You are on page 1of 9

AVALIAO DE FORNECEDORES

pg. 1 / 9

Questionrio de Avaliao do Sistema de Gesto da Qualidade do Fornecedor


Razo Social : AP PRODUTOS PARA VEDAES E PEAS DE TRATORES LTDA CNPJ: Distribuidor Representante X Fabricante Prestador de Servio RUA CONSELHEIRO RIBAS, 291/293 SO PAULO SP Endereo : CEP. : 05093-060 Site: www.apvedacoes.com.br Fone: (11)3646-2500 Fax: E-mail : Responsvel pelas Informaes Rogrio : 25 / 06 Data : / 2012 Visto : Linha de Fornecimento de Materiais/Servios : ANEL ORING GRUPO FIAT GRUPO KOMATSU rogerio@apvedacoes.com.br Setor Vendas : Principais Clientes: 49868615/0001-23

A Empresa possui Certificao : Qual o escopo da Certificao : Data da Certificao 24 / : 05

SIM

Qual? X ISO 9001 Se Outra, especificar 13 05 / 2015

/ 2012 SIM

Validade : NO pontos

Caso o fornecedor possuir a Certificao, no ser obrigatrio o preenchimento do questionrio em anexo, somente enviar cpia do Certificado.

N0 possui Certificao. Pretende obt-la?


AVALIAO DA COMPROMESSO :

Caso Sim, qual o prazo ? Validade Reprovado

Pontuao

X Aprovado

Aprovado com Ressalva

Parecer: .FABRICAO DE PRODUTOS DE BORRACHA E DE VEDAO PARA APLICAO INDUSTRIAL, REPRESENTANTAO. DISTRIBUIO E COMERCIALIZAO DE PRODUTOS PARA VEDAO HIDRAULICA E PNEUMATICA INDUSTRIAL

Responsvel pela Avaliao

rea

Visto

Data

Mrio Cesar

Diretor Comercial

25/06/2012

AVALIAO DE FORNECEDORES
pg. 2 / 9

Instrues para Preenchimento do Questionrio


Avaliao do Sistema de Gesto da Qualidade do Fornecedor conforme NBR ISO 9001:2000

1. As perguntas devem ser respondidas preenchendo os campos SIM, NO ou N/A (no se aplica). 2. Todas as questes devem ser respondidas OBRIGATORIAMENTE, independente do tipo de empresa. 3. As respostas N/A somente devem ser respondidas para os itens de excluso do Sistema de Gesto da Qualidade (ex. 7.3 Projeto e desenvolvimento NBR ISO 9001). 4. As questes que no se enquadrar no item anterior devem ser respondidas com SIM ou NO. 5. As respostas N/A devem ser justificadas no campo de observaes. 6. Quando o item estiver sendo implantado, anotar no campo de observaes. 7. Mtodo de Pontuao: Pontos obtidos SIM Pontuao = -------------------------------------- x 100 Pontos possveis TOTAL Total de questes possveis = 77 (subtrair as questes N/A). Ser considerado fornecedor aprovado os que obtiverem 70 % mnimo na pontuao. Fornecedor com menos de 70% ser considerado reprovado.
A Compromesso poder, eventualmente, realizar auditorias in loco, quando estas se fizerem necessrias.

AVALIAO DE FORNECEDORES
pg. 3 / 9

1. SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE


N QUESTES SIM NO N/A OBSERVAES

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5

A empresa possui um Sistema de Gesto da Qualidade documentado? Existe Poltica da Qualidade documentada? Existem Manual e Procedimentos da Qualidade documentados? Existem Instrues e rotinas de trabalho (ou equivalente) documentadas? Os documentos citados no 1.3 e 1.4 passam por aprovao (ex.: assinatura, carimbo de aprovado, etc)? Os documentos que sofreram alteraes e que foram guardados pela empresa, possuem identificao visando evitar o seu uso por engano? (ex.: leis revogadas, procedimentos que foram alterados, etc). Os documentos que registram e comprovam as atividades da empresa so legveis? (ex.: resultados de exames, inspees e verificaes: relatrios de produo: registros de compras: etc). Os documentos citados no n 1.7 so arquivados observando algum tipo de seqncia? Os documentos citados no n 1.7 possuem tempo definido para permanecerem guardados?

1.6

1.7

1.8 1.9

2. RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAO
N QUESTES SIM NO N/A OBSERVAES

2.1 2.2 2.3

A direo da empresa implementou e mantm um Sistema de Gesto da Qualidade? A direo garante que os requisitos do cliente so atendidos? A direo definiu, documentou e divulgou por toda a empresa uma poltica da qualidade? A empresa possui indicadores, objetivos ou metas definidas, no que diz respeito qualidade? (ex.: diminuio do n de reclamaes de clientes, diminuio da quantidade de defeitos em produtos, ndices de satisfao em pesquisa com clientes, etc).

2.4

AVALIAO DE FORNECEDORES
pg. 4 / 9

continuao do item 2. Responsabilidade da Administrao

QUESTES

SIM

NO

N/A

OBSERVAES

2.5

As responsabilidades e autoridades dos cargos ou funes da empresa esto definidas? (ex.: organograma da empresa, estatuto, descrio de cargos ou funes, etc). A organizao possui um responsvel nomeado para assegurar a implementao do Sistema de Gesto da Qualidade? A direo da empresa analisa periodicamente o Sistema de Gesto da Qualidade?

2.7 2.8

3. GESTES DE RECURSOS
N QUESTES SIM NO N/A OBSERVAES

3.1

A empresa determina e disponibiliza os recursos (pessoal, financeiro e outros), necessrios para a manuteno de um Sistema de Gesto da Qualidade? A empresa tem exigncias definidas de escolaridade, formao ou treinamento necessrios para os funcionrios dentro de seus cargos e funes? Os funcionrios que executam atividades que influenciam no produto ou servio da empresa possuem escolaridade, formao, treinamento e experincia necessrios para faz-las? A empresa fornece funcionrios? treinamento ou cursos aos

3.2

3.3

3.4

3.5

A empresa possui documentos que comprovam a escolaridade, treinamentos ou cursos realizados pelos funcionrios? (ex.: listas de presena, certificados de participao, diplomas, etc). A empresa possui equipamentos, maquinrios e instalaes necessrios para fornecer o produto/realizar o servio atendendo as exigncias do cliente? Quando necessrio, a empresa mantm controle das condies ambientais do local de trabalho? (ex.: temperatura, umidade, luminosidade, etc).

3.6

3.7

4. REALIZAO DO PRODUTO
N QUESTES SIM NO N/A OBSERVAES

4.1

A empresa possui documentos que definem como atividades de realizao do produto (fabricar e/ou forneclo) ou servio devem ser feitos?

AVALIAO DE FORNECEDORES
pg. 5 / 9

continuao do item 4. Realizao do Produto

4.2

Os documentos citados no 4.1 definem as caractersticas do produto/servio? Os documentos citados no 4.1 definem a inspeo, ensaio ou verificao que devem ser feitas no produto/servio? Os documentos citados no 4.1 definem quais documentos de registro devem ser preenchidos para comprovar que foram atendidas as condies especificadas? (ex.: relatrio de produo, laudo de verificao do produto, guias, recibos, notas, etc). A empresa, antes de aceitar um pedido, uma solicitao ou contrato de venda, analisa se tem capacidade de atender as condies que esto sendo solicitadas pelo cliente? (ex.: prazo, quantidade, especificaes tcnicas, legislao, etc). As informaes de um pedido ou solicitao de compra de um cliente so registradas em algum documento? (ex.: contrato, ordem de fornecimento, pedido, fax, etc). Quando h a necessidade de alterao de um pedido de um cliente (quantidade, prazo, especificaes) a comunicao necessria realizada?
Se a empresa no desenvolve novos produtos/servios, marque N/A para os ns 4.8 a 4.13

4.3

4.4

4.5

4.6

4.7

4.8 (*) 4.9 (*)

A empresa planeja desenvolvimento de novos produtos/servios, definindo as fases de desenvolvimento? A empresa documenta as especificaes produto/servio que est sendo desenvolvido? do

4.10 (*)

A empresa analisa o desenvolvimento dos novos produtos/servios em perodo ou fases especficas, em relao ao que se esperava? So mantidos documentos que comprovem a realizao da anlise citada no 4.10? Quando ocorre alterao no desenvolvimento dos novos produtos/servios so mantidos documentos que comprovem esta alterao? Quando o desenvolvimento do novo produto/servio concludo, so realizadas verificaes para confirmar se o resultado est de acordo com o esperado? A empresa avalia os seus fornecedores? A empresa descreve claramente as informaes necessrias para adquirir os produtos/servios?

4.11 (*)

4.12 (*)

4.13 (*) 4.14 4.15

AVALIAO DE FORNECEDORES
pg. 6 / 9

Continuao do item n 4. Realizao do Produto

QUESTES

SIM

NO

N/A

OBSERVAES

4.16

Os produtos/servios recebidos so verificados para garantir se o que est sendo recebido o que foi comprado? So realizadas verificaes ou anlises para verificar se as caractersticas dos produtos/servios fornecidos esto de acordo com as especificaes previamente estabelecidas? A empresa identifica seu produto de maneira adequada? (ex.: nome, cdigo, etiquetas, placas, etc). A empresa identifica seus produtos quanto situao para utilizao, para garantir que apenas o material verificado e considerado adequado seja utilizado? (ex.: etiquetas de aprovado, reprovado e verificao; cdigo de cores: etc). A empresa documenta a distribuio dos produtos por lotes (ou equivalente) ou os servios um a um, visando garantir uma relao entre produtos/servios fornecidos e clientes? A empresa tem os cuidados necessrios para preservar a propriedade do cliente, quando est sob seus processos? (ex.: peas e componentes da Compromesso em tratamento trmico ou superficial nas instalaes fsicas em que est sendo feito um servio; etc). Os produtos existentes na empresa (que vai ser includo na produo ou servio e o produto acabado) so mantidos de forma a garantir que suas caractersticas sero mantidas at chegar ao cliente final? Os instrumentos de medio so calibrados contra padres rastreveis a Rede Brasileira de Calibrao (RBC) ou entidade reconhecida? So mantidos certificados de calibrao (ou outro documento equivalente) dos instrumentos calibrados? Existe um cronograma ou programa de calibrao dos instrumentos de medio utilizados? As incertezas dos instrumentos so conhecidas e compatveis com a tolerncia requerida da medida? Existem critrios de aceitao definidos para os instrumentos de medio? So tomas aes apropriadas, incluindo a notificao para os clientes, quando equipamentos de inspeo, medio e ensaios em utilizao so encontrados fora da calibrao?

4.17

4.18

4.19

4.20

4.21

4.22

4.23

4.24

4.25

4.26

4.27

4.28

AVALIAO DE FORNECEDORES
pg. 7 / 9

Continuao do item n 4. Realizao do Produto

QUESTES

SIM

NO

N/A

OBSERVAES

4.29

A empresa tem um programa de assistncia tcnica aos clientes?

5. MEDIO, ANLISE E MELHORIA


N QUESTES SIM NO N/A OBSERVAES

5.1

A empresa utiliza tcnicas estatsticas com a finalidade de medir a qualidade do produto, satisfao de clientes ou Sistema de Gesto da Qualidade? (ex.: controle estatstico de processo, tabulao de resultados de pesquisa, pareto, etc). A empresa realiza pesquisa de satisfao com clientes (ou outro meio equivalente)? Existem metas ou objetivos definidos para o resultado da pesquisa? Quando detectado um desvio em relao s metas ou quando h uma reclamao do cliente, so tomadas providncias para resolve-las? A organizao realiza auditorias internas para verificar o Sistema de Gesto da Qualidade? As auditorias internas so programadas e realizadas em intervalos planejados? So utilizados auditores qualificados e sem influncias na rea auditada? So mantidos registros da auditoria interna? So tomadas aes para eliminar a causa dos problemas detectados durante a auditoria interna? As aes tomadas so verificadas para confirmar se realmente foram eficazes (se eliminaram as causas dos problemas e no houve nova ocorrncia)? A empresa verifica as atividades de realizao do produto ou servio, visando garantir que o resultado final ser o definido anteriormente? Quando detectado algum problema durante a verificao citada no 5.11, so realizadas correes?

5.2

5.3

5.4

5.5

5.6

5.7 5.8 5.9

5.10

5.11

5.12

AVALIAO DE FORNECEDORES
pg. 8 / 9

Continuao do item n 5. Medio, Anlise e Melhoria

QUESTES

SIM

NO

N/A

OBSERVAES

5.13

A empresa verifica as caractersticas (prprias solicitadas) do produto ou servio antes de sua entrega ao cliente? (ex.: Produto peso, dimenso, caractersticas tcnicas, etc; Servio produto especificado na realizao do servio, substituio das peas solicitadas, verificao de reparos realizados, etc). So mantidos documentos que comprovam a realizao da verificao citada no 5.13? Os documentos citados no 5.14 identificam claramente o responsvel pela liberao do produto ou servio, com base na verificao executada? A empresa identifica de forma clara os produtos cujas caractersticas ou exigncias do ciente no so atendidas (produtos no-conforme), visando evitar seu uso ou entrega por engano? (ex.: etiqueta ou placa de produto noconforme, rea ou prateleira, identificada para produto noconforme, etc). Os resultados obtidos das verificaes realizadas, bem como resultados de pesquisa, so analisados pela empresa, para identificar pontos de melhoria na empresa? Quando so detectadas no-conformidades, a empresa realiza aes para eliminar a causa e evitar uma nova ocorrncia da no-conformidade? As no-conformidades detectadas, suas causas e as aes realizadas so registradas em algum documento ou em meio eletrnico? As aes realizadas para eliminar a causa das noconformidades detectadas so analisadas para garantir que vo evitar uma nova ocorrncia das no-conformidades? A empresa realiza aes visando eliminar causas de uma no-conformidade potencial (no-conformidade que ainda no ocorreu, mas que provavelmente ir acontecer)? As no-conformidades potenciais, suas causas e as aes realizadas so registradas em algum documento ou em meio eletrnico? As aes realizadas para eliminar a causa de noconformidades potenciais so analisadas para garantir que vo evitar a ocorrncia das no-conformidades? A empresa consegue demonstrar melhoria contnua, por meio da utilizao da Poltica da Qualidade, cumprimento de objetivos e metas, resultados de auditoria, resultados de verificaes e pesquisa, anlise peridica pela direo e

5.14

5.15

5.16

5.17

5.18

5.19

5.20

5.21

5.22

5.23

5.24

AVALIAO DE FORNECEDORES
pg. 9 / 9

aplicao de aes corretivas e preventivas?

You might also like