You are on page 1of 23

Simulado 195 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno Uma semana para o fim!!!!!!! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

O governo encaminhou ao Congresso um plano nacional de educao para vigorar na 4 dcada que est comeando. O plano ainda em vigor foi aprovado em 2001 e cumpriu papel relevante. Embora os desafios que se tem pela frente sejam enormes, o novo plano tem o mrito 7 de pr a educao na agenda poltica e, principalmente, o de estabelecer metas de qualidade para o setor. O Brasil possui hoje um sistema de aferio da qualidade da educao em diferentes 10 nveis, estado por estado, e at em microrregies homogneas. possvel aferir-se a qualidade do ensino distintamente no sistema pblico e nas escolas particulares. Com esses dados, os 13 educadores contam com preciosa base de informaes para traar planejamento de mdio e longo prazos, pr em prtica mudanas pedaggicas e reivindicar dos polticos e das autoridades 16 governamentais ferramentas para que o pas avance nesse campo. O novo plano buscar uma meta ousada: no incio da terceira dcada do sculo XXI, os 19 ndices de qualidade da educao devero alcanar patamar j ostentado por naes desenvolvidas. 22 Sem que os professores sejam motivados, as metas propostas jamais sero alcanadas. claro que os educadores podero recorrer cada vez mais tecnologia para cumprir suas tarefas. 25 Computadores em laboratrios nas escolas ou nas salas de aula possibilitam o acesso a redes de educao que aceleram o aprendizado. Alm disso, a educao infantil (creches e pr-escola) 28 favorece esse aprendizado. Estatsticas recentes em alguns estados que adotaram essas estratgias mostram reduo considervel do analfabetismo funcional que antes alcanava 31 ndices alarmantes de 60% na quarta srie do ensino fundamental. O plano nacional de educao serve de mapa para que a populao brasileira possa 34 acompanhar os objetivos que esto sendo perseguidos. Nele, no esto definidas as fontes de financiamento do setor, mas talvez isso no seja o mais essencial. Consideramos que o importante 37 que se d destaque educao na agenda poltica da nao.
O Globo, 22/12/2010 (com adaptaes).

Com base na leitura do texto, avalie os prximos itens. 1 A expresso nesse campo (L. 16) retoma a ideia antecedente de qualidade do ensino (L. 11). Correto Exatamente. 2 Haveria prejuzo correo gramatical do perodo ao se substituir o sinal de dois-pontos (L. 17) por um travesso. Errado So duplamente possveis. 3 Seria mantida a informao original do texto se a palavra aferio ( L. 8) fosse substituda por estabilidade. Errado Mudaria totalmente o sentido. 4 A correo gramatical do perodo seria prejudicada caso se colocasse a palavra prazos (L. 14) no singular: prazo. Errado Isso mudaria o texto e seria erro de concordncia.

Lanado h 60 anos, Jean-Jacques Rousseau e a cincia poltica de seu tempo, agora 4 traduzido no Brasil, continua indispensvel para os estudiosos do pensamento rousseauniano e, de modo geral, para quem se interessa por filosofia poltica. Nenhum grande pensador na rea das 7 cincias humanas produziu teoria, mesmo em nveis altamente abstratos, sem o estmulo da experincia prxima e sem o confronto com as ideias mais influentes de seu tempo. Mas nenhum 10 grande pensador apenas um polemista orientado por objetivos prticos. A histria das teorias consiste, em grande parte, na reelaborao e em novas formas de usos de conceitos. A 13 transformao da ideia de mercado, hoje imensamente mais complexa do que no tempo de Adam Smith, um bom exemplo. Rousseau no foi apenas mais um contratualista. Ele original 16 sobretudo pela funo atribuda associao resultante do contrato: preservar no somente a segurana e os bens dos contratantes, mas a sua liberdade. Da mesma forma, a condio natural 19 do homem o estado de natureza dos pensadores polticos clssicos e dos juristas foi repensada de forma inteiramente nova. Rousseau no se limitou a tentar uma descrio de como 22 viveriam os indivduos fora da sociedade poltica, isto , sem a presena de um poder capaz de legislar, de julgar e de impor o cumprimento da lei. Foi muito alm de seus antecessores e rejeitou, 25 na construo da imagem do homem natural, todas as determinaes atribuveis vida social, includa a capacidade intelectual necessria para conceber as normas adequadas vida coletiva.
Rolf Kuntz. Um clssico sobre Rousseau. In: Jornal de Resenhas, n. 10 (com adaptaes).

Julgue os seguintes itens, a respeito da organizao das ideias e das estruturas lingusticas do texto acima. 5 O emprego do sinal indicativo de crase em vida social (L. 25-26) e vida coletiva (L. 27) exigido por atribuveis (L. 25), no primeiro caso, e por adequadas ( L. 27), no segundo, e pela presena do artigo feminino, que, nos dois casos, restringe o substantivo vida Correto Esta de fato a razo. 6 Com o emprego da expresso nenhum grande pensador ( L. 8-9), de sentido generalizante, o autor do texto faz referncia a Rousseau e seus antecessores, alm dos demais pensadores na rea das cincias humanas. Correto Exatamente. 7 O emprego da preposio em antes de reelaborao (L. 11) e novas formas (L. 11) deve-se relao de regncia do verbo consistir, do qual esses termos so, no texto, complementos. Correto Realmente. 8 Caso se inserisse tambm imediatamente depois de mas (L. 17), seriam preservadas a correo gramatical do texto e as relaes de coeso e coerncia nele construdas. Correto De fato, nada a corrigir com isto.

9 Os travesses empregados nas linhas 18 e 19 tm a funo de isolar um trecho de valor explicativo que apresenta outra forma de nomear a condio natural do homem ( L. 18). Correto Esta a funo realmente. 10 A argumentatividade do texto apoia-se na tese de que nem todas as grandes teorias rejeitam a experincia e as ideias em que se baseia a construo da imagem do homem natural (L. 24-25). Errado No esta a linha de argumento do texto.

Considerando que o documento acima, adaptado, seja uma comunicao oficial do Tribunal de Contas da Unio (TCU) a ser encaminhada ao destinatrio, julgue os itens subsequentes, no que se refere sua adequao s normas da redao oficial. 11 No memorando apresentado, infringe-se a estrutura do expediente oficial, uma vez que a numerao de pargrafos deve-se restringir aos textos de documentos oficiais que se subdividam em ttulos e subttulos. Errado o contrrio. Nestes que no se usa a numerao.

12 Em documentos oficiais em forma de memorando, ofcio e aviso, empregam-se os fechos de acordo com a relao hierrquica estabelecida entre remetente e destinatrio do documento; por isso o termo Respeitosamente, no fecho do memorando em apreo, deve ser substitudo por Atenciosamente, dado que o documento se dirige a autoridades de hierarquia inferior do remetente. Correto Exatas informaes. 13 Na identificao do signatrio, a apresentao do nome da autoridade que expediu o memorando torna-se opcional, dados o carter impessoal da redao oficial e a especificao do cargo da autoridade aps o fecho do documento. Errado Somente no caso do Presidente que isto dispensvel. 14 O documento em questo no est adequado s normas de redao oficial; documentos oficiais em forma de memorando devem apresentar obrigatoriamente o local e a data em que so assinados, na parte superior, com alinhamento direita. Correto Exatamente. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 As teclas CTRL + C permitem copiar um arquivo ou diretrio para a rea de transferncia do Windows, e as teclas CTRL + V permitem colar esse arquivo ou diretrio em outro local de destino desejado. Correto As teclas citadas (copiar e colar) podem ser utilizadas para copiar e colar itens para a rea de transferncia. Observe que no uma operao exclusiva para arquivos e diretrios (pastas), podendo ser aplicada a textos, cones e outros objetos. 16 A Internet controlada no Brasil pela ANATEL, rgo governamental regulamentador de telecomunicao no pas. Errado No temos controle centralizado da Internet no Brasil. 17 No Word 2007, possvel criar uma mala direta a partir de um modelo de carta. Nesse caso, o modelo conectado a uma fonte de dados, a qual um arquivo que contm as informaes a serem mescladas no documento principal. Correto Mala direta um recurso do Word que possibilita a emisso de um texto para vrios destinatrios, a partir de um nico documento. Os recursos de mala direta tambm imprimem as etiquetas de endereamento ou envelopes. 18 O Mozilla Thunderbird possui antivrus cuja funo checar a qualidade dos dados de determinado email antes de este ser enviado. Errado A verificao de integridade dos dados realizada no servidor de e-mail, no no cliente.

19 Na utilizao de uma interface webmail para envio e recebimento de correio eletrnico, boa prtica de segurana por parte do usurio verificar o certificado digital para conexo https do webmail em questo. Correto Prticas recomendadas de segurana da informao, aplicada a uma mensagem de e-mail. S faltou dizer que a Intranet tem acesso a Internet (no texto de apoio) ou que existe um servidor de e-mails dentro da Intranet. Nem toda intranet acessa a Internet, e neste caso, se na intranet no houver um servidor de email, no ser possvel acessar o servio de webmail. 20 No Linux, pode-se definir um caminho de diretrios a partir do uso de barras invertidas (\), diferentemente do Windows, em que so utilizadas barras no invertidas (/). Errado No Windows os caminhos utilizam a barra invertida (\). A respeito do quadro da sade no mundo e no Brasil, julgue os itens. 21 Embora haja mais pessoas contaminadas com a AIDS hoje do que h 10 anos, o total de mortes pela doena menor. Correto Isso se deve a avanos no tratamento da doena. 22 A dengue faz parte do conjunto de doenas infecciosas endmicas no Brasil. Correto Exato. 23 A pneumonia a principal causa de morte infantil no mundo. Correto Cerca de 2 milhes de crianas morrem com a doena anualmente. 24 O nmero de transplantes bem-sucedidos realizados no Brasil tem crescido. Correto Este o resultado de investimentos nesta rea. 25 A regio Norte do pas a mais carente em mdicos no pas. Correto Que o diga Oiapoque seus 2 mdicos... rsrs

Utilizando raciocnio lgico, resolva os prximos itens. 26 Em uma sala h homens, mulheres e crianas. Se todos os homens fossem retirados da sala, as mulheres passariam a representar 80% dos restantes. Se, ao contrrio, fossem retiradas todas as mulheres, os homens passariam a representar 75% dos presentes na sala. Com relao ao nmero total de pessoas na sala, as crianas correspondem a mais de 10%. Correto Vamos considerar que h h homens, m mulheres e c crianas. Quando todos os homens so retirados, ento o total de pessoas igual a m + c, ou seja, restam apenas as mulheres e as crianas. Como as mulheres representam 80%:

Quando todos as mulheres so retirados, ento o total de pessoas igual a h + c, ou seja, restam apenas os homens e as crianas. Como os homens representam 75%:

Queremos saber o percentual de crianas em relao ao total de pessoas. Basta dividir o nmero de crianas pelo total de pessoas. De onde:

27 Um sistema de equaes lineares chamado possvel ou compatvel quando admite, pelo menos, uma soluo, e chamado de determinado quando a soluo for nica e de indeterminado quando houver infinitas solues. A partir do sistema formado pelas equaes x y = 2, e 2x + wy = z, pode-se afirmar que se w =- 2 e z = 4, ento o sistema impossvel e determinado. Errado O sistema

Logo, o sistema possvel e indeterminado. 29 A proposio [~(p -> ~q) -> r] p -> (~q v r) uma tautologia. Correto Ou se monta a Tabela-Verdade ou se nota que mudando os dois lados da bicondicional chega-se a p ^ q -> r p -> (q -> r), que a equivalncia conhecida como exportao. 30 Chama-se tautologia a toda proposio que sempre verdadeira, independentemente da verdade dos termos que a compem. Um exemplo de tautologia se Joo alto, ento Joo alto ou Guilherme gordo. Correto Isso equivalente a A -> (A v B), que obviamente sempre V. Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. Correto No caso de contratao temporria, a vedao no se aplica quando a contratao houver sido precedida de regular processo seletivo, em cumprimento de preceito legal.

32 A fim de comprar carteiras escolares para as escolas do municpio, o prefeito de determinada cidade contratou, sem licitao, uma empresa especializada pertencente a seu amigo. O prefeito alegou que a empresa tem longa experincia no setor de carteiras escolares e que os valores cobrados esto compatveis com o preo de mercado, razo pela qual no seria necessrio o processo licitatrio. Considerando essa situao e os princpios que regem a administrao pblica, julgue os itens: A regra que determina que todas as contrataes da administrao pblica devam ser feitas mediante licitao pblica tem, entre suas funes, a de assegurar o princpio da isonomia. Correto Devemos ter mente que o procedimento licitatrio empreendido no sentido de estabelecer uma competio, permitindo que todos os interessados, desde que atendida s qualificaes exigidas, tenham as mesmas condies para apresentar propostas Administrao Pblica. 33 Um mdico, em face do permissivo constitucional, pode acumular os cargos de mdico-perito do Instituto Nacional do Seguro Social e o de mdico nos prontos-socorros do Hospital das Foras Armadas e do Hospital de Base, sendo este subordinado Secretaria de Sade do Distrito Federal. Errado Poder o mdico militar, cumular outro cargo de mdico na Administrao Pblica, to-somente. 34 As pessoas que, nos termos da CF, so contratadas para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, por se constiturem em categoria especial de agentes pblicos, no podem ser consideradas servidores pblicos em sentido amplo. Errado De fato, conforme observado, os servidores ou agentes temporrios so considerados agentes administrativos, ou seja, servidores pblicos em sentido amplo (lato sensu). Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 Os direitos fundamentais, pela sua prpria relevncia, no so suscetveis de renncia nem tampouco de autolimitaes. Errado Em regra, os direitos fundamentais no podem ser renunciados por seu titular (seu dono). Eles podem at no ser exercidos, mas nunca podero ser renunciados. No entanto, alguns autores dizem que pode haver renncia temporria de alguns direitos fundamentais e desde que no ofenda a dignidade da pessoa humana. Ex: reality shows, onde se renuncia, temporariamente, a intimidade e a vida privada. 36 A CF veda a fuso de partidos polticos. Errado A Constituio estabelece a liberdade de organizao partidria, ou seja, livre a criao, fuso, incorporao e extino dos partidos polticos. 37 As polcias militares e os corpos de bombeiros militares subordinam-se aos governadores dos estados, com exceo do DF, onde a subordinao se d em relao ao chefe de governo da Unio. Errado A polcia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal subordinam-se ao governador do DF e no ao Presidente da Repblica. Lembre-se de que, por outro lado, a Unio deve organizar e manter essas instituies.

38 Admite-se a conduo coercitiva do ru em ao de investigao de paternidade para que seja submetido a exame de DNA a fim de saber se o pai de criana. Errado De acordo com a jurisprudncia do STF, no se admite a coao do ru para realizar o exame de DNA em ao de investigao de paternidade, pois segundo entendimento da suprema corte, tal medida implicaria ofensa a diversas garantias constitucionais, tais como a preservao da dignidade humana, da intimidade e da intangibilidade do corpo humano. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 O desconhecimento da lei inescusvel, mas o erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, poder diminuir a pena de um sexto a um tero. Errado O desconhecimento da lei inescusvel, mas o erro sobre a ilicitude do fato, se evitvel, poder diminuir a pena de 1/6 a 1/3. No caso de ser inevitvel isenta de pena. 40 O gari que recebe dinheiro do particular, agradecido, no perodo de natal comete crime. Errado Trata da situao em que o funcionrio recebe determinado valor, no natal, como forma de agradecimento. Nesta situao, no h qualquer delito, tendo em vista que no uma vantagem ilcita. 41 Caracteriza o delito de moeda falsa a fabricao de instrumento ou de qualquer objeto especialmente destinado falsificao de moeda. Errado No caso, caracteriza-se o delito de petrechos para falsificao de moeda: Art. 291 - Fabricar, adquirir, fornecer, a ttulo oneroso ou gratuito, possuir ou guardar maquinismo, aparelho, instrumento ou qualquer objeto especialmente destinado falsificao de moeda. 42 Sebastio, com 55 anos de idade, pretendendo matar sua esposa Maria, comprou um revlver e postou-se frente a frente com a esposa, apontando-lhe a arma municiada. Todavia, aps fazer pontaria para atirar na cabea de Maria, desistiu do intento de mat-la. Guardou a arma e retirou-se do local. Nessa situao, Sebastio responder por tentativa de homicdio, vez que deu incio execuo do delito. Errado No se pode afirmar que houve tentativa, pois Sebastio nem mesmo deu incio execuo do crime de homicdio. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Na priso em flagrante, permite-se a invaso do domiclio onde se encontra o agente, mesmo que seja durante a noite e sem a expedio de mandado pela autoridade competente. Correto Em situaes como estas, de fato permitido.

44 O princpio da inocncia est expressamente previsto na Constituio Federal de 1988 e estabelece que todas as pessoas so inocentes at que se prove o contrrio, razo pela qual se admite a priso penal do ru aps a produo de prova que demonstre sua culpa. Errado Embora a questo afirme corretamente que o princpio da presuno de inocncia est previsto na Constituio, erra ao afirmar que a mera produo de prova contrria ao ru possa autorizar sua priso. A priso do ru, como decorrncia de sua culpa, s admitida aps o trnsito em julgado da sentena condenatria, nos termos do art. 5, LVII da CRFB/88. 45 A priso temporria poder ser decretada em qualquer fase do inqurito policial ou do respectivo processo judicial. Errado Priso temporria s no inqurito. 46 A testemunha que morar fora da jurisdio do juiz ser inquirida pelo juiz do lugar de sua residncia, expedindo-se, para esse fim, carta precatria, com prazo razovel, intimadas as partes. Correto De acordo com o CPP. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 Para exercer sua profisso no pode o vigilante ter antecedentes criminais registrados. Correto De acordo com a Lei 7102. 48 O juiz, na fixao das penas dos crimes previstos na Lei 11.343/2006, considerar, com preponderncia sobre o previsto no art. 59 do Cdigo Penal, a natureza e a quantidade da substncia ou do produto, a personalidade e a conduta social do agente. Correto a redao do art. 42 da Lei 11.343/06. 49 O abate de animal da fauna silvestre, quando realizado para a proteo de plantaes ou rebanhos, no constitui crime; a lei, porm, exige que haja autorizao expressa do rgo ambiental competente. Errado No se esquea: o abate de animal da fauna silvestre, quando realizado para a proteo de plantaes ou rebanhos se constitui crime sim se no for feito com autorizao expressa do rgo ambiental competente.

50 Antes de iniciado o procedimento judicial para apurao de ato infracional, o representante do Ministrio Pblico pode conceder a remisso, atendendo s circunstncias e conseqncias do fato, ao contexto social, bem como personalidade do adolescente e sua maior ou menor participao no ato infracional. Essa remisso implica extino do processo e reconhecimento da responsabilidade por parte do adolescente. Errado certo que o Ministrio Pblico, antes de dar incio ao procedimento judicial para apurao do ato infracional, poder conceder a remisso ao adolescente. Trata-se de modo de excluso do processo. No entanto, a remisso no pode ser entendida como reconhecimento da responsabilidade pelo adolescente. Sobre o tema observe a literalidades dos dispositivos do ECA.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Acerca do texto acima, avalie os itens. 51 A velocidade da reao na presena de um elemento metlico posicionado direita do ferro maior do que a velocidade de reao na presena do ferro e a velocidade na presena de um elemento metlico esquerda do ferro menor. Errado A cintica depende do catalisador de forma especfica e, portanto, a relao dada no existe. 52 O molibdnio modifica a superfcie de energia potencial da reao. Correto Assim ele muda a energia de ativao. 53 A lei da velocidade de reao de segunda ordem. Errado Como a reao ocorre em uma etapa a lei da velocidade pode ser expressa por v = d[N2]/dt. d[H2]3/dt, e desta forma a reao ordem global quatro. 54 A presena do ferro na reao de obteno da amnia altera o Errado Catalisador no altera a energia de Gibbs, apenas a energia de ativao. da reao.

55 A constante de velocidade da reao no-catalisada e a da reao catalisada so iguais. Errado O catalisador aumenta a velocidade das reaes.

A respeito dos conceitos do texto acima, avalie os itens. 56 Uma mudana da presso total no afeta o equilbrio da reao. Errado H aumento no nmero de mols no sentido dos produtos, e pelo princpio de Le Chatelier isso desloca o equilbrio o sentido contrrio. 57 A reao exotrmica. Errado dH positivo, ou seja a entalpia dos produtos maior que a dos reagentes e h absoro de calor. 58 A reao apresenta melhor rendimento em baixas temperaturas. Errado A temperatura desloca o equilbrio no sentido da reao endotrmica e no sentido da formao de mais produto, aumentando o rendimento. 59 A constante de equilbrio dessa reao aumenta com a temperatura. Correto A relao entre KC e T dada pela Equao de vant Hoof: d(lnKc)/dT = dH/RT2. Como dH > 0 a derivada positiva e portanto ln KC e portanto KC aumentam conforme a temperatura aumenta. 60 A associao de altas temperaturas e altas presses favorece o rendimento da reao. Errado Altas presses favorecem o sentido inverso.

A cisplatina, mostrada na figura, um composto inorgnico usado para o tratamento de vrios tumores. Sabendo que Z(Pt) = 78, julgue os itens a seguir. 61 A platina pertence ao grupo VIII da Tabela Peridica, que est dividido em trs trades. A trade da platina metais pesados da famlia da platina inclui, alm da prpria platina, a prata e o ouro. Errado A trade da platina composta por smio, irdio e platina. Ouro e prata sequer pertencem ao grupo VIII. 62 Sais que contenham ctions e nions complexos podem apresentar isomerismo, devido ao intercmbio do ligante do ction e do nion. Correto Existem ainda outros tipos de isomerismo nestes compostos. 63 Na cisplatina, a platina tem nmero de coordenao quatro. Esse nmero de coordenao responsvel pelas geometrias quadrada e tetradrica. Correto Este nmero de coordenao responsvel, sim, por estas geometrias, com predominncia da tetradrica. 64 Sabendo que a platina e o ouro so atacados pela gua rgia, mistura que contm Cl 2 livre e ClNO, correto concluir que este ataque devido a capacidade do on Cl de 2estabilizar os ctions metlicos sob a forma de complexos AuCl e PtCl6 . Correto A gua rgia uma mistura de cido clordrico e ntrico, geralmente na proporo de 3:1. Nenhum destes cidos isoladamente ataca metais nobres como Ouro e Platina. Porm, em conjunto eles o fazem. O cido ntrico um potente oxidante e dissolve uma quantidade minscula dos metais. Na presena de HCl, porm, esta quantidade dissolvidade complexada e o processo continua, levando a dissoluo dos metais. Os complexos apresentados esto corretos.

Sabendo que Z(N) = 7, Z(Na) = 11, Z(P)=15 e Z(Ar) = 18, julgue os itens. 65 Quando o nico eltron de valncia do Na removido, permanece uma estrutura eletrnica idntica do argnio (Ar). Errado A estrutura que fica a do Nenio e no do Argnio. 66 Um dos fatores responsveis pelas diferenas entre os elementos do grupo V da Tabela Peridica que estes so incapazes de utilizar os orbitais 3d de baixa energia. Errado O grupo V o grupo 15 a famlia do Nitrognio. No verdade que os elementos deste grupo no utilizam os orbitais 3d, porm. O Fsforo, por exemplo, pode usar seus orbitais 3d e gerar 3 orbitais hbridos sp d. 67 Carga formal pode ser corretamente definida com a carga que um determinado tomo teria, em uma molcula, se todos os tomos, em tal molcula, tivessem eletronegatividades diferentes. Errado A carga formal a diferena entre o nmero de eltrons de valncia atribudo a um tomo no seu estado ligado do nmero de eltrons de valncia que o mesmo possui como tomo neutro. No existe tal regra de tomos com eletronegatividade diferente. 68 Os xidos de alumnio so anfotricos. Correto Isso se deve ao fato de alumnio ter algum carter no-metlico. 69 As propriedades magnticas de um complexo metlico dependem da grandeza do desdobramento do campo ligante. Correto Esta uma das formas de explicar essas caractersticas. 70 Grupos de fragmentos moleculares isolobais podem ser usados para sugerir padres de ligao. Correto Essa a chamada analogia isolobal. Fragmentos como CH3 so isolobais com H- , por exemplo. Com relao a isomeria em compostos orgnicos, julgue os itens. 71 Enantimeros possuem propriedades fsicas idnticas, exceto sua interao com a luz polarizada. Correto Diferem pela atividade tica. 72 Devido ao seu efeito sobre a luz plano-polarizada, enantimeros separados so ditos compostos opticamente ativos. Correto Exatamente.

73 Rotao especfica uma constante fsica possvel somente para molculas quirais. Correto Certo conceito. 74 O solvente e a temperatura interferem na rotao tica. Correto Sim, entre outros fatores. 75 O comprimento da cela e o comprimento de onda utilizado interferem na rotao tica. Correto Por isso necessrio a calibrao. Nos prximos itens, marque como correto quando o composto da direita for mais reativo em substituies eletroflicas do que o da esquerda.
O OCH3 O H

76 Correto O grupo da esquerda mais desativador.


OH F

77 Errado O composto da esquerda ativado e o da direita desativado.


O

78 Errado O grupo OCH3 mais forte ativador.

CN

Br

79 Correto O CN mais forte desativador.


NHCH3 Br

80 Errado O composto da direita desativado e o da esquerda ativado. Nos prximos itens julgue como certo quando a relao ou informao apresentada for adequada.
Cl H H Cl H

C
Cl

C
H

Cl

80 -

mais cido do que

Correto Por efeito indutivo, mais fcil liberar o H do clorofrmio do que do clorometano.
N H
H N

81 -

apresenta menor pKA do que

Errado O segundo composto mais cido (menor pKA) por ressonncia. 82 O cido Clordrico tem menor pKA do que o cido Bromdrico. Errado O Br maior do que o Cl, de maneira que o pKA do HBr maior do que o do HCl.

83 -

um composto quiral.

Errado A molcula apresenta um plano de simetria, de maneira que no quiral.

HO

OH

84 -

apresenta mais de dois estereoismeros.

Correto Os dois C onde esto ligadas as hidroxilas so centros quirais.

85 -

a frmula para o ismero S do composto.

Correto O C onde esto ligados os dois O apresenta essa configurao. Basta distribuir as prioridades e verificar.

86 -

um composto que desvia a luz plano polarizada.

Errado O composto a forma meso, que no apresenta quiralidade.

87 -

so estereoismeros.

Errado Trata-se da mesma molcula. No h estereocentros.

88 -

so enantimeros.

Correto O primeiro composto apresenta dois centros R e o segundo dois centros S.

89 -

na ausncia de luz, forma mais

do que

. Errado O intermedirio dessa reao o on bromnio que leva a adio em lados opostos e o produto apresentado em segundo lugar.

90 -

forma

mais do que

Correto O produto dessa reao realmente o primeiro composto e no o segundo, pois o intermedirio da reao bem mais estvel. Com relao aos processos de gravimetria, julgue os itens. 91 A separao do precipitado da soluo precipitante se faz atravs da filtrao, que pode ser feita com porcelana sinterizada. Correto De fato. 92 O papel de filtro tem como desvantagem: reagem com cidos e bases fortes e com alguns agentes oxidantes, racham quando submetidos a vcuo e no se consegue sec-los a peso constante. Correto Exato. 93 Filtros de vidro sinterizado permitem o uso de suco para acelerar a filtrao e suportam temperaturas de at 500C. Correto Esta uma vantagem. 94 Quando um precipitado coloidal lavado com gua, os ons da 1 camada de adsorso no so afetados devido sua grande atrao aos ons do cristal, mas o eletrlito na camada do contra-on lavado. Esta camada ento cresce em volume e as grandes fora repulsivas responsveis pelo estado coloidal so restabelecidas, resultando em perdas do precipitado atravs do filtro. Correto Esta a peptizao.

95 A gua associa-se com substncias que tm uma grande superfcie interna, ficando adsorvida. Errado Ela fica sorvida neste caso. A respeito da cromatografia gasosa, avalie os itens. 96 A injeo on-column permite a injeo lenta de grande volume (> 2l) de amostras diludas e temperatura de injetor relativamente baixa deve ser utilizada. Correto Exato. 97 Carvo usado como fase estacionria slida para a separao de hidrocarbonetos. Correto Realmente. 98 O uso de autosampler aumenta a preciso e a exatido da injeo. Correto Ainda libera o operador para outras tarefas. 99 So cuidados importantes para evitar rudos no cromatograma no sobreaquecer a coluna e trocar os filtros de gases regularmente. Correto Realmente. 100 Iguais quantidades de diferentes classes de compostos sempre produzem igual resposta no detetor. Errado Nem sempre. A respeito da Quimiometria, julgue os itens. 101 A anlise de varincia (ANOVA) um mtodo para se testar a igualdade de trs ou mais mdias populacionais atravs da anlise das varincias amostrais. Correto Exato. 102 A anlise de varincia evita rejeitar hiptese nula verdadeira, com uso de teste de igualdade de vrias mdias. Correto Isto mesmo. 103 A anlise de varincia de dois fatores permite comparar populaes separadas em categorias usando duas caractersticas (fatores). Correto Certo conceito.

104 O mtodo da anlise de varincia de um fator usado para testes de hipteses de que trs ou mais mdias populacionais so diferentes (H0: 1 2 3). Errado usado quando elas so iguais. 105 So requisitos para a ANOVA de um fator que as amostras sejam independentes umas das outras e que as populaes sejam aproximadamente normais. Correto Isto mesmo. Acerca das anlises estatsticas de dados e erros em anlise, avalie os prximos itens. 106 Em um certo procedimento, um analista precisava multiplicar a medida de um lado, de 24m pela medida de um comprimento desconhecido que foi medido em uma primeira ocasio como sendo 4,52 m e numa segunda ocasio como sendo 4,02 m. Aps tudo isto era necessrio dividir por um volume dado por 100,0 L. O resultado, levando em conta os algarismos significativos, foi de 1,1 unidades correspondentes para o primeiro caso e de 0,96 para o segundo caso. Errado As contas em ambos casos so: 24x4,52/100,0 = 1,08 e 24x4,02/100,0 = 0,965 Pela regra prtica, o nmero 24 tem 2 algarismo significativos e devamos manter portanto dois algarismo no resultado: 1,1 e 0,96. Porm, se observarmos, veremos que a incerteza maior da ordem de 1/24 = 0,045 ou aproximadamente 0,04. Ento o mais correto no primeiro caso se expressar o resultado como 1,08 e o segundo como 0,96. 107 A anlise de amostras de gua de tratamento de uma fbrica mostrou ter concentrao de Ferro seguindo uma normal com mdia 100 ppm e desvio-padro 10 ppm. Neste caso, a probabilidade de um analista retirar uma amostra e encontrar uma concentrao entre 110 e 120 ppm de 13,5%. Correto Pelas propriedades da normal, a probabilidade de a amostra estar entre 90 e 110, ou seja 1 de 68,3%. J a probabilidade de estar entre 70 e 120, ou seja 2 , de 95,4%. Como a distribuio simtrica, a probabilidade deseja igual a (95,4 68,3)/2 = 13,55 = 13,5%. 108 Exatido e acurcia so qualidades complementares para a anlise qumica. Errado So a mesma coisa...

Acerca da espectroscopia, avalie os prximos itens. 109 - O deslocamento Stokes o deslocamento do comprimento de onda e freqncia para valores menores, que ocorre, por exemplo, no espalhamento Raman e na espectrometria de Fluorescncia Molecular. Errado O deslocamento Stokes o deslocamento para comprimentos de onda maiores, logo, menores freqncias, que pode ser observado no espalhamento Raman e na espectrometria de Fluorescncia Molecular. 110 - A radiao espria ou luz espria a radiao proveniente do instrumento analtico com maior intensidade que a radiao selecionada para o mtodo analtico, porm, dentro da banda de comprimento de onda nominal selecionada. Errado A luz espria definida como a radiao proveniente do instrumento queest fora da banda de comprimento de onda nominal escolhida para o mtodo analtico. A respeito do Registro de Drogas, Medicamentos e Insumos Farmacuticos, julgue os itens. 111 Somente ser registrado o medicamento cuja preparao necessite cuidados especiais de purificao, dosagem, esterilizao ou conservao, quando ele tiver em sua composio substncia nova. Correto Art. 20. 112 No poder ser registrado o medicamento que no tenha em sua composio substncia reconhecidamente benfica do ponto de vista clnico ou teraputico. Correto Art. 20. 113 No podem ser registrados medicamentos similares a outros j registrados. Errado Podem, desde que satisfaam as exigncias da lei. 114 A contagem do prazo para registro ser interrompida at a satisfao, pela empresa interessada, de exigncia da autoridade sanitria, no podendo tal prazo exceder um ano. Errado O prazo de 180 dias. 115 O pedido de novo registro do produto poder ser formulado cinco anos aps a verificao do fato que deu causa perda da validade do anteriormente concedido, salvo se no for imputvel empresa interessada. Errado O prazo de 2 anos.

Ainda a respeito da Legislao Sanitria, julgue os itens. 116 - Independentemente de outras cominaes legais, inclusive penais, de que sejam passveis os responsveis tcnicos e administrativos, a empresa responder administrativa e civilmente por infrao sanitria resultante da inobservncia da Lei 6360. Correto o que a prpria lei afirma. No que se refere a Lei 10742 e o ajuste e determinao de preos de medicamentos, avalie os itens seguintes. 117 - O ajuste de preos de medicamentos ser baseado em modelo de teto de preos. Correto Art. 4, 1. 118 So consideradas na fixao dos preos as questes de preo intersetores, mas no a variao entre setores. Errado Existe o fator intra e inter setores. 119 - O fator de produtividade, expresso em percentual, o mecanismo que permite repassar aos consumidores, por meio dos preos dos medicamentos, projees de ganhos de produtividade das empresas produtoras de medicamentos. Correto Art. 4, 3. 120 Compete CMED propor critrios de composio dos fatores para o clculo dos preos de medicamentos. Correto Art. 4, 5.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

You might also like