You are on page 1of 3

Rui Carlos Sloboda Bittencourt Abril-2012 Fichamento: MORAES, Maria Celina Bodin de.

Dignidade humana e dano moral: duas faces de uma moeda. In: ____________. Danos pessoa humana: Uma Leitura CivilConstitucional dos Danos Morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. p. 57-140. A autora inicia o captulo trazendo a importncia de se explicitar as relaes entre os contornos valorativos do Direito Civil contemporneo e o ambiente histrico e filosfico no qual ele est inserido, um ambiente de incertezas do qual resulta a dificuldade de se conceituar e valorar o dano moral. Um dos fenmenos importantes que se observa atualmente neste sentido a chamada crise generalizada da razo prtica. Circunstncias que levaram disseminao da incerteza em relao a parmetros tradicionais e consolidados: a constatao da impossibilidade de dominar os efeitos da tecnologia em suas mais amplas dimenses espao-temporais, a exploso da ignorncia devida monumental disponibilidade de informaes forjadas em ambiente virtual, o fato de que a acumulao de to profundos conhecimentos sobre o mundo no aumentou a sabedoria do mundo. Tal incerteza leva necessidade de se repensar categorias clssicas do Direito Constitucional, tais como bem comum, interesse pblico, soberania, lei, direitos fundamentais. O mesmo ocorre com relao aos conceitos tradicionais do Direito Civil que vive hoje um momento de profundas incertezas e indefinies por conta do descompasso que h entre a parte fundante de sua dogmtica e o contexto em que hoje se insere. Traa, ento, uma relao entre a pretenso de completude e perenidade dos cdigos civis e a exigncia de estabilidade e previsibilidade dos comportamentos individuais como decorrncia da ascenso da burguesia ao status de classe dirigente, portadora da tbua de valores na qual a sociedade foi chamada a se reconhecer (IRTI). No decorrer do sculo XX, marcado pelos horrores praticados pelo Estado nazista atravs de uma poltica de racismo, destruio e morte, assegurada por lei, percebe-se que o Estado de Direito, iluminista e racional, mostrou-se insuficiente para proteger a coletividade. Logo, na segunda metade do sculo XX, com o advento das Constituies dos Estados democrticos, os princpios fundamentais de diversos ramos do Direito, inclusive do Direito privado, passam a integrar os textos constitucionais nos pases de tradio romano-germnica, princpios estes que passam a ser normas diretivas para a reconstruo do sistema de Direito Privado a constitucionalizao do Direito Civil. At esse perodo, os direitos fundamentais s serviam para que o indivduo se defendesse de uma eventual ingerncia excessiva do Estado.

O Direito Constitucional representa o conjunto de valores sobre os quais se constri o pacto da convivncia coletiva elaborado (ao menos tendencialmente) por um legislador democrtico. O Direito uma fora de transformao da realidade. A incluso das normas diretivas do Direito Privado no texto constitucional acarretou consequncias jurdicas a partir da transformao da tutela ao indivduo em proteo dignidade da pessoa humana, fundamento da Repblica Federativa do Brasil. H tambm a alterao do foco nas situaes patrimoniais para as extrapatrimoniais. Os valores individualistas codificados deixam de ser o fundamento axiolgico do Direito Civil. Dignidade, dignus - aquele que merece estima e honra, aquele que importante. Na Antiguidade era caracterstica da humanidade como um todo, sem personificao. Com o cristianismo passa a ser atribuda ao indivduo. Com relao expresso jurdica da dignidade humana: Ao ordenamento jurdico, enquanto tal, no cumpre determinar seu contedo, suas caractersticas, ou permitir que se avalie essa dignidade. Tampouco so as Constituies que a definem. A dignidade da pessoa humana torna-se comando jurdico no Brasil com a Constituio de 88, assim como j havia aparecido na Constituio italiana de 1947: todos os cidados tem a mesma dignidade e so iguais perante a lei, no art. 1 da Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948): Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, na Lei Fundamental de Bonn (1949) A dignidade do homem intangvel. Respeit-la e proteg-la obrigao de todos os poderes estatais., a Constituio portuguesa de 1976: Portugal uma Repblica soberana, baseada, entre outros valores, na dignidade da pessoa humana..., a Constituio espanhola (1978): a dignidade da pessoa, os direitos inviolveis que lhe so inerentes, o livre desenvolvimento da personalidade, o respeito lei e aos direitos dos demais so fundamentos da ordem poltica e da paz social. Se a humanidade das pessoas reside no fato de serem elas racionais, ditadas de livre arbtrio e de capacidade para interagir com os outros e com a natureza, ser desumano, isto , contrrio dignidade humana, tudo aquilo que puder reduzir a pessoa (o sujeito de direitos) condio de objeto. Postulados do substrato material da dignidade: o sujeito moral reconhece a existncia dos outros como sujeitos iguais a ele; merecedores do mesmo respeito integridade psicofsica de que titular; dotado de vontade livre, de autodeterminao; parte do grupo social, em relao ao qual tem a garantia de no vir a ser marginalizado. O primeiro lugar onde o fundamento jurdico da dignidade humana se manifesta no princpio da igualdade, no direito de no receber qualquer tratamento discriminatrio,

no direito de ter direitos iguais aos de todos os demais (igualdade formal). Como este modelo de igualdade era insuficiente para atingir o objetivo desejado, adotou-se juridicamente a igualdade material (substancial) que prev a necessidade de tratar as pessoas, quando desiguais, em conformidade com sua desigualdade, eis a base de formao dos chamados welfare states. Hoje, ao invs de se reivindicar uma identidade humana comum, o que se debate o direito diferena, uma vez que a humanidade diversificada, multicultural. A forma de violao por excelncia do direito igualdade, ensejadora de dano moral, traduz-se na prtica de tratamentos discriminatrios, isto , em proceder a diferenciaes sem fundamentao jurdica, sejam elas baseadas em sexo, raa, credo, orientao sexual, nacionalidade, classe social, idade, doena, dentre outras. Sobre a proteo integridade psicofsica da pessoa humana, contempla o direito de no ser torturado e o de ser titular de certas garantias penais, servindo a garantir numerosos direitos da personalidade vida, nome, imagem, honra, privacidade, corpo, identidade pessoal. , ento, uma espcie de amplssimo direito sade. Sobre a liberdade, foi por muito tempo considerada, do ponto de vista do Direito Civil, como sinnimo de autonomia privada. Este raciocnio representava o indivduo livre e igual, submetido apenas sua prpria vontade, dotado de um egosmo inteligente. Com as Constituies da segunda metade do sculo XX, a vontade individual deixa de ser o valor fundamental, dando lugar pessoa humana e dignidade que lhe intrnseca, dando nfase s situaes existenciais no lugar das situaes de cunho patrimonial. A tutela da pessoa humana no pode ser fracionada em isoladas hipteses, microssistemas, em autnomas fattispecie no-intercomunicveis entre si, mas deve ser apresentada como um problema unitrio, dado ao seu fundamento, representado pela unidade do valor pessoa. Esse fundamento no pode ser dividido em tantos interesses, em tantos bens, como feito nas teorias atomsticas. A personalidade , portanto, no um 'direito', mas um valor, o valor fundamental do ordenamento, que est na base de uma srie (aberta) de situaes existenciais, nas quais se traduz a sua incessantemente mutvel exigncia de tutela.

You might also like