You are on page 1of 3

Nome do curso: OAB-SBADO Data da aula: 21.05.2011 Nome do professor: Elisson Costa Disciplina: Direito Administrativo Email: drelissoncosta@hotmail.

com Continuao: Contratos PPPs (PARCERIA PBLICO-PRIVADA) Lei 11.079/2004 I. Conceito: a PPP o contrato administrativo de concesso (possuindo caractersticas especiais), na modalidade: administrativa e patrocinada (art. 2 da Lei). II. Modalidades: ADMINISTRATIVA Conceito: o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja usuria direta ou indireta, ainda que envolva a execuo de uma obra ou o fornecimento de bens. PATROCINADA Conceito: o contrato de concesso de obras ou servios pblicos, quando houver adicionalmente tarifa paga pelos usurios contraprestao do parceiro pblico ao privado.

O que diferencia a PPP de uma concesso comum so algumas caractersticas especiais. a) prazo: - nas PPPs: de 5 a 35 anos - nas concesses comuns: a lei no fala de prazos b) valor: s possvel para valores acima de 20 milhes de reais; c) licitao: ser feita na modalidade concorrncia. d) possvel a repartio de lucros e prejuzo entre os parceiros. e) no possvel PPPs cujo objeto nico seja somente a execuo da obra, prestao do servio, fornecimento e instalao de bens. f) possvel a utilizao de arbitragem nos contratos; g) antes na celebrao da PPP h a necessidade de constituio de sociedade com o propsito especfico para gerir a parceria. Art. 2, 4 da Lei Na hiptese em que mais de 70% da remunerao do parceiro privado for paga pelo parceiro pblico preciso autorizao legislativa especfica (s por lei especfica).

INTERVENO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA 1. FORMAS: 1.1. DESAPROPRIAO ou EXPROPRIAO Desapropriao o procedimento administrativo pelo o qual h a transferncia da propriedade particular (ou pblica de entidade de grau inferior pela superior) para o Poder Pblico ou os seus delegados por razes de necessidade pblica, utilidade pblica ou interesse social. realizada mediante o pagamento de indenizao prvia, justa e em dinheiro, SALVO as excees constitucionais de pagamento em ttulos da dvida pblica ou agrria. Art. 5, XXIV da CF Art. 182 da CF Art. 184 da CF 1.2. Modalidades de desapropriao: a) Desapropriao para Reforma Agrria: de competncia da Unio para os imveis que no atendem funo social da propriedade, sendo que o pagamento ser em ttulos da dvida agrria com prazo de resgate em at 20 anos. OBS.: art. 243 da CF trata da expropriao de glebas que cultivam substncias psicotrpicas. Isso confisco, pois no gera direito de indenizao. b) Desapropriao para Poltica Urbana: de competncia do Municpio para os imveis que no atendam o Plano Diretor. O pagamento ser em ttulos da dvida pblica, aprovados previamente pelo Senado Federal com prazo de resgate em at 10 anos. c) Desapropriao Ordinria ou Comum: prevista no Decreto 3.365/1941. o Fases: possui 2 (duas) fases. Fase Administrativa: esta fase inicia-se com a expedio do decreto expropriatrio (pode ser mediante lei). Aps o decreto/lei haver a oferta pelo bem, que se for aceita a desapropriao ser encerrada. Caso no haja aceitao passe-se para a prxima fase (fase judicial). Fase Judicial: aqui, h a propositura de Ao de Desapropriao pelo Pode Pblico, sendo que ser apenas discutido somente o valor da indenizao e eventuais irregularidades no procedimento. (ou seja, no se pode discutir a finalidade da desapropriao). ARt. 20 do decreto revela que qualquer outra discusso dever ser feita via ao prpria. O pagamento incluir: o valor do bem, suas rendas, correo monetria, lucros cessantes, danos emergentes, juros moratrios (desde o no pagamento) e compensatrios (desde a ocupao) e honorrios advocatcios o Desapropriao indireta: aquela feita sem a observncia das formalidades legais (art. 35 do Decreto). Neste caso, resta ao particular a Ao de Perdas e Danos. o Direito de Extenso: aquele que assiste ao proprietrio o direito de exigir que na sua desapropriao se estenda parte do imvel que se tornou intil ou de difcil utilizao. o Tresdestinao ilcita: o desvio de finalidade que ocorre quando o bem desapropriado para um fim e utilizado para outro sem interesse pblico. Isso ilegal. 2

o Retrocesso: art. 519 do CC surge quando h desinteresse superveniente do Poder Pblico pelo bem que ele desapropriou. Na hiptese de venda do bem pelo Poder Pblico deve ser dado o direito de preferncia ao expropriado na aquisio do mesmo, pelo valor atual. 2. SERVIDO ADMINISTRATIVA: o nus REAL imposto pela Administrao Pblica sobre a propriedade privada para assegurar a realizao de obras ou servios pblicos, mediante o pagamento de indenizao dos prejuzos efetivamente suportados pelo particular. Ex.: passagens de fios eltricos, telefnicos, dutos de guas, servides militares e de aeroportos. 3. LIMITAO ADMINISTRATIVA: a imposio geral, unilateral, gratuita e de ordem pblica, condicionadora do uso e gozo de bens e atividade particulares. Ex.: limite de altura para a construo de prdios; exigncias de recuo nas construes; reserva legal ambiental. 4. REQUISIO ADMINISTRATIVA: art. 5, XXV da CF um ato da autoridade administrativa para a utilizao coativa de bens e atividades particulares, com indenizao ulterior (se houver dano) para o atendimento de necessidades coletivas, urbanas, urgentes e transitrias. 5. TOMBAMENTO (Decreto-lei 25/1937): uma declarao feita pelo Poder Pblico a cerca do valor histrico, artstico, cultural e ambiental a respeito de determinado bem mvel ou imvel. Os bens tombados no podem ser demolidos, destrudas ou reformadas sem a prvia autorizao do rgo competente (IPHAN, na esfera federal). Para a alienao dos bens tombados h a necessidade de prvia oferta Unio, Estado ou Municpio em que se localize o bem. O tombamento no retira a propriedade do particular (apenas restringe o seu uso). O tombamento, em regra, no gera direito a indenizao, SALVO se as limitaes sejam de tal forma que inviabilizem o uso do bem.

You might also like