You are on page 1of 3

Universidade Federal Fluminense IACS- Instituto de Arte e Comunicao Social Departamento de Arte Curso de Produo Cultural Disciplina: Fundamentos

das Artes Audiovisuais Professora: Lucia Bravo Aluna: Luisa Daniela Wasserman Texto: A Decupagem Clssica

Sequncias Unidades dentro de um filme marcadas por sua funo dramtica e ou pela sua posio na narrativa. Cada sequencia constituda por cenas.

Cenas Cada uma das partes dotadas de unidades de espao temporal.

Plano Corresponde a cada tomada de cena, ou seja, a extenso de filme compreendida entre dois cortes, o que significa dizer que o plano um segmento continuo da imagem.

Decupagem Processo de decomposio do filme em planos. O que caracteriza a decupagem clssica seu carter de sistema cuidadosamente elaborado, de repertrio lentamente sedimentado na evoluo histrica, de modo a resultar num aparato de procedimentos precisamente adotados para extrair o mximo rendimento dos efeitos da montagem e ao mesmo tempo torna-l invisvel.

Escala Plano Geral: cmera toma uma posio de modo a mostrar todo o espao da ao Plano Mdio ou de Conjunto: a cmera mostra o conjunto de elementos envolvidos na ao. Plano Americano: corresponde ao ponto de vista em que as figuras humanas so filmadas at a cintura aproximadamente. Primeiro Plano: A cmera prxima da figura humana apresenta apenas um rosto ou outro detalhe qualquer que ocupa a quase totalidade da tela.
1

ngulos Normal: cmera na altura dos olhos Cmera Alta: cmera visa os acontecimentos de uma posio mais elevada Cmera Baixa: cmera visa os acontecimentos de um nvel inferior

Diegese Diegtico tudo o que diz respeito ao mundo representado

Montagem A montagem s vem quando a descontinuidade indispensvel para a representao de eventos separados no espao e tempo, no se violando a integridade de cada cena em particular. A Montagem Paralela focaliza acontecimentos simultneos, cujo modelo clssico a montagem de perseguies. A necessidade de representar a evoluo simultnea de dois espaos, e sua convergncia, exige os saltos da cmera e a sucesso descontinua de imagens.

Espao aberto A cmera externa criava a noo de que o espao visado apenas um recorte extrado de um mundo que se estende para fora dos limites do quadro

Identidade e continuidade Efeito de identidade - mesma ao - e continuidade a ao mostrada em todos os seus momentos, fluindo sem interrupo, retrocessos ou saltos para frente. Continuidade dramtica e narrativa.

Regras de Continuidade (Raccord) Funcionam para estabelecer uma combinao de planos de modo que resulte uma sequncia fluente de imagens, tendente a dissolver a descontinuidade visual elementar numa continuidade espao-temporal reconstruda. Buscando, no nvel de percepo, a neutralizao da descontinuidade elementar. Temos tambm a continuidade produzida como resultado de uma manipulao precisa da ateno do espectador, onde as substituies das imagens obedecem a uma cadeia de motivaes psicolgicas.

Alm disso, encontrada nas realizaes de filmes a preocupao fundamental com o ritmo de sucesso das imagens e a observao de que deve haver certas compatibilidades entre duas imagens sucessivas, de modo a se definirem certas relaes plsticas.

Construo de referncias As direes dos olhares das personagens sero fator importante para a construo de referenciais para o espectador, e vo desenvolver-se segundo uma aplicao sistemtica de regras de coerncia. Tambm obrigatria a coerncia na evoluo dos movimentos em sua dimenso puramente fsica.

Cmera Subjetiva quando a cmera assume o ponto de vista de uma personagem, observando os acontecimentos de sua posio e, digamos, com os seus olhos.

Reaction Shot O shot/reaction-shot corresponde a situao em que o novo plano explicita o efeito dos acontecimentos mostrados anteriormente no comportamento de alguma personagem: algo de significativo acontece na evoluo dos acontecimentos e segue-se um primeiro plano do heri explicitando dramaticamente a sua reao.

Campo/Contra Campo Ora a cmera assume o ponto de vista de um, ora de outros dos interlocutores, fornecendo uma imagem da cena atravs da alternncia de pontos de vista diametralmente opostos. Assim o espectador lanado para dentro do espao do dialogo. Ele, ao mesmo tempo, intercepta e identifica-se com duas direes de olhares, num efeito que se multiplica pela sua percepo privilegiada das duas sries de reaes expressas na fisionomia e nos gestos das personagens.

Cinema Sonoro Principio do som sincronizado com a imagem (Principio que estabelece a colocao das palavras e rudos nos exatos momentos em que vemos funcionar a fonte emissora, de modo a produzir uma correspondncia aceita como natural entre a imagem e o som). Com o som, a cena dialogada ganhou maior coeficiente de realidade e tambm ganhou em ritmo e fora dramtica.

You might also like