You are on page 1of 9

MATRIA: Direito Administrativo PROFESSOR: Elisson Pereira da Costa DATA: 16.04.2011 Anotador:Mauricio A. S.

Prado Aula 3

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO ART. 37, 6, CF.

I CONCEITO ART. 37, 6, CF - LEITURA a responsabilidade atribuda ao estado, quando seus agentes no desempenho de suas atividades causam danos ao particular.

II TEORIAS Surgiu na Frana, com o caso Blanc, onde uma menina perde os braos, quando atropelada por vago de tabaco.

1 IRRESPONSABILIDADE Por esta teoria o estado nunca responde. No aplicada no Brasil.

2 SUBJETIVA Requisitos: a) Dano b) Nexo causal (entre o dano e omisso estatal) c) Omisso (se fosse direito civil aqui estaria tambm a ao, mas para o direito administrativo, apenas a omisso) d) Culpa (negligncia, imprudncia, impercia; o elemento subjetivo)

Para o direito administrativo, a doutrina entende que esta teoria aplicvel quando h omisso do Estado na prestao do servio pblico.

MATRIA: Direito Administrativo PROFESSOR: Elisson Pereira da Costa DATA: 16.04.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 3

3 OBJETIVA Requisitos: a) dano b) Nexo causal c) Ao

Correntes: A Risco integral Por esta teoria o Estado responde sempre, inclusive nas hipteses de caso fortuito, fora maior e culpa exclusiva da vtima. Em regra no aplicada no Brasil. Em regra, porque h correntes, principalmente no direito ambiental, que entendem que no caso de dano nuclear, aplicvel esta teoria.

B Risco administrativo Por esta teoria o Estado responde sempre, exceto nas hipteses de caso fortuito, fora maior e culpa exclusiva da vtima. Esta teoria aplicvel no Brasil, como regra.

A jurisprudncia fala que o art. 37, 6, CF no faz esta distino (teoria subjetiva/objetiva) Ex. da rvore com cupins que cai sobre carro, aplica-se a teoria subjetiva, porque o estado se omitiu, no fez a manuteno/preveno de cupins nas rvores. Ex. 2 caso da moa que cai na Av. Pulista e rompe os ligamentos. Aplica-se a Teoria objetiva, porque o estado deveria conservar as vias pblicas.

Ex. 3 construo do metr de So Paulo, que cria cratera. Aplica-se a teoria objetiva, na modalidade do risco administrativo, porque houve ao do estado.

MATRIA: Direito Administrativo PROFESSOR: Elisson Pereira da Costa DATA: 16.04.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 3

Estado ---| | |

dano ao particular

Agente pblico (direito de regresso do Estado contra o agente)

Ex. motorista da prefeitura bbado bate em seu carro. Voc entra com ao contra o estado e este, se entender que houve dolo ou culpa, entra com ao de regresso contra o agente.

ATO ADMINISTRATIVO

I CONCEITO a declarao do estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurdicos imediatos, com observncia da lei e sob regime jurdico de direito pblico.

Nota a construo de uma ponte ato da administrao, mas no ato administrativo.

II ATRIBUTOS/CARACTERSTICAS Os atributos do ato administrativo esto relacionados com as caractersticas do ato. So eles (PIAT): 1 P resuno de legitimidade do ato 2 I mperatividade 3 A utoexecutoriedade 4 T ipicidade

1 presuno de legitimidade/legalidade/veracidade Presume-se que a pessoa que praticou o ato tinha legitimidade para aplic-la, que o ato foi feito debaixo da lei, e veracidade quanto aos fatos alegados.

MATRIA: Direito Administrativo PROFESSOR: Elisson Pereira da Costa DATA: 16.04.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 3

Ex. da multa por transportar criana no banco da frente, mas na verdade era um ano, que no era criana. Assim, presuno de legitimidade significa que os atos administrativos so legais at prova em contrrio e vem acompanhada da presuno de veracidade.

2 Imperatividade Significa que o ato administrativo se impe independentemente da concordncia do particular.

Obs Celso Antnio Bandeira de Mello fala em exigibilidade. A exigibilidade est relacionada, no caso do ato administrativo, com a sano a ser aplicada, ou seja, exigir dos terceiros a observncia das obrigaes que ela (administrao pblica) imps.

3 - Autoexecutoriedade a possibilidade que a administrao pblica tem de, com seus prprios meios, colocar em execuo as suas decises, sem necessidade de recorrer ao judicirio. Nota: bvio que tudo isso tem que estar previsto em lei.

4 Tipicidade Significa que o ato administrativo deve corresponder s figuras previamente definidas na lei.

III REQUISITOS OU ELEMENTOS (art. 2, Lei 4717/65 importante ler esta lei para segunda fase)

1 S ujeito (ou competncia) 2 C ontedo (ou objeto do ato) 3 F orma 4 F inalidade 5 M otivo

MATRIA: Direito Administrativo PROFESSOR: Elisson Pereira da Costa DATA: 16.04.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 3

Exemplo: multa de trnsito (auto de infrao)

1 S ujeito (ou competncia) aquele a quem a lei atribui a prtica do ato.

2 C ontedo (ou objeto do ato) o efeito jurdico imediato que o ato produz. Ex. servidor pblico, se demitido, o efeito imediato o desligamento dos quadros da adminstrao pblica. No caso da multa, o efeito imediato a obrigao de pagar.

3 F orma a maneira pela qual o ato se exterioriza. No direito administrativo, em regra, a forma escrita.

4 F inalidade No sentido amplo o interesse pblico Em sentido especfico o resultado que o ato deve produzir. Assim, finalidade o interesse pblico, bem como o resultado especfico que cada ato deve produzir.

5 M otivo Significa que o ato administrativo deve explicitar as razes de fato e de direito que o fundamentam. Nota: No confundir com motivao, que princpio da administrao pblica

MATRIA: Direito Administrativo PROFESSOR: Elisson Pereira da Costa DATA: 16.04.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 3

*TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES Os motivos que determinam a vontade do agente servem de suporte para sua deciso. Tanto o ato vinculado, quanto o discricionrio devem ser motivados.

IV - ESPCIES DE ATO ADMINISTRATIVO

1 Atos Normativos So aqueles que contm um comando normativo visando a correta aplicao da lei. Ex. decretos, regulamentos, regimentos, etc.

2 Atos Ordinatrios So aqueles que visam disciplinar o funcionamento da administrao Ex. portarias, circulares, avisos, etc.

3 Atos Negociais Disciplinam sobre negcios jurdicos pblicos. Ex. Licena, concesso, autorizao, permisso, etc

4 Atos Enunciativos So aqueles que declaram uma situao na administrao. Ex. Certides, atestados, pareceres, etc

5 Atos punitivos Contm uma sano. Ex. multa, advertncia, embargo, etc.

MATRIA: Direito Administrativo PROFESSOR: Elisson Pereira da Costa DATA: 16.04.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 3

V CLASSIFICAO

1 Ato simples 2 Ato complexo 3 Ato Composto

1 Ato simples aquele que resulta da manifestao de vontade de um nico rgo. Ex. nomeao de um servidor qualquer.

2 Ato complexo aquele que resulta da manifestao de vontade de mais de um rgo. Ex. decreto assinado pelo presidente e referendado pelo ministro;

3 Ato composto aquele que resulta da manifestao de vontade de um nico rgo, mas que depende da manifestao de outro. Ex. nomeao de presidente do Banco Central, pelo presidente da repblica, que depende da verificao do senado.

VI CONVALIDAO (art. 55, da Lei 9784/99) A convalidao o ato Administrativo pelo qual suprido o vcio existente em outro ato. Somente possvel para vcios de sujeito e forma. Ex. concurso para tcnico de contabilidade, onde no se exige o diploma, depois de 6 meses, a administrao percebe que para aquela funo era necessrio que os funcionrios fossem contadores. No houve m-f, mas ser necessrio que um contador ratifique os atos praticados por aquelas pessoas.

MATRIA: Direito Administrativo PROFESSOR: Elisson Pereira da Costa DATA: 16.04.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 3

Ex. 2 pessoa fazendo despacho, no sentido popular da palavra (colocar nome na boca do sapo na encruzilhada, etc.), em rea de manancial. O agente (fiscal) tinha esquecido o talonrio de auto de infrao, sacou uma folha e lanou todos os elementos. Depois, ao chegar repartio, ele expediu o ato da forma correta, convalidando-o, assim.

VII EXTINO DO ATO ADMINISTRATIVO

1 - Cumprimento dos efeitos Ex. pagamento da multa

2 Desaparecimento do sujeito/objeto Ex. extino de autarquia. Todos os atos que ela expediu somem (desde que no haja previso para que outra entidade assuma suas funes).

3 Retirada Pode se dar por: A anulao Ocorre em casos de ilegalidade

B Revogao Quando ocorre inoportunidade e inconvenincia.

C Cassao Ocorre quando o destinatrio do ato descumpre condies que deveriam permanecer atendidas para que ele pudesse continuar desfrutando de uma situao jurdica.

Ex. Construir diferentemente da licena dada.

MATRIA: Direito Administrativo PROFESSOR: Elisson Pereira da Costa DATA: 16.04.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 3

o caso do cidado que tem licena para construir sala, cozinha, banheiro, mas a filha est grvida e ele constri mais um andar. Nesse caso, o direito que ele tinha foi extrapolado. Ex. 2 Carteira de motorista, se voc fizer 21 pontos, ela cassada.

Para prxima aula: D Caducidade E - contraposio

LICITAO (Lei 8666/93 leitura obrigatria)

I - CONCEITO procedimento administrativo, pelo qual a administrao pblica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse (Isso no significa que ser sempre o menor preo).

You might also like