tomar uma deciso consciente, os pais devem estudar e entender os princpios bsicos para a educao dos filhos.

Os genes no tiram a importncia dos pais.

No porque uma criana tem um gene especfico, podendo lev-la a desenvolver uma tendncia para a agressividade ou timidez, por exemplo, que ela tenha que crescer assim. Naturalmente o gene pode sim influenciar em um tipo de comportamento especfico, mas a influncia dos pais na educao desta criana pode moldar sua prpria personalidade. Tudo isso depender da influncia e da maneira que os pais educam seus filhos.

As crianas aprendem observando.

uma tendncia natural das crianas, copiarem tudo o que os adultos fazem, principalmente quando os adultos so os pais. Uma maneira que os filhos utilizam para entender o mundo copiar a reao dos pais diante de diferentes situaes, sejam boas, como um elogio ou indiferentes, como a presena de algo estranho. A criana observa a reao dos pais e ao passarem por situaes semelhantes, podem ter uma idia de que atitude tomar e se aquela situao pode lhe proporcionar um prazer ou trouxer algum perigo. As crianas tambm se espelham em outras pessoas, mas at pouco antes da adolescncia, o ponto de referncia predileto das crianas sero os pais, assimilando para si mesmos defeitos e qualidades de seus pais. Mesmo quando achar que a criana no esta prestando ateno em voc, por estar entretida por algo, tome cuidado com seus atos, pois elas esto prestando ateno em tudo.

Como lidar com as influencias externas.

Apesar dos pais serem a principal influncia para os filhos, ainda existem outras fontes, como amigos, programas de TV e colegas de colgio. E apesar destes meios externos exercerem uma grande influencia sobre as crianas, a ltima coisa que os pais devem fazer lamentar ou culpar estes meios como m influncia, pois se isto acontece porque so pouco supervisionadas. O melhor a fazer ento supervisionar melhor seus filhos, escolhendo que tipo de programa eles devero assistir ou o gnero dos jogos eletrnicos que seja mais adequado sua idade e coloc-los em atividades que proporcione interao com crianas, que tenham bons hbitos e escolher quais amizades sero mais propcias para seu filho fora dos horrios de aula, pois durante a aula ele ter contato com todos os tipos de crianas. E sempre que possvel, elogie os amigos que voc ache uma boa influncia.

Aprenda com seus erros.

No se culpe quando achar que fez ou agiu de forma errada com seus filhos, pois um erro solitrio no ira alterar na influncia que os pais tm sobre os filhos, apenas tenha cuidado para no vir a repetir o erro repetidas vezes. Preste muita ateno nos teus pontos fracos, quais os momentos que te faz perder a pacincia com mais facilidade, quando voc se desliga do mundo e no d muita importncia para o que seus filhos fazem e tente achar solues para que isto no acontea. E sempre que reconhecer estar errado, no esconda isto de seus filhos ou companheiro (a). Se desculpe sempre que perceber isto, pois eles aprendero a ter respeito e a reconhecerem seus erros tambm.

PRINCPIO II
O SEU AMOR JAMAIS SER EXCESSIVO

Ser que possvel estragar uma criana com amor?

Muitos pais acham que dar mimar encher a criana de brinquedos ou tambm outras coisas materiais. Mas no existe maior, nem melhor mimo, que o amor e o carinho dos pais e o melhor, isso nunca demais. E mesmo dizendo a seus filhos todos os dias que os amam, eles nunca se tornaro

crianas mimadas. J se foi o tempo em que se achava que privar a criana de amor poderia ajudar no desenvolvimento de sua personalidade e torn-la menos frgil. Na realidade, o contrrio, pois se sentirem amadas, as crianas cresceram mais confiantes e sem medo das dificuldades. No h nada de errado em presentear os filhos, mas isso no deve ser feito como forma de substituir o amor, pois estaramos enganando eles e a nos mesmos.

Expresse amor fisicamente.

Sempre que possvel demonstre seu amor atravs de gestos, sejam eles carcias, abraos, beijos... O toque nas crianas enquanto bebs ajudam em seu desenvolvimento tanto fsico quanto imunolgico e estimulam at o desenvolvimento do crebro. O contato fsico tambm fortalece o envolvimento

dos pais com as crianas e fazem com esta criana sempre mantenha esta proximidade com os pais mesmo depois de crescidas. Mesmo quando maiores as crianas necessitam de demonstraes de carinho, porm faa estas manifestaes de formas mais discretas, pois elas podem sentir-se constrangidas. Haver casos que ser necessrio demonstrar carinho aos filhos em lugares mais reservados e s vezes entender quando a criana rejeitar alguma manifestao pblica de carinho. Um adolescente talvez no admitisse sequer um abrao em lugares pblicos, mas isso no significa que ele no precisa mais de carinho, pois abraar e beijar seus filhos adolescentes importante para o desenvolvimento dos mesmos.

Elogie as conquistas de seus filhos.

Valorize todas as conquistas de seus filhos, desde as mais simples s mais complicadas, pois isto as motivaro sempre a buscarem e alcanarem seus objetivos. Defina a forma pela qual voc elogiar seu filho, para que ele no pense que voc o ama apenas porque fez algo surpreendente e sempre faa elogios lembrando que ele fez por merecer e no que ele um prodgio, para que ele possa tentar melhorar sempre e que cometer erros. Sempre lembre a seu filho que, se ele se dedicar, ele poder se destacar em qualquer rea. E se precisar comparar o desempenho de seu filho em alguma atividade, compare com um desenvolvimento anterior e no com o de outra criana, pois nesta idade a competitividade entre crianas j muito alta. Quando estiverem maiores e seus filhos vierem a ter algumas derrotas, no tente diminuir os erros dele com elogios e sim busque procurar onde errou para que possa fazer melhor da prxima vez.

Como satisfazer as necessidades emocionais de seus filhos.

Satisfazendo as necessidades emocionais da criana os pais estaro contribuindo com seu desenvolvimento emocional. importante que os pais estejam sempre presentes na no dia-a-dia dos filhos a fim de ampar-los em todas as suas necessidades. Quando beb a criana necessita de segurana, portanto, sempre a mantenha calma, fazendo com que a mesma se sinta segura no seu mundo. Durante a primeira infncia as crianas se sentem mais independentes, por isso importante que os pais as permitam tomar o comando de algumas situaes. Na segunda infncia a criana j esta no meio escolar e procura descobrir o mundo fora do aconchego do lar, cabendo aos pais fazer com que a criana se sinta um pouco mais adulta mostrando a ela que este sonho possvel. Nos primeiros anos do ensino fundamental a criana tem a necessidade de realizar diversas outras atividades e de fundamental importncia que os pais a ajudem a ser mais capaz. Na adolescncia os jovens voltam a buscar independncia, mas agora com suas prprias opinies das coisas que acontecem a seu redor e os pais devem ajud-los a serem mais independentes. Ao final da adolescncia todas as necessidades emocionais vem tona e os pais tm o papel de ajudar esse adolescente a descobrir o que ele e como podem ajudar seu filho a se compreender melhor.

Como propiciar um abrigo seguro.

As crianas tambm podem se estressar fora da escola seja em uma atividade ou na convivncia com um amigo. Por isso de fundamental importncia que, sempre que chegar em casa, a criana possa se refugiar e relaxar. O relacionamento do casal em casa influenciara no relaxamento da criana, pois no adianta nada tratar a criana bem se o ambiente em casa

muito conturbado. Fazer uma surpresa para a criana quando ela chegar em casa oferecendo um presente ou um passeio tambm uma boa idia. No leve o estresse do trabalho para casa e nem preocupe as crianas com problemas que fazem parte da vida, como desastres e crises financeiras. Se seus filhos estiverem um pouco mais velhos, pergunte se eles esto interessados em saber o que esta acontecendo.

PRINCPIO III
PARTICIPE DA VIDA DE SEUS FILHOS.

Participe.

Teste Voc sabe o nome de todos os professores de seus filhos? Voc sabe quem so seus melhores amigos? Voc sabe o que eles esto estudando na escola? Voc sabe que livro eles esto lendo? (ou se eles esto lendo algum livro) Voc sabe o nome de seus atletas, celebridades, musicas e filmes favoritos? Se sua filha uma adolescente, voc sabe o que faz depois da escola, de noite e nos finais de semana? Se seus filhos recebem mesada ou salrio, voc sabe como eles gastam o dinheiro? Voc sabe se seus filhos esto alegres ou tristes, ansiosos ou

despreocupados, se so populares ou solitrios? Saber responder a todas essas perguntas essencial para se envolver na vida de seus filhos. A constante participao dos pais na vida dos filhos contribui para o desenvolvimento da criana deixando-a mais responsvel e evitando que ela se envolva com coisas erradas. necessrio que os pais estejam sempre abertos para conversar com seus filhos, pois eles podem no responder algumas perguntas que lhes so feitas na hora sobre o que esto fazendo ou o que esto sentindo, mas posteriormente, num momento qualquer, a criana pode vir a se comunicar com os pais sobre algo que aconteceu com ela. Participar das atividades da criana fora da escola muito importante para ela. Por isso, sempre que possvel, v com seu filho a um passeio, a uma

competio de futebol ou outro esporte que ele esteja competindo ou qualquer outra atividade da qual ele esteja participando. Ter um filho e cri-lo com responsabilidade no impede que voc possa trabalhar, mas deve ter cuidado ao escolher onde e com quem deixar seu filho. Dever se atentar para no passar toda sua responsabilidade de pais para outrem e se conformar que, uma hora ou outra, ser necessrio que voc largue mo de algo importante, mesmo que no trabalho, por seus filhos. Mas vale a pena.

O que significa um horrio especial. No importa a quantidade do tempo que os pais passam com os filhos, mas a qualidade deste tempo. O fato de alguns pais no terem a possibilidade de conviver muito tempo do seu dia com seus filhos os faz pensar que, quando estiverem junto a seus filhos eles os devem estimular somente com atividades educativas, mas pais e filhos precisam somente se divertirem juntos. Aproveite esse horrio especial para se divertir com seu filho, trocar carinho faz-lo sentir o amor que voc tem por ele. Esquea tudo o que estava fazendo e dedique toda sua ateno ele. Crie atividades que vocs possam se interagir e sair um pouco da rotina, como um passeio de bicicleta, uma partidinha de vdeo-game, um passeio, uma leitura, etc. Quando seu filho vier te dizer algo, oua atentamente o que ele quer lhe dizer, tome interesse pelos assuntos dele. Pois se voc somar cada minuto deste tempo que passaram juntos, vero que foram mais proveitosos do que os momentos que simplesmente esto no mesmo lugar. E mesmo que tirar este tempo para os filhos seja um pouco complicado, volto a repetir, vale a pena.

Demonstre interesse pelas atividades do seu filho.

Todos os pais gostam de demonstrar seus gostos e interesses seus filhos, mas se interessar pelas atividades de seus filhos tambm um ponto

positivo para a interao entre os dois. preciso ter a mesma pacincia com as atividades que nossos filhos escolhem, assim como nos gostaramos que nossos filhos tivessem pacincia com as atividades que propomos eles. Aprenda a se interessar pelas coisas que eles gostam, seja musicas, jogos, filmes, atividades esportivas ou culturais, modo de se vestir, etc.

A importncia da participao da escola.

A participao dos pais na vida escolar de seus filhos importante por que na escola que a criana esta mais interligada e acompanhando todos os passos da criana os pais tm como saber como esta o desempenho da criana em todos os aspectos. As crianas valorizam o que valorizado pelos pais, por isso, se elas perceberem que seus pais esto interessadas pelo seu estudo, as crianas passaram a dar mais valor ao estudo tambm.Alm disto, os professores de seus filhos, ao perceberem o seu interesse pelo desempenho da criana na escola, sabero valoriz-los como bons pais. E sempre que precisarem de informaes sobre algo relacionado escola ou ao desempenho de seu filho neste meio, os professores tero prazer em te ajudar. Ajude seus filhos com os deveres de casa, mas no se esquea que, ajudar no fazer por eles e sim ajud-los alcanar seus objetivos. A medida que vo ficando mais velhos esta ajuda dever diminuir, pois preciso que assumam suas responsabilidades sozinhos, mas sempre se certifiquem se eles tem deveres de casa para fazerem e se eles j fizeram estes deveres. No basta somente dizer seus filhos que a escola importante, necessrio participar da vida escolar junto com ele.

Procure no intrometer-se demais. uma tendncia natural de todos os pais de quererem proteger seus filhos. Mas este excesso de proteo pode prejudicar o desenvolvimento da criana, por isso a necessidade de deixar que as criana, medida que ficam mais velhas, assumas as responsabilidades sobre a sua vida. Isso no quer dizer que os pais no devem mais importar com que os filhos fazer, pois ainda

tem o dever de se informar sobre tudo o que esta acontecendo e, se necessrio, ainda expor sua opinio. Se seu filho tem capacidade de resolver determinados problemas sozinhos, se sentem melhores e aprendem com isso e se quando voc v os erros de seu filho como uma oportunidade de crescimento pessoal, significa que voc no precisa se intrometer excessivamente na vida dele.

PRINCPIO IV
ADAPTE SEU MODO DE TRATAR SEUS FILHOS S CARACTERISTIAS DE CADA UM

Acompanhe o desenvolvimento de seus filhos.

crescem,

medida seus

que filho

passam a se interessar por coisas diferentes e a depender cada vez menos dos pais mas continua de dependente e

influencia

conselhos, por isso os pais devem se adaptar este novo estagio de desenvolvimento dos filhos. E a melhor maneira de se adaptar ao desenvolvimento dos filhos seria pesquisar sobre eles atravs de livro, conversa com outros pais, etc. Assim voc se sentir apto a resolver qualquer problema ou se sair vem de qualquer situao referente quela fase pela qual a criana esta passando. necessrio saber que as crianas no passam somente por mudanas fsicas. Elas tambm mudam sua forma de pensar e agir, por isso a necessidade de aprender maneiras de tratar a criana em cada fase da sua vida. Fazendo isto voc descobrir que no desenvolvimento da criana pode acontecer fatos bons e agradveis como tambm perplexos e que frustram. Aprender sobre cada fase de desenvolvimento do seu filho o ajuda a entender os problemas e as dificuldades, mas no as previne. Mas certos momentos difceis serviro de aprendizado para o futuro.

Ajuste sua orientao ao temperamento de seus filhos.

Cada criana possui um temperamento diferente da outra. Se voc possui dois filhos, no ser possvel educar as duas com as mesmas atitudes, pois cada uma necessita de uma ateno diferenciada. Por isso no tente mudar o temperamento de um filho para que ele se torne igual ao outro. Com pacincia, ajude cada um a enfrentar suas dificuldades e no ache que, se seu filho nasceu mais sapeca ou mais calmo, foi por algo que tenha feito durante a gravidez. Foi apenas sorte.

Cada um de seus filhos um ser nico. Os pais devem entender que todo ser humano diferente um do outro. Cada um tem sua prpria forma de pensar e agir. Assim tambm com as crianas. O principio bsico para educar as crianas, por mais diferentes que elas sejam, dever sempre ser o mesmo, mas deveremos ajust-lo a cada uma para que tenha um melhor desenvolvimento. Os pais tambm deveram entender que haver momentos em que devero tratar seus filhos de forma individuais para que cada um possa se adaptar ao ambiente que se sinta melhor, mesmo que para isso seja necessrio matriculara cada filho em uma escola diferente, coloc-los em atividades ou esportes distintos.

Seja paciente nos perodos de transio.

No decorrer do tempo em que a criana se amadurece, ela pode se desenvolver com manifestaes mais lentas ou mais repentinas. Alm do desenvolvimento fsico a criana tambm passa pelo desenvolvimento psicolgico, que tambm haver perodos de grande avano e perodos de avanos bem discretos. No desenvolvimento psicolgico, pode ocorrer da criana se contradizer em alguns momentos, como por exemplo, num dia dizer uma coisa ou ter uma

atitude determinada e no outro dia mudar sua opinio ou ter uma atitude completamente diferente da que vinha tendo. Esta situao pode deixar os pais frustrados, mas importante ter

pacincia durante este perodo de transio, pois isso no ira durar para sempre.

As mudanas na funo de pai e de me.

Haver um momento durante o desenvolvimento dos filhos que, quem dever mudar ser os pais. Esta mudana ser necessria quando os filhos comearem a querer se virar sozinho e surgirem novas pessoas importantes em suas vidas, como professores, namorados, amigos, etc. Os pais, acostumados em ter os filhos sobre sua proteo, devero, por mais difcil que isso possa seu para alguns, dar este espao para que seus filhos possam tomar suas prprias iniciativas e moldar sua personalidade.

PRINCIPIO V
ESTABELEA REGRAS E COLOQUE LIMITES

Todas as crianas precisam de regras e de limites.

H pais que pensam que impor regras e limites s crianas podem fazer com que elas se tintam mal.

Mas, ao contrario disso, impor regras e limites s crianas, fazem-nas se sentirem mais seguras. Crianas criadas em lares onde h e lhes so impostas regras e limites, aprendem a se controlar e tem uma maior probabilidade de crescerem com maior responsabilidade sobre seus comportamentos.

Seja firme, mas justo.

Ao impor alguma regra para seu filho, provavelmente em algum momento ele se queixara e negar a te obedecer. Nesta situao muitos pais relevam a atitude do filho e o deixa fazer o que quer naquele determinado momento. O que estes pais no sabem que, ao tomarem esta atitude, os filhos tomaro conta de que a referida regra que os pais lhe impuseram e agora esto relevando no tem muita importncia. Para evitar isto os pais deve ser firmes em suas decises, mesmo que os filhos fiquem chateados com eles. Afinal os pais sabem o que melhor para seus filhos e se esto impondo aquela regra para um bom motivo. A partir do momento que a criana passa a respeitar tal regra sem a superviso do adulto, hora de reexaminar sua regra e ser um pouco mais flexvel.

A importncia da superviso.

estritamente importante saber sempre onde seu filho esta, com quem ele esta e o que ele esta fazendo. Faa esta pergunta sempre. Quando seu filho resolver dar uma volta ou ir em um lugar especifico, converse com ele que lugar esse, quem estar neste lugar e o que ira fazer l. Combine um com o outro uma maneira de se comunicarem casa algo acontea ou resolvam mudar de idia e ir para outro lugar. Sempre monitore seu filho como cuidado de no transmitir a idia de que voc esta desconfiando dele, pois se ele perceber isto, ai sim poder omitir certos fatos de voc.

Como administrar os conflitos sobre regras.

Em um momento ou outro seu filho se recusar obedecer uma regra imposta pelos pais, promovendo, em muitas ocasies, uma batalha entre pai e filho onde com certeza sair um vencedor e um perdedor. Os pais podem, ento, tentar manter prevalecer sua autoridade, mas assim seus filhos podem ter uma viso autoritria dos pais. Podem ento relevar e ceder vontade dos filhos, mas isto dever ser feito somente quando achar que seu filho esta com a razo. Existe tambm a possibilidade de chegarem a um acordo onde ambos ficam satisfeitos, conversando entre si encontrando uma soluo para o problema.

Afrouxe as regras ao constatar o amadurecimento de seus filhos.

Com o passar dos dias, seus filhos passam a ser capazes de administrar seus prprios atos. A partir da comeam a indagar sobre regras impostas que j no precisam mais ser seguidas. Muitos pais, nesta fase do desenvolvimento dos filhos, acham que suas regras devem ser mais severas, pois a chance dos filhos se envolverem com

coisas erradas so maiores. J outros pais pensam ao contrrio, achando que j ensinaram tudo o que o filho precisa saber. Na verdade, chega-se num ponto que os pais necessitam dar um voto de confiana a seus filhos, mas no devem largar de mo em aplicar algumas regras. Mas antes de fazer isto, converse com seus filhos sobre algumas regras bsicas e nunca lhes d total liberdade.

PRINCPIO VI
AJUDE SEUS FILHOS A SE TORNAREM INDEPENDENTES

A necessidade de autonomia.

Normalmente,

chega

um

determinado momento da vida que seus filhos iro exigir um pouco de independncia, poder ter a capacidade e tomar suas prprias decises. E de fundamental importncia a aceitao dos pais por esta escolha para que possam ter um bom desempenho na funo de pai e me. Mas para conceder certa

autonomia a seus filhos necessrio que os pais escolham a batalha certa, sempre que achar que a deciso de seu filho no ser algo muito importante, de a autonomia para ele. D opes de escolha para seus filhos quando forem fazer um passeio, comer alguma coisa ou vestir uma roupa, por exemplo. Dentre as opes que der a seu filho, de orientaes sobre elas antes dele fazer a escolha e o elogia se achar que ele fez a coisa certa. E mesmo se ele se arrepender da escolha, no o repreenda, pois ele estar aprendendo para no repetir o erro novamente.

Como enfrentar a contestao e a oposio.

Se seus filhos andam contestando voc ou suas decises, no fique preocupado. Isso pode seu um indicio de que seus filhos esto crescendo e querem cada vez mais, ter a capacidade de tomarem suas prprias decises.

Diante de uma situao de oposio os pais podem, em alguns casos, baixar guarda e deixar a situao sobre responsabilidade do filho, pois eles querem esse desejo de independncia. Mas deve fazer isso sem que o filho pense que o pai esta sendo submisso a ele.

Conceda a seus filhos um espao psicolgico.

sempre necessrio ajudar os filhos a desenvolver um senso de independncia, mas impor limites aos filhos nunca deve deixar de ser feito. Para fazer isso a criana deve ter certeza de que os pais esto presentes em sua vida, mas sem os sufocarem. preciso que os pais dem um espao para que os filho possam desenvolver sua auto-confiana. H momentos difceis que as crianas atravessam onde preferem ficar isoladas por um momento e tem muitos pais que no aceitam isso. Mas os pais devem estar sempre presentes nestes momentos para o caso da criana buscar ajuda.

No interfira na vida de seus filhos.

Seus filhos tm a necessidade de decidir as coisas por conta prpria e isso muito importante para o desenvolvimento de sua individualidade. preciso que os pais dem este espao a criana e deixem para intervir somente quando a criana se envolver em uma situao mais complexa ou que envolve perigo.

Proteja quando for necessrio mas consinta quando puder.

Deixe que seus filhos tomem algumas decises por conta prpria, mas interfira imediatamente se achar que, o que ele pretende fazer, pode lhe fazer algum mal fsico ou moral.

Sempre que for necessrio privar seu filho de algo que ele deseja fazer, necessrio conversar com ele sobre quais motivos o levou a tomar esta deciso.

PRINCIPIO VII
SEJA CONSCIENTE

Seja coerente dia aps dia.

Para

que

criana

se

comporte bem no seu dia-a-dia necessrio que os pais se

mantenham sempre firmes em suas decises. Se eles estipulam certas regras ou condies aos filhos, no devem mudar de idia em momento algum. Transformando um bom comportamento em habito para a criana far com que ela se comporte direito sempre

A importncia das rotinas.

Outra forma clara de melhorar o comportamento das crianas criar uma rotina em casa, estabelecendo horrio para realizao dos afazeres do dia-a-dia, como na hora das refeies, de assistir TV e at mesmo a hora de dormir. Durante os finais de semanas essa rotina pode ser um pouco afrouxada, mas no muito, para no dificultar a readaptao das crianas rotina na segunda-feira novamente. Tambm importante estabelecer um horrio para que as crianas vo dormir e quando elas devero acordar. Isso porque as crianas e os adolescentes possuem um relgio interno que controlam quando eles esto com sono, para irem dormir e quando eles devero acordar.

Qual a importncia de uma frente unida?

Todos os pais, sejam eles casados ou separados, dever ter a conscincia de que pai e me devem sempre entrar num acordo seja quando discordam em alguma coisa ou quando nos referimos na educao e orientao dos filhos. Um no pode ensinar algo diferente do outro, pois isso deixaria a criana confusa, pensando que um est certo e o outro errado. Principalmente durante os primeiros anos de vida.

Seja consistente sem rigidez.

Se seus filhos vm cumprindo as regras que lhes foram impostas, no h por que, em um momento ou outro, abrir mo delas para satisfazer seus filhos, ainda mais se isto no for atrapalhar em nada no desenvolvimento dela. Quando perceber que alguma regra imposta no esta fazendo surgir efeito no desenvolvimento da criana, os pais devem reconhecer o erro e tentar modificar algo nesta regra para que sua autoridade fique fortalecida diante dos filhos, pois eles sabero que voc as impe regras sensatas.

Identifique os seus pontos inegociveis.

Diante tantas regras criadas pelos pais, h aquelas que podem ser transgredidas de vez em quando e aquelas que voc no abre mo de faz-la ser cumprida. Este segundo tipo de regra so os pontos inegociveis. importante voc identificar quais so estes pontos de acordo com a idade de seu filho, pois talvez algo que irredutvel hoje, quando ele ainda uma criana, pode no fazer mais muito sentido amanha, quando ele j se tornar um adolescente.

PRINCPIO VIII
EVITE CASTIGOS SEVEROS

Os filhos devem ser punidos?

at aceitvel punir os filhos, mas desde que essa punio no seja violenta, cruel ou atinja a criana verbalmente. Alem da punio os pais podem utilizar do mtodo explicativo, mostrando criana o que ela fez de errado e porque ela no deveria ter feito tal ato. Mas,

infelizmente, em alguns casos esse mtodo pode no funcionar, sendo necessria a utilizao de mtodos punitivos. Entre as punies se destacam dois mtodos, a declarao de supremacia, onde os pais demonstraro que exercem poder sobre os filhos tendo o direito de lhes aplicar castigos ou retirar alguns privilgios e tambm poder punir seus filhos utilizando o mtodo da remoo de amor, onde o pais demonstraro toda a decepo que teve com o filho por ele ter feito algo de errado. Tal punio deixar a criana arrasada, fazendo com que ela pense novamente se vai refazer o que fez de errado e deixar seus pais decepcionados.

Jamais use castigo corporal.

O castigo corporal prejudica o desenvolvimento da criana por isso, no importa com quanta raiva voc esteja nunca bata em seus filhos. Crianas que so educadas com violncia so mais propcias desenvolver este tipo de comportamento.

No use linguagem ofensiva.

Ofender os filhos por algo que tenham feito de errado podem prejudiclos tanto como o castigo corporal, podendo levar a criana a desenvolver distrbios psicolgicos que vo desde a baixa-estima agresso. Quando ofendemos as crianas, alem de prejudicar no desenvolvimento delas esta tambm no obtemos resultados nenhum. Pois a criana ficar to assustada com a atitude dos pais que nem pensar por qual motivo esta sendo humilhada.

Controle sua raiva.

normal ficar com raiva dos filhos em certos momentos, mas, antes de aplicar a punio, espere ate que se acalme. Aplique a punio e explique criana porque ela esta sendo punida.

Maneira correta de punir.

Para a punio ser eficaz, antes de ser aplicada os pais devem saber: o que aconteceu para que esta criana seja punida; se a o ato feito pela criana pode vir a prejudicar algum, inclusive ela mesma; deve sugerir opes para que a criana melhore e no volte cometer novamente tal erro; definir claramente qual ser a punio e saber se, com estas punies, seus filhos podero vir errar novamente. Outra maneira correta de punir a criana fazendo com que ela repare seu erro. Mas a tarefa dever ser severa o bastante para que ela pense novamente varias vezes antes de voltar a cometer o mesmo erro.

PRINCPIO IX EXPLIQUE SUAS REGRAS E DECISES.

Exponha com clareza suas expectativas.

No pense que seus filhos sabem tudo o que voc espera que eles faam. importante que todos os pais expliquem, nos mnimos

detalhes, tudo o que esperam que os filhos faam, evitando assim que voc se desaponte com seus filhos.

Argumente com seus filhos.

Alm de impor uma regra necessrio tambm informar aos filhos, o por que desta regra e qual objetivo se busca seguindo a mesma. Dependendo da idade da criana esta explicao dever ser mais sensata ou talvez tenha que ter uma lgica, pois se a criana j tiver mais ou menos uns 12 anos ela poder fazer vrio questionamentos, coisa que uma criana de 3 ou 4 anos no faria. Se a explicao da regra imposta pelos pais forem em assimiladas pelos filhos a probabilidade de que estes a sigam com mais rigor so bem maiores. Por isso importncia de compreender a maneira de pensar de seus filhos durante cada uma de suas fases.

Porque eu disse Muitos pais utilizam a frase porque eu disse para obrigar seus filhos a realizar determinada tarefa que lhes foi pedida, dando a entender que no

existe um bom argumento para o pedido e que, por ser superior, ela tem o dever de te obedecer. Isso pode influenciar criana ser submissa outras pessoas se sentindo obrigada a fazer tudo o que as pessoas lhe mandarem fazer, como um professor ou um colega mais velho de escola. E o pior que, mesmo se o que lhe for mandado for uma coisa absurda, a criana far sem questionar.

Oua a opinio de seus filhos.

Seus filhos tambm tm opinies sobre assuntos determinados e deixar que ele exponha estas opinies ajudara que ele a desenvolver sua capacidade intelectual e acataro as regras impostas pelos pais com mais facilidade se acharem que elas tem sentido.

Admita que errou.

No adianta nada os pais se manterem firmes sobre algo que pensam se eles estiverem errados simplesmente para manter a autoridade sobre seus filhos. Reconhecendo seus erros seus filhos os ajudara ser mais seguros e maduros. Quando perceber que agiu de forma errada ou que estava errado sobre algo que pensava diga isto seus filhos e no deixe que eles percebam seu erro antes de voc. Mas importante que voc comente com seus filhos somente erros os envolvam diretamente e no seus erros do passado.

PRINCIPIO X
TRATE SEUS FILHOS COM RESPEITO

Respeite e merea respeito.

Todos os pais querem que seus filhos lhes respeitem, mas no param para pensar se tambm necessrio respeitar seus filhos para conseguirem o respeito deles. Em certos momentos podem ocorrem fatos em que seus filhos lhes contestam sobre alguma coisa e neste momento voc pode vir a pensar que eles no esto te tratando com respeito. Isso nem sempre verdade, pois provavelmente este filho esta atravessando uma fase crtica. Por isso talvez seu filho pode ate no estar te tratando com respeito, mas no pelo fato de te contestar, mas pela maneira que o faz. Geralmente, para que nossos filhos nos tratem com respeito, necessrio que os tratemos da mesma forma. Fazendo isso eles se mostraro mais dispostos em cooperar com voc.

Dialogue.

Muitas crianas sentem falta do dialogo com os pais e muitos pais deixam de fazer isto por acharem que seus filhos no gostariam de conversar com eles. Ao falarmos de dialogo, podemos estar nos referindo falar ou a conversar. Para os pais as duas palavras podem significar as duas coisas, mas para os filhos, quando os pais falam com eles, parecem que esto fazendo um discurso ou dando alguma bronca. Mas quando conversam com eles, se demonstram realmente interessados sobre os assuntos dos filhos

pedindo suas opinies aos filhos e dando todo valor a estas opinies. importante tambm que, ao fizerem alguma pergunta seus filhos, que a faam de maneira que a resposta seja mais complexa e no simplesmente um no ou um sim. No interrompa seu filho sem necessidade quando ele estiver conversando com voc seja o mais sincero possvel com ele, sempre respondendo o que voc realmente acha de um determinado assunto.

No responda de volta

Essa, assim como outros tipo de respostas que normalmente os pais direcional aos filhos, fazem com que eles se sintam desvalorizados, acabando com qualquer possibilidade de dialogo. Quando chegarem um ponto do dilogo em que a opinio de pais e filho no bate uma com a outra, ao invs de mand-lo ficar quieto e aceitar o que voc esta dizendo, o melhor a fazer explicar, com calma, o motivo pelo qual voc se manter firme na sua opinio. Desta maneira voc estar demonstrando seus filho que voc podem entrar um acordo sobre algo que discordam sem desrespeitar um ao outro.

Deixe seus filhos agirem de acordo com a idade que tm.

Isto uma boa maneira de demonstrar que respeitam seus filhos e no exigindo que eles pensem ou realizem tarefas que no so compatveis com sua idade. E importante que os pais deixem seus filhos apr oveitarem o agora de suas vidas e quando mudarem para uma outra fase de suas vidas pode ter certeza que, sozinha, elas mudaram seus comportamentos. No se preocupe demais obrigando seus filhos a terem atitudes de adultos, deixe que elas faam o que outras crianas da mesma idade normalmente fazem. Se aproveitarem cada fase da vida de seus filhos, tero menos trabalho em cri-los e sua vida de pai pode ser bem mais divertida.

Os filhos tratam os outros da mesma maneira que os pais os tratam.

Seus filhos provavelmente se espelharo na forma que voc os trata hoje para tratar as outras pessoas amanha, principalmente se o tratamento que receberem for de carinho, amor e compreenso. Pois se voc trata seus filhos bem hoje e eles tratarem as pessoas bem amanha, da mesma forma, conseguiro com mais facilidade, fazer amigos, alcanar sucessos tanto na escola, no trabalho e no casamento, podendo tambm ser bons pais.

You might also like