You are on page 1of 32

34567

ARTIGOS DE ESTUDO

1 5 DE AGOS TO DE 201 3

30 DE SETEMBRO 6 DE OUTUBRO

Voces foram santificados


PAGINA 3

CANTICOS: 125, 66

7-13 DE OUTUBRO

Nunca fique furioso com Jeova


PAGINA 10

CANTICOS: 119, 80

14-20 DE OUTUBRO

Consideremos e encorajemos uns aos outros


PAGINA 18

CANTICOS: 124, 20

21-27 DE OUTUBRO

Considere que tipo de pessoa voc e deve ser


PAGINA 23

CANTICOS: 61, 43

ARTIGOS DE ESTUDO

Voces foram santificados


Como servos dedicados de Jeova, nos fomos santificados, ` ou colocados a parte para um servico sagrado. Nesse artigo, consideraremos o captulo 13 de Neemias. Analisaremos quatro fatores que podem nos ajudar a permanecer santos.

PAPUA-NOVA GUINE
CAPA: publicadores do Reino pregando de casa em casa em Erap, um dos muitos povoados isolados na provncia de Morobe, Papua-Nova Guine, que estao localizados em vales cercados de montanhas


Nunca fique furioso com Jeova

Esse artigo analisara cinco fatores que podem levar um cristao leal a ficar furioso com Jeova. (Pro. 19:3) Da, estudaremos em detalhes cinco maneiras de nem mesmo comecarmos a culpar a Jeova por nossos problemas.

Populac ao: 7.013.829 Media de publicadores: 3.770 Media de pioneiros regulares: 367 Media de estudos bblicos: 5.091 ` Assistencia a Comemorac ao em 2012: 28.909 Traduc ao: 14 idiomas

Consideremos e encorajemos uns aos outros Considere que tipo de pessoa voce deve ser
O primeiro desses artigos considera como podemos ajudar uns aos outros a nos manter firmes apesar dos desafios que enfrentamos. O segundo artigo mostra como podemos resis` tir as tentac oes que Satanas usa para prejudicar nossa amizade com Deus.

TAMBEM NESTE NUMERO


8 Perguntas dos Leitores


Na Comemorac ao, cada publicador recebeu em media seis pessoas interessadas

9 Jeova diariamente carrega o fardo para mim


15 Pais ensinem seus filhos desde a infancia


28 Eliseu viu carros de fogo voce consegue ver?


31 De Nossos Arquivos

34567

15 de agosto de 2013
Vol. 134, No. 16 Semimonthly PORTUGUESE (Brazilian Edition)

Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra edu cativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traduc ao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias.

A Sentinela e publicada quinzenalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 508. 5 2013 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

VOCES FORAM SANTIFICADOS


HA UM falatorio entre os moradores de Jerusalem. Um notorio estrangeiro ocupa uma camara do templo. Le vitas abandonam sua designac ao. Em vez de tomar a dianteira na adorac ao, anciaos fazem negocios no saba do. Muitos israelitas se casam com nao judeus. Essas sao apenas algumas das condic oes perturbadoras que Neemias encontra ao voltar para Jerusalem algum tempo depois de 443 AEC. Nee. 13:6. 2 Israel era uma na c ao dedicada a Deus. Em ` 1513 AEC, os israelitas queriam muito se submeter a vontade de Jeova. Eles disseram: Todas as palavras que Jeova falou estamos dispostos a fazer. (Exo. 24:3) Por ` isso, Deus os santificou, ou os colocou a parte como povo escolhido. Que privilegio! Quarenta anos mais tar de, Moises lembrou-lhes: Es um povo santo para Jeova, teu Deus. Foi a ti que Jeova, teu Deus, escolheu para te tornares seu povo, uma propriedade especial dentre to dos os povos que ha na superfcie do solo. Deut. 7:6. 3 Infelizmente, o entusiasmo de Israel de ser uma na c ao santa nao durou muito. Embora sempre houvesse alguns que serviam a Deus, os judeus em geral se preocupavam mais em parecer santos, ou devotos, do que em fazer a vontade de Deus. Na segunda vez em que Neemias chegou a Jerusalem, haviam se passado uns cem anos desde que um fiel restante tinha retornado de Babilonia para restaurar a adorac ao verdadeira. De novo, o zelo da nac ao por coisas espirituais estava diminuindo. 4 Assim como os israelitas, em sentido geral as Tes temunhas de Jeova hoje tem sido santificadas por
para Jerusalem? (Veja a gravura no incio do artigo.) 2. Como Israel se tornou uma nac ao santificada? 3. Qual era a condic ao espiritual dos judeus na segunda vez em que Neemias chegou a Jerusalem? 4. Que fatores consideraremos que podem nos ajudar a permanecer como povo santificado?
1. Que condic oes perturbadoras Neemias encontrou ao voltar

Vos fostes lavados, . . . vos fostes santificados. 1 COR. 6:11.


COMO RESPONDERIA?

Por que temos de evitar mas companhias?

Como podemos apoiar os arranjos teocraticos?

O que nos ajudara a dar prioridade a assuntos espirituais e preservar nossa identidade crista?

Deus. Tanto os cristaos ungidos como os da ` grande multidao sao santos, colocados a parte para servico sagrado. (Rev. 7:9, 14, 15; 1 Cor. 6:11) Nenhum de nos deseja per der sua condic ao santificada perante Deus, como os israelitas acabaram perdendo. O que pode nos ajudar a evitar que isso aconteca de modo a permanecermos santos e uteis no servico de Jeova? Neste estudo, consideraremos quatro fatores destacados no captulo 13 de Neemias: (1) evitar mas companhias; (2) apoiar os arranjos teocrati` cos; (3) dar prioridade as coisas espirituais e (4) preservar nossa identidade crista. Examinemos agora cada um desses pontos.
EVITAR MAS COMPANHIAS

Leia Neemias 13:4-9. Estamos cercados de influencias impuras, de modo que nao e facil permanecermos santos. Veja o caso de Eliasibe e Tobias. Eliasibe era o sumo sacerdote e Tobias um amonita que provavelmente era um oficial subalterno na ad ministrac ao persa da Judeia. Tobias e seus associados haviam combatido os esforcos de Neemias de reconstruir as muralhas de Jerusalem. (Nee. 2:10) Os amonitas nao ti nham permissao de entrar nas areas do templo. (Deut. 23:3) Assim, por que o sumo sacerdote permitiria que um homem como Tobias ocupasse um dos refeitorios do templo? 6 Tobias havia se tornado um companheiro achegado de Eliasibe. Tobias e seu filho Jeoana haviam se casado com mulheres judias, e muitos judeus falavam bem de Tobias. (Nee. 6:17-19) Um dos netos de Eliasibe era casado com a filha de Sam bala, governante de Samaria, que era um dos companheiros mais achegados de Tobias. (Nee. 13:28) Esses lacos talvez expliquem por que o Sumo Sacerdote Eliasibe
5

permitiu que um descrente e opositor o influenciasse. Mas Neemias mostrou lealda de a Jeova por jogar toda a moblia de To bias para fora do refeitorio. 7 Como povo dedicado a Deus, nossa lealdade a Jeova deve sempre vir em primeiro lugar. A menos que nos apeguemos aos padroes justos de Jeova, nao perma neceremos santificados perante ele. Nao devemos permitir que lacos familiares se sobreponham a princpios bblicos. Os an ciaos cristaos sao guiados pelo modo de pensar de Jeova, nao por seus proprios conceitos ou sentimentos. (1 Tim. 5:21) Eles to mam muito cuidado para nao fazer nada que possa comprometer sua posic ao perante Deus. 1 Tim. 2:8. 8 Faremos bem em nos lembrar de que mas associac oes estragam habitos uteis. (1 Cor. 15:33) Alguns de nossos parentes talvez nao sejam uma influencia positiva na nossa vida. Eliasibe deu um bom exemplo ao povo dando total apoio a Neemias na reconstruc ao das muralhas de Jerusalem. (Nee. 3:1) Com o tempo, porem, a ma in fluencia de Tobias e de outros pelo visto levou Eliasibe a fazer coisas que o aviltaram perante Jeova. Boas companhias nos incen tivam a nos dedicar a uteis atividades cris ` tas, como ler a Bblia, assistir as reunioes cristas e participar no servico de campo. Familiares que nos influenciam a fazer o que e correto sao em especial amados e apreciados.
APOIAR OS ARRANJOS TEOCRATICOS

Leia Neemias 13:10-13. Pelo visto, as contribuic oes para o templo haviam prati9

5, 6. Quem eram Eliasibe e Tobias, e por que tal-

vez Eliasibe se associasse com Tobias?

7. Como os anciaos e outros evitam manchar sua posic ao santificada perante Jeova? 8. O que todos os servos dedicados de Jeova de vem ter em mente com relac ao a suas amizades? 9. Por que os arranjos do templo estavam sendo prejudicados, e a quem Neemias culpou por isso?
A SENTINELA

camente cessado quando Neemias voltou para Jerusalem. Sem esse apoio, os levitas abandonavam suas designac oes e iam trabalhar nos seus campos. Neemias culpou os delegados governantes por essa situa c ao. Aparentemente, eles nao estavam cui dando de seus deveres. Talvez nao estives sem recolhendo os dzimos do povo, ou nao os estavam enviando ao templo, como sua designac ao exigia. (Nee. 12:44) Assim, Neemias tomou medidas para que os dzimos fossem recolhidos. Ele designou homens de confianca para supervisionar os depositos do templo e distribuic oes futuras. 10 Podemos aprender algo dessa situa c ao? Sim, pois somos lembrados de que temos o privilegio de honrar a Jeova com nossas coisas valiosas. (Pro. 3:9) Quando contribumos em apoio de sua obra, esta mos apenas dando a Jeova o que ja lhe per tence. (1 Cro. 29:14-16) Talvez achemos que nao temos muito para dar, mas, se ha o de sejo de fazer isso, todos nos podemos participar. 2 Cor. 8:12. 11 Por muitos anos, toda semana uma fa mlia grande convidava um casal de pio neiros especiais idosos para uma refeic ao. Embora os pais tivessem oito filhos, a mae costumava dizer: Onde comem 10, comem 12. Uma refeic ao semanal pode nao parecer grande coisa, mas como esses pioneiros se sentiam gratos por essa hospitalidade! Eles, por sua vez, foram uma benc ao para seus anfitrioes. As palavras e experiencias animadoras do casal ajudaram a motivar os filhos daquela famlia a fazer progresso espiritual. Todos eles mais tarde entraram no ministerio de tempo integral. 12 Outra coisa que aprendemos e que,
10, 11. Que privilegio o povo de Deus tem em ` apoio a adorac ao verdadeira? 12. Que exemplo excelente dao os homens desig nados na congregac ao?
15 DE AGOSTO DE 2013

Como Neemias mostrou lealdade a Jeova?


(Veja os paragrafos 5 e 6.)

assim como Neemias, homens designados tomam hoje a dianteira em apoiar arran jos teocraticos. Outros na congregac ao se beneficiam de seu exemplo. Nesse respei to, os anciaos imitam tambem o aposto lo Paulo. Ele apoiou a adorac ao verdadei ra e forneceu orientac oes proveitosas. Por exemplo, ele ofereceu varias sugestoes praticas sobre como fazer donativos. 1 Cor. 16:1-3; 2 Cor. 9:5-7.
DAR PRIORIDADE ` AS COISAS ESPIRITUAIS

Leia Neemias 13:15-21. Se nos preocuparmos demais com coisas materiais,


13

peitando o sabado?

13. De que modo alguns judeus nao estavam res-

poderemos aos poucos perder nossa espiritualidade. De acordo com Exodo 31:13, o sabado semanal servia para lembrar aos israelitas que eles eram um povo santificado. Esse dia devia ser reservado para adorar em famlia, orar e meditar na Lei de Deus. Mas para alguns dos contemporaneos de Neemias o sabado havia se tornado apenas mais um dia um dia como outro qual quer. A adorac ao havia sido relegada ao segundo plano. Vendo o que acontecia, Nee mias ordenava o fechamento dos portoes da cidade ao anoitecer do sexto dia, mandando embora os mercadores estrangeiros antes que comecasse o sabado. 14 O que podemos aprender do exem plo de Neemias? Uma lic ao e que devemos limitar nossos interesses comerciais. Caso contrario, podemos facilmente per der o foco ou ate mesmo ficar com o corac ao dividido , em especial se gostamos de nosso servico secular. Lembre-se do alerta de Jesus sobre ser escravo de dois amos. (Leia Mateus 6:24.) Neemias tinha recursos financeiros, mas como ele usou seu tempo em Jerusalem? (Nee. 5:14-18) Em vez de procurar estabelecer lacos co merciais com os trios ou outros, ele se de dicou a ajudar seus irmaos e a fazer coi sas que contribuam para a santificac ao do nome de Jeova. Assim tambem hoje, os an ciaos e servos ministeriais se concentram em fazer coisas em benefcio da congrega c ao, e seus companheiros de adorac ao os amam por causa dessa atitude. Isso resulta em amor, paz e seguranca entre o povo de Deus. Eze. 34:25, 28. 15 Embora nao se exija dos cristaos que guardem um sabado semanal, Paulo nos diz que resta um descanso sabatico para o povo de Deus. Ele acrescenta: O homem
14, 15. (a) O que pode acontecer conosco se

que entrou no descanso de Deus descan sou tambem das suas proprias obras, assim como Deus das suas. (Heb. 4:9, 10) Como cristaos, podemos entrar no descanso de Deus por trabalharmos obedientemente em harmonia com o seu proposito progres sivo. Sera que voce e seus familiares es ` tao dando prioridade a adorac ao em fam` ` lia, a assistencia as reunioes e ao ministerio de campo? Pode ser que tenhamos de ser firmes com nosso empregador ou aqueles com quem temos tratos comerciais, em es pecial se eles nao respeitam nossas prio ridades teocraticas. Na pratica, talvez seja necessario fechar os portoes da cidade e mandar embora os trios, por assim dizer, ` a fim de dar prioridade e devida atenc ao as coisas sagradas. Visto que fomos santifica dos, e bom nos perguntar: Sera que meu modo de viver demonstra que fui coloca` do a parte para o servico de Jeova? Mat. 6:33.
PRESERVAR SUA IDENTIDADE CRISTA
16 Leia Neemias 13:23-27. Nos dias de Neemias, muitos homens israelitas se casavam com mulheres estrangeiras. Duran te sua primeira visita a Jerusalem, Neemias providenciou que todos os anciaos assinassem um acordo em que os israelitas se com prometiam a nao se casar com mulheres pagas. (Nee. 9:38; 10:30) Anos mais tarde, porem, ele descobriu que homens judeus nao so haviam se casado com mulheres estrangeiras, mas tambem estavam pres tes a perder sua propria identidade como povo santificado de Deus. Os filhos des sas mulheres estrangeiras nao sabiam ler nem falar em hebraico. Quando cresces sem, sera que se identificariam como israelitas? Ou se considerariam asdoditas,

nao limitarmos nossos interesses comerciais? (b) Como podemos entrar no descanso de Deus?

16. Como a propria identidade de Israel como

povo santificado estava ameacada nos dias de Nee mias?


A SENTINELA

amonitas ou moabitas? Sem saber hebrai co, sera que conseguiriam entender a Lei de Deus? Como poderiam conhecer a Jeova e decidir servir a ele em vez de aos deu ses falsos que suas maes adoravam? Era ne cessario uma ac ao rapida e decisiva, e Neemias fez isso. Nee. 13:28. 17 Hoje precisamos agir com determina c ao para ajudar nossos filhos a adquirir uma identidade crista. Pais, perguntem-se: Meus filhos falam bem a lngua pura da verdade bblica? (Sof. 3:9) As conver sas deles refletem a influencia do esprito de Deus ou do esprito do mundo? Nao se desanime logo caso note que ha margem para melhora. Leva tempo para aprender um idioma, em especial se estamos cercados de coisas que podem nos distrair. Seus filhos enfrentam enormes pressoes para transigir. Portanto, use pacientemente as sessoes da Adorac ao em Famlia e outras oportunidades para ajuda-los a desenvol ver uma relac ao achegada com Jeova. (Deu. 6:6-9) Destaque os benefcios de ser dife rente do mundo de Satanas. (Joao 17:15-17) E esforce-se para tocar o corac ao dos filhos. 18 Por fim, cada filho tomara sua pro pria decisao quanto a servir a Deus. Mas ha muito que os pais podem fazer. Isso inclui dar bom exemplo, especificar limites claros e considerar com os filhos as conse quencias de suas decisoes. Pais, voces, me lhor do que ninguem, podem preparar seus filhos para fazer uma dedicac ao a Jeova. Eles precisam de sua ajuda para adquirir e preservar sua identidade crista. Natural mente, todos nos precisamos estar alertas para nao perder nossas simbolicas roupas exteriores as qualidades e normas que
17. Como os pais podem ajudar seus filhos a ter

Ajude seus filhos a desenvolver uma relac ao achegada com Jeova


(Veja os paragrafos 17 e 18.)

nos identificam como seguidores de Cristo. Rev. 3:4, 5; 16:15.


LEMBRADOS PARA O BEM

uma relac ao pessoal com Jeova? 18. Como os pais, melhor do que ninguem, po dem preparar os filhos para fazer uma dedicac ao a Jeova?
15 DE AGOSTO DE 2013

Um dos contemporaneos de Neemias, o profeta Malaquias, mencionou que comecou-se a escrever . . . um livro de re cordac ao para os que temiam a Jeova e para os que pensavam no seu nome. (Mal. 3:16, 17) Deus jamais se esquecera dos que tem temor reverente por ele e amor ao seu nome. Heb. 6:10. 20 Neemias orou: Lembra-te deveras de mim, o meu Deus, para o bem. (Nee. 13:31) Como Neemias, o nosso nome esta ra no livro de recordac ao de Deus se conti nuarmos a evitar mas companhias, apoiar arranjos teocraticos, dar prioridade a assuntos espirituais e proteger nossa identi dade crista. Persistamos em examinar se estamos na fe. (2 Cor. 13:5) Se preservar mos nossa relac ao santificada com Jeova, ele se lembrara de nos para o bem.
19

19, 20. Como podemos ser lembrados por Jeova

para o bem?

PERGUNTAS DOS LEITORES

Seria apropriado os pais cristaos de um filho desassociado se sentar ao lado dele nas reunioes congregacionais?
Nao ha motivo para ficar indevidamente preocupado quanto a onde uma pessoa desassociada se senta no Salao do Reino. Esta revista tem feito todo es forco para incentivar pais cristaos a dar ajuda espiritual a um filho desassociado que ainda mora com eles, se parecer apropriado fazer isso. Como indica do nas paginas 19 e 20 de A Sentinela de 15 de novembro de 1988, os pais po dem ate mesmo estudar a Bblia com um menor de idade desassociado que ainda mora com eles. Espera-se que o fi lho receba assim o incentivo necessario para corrigir seu proceder. Quanto a onde sentar no Salao do Reino, parece razoavel que um menor desassociado possa sentar-se quieta mente ao lado dos pais. Visto que nao se exige que uma pessoa desassociada se sente no fundo do salao, nao deve haver objec ao a que um filho desassociado se sente ao lado dos pais, independentemente de onde se sentem. Ao zelarem pela espiritualidade do filho, os pais com certeza desejarao se certificar de que ele se beneficie ao maximo das reu nioes. Permitir que o jovem fique senta do ao lado deles em vez de deixa-lo so zinho pode ser util nesse respeito. Mas que dizer se um filho desasso ciado nao mora mais com os pais? Sera que essa circunstancia faria diferenca? No passado, esta revista deixou bem claro qual e a atitude correta que o cris tao deve se esforcar em manter quando se trata de associa cao com um parente desassociado que nao mora na mesma casa que ele.1 No entanto, nao pode mos comparar a situac ao em que um desassociado se senta quietamente ao lado de parentes durante uma reuniao com a de parentes que buscam desnecessariamente se associar com ele. Se os membros fieis da famlia tem uma atitude apropriada para com o parente desassociado e se esforcam em se guir o conselho bblico a respeito de associar-se com ele, entao nao ha moti vo para preocupac ao. 1 Cor. 5:11, 13; 2 Joao 11. Se uma pessoa desassociada se senta ao lado de um parente ou de ou tro membro da congregac ao, isso nao deve ser motivo para preocupac ao, desde que ela se comporte de modo apro priado. Determinar onde alguem deve se sentar pode causar varios proble mas, dependendo das circunstancias. Se todos na assistencia, incluindo os parentes fieis, se esforcam em respei tar os princpios bblicos relacionados com desassociac ao e a situac ao nao esta se tornando causa de tropeco para os irmaos, nao e preciso fazer questao de ` onde se sentam os que assistem as reu nioes cristas.2
1 Veja A Sentinela de 15 de dezembro de 1981, paginas 25 e 26. 2 Isso atualiza o que foi publicado em A Sentinela de 1. de maio de 1954, paginas 79 e 80. A SENTINELA

Nasci em 1956 com espinha bfida. Visto que o tubo neural da minha coluna nao se fechou completamente, a lesao nos nervos tem me dificultado andar e provocado outros graves problemas de saude. Algum tempo antes de eu nascer, missionarios das Testemunhas de Jeova comecaram a estudar a Bblia com meus pais. Na minha in fancia, apenas uns poucos publicadores isolados moravam na mi nha cidade natal, Usakos, Nambia. Assim, estudavamos em famlia a materia para as reunioes congregacionais. Aos 7 anos, fiz uma urostomia, cirurgia para criar uma abertura artificial no meu corpo para permitir a passagem da urina. Aos 14, desenvolvi epilepsia. Vis to que a escola de ensino medio ficava longe e eu precisava de cui dados especiais de meus pais, nao pude completar meus estudos. No entanto, decidi me fortalecer espiritualmente. Muitas de nos sas publicac oes cristas ainda nao estavam disponveis em africaner, minha lngua materna. Por isso, aprendi a ler em ingles para estudar varios de nossos livros. Tornei-me publicadora do Reino, e fui batizada com 19 anos. Nos quatro anos seguintes, tive muitos problemas de saude e dificuldades emocionais. Alem do mais, visto que na comunidade onde eu morava todos se conheciam, o temor do homem me impedia de participar zelosamente no ministerio. Quando eu tinha 20 e poucos anos, nos nos mudamos da Nambia para a Africa do Sul, onde, pela primeira vez, pude me associar com uma congregac ao. Como foi maravilhoso! Mas tive de fazer uma nova cirurgia dessa vez uma colostomia. Algum tempo depois, ouvi um superintendente de circuito falar so bre o servico de pioneiro. Suas palavras tocaram meu corac ao. Eu sabia que minha saude nao era das melhores, mas eu havia senti do o cuidado de Jeova em muitas dificuldades. Assim, fiz uma peti c ao para pioneira regular. No entanto, por causa de meus problemas de saude, os anciaos nao aprovaram logo a minha petic ao. ` Ainda assim, decidi dar a pregac ao do Reino o meu melhor. Com a ajuda de minha mae e de outros, consegui dedicar horas de pio neiro ao ministerio por um perodo de seis meses. Isso provou minha determinac ao de ser pioneira e que era possvel lidar com meus pro blemas de saude. Fiz uma nova petic ao e, dessa vez, foi aprovada. Em 1. de setembro de 1988, tornei-me pioneira regular. Como pioneira, sinto constantemente o apoio de Jeova. Ensinar a verdade aos novos, em vez de pensar so na minha situac ao, me fortalece e me ajuda a crescer espiritualmente. Tenho tido grande ale` gria em ajudar muitas pessoas a chegar a dedicac ao e ao batismo. Minha saude continua instavel, mas Jeova diariamente carrega o fardo para mim. (Sal. 68:19) Ele faz mais do que tornar suportavel a minha vida; ele me da prazer de viver!
15 DE AGOSTO DE 2013

Maretha du Raan

Jeova diariamente carrega o fardo para mim


Apesar de um problema de saude instavel que po deria parecer insuportavel, tenho sentido o apoio amoroso de nosso querido Pai celestial ao longo da minha vida. E ha mais de 20 anos tenho sentido especial alegria em servir a Jeova como pioneira.

NUNCA FIQUE
FURIOSO COM JEOVA
E a tolice do homem terreno que deturpa seu caminho, e por isso seu corac ao fica furioso com o proprio Jeova. PRO. 19:3.
COMO RESPONDERIA?

O que poderia nos levar a ficar furiosos com Jeova?

Cite cinco fatores que podem nos ajudar a nao ficar furiosos com Deus.

De que devemos nos lembrar quando enfrentamos problemas difceis?

DIGAMOS que voce seja um homem que ha muitos anos tem um casamento feliz. Mas, certo dia, ao voltar para casa, voce ve que tudo ali esta arruinado. Os moveis e as loucas foram quebrados e o carpete totalmen te estragado. Seu querido lar tornou-se um caos. Sera que voce logo diria: Por que minha esposa fez isso? Ou e mais provavel que perguntasse: Quem fez isso? Sem duvida, e a segunda pergunta que de imediato vi` ria a sua mente. Por que? Porque voce sabe que sua amada esposa nunca seria capaz de um ato injustificado de vandalismo como esse. 2 Hoje, vemos o lar da humanidade arruinado por poluic ao, violencia e imoralidade. Como estudantes da Bblia, sabemos que e impossvel que Jeova seja o causador de todos esses problemas. Ele criou este planeta para ser um agradavel paraso. (Gen. 2:8, 15) Jeova e um Deus de amor. (1 Joao 4:8) Nosso estudo das Escrituras nos ajudou a identificar o verdadeiro causador de muitas das dificuldades do mundo. Nao e nenhum ou tro senao Satanas, o Diabo, o governante do mundo. Joao 14:30; 2 Cor. 4:4. 3 No entanto, nao podemos culpar a Satanas por to das as nossas aflic oes. Por que nao? Porque alguns de nossos problemas resultam de nossos proprios er ros. (Leia Deuteronomio 32:4-6.) Mesmo que reconhecamos isso, nossa natureza imperfeita pode distorcer nosso modo de pensar e nos levar a um proceder que por fim leve ao desastre. (Pro. 14:12) De que maneira? Em vez de culpar a nos mesmos ou a Satanas por um problema, poderamos passar a culpar a Jeova. Podera mos ate mesmo ficar furiosos com Jeova. Pro. 19:3.
1, 2. Por que nao devemos culpar a Jeova pelos problemas da humanidade? Ilustre. 3. Como nosso modo de pensar pode ficar distorcido?

10

A SENTINELA

E mesmo possvel ficarmos furiosos com Jeova? Fazer isso com certeza seria inutil. (Isa. 41:11) O que esperaramos ganhar? Um poeta disse certa vez: Seu braco e curto demais para boxear com Deus. Talvez nunca cheguemos a ponto de expressar uma queixa contra Jeova. Mas Proverbios 19:3 diz que a tolice de um homem de turpa seu caminho, e por isso seu corac ao fica furioso com o proprio Jeova. De fato, e possvel ficar furioso com Deus no cora cao. Essa atitude poderia se manifestar de maneiras sutis. A pessoa poderia, por as sim dizer, guardar rancor contra Jeova. Em resultado, ela talvez se afaste da congrega c ao ou nao apoie plenamente os arranjos para a adorac ao de Jeova. 5 O que poderia nos levar a ficar furio sos com Jeov a? Como podemos evitar essa armadilha? E essencial sabermos as respostas a essas perguntas. Isso envolve a nossa relac ao com Jeova Deus.
4

O QUE PODERIA NOS LEVAR A FICAR FURIOSOS COM JEOVA?

O que poderia levar o corac ao de um servo fiel de Jeova a se queixar dele? Vejamos cinco fatores e analisemos exem plos bblicos que mostram como alguns no passado caram nessa armadilha. 1 Cor. 10:11, 12. 7 A conversa negativa de outros pode nos influenciar. (Leia Deuteronomio 1:2628.) Os israelitas tinham acabado de ser libertados da escravidao no Egito. Jeova havia milagrosamente trazido dez pragas contra aquela nac ao opressiva e depois des trudo Fara o e seu exercito no mar Verme lho. ( Exo. 12:29-32, 51; 14:29-31; Sal. 136:15) O povo de Deus estava prestes a en6

trar na Terra Prometida. Mas, naquele momento decisivo, os israelitas comecaram a queixar-se de Jeova. O que levou a essa fal ta de fe? Eles ficaram amedrontados por causa do relatorio negativo de alguns que haviam sido enviados para espionar a ter ra. (Num. 14:1-4) Qual foi o resultado? Uma gerac ao inteira nao teve permissao de entrar naquela boa terra. (Deut. 1:34, 35) Que dizer de nos? Sera que pode acontecer, vez por outra, de permitirmos que a conversa negativa de outros enfraqueca a nos sa fe e nos leve a murmurar contra os tra tos de Jeova conosco? 8 Aflic oes e dificuldades podem nos de sanimar. (Leia Isaas 8:21, 22.) Nos dias de Isaas, a nac ao de Juda se encontrava em apuros. Estava cercada de inimigos. A comida era escassa. Muitos passavam fome. O mais grave, porem, e que havia fome es piritual. (Amos 8:11) Mas, em vez de bus carem a ajuda de Jeova para lidar com essas aflic oes, eles comecaram a invocar o mal contra o seu rei e o seu Deus. Eles culpa ram a Jeova por seus problemas. Se formos afligidos por causa de uma tragedia ou de problemas pessoais, sera que tambem dire mos no corac ao: Onde estava Jeova quando precisei dele? 9 Nao sabemos todos os fatos. Por nao terem todos os fatos, os israelitas nos dias de Ezequiel achavam que o caminho de Jeova nao era acertado. (Eze. 18:29) E como se eles tivessem se constitudo juzes de Deus, colocando seus proprios padroes de justica acima dos de Jeova e julgando-o ` a base de seu entendimento limitado dos ` acontecimentos. Se as vezes nao entende mos bem um relato bblico ou como as
a comecar a culpar a Jeova pela situac ao em que se encontrava? 9. Por que os israelitas nos dias de Ezequiel desenvolveram um conceito errado?
8. O que levou o povo de Deus nos dias de Isaas

Jeova? 6, 7. Por que os israelitas nos dias de Moises co mecaram a queixar-se de Jeova?
15 DE AGOSTO DE 2013

4, 5. Como um cristao poderia ficar furioso com

11

Dar ouvidos a conversa negativa pode ter um mau efeito sobre voce
(Veja o paragrafo 7.)

coisas acontecem na nossa vida, sera que achamos no corac ao que o caminho de Jeova e injusto, nao acertado? Jo 35:2. 10 Nos culpamos outros pelos nossos proprios pecados e erros. Bem no incio da historia humana, Adao culpou a Deus pelo seu proprio pecado. (Gen. 3:12) Embo ra Adao tenha violado a lei de Deus deliberadamente e com pleno conhecimento das consequencias, ele culpou a Jeova. Ele insi nuou que Jeova lhe tinha dado uma ma es posa. Desde aquele tempo, outros tem se guido o exemplo de Adao de culpar a Deus por seus proprios erros. E bom nos pergun tar: Sera que o desapontamento e a frustra c ao causados pelos meus erros poderiam me levar a ficar descontente com as normas de Jeova? 11 Nos nos tornamos egoc entricos. O profeta Jonas teve dificuldade de aceitar a decisao de Jeova de estender misericordia aos ninivitas. (Jonas 4:1-3) Por que? Pelo
de Adao? 11. Que lic ao podemos aprender de Jonas?
10. Como alguem poderia seguir o mau exemplo

visto ele ficou preocupado demais em sal var as aparencias quando sua proclama c ao de destruic ao nao se confirmou. Jonas se preocupou tanto com sua reputac ao que deixou que isso ofuscasse a compaixao que deveria ter tido pelos ninivitas arrependi dos. Poderamos nos da mesma forma nos tornar tao egocentricos a ponto de ficarmos furiosos com Jeova por ainda nao ter trazi do o fim? Se ha decadas pregamos que o dia de Jeova esta proximo, sera que podera mos comecar a ficar impacientes com Jeova quando outros nos criticam por proclamar mos o que a Bblia diz? 2 Ped. 3:3, 4, 9.
COMO EVITAR FICAR FURIOSO COM JEOVA
12 O que podemos fazer se nosso cora c ao pecaminoso comecar a questionar al gumas atividades de Jeova? Lembre-se de que isso seria insensato. Outra tradu c ao de Proverbios 19:3 diz: A ignorancia do homem atrapalha seus assuntos e ele

12, 13. Se em nosso corac carmos a ques ao come tionar algumas atividades de Jeova, o que nao devemos negligenciar?
A SENTINELA

12

logo culpa a Jeova. (Byington) Com isso em mente, consideremos agora cinco fato res que nos ajudarao a nunca permitir que as frustrac oes da vida nos facam culpar a Jeova. 13 N ao negligencie sua rela c ao com Jeova. Podemos evitar a tendencia imperfeita de ficarmos furiosos com Deus se mantivermos uma relac ao achegada com ele. (Leia Proverbios 3:5, 6.) Precisamos confiar em Jeova. E preciso tambem evitar nos tornar sabios aos nossos proprios olhos ou nos tornar egocentricos. (Pro. 3:7; Ecl. 7:16) Assim, sera menos provavel culpar mos a Jeova quando coisas ruins acontecerem. 14 Nao permita que conversa negativa o afete. Os israelitas nos dias de Moises tinham muitos motivos para acreditar que ` Jeova os conduziria a Terra Prometida. (Sal. 78:43-53) Mas, quando receberam o relato rio negativo dos dez espias infieis, eles nao se lembraram da mao de Jeova. (Sal. 78:42) Se meditarmos nas atividades de Jeova, lembrando-nos de todas as boas coisas que ele tem feito por nos, fortaleceremos nos sa relac ao com ele. Em resultado, nao permitiremos que ideias negativas de outros criem uma barreira entre nos e Jeova. Sal. 77:11, 12. 15 E se tivermos uma atitude negativa para com nossos irmaos? Nesse caso, nos sa relac ao com Jeova podera ficar afeta da. (1 Joao 4:20) Quando os israelitas ques tionaram a designac ao e o cargo de Arao, Jeova encarou isso como se estivessem res mungando contra Ele. (Num. 17:10) Da mesma forma, se comecarmos a resmun gar contra os que Jeova usa para dirigir a parte terrestre de sua organizac ao, poderemos indiretamente estar nos queixando de Jeova. Heb. 13:7, 17.
14, 15. O que nos ajudara a nao ser afetados pela

Lembre-se de que Jeova nao e o causador de nossos problemas. Embora os israe litas nos dias de Isaas tivessem se afastado de Jeova, Ele ainda desejava ajuda-los. (Isa. 1:16-19) Nao importa que problemas tenhamos, podemos encontrar consolo em saber que Jeova se importa conosco e quer nos ajudar. (1 Ped. 5:7) De fato, ele promete nos dar a forca necessaria para perseverarmos. 1 Cor. 10:13. 17 Se estamos sofrendo alguma injusti ca assim como o fiel Jo sofreu , te mos de nos lembrar de que Jeova nao e a causa dessa injustica. Jeova odeia a in justica; ele ama a retidao. (Sal. 33:5) Como Eliu, amigo de Jo, reconhecamos o seguin te: Longe esta do verdadeiro Deus agir ele iniquamente, e do Todo-Poderoso agir injustamente! (Jo 34:10) Em vez de cau sar nossos problemas, Jeova nos da toda boa dadiva e todo presente perfeito. Tia. 1:13, 17. 18 Nunca duvide de Jeova. Deus e per feito, e seus pensamentos sao mais elevados do que os nossos. (Isa. 55:8, 9) Assim, a humildade e a modestia devem nos aju dar a admitir que o nosso entendimento e limitado. (Rom. 9:20) Raramente temos todos os fatos a respeito de determinada si tuac ao. Sem duvida, ja comprovamos que este proverbio e verdadeiro: O primeiro a apresentar a sua causa parece ter razao, ` ate que outro venha a frente e o questione. Pro. 18:17, Nova Versao Internacional. 19 Se um amigo de confianca fizesse algo que talvez de incio nao entendessemos ou nos parecesse estranho, sera que logo o acusaramos de ter feito algo errado? Ou es taramos inclinados a dar a ele o benefcio da duvida, em especial se o conhecessemos
16

16, 17. De que temos de nos lembrar quando en-

frentamos problemas? Ilustre.

18, 19. Por que nunca devemos duvidar de Jeova?

conversa negativa de outros?


15 DE AGOSTO DE 2013

13

escolha. Mas tambem nos proveu de orien tac oes sobre como tomar decisoes sabias. Portanto, por que culparamos nosso Criador pelos nossos erros? 21 Naturalmente, nem todos os nossos problemas resultam de erros pessoais e ac oes erradas. Algumas coisas acontecem como resultado do tempo e do imprevisto. (Ecl. 9:11) Acima de tudo, nunca percamos de vista o fato de que Satanas, o Diabo, e a causa primaria da perversidade. (1 Joao 5:19; Rev. 12:9) Ele e o inimigo nao Jeova! 1 Ped. 5:8.
PREZE SUA PRECIOSA RELAC AO COM JEOVA
Josue e Calebe foram abencoados por confiar em Jeova
(Veja o paragrafo 22.)

por muitos anos? Se tratamos nossos ami gos imperfeitos de maneira tao amorosa, quanto mais devemos estar inclinados a confiar em nosso Pai celestial, cujos cami nhos e pensamentos sao muito mais elevados do que os nossos! 20 Coloque a culpa em quem merece. Por que devemos fazer isso? Bem, talvez se jamos responsaveis por alguns de nossos problemas. Se esse for o caso, temos de re conhecer isso. (Gal. 6:7) Nao tente culpar a Jeova pelos problemas. Por que isso nao seria razoavel? Veja este exemplo: um car ro talvez tenha condic oes de andar em alta velocidade. Digamos que um motorista ultrapasse em muito o limite de velocidade numa curva fechada e se acidente. Deveria o fabricante do carro ser culpado pelo aci dente? E claro que nao! De maneira similar, Jeova nos criou com a capacidade de livre
20, 21. Por que devemos colocar a culpa em quem merece?

Ao sofrer aflic oes e dificuldades, lem bre-se do exemplo de Josue e Calebe. Diferentemente dos outros dez espias, esses dois homens fieis fizeram um relatorio po sitivo. (Num. 14:6-9) Eles mostraram fe em Jeova. Mesmo assim, tiveram de vagar no ermo por 40 anos com os outros israeli tas. Sera que Josue e Calebe se queixaram ou ficaram amargurados, achando que isso foi injusto? Nao. Eles confiaram em Jeova. Foram abencoados? Certamente que sim! Ao passo que uma gerac ao inteira morreu no ermo, esses dois homens por fim entra ram na Terra Prometida. (Num. 14:30) Si milarmente, nos receberemos as benc aos de Jeova se nao desfalecermos em fazer a sua vontade. Gal. 6:9; Heb. 6:10. 23 Se voce esta desanimado por causa de problemas, de imperfeic oes de outros ou de suas proprias imperfeic oes, o que deve fazer? Concentre-se nas maravilhosas qua lidades de Jeova. Visualize a esperanca que ele lhe deu. Pergunte-se: O que seria de mim sem Jeova? Permaneca achegado ao nosso Deus e nunca permita que seu cora c ao fique furioso com ele!
22

22, 23. De que devemos nos lembrar se ficarmos

desanimados por causa de nossos problemas?


A SENTINELA

14

EIS que os filhos sao uma heranca da parte de Jeova; o fru to do ventre e uma recompensa. (Sal. 127:3) Nao e de ad mirar, portanto, que pais cristaos fiquem muito felizes com a chegada de um recem-nascido. Junto com a alegria, o nascimento de uma crianca traz serias responsabilidades. Para que ela se torne um adulto sadio, precisa de alimento nutritivo em base regular. Da mesma forma, para que ela tome uma posic ao firme em favor da adorac ao verdadeira, precisa de alimento espiri tual e das orientac oes de pais que se empenham em en sinar-lhe princpios divinos. (Pro. 1:8) Quando deve comecar esse treinamento, e o que deve incluir?

Pais
Ensinem seus filhos desde a infancia

OS PAIS PRECISAM DE INSTRU C AO Veja o caso de Manoa, da tribo de Da, que morava na cidade de Zora, no Israel antigo. O ` anjo de Jeova informou a esposa de Manoa que ela teria um filho, embora ela fosse esteril. (Ju. 13:2, 3) O fiel Manoa e sua esposa sem duvida ficaram muito felizes com essa perspectiva. Mas eles tiveram tambem serias preocupac oes. Assim, Manoa orou: Perdao, Jeova. O homem do verdadeiro Deus que acabas de enviar, por favor, deixa-o vir novamente a nos e instruir-nos quanto a que devemos fazer com o rapazinho que nas cer. (Ju. 13:8) Manoa e sua esposa se preo cupavam com a criac ao de seu filho, Sansao. Eles sem duvida ensinaram-lhe a lei de Deus, e seus esforcos evidentemente foram bem-sucedi dos. Com o tempo, o esprito de Jeova principiou a impelir Sansao, diz a Bblia. Como resultado, Sansao realizou muitas obras poderosas como um dos juzes de Israel. Ju. 13:25; 14:5, 6; 15:14, 15.

comecar o processo de implantar conceitos e valores espirituais em suas mentes. A respeito de sua filha jovem, uma mae que e pioneira regular disse: Ela me acompanha no mi nisterio desde que tinha apenas 1 mes de idade. Embora nao tivesse como entender o que aconte cia, creio que o fato de ela estar ali na pregac ao desde bem cedo teve um efeito muito bom sobre ` ela. Quando tinha 2 anos, ela ja ficava a vontade ` para entregar tratados as pessoas no servico de campo. Treinar os filhos desde bem cedo produz bons resultados. Mas os pais descobrem que dar ins truc ao espiritual aos filhos tem seus desafios.
COMPREM TEMPO OPORTUNO A inquietac ao ou o curto perodo de concentra c ao da crianca pode ser um grande desafio para os pais. A atenc pode mudar ra ao das criancas pidamente de uma coisa para outra. Afinal, elas sao curiosas e tentam explorar o mundo ao seu redor. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a se concentrar naquilo que estao tentando lhes ensinar? Veja o que Moises disse em Deuteronomio 6:6, 7: Estas palavras que hoje te ordeno tem de estar sobre o teu corac ao; e tens de inculca-las a teu filho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te. O verbo inculcar passa a ideia de ensinar por meio de frequentes repetic oes. Uma criancinha e como uma arvore pequena que precisa ser regada regularmente. Visto que a repeti c ao ajuda ate os adultos a se lembrar de coisas importantes, com certeza ela tambem e de ajuda para as criancas. Ensinar verdades sobre Deus aos filhos requer que os pais passem tempo com eles. No mundo corrido de hoje, reservar esse tempo sem duvida e um desafio. Mas o apostolo Paulo recomendou comprar todo o tempo oportuno para participar em essenciais atividades cristas. (Efe. 5:15, 16) Como isso pode ser feito? Certo anciao cuja espo sa tem uma programac ao apertada como pionei ra regular achava difcil encontrar equilbrio enA SENTINELA

A partir de quando deve comecar o ensino dos filhos? Timoteo foi ensinado desde a infancia nos escritos sagrados por sua mae, Eunice, e sua avo, Loide. (2 Tim. 1:5; 3:15) De fato, esse en sino comecou quando Timoteo ainda era bebe. E sensato os pais cristaos orarem a Deus pe dindo orientac ao e fazerem planos para treinar o filho desde a infancia. Os planos do diligente seguramente resultam em vantagem, diz Pro verbios 21:5. Antes da chegada do bebe, os pais sem duvida se preparam bem. Talvez tenham ate mesmo das coisas que o bebe vai pre uma lista cisar. E tambem importante planejar as atividades espirituais. Seu alvo deve ser iniciar esse trei namento bem cedo na vida do bebe. O livro Early Childhood Counts (A Primeira In fancia Conta) diz: Os meses imediatamente apos o nascimento sao cruciais para o amadure cimento do cerebro. Durante esse perodo, o nu mero de sinapses conexoes que tornam pos svel a aprendizagem aumenta 20 vezes. Os pais serao sabios se aproveitarem esse breve pe rodo no desenvolvimento mental dos filhos para

16

Manoa orou pedindo orientac ao sobre como criar o filho que ia nascer

tre treinar a filha, cuidar de deveres teocraticos e manter o emprego. Como eles conseguiram tem po para treinar a filha? Ele diz: Toda manha, antes de sair para o trabalho, eu e minha esposa le mos para ela Meu Livro de Historias Bblicas` ou o folheto Examine as Escrituras Diariamente. A noi te, antes de ela ir dormir, nao deixamos de ler alguma coisa para ela, e sempre a levamos conos co ao servico de campo. Nao queremos perder esses primeiros anos de sua vida. OS FILHOS S AO COMO FLECHAS Com certeza queremos que nossos filhos cres cam e se tornem pessoas responsaveis. Mas o motivo principal para treina-los e ajuda-los a desenvolver amor a Deus no corac ao. Mar. 12:28-30.
15 DE AGOSTO DE 2013

O Salmo 127:4 diz: Como flechas na mao dum poderoso, assim sao os filhos da mocida de. Os filhos sao aqui comparados a flechas que devem ser miradas no alvo com precisao. Depois que o arqueiro solta a flecha, e impos svel pega-la de volta. Os pais tem as flechas os filhos apenas por um perodo relativa mente curto. Esse perodo deve ser usado para inculcar princpios divinos na mente e no cora c ao dos filhos. A respeito de seus filhos espirituais, o apostolo Joao escreveu: Nao tenho nenhuma causa maior para gratidao do que estas coisas, de que eu es teja ouvindo que os meus filhos estao andando na verdade. (3 Joao 4) Os pais cristaos podem expressar a mesma gratidao ao observarem seus filhos andando na verdade.

17

CONSIDEREMOS
E ENCORAJEMOS UNS AOS OUTROS
Consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e a obras excelentes.
HEB. 10:24.

COMO RESPONDERIA?

O que significa considerar uns aos outros?

Como podemos nos estimular ao amor e a obras excelentes?

Como podemos encorajar uns aos outros?

QUANDO o regime nazista entrou em colapso no fim da Segunda Guerra Mundial, foi dada uma ordem para eliminar milhares de prisioneiros que ainda restavam nos campos de concentrac ao. Os prisioneiros do campo de Sachsenhausen seriam levados para portos ma rtimos e colocados em navios que seriam afundados no mar. Isso fazia parte de uma estrategia que mais tarde ficou conhecida como marchas da morte. 2 Trinta e tres mil dos prisioneiros do campo de concentrac ao de Sachsenhausen deveriam marchar 250 quilometros ate Lubeck, uma cidade portuaria na Alemanha. Entre eles havia 230 Testemunhas de Jeova de seis pases, que receberam ordens de marchar jun tos. Todos os irmaos ja estavam enfraquecidos pela fome e por doencas. Como eles conseguiram sobrevi ` ver a marcha? O tempo todo ficavamos dizendo uns aos outros para nao desistir, disse um deles. Junto com o poder alem do normal dado por Deus, seu ` amor uns pelos outros os ajudou a sobreviver aquela terrvel provac ao. 2 Cor. 4:7. 3 Hoje nao estamos numa marcha assim, mas enfrentamos muitos desafios. Depois do estabelecimen to do Reino de Deus em 1914, Satanas foi expulso do ` ceu e confinado a vizinhanca da Terra, tendo grande ira, sabendo que ` ele tem um curto perodo de tempo. (Rev. 12:7-9, 12) A medida que este mundo se aproxima do Armagedom, Satanas usa provac oes e pressoes para tentar nos enfraquecer espiritualmente. Alem disso, ha ` as pressoes do dia a dia. (Jo 14:1; Ecl. 2:23) As vezes, o efeito cumulativo de nossas dificuldades pode nos desgastar tanto que qualquer forca emocional e espiri1, 2. O que ajudou 230 Testemunhas de Jeova a sobreviver a

marcha da morte no fim da Segunda Guerra Mundial? 3. Por que precisamos nos encorajar uns aos outros?

18

A SENTINELA

tual que possamos reunir nao sera suficien te para lidar com o desanimo. Veja o caso de um irmao que por muitas decadas ajudou a muitos em sentido espiritual. Na idade avancada, ele e sua esposa enfrentaram problemas de saude e ele ficou muito desa nimado. Assim como esse irmao, todos nos precisamos do poder alem do normal que vem de Jeova, bem como de encorajamen to mutuo. 4 Se havemos de ser uma fonte de enco rajamento para outros, temos de levar a se rio a exortac ao do apostolo Paulo aos cris taos hebreus. Ele disse: Consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e a obras excelentes, nao deixando de nos ajuntar, como e costume de alguns, mas encorajando-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes chegar o dia. (Heb. 10:24, 25) Como podemos aplicar o conselho contido nessas significativas palavras?
CONSIDEREM UNS AOS OUTROS

Considerar uns aos outros significa levar em conta as necessidades de outros, pensar neles. Sera que estaramos mesmo considerando as necessidades de outros se nosso contato com eles se limitasse a um rapido cumprimento no Salao do Reino ou a uma conversa apenas sobre assuntos triviais? De modo algum. Naturalmen te, desejamos cuidar de nossos proprios negocios e nao nos intrometer nos assuntos dos outros. (1 Tes. 4:11; 1 Tim. 5:13) No entanto, se queremos encorajar nos sos irmaos, precisamos realmente conhe ce-los sua situac ao na vida, suas qualidades, sua espiritualidade, seus pontos fortes e suas fraquezas. Eles devem nos encarar como amigos e ter a confirmac ao de que os
5

amamos. Para isso e preciso passar tempo com eles nao apenas quando enfrentam problemas e ficam desanimados, mas tam bem em outras ocasioes. Rom. 12:13. 6 Os anciaos na congregac ao sao exortados a pastorear o rebanho de Deus, que esta aos seus cuidados, fazendo isso espontaneamente e com anelo. (1 Ped. 5:1-3) Como podem realizar um bom pastoreio a menos que de fato conhecam as ovelhas aos seus cuidados? (Leia Proverbios 27:23.) Se os anciaos sao acessveis aos irmaos e gostam de estar com eles, e mais provavel que as ovelhas pecam ajuda quando preci sarem. Alem disso, os irmaos estarao mais inclinados a revelar seus reais sentimentos e preocupac oes, habilitando assim os an ciaos a considerar os que estao aos seus cuidados e dar a ajuda necessaria. ` 7 Ao se dirigir a congregac ao em Tessa lonica, Paulo disse: Amparai os fracos. (Leia 1 Tessalonicenses 5:14.) Em certo sen tido, as almas deprimidas estao fracas, assim como os desanimados. Proverbios 24:10 diz: Mostraste-te desanimado no dia da aflic ao? Teu poder sera escasso. As palavras de uma pessoa muito desanimada podem tornar-se conversa irrefletida. (Jo 6:2, 3) Ao considerar tais pessoas, temos de ter em mente que aquilo que elas dizem talvez nao seja um reflexo exato do que realmente sao no corac ao. Rachelle, cuja mae passou por uma depressao profunda, aprendeu isso por experiencia propria. Ela diz: Minha mae muitas vezes dizia coisas que me magoavam muito. Na maioria das vezes, eu tentava lembrar a mim mes ma que tipo de pessoa minha mae realmente era amorosa, bondosa e generosa. Aprendi que pessoas deprimidas dizem muitas
estao aos seus cuidados? 7. Como devemos encarar a conversa irrefletida dos que estao desanimados?
6. O que ajudara um anciao a considerar os que

4. Se havemos de encorajar outros, que conselho

do apostolo Paulo temos de levar a serio? 5. O que significa considerar uns aos outros, e fazer isso exige que esforco?
15 DE AGOSTO DE 2013

19

Participe com outros no servico de campo

Estimule-os ao amor e a obras excelentes

coisas que na realidade nao querem dizer. A pior coisa que alguem pode fazer e pagar na mesma moeda. Proverbios 19:11 diz: A perspicacia do homem certamente torna mais vagarosa a sua ira, e e beleza da sua parte passar por alto a transgressao. 8 Como podemos considerar alguem ` que esta abatido devido a vergonha e ao desespero que ainda sente por causa de uma transgressao do passado, mesmo que tenha tomado medidas para corrigir as coisas? Veja o que Paulo escreveu a respeito de um transgressor arrependido em Corinto: Deveis perdoar-lhe bondosamente e deveis consola-lo, para que tal homem nao seja de algum modo tragado pela sua excessiva tristeza. Exorto-vos, portanto, a que confirmeis o vosso amor por ele. (2 Cor. 2:7, 8) Segundo um lexico, o verbo traduzido confirmar significa ratificar, validar, tornar legalmente firmado. Nao podemos simplesmente presumir que a pessoa reco nheca nosso amor e preocupac ao por ela.
nosso amor, e por que?
8. A quem devemos especialmente confirmar

Ela precisa ver isso demonstrado por meio de nossa atitude e ac oes.
ESTIMULEM-SE AO AMOR E A OBRAS EXCELENTES

Consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e a obras excelentes, escreveu Paulo. Quando um fogo esta quase se apagando, talvez tenhamos de abanar as brasas e aticar as chamas. (2 Tim. 1:6) Do mesmo modo, podemos amorosamente estimular nossos irmaos a demonstrar seu amor a Deus e ao proximo. Elogios apropriados sao essenciais para motivar outros a realizar obras excelentes. 10 Todos nos precisamos de elogios, quer estejamos desanimados, quer nao. Meu pai nunca elogiava nada que eu fazia. Por isso cresci sem autoestima. . . . Embora eu ja tenha 50 anos, ainda gosto que meus amigos me assegurem que estou me sain9

9. O que esta envolvido em estimular-se ao amor e

(b) Ilustre como o elogio pode ajudar alguem que deu um passo em falso.
A SENTINELA

a obras excelentes?

10, 11. (a) Quem dentre nos precisa de elogios?

20

anciaos uma oportunidade de assegura-la do amor de Jeova. Com isso, seu amor foi reavivado. Miriam terminou seu relacionamento com o descrente e continuou a ser vir a Jeova. 12 Envergonhar uma pessoa fazendo comparac oes injustas, critica-la por nao se guir nossos padroes rgidos ou faze-la sen tir-se culpada por nao fazer mais no ser vico de Deus pode motiva-la a de repente incrementar suas atividades, mas os resul tados sao apenas temporarios. Por outro lado, elogiar um irmao e apelar para seu amor a Deus pode ter um efeito duradouro e positivo. Leia Filipenses 2:1-4.
Tenha bom companheirismo

ENCORAGEM UNS AOS OUTROS


13 Precisamos encorajar-nos uns aos outros tanto mais quanto vemos chegar o dia. Encorajar outros envolve motiva-los a prosseguir no seu servico a Deus. Ao passo que estimular outros ao amor e a obras excelen tes e comparavel a aticar um fogo prestes a se apagar, encorajar outros e como colocar combustvel no fogo para mante-lo aceso ou aumentar sua intensidade. Isso requer fortalecer e consolar os abatidos. Quando temos uma oportunidade de encorajar al guem nessa situac ao precisamos falar de modo caloroso e gentil. (Pro. 12:18) Alem do mais, sejamos rapidos no ouvir e vagarosos no falar. (Tia. 1:19) Se ouvirmos com empatia, talvez possamos identificar situac oes que desanimam um cristao e dizer algo que o ajude a lidar com suas cir cunstancias. 14 Veja como um anci ao compassivo pode ajudar um irmao que ja estava inativo

do bem como anciao. . . . Aprendi por ex periencia propria como e importante encorajar os outros e faco um esforco especial para fazer isso. O elogio pode estimular a todos incluindo os pioneiros, os idosos e os que talvez estejam desanimados. Rom. 12:10. 11 Quando os que tem qualificac oes es pirituais tentam reajustar alguem que deu um passo em falso, conselhos amorosos e elogios apropriados podem motivar o transgressor a voltar a praticar obras ex celentes. (Gal. 6:1) Foi isso que aconteceu com uma irma chamada Miriam. Ela es creveu: Passei por um perodo traumatico na minha vida quando uns amigos achega dos deixaram a congregac ao e, na mesma epoca, meu pai teve uma hemorragia cerebral. Fiquei muito deprimida. Na tentati va de superar minha depressao, comecei a namorar alguem que nao era Testemunha de Jeova. Isso fez com que Miriam se sen tisse indigna do amor de Jeova e ela pensou em abandonar a verdade. Quando um anciao lembrou a ela o seu passado de servico fiel, isso a sensibilizou. Ela deu aos
15 DE AGOSTO DE 2013

12. O que se pode dizer sobre usar a vergonha, a crtica ou o sentimento de culpa para motivar outros? 13. O que est a envolvido em encorajar outros? (Veja a foto no incio deste artigo.) 14. Como um irmao que estava desanimado recebeu ajuda?

21

Ouca pacientemente alguem que precisa de encorajamento

(Veja os paragrafos 14 e 15.)

por varios anos. Ao passo que o anciao o escutava, ficou evidente que o irmao ain da tinha profundo amor a Jeova. Ele fazia questao de estudar cada numero de A Sentinela e se esforcava em frequentar as reu nioes. Mas as ac oes de alguns na congre gac ao o haviam deixado desanimado e um tanto amargurado. O anciao ouviu o irmao com empatia, sem julga-lo, e demonstrou preocupac ao amorosa com ele e sua fam lia. Aos poucos, o irmao percebeu que es tava permitindo que experiencias ruins do passado o impedissem de servir ao Deus que ele amava. O anciao convidou o irmao a acompanha-lo na pregac ao. Com a ajuda desse anciao, o irmao voltou a ser ativo no ministerio e por fim se qualificou de novo como anciao. 15 Nem sempre uma pessoa desanimada se sente imediatamente melhor ou ` corresponde rapido a ajuda que oferecemos. Pode ser que precisemos continuar a apoia-la. Paulo disse: Nao larguem os fra15. O que podemos aprender de Jeova sobre enco-

cos, sejam pacientes com todos. (1 Tes. 5:14, An American Translation) Em vez de logo desistirmos dos que est ao fracos, como se os estivessemos largando, conti nuaremos a apoia-los. No passado, Jeova ` foi paciente com seus servos que as vezes se desanimavam. Por exemplo, Deus foi muito compreensivo com Elias, levan do em conta seus sentimentos. Jeova proveu o que o profeta precisava para continuar seu servico. (1 Reis. 19:1-18) Por causa do genu no arrependimento de Davi, Jeova o perdoou bondosamente. (Sal. 51:7, 17) Deus tambem ajudou o escritor do Salmo 73, que quase desistiu de servi-lo. (Sal. 73:13, 16, 17) Jeova e compreensivo e bondoso conosco, em especial quando estamos abatidos e desanimados. (Exo. 34:6) Suas misericordias sao novas cada manha e certamente nao acabarao. (Lam. 3:22, 23) Jeova espera que sigamos seu exemplo e que tratemos os deprimidos com ternura.
INCENTIVEM UNS AOS OUTROS A PERMANECER NA ESTRADA ` QUE CONDUZ A VIDA

Dos 33 mil prisioneiros que saram do campo de concentrac ao de Sachsenhausen, milhares morreram. Mas todas as 230 Testemunhas de Jeova que saram do ` campo sobreviveram aquela terrvel prova c ao. O encorajamento e apoio mutuo foram fundamentais em transformar aquela mar cha da morte numa marcha de sobrevivencia. 17 Hoje, estamos na estrada que conduz ` a vida. (Mat. 7:14) Em breve, todos os ado radores de Jeova entrarao unidos no novo mundo de justica. (2 Ped. 3:13) Estejamos decididos a ajudar uns aos outros no cami` nho que leva a vida eterna.
16

rajar os abatidos?

que temos de estar decididos a fazer, e por que?


A SENTINELA

16, 17. Com a aproximac ao do fim deste sistema, o

22

CONSIDERE QUE
TIPO DE PESSOA VOCE DEVE SER
Que sorte de pessoas deveis ser em atos santos de conduta e em ac oes de devoc ao piedosa! 2 PED. 3:11.
COMO RESPONDERIA?

Que tipo de pessoa voce deve ser para receber a aprovac ao de Deus?

Como Satanas engana as pessoas?

O que voce pode fazer para pro teger sua relac ao com Jeova?

E NORMAL nos preocupar com o que os outros pen sam de nos. Mas, como cristaos, sera que nao deve mos nos preocupar ainda mais com o que Jeova pen sa de nos? Afinal, ele e a Pessoa mais importante do Universo, e com ele esta a fonte da vida. Sal. 36:9. 2 Enfatizando que sorte de pessoas devemos ser do ponto de vista de Jeova, o apostolo Pedro nos exorta a nos empenhar em atos santos de conduta e em ac oes de devoc ao piedosa. (Leia 2 Pedro 3:11.) Para recebermos a aprovac ao de Deus, nossos atos de conduta tem de ser santos, isto e, puros moral, mental e espiritualmente. Alem disso, precisamos realizar ac oes de devoc ao piedosa com reverencia a Deus e apego leal a ele. Buscar sua aprovac ao, portanto, envolve tanto a nossa conduta como o que so mos no ntimo. Visto que Jeova examina o corac ao, ele sabe se somos santos na conduta e se estamos, ou nao, devotados exclusivamente a ele. 1 Cro. 29:17. 3 Satanas, o Diabo, nao quer que busquemos a aprovac ao divina. De fato, ele faz tudo que pode para nos fazer abandonar nossa relac ao com Jeova. Satanas nao hesita em usar mentiras e enganos para nos seduzir e nos afastar do Deus a quem adora mos. (Joao 8:44; 2 Cor. 11:13-15) Portanto, e sensato nos perguntar: Como Satanas engana as pessoas? O que posso fazer para proteger minha relac ao com Jeova?
1, 2. Que sorte de pessoas devemos ser para receber a aprova c ao de Deus? 3. Que perguntas devemos considerar sobre a nossa relac ao com Deus?

23

O desejo da carne levou Eva a pecar

(Veja o paragrafo 7.)

ca. Visto que vivemos neste mundo, te mos de nos proteger de suas taticas sutis. Joao 17:15. 6 Satanas usa metodos que visam cor romper os desejos do nosso cora c ao. O apostolo Joao identifica tres tentac oes que ele usa: (1) o desejo da carne, (2) o desejo dos olhos e (3) a ostentac ao dos meios de vida da pessoa. Satanas usou essas coisas para tentar Jesus no ermo. Com muitos anos de experiencia utilizan do essas armadilhas, Satanas hoje as usa ` com percia, adaptando suas taticas as in clinac oes de cada pessoa. Antes de considerarmos que medidas podemos tomar para nos proteger nesse respeito, vejamos como o Diabo foi bem-sucedido ao usar certas tentac oes no caso de Eva, mas fracassou ao tentar o Filho de Deus.
O DESEJO DA CARNE

COMO SATANAS ENGANA AS PESSOAS?

4 Cada um e provado por ser provoca do e engodado pelo seu proprio desejo, escreveu o discpulo Tiago. Entao o dese ` jo, tendo-se tornado fertil, da a luz o pecado; o pecado, por sua vez, tendo sido consumado, produz a morte. (Tia. 1:14, 15) Na tentativa de destruir nossa relac ao com Deus, Satanas procura atingir a fonte de nossos desejos o corac ao. 5 O que Satanas usa para tentar atingir nosso corac ao? O mundo inteiro jaz no poder do inquo, diz a Bblia. (1 Joao 5:19) As armas de Satanas incluem as coisas no mundo. (Leia 1 Joao 2:15, 16.) Ao longo de milhares de anos, o Diabo moldou cuidadosamente o ambiente que nos cer Deus, o que Satanas tenta atingir, e por que? 5, 6. (a) O que Satanas usa para tentar atingir nosso corac ao? (b) Que tentac oes Satanas usa no esforco de corromper os desejos do nosso corac ao, e quanta experiencia ele tem em usa-las?
4. Na tentativa de destruir nossa relac ao com

Os humanos tem uma necessidade basica se alimentar para sustentar o corpo. O Criador projetou a Terra para pro duzir uma fartura de alimento. Satanas talvez tente explorar o desejo natural por alimento no esforco de nos desviar de fazer a vontade de Deus. Veja como ele fez isso no caso de Eva. (Leia Genesis 3:1-6.) Satanas disse a Eva que ela podia comer do fruto da arvore do conhecimento do que e bom e do que e mau e que nao mor reria. Tambem alegou que, no dia em que comesse do fruto, ela seria como Deus. (Gen. 2:9) Desse modo, o Diabo insinuou que Eva nao precisava obedecer a Deus para viver. Que mentira descarada! Uma vez que essa ideia foi introduzida na men te de Eva, ela tinha duas opc oes: rejeitar a ideia ou entao continuar a pensar nela, permitindo assim que seu desejo pelo fru7

7. Como Satanas usou o desejo da carne para

tentar Eva?
A SENTINELA

24

to aumentasse. Mesmo tendo todas as ou ` tras arvores do jardim a sua disposic ao, Eva preferiu continuar refletindo sobre o que Satanas havia dito sobre a arvore no meio do jardim e comecou a tomar do seu fruto e a come-lo. Desse modo, Sata nas criou nela um desejo por algo que havia sido proibido pelo seu Criador. 8 Satanas usou a mesma tatica quando tentou Jesus no ermo. Depois de Jesus ter jejuado por 40 dias e 40 noites, Satanas tentou explorar o desejo dele por alimen to. Se tu es filho de Deus, disse Satanas, dize a esta pedra que se transforme em pao. (Luc. 4:1-3) Jesus tinha duas opc oes: decidir usar, ou nao, seu poder milagroso para satisfazer a necessidade de alimen to. Ele sabia que nao devia usar esse po der para fins egostas. Embora faminto, nao deu mais importancia a satisfazer a fome do que a manter sua relac ao com Jeova. Je sus disse: Esta escrito: O homem nao deve viver so de pao, mas de tudo o que pro cede da boca de Jeova. Luc. 4:4, nota.
O DESEJO DOS OLHOS

Jesus nao permitiu que nada o desviasse de seu foco


(Veja o paragrafo 8.)

9 Joao mencionou tambem como ten tac ao o desejo dos olhos. Essa expres sao sugere que alguem pode comecar a desejar uma coisa por simplesmente olhar para ela. No caso de Eva, Satanas apelou para esse desejo, dizendo: Forcosamente se abrirao os vossos olhos. Quanto mais Eva olhava para o fruto proibido, mais atraente ele se tornava. Ela viu que a arvore era algo para os olhos anelarem. 10 Que dizer no caso de Jesus? Satanas
da carne, e por que essa tentac ao nao deu certo? 9. O que sugere a expressao o desejo dos olhos, e como Satanas apelou para esse desejo no caso de Eva? 10. De que modo Satanas usou o desejo dos olhos para tentar Jesus, e como Jesus reagiu?
15 DE AGOSTO DE 2013 8. Como Satanas tentou Jesus usando o desejo

lhe mostrou todos os reinos da terra habitada, num instante de tempo; e o Diabo disse-lhe: Eu te darei toda esta autoridade e a gloria deles . (Luc. 4:5, 6) Jesus nao viu num instante todos os reinos com seus olhos literais, mas Satanas deve ter pensa do que a gloria desses reinos, apresenta da numa visao, teria certo atrativo para Je sus. Satanas teve a audacia de sugerir: Se tu fizeres um ato de adorac ao diante de mim, tudo sera teu. (Luc. 4:7) De modo algum Jesus quis ser o tipo de pessoa que Satanas queria que ele fosse. Sua resposta foi imediata: Esta escrito: E a Jeova, teu Deus, que tens de adorar e e somente a ele que tens de prestar servico sagrado. Luc. 4:8.
A OSTENTAC AO DOS MEIOS DE VIDA DA PESSOA

Ao falar das coisas do mundo, Joao mencionou a ostentac ao dos meios de


11

11. Como Eva foi tentada por Satanas?

25

De que princpios bblicos voce deve se lembrar nestas circunstancias?


(Veja os paragrafos 13 e 14.)

vida da pessoa. Quando Adao e Eva eram os unicos humanos na Terra, eles naturalmente nao podiam ostentar seus meios de vida diante de outros. Mas eles manifestaram orgulho. Ao tentar Eva, Sa tanas insinuou que Deus estava lhe negando algo maravilhoso. O Diabo disse a ela que, no mesmo dia em que comes se da arvore do conhecimento do que e bom e do que e mau, ela forcosamente seria como Deus, sabendo o que e bom e o que e mau. (Gen. 2:17; 3:5) Assim, Sa tanas sugeriu que Eva poderia tornar-se independente de Jeova. Pelo visto, um fator que a levou a aceitar essa mentira foi o orgulho. Ela comeu do fruto proibido, acreditando que realmente nao morreria. Como estava enganada! 12 Em contraste com Eva, que excelente exemplo de humildade Jesus deu! Sa tanas o tentou de outra maneira, mas Jesus rejeitou ate mesmo a ideia de fa zer algo dramatico que colocasse Deus ` a prova. Isso teria sido um ato de orgulho! Em vez disso, a resposta de Jesus foi clara e direta: Dito esta: Nao deves por
12. De que outra maneira Satanas tentou Jesus, e

` Jeova, teu Deus, a prova. Leia Lucas 4:9-12.


COMO PROTEGER NOSSA RELAC AO COM JEOVA?

Hoje, Satanas usa tentac oes seme` lhantes as que usou com Eva e com Jesus. Apelando para o desejo da carne, o Diabo usa seu mundo para promover a imoralidade e o excesso no comer e no beber. Por meio da pornografia, em especial na internet, ele pode atrair a atenc ao de um usuario desprevenido e apelar para o desejo dos olhos. E o materialismo, o poder e a fama sem duvida sao uma grande ten tac ao para os orgulhosos e os que tendem a ostentar seus meios de vida. 14 As coisas no mundo sao como iscas de pescador. Elas sao atraentes, mas pre sa a cada isca ha um anzol. Satanas usa o que as pessoas talvez considerem necessi dades do dia a dia para leva-las a querer fazer o que e contra as leis de Deus. Mas o objetivo dessas tentac oes sutis e influenciar nossos desejos e corromper nosso co rac ao. Sao na realidade uma tentativa de
13

como Jesus reagiu?

c oes hoje.

13, 14. Explique como Satanas usa certas tenta-

26

A SENTINELA

nos levar a crer que cuidar de nossas ne cessidades e confortos pessoais e mais importante do que fazer a vontade de Deus. Que dizer de nos? Sera que cederemos a essas tentac oes? ` 15 Embora Eva tenha cedido as tenta c oes de Satanas, Jesus conseguiu resistir a elas. Em cada caso, ele deu uma respos ta bblica, dizendo esta escrito ou dito esta. Se estudarmos bem a Bblia, conheceremos as Escrituras e teremos como nos lembrar de versculos que podem nos aju dar a manter o foco diante de tentac oes. (Sal. 1:1, 2) Lembrar de exemplos bblicos de pessoas que foram leais a Deus nos aju dara a imita-los. (Rom. 15:4) Ter profundo respeito por Jeova, amando o que ele ama e odiando o que ele odeia, nos protegera. Sal. 97:10. 16 O ap ostolo Paulo nos incentiva a usar nossa faculdade de raciocnio para nos tornar o tipo de pessoa que e mol dada pelo modo de pensar de Deus, nao pelo do mundo. (Rom. 12:1, 2) Enfatizan do a necessidade de rgido controle sobre nossos pensamentos, Paulo declarou: Es tamos demolindo raciocnios e toda coisa altiva levantada contra o conhecimento de Deus; e trazemos todo pensamento ao cativeiro, para faze-lo obediente ao Cristo. (2 Cor. 10:5) Visto que nossos pensamentos exercem um poderoso efeito no tipo de pessoa que somos, temos de continuar a considerar coisas edificantes. Fil. 4:8. 17 Nao podemos esperar ser santos se alimentamos a mente com pensamen tos e desejos improprios. Temos de amar a Jeova de corac ao puro. (1 Tim. 1:5)
` tentac oes de Satanas? 16, 17. Que efeito nossa faculdade de raciocnio tem no tipo de pessoa que somos?
15 DE AGOSTO DE 2013 15. Como podemos imitar a Jesus em resistir as

Mas o corac ao e traicoeiro, e talvez nem nos demos conta de quanto as coisas no mundo estao nos afetando. (Jer. 17:9) Portanto, nao concorda que devemos per sistir em examinar se estamos na fe e per sistir em provar o que nos mesmos somos ` por meio de uma sincera autoanalise a base do que estudamos na Bblia? 2 Cor. 13:5. ` 18 Outra ajuda para resistirmos as coi sas no mundo e ter em mente as palavras inspiradas de Joao: O mundo esta pas sando, e assim tambem o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus perma nece para sempre. (1 Joao 2:17) O siste ma de Satanas parece ser permanente e real. Mas um dia ele tera fim. Nada que o mundo de Satanas tenha para nos ofere cer e permanente. Lembrar disso nos aju dara a nao cairmos diante das tentac oes do Diabo. 19 O apostolo Pedro nos exorta a ser o tipo de pessoa que Deus aprova enquanto aguardamos e temos bem em mente a presenca do dia de Jeova, pelo qual os ceus, estando incendiados, serao dissolvidos, e os elementos, estando intensa mente quentes, se derreterao. (2 Ped. 3:12) Muito em breve, esse dia chegara, e Jeova destruira todos os elementos do mundo de Satanas. Ate la, Satanas conti nuara a usar as coisas no mundo para nos tentar, assim como tentou Eva e tam bem Jesus. Nao devemos ser como Eva e procurar satisfazer nossos proprios desejos. Fazer isso seria o mesmo que aceitar Satanas como nosso deus. Precisamos ser como Jesus e resistir a essas tentac oes, por mais atraentes que sejam. Que cada um de nos esteja determinado a ser o tipo de pessoa que Jeova quer que sejamos!
18, 19. Por que devemos estar determinados a ser

o tipo de pessoa que Jeova quer que sejamos?

27

Eliseu viu carros de fogo


VOCE CONSEGUE VER?
O rei da Sria perseguiu o profeta Eliseu ate Dota, uma cidade murada que ficava numa colina. O go vernante srio enviou cavalos, carros de guerra e ` soldados, que chegaram a noite em Dota. Ao ama nhecer, o exercito srio ja havia cercado a cidade. 2 Reis 6:13, 14. Quando o ajudante de Eliseu acordou e foi para fora, ele viu os que perseguiam o profeta. Ai! meu amo. Que faremos?, gritou ele. Nao tenhas medo, disse Eliseu, porque mais sao os que estao conosco do que os que estao com eles. Da o pro feta orou: O Jeova, por favor, abre-lhe os olhos para que veja. O relato continua: Jeova abriu imediatamente os olhos do ajudante de modo que viu; e eis que a regiao montanhosa estava cheia de cavalos e de carros de guerra, de fogo, em torno de Eliseu. (2 Reis 6:15-17) O que podemos aprender desse e de outros acontecimentos na vida de Eliseu? Eliseu manteve-se calmo quando viu os srios em volta da cidade porque confiava em Jeova e podia ver o poder protetor de Deus em ac ao. Nos nao esperamos milagres hoje, mas conseguimos perceber que Jeova protege seu povo como grupo. Em certo sentido, nos tambem estamos cercados por cavalos e carros de fogo. Se conseguirmos ve los com nossos olhos da fe e sempre confiarmos em Deus, moraremos em seguranca e recebere mos as benc aos de Jeova. (Sal. 4:8) Vejamos como podemos nos beneficiar de outros acontecimentos na vida de Eliseu.
ELISEU COME CA A SERVIR A ELIAS

Certa vez, quando Eliseu estava arando um campo, o profeta Elias se aproximou e lancou seu manto oficial sobre ele. Eliseu entendeu o significado daquela ac ao. Ele fez um banquete, despediu-se de seus pais e deixou sua casa para ministrar Elias. (1 Reis 19:16, 19-21) Eliseu se colocou logo ` a disposic ao para servir a Deus do modo mais ple no possvel. Por isso, ele se tornou um instrumen to nas maos de Jeova e por fim serviu como profeta no lugar de Elias.
A SENTINELA

28

Eliseu serviu Elias talvez por seis anos. Durante esse tempo, Eliseu era quem despejava agua so bre as maos de Elias. (2 Reis 3:11) Naquela epo ca, era costume comer com as maos, sem usar garfos, facas ou outros utenslios. Depois de uma refeic ao, um servo despejava agua nas maos do seu amo para deixa-las limpas. Assim, pelo menos algumas tarefas de Eliseu eram humildes. Mas para ele era um privilegio ser ajudante de Elias. Da mesma forma hoje, muitos cristaos ingres sam em varias modalidades de servico de tem po integral. O que os motiva e sua fe e o desejo de dar o maximo para servir a Jeova. Algumas de signac oes tornam necessario que eles deixem sua casa para realizar servicos em Betel, em constru c oes e assim por diante que alguns talvez achem humildes. Nenhum cristao deveria considerar tais servicos como insignificantes ou humilhantes, pois Jeova os valoriza muito. Heb. 6:10. ` ELISEU SE APEGOU A SUA DESIGNAC AO Antes de Deus tomar Elias num vendaval para cima aos ceus, ele o enviou de Gilgal a Betel. Elias sugeriu que seu companheiro nao fosse com ele, mas Eliseu disse: Nao te deixarei. Durante a via gem, Elias insistiu mais duas vezes que Eliseu nao fosse com ele, mas em vao. (2 Reis 2:1-6) Assim como Rute havia se apegado a Noemi, Eliseu se apegou a Elias. (Rute 1:8, 16, 17) Por que? Pelo visto, porque Eliseu prezava o privilegio dado por Deus de ministrar Elias. Eliseu deixou um excelente exemplo para nos. Se recebermos algum privilegio de servico na orga nizac ao de Deus, daremos valor a isso se tivermos em mente que estamos servindo a Jeova. Nao ha honra maior do que essa. Sal. 65:4; 84:10.
PEDE O QUE DEVO FAZER POR TI

lho primogenito devia receber em dobro a parte de uma heranca. (Deut. 21:15-17) Assim, foi como se Eliseu pedisse para ser reconhecido como herdei ro de Elias em sentido espiritual. Alem disso, pelo visto Eliseu quis ter o mesmo esprito corajoso de Elias, que era zeloso por Jeova. 1 Reis 19:13, 14 (Versao Brasileira). Como Elias reagiu a esse pedido? Pediste uma coisa difcil, disse o profeta. Se me vires quando eu te for tirado, entao te acontecera assim; mas, se nao, nao acontecera. (2 Reis 2:10) Aparentemente, a resposta de Elias tinha dois sentidos. Primei ro, so Deus podia determinar se Eliseu receberia o que pediu. Segundo, se o pedido de Eliseu havia de ser atendido, ele tinha de manter sua decisao de permanecer com Elias, nao importasse o que acontecesse.
O QUE ELISEU VIU

Enquanto os dois homens viajavam, Elias disse a Eliseu: Pede o que devo fazer por ti antes de eu te ser tirado. Eliseu fez um pedido similar ao que Salomao havia feito anos antes, ou seja, um pedido que envolvia coisas espirituais. Eliseu pe diu que viesse a ele duas parcelas do esprito de Elias. (1 Reis 3:5, 9; 2 Reis 2:9) Em Israel, o fi15 DE AGOSTO DE 2013

Como Deus encarou o pedido de Eliseu para re ceber duas parcelas do esprito de Elias? O relato diz: Aconteceu que, seguindo eles andando, falando ao andarem, ora, eis um carro de guerra, de fogo, e cavalos de fogo, e eles passaram a fa zer uma separac ao entre os dois; e Elias foi subin do aos ceus no vendaval. Enquanto isso, Eliseu o via.1 Essa foi a resposta de Jeova a Eliseu. Eliseu viu Elias ser levado embora, recebeu uma parcela dupla do esprito de Elias e se tornou o herdeiro do profeta em sentido espiritual. 2 Reis 2:11-14. Eliseu pegou o manto oficial que havia cado de Elias e o vestiu. Aquele manto identificava entao Eliseu como profeta de Deus. Outra evidencia de sua designac ao foi quando ele mais tarde fez um milagre dividindo as aguas do rio Jordao. O que Eliseu viu quando Elias subiu no venda val sem duvida causou nele uma grande impres sao. Afinal, quem nao ficaria impressionado se visse cavalos e carros de fogo? Eles deram prova da resposta positiva de Jeova ao pedido de Eliseu. Quando Deus responde a nossas orac oes, nao re cebemos uma visao de carros de guerra e cavalos,
1 Os ceus a que Elias subiu nao sao o lugar de morada espi ritual de Jeova e de seus filhos angelicos. Veja A Sentinela de 15 de setembro de 1997, pagina 15.

29

de fogo. Mas conseguimos perceber que Deus usa grande poder para garantir que sua vontade seja feita. E, quando observamos Jeova abencoando a parte terrestre de sua organizac ao, na realidade nos vemos seu carro celestial em ac ao. Eze. 10:9-13. Eliseu teve muitas experiencias que o convence ram do enorme poder de Jeova. De fato, o esprito santo de Deus o habilitou a realizar 16 milagres o dobro do que Elias realizou.1 A segunda vez que Eliseu viu cavalos e carros de fogo foi durante a si tuac ao crtica em Dota, descrita no incio deste artigo. ELISEU CONFIOU EM JEOVA Embora cercado por inimigos em Dota, Eliseu permaneceu calmo, porque havia desenvolvido forte fe em Jeova. Nos tambem precisamos ter essa fe. Portanto, oremos pedindo o esprito santo
1 Veja A Sentinela de 1. de agosto de 2005, pagina 10.

de Deus para demonstrarmos fe e outros aspectos do fruto do esprito. Luc. 11:13; Gal. 5:22, 23. O que aconteceu em Dota tambem deu a Eliseu bons motivos para confiar em Jeova e em seus in visveis exercitos protetores. O profeta sabia que Deus tinha enviado forcas angelicas para cercar os que sitiavam a cidade. Deus milagrosamente salvou Eliseu e seu servo por atacar o inimigo com ce gueira. (2 Reis 6:17-23) Naquele momento crtico, como em outras situac oes, Eliseu demonstrou fe e total confianca em Jeova. Assim como Eliseu, confiemos em Jeova Deus. (Pro. 3:5, 6) Se fizermos isso, o proprio Deus nos mostrara favor e nos abencoar a. (Sal. 67:1) E ver dade que nao estamos literalmente cercados por cavalos e carros de fogo. Durante a futura grande tribulac ao, porem, Jeova nos protegera como fra ternidade mundial. (Mat. 24:21; Rev. 7:9, 14) Ate la, que sempre nos lembremos que Deus e um re fugio para nos. Sal. 62:8.

ALGUMAS VITORIAS JURIDICAS RECENTES


Franca $8,2 milhoes restitudos
` Total (em dolares) restitudo as Testemunhas de Jeova em 11 de dezembro de 2012 pelo governo da Franca depois de uma batalha jurdica de 15 anos

Numero de vitorias em supremos tribunais ja obtidas pelas Testemunhas de Jeova em todo o mundo

243

Grecia Conselho de Estado


O Conselho de Estado reconheceu em 2 de novembro de 2012 que as Testemunhas de Jeova, uma religiao crista bem conhecida, tem o direito de possuir locais de adorac ao

20

Vitorias obtidas na Corte Europeia dos Direitos Humanos desde abril de 2000

Coreia do Sul Decisao do Conselho de Direitos Humanos da ONU


25 de outubro de 2012 - a Coreia do Sul e obrigada a pagar indenizac ao adequada a 388 objetores de consciencia entre as Testemunhas de Jeova por violar seus direitos

DE NOSSOS ARQUIVOS

O rei ficou encantado!


ERA agosto de 1936. O local, a Aldeia Real da Suazilandia. De um carro de som, Robert e George Nisbet tinham acaba do de tocar gravac oes musicais seguidas de discursos do ir mao J. F. Rutherford. O Rei Sobhuza II ficou encantado. Ficamos um tanto constrangidos, disse George, quando ele quis comprar nosso fonografo, discos e alto-falante. ` Robert disse que infelizmente aqueles itens nao estavam a venda. Por que? Porque pertenciam a outra pessoa. O rei quis saber entao quem era o dono. Robert disse: Todas essas coisas pertencem a outro Rei. Da, Sobhuza perguntou quem era esse Rei. E Jesus Cristo, o Rei do Reino de Deus, respondeu Robert. Ah! ele e um grande Rei, reconheceu Sobhuza, mostran do muito respeito. Eu nao quero ficar com nada que seja dele. Robert escreveu: Fiquei muito impressionado com a per sonalidade do Rei Sobhuza. Ele falava perfeitamente o ingles sem nenhum tom de orgulho ou arrogancia e era bem since ro e acessvel. Fiquei conversando com ele em seu escritorio por uns 45 minutos enquanto George tocava as gravac oes musicais do lado de fora. ` Mais tarde naquele dia, fizemos uma visita a Escola Nacio nal Suazi, onde tivemos a experiencia mais interessante de todas. Demos testemunho ao diretor, que ouviu com muita atenc ao. Ele gostou muito da sugestao que demos de usar o fonografo na escola e chamou quase cem alunos para se sentar na grama e ouvir as gravac oes. Ficamos sabendo que a escola ensinava agricultura, jardinagem, carpintaria, construc ao, in gles e aritmetica para os meninos; ja as meninas aprendiam enfermagem, tarefas domesticas e outras habilidades uteis. A avo do Rei Sobhuza havia fundado aquela escola. Em 1933, o Rei Sobhuza ja tinha ouvido com prazer pionei ros que visitaram a Aldeia Real. Em certa ocasiao, ele chegou a reunir seus guarda-costas cem guerreiros para ouvir uma mensagem do Reino gravada. Ele fez a assinatura de nossas revistas e aceitou publicac oes. Nao demorou muito e o rei ja
15 DE AGOSTO DE 2013

Foto do Rei Sobhuza II, tirada em 1936 por Robert Nisbet ` e cedida a Sociedade Torre de Vigia (dos EUA)

31

(Acima) Alunos que ouviram um discurso p`ublico na Suazilandia em 1936 (A direita) George Nisbet com seu carro de som

tinha uma biblioteca teocratica quase completa! Alem disso, ele a preservou apesar da proibic ao ` imposta pelo governo colonial britanico as nos sas publicac oes durante a Segunda Guerra Mundial. O Rei Sobhuza II continuou a receber as Tes temunhas de Jeova na Aldeia Real em Lobamba e ate mesmo chamava clerigos para ouvir os dis cursos bblicos que elas proferiam. Enquanto um irmao local chamado Helvie Mashazi considera va o captulo 23 de Mateus, um grupo de clerigos furiosos se levantou de repente e tentou obrigalo a se sentar. Mas o rei interveio, pedindo que Helvie continuasse. Tambem ordenou que a as sistencia anotasse todos os textos bblicos mencionados no discurso. Em outra ocasiao, depois de ouvir um discur so proferido por um pioneiro, quatro cl eri gos que estavam presentes disseram: Nao so mos mais clerigos. Agora somos Testemunhas de Jeova. Da perguntaram se o pioneiro tinha algum livro parecido com os do rei. Da decada de 1930 ate sua morte em 1982, o Rei Sobhuza mostrou respeito pelas Testemu-

nhas de Jeova e nao permitiu que elas fossem perseguidas por nao participarem de rituais sua zis. Assim, e compreensvel que as Testemunhas de Jeova fossem gratas a ele e tenham lamentado muito sua morte. No incio de 2013, havia mais de 3 mil pro clamadores do Reino na Suazilandia. Com pou co mais de 1 milhao de habitantes, esse pas ti nha uma proporc ao de 1 publicador para cada 384 pessoas. Mais de 260 pioneiros estavam bem ativos em 90 congregac oes, e 7.496 pessoas as` sistiram a Comemorac ao em 2012. Sem duvida, ha grande potencial para mais crescimento. Com ` certeza, as primeiras visitas a Suazilandia nos anos 1930 lancaram um excelente alicerce para a obra. De nossos arquivos na Africa do Sul.

w13 08/15-T 130509

n o

Arquivos gratuitos para download desta revista e de outras publicac oes estao disponveis no site www.jw.org

Voce pode tambem ler on-line a Traduc ao do Novo Mundo

Acesse www.jw.org ou capture o codigo

You might also like