You are on page 1of 17

Marcia Tiburi

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Diadorim: biopoltica metafsica do

e gnero na Ser to Serto

Resumo Resumo: Diadorim a emblemtica personagem da obra de Guimares Rosa, avatar da donzela guerreira, smbolo de uma forte renncia, que podemos afirmar feminista, aquela que se faz na negao do feminino para viver na liberdade do alm-do-sexo. A anlise de tal personagem permite avaliar a relao entre corpo e poder como fundamento da histria conhecida da dominao de gnero. O objetivo deste trabalho uma leitura feminista que permita investigar a dupla banda da sexualidade que envolve a figura de Diadorim. Homem e vivo enquanto vestido, mulher e morta no advento de sua nudez, Diadorim far parte de uma histria arquetpica, do topos da mulher/morta. Essa mulher morta , assim, tambm a mera vida ou a vida nua que comparece na anlise biopoltica contempornea. O cruzamento de feminismo e biopoltica o mtodo de leitura dessa obra. Ele nos far ver que a funo da textualidade no patriarcado tanto gozar sobre o corpo morto de uma mulher quanto devolvla sua suposta natureza domstica e antipoltica. Palavras-chave Palavras-chave: feminismo; Diadorim; biopoltica; Serto.

Copyright 2013 by Revista Estudos Feministas.

... a gente quer passar um rio a nado, e passa; mas vai dar na outra banda num ponto muito mais embaixo, bem diverso do que em primeiro se pensou. Joo Guimares Rosa, Grande Serto: Veredas.

Motivos para matar Diadorim


A questo posta por Nicole Loraux em seu livro Faons tragiques de tuer une femme (1985) acerca das modalidades da morte de mulheres nas tragdias gregas serve-nos neste momento para pensar a morte de Diadorim no desfecho semifinal de Grande Serto: Veredas, de Joo Guimares Rosa. A morte das mulheres, segundo a anlise de Loraux, se torna visvel pela fala de homens. Inscritas no discurso dos homens e para seu deleite esttico, essas mortes dizem tudo sobre a vida das mulheres. Louraux declara que na tragdia, por seu evidente carter textual, tudo se passa pelas palavras e, sobretudo, a morte. Morte que deve comear por ser dita, por ser

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 424, janeiro-abril/2013

191

MARCIA TIBURI

Nicole LORAUX, 1985, p. 9.

LORAUX, 1985, p. 11.

3 Do cinema podemos falar de A Dama do Lago, de Robert Montgomery (1947), Fale com ela, de Pedro Almodovar (2002), Revolutionary Road, de Sam Mendes (2008), Inspector Bellamy, de Claude Chabrol (2009), e do coreano Poetry, de Lee ChangDong (2010). Nas artes visuais abundam as representaes de mulheres mortas. Mas curioso que as prprias mulheres trabalhem com o motivo. De Artemsia Gentileschi (1593-1563) a Cindy Sherman, Janana Tschape, Anuschka Blommers, Chantal Michel o topos se repete. O que coloca em questo o motivo pelo qual o tema no teria sido superado pelas prprias mulheres. 4 Edgar Allan POE, 1960, p. 506. 5 Eva Alterman BLAY, 2008, p. 23.

entendida, por ser imaginada viso nascida das palavras e sustentada nos olhos).1 Interpretando a tragdia como um evento sonoro, como a audio de uma fina leitura, no apenas um espetculo, como processo de compreenso discursiva e no apenas imagem, Loraux leva a ateno para o carter literrio e simblico dessas mortes. Assim, a morte de Diadorim, apresentada pelo discurso de Riobaldo, parece ter o mesmo sentido que a morte das mulheres na tragdia. Tambm ela a bela morte de uma mulher, dita e feita no discurso de um homem com o benefcio imaginrio2 que lhe prprio. Em que pese a diferena de cada uma das mortes dessas mulheres, todas levam a pensar no estatuto patriarcal do imaginrio presente nos textos. O que une a tragdia grega ao romance roseano o mesmo motivo sobre o qual devemos prestar ateno: a morte narrada sempre a morte de uma mulher. H, na interpretao da filsofa helenista, um modo de morrer masculino e um modo de morrer feminino que determinam papis de gnero. Certo que a morte dos homens tambm narrada, mas enquanto ela os faz heris na transcendncia da mera vida, a morte das mulheres no as torna heronas, antes serve para recoloc-las em seu lugar, a de ser domstico a viver na penumbra da casa. Devolvlas ao lugar de onde saram, sua natureza de mulher, eis o papel da morte na tragdia de um modo geral, segundo a viso de Loraux, e, a meu ver, da morte de Diadorim. Garantia de sucesso literrio (e hoje de tantas obras do cinema e de artes visuais3), como se pode ver na velha declarao de Edgar Allan Poe de que a morte de uma mulher o motivo mais potico de mundo,4 o que temos em Grande Serto: Veredas. A velha tradio textual realizando sua fenomenal funo de assassinato na inteno do gozo esttico. Diadorim morta, momento apotetico da narrativa, o desfecho da lei qual Diadorim est abandonada. A pergunta simples a ser feita diz respeito analogia entre texto e lei: se uma mulher pode ser morta na literatura de fico (ou no cinema, ou nas artes visuais), se sua morte bela e esteticamente vivel, por que no seria politicamente aceitvel? Toda esttica tem sua poltica, e vice-versa. Se a escritura tem o estatuto de lei sendo ponte entre a realidade e a fico, a fartura da temtica da mulher morta em todos os campos das artes no simplesmente inofensiva no contexto da constante cultural que o assassinato de mulheres.5 H uma solidariedade entre realidade e imaginrio que no deve passar despercebida. Se o topos da mulher morta uma constante imagtica, esttica e potica, no haver uma tica e, mais, uma poltica que lhe subjaz?

192

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

DIADORIM: BIOPOLTICA E GNERO NA METAFSICA DO SERTO

Michel FOUCAULT, 1999, p. 133. Diadorim personagem multifacetado. Urobrica encarnao da dialtica, da ambiguidade, do princpio da duplicidade que organiza o mundo na unidade to impossvel quanto almejada, encarnao da donzela guerreira, da crise do paradigma sexual e do amor platnico a um s tempo. Figura da androginia e do que Mircea Eliade chamou o mistrio da totalidade (Mircea ELIADE, 1999, p. 77), em que essncia e aparncia, masculino e feminino, homem e mulher, bem e mal, anjo e demnio, se associam como num ancestral ritmo de explicao do mundo, Diadorim realiza sua morte num momento muito especial e significativo: junto da morte de Hermgenes, infinitamente mais humano e menos divino do que Riobaldo, o princpio demonaco explcito, que tambm a feriu e que, como seu negativo, o outro lado que se associa ao mesmo na malevel Banda de Moebius, a leminiscata (Francis UTZA, 1994, p. 422), que, finalizando o romance, tambm nos sugere um mtodo de leitura em que preciso voltar sempre atrs, numa espcie de ritornello para entender o que aconteceu. Riobaldo , nesta histria, o inventor e o testemunho do lao do amor, da racionalidade, da civilidade, da linguagem e que, por meio de Diadorim ela meio, talvez o que Riobaldo chama homem humano e travessia ao final do romance, mas tambm fim segundo o primeiro final, o semifinal do romance (ROSA, 1986, p. 531) a contraposio direta a Hermgenes, personagem que simboliza a barbrie, a imoralidade, o mal maligno que destri sem repor. 8 Jacques DERRIDA, 2006, p. 125. 9 DERRIDA, 2006, p. 21.
6 7

Afirmar que homens escreveram sobre mulheres mortas com inteno de gozo esttico no um exagero. A semelhana entre discurso e violncia no , no terreno da arte e da literatura, da ordem da mera coincidncia. Trata-se, neste momento, de pensar a questo biopoltica no sentido do investimento sobre o corpo vivo, sua valorizao e gesto distributiva de suas foras, segundo a definio de Foucault6 da qual o discurso e a imagem so as mais naturais das armas.

Escamotear pelo discurso


A fora do topos no elimina a diferena entre as mortas gregas, princesas e rainhas, e a cangaceira do serto mineiro. As gregas morriam na cama, suicidavam-se por seus maridos ou eram sacrificadas por motivos religiosos. Acrescento um detalhe a meu ver importante. Loraux se atm s personagens trgicas. No importa, por exemplo, que uma mulher morra no parto. Fato que no configurava tragdia, pois vazio de tenso poltica. Simples atividade orgnica, prpria da vida das mulheres por oposio vida dos homens. Fato fundamental que nenhuma das gregas jamais morreu em combate como Diadorim. No entanto, permanece a simetria dos motivos, na maneira com que morre Diadorim, ainda que em luta de morte com Hermgenes,7 ela no sai em posio de destaque como vencedora ou como herona. O fato de ter morrido enquanto matava o temvel Hermgenes apagado no deslumbramento diante de seu corpo feito cadver. Loraux fala de benefcio imaginrio que tais mortes ditas causam a um pblico de cidados. Perguntemos, ento, se as mulheres serviriam de matria imaginao mrbida dos homens. O que nos mostra a morte de Diadorim? Lida com base no gozo esttico que s uma cultura patriarcal pode sustentar, ela mostra pouco. Prazer esttico e ertico tambm no dizem muito, alm de que o patriarcado seja perverso e que a questo se esgote na explicao por coisa de homem. A hiptese do logocentrismo e do falocentrismo, bem como do fonocentrismo,8 que definem o sentido de uma violncia da letra, pode nos levar mais longe na inteno de compreender o sentido do prprio texto. Caractersticas da narrao de Riobaldo, o falo-logofonocentrismo vem garantir o carter prescritivo de uma fala que ao se pronunciar estabelece uma espcie de lei natural.9 Na forma de verdade inquestionvel por sua simples apresentao que aparece o corpo morto de Diadorim como uma espcie de emblema por meio do qual a mulher finalmente marcada. Na posio de narrador romntico da morte de sua musa (aquela que o leva a

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

193

MARCIA TIBURI

A propsito, ver a dissertao de mestrado de Ellen Guillhen A morte de Oflia nas guas: reflexos da personagem de Shakespeare na poesia simbolista brasileira (2008), na qual a autora analisa a sobrevivncia da imagem de Oflia morta nos poemas de Valentim de Magalhes, Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Guerra Duval, Alceu Wamosy e outros. Ver tambm o anexo com poemas oflicos em diversas lnguas (UNICAMP-IEL, 2008). 11 O material crtico sobre Oflia vasto. Na linha desta argumentao sugiro a leitura de Oflia morta: do discurso imagem, de Marcia Tiburi (2008). 12 Joo Adolfo HANSEN, 2000, p. 131.
10

13

HANSEN, 2000, p. 133.

14

ROSA, 1986, p. 126.

contar), Riobaldo mais um dos representantes da necrofilia epistemolgica que pesa sobre as mulheres. Necrofilia que se eleva imagem e ao texto, que se ala posio de escritura. E lei. Na cena da morte de Diadorim, temos a continuao histrica da condenao morte dada na e pela fico. Tragdia, romantismo e simbolismo unem-se no espetculo da morte das mulheres10 das quais Oflia, morta na gua, a grande musa.11 Diadorim, morrendo na seca do Serto, deve ser o seu oposto complementar. O corpo exposto de Diadorim corpo marcado. Como emblema da duplicidade, Diadorim duplo que mostra e esconde. Aparecendo como mulher e morta, ele desaparece como homem vivo. Mas no simplesmente, pois a dia-ltica prpria ao nome de Diadorim implica que o homem vivo , em convenientes termos hegelianos, suprassumido na mulher. Nesse sentido h uma significao ocultada que Riobaldo no pode ver. Aquilo que Riobaldo toma como significao do nome no corresponde ao que o nome est designando no secreto, a significao ocultada da mulher. o que nos diz, por exemplo, Joo Hansen, para depois concluir que o nome Diadorim, assim, no s significa a si, na aparncia enganosa, mas tambm a irrupo do duplo em Riobaldo: (no)-ser, ausncia, mas tambm figurao de significao essencial, verdade.12 Ou seja, h algo que se mostra e algo que se oculta e as duas coisas acontecem ao mesmo tempo. O que ser homem/o que ser mulher? a pergunta que surge na forma de uma dupla banda diante da apario de Diadorim como corpo de mulher morta. Neste ponto preciso propor uma leitura que compreenda a funo dessa morte no contexto de um par categorial: escamoteamento/revelao em que a questo da sexualidade vai bem mais longe do que a de um efeito divertido no qual a oposio entre sexo masculino e feminino seria irrelevante.13 Certamente, estamos diante das questes metafsicas da oposio e da conjuno, como veremos adiante. Muito mais, estamos diante da exposio de um srio desejo homosexual que confessado e justificado durante toda a narrativa de Riobaldo. Se, de um lado, Riobaldo pode ficar na indecidibilidade edipiana, de outro, a morte de Diadorim oferece uma espcie de perdo heterossexual a Riobaldo, que at ento se debatia com o seu desejo encoberto,14 com aquilo mesmo que
eu mesmo no entendia ento o que aquilo era? Sei que sim. Mas no. E eu mesmo entender no queria. Acho que. Aquela meiguice, desigual que ele sabia esconder o mais de sempre. E em mim a vontade de chegar todo prximo, quase uma nsia de sentir o

194

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

DIADORIM: BIOPOLTICA E GNERO NA METAFSICA DO SERTO

15

ROSA, 1986, p. 125.

cheiro do corpo dele, dos braos, que s vezes adivinhei intensamente tentao dessa eu espairecia, a rijo comigo renegava.15

16 17

ROSA, 1986, p. 78. TIBURI, 2010, p. 111.

Ver o artigo de Mrcia Marque de Morais Corao mistura amores: o desejo deslocado nas veredas do Grande Serto (2008). Nesse artigo, a autora enfrenta a questo do desejo remetendo ao fato de que Riobaldo s assume seu amor quando o percebe encoberto de amizade e retira, assim, a anlise do moralismo com que muitas vezes foi tratada.
18

Mesmo que se possa com isso dizer que, na verdade, a questo do amor entre os dois jagunos esteja para alm da oposio entre os sexos, lanada no universo da metafsica, um fato emblemtico do texto que Diadorim feito mulher/morta redime Riobaldo de seu desejo, dos vcios desencontrados, com o sacrifcio daquele mesmo que ele desejou. De resto temos confirmada a lei do patriarcado: quem paga a conta do desejo masculino o ser heterodenominado pelo patriarcado de mulher. justamente, nesse sentido, que a posio romntica de Riobaldo, no vis de um falocentrismo, vem revelar o que importa em um primeiro momento. O carter proibido ainda que confesso do desejo do narrador, que tinha representado at ento um ganho crtico do personagem em relao moral heterossexual, cai por terra no momento da exposio do corpo morto sacrificado. O que pretendo mostrar que a morte de Diadorim surge como soluo de Rosa para dar ganho de causa tradio: pois que a figura de Diadorim mulher e morta (diremos de agora em diante apenas mulher/ morta) o emblema que tanto vem revelar o desejo de um homem por uma mulher quanto vem tapar o desejo do homem por outro homem. o amor pela mulher/morta que, revelando um segredo, escamoteia ao mesmo tempo a homoafetividade de Riobaldo com a qual ele lutou at o fim, heterodenominando com a arma do discurso seu desejo como da ordem de algo diablico, um afeto dum jeito condenado.16 Se as mulheres tais como Maria Bonita17 teriam sido introduzidas no cangao real para evitar quaquer desconfiana de homoerotismo,18 Diadorim que no mulher, lembremos, seno quando se revela seu corpo morto acabaria tendo uma funo dupla: enganar o cangao de sua masculinidade absoluta, mas, por outro lado, levar o homoerotismo at uma tenso que culmina com uma espcie de sacrifcio do objeto cujo carter tentaremos desvendar. O homoerotismo (homosexualidade ou homoafetividade) aparece apenas para que possa ser negado. Uma revoluo sexual em nome da homoafetividade se anuncia e , no instante derradeiro, negada. Como que julgada durante todo o texto feito lei, ela condenada enquanto, ao mesmo tempo, uma espcie de redeno heterosexual alcanada com a imagem do corpo morto de Diadorim. A negao da homosexualidade paralela armadilha antifeminista: a isca o corpo de uma mulher que s pode aparecer como mulher enquanto morta. Ou de um homem que, ao ser morto, aparece como mulher. O corpo de

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

195

MARCIA TIBURI

19

Judith BUTLER, 2003, p. 8.

mulher morta , nesse caso, o desfecho de uma lei a ser cumprida. O corpo de mulher parece para sempre subjugado ao destino a uma lei ditada pelos homens. A lei que o prprio patriarcado, do qual o texto o lugar comum. A revelao da mulher/morta tambm a morte do objeto do desejo. Ela tem a funo de liberar o desejo enquanto libera do desejo. Uma mulher morta um tipo especfico de objeto, a mulher em sua condio de objeto puro. No mais passvel de um ato sexual que implicaria a heterosexualidade a ser provada, a prova mesma do triunfo da heterossexualidade que, tendo sido posta prova durante todo o livro, no precisaria mais provar a si mesma, estaria desimcumbida de provar-se, livre do peso de provar-se. Assim, o corpo morto de mulher que salva o jaguno de seu desejo heterosexual quando, ao mesmo tempo confirmando o prvio e autoafirmado amor homossexual, o livra de assumi-lo. De fato, verdade que ao mesmo tempo que o libera da mulher, libera-o tambm do homem, enredando-o para sempre nessa mulher-homem, nesse homem-mulher. Libera-o do sexo lanando-o na sexualidade impossvel, transformando, assim, a inao sexual em potncia absoluta da sexualidade. O amor sinuoso dos personagens homossexual at render-se numa espcie de heterossexualidade compulsria.19 Riobaldo recebe dessa morte a autorizao para amar, mas apenas porque o objeto de seu amor foi desnudado em uma verdade que lhe favorece. Assim ele ganha o amor enquanto , ao mesmo tempo, logrado no desejo. Ao fim, o ganho do sujeito patriarcal (sempre moral), e no do sujeito do desejo que seria finalmente liberto. O amor no passa, nesse caso, da misria moral autorizada contra o desejo em relao a um objeto proibido. A perda maior, no entanto, do sujeito feito objeto do patriarcado: Diadorim surge como figura enganadora sendo lograda por sua prpria morte ao no dispor de si mesma.

Mera vida
Diadorim, no entanto, pode nos levar ainda mais longe. Se ele se inscreve nesse curioso topos que o da mulher/ morta, no se trata apenas do papel da morte para uma mulher (o de faz-la voltar casa), mas muito mais o papel da mulher o que est em jogo, e esse o de morrer. Da que Diadorim aparea como mulher apenas quando morta. A morte, nesse caso, no apenas um meio para que ela volte casa, mas aquilo que lhe cabe enquanto mulher. Em outras palavras, no , no caso de Diadorim, apenas uma mulher que morta, mas, como precisamos ver, que algum de quem no sabemos que seja mulher at o fim da leitura, s mulher uma vez que morta, ou seja, simultaneamente

196

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

DIADORIM: BIOPOLTICA E GNERO NA METAFSICA DO SERTO

20 21

Giorgio AGAMBEN, 2002, p. 12. AGAMBEN, 2002, p. 16.

22

ROSA, 1986, p. 21, grifos nossos. ROSA, 1986, p. 21, grifos nossos.

23

Leonardo Vieira de ALMEIDA, 2011. Segundo o autor, O emblema trgico se compe a partir da tenso que se estabelece entre os smbolos que configuram a ordem da barbrie, a lei jaguna, e o corpo que no deixa de revelar e esconder os traos da phila.
24

mulher e morta. Algum que pretendia parecer homem, vestindo-se, agindo, falando como homem, surge como que castigado no ato mesmo de ser devolvido ou abandonado sua natureza. Diga-se de passagem, natureza morta, enquanto todas as demais personagens do livro de Rosa mantm-se vivas, porquanto so emblemas de papis femininos: moas casadoiras, prostitutas, adlteras. A pergunta pelo motivo da morte de Diadorim primeiramente banal e dissipar-seia elegendo o direito do autor em contruir seu personagem trgico. Mas por que Diadorim pertence tragdia e no ao drama no qual o heri supera a si mesmo ensinando algo a seus leitores/espectadores? preciso colocar em cena, neste ponto, que o corpo morto de Diadorim uma figura fundamental do que as teorias polticas do sculo XX (de Karl Shmitt e Walter Benjamin a Giorgio Agamben) vm chamando de mera vida ou vida nua.20 A mera vida natural sujeita matabilidade21 pelo poder. Ncleo originrio do poder soberano (aquele que decide sobre a vida), mera vida seria o elemento que governa secretamente as ideologias da modernidade fundadoras de campos de concentrao e dos genocdios que fazem a histria da poltica como histria da morte perpetrada pelo ser humano contra o ser humano. A tese a ser considerada nesse caso, seguindo a interpretao da biopoltica em Agamben e expandindo-a para uma interpretao do patriarcado, de que esse se confunde com os Arcana Imperii elegendo a mulher como figura da matabilidade. O texto falocntrico sua arma simblica. Diadorim, entre tantas outras, confirmao desse paradigma poltico. Passemos a analisla por meio de tal vis, considerando que, como mulher/ morta, Diadorim emblema da mera vida para ento compreender a necessidade de sua matabilidade. A propsito, Diadorim mesmo quem d a pista sobre sua condio de mera vida: No posso ter alegria nenhuma, nem minha mera vida mesma, enquanto aqueles dois monstros no forem acabados.22 O que se confirma em Riobaldo: Enquanto os dois monstros vivessem, simples Diadorim no vivia.23 Desse modo, qual a vida vivida por Diadorim? Que vida no era vivida? Em funo de sua vida de jaguno, o que ele no tem sua mera vida de mulher? Diadorim personagem trgico, e mais do que personagem, o emblema trgico que se sobrepe ao emblema jaguno24 no ato de sua morte. Sua morte tem carter de transfigurao: ela passa do emblema jaguno, definido em sua vestimenta, ao que chamarei de emblema nu, o que significa que, mais do que desvelamento, uma outra vestimenta que vem lhe definir desde que ela retirou sua pele de jaguno.

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

197

MARCIA TIBURI

25

HANSEN, 2000, p. 131.

26

ROSA, 1986, p. 530.

Pode-se dizer que vestido de uma nudez de mulher na cena final, na inevitvel leitura retroativa que o livro nos impe, que se sabe tambm por retroao que Diadorim travestido de jaguno. como se Diadorim estivesse vestido de uma enganao, mas uma enganao nada gratuta, j que de homem/jaguno que ele se disfara, se camufla para poder viver como homem, o que, na prtica, Diadorim . Isso nos permite pensar que Diadorim to homem, to identificado com a sua condio de homem (Riobaldo se refere a ele sempre como ele ou simplesmente Diadorim), que podemos falar que ele se torna mulher apenas por um instante quando aparece morto. E, como mulher-morta, como que transformado em no-ser. Fato tambm que ele s estaria enganando ao ser mulher como no poderia deixar de ser segundo a linha de demarcao dos atributos femininos na histria das represetntaes de mulheres. Fato que seu corpo morto aparece como epifania e apoteose. Que sua apario convoca ao cancelamento de qualquer pergunta como se uma resposta estivesse dogmaticamente em cena na equao que une morte/nudez/verdade: podemos assumir que um significante novo o corpo de mulher morta trouxe-nos um outro significado o que era homem era falso e o que muher verdadeiro e mantm a leitura patriarcal/logo/fono/falocntrica que apaga o significante em nome de um significado, ou pensar que o significante revela-se em sua condio de escritura, em seu devir significante, revelao em si mesmo o corpo morto mulher revelada enquanto devir de um homem que, ele mesmo escritura, ele mesmo emblema, no deixa de ser homem ao longo do texto. O que implica que mulher revelada to verdade quanto o homem at ento mostrado. Assim faria sentido a ideia de que Diadorim operador metalingstico.25 Um operador, segundo Hansen, que se estabelece pelos jogos de sentido em que se expressa a passagem da designao significao. Esta leitura, no entanto, implica quebrar o pacto patriarcal rumo a uma leitura feminista sempre atenta ao modo como se representa uma mulher. Duas hipteses, nesse caso, devem ser consideradas: ou bem Diadorim mulher e seu travestimento de jaguno engano e sua nudez verdade, ou, como preciso levar em conta desde que essa roupa fora vu (e o fim do livro no acaba exatamente em sua morte, o que tambm nos convida a continuar a pensar...), Diadorim no exatamente mulher e sua roupa de jaguno coube-lhe muito bem. Diadorim no foi mulher durante todo o texto narrado, seno ao final e, mesmo assim, sob o signo da perplexidade e da sutileza, quando, ento, precisamos redobrar a ateno ao discurso de Riobaldo. Riobaldo, ao ver o corpo morto, diz que Diadorim era o corpo de uma mulher, moa perfeita.26

198

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

DIADORIM: BIOPOLTICA E GNERO NA METAFSICA DO SERTO

27

ROSA1986, p. 157, grifo nosso.

28 29 30

ROSA, 1986, p. 86. ROSA, 1986, p. 118. ROSA, 1986, p. 136.

31

ROSA, 1986, p. 87. ROSA, 1986, p. 92. ROSA, 1986, p. 134.

32 33

Nessa primeira frase ele trata de Diadorim como o corpo de uma mulher, objetivando uma caracterstica de seu amigo. A constatao vem na hesitao que opera o tempo da toro na prpria ideia. Riobaldo segue em sentenas to explicativas quanto marcadas pela surpresa: Ela era. Diadorim era uma mulher. Diadorim era mulher como o sol no acende a gua do Urucuia.... Percebendo a finura dessas declinaes, Riobaldo demarca, ele mesmo, a pista: a distncia entre Diadorim que ele conheceu como jaguno (Meu corpo gostava do corpo dele...)27 e esse corpo revelado at que possa afirmar com certeza Diadorim era mulher. como se a dvida (a duvidao) no cessasse at que fosse preciso assumir esse fato cuja toro, naquele momento, desfeita. A pergunta o que ser homem? cabe relao RiobaldoDiadorim, e no apenas anloga pergunta o que ser mulher?, qual Diadorim no serve de resposta simples, mas entre elas h uma relao de copertencimento. Durante todo o romance Diadorim menino e moo: era um menino bonito, claro, com a testa alta e os olhos aosgrandes verdes.28 O moo, to variado e vistoso, era, pois sabe o senhor quem, mas quem, mesmo? Era o Menino!.29 E depois macho: Eh, ele sabia ser homem terrvel. Suspa!.30 Desse modo, percebe-se que a questo quanto ao fato de que Diadorim fosse mulher seria bem menos importante do que a questo de sua desemelhana (Ele, o menino, era dessemelhante, j disse, no havia mincia de pessoa outra nenhuma. [...] Eu queria que ele gostasse de mim.31 De sua diferena: Sou diferente de todo o mundo. Meu pai disse que eu careo de ser diferente, muito diferente.32 De seu carter singular.33 Diadorim vestido de homem, com sua vida de jaguno, emblema da diferena, por oposio a seu corpo morto, emblema da identidade qual ele devolvida na forma de mulher morta. Essa mulher/morta como que a vtima da racionalidade identificatria, devoradora da diferena, prpria do padro patriarcal. A esquizofrenia da razo est sempre lanada sobre Diadorim em todo o discurso de Riobaldo. Morta, ela encarna a impossibilidade de que uma mulher exista no mundo masculino. Ao voltar condio de mulher, ela no existe seno como corpo morto. Tal o que chamaremos de destino, no escolha, e destino , para uma mulher, estar condenada sua zo, proibida de participar da vida qualificada dos homens, do bos. A razo patriarcal , por princpio, pigmalinica: constri modelos de mulheres para amar e odiar e, de qualquer modo, assassinar. Constri heteronomamente a essncia da mulher que Diadorim mostra em sua inteira verdade de zo, mera vida que aparece em sua matabilidade. Diadorim,

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

199

MARCIA TIBURI

Cleusa Passos, em Diadorim: Dia da Lua (2008), analisa Diadorim de um ponto de vista bem diferente. A autora rastreia no texto os sinais de feminilidade (discurso e comportamento) de Diadorim, antecipando em sua interpretao o saber sobre sua condio de donzela e, de certo modo, comparando-a s demais personagens (Nhorinh, Otaclia) numa prefigurao da disputa feminina por um homem, no caso Riobaldo. 35 LORAUX, 1985, p. 12.
34

36

Daniel LINS, 1997, p. 129.

37

LINS, 1997, p. 129.

sendo a prpria leminiscata, a duplicidade que se recusa a estancar seu processo no ser mulher e, por isso, s pode viv-lo ao ocultar-se da heterodeterminao qual ser destinada e sacrificada. Em termos tico-polticos, o motivo pelo qual Diadorim ser morta est ligado insubmisso s regras da identidade. Ao fato de que ousou sair do seu papel de gnero, praticar a diferena em sua ao. A morte de Diadorim justifica-se, assim, na transgresso das regras, na queda na hybris que caracteriza o heri trgico sempre vitimado pelo destino que as mulheres de GSV no ousam combater: permanecem no papel que lhes concerne, seja o de prostituta, o de esposa, seja o de noiva.34 Essa regra, a de ser mulher, envolve um papel: uma vestimenta, um comportamento. Diadorim usou outra roupa e agiu de outro modo transcendendo o papel a que tinha sido destinada por certa anatomia, assim, teve que pagar com a vida, na matabilidade da mera vida contra a qual ela tinha se colocado ao ser outro que apenas mulher. A encenao da morte, o fato de que ela se torne visvel, a chance, diz Loraux,35 de pensar a diferena dos sexos, o que vale especialmente para o caso de pensar a diferena sexual em Diadorim cuja vida dividida em dois momentos: vida qualificada (homem e vestida) e vida desqualificada (mulher e morta). Que a revelao de sua condio de mulher se d no instante de sua morte coloca em cena esse significante histrico que desde Aristteles divide a poltica em dois territrios: ao homem cabe a vida, vestido de guerreiro lutando pela liberdade o homem a vida qualificada que os gregos chamavam de bios e que se relacionava experincia da plis. mulher cabe a morte, a nudez, a imobilidade da mera vida que os gregos chamavam de zo e que diz respeito experincia do Oikos ao qual tambm Diadorim devolvida quando morta e encomendada pela curiosa figura da mulher de Hermgenes que Rosa grafa como a Mulher, com M maisculo, conforme falaremos mais adiante. Noutro sentido, sua condio matvel, de res, mera vida, permanece em outra chave. Daniel Lins, interpretando o cangao, oferece mais um aspecto que devemos trazer para a compreenso da imagem de Diadorim. Trata-se do encontro marcado com a morte36 com o qual podemos pensar a luta de Diadorim com o prprio Hermgenes. Analisando o que ele chama o aspecto western americano do duelo do filme O cangaceiro, de Lima Barreto, ele cria a tese de que a conquista do feminino s pode terminar com o encontro marcado com a morte como tributo a pagar, antes do encontro final, do face a face entre os homens, como ltima cumplicidade.37 Lins coloca em cena a questo da territorialidade masculina, fora do alcance das mulheres

200

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

DIADORIM: BIOPOLTICA E GNERO NA METAFSICA DO SERTO

38

LINS, 1997, p. 67.

que deve aqui ser considerada na interpretao da necessidade de matar Diadorim, ou de representar Diadorim como mulher apenas quando morta. Pois na luta com Hermgenes Diadorim ainda homem. Se a entrada da mulher no cangao mudou o destino de algumas sertanejas, 38 se Lampio subverteu a ordem ao ignorar a tradio promovendo uma revoluo feminina do cangao, Diadorim, contudo, podendo pertencer a ele apenas na figura do guerreiro ocultando sua condio de mulher, no ser parte dessa revoluo. Diadorim, nesse caso, no conquistou o feminino, ele foi apenas a forma com que ele pode ser mulher.

Homo sacer: travestimento indisponibilidade do corpo

39

ROSA, 1986, p. 16.

Que no se permita engano e se repita a pergunta: que motivo h para se matar essa mulher alm de salvaguardar a tragdia como relao humana com a morte, sempre dependente do final infeliz na catstrofe do percurso de seus heris? Tal pergunta acoberta outra mais curiosa e capaz de nos oferecer solues menos superficiais: por que a morte de uma pessoa como Diadorim se d como espetculo de seu corpo? Por que seu segredo no caso, um segredo sexual e corporal dito apenas na morte que culmina com sua nudez? Morte/nudez/mulher, eis a trade que revela a verdade da cena que estamos tentando entender. Diadorim a vtima daquilo que Loraux entendeu como reposio do papel feminino ao seu posto de coisa domstica. Reposio que se d por meio da revelao de um segredo feito verdade capaz de refazer o sentido inteiro da histria. Que o segredo de Diadorim esteja marcado em seu corpo e que essa marca seja sua condio de mulher em que o sexo marca o que o final do livro, como toda a tradio patriarcal, no deixa de referendar. Tal segredo a reduo de uma mulher ao seu corpo e esse corpo a cadver. Emblema da matabilidade da mera vida. Diadorim no protagonizou sua prpria histria seno pela vontade da fala de Riobaldo. Na condio de neblina,39 ela ofuscamento, como um objeto cuja caracterstica no chegar a uma forma definitiva. Objeto que escapa enquanto objeto e que s ser capturado quando imagem de um corpo morto, momento em que se faz objeto total, o corpo-cadver que interessou ao paradigma racionalista da cincia moderna baseada na relao sujeitoobjeto, o mesmo que separa corpo e alma e que sustenta tanto o carter da escritura quanto a leitura simblica e metafisica da obra de Rosa. A mulher/morta a mulher-objeto que, no senso comum, h muito virou piada.

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

201

MARCIA TIBURI

Uma viso nova que vem mostrar a inverso do sentido da produo simblica em que mulheres matam homens aparece no texto de Maria Ceclia de Miranda Nogueira Coelho, intitulado Banhos de sangue femininos: reflexes sobre um topos.
40

41 Walnice Nogueira GALVO, 1998. 42 O captulo O par escamoteado do livro A donzela-guerreira, de Walnice Nogueira Galvo, fornece-nos o argumento que permite inscrever Diadorim na linhagem de Palas Atena. Galvo fala de uma imaginria partenognese masculina que cabe bem figura de Diadorim, filha de um pai sem me, de um pai que, como Diadorim, aparece como virgem (ver p. 139-144). 43 ELIADE, 1999, p. 77. 44 Conceito desenvolvido por Nicolaus Cusanus a partir de uma vasta tradio que envolve a filosofia desde seu nascedouro, prope que se a pense a partir do que ele chama uma fase prsistemtica do pensamento, ou seja, que se analise a fase prhistrica do princpio quando ainda no tinha sido filtrado pelo logos racionalizante. Mais teolgico que filosfico, ou filosfico no lugar onde a razo se ocupa da f e suas manifestaes antropolgicas, a coincidentia oppositorum , segundo ele, a tentativa da totalidade que seria a forma da realidade ltima. Tal realidade ltima qual podemos nos referir, como Eliade, pelo termo alemo Grund discernvel unicamente enquanto mistrio e paradoxo (ELIADE, 1999, p. 82). 45 ELIADE, 1999, p. 82. 46 UTZA, 1994, p. 367. 47 ELIADE, 1999, p. 124.

Na prtica, ela oposio a um homem-sujeito. O par Riobaldo/Diadorim o par sujeito/objeto. Tal conceito de mulher-objeto explicativo de uma longa histria de gnero que a literatura tanto ajuda a construir como, apenas tardiamente, comea a verificar.40 Na tentativa de compreender a necessidade da morte de Diadorim, observamo-lo sob certos ngulos. A questo da vestimenta relaciona-se androginia. Observada de um ponto de vista poltico, a androginia de Diadorim corresponde ao homoerotismo de Riobaldo do qual ele rendido no ato mesmo da devoluo de Diadorim casa e condio de mulher pela morte. A morte , nesse caso, o caminho por onde a aliana entre gnero e natureza se refaz para algum que, mera vida matvel que ousou transgredir uma regra, precisa ser incluso no lugar da vtima, ou seja, na imagem da mulher/morta. Mas possvel pensar ainda um pouco mais sobre essa armadura que oculta seu corpo de mulher: travestida de jaguno, a Donzela Guerreira41 Atena aviltada42 poder entrar no bando dos jagunos, fazer bando com eles e participar assim da vida poltica que sua condio de mera vida ou vida nua no permite. Antes, no entanto, devemos nos ater a um aspecto. Mircea Eliade, em Mefistfeles e o andrgino ou o mistrio da totalidade,43 trata da coincidentia oppositorum,44 aspecto presente em todos os mitos e ritos que, por meio dela, ensinam aos homens que a melhor via para se aprender Deus ou a realidade ltima renunciar [...] a pensar e imaginar a divindade em termos de experincia imediata.45 Se Diadorim realmente uma apresentao da coincidentia, no devemos ver nela apenas a mulher morta, mas o smbolo de alguma coisa transcendente. o que faz, por exemplo, Utza,46 cuja leitura interessantssima, baseada nas correntes esotricas presentes em Grande Serto, v na morte de Diadorim a revelao da alma de Riobaldo. O corpo morto seria essa alma, e a morte de Diadorim poderia ser pensada em termos de sacrifcio pelo qual a alma de Riobaldo liberada de sua condenao. Minha inteno no simplesmente descartar a leitura simblica. Mas preciso pensar que essa leitura, ela mesma, escamoteia na direo de entender o carter biopoltico e, nesse sentido, patriarcal da prpria literatura enquanto tambm ela clculo sobre a vida das mulheres, enquanto faz delas o emblema da vida nua. Para isso preciso levantar o elemento da mera matabilidade no lugar de um sacrifcio da vida nua presente no vis profano da obra. Em outras palavras, a inteno desta leitura determinar que assim como Diadorim mais do que mero corpo, ele no deixa de ser esse corpo que aparece morto e, assim, alado abstrao meta-histrica, entra no mundo transcendental47 enquanto morre para a histria.

202

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

DIADORIM: BIOPOLTICA E GNERO NA METAFSICA DO SERTO

48

AGAMBEN, 2002, p. 79-81.

NANCY citado por AGAMBEN, 2002, p. 66.


49

Diadorim sagrada tanto no sentido de que intocvel em vida (enquanto jaguno) quanto intocvel quando morta justamente porque morta. A sacralizao de Diadorim tem o sentido do homo sacer a figura do condenado ao banimento (a ser abandonado) do direito romano.48 Sacer aquele que sacralizado, tornando-se intangvel pela lei e ao mesmo tempo submetido lei de exceo ( lei fora da lei qual abandonado: Diadorim abandonada, como afirma Nancy: abandona-se sempre a uma lei,49 ou seja, lanada para fora de qualquer relao): ser matvel por qualquer um. O disfarce de androginia de Diadorim evita ao longo do texto que ele seja tocado, ao mesmo tempo que permite sua participao no bando dos jagunos (e no pertencer a homem nenhum), sob a forma de uma lei soberana que ele d enquanto no sabemos que ele ela a si mesmo. Bando, por sua vez, a condio biopoltica daqueles que, tendo sido banidos, ao mesmo tempo encontraram um lugar, so includos pela excluso, o que explica bem a condio de Diadorim. Se a morte se justape nudez e define a sacralizao (mera vida), a vestimenta relaciona-se vida e participao no bando enquanto ele a vida qualificada em relao mulheres, embora seja mera vida em relao ao governo e polcia. Diadorim , nesse sentido, duplicidade do sexo e da prpria vida. Figura do bando, enquanto revelao da lei enquanto estado de exceo. Lei que disfarada de destino a ser cumprido e que impe que Diadorim seja vtima de sua prpria soberania. De jaguno vestido a cadver, ele excludo pela lei masculina que ele mesmo usou para ocultar seu corpo de mulher o emblema masculino do jaguno com o qual fez pacto. Dele dependia a sada da vida (enquanto zo) e participao da vida da plis. A liberdade pela qual Diadorim desejava lutar foi a mesma que faltou s mulheres para que pudessem historicamente dispor de seu corpo. Justamente o que foi possvel a Diadorim enquanto jaguno e homem. Como mulher, no entanto, Diadorim restou como o campons do conto Diante da Lei, de Kafka. Ele no pde entrar como mulher na vida dos jagunos enquanto esteve sempre dele includa enquanto excluda. A indisponibilidade do corpo, contudo, o que vem definir o lugar de uma mulher: s tem a si mesma quando morta, ou seja, jamais tem a si mesma. Num contexto patriarcal sua morte se d justamente no mbito em que ela no podia sequer identificar-se a si mesma. Assim que a representao da morte de Diadorim pode ser interpretada como questo do autoconhecimento de Riobaldo, mas por outro ponto de vista apenas derrota de Diadorim, que jamais pde dispor de si mesma.

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

203

MARCIA TIBURI

50

TIBURI e Brbara VALLE, 2008, p. 53.

51

TIBURI e VALLE, 2008, p. 53.

O romance marcado por um impossvel que foi experimentado e narrado por Riobaldo. Diadorim , afinal, a que morre, e nessa morte tem toda a sua histria de luta ainda que vena o Hermgenes finalizada como uma derrota que permanece dialtica. Ela venceu como jaguno, mas perdeu e duplamente como mulher. Mulher derrotada em sua luta para ser homem (afinal, Diadorim no decidiu mostrar sua nudez e dispor dela) e mulher que foi revelada, sua revelia, como morta. Sua morte no como a morte de qualquer jaguno, pois a narrativa deixa ver que ela morre para os jagunos homens que, imbudos da sua condio de homens, ou seja, vivendo em grupo, a veem morta. Os jagunos a veem morta como anes que vissem Branca de Neve e chorassem a morte da donzela.50 Abandonada Mulher (Rosa escreve essa mulher com M maisculo, substantivando-a como A Mulher) de Hermgenes ela mesma uma figura da enganao , que lava e veste seu corpo morto no interior da casa (onde ela mesma esteve escondida e enganando ao prprio marido ao declarar que no gostava dele), Diadorim representa uma espcie de retorno do feminino ao feminino, do feminino ao lar, ao tero, ao oikos, aps um grande exlio na plis, territrio dos machos, e a guerra que nele se realiza. A casa campo de concentrao ao qual a mera vida sempre confinada.51 Ainda que Diadorim possa ser interpretada em seu carter mtico, em sua apario inicitica, o fato de que ela encerre sob suas vestes um segredo no pode sugerir apenas a Vnus Urnia (a nua) que se esconde na Vnus Pndemos (a vestida), o princpio da beleza-verdade ideal sob as vestes reais: a carne, a roupa. A Mulher que dela cuida vem abrandar essa violncia e operar a revelao. Mas tambm aquela, a Mulher, que operava a enganao do marido, vem desenganar a outra enganadora. Como o ladro que rouba o ladro. O que se estabelece entre as personagens um ato de comparao. A Mulher do Hermgenes representa a prpria Vnus Pndemos, mundana e profana que vem revelar a Vnus Urnia sempre representada nua e que, ao estar vestida, engana. algo da ordem de um segredo que a revela mulher, mas esse segredo no revelado por ela mesma, seno sob a inevitvel violncia da qual ela vtima.

Rquiem para um jaguno transformado em mulher/morta


A apario do corpo morto de mulher poderia ser lida como algo fantstico. Diadorim teria sido assim encantado na forma de uma mulher. Porm, para alm da brincadeira, Diadorim , na verdade, alegoria da crise da

204

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

DIADORIM: BIOPOLTICA E GNERO NA METAFSICA DO SERTO

52

HANSEN, 2000, p. 131.

identidade dos sexos em que o feminino aparece apenas como negativo. Diadorim mesmo no esse negativo seno por ser objeto da fala de Riobaldo e, na hora de sua morte, como corpo-cadver, objeto no sentido de coisa dessubjetivada. De quem perdeu sua potncia de sujeito, ou seja, sua autonomia, sua disponibilidade sobre si mesmo. De Diadorim tambm podemos dizer que ele tanto se torna mulher quando est morta quanto negado como mulher ao estar morta, posto que a mulher/morta j a mulher negada. E que essa morte s o desfecho de uma vida em que Diadorim mesmo se negou como mulher. A negao simbolicamente uma morte. Diadorim, como homem que foi, foi ao mesmo tempo sempre uma mulher negada e, nesse aspecto, morta. Falamos aqui de conceitos, sem apego a qualquer ideia de natureza revelada. Porque uma mulher se torna homem ser que vive livremente na vida pblica ao negar-se como mulher. A vida pblica coisa de homem e implica a morte da mulher. Dentro de casa, por sua vez, a morte sempre coisa de mulher. Nesse caso, Diadorim como mulher estaria morta desde o comeo: o emblema da mulher/morta, a revelao que obriga a retornar e reler o romance, pode mesmo valer como verdade em um nvel metalingustico e simblico, mas no no sentido de uma mulher viva vestida de jaguno, e sim de um jaguno que ocultava uma mulher enquanto revelava uma no-mulher. Na experincia de sua vida espelhada na ordem qual busca pertencer, Diadorim seria posta em crise da sexualidade, nem homem, nem mulher, mas antes nomulher enquanto homem e no-homem enquanto mulher; homem-travestido-vivo por oposio mulher-nua-morta. Ainda que, ao final, no tempo da morte, seja, de repente, mulher que ao se revelar morta se revela tambm a enganao como potncia da mulher e a negao de sua corporeidade de mulher. Essa que lhe permitia justamente ter outro tipo de vida do que aquele que caberia a uma mulher. Diadorim , assim, a mulher como apario corpo morto, fantasma de um passado no revelado, escamoteamento da verdade que se d a ver como num susto em que s claras d-se o oposto.52 Como tal, a mulher aparecida de entre as vestes do homem o que assusta no apenas porque um desejo estaria agora autorizado a ter se realizado no passado, mas porque o prprio desejo homosexual uma vez reconhecido, posto debaixo de nossos olhos de leitores, exposto na fala explcita de Riobaldo, na verdade, no poderia jamais ter sido realizado. Eis que ento a mulher morta mesmo que ela tenha sido sempre um homem. Em termos patriarcais, para comeo de conversa, no texto que uma mulher tem que morrer, se uma mulher estiver ali na condio de herona , mais cedo

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

205

MARCIA TIBURI

ou mais tarde, como morta que ela aparecer. Literatura , nesse sentido, aspecto do velho projeto biopoltico enquanto clculo que o texto como forma de poder faz sobre a vida, sobre o corpo, sempre subjugado ao valor do patriarcado e do sexismo que lhe prprio. O romance de Rosa, em que pese a sua simplesmente absoluta genialidade, d ganho de causa tradio da literatura como discurso biopoltico do patriarcado cuja desmistificao tarefa urgente da crtica feminista.

Referncias
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: UFMG, 2002. ______. Ninfe. Torino: Bolatti Boringuieri, 2007. ALMEIDA, Leonardo Vieira de. Diadorim:( o pacto como emblema trgico do corpo. Disponvel em: <http://www. filologia.org.br/ixcnlf/7/01.htm>. Acesso em: 7 nov. 2011. BLAY, Eva Alterman. Assassinato de mulheres e direitos humanos. So Paulo: Ed. 34, 2008. BUTLER, Judith. Problemas de gnero: feminismo e subverso da identidade. Traduo de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. COELHO, Maria Ceclia de Miranda Nogueira. Banhos de sangue femininos: reflexes sobre um topos. In: ______. Filosofia: machismos e feminismos. Florianpolis: Ed. UFSC. No prelo. DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Traduo de Mirian Schneiderman e Renato Janine Ribeiro. So Paulo: Perspectiva, 2006. ELIADE, Mircea. Mefistfeles e o andrgino. So Paulo: Martins Fontes, 1999. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade: a vontade de saber. Traduo de Maria T. C. Albuquerque. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999. v. I . GALVO, Walnice Nogueira. A donzela-guerreira: um estudo de gnero. So Paulo: SENAC, 1998. GRUNSPAN-JASMIN, lise. Lampio: senhor do Serto vidas e mortes de um cangaceiro. So Paulo: EDUSP , 2006. GUILHEN, Ellen.( A morte de Oflia nas guas: reflexos da personagem de Shakespeare na poesia simbolista brasileira. Campinas, SP: [s.n.], 2008. Disponvel em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/ ?code=000436429>. Acesso em: 7 mar. 2013. HANSEN, Joo Adolfo. O o: a fico da literatura em Grande Serto: Veredas. So Paulo: Hedra, 2000. LINS, Daniel. Lampio, o homem que amava as mulheres. O imaginrio do cangao. So Paulo: Annablume, 1997.

206

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

DIADORIM: BIOPOLTICA E GNERO NA METAFSICA DO SERTO

LORAUX, Nicole. Faons tragiques de tuer une femme. Paris: Hachette, 1985. MORAIS, Mrcia Marque de. Corao mistura amores: o desejo deslocado nas veredas do Grande Serto. In: FANTINI, Marli (Org.). A potica migrante de Guimares Rosa. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 91-112. PASSOS, Cleusa. Diadorim: Dia da Lua. In: FANTINI, Marli (Org.). A potica migrante de Guimares Rosa. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 64-88. POE, Edgar Allan. Filosofia da composio. In: ______. Poesia e prosa. Traduo de Oscar Mendes e Milton Amado. Porto Alegre: Globo, 1960. p. 501-511. ROSA, Joo Guimares. Grande Serto: Veredas. 29. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. TIBURI, Marcia. Oflia Morta: do discurso imagem. Revista Estudos Feministas, v. 18, n. 2, p. 301-318, maio/ago. 2008. ______. Marias Bonitas: entre a mulher mtica e as mulheres reais, uma fratura no serto. In: QUEIROZ, Andr. Arte & pensamento: a reinveno do Nordeste. Fortaleza: SESC, 2010. p. 111-125. TIBURI, Marcia; VALLE, Brbara. Mulheres, Filosofia ou coisas do gnero. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008. UTZA, Francis. Joo Guimares Rosa: metafsica do Grande Serto. Traduo de Jos Carlos Carbuglio. So Paulo: EDUSP , 1994. [Recebido em 22 de novembro de 2011 e aceito para publicao em 28 de maio de 2012]

Diadorim : Biopolitics and Gender in the Metaphysics of the Serto Abstract Abstract: Diadorim is the emblematic character of Guimares Rosa, avatar of the female warrior, symbol of a strong sacrifice which we can affirm to be feminist, that one constructed in the denial of the feminine to live a freedom from the beyond-sex realm. The analysis of the character allows evaluating the relationship between body and power as foundation of the known history of the gender domination. We intend to present a feminist reading that permits to investigate the double side of the sexuality that involves Diadorim. Man and alive while dressed, woman and dead when undressed, Diadorim will be a part of an archetypal history, of the topos of the woman/dead. This dead woman is, therefore, just life or naked life which appears in the contemporary biopolitical analysis. The crossing of feminism and biopolitics is the reading method of the work. It will lead us to see that the function of the textuality of the patriarchy is both enjoy over a womans dead body and return her to her presumed domestic and antipolitical nature. Keywords Keywords: Feminism; Diadorim; Biopolitcs; Serto.

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 191-207, janeiro-abril/2013

207

You might also like