You are on page 1of 48

Manual Caiara de Ecoturismo de Base Comunitria

Instituto BioAtlntica

Sumrio
Introduo
Comunidades tradicionais Pescadores artesanais Caiaras 3 3 4 Cadeia produtiva do turismo Como vender o seu peixe Como cuidar do turismo em sua comunidade Como saber se estamos no rumo certo Planejar e monitar o turismo Como a comunidade deve fazer para planejar o turismo? 5 5 6 7 7 8 9 9 9 10 10 11 11 12 12 13 14 14 15 16 16 17 18 Como monitorar? Como monitorar, de uma maneira simples 20 21 22 23 23 23 23 24

Turismo
Voc j parou para pensar o que Turismo? Turismo de base comunitria E o turista, quem ? Porque pode ser interessante para a comunidade trabalhar com turismo? Qual a receita de sucesso do turismo? O que o turismo pode trazer de negativo para a sua comunidade? Informaes sobre o turista Quando as pessoas viajam? Por que as pessoas viajam? Quais so as preocupaes do turista ? O que devemos e podemos fazer para tranquiliz-lo? O que o turista gosta de fazer? Como o turista escolhe os locais para visitar? O que sustentabilidade e porque importante? Definio oficial de sustentabilidade Turismo e sustentabilidade Destino ou plo turstico Produto turstico Como funciona a comercializao do turismo Turismo e comunidades tradicionais Regras de (boa) convivncia Como elaborar bons produtos de turismo de base comunitria Para atender bem aos visitantes

Anexos
Quais as qualidades de um bom condutor? Como conduzir bem um grupo na trilha Como levar um grupo para um passeio de barco Como levar um grupo para um passeio de canoa Como um bom condutor deve apresentar uma casa de farinha Como um bom condutor deve apresentar um cerco de pesca Formas de ganhar dinheiro com turismo comunitrio Turismo na comunidade em geral comea com guiar pessoas ou organizar passeios Como a comunidade pode ganhar dinheiro com alimentao Como a comunidade pode ganhar dinheiro com hospedagem familiar Centro receptivo / Centro de atendimento ao turista Como lidar com emergncias Como tratar o esgoto produzido pelos turistas Como tratar o lixo produzido pelos turistas Algumas palavras e expresses importantes no turismo Princpios do turismo sustentvel Informaes e exemplos de turismo de base comunitria 25 27 29 31 32 33 34 34 35 36 37 38 39 40 42 43 44

Manual Caiara de Ecoturismo

Introduo
Comunidades tradicionais
Comunidades Tradicionais so grupos que possuem culturas diferentes da cultura predominante na sociedade e se reconhecem como tal. Esses grupos se organizam de formas distintas, ocupam e usam territrios e recursos naturais para manter sua cultura, tanto no que diz respeito organizao social quanto religio, economia e ancestralidade. Na utilizao de tais recursos, aplicam conhecimentos, inovaes e prticas que foram criados por eles prprios e transmitidos oralmente e na prtica cotidiana pela tradio. Para ser reconhecido como comunidade tradicional, o grupo precisa trabalhar com desenvolvimento sustentvel. Estima-se que cerca de 4,5 milhes de pessoas faam parte de comunidades tradicionais atualmente no Brasil, ocupando 25% do territrio nacional, sendo representados por caboclos, caiaras, extrativistas, indgenas, pescadores artesanais, quilombolas, ribeirinhos, entre outros.

Pescadores artesanais
As comunidades de pescadores artesanais esto distribudas ao longo do litoral, dos rios e dos lagos. Tm um modo de vida baseado principalmente na pesca, ainda que exeram outras atividades econmicas complementares, como o extrativismo vegetal, o artesanato e a agricultura de pequena escala. O pescador artesanal, geralmente, possui seus meios de produo e trabalha coletivamente, com a comunidade. Na baa da Ilha Grande, o nmero estimado de pescadores artesanais de mais de 800 pessoas. Na regio, poucos ainda vivem exclusivamente da pesca, e as atividades relacionadas ao turismo so cada ver mais procuradas pelos pescadores artesanais para complementar a renda.

Instituto BioAtlntica

Caiaras
Entende-se por caiaras as comunidades tradicionais localizadas nas regi es costeiras dos estados do Paran, So Paulo e sul do Rio de Janeiro, cuja forma de vida baseada na agricultura familiar, na pesca de pequena escala, no extrativismo e no artesanato. Os caiaras so fruto da miscigenao de indgenas, colonizadores europeus e afrodescendentes. A pesca artesanal caiara considerada uma atividade extrativista, realizada tanto no mar quanto em esturios e manguezais. Peixes, crustceos e moluscos capturados pelos caiaras servem tanto para o consumo familiar quanto comercializao. As comunidades caiaras passaram a atrair a ateno em virtude das ameaas cada vez maiores sua sobrevivncia e pela contribuio histrica que essas populaes tm dado conservao da biodiversidade, por meio do conhecimento sobre a fauna e a flora e de suas tradies de manejo dos recursos naturais. Essas comunidades encontram-se ameaadas por uma srie de processos e fatores. Uma das ameaas o avano da especulao imobiliria, sobretudo pela construo de residncias de veraneio ao longo do litoral, que pressionam os territrios caiaras. Alm disso, o turismo desordenado, que tranforma os moradores tradicionais em prestadores de servio, e a pesca predatria, que reduz os estoques pesqueiros, so grandes ameaas cultura caiara.

Manual Caiara de Ecoturismo

Ecoturismo de base comunitria


Voc j parou para pensar o que turismo?
Turismo viajar para... passear; aprender; descansar; sair da rotina; tratar da sade; trocar experincias ... O turismo uma indstria que vende: servios; aventuras; Afinidade a relao entre a Comunidade e os Turistas. bem estar; Componentes da afinidade no turismo: sonhos; educao no relacionamento; experincias; gestes ambiental, cultural e operacional; histrias para contar... desenvolvimento pessoal: aprender/conhecer-ensinar/mostrar; melhoria da qualidade de vida: comunidade e visitantes.

Turismo de base comunitria


O turismo de base comunitria o tipo de turismo no qual a comunidade organiza e presta servios para os visitantes, tais como: trabalhar como guia local, levar para pescar, para conhecer a roa, a casa de farinha, oferecer hospedagem, alimentao etc.

Lembre-se que: as boas atitudes comunitrias para com o turismo afetam positivamente o nmero de turistas que visitam um destino turistico; se os turistas no se sentirem bem vindos, deixaro de visitar esse destino, mesmo que outros aspectos sejam muito atrativos; comunidades so responsveis por paisagens culturais que formam atraes tursticas importantes; suas atividades do dia-a-dia, que fazem parte da sua forma tradicional de viver, proporcionam experincias aos visitantes.

Instituto BioAtlntica

E o turista, quem ?
Um Turista aquele que se viaja de onde mora por mais de 24 horas e faz pernoite. Quem viaja por menos de 24 horas, sem dormir no local visitado, excursionista. Tanto o turista quanto o excursionista so viajantes. O turista ou visitante no sempre o mesmo muda sempre ! querer subir montanhas ou mergulhar para ver os peixes no fundo de mar; ter dinheiro e esperar muito luxo ou estar com a grana curta e s buscar o bsico; j ter viajado muito ou estar fazendo a primeira viagem; fazer parte de um grupo de amigos ou de parentes, por conta prpria, sem agncia de viagens; fazer parte de um grupo da mesma idade e de mesmos interesses ou de um grupo bem variado; gostar de aprender coisas novas ou esperar encontrar coisas conhecidas; achar importante receber muitas informaes ou achar que j sabe tudo.

Por exemplo, a pessoa que viaja pode: ser um adulto, um jovem, uma criana ou idoso; querer relaxar na rede ou ter uma grande aventura andando por todos os lados;

Manual Caiara de Ecoturismo

Porque pode ser interessante para a comunidade trabalhar com Turismo?


valorizar o lugar onde a comunidade vive e interao com o mundo l fora; trazer benefcios econmicos, promovendo a melhoria da qualidade de vida; preparar a comunidade para o turismo e tambm para outras atividades econmicas.

Importante saber: nem sempre Turismo a soluo para toda comunidade desenvolver; a comunidade deve se informar, discutir e decidir se quer desenvolver o turismo pois podem haver outras atividades economicas mais adequadas para a sua comunidade; no so todos visitantes que vo agradar a comunidade e nem toda comunidade vai agrad-los;

Qual a receita de sucesso de turismo?


No existe formula mgica, mas a receita sempre tem estes ingredientes: boa historia; produto bom; muito esforo e trabalho; boa dose de bom senso; alguns toques de imaginao; um pouco de sorte.
Instituto BioAtlntica 

O que o turismo pode trazer de negativo para a sua comunidade?


importante prestar ateno nos pontos abaixo para que eles no ocorram na sua comunidade. Para se prevenir, preciso estar organizado! produo de lixo, principalmente os que no se decompem na natureza; falta de respeito com cultura e com a privacidade das pessoas; risco de transmisso de doenas; introduo de vcios (lcool e drogas) e prostituio; explorao e/ou manipulao da mo-de-obra comunitria; introduo de falsos valores, especialmente em crianas e jovens: as necessidades nas cidades grandes so diferentes das necessidades em uma comunidade. Muitas vezes, os comunitrios passam a ter desejos de consumo fora de suas prioridades, inspirados pelos turistas; concentrao de dinheiro na mo de poucas famlias na comunidade; falta de transparncia no controle do dinheiro vindo do turismo dentro da comunidade; estmulo venda de artesanato industrial, comprado nos grandes centros, e no o produzido pela comunidade; comrcio de artesanato abaixo do valor justo; utilizao de espcies da fauna, flora e minerais como matria-prima de artesanato, sem o devido cuidado ou permisso;

Manual Caiara de Ecoturismo

Informaes sobre o turista


Para ter sucesso, importante atrair os turistas certos. Para poder atrair turistas para sua comunidade, importante saber um pouco mais sobre eles. Se voc consegue ver o seu lugar com os olhos de turista, mais fcil ver o que eles vo gostar e o que ainda precisa melhorar.

Quando as pessoas viajam?


Pessoas com filhos, geralmente, viajam nas frias escolares. Enquanto no Brasil as frias de vero so de dezembro at fevereiro, muitos estrangeiros tm as frias de vero entre junho e agosto. Pessoas sem filhos tm a opo de viajar quando mais conveniente em termos de preo ou clima.

Por que as pessoas viajam?


Para tere experincias, conhecer locais bonitos, descansar, ter paz, sair da rotina, rir, relaxar, se divertir, ter aventuras etc. Tambm para estudar, trabalhar.

Quando o turista vem...


Pblicos Brasileiros Escolas Estrangeiros Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

A maioria dos turistas brasileiros viaja no vero. Os estrangeiros viajam no inverno. O grupos de escolas viajam durante o perodo de aulas. Sabendo disso, voc pode se organizar para receber os turistas na poca certa.
Instituto BioAtlntica 

Quais so as preocupaes do turista?


O que devemos e podemos fazer para tranquiliz-lo? Para tranqiliz-los, precisamos inform-los sobre a comunidade e o local que vo conhecer. O turista quer saber: como vai chegar na comunidade; como e onde vai dormir; onde vai comer e como ser a comida; quais so as atividades que ele pode fazer no local; como o transporte no local (vai ter de caminhar? de andar de barco?); quais roupas e sapatos e outras coisas bom levar na bagagem; se o local seguro e no tem risco de doena, acidentes, assaltos etc.; se tem luz eltrica e qual a voltagem; se h maneiras de ele falar com as pessoas em sua cidade de origem (se tem telefone, internet, etc.); se h hospital ou posto mdico prximo...

10

Manual Caiara de Ecoturismo

O que o turista gosta de fazer?


deseja conhecer os ambientes naturais conservados; quer ouvir histrias dos mais velhos, mitos e lendas das comunidades; quer saber sobre as tradies e a religiosidade; gosta de aprender sobre a natureza e o dia-a-dia das comunidades; gosta de comer comida tpica, fresca e de qualidade; ser recebido com simpatia e hospitalidade; prefere conhecer e adquirir produtos tpicos da regio, como artesanato local.

Como o turista escolhe os locais para visitar?


Se o turista no conhece ou no tem informaes suficientes sobre o lugar que vai visitar, nem vai pensar em ir l. O turista quer saber se: o local perigoso ou sujo, seno ele se desinteressa; difcil chegar comunidade se for, pode desistir da viagem; o que vai ter pra fazer as atividades e os atrativos do local; os preos so caros ou justos (que o preo que vale a pena), ou vai para um outro local melhor.

Instituto BioAtlntica

11

O que sustentabilidade e por que importante?


Sustentabilidade no turismo quer dizer fazer bem para a economia (dinheiro, renda) da comunidade, tomando cuidado para que a natureza seja preservada e que as pessoas fiquem felizes. De maneira simples: cuidar das pessoas, da natureza e de ganhar dinheiro. Para ser turismo sustentvel, temos que lembrar sempre de 5 pontos: 1. ganhar dinheiro, ou seja, ter resultados financeiros; 2. atender bem aos clientes, dentro do que eles esperam da viagem; 3. ter a comunidade satisfeita, com oportunidade de trabalho e renda; 4. no destruir a natureza ou causar danos ao meio ambiente; 5. no prejudicar a cultura tradicional.

Definio oficial de sustentabilidade:


Sustentabilidade o uso dos recursos de maneira ambientalmente responsvel, socialmente justa e economicamente vivel, de forma que o atendimento das necessidades atuais no comprometa a possibilidade de uso pelas futuras geraes.

12

Manual Caiara de Ecoturismo

Turismo e sustentabilidade
Uma parte importante da receita de sucesso do turismo ter um bom produto turstico. No caso do produto turstico de m qualidade, o turismo pode ser prejudicial comunidade. Um bom produto turstico depende da qualidade dos recursos naturais: a praia bonita e limpa, floresta com muitos animais, etc. Depende tambm dos recursos culturais: gente hospitaleira que valoriza suas tradies e construes de um lugar. Caso venham muitos turistas ou o turismo seja mal organizado, isto pode significar que os atrativos de um lugar so mal cuidados e a comunidade no d conta de tantos servios. A os turistas comeam a sumir, porque percebem o local cheio e feio. A comunidade ganha dinheiro por algum tempo, mas depois fica sem nada.

Impactos positivos (benefcios) resultados econmicos e institucionais (sobretudo ganhar dinheiro); cliente / Turista satisfeito (com suas expectativas atendidas); comunidade satisfeita (envolvida com emprego e trabalho).

Impactos negativos (prejuzos) produo de lixo, principalmente os que no se decompem na natureza; falta de respeito com cultura e com a privacidade das pessoas; risco de transmisso de doenas; introduo de vcios (lcool e drogas) e prostituio; explorao e/ou manipulao da mo-de-obra comunitria;
Instituto BioAtlntica 13

Destino ou plo turstico


Destino ou plo turstico a regio onde ocorre o turismo e que tem uma imagem definida pela paisagem ou pela cultura das comunidades que ali vivem.

Produto turstico
Matrias-primas: Atrativos culturais msica, dana, culinria, etc. ; Atrativos naturais animais, florestas, cachoeiras, praias, etc.

Componentes: Infra-estrutura pousadas, hotis, pontes ou trapiches, mirantes; Equipamentos barcos, carros, vans, animais de montaria, etc.; Atividades caminhadas, mergulho, cavalgada, passeio de barco; Servios alimentao, guiagem, hospedagem, transporte, lavanderia.

Servio Transportes

Atrativo reas protegidas

Infra-estrutura pousada estrada acampamento

Equipamentos torre de obsevao

Atividades trilha e caminhada

Atrativo pesca

Atrativo fauna flora

14

Manual Caiara de Ecoturismo

Como funciona a comercializao do Turismo


Existem muitas maneiras de o cliente chegar ao seu destino.
Cliente Operador emissivo Operador receptivo

Cliente O que? Quanto?


Caiara (fornecedor)

Operador Interesse Preo Local Acesso Agncia

Onde? Como? Com quem?

Internet

Agncia de viagens

Pousada

Instituto BioAtlntica

15

Turismo e comunidades tradicionais


Como se relacionar bem com visitantes Comunidade e visitantes precisam sentir-se bem com o turismo e todos devem ganhar com isso. A comunidade deve estar ganhando dinheiro. Os visitantes devem ser atendidos como o combinado ou prometido. Saiba que: os turistas do bem, os bons visitantes, gostam de saber como se integrar melhor com a comunidade; as boas atitudes comunitrias para com os turistas ajudam a aumentar o nmero de turistas que se interessar em visitar a comunidade, sobretudo pelas experincias boas que tiveram no passeio.

Regras de (boa) convivncia


Como informar aos visitantes de que forma se comportar. A comunidade deve fazer uma mensagem de boas-vindas aos turistas, definindo algumas Regras de Convivncia para que os visitantes no tenham dvidas de como devem se comportar na visita. Por exemplo: sobre a permisso de tirar fotos na comunidade; deve-se estabelecer um horrio para no fazer barulho; qual o comportamento aceito e razovel com relao a bebidas alcolicas; orientar visitantes sobre como devem se vestir, tanto pelo tipo de passeio como por respeito a costumes locais; Um cartaz ou placa de boas-vindas, colocado no local de chegada dos visitantes, com um mapa simples do local ou da regio, com as regras de convivncia mais importantes, funciona bem e d bons resultados.

16

Manual Caiara de Ecoturismo

Como elaborar bons produtos de turismo de base comunitria


10 dicas importantes 1.Reunir um grupo de pessoas da comunidade interessadas em trabalhar com turismo. Essas pessoas podem trabalhar como guias locais, com alimentao, hospedagem, transporte, alm de mostrar a cultura da comunidade, as formas de trabalho na horta ou na roa ou no cerco de pesca etc... 2.Levantar os atrativos da comunidade e da regio Por exemplo: uma praia bonita e segura para nadar ou mergulhar; uma trilha que leva at um ponto de observao com vista bonita; uma trilha pra ver animais ou plantas bonitas ou especiais; Saiba que geralmente o turista viaja para fazer coisas que no faz no seu dia-a-dia! Veja com outras pessoas da comunidade como os atrativos podem virar produto turstico. uma cachoeira ou uma festa ou cerimnia; uma oficina de artesanato; os barcos de pesca, na frente da praia; o dia-dia e a conversa com gente da comunidade; as comidas tpicas da comunidade. 3.Ver de que forma os atrativos podem virar produtos tursticos Atrativos no so produtos tursticos. Os atrativos so matrias-primas para elaborar produtos tursticos. Por exemplo: A praia bonita atrativo, o produto pode ser venda de comida ou aluguel de equipamento na praia. A trilha atrativo, o produto pode ser passeios guiados por pessoas da comunidade. A oficina de artesanato o atrativo, vender artesanato ou ensinar artesanato so os produtos. O barco de pesca um atrativo, um passeio de barco ou participar do dia-dia do pescador um produto. Se voc observar os turistas,
Instituto BioAtlntica 17

o que eles querem e do que sentem falta, vo aparecer idias de outras Atividades e produtos.

Importante Em geral, necessrio 1 guia para cada 10 turistas! Quando o nmero de turistas aumentar, tambm deve aumentar o nmero de guias. Caso a atividade guiada tenha alguma dificuldade (trilhas longas, por exemplo), crianas, adolescentes, idosos, etc., importante ter mais guias. Cada caso deve ser avaliado individualmente. 4.Decidam quem deve ser responsvel por cada produto, pelas atividades e servios. Para o produto ser bom, necessrio que algum seja responsvel por sua operao e zele pela qualidade. Se o produto difcil de fazer ou so muitos visitantes, pode ser que precise de mais responsveis. 5.Verificar se precisa de investimento ou esforo conjunto para fazer um produto virar realidade. Ao desenvolver uma atividade ou um produto turstico, os responsveis devem saber calcular os custos e saber quantas pessoas so necessrias para que seja possvel realizar o passeio.

6.Verificar o tempo pra fazer cada atividade Verificar quanto tempo levam as atividades e como chegar ao lugar a ser visitado (a p, de barco, de van etc.). 7.Estabelecer um preo justo. O preo justo o que o turista aceita pagar e que paga o esforo da comunidade. As pessoas da comunidade devem receber valores proporcionais, de acordo com o seu tempo de trabalho e das despesas que tero para realizar as atividades - por exemplo: combustvel, alimentos etc.

8.Organizar as atividades na ordem que elas sero feitas. Verificar se as atividades esto relacionadas umas s outras, como se faz para sair de um lugar para o outro, o tempo de durao etc. Isto se chama roteiro turistico. 9.Fazer as contas dos custos e despesas do passeio Somar os custos para o passeio: pagamento das pessoas, custo com materiais e alimentos, aluguel de barco (combustvel para o barco, telefone, comisso da agncia para comercializao, impostos, etc. Saiba que alguns valores so cobrados por grupo e outros so cobrados por pessoa. Por exemplo: o servio do guia cobrado por grupo (diria do guia), mesmo que haja mais ou menos pessoas. Uma refeio cobrada por pessoa: o nmero de pessoas vai alterar o valor pago pelo grupo pela refeio. 10.Verificar se as atividades so sustentveis Veja se as atividades so sustentveis, ou seja, se no prejudicam a natureza nem mudam as tradies e costumes da comunidade, e se as pessoas envolvidas no turismo esto ganhando dinheiro.

Ateno Guias de turismo so pessoas que fizeram, o curso e foram credenciadas pelo Ministrio do Turismo. Neste manual, chamamos de guia local, da comunidade, apenas para que fique mais fcil de entender. Os guias locais, dependendo do lugar, so chamados de condutores ou monitores, s vezes de mateiros.

Importante Comunidades no devem depender s do turismo. Turismo no deve ser uma soluo mgica e nica de alternativa econmica. As comunidades devem manter suas atividades tradicionais, que so atrativos tursticos.

18

Manual Caiara de Ecoturismo

Para atender bem aos visitantes


As necessidades do turista podem ser colocadas numa pirmide. Na base da pirmide, de baixo pra cima, esto as coisas mais importantes. Para chegar ao seu destino, deve ser fcil para o turista subir na pirmide. Bem Estar: ningum gosta de ir a um lugar que tem fama de perigoso e sujo ou desconfortvel. Acessibilidade: mesmo que um local seja bonito, porm, difcil chegar ou com poucas informaes disponveis, pouca gente vai querer visitar. Qualidade: se o local tem condies de receber turistas, a concorrncia passa a ser pela qualidade da experincia e do lugar que o turista procura. Conscincia: alm de condies de conforto e bem-estar que esto na base do pirmide, os turistas procuram lugares que tm sustentabilidade, cuidando dos atrativos naturais e culturais, evitando prejudic-los. Preo Justo: o preo deve ser justo, pois o turista vai avaliar o preo com base na qualidade.

usto j o Pre
Conscincias ambiental & cultural

Qualidade de experincia do visitante

Acesso (logstica e informao)

Bem-estar bsico (segurana, higiene, e conforto mnimo)

Ningum vai pagar mais por um produto turstico que no tem qualidade, mesmo que seja vendido com etiqueta de base comunitria ou sustentvel.

Instituto BioAtlntica

19

Cadeia produtiva do turismo


Como o dinheiro que se ganha com o turismo circula na comunidade

Aluguel de embarcaes

Passeios / guia

Pesca

Artesanato / comrcio Gasolina para barcos

Restaurantes / refeies Mercado / comrcio Visitante

Pousadas / hospedagem

Agricultura

20

Manual Caiara de Ecoturismo

Como vender o seu peixe

Dicas para vender os produtos tursticos de sua comunidade No adianta ter um bom produto turstico, com preo justo, se o mercado no sabe que o produto existe. preciso saber divulgar !!! Para turismo de base comunitria existem duas formas principais do turista chegar : O turista independente, que vem por conta prpria, usando transporte pblico ou particular; O turista organizado, que vem em grupo, trazido por uma agncia de turismo que tem roteiros especiais.

Como eles ficam sabendo ? Os turistas independentes ficam sabendo sobre lugares diferentes falando com os amigos ou parentes, pesquisando na internet, lendo revistas ou guias de viagem etc. As agncias especializadas podem contatar comunidades pesquisando novos passeios e roteiros, mas tambm ajuda a promover ir visit-los e falar de seu local e regio, seus atrativos, passeios e produtos.

O importante saber que, para vender o peixe do turismo, precisa-se saber bastante sobre seu lugar. Se a experincia for boa, o turista contar para os amigos e parentes. Para divulgar, necessrio: Saber sobre sua comunidade e regio e contar de forma interessante para o visitante; Elaborar material promocional simples e honesto, sem enganar ningum;

Ter espao na internet, que pode ser, por exemplo, de uma agncia de viagem ou associao; Ter um centro receptivo simples, da comunidade, que pode ser na sede da associao de moradores; Identificar e se comunicar com operadoras e agncias de qualidade; Lembrar que os visitantes satisfeitos so os que melhor vo divulgar sua comunidade e passeios.

Instituto BioAtlntica

21

Como cuidar do turismo em sua comunidade


Dicas para vender os produtos tursticos e ser sustentvel, ambiental e economicamente H dois problemas bsicos no turismo: 1. no conseguir atrair turistas; 2. receber visitantes demais. Lembrem-se, para ser sustentvel, preciso saber que: Os recursos naturais e culturais so a base do sucesso do turismo; Junto com o visitante, vem mais necessidade de gua e energia eltrica; Nas visitas, produzido mais lixo e esgoto (que muitas vezes ficam na comunidade); Que o visitante mal orientado tambm pode introduzir vcios e falsos valores ou ser motivo de explorao da comunidade.

Se a comunidade no est organizada e com boas prticas, logo, logo a baguna se instala.

22

Manual Caiara de Ecoturismo

Como saber se estamos no rumo certo


Planejar e monitorar o turismo Planejar saber o que queremos e podemos fazer com uma atividade. Para que o turismo de base comunitria seja sempre de qualidade, importante que a comunidade saiba planejar e monitorar as atividades. Como a comunidade deve fazer para planejar o turismo? Faam reunies com os envolvidos no roteiro antes e depois das visitas para ver o que foi bom ou o que precisa melhorar. Falar para todos tudo o que ser feito antes e durante a visita do grupo, lembrar as responsabilidades de cada um, quanto cada um ganhar em suas atividades, datas, horrios etc. Como monitorar? Monitorar a mesma coisa que tomar conta. O monitoramento serve para saber se os visitantes e a comunidade envolvida esto satisfeitos. H vrias maneiras de se fazer isso, e uma delas pedir aos turistas que falem ou escrevam sobre o passeio (antes de irem embora!), dizendo o que gostaram e o que deveria melhorar nos passeios. Caso a comunidade tenha dificuldade para escrever, pode haver apenas uma roda de conversa, lembrando que todos devem falar suas opinies e que todas opinies devem ser respeitadas!

Instituto BioAtlntica

23

Como saber se estamos no rumo certo


Como monitorar, de uma maneira simples
Quando comeamos um nova atividade, as coisas podem no acontecer como planejamos. Por isso, precisamos ficar de olho para saber se estamos fazendo as coisas certas. Deve-se ficar atento a: o nmero de turistas e quantas noites eles passam no local;
24 Manual Caiara de Ecoturismo

a satisfaao dos turistas se eles gostaram dos passeios; a oferta de produtos e roteiros tursticos; a venda de outros produtos como, por exemplo, o artesanato ou farinha; a divulgao do nmero de agncias que oferecem e vendem o turismo da comunidade;

a divulgao do nmero de websites que falam sobre o turismo da comunidade na internet; o nmero de pessoas da comunidade envolvidas com turismo; a renda que vem do turismo, quantas pessoas vivem com o dinheiro do turismo;

a produo de lixo na comunidade e o lixo nos atrativos turisticos (na cachoeira, nas trilhas etc); os problemas com esgoto no tratado em fossas spticas; o aumento da criminalidade, se ocorrer. Os resultados devem ser discutidos para ajuste dos planos.

Anexos

Caixa de Ferramentas

Quais as qualidades de um Bom Condutor ?

Um bom condutor um profissional preparado que:


Pensa sempre na segurana e no conforto dos visitantes; bem informado sobre o passeio, a sua comunidade e a natureza, mas no um sabe-tudo; D o exemplo de bom humor, energia e hospitalidade; comunicativo, no tmido com os visitantes; Trata todos com cortesia, no tem favoritos no grupo, no critica e no entra em brigas; Est sempre com boa aparncia, usando uniforme simples ou com roupas limpas e adequadas; Tem cuidado com a higiene pessoal: toma banho antes do trabalho, escova os dentes, penteia os cabelos, limpa as unhas etc.; E por isto uma pessoa respeitada.

O que o bom condutor faz antes de comear o passeio ?


Verifica o kit de primeiros socorros, os equipamentos e suprimentos necessrios para o passeio; Verifica as condies de tempo com antecedncia e, caso sejam ruins, trazendo riscos, decide com o grupo a possibilidade de adiar ou cancelar o passeio; Verifica quem so e quantos vo estar no grupo e se algum precisa cuidados especiais, como, por exemplo, crianas ou idosos.

Instituto BioAtlntica

25

Anexos

Caixa de Ferramentas

Quais as qualidades de um bom condutor ?

O que o bom condutor faz quando receber um grupo?


1.Se apresenta, se posicionando em um local visvel a todos do grupo; 2.Espera que o grupo se acomode e cumprimenta a todos em tom de voz que todos ouam: Bem-vindos a ... (mencionar o local, comunidade, cidade, etc.); 3.Informa a programao do dia: diz os locais que sero visitados; explica a forma e os meios de transporte para se chegar nestes locais; informa os tempos entre um lugar e outro e o horrio do retorno, como, por exemplo: primeiro faremos isto, depois seguiremos (a p, de barco...) para tal lugar e isto durar tanto tempo... 4.D informaes sobre o passeio e avisa sobre cuidados especiais: importante que vocs levem filtro solar, repelente de mosquitos, gua, chapu...; importante que vocs saibam que onde iremos no tem banheiro, por isso usem o banheiro daqui...; 5.Pergunta se algum tem alguma dvida ou comentrio a respeito do passeio; 6.Conta SEMPRE o nmero de pessoas do grupo e SEMPRE verifica se todos esto juntos.

26

Manual Caiara de Ecoturismo

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como conduzir bem um grupo na trilha

O que um bom condutor precisa saber para guiar um grupo em uma trilha
Todos os condutores devem conhecer muito bem as trilhas que sero percorridas. E tambm devem fazer um curso de primeiros socorros. Antes de entrar na trilha, verificar se todos: Esto levando gua; Tm condies fsicas e emocionais para percorrer a trilha; Esto vestidos adequadamente para a atividade (usando sandlia, tnis ou bota de caminhada, roupas confortveis, chpeu ou bon, etc.); Se trouxeram e passaram filtro solar ou repelente de mosquitos; Dar informaes sobre a trilha; Tempo de durao da caminhada (que pode variar conforme o grupo); As dificuldades ou se o percurso tem subidas ou descidas fortes; Se h gua no caminho e como ser a alimentao (lanche, almoo em casa de comunitrio, etc.); Se o percurso em mata fechada (sombra) ou em local descampado; Se h banheiros no caminho. esparadrapo, curativo e um rolo de gaze; tesoura e pina; prpolis ou spray anti-sptico e um pedao pequeno de sabo de coco; verificar se algum alrgico ou se usa algum medicamento especial. O bom guia deve levar sempre um kit de primeiros socorros para pequenas emergncias, contendo:

Instituto BioAtlntica

27

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como conduzir bem um grupo na trilha

O que um bom condutor precisa saber para guiar um grupo em uma trilha
Informes importantes antes de percorrer uma trilha: Deve-se andar sempre dentro do caminho j aberto da trilha porque: a. mais seguro: fora da trilha, voc pode pisar em algum buraco ou bicho que no esteja vendo; b. se todos que fizerem a trilha pisarem fora dela, aos poucos, iro destruir a vegetao. No tocar em rvores e plantas sem se informar se seguro, pois plantas e bichos podem cortar ou queimar. Avisar que haver um guia abrindo a trilha (na frente de todos) e um guia fechando a trilha (por ltimo). Isso fundamental para que no tenha ningum perdido! A pessoa que abre a trilha responsvel por mostrar a todos o caminho correto a ser seguido. A pessoa que fecha a trilha responsvel por no deixar ningum para traz; ela deve ajudar as pessoas com maior dificuldade de acompanhar o grupo. Lembre-se que qualquer informao deve ser dada para todos. O condutor deve ter planejado paradas para explicaes e descanso do grupo.

28

Manual Caiara de Ecoturismo

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como levar um grupo para um passeio de barco

Cuidados gerais que um condutor deve ter:


sempre se informar com algum que entenda do assunto se as condies de navegao esto boas para o turismo, ou seja, se no h muito vento, ondas e previso de mau tempo, chuva forte etc.; ter certeza de que o barco est levando no mximo o limite de passageiros permitido pela Capitania dos Portos; que h material de segurana adequado na embarcao: salva-vidas para todos os passageiros, rdio-comunicador, cartas nuticas, botes de resgate (quando necessrio) etc; se algum tiver medo de navegar ou dificuldade de locomoo, o guia deve lhe dar ateno especial; se possvel, o guia deve ter em sua equipe um guarda-vidas ou fazer um curso bsico de salvamento com o Corpo de Bombeiros.

Instituto BioAtlntica

29

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como levar um grupo para um passeio de barco

O que um bom condutor deve informar antes de o barco sair para o passeio:
a durao do passeio, se h paradas no caminho, se h desembarque nestas paradas, quais so as condies de navegao que o grupo vai encontrar (se tem ondas, vento, se gua calma etc).; mostrar onde ficam os coletes salva-vidas do barco e, antes de o barco sair, mostrar como se veste; apresentar a tripulao: mestre, proeiro etc., dizendo seus nomes e suas funes na embarcao; se o mar tiver ondas, todos os turistas devem vestir coletes salva-vidas, mesmo que digam saber nadar ou que esteja calor. Quando tiver levando crianas, adolescentes e idosos, eles sempre tero que usar coletes salva-vidas, mesmo que no tenham ondas ou esteja calor;
30 Manual Caiara de Ecoturismo

informar se a gua limpa ou segura para banho; informar se possvel mergulhar na gua, quando isso ser feito e se tem correnteza; se certificar se todos que querem nadar ou mergulhar sabem nadar; escolher os melhores locais de parada para mergulhos. Esses locais devem ser seguros, ou seja, no deve ter correnteza forte, ondas, pedras, ostras e mariscos, muitos barcos passando e se fundo; ficar atento s pessoas que estejam consumindo bebidas alcolicas evite excessos; se algum beber demais ou ficar embriagado, no permita que nade ou mergulho sem salva-vidas.

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como levar um grupo para um passeio de canoa

O que um bom condutor precisa saber para levar um grupo em um passeio de canoa:
ANTES DE EMBARCAR, o guia deve juntar o grupo e dar os seguintes avisos: caso os turistas precisem remar, importante que, antes de embarcar, eles faam um pequeno treino de como devem segurar os remos, sentar-se na canoa e remar; usar coletes salva-vidas quando o guia mandar; no colocar as mos nas bordas da canoa, pois a canoa pode virar. caso sintam algum desequilbrio na canoa, devem levantar as mos para cima. como eles estaro sentados no centro da canoa, a tendncia que, com as mos para cima, a canoa se equilibre e no vire; caso a canoa vire, os tripulantes devem se preocupar em pegar os remos e segur-los junto com a canoa, boiando na gua; deixar bem claro que o turista deve se agarrar na canoa e segurar os remos, para no perd-los; o guia ou algum experiente deve ajudar o grupo a desvirar a canoa e tirar gua de dentro.

O ideal que sempre tenha algum experiente com o grupo na canoa.

Instituto BioAtlntica

31

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como apresentar uma casa de farinha

O que um bom condutor deve apresentar em uma casa de farinha


na casa de farinha, voc j deve ter deixado arrumado antes de chegar com o grupo um pouquinho de cada etapa da produo: um pouco de mandioca descascada para ser lavada e ralada na hora, um pouco de mandioca ralada, um pouco de mandioca no tipiti, para prensar na hora e um pouco de mandioca torrada no forno, para mostrar como mexe e torra; leve o grupo para conhecer a roa; mostre as principais plantaes e especialmente a mandioca, mostrando a diferena entre a mandioca de fazer farinha e a de cozinhar, caso tenha das duas; arranque uma mandioca da terra e leve-a at a casa de farinha; antes de comear as explicaes, deixe o grupo se acomodar de modo que todos possam ver com facilidade as etapas da produo da farinha; comece descascando a mandioca que voc trouxe da roa e depois mostre as outras etapas da produo.

32

Manual Caiara de Ecoturismo

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como apresentar um cerco de pesca

O que um bom bom condutor deve apresentar em um cerco de pesca


o guia deve ser pescador experiente na pescaria de cerco ou estar acompanhado de algum que conhece; junte o grupo na beira da praia e explique quanto tempo ser o percurso de barco at o cerco de pesca; dependendo da condio do mar pode ser necessrio que todos usem coletes salva-vidas; combine com outros pescadores de fazerem a despesca do cerco na hora da visita do grupo de turistas; ao chegar no cerco, o guia deve explicar tudo sobre a pescaria de cerco: a. como funciona o cerco; l. informe o que significa e quando ocorre o defeso; b. quantas vezes por dia faz a visita ao cerco; ao final, perguntar se algum tem dvidas; c. qual a profundidade do local; d. quais so as principais espcies de peixe que ocorrem l; o barqueiro deve se preocupar em estar bem posicionado para que os turistas tirem boas fotos da pescaria. e. quantas pessoas precisam estar juntas para visitar o cerco e quem o dono do cerco; f. como feita a diviso do pescado e o pagamento dos pescadores; g. quem trouxe o cerco para a regio, quando isso aconteceu; h. como feita a manuteno da rede, de quanto em quanto tempo, qual o tamanho da malha da rede; i. se o cerco gera conflito ou disputa na comunidade; j. o que feito com os peixes que no tm valor comercial ou que esto em extino;

Instituto BioAtlntica

33

Anexos

Caixa de Ferramentas

Formas de ganhar dinheiro com turismo comunitrio

Turismo na comunidade em geral comea com guiar pessoas ou organizar passeios.


Vivncias e cursos Os turistas que procuram destinos de turismo de base comunitria gostam de participar de forma ativa da vida comunitria. Para tais vivncias e cursos ligados ao dia-dia e s habilidades das pessoas da comunidade, interessante, para os visitantes: artesanato; pesca artesanal; agricultura comunitria; visita casa de farinha; eventos e festas. Lojas / comrcio Aproveite, pois, quando tem visitantes na comunidade, pode ter gente que esqueceu de levar alguma coisa (shampu, filtro solar, chapu...), fica com fome ou quer levar uma lembrana. Isso criar uma oportunidade de vender mercadorias que no so produzidas na comunidade.

34

Manual Caiara de Ecoturismo

Anexos

Caixa de Ferramentas

Formas de ganhar dinheiro com turismo comunitrio

Como a comunidade pode ganhar dinheiro com alimentao


Quando as pessoas passam algum tempo na sua comunidade, vai bater a fome e, se tem comida boa para comer, tem negcio! Isto pode variar de um lanche na praia ou um restaurante caiara. Mas lembre-se de no fazer grandes investimentos se o fluxo de turista ainda muito modesto. Quem quiser trabalhar com alimentao, deve lembrar que a higiene muito importante. s utilizar alimentos frescos e limpos; prefira servir sucos com frutas da poca do que refrigerantes. sempre faa os sucos com gua mineral. tambm o gelo utilizado deve ser de gua mineral; as roupas de todos (cozinheiros, garons, ajudantes) devem estar limpas; usar roupas claras, de preferncia, brancas; os cabelos devem estar presos, de preferncia, com um leno por cima; as mos devem ser lavadas toda hora. as unhas devem estar limpas, sem esmaltes, anis e pulseiras; deve-se servir alimentos tpicos da sua comunidade. tudo que puder ser comprado na comunidade, melhor! o turista vai gostar mais e voc estar ajudando outros comunitrios a vender seus produtos fica mais dinheiro dentro da comunidade.

Instituto BioAtlntica

35

Anexos

Caixa de Ferramentas

Formas de ganhar dinheiro com turismo comunitrio

Como a comunidade pode ganhar dinheiro com hospedagem familiar


Se sua comunidade tem muitos atrativos, os turistas podem querer pernoitar no lugar. As opes so: camping, cama e caf caiara, aluguel de casa ou uma pequena pousada. Lembre-se SEMPRE: preste muita ateno na higiene. O turista no tem problema com lugares simples, mas no gosta de um lugar sujo, mal-cheiroso e/ou barulhento. Cuidados a serem tomados: importante que as famlias gostem de receber as pessoas - os visitantes querem se sentir bem-vindos; Toda a casa deve estar limpa, especialmente o banheiro e a cozinha; A roupa de cama e banho deve estar limpa e ser a mais nova possvel; No banheiro, tem que ter papel higinico, cesto de lixo, sabonete e toalha na pia; Se preciso, as camas ou redes devem ter mosquiteiros; Pense tambm na privacidade dos visitantes e de sua famlia: sempre que possivel, os visitantes devem dormir em quartos s para eles. Ateno com as reservas e parques: Muitas comunidades vivem prximas a reas protegidas, como, por exemplo, reservas, parques etc. As comunidades devem respeitar as divisas e os locais de acesso proibido, sempre se informando se permitido entrar, acampar, fazer fogueiras, atracar barcos, nadar ou mergulhar ou fazer passeios. S se pode construir em locais permitidos, sempre com o cuidado de se informar com as autoridades locais.

36

Manual Caiara de Ecoturismo

Anexos

Caixa de Ferramentas

Centro de atendimento ao turista

Centro receptivo / centro de atendimento ao turista


O papel de um Centro Receptivo ajudar os recm-chegados a se sentirem bem-vindos e ajud-los a se orientar. Quando ainda se tem poucos turistas, um Centro Receptivo pode ser muito simples e ter apenas um mapa da regio onde vive a comunidade, que mostra seus atrativos e servios tursticos. Um Centro Receptivo deve informar sobre: Mapa da regio onde vive a comunidade, mostrando os locais dos passeios (cachoeiras, trilhas, casa de farinha); Contatos e telefones de guias preparados para trabalhar com turismo; Endereos e telefones de lugares para comer e dormir (se tiver); Calendrio de festas, eventos, cursos e outras atividades que podem interessar ao turista; Comrcio e outros servios de apoio no local; Contatos para emergncias: hospital ou posto de sade, bombeiros, polcia, capitania dos portos etc.

Instituto BioAtlntica

37

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como lidar com emergncias

Em qualquer atividade turstica, deve-se pensar em identificar eventuais riscos e em como evitar acidentes. Mesmo com todos os cuidados, podem acontecer emergncias.

Os telefones de emergncia so: Hospitais ou Postos de Sade Corpo de Bombeiros e Defesa Civil

Em caso de emergncia, deve se estar preparado e saber agir com rapidez e firmeza. Capitania dos Portos Deve-se SEMPRE que possvel levar rdio e/ou celular e ter mo telefones de emergncias. Secretaria de Meio Ambiente ou Instituto Chico Mendes bom fixar estes nmeros tambm nas paredes de locais frequentados pela comunidade e turistas. Se possvel, condutores de visitantes ou guias devem ter feito cursos de Primeiros Socorros.

ATENO: NUNCA D MEDICAMENTOS A UM TURISTA!!! Somente mdicos ou enfermeiros podem dar remdios ou medicamentos. Para acalmar as pessoas, s d chs naturais: camomila, erva doce, capim limo, boldo, alho etc. Se os sintomas persistirem, leve o turista ao hospital ou posto de sade mais prximos! O guia deve SEMPRE dar ateno ao turista que est mal de sade se preciso, interrompa o passeio. ELE SEMPRE A PRIORIDADE, no esquea!!!!

38

Manual Caiara de Ecoturismo

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como tratar o esgoto

Como tratar o esgoto produzido pelos turistas (e o das famlias da comunidade)


tampa Fazer fossas spticas em todos os lugares que tiverem banheiros e cozinhas; Se possvel, separar a gua do chuveiro, da pia e tanque de lavar roupas da gua da privada; Instalar uma rede de guas servidas (cozinha, tanque de lavar roupas) e de esgoto.; Reutilizar gua que no contiver produtos qumicos e esgoto para molhar as plantas. 4 metros Detalhe da fossa sptica laje de concreto armado de espessura de 5 cm

15cm vem da caixa de inspeo tubo de PVC de 100mm

20cm vai para sumidouro tubo de PVC de 100mm

poo Distncia mnima de 30 metros

caixa de inspeo fossa sptica sumidouro

Instituto BioAtlntica

39

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como tratar o lixo

Como tratar o lixo produzido pelos turistas (e pelas famlias da comunidade)


Saiba que: aproximadamente metade do lixo caseiro orgnico e pode ser colocado na composteira; cada comunidade deve escolher as alternativas que dem mais certo, de acordo com a sua realidade; O que compostar: cascas de legumes, de verduras, de frutas, cereais, sementes, casca de ovo, po embolorado; aparas de lpis apontado, saquinhos de ch, p de caf, guardanapo rasgado, saco de papel; sobras de comida: frutas, legumes, verduras podres; grama, podas de jardim, ramos de rvores, esterco de aves, serragem.

Composteira
1
Reserve um recipiente para depositar o lixo orgnico No-reciclveis (orgnicos)

2 metros

1 metro 40 cm

Monte a composteira em um canto com sombra, usando madeira velha ou tijolos

1 metro

40

Manual Caiara de Ecoturismo

Anexos

Caixa de Ferramentas

Como tratar o lixo

3
Deposite em apenas um dos lados da composteira o material que voc separou. Cubra totalmente o material com folhas. Regue o monte para umedecer a camada superficial. Cubra a composteira para proteg-la de chuva e sol diretos.

4
De 2 em 2 dias, transfira o monte de lado para arejar. O material deve esquentar, indicando que a decomposio est de fato ocorrendo. Pode-se adicionar material a qualquer momento. Em aproximadamente 2 meses o material dever estar pronto. Deve estar com uma cor marrom caf, cheiro agradvel de terra; estar homognea sendo impossvel distinguir os restos (talvez apenas caroos, ossinhos) e no deve esquentar mais.

Instituto BioAtlntica

41

Anexos

Caixa de Ferramentas

Algumas palavras e expresses importantes no turismo

Atrativo turstico = (atrao turstica + ponto turstico) = o que o turista vai se interessar em ver; Atrao turstica = um show, uma apresentao de dana, etc.; Check in = chegar, embarcar, acomodar-se; Check out = sair, desembarcar, ir embora; Destino turstico = local que visitado por turistas (a comunidade, por exemplo);

Espao turstico = o lugar onde se desenvolve a atividade turstica; Guia de turismo = o profissional; Guia turstico = o manual, o mapa, a publicao turstica; Ponto turstico = uma rvore ou pedra bonita ou que tenha uma histria, um cais pesqueiro, um monumento ou construo histricos, uma igreja... Turista = Visitante = Passageiro = Pax

42

Manual Caiara de Ecoturismo

Anexos

Caixa de Ferramentas

Princpios do turismo sustentvel

5.Estimular o desenvolvimento social e econmico das comunidades O turismo comunitrio junta pessoas com o interesse comum de trabalhar e ganhar dinheiro com um turismo organizado na comunidade. Isso leva ao desenvolvimento social e econmico das pessoas. 6.Garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes Apenas mantendo a qualidade em todas as visitas feitas por turistas que a comunidade ter sucesso em seu negcio com o passar dos anos. 4.Considerar o patrimnio cultural e valores locais Uma das coisas mais importantes no turismo comunitrio valorizar e mostrar a cultura e os valores da comunidade. No tente imitar outras culturas. Isso vai fazer da sua comunidade um lugar como outro qualquer e vai deixar de ser especial. Valorize a cultura da sua comunidade.

Fontes: Programa Certificao de Turismo Sustentvel PCTS Conselho Brasileiro de Turismo Sustentvel CBTS

1.Respeitar a legislao Todas as leis existentes no pas devem ser respeitadas, sobretudo as que dizem respeito ao meio ambiente, que o espao onde ocorre o turismo sustentvel. 2.Garantir os direitos das populaes locais O turismo de base comunitria pode ser uma forma de organizar a comunidade e, a partir desta organizao, lutar por seus direitos.

3.Conservar o ambiente O turista gosta de conhecer lugares com a natureza conservada. Assim, quanto melhor estiver a qualidade do meio ambiente, mais chances de sucesso o turismo na sua comunidade vai ter. Se a comunidade estiver suja, com a gua poluda e as matas derrubadas, os turistas no vo achar o local bonito e no vo querer voltar na comunidade ou indicar para outras pessoas que faam a visita.

Instituto BioAtlntica

43

Anexos

Caixa de Ferramentas

Informaes e exemplos de turismo de base comunitria

Informaes e exemplos de turismo de base comunitria


As informaes descritas a seguir foram tiradas da pgina na Internet: Rede Brasileira de Turismo Solidrio e Comunitrio Rede Turisol (www.turisol.wordpress.com/conceitos) A pesquisa que embasa os princpios descritos foi feita junto a seis organizaes de turismo comunitrio que j trabalham com as suas prprias definies. As organizaes so: Associao de Moradores da Prainha do Canto Verde, Associao de Agroturismo Acolhida na Colnia, Associao Projeto Bagagem, Cooprena Costa Rica, Instituto Terramar e Redturs. 1.Produto turstico ou atrao turstica o modo de vida A principal atrao turstica o modo de vida da comunidade, ou seja, sua forma de organizao, os projetos sociais que faz parte, formas de mobilizao comunitria, tradio cultural e atividades econmicas. (Projeto Bagagem). 2.Turismo deve ser instrumento para o fortalecimento comunitrio e associativo A atividade s vivel quando construda em conjunto sobre base associativa, ou seja, o sucesso individual est condicionado sustentabilidade do ambiente que o cerca. (Acolhida na Colnia). 3.Participao a Comunidade proprietria, gestora, empreendedora dos empreendimentos tursticos Somos conscientes de que o turismo pode representar uma fonte de oportunidades e, ao mesmo tempo, uma ameaa para a coeso social das comunidades, da cultura e da natureza. Por isso, propomos a autogesto do turismo, de forma que comunidades assumam o papel que lhes corresponde no planejamento, operao, superviso e desenvolvimento. (Redturs).

44

Manual Caiara de Ecoturismo

Anexos

Caixa de Ferramentas

Princpios do turismo sustentvel

4.Distribuio justa do dinheiro e transparncia no uso dos recursos Gerao e distribuio de renda eqitativa, praticando preos justos, satisfazendo comunidade e turistas, alm de promover a distribuio da renda entre os moradores locais. (Instituto Terramar). 5.Relao de parceria e troca entre o turista e a comunidade O turista visto como um parceiro e no como um cliente. (Acolhida na Colnia). 6.Turismo uma atividade complementar a outras atividades econmicas j praticadas O turismo deve complementar apropriadamente a economia da comunidade e das famlias, potenciando o desenvolvimento da agricultura, da pesca, do artesanato, da agroindstria, do transporte e outros servios. Nesta tica, queremos explorar todas as iniciativas produtivas sustentveis que contribuam com o desenvolvimento econmico local e gerem novos empregos e de qualidade nas comunidades e em seu entorno. (Redturs). 7.Valorizao cultural e afirmao da identidade As atividades so criadas para proporcionar intercmbio cultural e aprendizagem ao visitante. No se trata de apresentaes folclricas da cultura popular, e sim de atividades que fazem parte do cotidiano que o turista vai experimentar. Estamos falando de reconhecer o valor dos mestres da cultura oral no turismo e proporcionar uma reflexo sobre a prpria identidade no visitante. (Ao Gri Nacional e Projeto Bagagem).

Instituto BioAtlntica

45

Anexos

Caixa de Ferramentas

Informaes e exemplos de turismo de base comunitria

8.Questo fundiria o turismo auxilia na luta pela posse da terra pela comunidade Promove a propriedade da terra por parte dos proprietrios locais. (Cooprena Costa Rica). A maioria das comunidades que j fazem parte da rede no Brasil usam o turismo comunitrio como instrumento para defesa dos direitos propriedade da terra. (Prainha do Canto Verde).

9.Conservao e sustentabilidade ambiental O turismo respeita as normas de conservao da regio e procura gerar o menor impacto possvel no meio ambiente, contribuindo com os projetos de manejo sustentvel de recursos naturais, recuperao de reas degradadas, utilizao de energias renovveis, educao ambiental e destinao de resduos slidos. (Projeto Bagagem).

10.Cadeia de valor focada no desenvolvimento das comunidades todos os elos da cadeia contribuem Cooperao e parceria entre os diversos segmentos relacionados ao turismo de base local e deste com outras localidades com realidade semelhante e com potencial para a formatao de novos produtos e servios. (Instituto Terramar).

11.Organizao e normatizao Trabalha-se com regras, normas e padres pactuados com os agricultores envolvidos, com sua associao, com o territrio e com os outros atores da rede (Acolhida na Colnia). Desenvolvimento de princpios e critrios para normatizar e regular os empreendimentos e processos tursticos atendendo a necessidade da base local. (Instituto Terramar).

46

Manual Caiara de Ecoturismo

Implementao:
Instituto BioAtlntica Beto Mesquita diretor executivo Mrcia Silveira diretora administrativa Enrico Marone coordenador do Programa Marinho Thadeu Melo gerente de Comunicao Camila Barcellos tcnica ambiental Sabrina Silva tcnica ambiental Denise Claret assistente administrativo Slvio Gazeta assistente administrativo Gabriela Salim assistente da Diretoria

Execuo:
Instituto EcoBrasil Organizador Roberto M.F. Mouro Contedo Ariane Janr Mariana Benchimol Roberto M.F. Mouro Apoio Bruno Maia Claudia de Souza

Colaborao
Comunidade Ilha do Araujo Alessander Moreira dos Remdios, Almir T dos Remdios, Ana Paula dos Remdios Santos, Caroline Pacheco Santiago, Cleyton S. P. Pereira, Jssica dos Remdios Pacheco, Jessica Soares de Assis, Kelly Marcolino da Silva, Luis Mauricio de S. S. Rocha, Marizabel Neves da Silva, Roberto Neves da Silva, Valquria R. S. Santos, Vernica Silva Pacheco Comunidade de Trindade Antonio Carlos Colello, Dario Rosa de Oliveira, Ernesto Possidnio, Izaias Alves de Amorim, Josiel Lopes, Pamela Daniele Albrecht, Robson Dias Possidnio. Comunidade de Provet urea Teles da Silva, Carmem Lucia da Silva, Claudete Ferreira Pimenta, Elieze de Lima Dionzio, Gleize Teles da Silva, Joo Paulo dos Passos Martins, Kellen Neves Pimenta, Kilza Muniz Frauches, Marcos dos Passos Martins, Nadia Regina Neves Pimenta, Rafaela Dionzio, Renata Malvo Neves Robert Dionsio Ramos, Rosenete Dionsio Castro, Sara Bernardes Malvo, Silvanete Ferreira Martins, Tamiris P. Moreira.

Promoo
Ministrio da Justia Fundo de Defesa de Direitos Difusos

Projeto Grfico e Ilustraes


Jos Carlos Braga

Instituto BioAtlntica

47

realizao:

implementao:

apoio:

patrocnio:
CONSELHO FEDERAL GESTOR DO FUNDO DE DEFESA DE DIREITOS DIFUSOS MINISTRIO DA JUSTIA SECRETARIA DE DIREITO ECONMICO

48

Manual Caiara de Ecoturismo

You might also like