You are on page 1of 3

Recuperao Contnua, Interveno Pedaggica e Agrupamentos Produtivos A recuperao contnua desenvolvida pelo professor responsvel pela classe, no decorrer

r das aulas, por meio de orientao de estudos e atividades diversificadas de acordo com as dificuldades de cada aluno. Essa recuperao est inserida no trabalho pedaggico e decorre da avaliao diagnstica do desempenho, constituindo intervenes imediatas, dirigidas s dificuldades especficas, assim que forem constatadas. O processo de recuperao escolar no poder ser uma simples repetio de contedos no aprendidos, mas um trabalho realizado atravs de novas estratgias de tal maneira que o aluno sinta que est aprendendo algo novo. Algumas consideraes so necessrias para apoiar a aprendizagem destes alunos: - Pensar em intervenes qualificadas durante a realizao das atividades; - Pensar em adequaes para as atividades propostas de modo a favorecer a participao de todos os alunos; - preciso pensar em atividades diferenciadas para promover os avanos nas aprendizagens. Isso possibilitar que o professor organize agrupamentos para que possa dar maior ateno a um determinado grupo e para que os alunos aprendam entre si; - Criar um ambiente de solidariedade e colaborao para que no haja constrangimento na realizao de atividades adaptadas. H trs tipos de organizao do trabalho pedaggico, tanto para o trabalho individual como em parceria: a) momentos em que todos da classe realizam a mesma proposta; b) momentos em que, diante de uma mesma proposta ou material, realizam tarefas diferentes e; c) momentos de propostas diversificadas em que os grupos tm tarefas diferentes em funo do que necessitam no momento. impossvel acompanhar de perto todos os alunos o tempo inteiro: preciso distribuir o acompanhamento durante a semana. Para isso, um registro pode organizar esse acompanhamento. Outro fator que auxilia a prtica pedaggica junto aos alunos com dificuldades de aprendizagem o agrupamento produtivo, planejar situaes didticas em que os alunos estejam agrupados criteriosamente e possam trocar pontos de vista, negociar e chegar a um acordo so imprescindveis no cotidiano da sala de aula. Para agrupar os alunos de forma produtiva necessrio atentar para as duas variveis que determinam os agrupamentos: as necessidades de aprendizagem e o objetivo da prpria atividade. Alm disso, importante considerar as caractersticas pessoais e os vnculos afetivos da turma. Dependendo da tarefa, a garotada fica livre para escolher os parceiros. Em qualquer dessas situaes, importante deixar claro para todos no que se baseou a organizao e os seus objetivos com ela. Eles tm de estar seguros e saber o que esperado deles.

Escrita coletiva Metodologia: O professor dita uma palavra e pede a um aluno da dupla que escreva a 1 letra. O segundo aluno a continuar a escrita tambm coloca uma letra s, mas antes tem de verificar se a letra colocada anteriormente est correta ou necessrio troc-la, sempre justificando a sua escolha. E assim prosseguem at que a ltima letra seja colocada. Ao final, as palavras so colocadas na lousa, a turma ir verificar se as palavras escritas esto corretas ou se ainda necessrio corrigi-las. A atividade de escrita coletiva tambm deve ser realizada com os alunos que possuem escrita alfabtica e silbico-alfabtica. Para isso, eles recebem todas as letras necessrias para escrever o solicitado e a condio que no sobrem letras. O objetivo para os alunos com escrita alfabtica refletir sobre as questes ortogrficas, e para o aluno com hiptese de escrita silbica alfabtica refletir sobre as regras de funcionamento do sistema alfabtico de

escrita.

Recuperao Contnua, Interveno Pedaggica e Agrupamentos Produtivos A recuperao contnua desenvolvida pelo professor responsvel pela classe, no decorrer das aulas, por meio de orientao de estudos e atividades diversificadas de acordo com as dificuldades de cada aluno. Essa recuperao est inserida no trabalho pedaggico e decorre da avaliao diagnstica do desempenho, constituindo intervenes imediatas, dirigidas s dificuldades especficas, assim que forem constatadas. O processo de recuperao escolar no poder ser uma simples repetio de contedos no aprendidos, mas um trabalho realizado atravs de novas estratgias de tal maneira que o aluno sinta que est aprendendo algo novo. Algumas consideraes so necessrias para apoiar a aprendizagem destes alunos: - Pensar em intervenes qualificadas durante a realizao das atividades; - Pensar em adequaes para as atividades propostas de modo a favorecer a participao de todos os alunos; - preciso pensar em atividades diferenciadas para promover os avanos nas aprendizagens. Isso possibilitar que o professor organize agrupamentos para que possa dar maior ateno a um determinado grupo e para que os alunos aprendam entre si; - Criar um ambiente de solidariedade e colaborao para que no haja constrangimento na realizao de atividades adaptadas. H trs tipos de organizao do trabalho pedaggico, tanto para o trabalho individual como em parceria: a) momentos em que todos da classe realizam a mesma proposta; b) momentos em que, diante de uma mesma proposta ou material, realizam tarefas diferentes e; c) momentos de propostas diversificadas em que os grupos tm tarefas diferentes em funo do que necessitam no momento. impossvel acompanhar de perto todos os alunos o tempo inteiro: preciso distribuir o acompanhamento durante a semana. Para isso, um registro pode organizar esse acompanhamento. Outro fator que auxilia a prtica pedaggica junto aos alunos com dificuldades de aprendizagem o agrupamento produtivo, planejar situaes didticas em que os alunos estejam agrupados criteriosamente e possam trocar pontos de vista, negociar e chegar a um acordo so imprescindveis no cotidiano da sala de aula. Para agrupar os alunos de forma produtiva necessrio atentar para as duas variveis que determinam os agrupamentos: as necessidades de aprendizagem e o objetivo da prpria atividade. Alm disso, importante considerar as caractersticas pessoais e os vnculos afetivos da turma. Dependendo da tarefa, a garotada fica livre para escolher os parceiros. Em qualquer dessas situaes, importante deixar claro para todos no que se baseou a organizao e os seus objetivos com ela. Eles tm de estar seguros e saber o que esperado deles.

Escrita coletiva Metodologia: O professor dita uma palavra e pede a um aluno da dupla que escreva a 1 letra. O segundo aluno a continuar a escrita tambm coloca uma letra s, mas antes tem de verificar se a letra colocada anteriormente est correta ou necessrio troc-la, sempre justificando a sua escolha. E assim prosseguem at que a ltima letra seja colocada. Ao final, as palavras so colocadas na lousa, a turma ir verificar se as palavras escritas esto corretas ou se ainda necessrio corrigi-las.

A atividade de escrita coletiva tambm deve ser realizada com os alunos que possuem escrita alfabtica e silbico-alfabtica. Para isso, eles recebem todas as letras necessrias para escrever o solicitado e a condio que no sobrem letras. O objetivo para os alunos com escrita alfabtica refletir sobre as questes ortogrficas, e para o aluno com hiptese de escrita silbica alfabtica refletir sobre as regras de funcionamento do sistema alfabtico de escrita.

You might also like