You are on page 1of 5

Nome do curso: OAB-SBADO Data da aula: 26.03.2011 Nome do professor: Marcelo Cometti Disciplina: Direito Empresarial Email: marcelo.cometti@damasio.com.

br Twitter: @cometti Aula anterior: art. 972, 974 e 978 do CC Continuao: Alienao de bens imveis (art. 978 do CC) ALINENAO DE BENS IMVEIS O empresrio casado independentemente do regime adotado livre para alienar ou gravar de nus real (ex.: hipotecar) os bens imveis por ele empregados na explorao de sua empresa, SEM que para tanto lhe seja necessria a anuncia de seu cnjuge. 2.2. SOCIEDADE EMPRESARIA Por que o empresrio enquanto pessoa jurdica uma sociedade empresria? R.: as pessoas jurdicas se dividem em: pessoas jurdicas de direito pblico e de direito privado (esta no se submete ao regime jurdico pblico). Ou seja, a diferena entre eles o regime jurdico adotado. As pessoas jurdicas de direito pblico no se submetem ao procedimento de falncia. Art. 44 do CC so pessoas jurdicas de direito privado: I as associaes; II as sociedades; III as fundaes; IV as organizaes religiosas; V os partidos polticos (...) S as sociedades exploram a atividade econmica (com fim lucrativo). Da a nica que pode ser empresria. Mas se a sociedade for da forma simples, esta no ser empresria, pois os atos de constituio esto registrados no Cartrio de Registro Civil (e no a Junta Comercial). Sociedade empresria a pessoa jurdica de direito PRIVADO que exerce sua atividade na forma prpria de empresrio (art. 982 do CC), ou seja, exercendo com profissionalismo e de modo organizado. EXCEES: ressalta-se, entretanto, que a sociedade NO ser da espcie empresria (ou seja, sociedade simples), ainda que atue com profissionalismo e de modo organizado, se: a) Exercer uma profisso intelectual (ex.: cientfica, literria ou artstica), SALVO se constitudo o elemento de empresa; b) Exercer uma atividade rural e no houver optado pelo arquivamento de seus atos constitutivos (contrato ou estatuto social) na Junta Comercial. c) Adotar como tipo societrio a cooperativa. OBS.: sociedade entre cnjuges ( possvel, mas h 2 excees: no caso da adoo de comunho universal ou separao obrigatria). Faculta-se aos cnjuges contratar sociedade entre si ou com terceiros, EXCETO se casados no regime de comunho universal ou separao obrigatria de bens.

3. OBRIGAES DOS EMPRESRIOS I. Registro (art. 967 do CC) o empresrio dever se inscrever no Registro Pblico de Empresas Mercantis (Junta Comercial) de sua respectiva sede, antes de iniciar o exerccio de sua atividade. OBS.: haver uma Junta Comercial para cada Unidade Federativa com competncia para executar atos de registro pblico dentro de sua respectiva circunscrio territorial. Escriturao (art. 1.179 do CC) o empresrio dever manter regularmente escriturado os Livros de Registro que lhe so obrigatrios. Art. 100 da Lei 11.101/2005. Ex.: livro de registros de aes, livro de transferncia de aes etc. Art. 19 da lei 5.474/68. Ex.: livro de registro de duplicata. Lei Simples. Ex.: livro caixa, livro inventrio. Mas o CC s indica um nico livro obrigatrio: DIRIO. O livro Dirio cuja escriturao exigida de todos os empresrios tem natureza contbil e visa retratar as variaes ocorridas no patrimnio do empresrio em intervalo de que no exceda a 30 (trinta) dias. EXCEO: o pequeno empresrio est dispensado de manter escriturado o Livro Dirio. III. Balano (art. 1.179 do CC) o empresrio dever levantar anualmente balano patrimonial (que retrata a o seu ativo/dvidas e passivo/dvidas) e balano de resultado econmico (retrata todas as despesas e custos que ele gastou no ato e todas as receitas por ele auferidas). S o pequeno empresrio est dispensado do dever de levantar balano. II.

4. ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL 4.1. Conceito: estabelecimento empresarial o conjunto de bens corpreos (mesa, cadeira, prato etc.) e incorpreos organizados pelo empresrio para explorao de sua empresa (atividade). E o ponto empresarial o local ( um dos bens que compe o estabelecimento). 4.2. Alienao: O que TRESPASSE? R.: Trespasse o contrato de alienao do estabelecimento empresarial, com duas formalidades: a) averbao do Trespasse na Junta Comercial; b) publicao do Trespasse na Imprensa Oficial. Em regra, o empresrio livre para alienar o seu estabelecimento empresarial. Todavia, se no lhe restarem outros bens que garantam o pagamento de todos os seus credores a EFICCIA da alienao depender do prvio pagamento destes ou da anuncia expressa ou tcita de todos os seus credores, no prazo de at 30 (trinta) dias a contar de suas respectivas notificaes. Alienao irregular: ocorre quando o empresrio aliena todos os seus bens sem que garanta as dvidas existentes. Esta alienao NO POSSUI EFICCIA. A alienao irregular tambm configura ato de falncia. O art. 94, III da Lei 11.101/2005 diz que o ALIENANTE pode falir se praticar atos de falncia. O credor que se sentir prejudicado com essa alienao irregular (ou seja, ele no deu anuncia para a alienao) pode: Mover execuo e nomear penhora dos bens alienados; ou Pedir a falncia do alienante. Art. 1.145 e 1.144 do CC SUCESSO: (Art. 1.146 do CC)

O adquirente do estabelecimento empresarial responde por TODAS as dvidas relacionadas ao negcio explorado, desde que devidamente contabilizadas (ressalvadas as dvidas de natureza tributria ou trabalhista), permanecendo o alienante solidariamente responsvel pelo prazo de at 1 (um) ano. CONCORRNCIA: salvo autorizao expresso alienante no poder fazer concorrncia ao adquirente nos 5 (cinco) anos subseqentes transferncia. OBS.: a vedao estabelecida no CC diz respeito Concorrncia, que significa: a atuao no mesmo mercado relevante.

PROPRIEDADE INDUSTRIAL 1. CARTA PATENTE protege: 1.1. Inveno ( uma criao; inovador) 1.2. Modelo de Utilidade ( uma criao que vai aperfeioar algo j existente) Inveno a criao que decorre do intelecto humano no compreendido no estado da tcnica, ou seja, a criao absolutamente nova e no conhecida inclusive pelos cientistas especialistas da rea. Modelo de utilidade a criao que decorre do intelecto humano no compreendido no estado da tcnica e que propicia uma melhoria funcional, ou seja, aperfeioa algo j existente. 1.3. PRAZO DE DURAO a) de uma patente de inveno: 20 anos (contados a partir do depsito) e assegurados o mnimo de 10 anos da concesso. Mas a concesso demorada. Por exemplo: depsito em 26/03/11 e a concesso se der em 26/03/2016. Sendo que o perodo mnimo de aproveitamento da carta patente ser de metade, ou seja, at 25/03/2040 (10 anos). b) de uma patente de modelo de utilidade: 15 anos (a contar do depsito) e sendo assegurados o mnimo de 7 (sete) anos da concesso. OBS.: carta patente JAMAIS admitir prorrogao, ou seja, expirado o prazo de concesso da patente o bem cair em domnio pblico. 2. CERTIFICADO DE REGISTRO protege: 2.1. Desenho Industrial: a forma plstica ornamental (design) ou o conjunto de linhas e cores que poder ser aplicado a um determinado objeto, gerando-lhe uma configurao externa nova e original. O certificado de registro industrial vigorar por 10 anos a contar do depsito, podendo ser prorrogados por at 3 vezes, e cada prorrogao ser de no mximo 5 anos. Sendo que aps este prazo o bem cair em domnio pblico. 2.2. MARCA Temos 3 (trs) modelos de marcas: A. Marca de certificao (ex.: ISSO 9001) B. Marca Coletiva (ex.: ABRINQ) C. Marca de produto/ De servio (ex.: Nike)

Marca de Certificao aquela utilizada para atestar que determinado produto ou servio est em conformidade com certas normas tcnicas, quanto qualidade, metodologia e material empregado. Marca Coletiva aquela utilizada para indicar que certo produto ou servio advm de um membro integrante de ma certa entidade associativa Marca de Produto ou de Servio o sinal distintivo visualmente (sinal sonoro, cheiros/odores NO podem ser registrados como marcas) perceptvel que tem por finalidade identificar determinado produto ou servio produzido por um certo empresrio, diferenciando-o de outros produtos ou servios idnticos semelhantes ou afins, mas de origem diversa. Requisitos para o registro da Marca: a) Novidade relativa: para que um sinal seja registrado como marca no se exige do requerente a criao do sinal ou da palavra em sua concepo lingstica, bastando a ele dar ao sinal uma nova aplicao (Princpio da Especificidade da Marca). Princpio da Especificidade da Marca a proteo conferida pelo INPI a uma determinada marca limitada a categoria de produto ou servio em que a marca se encontre registrada. EXCEO: Marca de Auto Renome aquela que mesmo registrada no INPI para um determinado ramo de atividade, ter sua proteo estendida para todas as demais categorias de produtos ou servios (ex.: Volkswagen; Corinthians). b) No colidncia com marca notria: a marca notria no est registrada no Brasil, mas sei que notria. O INPI indeferir o pedido de registro de marca que muito embora no esteja registrada no Brasil (da novo) j explorada no exterior por pessoa diversa da do requerente. c) Desimpedimento: art. 124 da LPI Prazo de durao de um registro de Marca: 10 (dez) anos contados da concesso, podendo ser prorrogada quantas vezes quiser. Sendo que cada prorrogao ter de ser de no mximo 10 anos.

SOCIEDADES 1. SOCIEDADE LIMITADA (Art. 1.052 a 1.087 do CC) 1.1. Consideraes Gerais: Limitada, nada mais do que uma forma societria que poder ser adotada pelas sociedades empresrias e pelas sociedades simples. O ato constitutivo de uma sociedade limitada um contrato (e no um estatuto que uma sociedade institucional), da considerada uma sociedade contratual. Disciplina Jurdica - normas que vo disciplinas as sociedade limitadas: CC dos art. 1.052 a 1.087. Tem sua regncia supletiva: Normas da Sociedade Simples (art. 997 a 1.038 do CC). Podendo, excepcionalmente, desde que exista expressa previso no contrato social, a sociedade limitada poder ser regida pela Lei das S/As (L. 6.404/76). Art. 1.053 do CC 1.2. NOME EMPRESARIAL: Espcies de nome empresarial: 4

i. ii.

Razo Social ou Firma Denominao Razo Social a espcie de nome empresarial formada exclusivamente pelo nome civil de um ou mais scios que participem da sociedade acrescida do tipo societrio adotado. Ex.: Queiroz e Costas Ltda. NOME CIVIL + TIPO SOCIETRIO Denominao a espcie de nome empresarial formada por qualquer expresso lingstica acrescida da atividade exercida pela sociedade e do tipo societrio adotado. Ex.: Queiroz Pes e Roscas Ltda ou Tricolor Pes de Roscas Ltda. QUALQUER EXPRESSO + ATIVIDADE + TIPO

Nos termos do art. 1.058 do CC a sociedade LTDA poder adotar como nome empresarial tanto a razo social como a denominao. 1.3. CAPITAL SOCIAL o montante total de recursos a que os scios se comprometem em transferir do seu patrimnio pessoal para a formao do patrimnio da sociedade. OBS.: VEDADA a contribuio para o CS com servios. S pode: bens, dinheiro, crditos. Exemplo: CS (capital social)- R$ 1.000.000,00 Marcos - R$ 1.000,00 (em 30 dias) Marcelo - R$ 999.000,00 (em 10 anos) Subscrio o ato pelo qual determinada pessoa se compromete em contribuir para a formao do Capital Social, recebendo da sociedade em contrapartida participao societria (quotas ou aes, aqui no caso sociedade limitada, logo, ser em forma de quotas). Integralizao o ato pelo qual determinado scio cumpre com a sua obrigao de contribuir para a formao do Capital Social. OBS.: tanto aquele que integralizou e aquele que no integralizou tero direito participao nos lucros, pois ser scio a partir da subscrio.

You might also like