You are on page 1of 3

Realismo e Naturalismo A partir da segunda metade do sculo 20, as concepes estticas que nortearam o iderio romntico comearam a perder

espao. Uma nova tendncia, baseada na trama psicolgica e em personagens inspirados na realidade, toma conta da literatura ocidental. Estava inaugurado o Realismo-Naturalismo. No Brasil, essa passagem ocorre em 1881, com a publicao de Memria Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis (1839-1908), e de O Mulato, de Alusio Azevedo (18571913). Enquanto o livro de Machado apresenta acentuado vis realista, o de Alusio claramente naturalista.

Realismo O Realismo brasileiro completamente diferente do europeu. A obra de seu principal autor, Machado de Assis, escapa de qualquer tentativa de classificao esquemtica.

Na fase madura, Machado produz uma literatura essencialmente problematizadora. Com minuciosa investigao psicolgica, ele indaga a existncia humana. Ele ainda substitui o determinismo biolgico por acentuado pessimismo existencialista e discute temas como a relatividade da loucura e a explorao do homem pelo prprio homem.

A intertextualidade e a metalinguagem marcam o estilo de Machado. O uso da linguagem potica, do jogo proposital de ambigidades, da recuperao de lugares comuns e do microrrealismo psicolgico tambm so caractersticas fundamentais da obra machadiana. Dom Casmurro, Esa e Jac e Memorial de Aires so alguns romances do autor.

Naturalismo O principal autor naturalista no Brasil Alusio Azevedo. O determinismo social predomina em sua obra, construda atravs de observao rigorosa do mundo fsico e da

zoomorfizao das personagens. Alusio autor de O mulato, Casa de penso e O cortio, obras com acentuado carter investigativo e cuidadosa anlise de comportamentos sociais.

Com o que ficar atento? A riqueza literria do Realismo-Naturalismo no Brasil no se restringe prosa de fico. A dramaturgia tambm evolui e consolida a comdia de costumes como um gnero maior na obra de Frana Jnior e Artur Azevedo, por exemplo.

Vale lembrar que o Realismo-Naturalismo brasileiro oferece amplo painel de uma poca em que o pas era monrquico, escravocrata, patriarcalista e passava por profundas mudanas socioeconmicas e culturais.

Como pode cair no vestibular? Muitos vestibulares tem cobrado conhecimentos sobre a obra de Machado de Assis e os temas problematizados pelo autor, como a prpria vida e a literatura.

Como j caiu no vestibular? (PUC-SP) No romance Dom Casmurro, o narrador declara: "O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescncia". Entre as duas pontas, desenvolve-se o enredo da obra. Assim, indique a seguir a alternativa cujo contedo no condiz com o enredo machadiano.

a) A histria envolve trs personagens, Bentinho, Capitu e Escobar, e trs projetos, todos cortados quando pareciam atingir a realizao. b) O enredo revela um romance da dvida, da solido e da incomunicabilidade, na busca do conhecimento da verdade interior de cada personagem.

c) A narrativa estrutura-se ao redor do sentimento de cime, numa linha de ascenso de construo de felicidade e de disperso, com a felicidade destruda. d) A narrativa se marca por digresses que chamam a ateno para a inevitabilidade do que vai narrar, como o que ocorre na analogia da vida com a pera e em que o narrador afirma "cantei um duo ternssimo, depois um trio, depois um quattuor..." e) O enredo envolve um tringulo amoroso aps o casamento e todas as aes levam a crer na existncia clara de um adultrio.

Gabarito

Resposta correta: E Comentrio: Narrado sob a perspectiva viciada e unilateral de um narrador personagem tendencioso, o romance Dom Casmurro construdo sob o signo da incerteza.

You might also like