You are on page 1of 18

(Publicaes da Biblioteca; 5)

Maria Consuelene Marques Maurinete dos Santos Weber Vasconcellos Gomes

Reviso Eni Abadia Batista

Braslia 2011

APRESENTAO

De acordo com as exigncias do Ministrio da Educao e das recomendaes da Lei de Diretrizes e Bases da Educao e leis complementares que do nfase produo cientfica e tambm para cumprir o que estabelece o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI, o Centro Universitrio do Distrito Federal UDF lana, por intermdio da Biblioteca Governador Eurico Rezende, o Padro UDF de Normalizao. O Padro composto de uma srie de manuais baseados nas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, e tem por objetivo orientar o Corpo Docente e Discente a produzir trabalhos acadmicos com rigor cientfico.

SUMRIO

1 INTRODUO 2 DEFINIES 3 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS 3.1 TTULO DO ARTIGO 3.1.1 Subttulo 3.2 AUTORIA 3.3 RESUMO NA LNGUA DO TEXTO 3.3.1 Palavras-chave 4 ELEMENTOS TEXTUAIS 4.1 INTRODUO 4.2 DESENVOLVIMENTO 4.3 CONCLUSO 5 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS 5.1 TTULO E SUBTTULO EM LNGUA ESTRANGEIRA 5.2 RESUMO EM LNGUA ESTRANGEIRA 5.2.1 Palavras-chave em lngua estrangeira 5.3 NOTA(S) EXPLICATIVA(S) 5.4 LISTA DE REFERCIA(S) 5.5 GLOSSRIO 5.6 APNDICE(S) 5.7 ANEXO(S) 6 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 6.1 CITAO 6.2 NOTA DE RODAP 7 REGRAS GERAIS DE APRESENTAO 7.1 PAPEL 7.2 FONTE 7.3 MARGENS 7.4 ESPAAMENTO 7.5 DIVISO DO TEXTO 7.6 SIGLAS 7.7 EQUAES E FRMULAS 7.8 ILUSTRAES REFERNCIAS

03 04 05 05 05 05 06 06 07 07 07 08 09 09 09 09 09 10 10 10 10 11 11 11 12 12 12 12 13 13 15 15 15 17

1 INTRODUO

O artigo cientfico o meio mais rpido e eficiente para a divulgao de resultados de pesquisa, debates de teoria ou disseminao de idias cientficas. Esse formato de produo cientfica utilizado para comunicar pesquisas em andamento, de forma a favorecer a gerao e a disseminao do conhecimento. O peridico cientfico, consequentemente, o artigo cientfico, torna-se um veculo para alcance desse objetivo. Um dos elementos que norteiam a divulgao cientfica a sua normalizao tcnica que serve como um facilitador no processo de comunicao e intercmbio cientfico. A normalizao tcnica tem o papel de unificar o entendimento, normatizando a estrutura bsica, a redao e a organizao do contedo. Estabelecendo, assim, parmetros individuais seguros na abordagem e anlise de temas e problemas cientficos. A norma tcnica estabelece um padro como regra geral, indicativo e, algumas vezes, imperativo. Para elaborao de um artigo cientfico deve-se consultar as normas: AUTOR TTULO ABNT NBR 6023: Informao e documentao - Referncias - Elaborao NBR 6024: Informao e documentao - Numerao progressiva ABNT das sees de um documento escrito - Apresentao ABNT NBR 6028: Informao e documentao - Resumo - Apresentao ABNT NBR 10520: Informao e documentao: citao em documento IBGE Normas de apresentao tabular
Fonte: ABNT NBR6022 (2003a, p.1-2).

DATA 2002 2003 2003 2002 1993

2 DEFINIES

Artigo cientfico um texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento. O artigo pode ser: Artigo original: apresenta temas e abordagens originais como relato de experincias, estudo de caso, comunicao ou notas prvias. Artigo reviso: resume, analisa e discute trabalhos j publicados.

3 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

Apresentam informaes que identificam o artigo. Devem figurar na pgina de abertura, na lngua do texto e compreendem:

3.1 TTULO DO ARTIGO

Palavra, expresso ou frase que indica o assunto ou o contedo do artigo. Deve ser claro, conciso e criativo. Recomenda-se no usar mais que dez palavras. Pode apresentar subttulo.

3.1.1 Subttulo

Informaes acrescentadas ao ttulo para esclarecer, especificar ou complementar o contedo do artigo. Pode ser separado do ttulo por dois pontos ou destacado tipograficamente de forma que a subordinao fique evidenciada.

3.2 AUTORIA

Pessoa(s) fsica(s) responsvel(is) pelo contedo intelectual e redacional da pesquisa. A ordem em que figura(m) o(s) nome(s) deve ser determinada pelo grau de participao de cada um na pesquisa, seguido de um asterisco que remete para o rodap, no qual deve ser inserido um breve currculo do(s) autor(es). No rodap, deve constar um breve currculo com as credenciais que o(s) qualifique(m) na rea do conhecimento do artigo, seguido do seu maior grau acadmico, afiliao institucional e cargo que ocupa. Acrescentar tambm dados para contato.

3.3 RESUMO NA LNGUA DO TEXTO

Apresentao concisa dos pontos relevantes de um documento (NBR 6028/2003c). O resumo apresentado sem diviso de pargrafos, ressaltando o objetivo principal, o limite da pesquisa, o mtodo utilizado, os resultados e as concluses do documento. A primeira frase deve ser significativa, explicar o tema principal do documento e indicar a categoria do tratamento (pesquisa documental, estudo de caso, anlise da situao). O resumo no deve ultrapassar 250 palavras. Na redao: Usar: frases concisas e objetivas, mas no telegrficas; verbo na voz ativa na terceira pessoa do singular. No usar: enumerao de tpicos; crticas e comentrios pessoais, citao bibliogrfica e nem emitir julgamento de valor. Evitar: referncias; abreviaturas; frmulas ou equaes (se forem imprescindveis, defini-los na primeira vez que aparecerem); termos e palavras irrelevantes; freses negativas; smbolos e contraes que no sejam de uso corrente; adjetivos.

3.3.1 Palavras-chave

Palavras representativas do contedo do artigo, colocadas logo aps o resumo na lngua do texto, precedidas da expresso palavras-chave e de dois pontos, separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto. Ex.: Palavras-chave: Direito urbanstico. Meio ambiente. Urbanizao.

4 ELEMENTOS TEXTUAIS

Parte do trabalho em que a matria exposta.

4.1 INTRODUO

a parte inicial em que o autor apresenta o tema, situa o problema de pesquisa, define o assunto e justifica sua escolha. Nesta etapa, o autor tambm deve iniciar os objetivos da pesquisa, a especificao dos aspectos abordados acerca do tema e os procedimentos adotados para a realizao do trabalho. A introduo deve criar uma expectativa positiva e o interesse do leitor para a continuao da anlise de todo artigo. (TEIXEIRA, 2007). Na introduo, poder ser apresentada a sequncia dos assuntos que sero abordados no corpo do trabalho.

4.2 DESENVOLVIMENTO

a parte principal do artigo, que descreve detalhadamente a pesquisa e seu desenvolvimento, pode ser dividida em sees e subsees que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo. nessa parte que o autor debate as idias e teorias que sustentam o tema (fundamentao terica), apresenta os procedimentos metodolgicos e analisa os resultados da pesquisa de campo e/ou relatos de casos. Em algumas reas do conhecimento, h artigos priorizando a divulgao de procedimentos e resultados de pesquisa cientfica (de campo), abordagens bibliogrficas e pessoais sobre um tema, relato de caso ou experincia (profissional, comunitria, educacional, etc.) pessoal e/ou grupal com fundamentao bibliogrfica, reviso bibliogrfica de um tema, que pode ser superficial ou aprofundada (review).

A pesquisa de campo deve detalhar tipo de pesquisa, populao, amostragem, instrumentao, tcnica para coleta de dados, tratamento estatstico e anlise dos resultados. O ttulo dessa seo, no deve estampar a palavra desenvolvimento nem corpo do trabalho. O autor deve escolher um ttulo geral que englobe o tema abordado na seo e subdividi-lo conforme a necessidade.

4.3 CONCLUSO

Comumente denominado de Consideraes Finais, a sntese do artigo, fundamentada nos resultados, na discusso vinculada aos objetivos e nas hipteses lanadas. Nesta parte, conforme o tipo e objetivo da pesquisa, o autor pode incluir recomendaes gerais sobre novas pesquisas e sugerir solues para os problemas detectados. Deve ser proporcional ao tamanho e ao contedo do trabalho. Sugere-se que cada componente dos elementos textuais em um artigo cientfico tenha tamanho proporcional em relao ao todo.

5 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

So os elementos que complementam o artigo.

5.1 TTULO E SUBTTULO EM LNGUA ESTRANGEIRA

O ttulo e o subttulo (se houver) em lngua estrangeira devem ser separados por dois pontos ou destacado tipograficamente de forma que a subordinao fique evidenciada.

5.2 RESUMO EM LNGUA ESTRANGEIRA

Verso em idioma de divulgao internacional (ingls: Abstract; espanhol: Resumen; ou francs: Rsum).

5.2.1 Palavras-chave em lngua estrangeira

Traduo das palavras-chave da lngua do texto para a lngua estrangeira utilizada no Resumo (ingls: Keywords; espanhol: Palabras clave; ou francs: Motscls).

5.3 NOTA(S) EXPLICATIVA(S)

Usada(s) para comentrios e esclarecimentos que no puderam ser includos no texto. Sua numerao feita em algarismos arbicos em sequncia nica e consecutiva para cada artigo.

10

5.4 LISTA DE REFERCIA(S)

Deve conter apenas as obras efetivamente citadas no artigo.

5.5 GLOSSRIO

Relao de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito utilizadas no texto, listadas em ordem alfabtica, acompanhadas de seu significado.

5.6 APNDICE(S)

Documento auxiliar elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentao. Deve ser precedido da palavra APNDICE, identificado por letra maiscula, travesso e respectivo(s) ttulo(s). A paginao deve ser contnua do texto principal. Ex.: APNDICE A Ttulo do apndice APNDICE B Ttulo do apndice

5.7 ANEXO(S)

Documento auxiliar, no elaborado pelo autor, que fundamenta, comprova e ilustra o trabalho. Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letra maiscula, travesso e ttulo do anexo. A paginao deve ser contnua do texto principal. Ex.: ANEXO A Ttulo do anexo ANEXO B Ttulo do anexo

11

6 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

Tem o propsito de esclarecer, complementar e/ou fundamentar idias do autor.

6.1 CITAO

Meno de uma informao extrada de outra fonte. (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002b).

6.2 NOTA DE RODAP

Nota ao p da pgina que se destina a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmao ou justificar uma informao que no deve ser includa no texto. Limita-se ao mnimo necessrio. (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002b).
Nota: Consultar Manual para elaborao de citaes e notas de rodap (Padro UDF).

12

7 REGRAS GERAIS DE APRESENTAO 1 Modo de organizao fsica e visual que deve conter, entre outros aspectos, estrutura, formato, diagramao e tipo.

7.1 PAPEL Deve ser branco ou reciclado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) e impresso em preto, outras cores somente para ilustraes. Os elementos pr-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceo dos Dados internacionais de catalogao na publicao que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e ps-textuais sejam digitados no anverso e verso das folhas.

7.2 FONTE

Texto, inclusive capa: Arial 12. Notas de rodap, paginao, dados internacionais de catalogao na publicao, legendas e fontes das ilustraes e das tabelas: Arial 10.

Citaes diretas de mais de trs linhas: Arial 10 e recuo de 4 cm da margem esquerda.

Nomes cientficos e expresses estrangeiras: Arial 12, itlico.

7.3 MARGENS

Anverso:

Verso:

Superior e esquerda: 3 cm. Inferior e direita: 2 cm.

Superior e direita: 3 cm. Inferior e esquerda: 2 cm.

Foram usados os mesmos critrios adotados no Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos (Padro UDF). Todavia ao submeter um artigo cientfico aprovao de uma revista, o autor deve seguir as normas editoriais adotadas pela revista.

13

Iniciar cada pargrafo com distncia de 2 cm da margem esquerda, com texto justificado.

Natureza do trabalho e o termo de aprovao devem ser alinhados do meio da pgina para a direita (recuo de 8 cm).

Notas de rodap devem obedecer s margens do texto alinhadas somente esquerda, a partir da segunda linha da mesma nota, deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra destacando o expoente, separadas do texto por um espao simples e filete de 5 cm.

No usar: barras, travesses, hfens, asteriscos ou outros sinais grficos, na margem lateral direita do texto, para no apresentar reentrncias.

Citaes diretas de mais de trs linhas com recuo de 4 cm. Referncia alinhada somente margem esquerda. No justificar.

Nota: As margens definidas permitem encadernao e reproduo.

7.4 ESPAAMENTO

O texto dever ser justificado, com espao de um e meio (1,5 entrelinhas) e com espao de 6 pontos (6 pt) entre um e outro pargrafo (opcional).

Para citaes diretas de mais de trs linhas, notas de rodap, referncias, legendas das ilustraes e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituio a que submetido e rea de concentrao), utilizar entrelinhas simples.

As referncias (no final do trabalho) devem ser separadas entre si por um espao simples em branco.

7.5 DIVISO DO TEXTO O sistema de numerao progressiva das sees de um documento escrito expe numa sequncia lgica, o inter-relacionamento da matria e permite sua localizao. (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2003b).

Empregar algarismos arbicos na numerao.

14

Iniciar cada seo (ou captulo) em pgina mpar (anverso). O ttulo das sees (sees primrias, secundrias) deve ser separado do texto que o precede e o sucede por um espao de um e meio (1,5 entrelinhas).

Os ttulos das sees primrias devem comear em pgina mpar (anverso). Os ttulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do ttulo.

O indicativo numrico de uma seo alinhado esquerda, separado do ttulo somente por um espao. Os ttulos, sem indicativo numrico errata, agradecimento, lista de ilustraes, lista de abreviaturas e siglas, lista de smbolos, resumos, sumrio, referncia, glossrio, apndice(s), anexo(s) e ndice(s) devem ser centralizados, conforme a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2003b).

Folha de aprovao, dedicatria e a epgrafe so elementos sem ttulo e sem indicativo numrico.

Destacar gradativamente os ttulos das sees, utilizando os recursos de negrito, itlico, grifo, caixa alta. Utilizar o mesmo destaque no sumrio.

Todas as sees devem conter um texto.

Sugesto: 1 SEO PRIMRIA 1.1 SEO SECUNDRIA 1.1.1 Seo terciria 1.1.1.1 Seo quaternria 1.1.1.1.1 Seo quinaria Arial, caixa alta, negrito, tamanho 12 Arial, caixa alta, sem negrito, tamanho 12 Arial, caixa baixa, com negrito, tamanho 12 Arial, caixa baixa, sem negrito, tamanho 12 Arial, caixa baixa, em itlico, tamanho 12

Deve-se limitar o nmero de sees at a quinaria, caso haja necessidade de mais subdivises, estas podem ser colocadas em alneas (a, b, c,...), ordenadas alfabeticamente por letras minsculas seguidas de parnteses e reentradas em relao margem esquerda.
Nota: O autor pode determinar outra forma para diferenciar as sees que lhe parea mais adequada ao seu trabalho.

15

7.6 SIGLAS Quando aparece pela primeira vez no texto, indicar o nome por extenso, acompanhado da sigla entre parnteses ou separada por trao. A partir da, usar apenas a sigla.

7.7 EQUAES E FRMULAS Para facilitar a leitura devem ser destacadas no texto e, se necessrio, numeradas com algarismos arbicos entre parnteses, alinhados direita. Na

sequncia normal do texto, permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos tais como expoentes e ndices.
x y z

...(1) ...(2)

( x y ) n 5

7.8 ILUSTRAES

Complementam o texto e devem ser inseridas o mais prximo possvel dos trechos a que se referem. Cada ilustrao deve possuir um ttulo, sua identificao aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, tabela, fotografia, grfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, travesso e do respectivo ttulo. Aps a ilustrao, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatrio, mesmo que seja produo do prprio autor). Legenda, notas e outras informaes necessrias sua compreenso (se houver) devem ser colocadas logo abaixo, com exceo da tabela.

16

Tabelas Elementos demonstrativos de sntese que constituem unidade autnoma com informaes tratadas estatisticamente. Forma de apresentao:

numerao independente e consecutiva; ttulo colocado na parte superior, precedido da palavra TABELA e do nmero de ordem em algarismo arbico;

fontes citadas na construo de tabelas e notas eventuais aparecem abaixo da linha de fechamento;

se a tabela no couber em uma folha, deve continuar na seguinte; nesse caso, sem delimitao por trao horizontal na parte inferior, sendo o ttulo e o cabealho repetidos na folha seguinte.

17

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003a. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao:. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003b. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003c. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. IBGE. Centro de Documentao e Disseminao de Informaes. Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. TEIXEIRA, Gilberto J. W. Artigo cientfico: orientaes para sua elaborao. Curitiba, 2007. Disponvel em: <http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/m%C3%B3dulos/metodologia-dapesquisa/artigo-cient%C3%ADfico-orienta%C3%A7%C3%B5es-para-suaelabora%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em 25 abr. 2011.

You might also like