You are on page 1of 17

DIGITALIZAO DE UM SINAL ANALGICO Introduo:

Antes de desenvolver este tema conveniente lembrar o Teorema de Amostragem de Nyquist.

Parte 1: "Um sinal limitado em freqncia com energia finita, que no tem nenhuma componente espectral acima da freqncia f m Hz, descrito de maneira completa especificando-se os valores de sinal em instantes de tempo menores ou iguais que 1 2 f m segundos. Em outras palavras, pode-se escrever:
f 0 2 f m

Parte 2: "Um sinal limitado em freqncia com energia finita, que no tem nenhuma componente espectral acima da freqncia f m Hz, pode ser completamente recuperado a partir do conhecimento de suas amostras tomadas taxa de 2 f m amostras/segundos. A taxa de amostragem de 2 f m amostras /segundos, para uma largura de banda de f m Hz, denominada taxa de Nyquist e seu inverso: 1 2 f m segundos, denominado intervalo de Nyquist.

Na prtica os sinais no so estritamente limitados em banda, isso provoca sempre algum grau de subamostragem que provoca um efeito conhecido como aliasing , que pode ser entendido como um sinal falso ou falsa informao, que surge quando a taxa de amostragem inferior a taxa de Nyquist. Observe a Figura abaixo:

Para digitalizar um sinal analgico, so necessrias no mnimo quatro etapas:


1)- Filtragem anti-aliasing. 2)- Amostragem 3)- Quantizao 4)- Codificao destes valores em bits. Na pratica, a amostragem, a quantificao e a codificao podem ser feitas por um nico circuito eletrnico, e no necessariamente nesta ordem, ou at simultaneamente. Para efeitos didticos, inclusive para distinguir bem aliasing de erro de quantizao, analisaremos cada etapa separadamente, pois so funes bem distintas. A seguir veremos cada uma dessas etapas em detalhes:

1)- Filtragem anti-aliasing.


Antes do processo de amostragem um filtro anti-aliasing passa baixas usado para atenuar as componentes de alta freqncia do sinal que no so essenciais para a informao contida nele. Logo o sinal filtrado amostrado a uma taxa ligeiramente mais elevada do que de Nyquist, j que de acordo com o Teorema de Nyquist, a quantidade de amostras por unidade de tempo de um sinal, chamada taxa ou freqncia de amostragem, deve ser maior que o dobro da maior freqncia contida no sinal a ser amostrado, para que possa ser reproduzido integralmente sem erro de aliasing. A metade da freqncia de amostragem chamada freqncia de Nyquist e corresponde ao limite mximo de freqncia do sinal que pode ser reproduzido.

Como no possvel garantir que o sinal no contenha sinais acima deste limite ( distores, interferncias, rudos, etc...), necessrio filtrar o sinal com um filtro passa baixo com freqncia de corte igual (ou menor) a freqncia de Nyquist, esse filtro chamado de filtro anti-aliasing.

2)- Amostragem : a diviso do sinal no eixo do tempo em amostras analgicas


discretas PAM (Modulao em Amplitude de Pulso) como mostra a Figura abaixo.

Amostragem ideal: Como o sinal analgico continuo no tempo e em nvel, contem uma infinidade de valores. E como o meio de comunicao tem banda limitada, somos obrigados a transmitir apenas um certa quantidade de amostras deste sinal, como enunciado anteriormente no Teorema de Nyquist. obvio que quando maior a freqncia de amostragem, mais fcil ser reproduzir o sinal, mas haver desperdcio de banda ocupada sem nenhuma melhoria na qualidade. As figuras seguintes ilustram o principio da amostragem :

O circuito que permite amostrar o sinal uma simples chave que se fecha por um brevssimo instante, na cadencia da freqncia de amostragem. Por ex. se a freqncia de amostragem for de 8 kHz, a chave se fecha 8000 vezes por segundo, ou seja, a cada 125 micro segundo. Como a chave se fecha por um tempo extremamente curto, teremos na sua sada um sinal em forma de pulsos estreitos, com amplitude igual ao valor instantneo do sinal, chamados pulsos PAM (pulsos modulados em amplitude). A figura seguinte mostra um sinal senoidal sendo amostrado com taxas prximas ao limite de Nyquist.

Em cima, amostragem com freqncia maior que duas vezes a do sinal : ha amostras suficientes para que o sinal possa ser reproduzido sem erro de aliasing. (lembramos que a freqncia de amostragem o inverso do perodo de amostragem: f am =
1 ) Ta

No meio, a taxa de amostragem igual a duas vezes a freqncia do sinal : no possvel a sua reproduo pois o sinal PAM vale zero. ( obs.: se houvesse defasamento dos pontos de amostragem, haveria sinal PAM, porem com amplitude errada, a no ser que por coincidncia os pontos cassem nos picos da senoide, donde a necessidade do "maior que o dobro" no Teorema de Nyquist. Em baixo, a freqncia de amostragem menor que o dobro da freqncia do sinal : a quantidade de amostras insuficiente e o sinal reproduzido estar errado, em vermelho na figura. Este erro causado pelo fenmeno de aliasing.

Espectro do sinal PAM.

O sinal de amostragem (que atua na chave) constitudo de impulsos com a freqncia de amostragem f am , tambm chamado funo pente (ou fuo amostra). O espectro deste sinal contem raias de mesmo nvel e freqncia mltiplas inteiras de f am , ou seja, 0 Hz (componente continua), f am , 2 f am , 3 f am , 4 f am ... (at o infinito se a durao do impulso for nula, ou seja se o pulso fosse ideal...). O sinal PAM ter portanto estas mesmas raias, porem com as bandas laterais criadas pela modulao em amplitude, como mostra a figura seguinte, onde f a = f am e maior que 2 f sinal para no ter aliasing :

Na figura acima podemos fazer um deduo importante : para reconstituir o sinal PAM no sinal analgico original, basta passar o sinal PAM por um filtro passa baixo. Mostraremos ainda que para que o sinal seja perfeitamente reproduzido, a freqncia de corte deste filtro passa baixo deve ser exatamente igual a freqncia de Nyquist ( f n ), que igual a metade da freqncia de amostragem ( para no haver interferncia intersimblica IIS ). Para efeitos didticos, a envoltria do espectro do sinal a ser amostrado representada simbolicamente pela hipotenusa de um tringulo, em verde, e no caso, o sinal uma

senoide. Qualquer que fosse o sinal, por mais complexa a sua forma de onda e espectro, desde que limitado em f n , a reconstituio seria perfeita, usando o citado filtro. Outras formas de modulao de pulso: PDM- Modulao por Durao de Pulso e PPM- Modulao por Posio de Pulso, so oferecidas na Figura a seguir:

3)- Quantizao : diviso do sinal PAM no eixo de tenso em valores discretos finitos.

4)- Codificao destes valores em bits.

QUANTIZAO E CODIFICAO
Vejamos mais detalhadamente estes processos. Uma vez que temos o sinal analgico amostrado, em forma de amostras ou pulsos PAM, ainda analgicos, precisamos quantificar (ou quantizar) esta infinidade de valores possveis em outros que possam ser representados por uma quantidade finita de bits, para obter um sinal digital. Esta converso feito por um circuito chamado conversor analgico-digital A/D ou ADC. Cada amostra ou pulso PAM transformada em uma quantidade predefinida de n bits. Por exemplo, com n = 8 bits possvel representar 28 = 256 valores diferentes (na verdade de 0 a 255). Para facilitar, vamos supor que os pulsos PAM so limitados entre 0 e 255 Volts. Um pulso qualquer pode ter como valor real 147,39 V, mas ter de ser quantizado como tendo 147 V ou 148 V, pois no possvel representar 147,39 com 8 bits. O valor quantizado (para mais ou para menos) depende dos valores dos nveis de deciso no projeto do ADC. Teremos ento um erro, no caso de -0,39 V ou + 0,61 V respectivamente, chamado erro de quantizao. Esta falta ou excesso no valor do sinal provoca o surgimento de um sinal aleatrio, chamado rudo de quantizao. Se prova matematicamente que a mxima relao sinal/rudo de quantizao possvel da ordem de: S/N max = 6n , onde n o numero de bits. Por ex. 8 bits : S/N de quantizao max = 48 dB 16 bits : S/N de quantizao max = 96 dB Esta relao s atingida para um sinal de valor mximo Vmax. Se o sinal V for menor, por ex. 1/10 do mximo, a relao S/N ser 100 vezes pior ou 20 dB menor, e assim por diante. S/N de quantizao = 1,76 + 6,02 n - 20 log ( Vmax / V ) A figura seguinte mostra o aspecto do erro ou rudo de quantizao para um sinal senoidal :

Para contornar este novo problema, que faz com que sinais fracos tenham baixa S/N, usam-se quantizaes no lineares, onde os nveis de quantizao no so iguais como na figura acima, mas so muito pequenos para sinais pequenos e maiores para sinais maiores, provocando o efeito de compresso. Por ex., em telefonia digital usada quantizao logartmica, conhecidas com lei A no padro ITU ou a lei Mu ( lei ) no padro americano, o que piora um pouco a mxima S/N atingvel, mas em compensao melhora muito a S/N para sinais fracos. Existem outras formas para se conseguir uma S/N de quantizao boa para sinais fracos. ( isto pode ser objeto de pesquisa !). Como quantizar valores de tenso negativos ? Tambm existem varias formas: O exemplo seguinte mostra o caso para arquivos digitais de sons no formato *.WAV com 8 bits :

O eixo vertical da figura graduado no valor das amostras quantizadas com 8 bits : 0 a 255. O eixo de tenso, 0 Volts, deslocado (off-set) para 128. Podemos assim representar valores negativos de -1 at -128 com 127 at 0 respectivamente, sem necessidade de sinal. A forma de onda quantizada acima, no formato decimal : 118,135,130,138,151,165,179,179,182,195,179,144,109,78,51,37,39,62,97,123. O que representa os seguintes valores quantizados de tenso (em V), supondo deltaVmax=255 V. -10,+7,+2,+10,+23,+37,+51,+51,+54,+67,+51,+16,-19,-50,-77,-91,-89,-66,-31,-5 .

Codificao :
Os valores quantizados precisam ser codificados em seqncias de bits, pois um sinal digital binrio s pode ter dois valores diferentes "0" ou "1". Em binrio puro, a codificao seria como mostra a figura acima, que um exemplo de um sinal digital PCM (Pulse Code Modulation), onde cada pulso PAM de amplitude varivel transformado em uma seqncia de bits com amplitude fixa e valores 0 ou 1, com um cdigo tal que representa o valor do pulso PAM original, arredondado pelo erro de quantizao. PCM significa modulao de pulsos por cdigo, pois agora os pulsos so os bits 0 ou 1, com amplitude fixa (ao contrario de PAM), posio fixa determinada pelo relgio

(ao contrrio de PPM), durao ou largura fixa (ao contrrio de PDM). O que modulado agora a combinao dos bits 0 e 1, usando um cdigo pre-estabelecido, que pode ser por exemplo binrio puro com ou sem off-set, sinal-magnitude, sinalcomplemento de 2, etc...O cdigo depende de uma serie de fatores como por exemplo como o sinal digital vai ser transmitido, ou armazenado. PPM (Pulse Position Modulation) e PWM (Pulse Width Modulation, em portugus a sigla PDM) so formas analgicas de transformar a amplitude do pulso PAM em sinais de amplitude sempre fixa. Em PPM o valor do nvel modula analogicamente a posio relativa do pulso (de durao fixa) em relao ao relgio (referencia de tempo). Em PDM o valor do nvel modula analgicamente a durao de um pulso cuja posio fixa em relao ao relgio em PWM.

O PCM telefnico
Em PCM para telefonia, se usa uma notao com sinal-magnitude com 8 bits. O eixo de tenso no deslocado como no exemplo anterior. So quantizados 127 valores positivos e 127 valores negativos, ou magnitude do sinal, com 7 bits. O oitavo bit (o mais significativo) indica o sinal , 1 = positivo e 0 = negativo. Por ex. 11111111=FFh representa +127 e 01111111=7Fh= -127. Em telefonia, ainda ocorrem outras codificaes, como inverso de todos os bits da magnitude (lei ), ou inverso dos bits pares da magnitude (lei A). A tabela seguinte ilustra estas duas formas de codificao PCM para telefonia a 64 k bits por segundo (estas codificaes permitem evitar longas seqncias de bits zero na ausncia de sinal, para facilitar a extrao do sinal de sincronismo ou relgio, na recepo) : Valor decimal +127 +96 +64 +32 +0 -0 -32 -64 -96 -126 -127 Sinal-magnitude 11111111 11100000 11000000 10100000 10000000 00000000 00100000 01000000 01100000 01111110 01111111 Lei 10000000 10011111 10111111 11011111 11111111 01111111 01011111 00111111 00011111 00000001 00000000 lei A 10101010 10110101 10010101 11110101 11010101 01010101 01110101 00010101 00110101 00101011 00101010

A figura seguinte mostra o conteudo Hexadecimal e ASCII de um pequeno arquivo *.wav :

Observe o cabealho padro de 44 bytes, que contem uma serie de informaes, como formato, quantidade de amostras, etc... Aps o cabealho, esto as amostras quantizadas, byte a byte (porque o formato PCM de 8 bits) : por ex., a primeira vale 80h=128. Como se trata de um arquivo no formato PCM de 8 bits, 128 eqivale a um nvel de tenso do sinal igual a zero (off-set de 128). Um arquivo de som digital PCM no formato *.WAV de 16 bits usa codificao em sinal-complemento de 2. Valores positivos so codificados de 0000h=0 at 7FFFh=+32767 e valores negativos so codificados de FFFFh=-1 at 8001h=-32767. O zero codificado 0000H=0. A figura seguinte representa esta codificao (eixo vertical):

A figura seguinte representa a parte inicial de um arquivo *.WAV de 16 bits :

Observe que agora cada amostra ocupa dois bytes, e usada a notao sinalcomplemento de 2, onde o bit mais significativo representa o sinal : 0 = positivo e 1 = negativo. A magnitude de um nmero negativo obtida invertendo-se os bits todos e somando-se 1.

RECONSTITUIO do sinal digital em analgico.


A reconstituio correta do sinal analgico, a partir do sinal digital, feita em duas etapas : 1 - Decodificao e converso digital para analgico D/A dos bits em amostras PAM. 2 - Filtragem do sinal PAM por um filtro passa baixo com freqncia de corte igual a freqncia de Nyquist (ou seja, metade da freqncia de amostragem). A decodificao e converso D/A feita por um conversor digital-analgico DAC, que transforma cada grupo de n bits de em um pulso PAM com nvel analgico igual ao valor quantizado.

A reconstituio explicada no domnio do tempo :


Como preencher os espaos vazios entre as amostras PAM ? Ou seja, como completar corretamente a infinidade de pontos que esto faltando entra as amostras ? Esta a funo do filtro passa baixo. A figura seguinte um exemplo de sinal PAM a ser reconstitudo em sinal analgico :

Resposta impulsional de um filtro passa baixo ideal.


Quando um filtro passa baixo ideal (com roll-off = zero) excitado na sua entrada por um impulso, o sinal na sua sada tem a forma senx / x, como mostra a figura seguinte :

Caractersticas importantes na resposta impulsional de um filtro passa baixo ideal, com freqncia de corte fo : - o impulso de entrada um pulso de curta durao t tal que t << 1 / 2fo. - a amplitude do sinal de sada proporcional a energia do pulso de entrada, portanto proporcional a amplitude do pulso, desde de que sua durao t seja fixa e dentro do critrio acima. - o sinal de sada tem forma sen x / x , portanto passa por zero em tempos mltiplos inteiros de T = 1 / 2 fo, exceto no ponto de mxima amplitude. O tempo T independe da durao t do pulso de entrada, desde que t << 1 / 2fo. Se em vez de um nico pulso, excitamos o filtro com uma seqncia de pulsos PAM, com cadencia exatamente igual a T = 1 / 2 fo, ento estes pulsos no interferiro

entre si, pois cada um cair num ponto zero da resposta impulsional dos seus antecessores e/ou dos seus sucessores. Se o intervalo entre os pulsos PAM no for exatamente T , teremos interferncia no nvel de qualquer pulso pelas respostas individuais dos pulsos anteriores ou posteriores, chamada interferncia intersimblica I I S.

Reconstituio do sinal analgico :


A freqncia fundamental dos pulsos PAM, que a freqncia de amostragem deve ser igual ao dobro da banda passante f 0 do filtro passa baixo. Portanto, o nvel de sada do filtro, nos pontos de zero, ser exatamente proporcional ao nvel de cada um dos respectivos pulsos de entrada, no introduzindo nenhum erro nos nveis dos pulsos PAM. Nos intervalos entre os pontos zero da resposta sen x / x, o sinal de sada do filtro ser o somatrio de todos os nveis positivos e negativos das respostas impulsionais presentes neste intervalos, reconstituindo exatamente a forma de onda analgica original que esta faltando entre as amostras. (a menos do erro de quantizao que foi introduzido na gerao do sinal digital, e que evidentemente no tem mais jeito de ser compensado, pois o seu valor desconhecido). Este um dos famosos critrios que Nyquist estipulou em 1928, para transmisso de sinais digitais, e que se aplica tambm a reconstituio. No caso de reconstituio de sinal, j que a freqncia de amostragem foi definida na gerao e no podemos mais altera-la, podemos concluir que a freqncia de corte do filtro passa baixo ideal deve ser exatamente igual a metade da freqncia de amostragem, para que os pulsos PAM possam ser transformados em uma onda analgica continua e sem interferncia intersimblica. A Figura seguinte mostra como um sinal PAM, de amostras descontinuas, transformado no sinal analgico original, em branco. Em cores esto cada pulso PAM e a respectiva resposta impulsional do filtro, para cada pulso tomado individualmente, sem os outros. A curva branca a resultante do somatrio, a cada instante, das curvas coloridas.

Na sada do filtro, temos a onda analgica continua original (com rudo de quantizao) como mostra a Figura a seguir:

O que vimos acima depende de um filtro passa baixo ideal. Como esse filtro no existe na prtica, qual o filtro real que permite o mesmo resultado ? Outra vez, Nyquist j tinha pensado nisso em 1928 !...quando deduziu outro dos famosos critrios, o da simetria vestigial, que diz o seguinte : A adio de uma funo de transferncia real e de inclinao simtrica em torno da freqncia de corte funo de transferncia do filtro passa baixo ideal, mantm os pontos de cruzamento do eixo zero da resposta impulsional. Estes pontos definem a condio necessria para transmisso livre de I I S. Em outras palavras, se o filtro real tiver um roll-off por exemplo em forma de coseno levantado, a sua resposta impulsional ter os zeros no mesmo lugar da curva sen x / x, mas o aspecto da curva ser diferente. A Figura seguinte mostra um exemplo de filtro passa baixo com roll-off em forma de cosenoide levantada, que a regio onde o filtro passa gradativamente de passante (on) para o corte (off). Esta regio simtrica em relao ao ponto f 0 . Por definio, o roll-off R igual a R = x / B e pode variar de zero (filtro ideal) at 1 ou 100% quando x = B. Neste caso, o filtro s corta mesmo em f = 2fo = 2B. Similarmente, o roll-off tambm se aplica a fitros passa faixa.

A Figura seguinte mostra as respostas do filtro passa baixo para roll-off de 0 , 0,5 e 1 :

Detalhe : para roll-off = 1, existem zeros adicionais no meio dos zeros originais, que permanecem.

A reconstituio explicada no domnio da freqncia:


sabido que o espectro dos pulsos PAM contem uma enorme quantidade de raias, desde a raia com freqncia zero (a componente contnua), e mltiplos inteiros da freqncia de amostragem : fam, 2fam, 3fam, ... Estas raias todas so moduladas em AM pelo sinal analgico quantizado, e consequentemente tem bandas laterais superiores e inferiores iguais a banda do sinal analgico quantizado. Portanto, a raia zero contem a banda lateral de zero at fam/2 = fn, que exatamente a banda do sinal quantizado.

Basta ento fazer passar o sinal PAM por um filtro passa baixo com freqncia de corte f igual a freqncia de Nyquist = am para restituir o sinal analgico continuo. 2 S no possvel mostrar porque o filtro real deve ter roll-off simtrico, como foi mostrado no domnio do tempo.

You might also like