You are on page 1of 2

Noam Chomsky: As 10 estratgias da mdia para manipular as massas O linguista Noam Chomsky elaborou uma lista das 10 estratgias

de manipulao atravs dos meios de comunicao de massa . Confira o vdeo e descubra como voc est sendo manipulado.

A seguir veremos em que consistem as 10 estratgias de maneira detalhada, como inf luem na hora de manipular as massas e em que so baseadas. 1. A estratgia da Distrao:

O elemento primordial do controle social a estratgia da distrao, que consiste em de sviar a ateno do pblico dos problemas importantes e das mudanas decididas pelas elit es polticas e econmicas, mediante a tcnica do dilvio, ou inundao de contnuas distrae e informaes insignificantes. A estratgia da distrao igualmente indispensvel para impe ir o pblico de interessar-se por conhecimentos essenciais, nas reas da cincia, econ omia, psicologia, neurobiologia e ciberntica. Manter a ateno do pblico distrada, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importncia real. Mante r o pblico ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta gran ja como os outros animais 2. Criar problemas e depois oferecer solues.

Este mtodo tambm chamado problema-reao-soluo . Se cria um problema, uma situao p causar certa reao no pblico, a fim de que este seja o mandante das medidas que se d eseja aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou que se intensifique a vi olncia urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o pblico seja o man dante de leis de segurana e polticas desfavorveis liberdade. Ou tambm: criar uma cri se econmica para fazer aceitar como um mal necessrio o retrocesso dos direitos soc iais e o desmantelamento dos servios pblicos. 3. A estratgia da gradualidade. Para fazer que se aceite uma medida inaceitvel, basta aplic-la gradualmente, a con ta-gotas, por anos consecutivos. Foi dessa maneira que condies socioeconmicas radic almente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as dcadas de 1980 e 1990: E stado mnimo, privatizaes, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salrios que j no asseguram ingressos decentes, tantas mudanas que teriam provocado uma revo luo se tivessem sido aplicadas de uma s vez. 4. A estratgia de diferir. Outra maneira de se fazer aceitar uma deciso impopular a de apresent-la como doloro sa e necessria , obtendo a aceitao pblica, no momento, para uma aplicao futura. mais il aceitar um sacrifcio futuro do que um sacrifcio imediato. Primeiro, porque o esforo no empregado imediatamente. Depois, porque o pblico, a ma ssa, tem sempre a tendncia a esperar ingenuamente que amanh tudo ir melhorar e que o sacrifcio exigido poder ser evitado. Isto d mais tempo ao pblico para acostumar-se i deia da mudana e aceit-la com resignao quando chegue o momento. 5. Dirigir-se ao pblico como crianas. A maioria da publicidade dirigida ao grande pblico utiliza discurso, argumentos, personagens e entonao particularmente infantis, muitas vezes prximos debilidade, co mo se o espectador fosse uma criana de pouca idade ou um deficiente mental. Quant o mais se tenta enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantiliza nte. Por qu? Se algum se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, ento, em razo da sugestionabilidade, ela tender, com certa probabilidade

, a uma resposta ou reao tambm desprovida de um sentido crtico como as de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade. 6. Utilizar o aspecto emocional muito mais do que a reflexo. Fazer uso do aspecto emocional uma tcnica clssica para causar um curto circuito na anlise racional, e finalmente no sentido crtico dos indivduos. Por outro lado, a u tilizao do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar ideias, desejos, medos e temores, compulses ou induzir comp ortamentos. 7. Manter o pblico na ignorncia e na mediocridade. Fazer com que o pblico seja incapaz de compreender as tecnologias e os mtodos util izados para seu controle e sua escravido. A qualidade da educao dada s classes sociai s inferiores deve ser a mais pobre e medocre possvel, de forma que a distncia da ig norncia que paira entre as classes inferiores e as classes sociais superiores sej a e permanea impossvel de ser revertida por estas classes mais baixas. 8. Estimular o pblico a ser complacente com a mediocridade. Promover ao pblico a crer que moda o ato de ser estpido, vulgar e inculto. 9. Reforar a autoculpabilidade. Fazer com que o indivduo acredite que somente ele culpado pela sua prpria desgraa, por causa da insuficincia de sua inteligncia, suas capacidades, ou de seus esforos. Assim, no lugar de se rebelar contra o sistema econmico, o indivduo se auto desva loriza e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos a inibio d e sua ao. E, sem ao, no h revoluo! 10. Conhecer aos indivduos melhor do que eles mesmos se conhecem. No transcurso dos ltimos 50 anos, os avanos acelerados da cincia tm gerado uma cresc ente brecha entre os conhecimentos do pblico e aqueles possudos e utilizados pelas elites dominantes. Graas biologia, a neurobiologia a psicologia aplicada, o siste ma tem desfrutado de um conhecimento avanado do ser humano, tanto em sua forma fsic a como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivduo comu m do que ele conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sis tema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivduos, maior que o d os indivduos sobre si mesmos.

You might also like