You are on page 1of 2

Aquecimento Eficiente

Boas prticas para poupar! Para que os 15% de energia que por ano destina ao aquecimento da sua casa no se percam necessrio ter em mente algumas notas prticas para incrementar a eficincia energtica dos sistemas de aquecimento. Boas prticas para o aquecimento eficiente Independentemente do tipo de soluo escolhida e instalado em sua casa, h conselhos de boas prticas que deve ter em conta, pois no vale a pena escolher, por exemplo, uma bomba de calor super eficiente se o comportamento da sua famlia e habitao no o mais correcto. Tome nota:

Avaliar. A anlise das caractersticas de construo e dos sistemas de aquecimento e arrefecimento especialmente importante na compra ou arrendamento de uma casa. O certificado energtico permite averiguar e comparar a eficincia do imvel no momento de deciso da compra/ arrendamento. Isolar. Paredes, tectos, portas e janelas isoladas so fundamentais para a eficincia dos sistemas de aquecimento e a base para a poupana em climatizao. Arejar sem aquecimento. S se deve ligar o aquecimento aps ter arejado a casa e fechado todas as portas e janelas. Para a renovao do ar de uma habitao s necessrio abrir as janelas durante 10 minutos. Aproveitar o sol. Abrir estores e persianas durante o dia permite que a radiao entre pelas janelas e diminua as necessidades de aquecimento. Manter o calor noite. Ajudar a manter o calor dentro de portas to fcil como fechar as persianas, estores e cortinas ao fim da tarde. Controlar a temperatura de conforto. Embora subjectiva, a sensao de conforto trmico atingida a uma temperatura entre os 19C e os 21C. Temperaturas a manter uma vez que cada grau de temperatura adicional implica um acrscimo do consumo de energia em aproximadamente 7%. Regular o aquecimento durante o dia e por diviso. As necessidades trmicas so variveis devido s oscilaes da temperatura diria e da necessidade real de utilizao das divises. A temperatura das zonas de dia, como a sala, por exemplo, deve ser maior que nos quartos (zona de noite). Nestes basta uma temperatura de 15C a 17C para o conforto trmico. ambisolar, lda | Confidencial papadica 1

Programar as ausncias. Sempre que a casa fique vazia durante um elevado nmero de horas, importante substituir os termstatos normais por programveis ou instalar vlvulas termoestticas em radiadores. Solues prticas, fceis de instalar e que podem amortizar rapidamente o investimento realizado atravs de importantes poupanas de energia (entre 8% e 13%). Evitar o aquecimento desnecessrio. O aquecimento da cozinha deve ser evitado uma vez que j possui as suas prprias fontes de calor. Tambm no faz sentido a climatizao de despensas, lavandarias, garagens e arrumos. Desligar o aquecimento noite. Em condies normais, suficiente ligar o aquecimento durante a manh. Durante a noite, pode desligar-se, j que o calor acumulado na habitao costuma ser suficiente. No cobrir ou encostar objectos aos radiadores. A difuso de ar quente fica comprometida. Purgar os radiadores. No caso dos radiadores a gua, o ar que possa existir no seu interior dificulta a emisso de calor. Pelo menos uma vez por ano, no incio da poca fria, necessrio purgar o ar at sair apenas gua. Limpar os equipamentos. A limpeza regular de radiadores e aparelhos de AC, por exemplo, aumenta a eficincia do seu funcionamento e a poupana de energia. Fazer manutenes peridicas. Uma manuteno adequada, por exemplo de uma caldeira individual, permite poupanas de energia volta dos 15%.

Analisar e comparar consumos. A anlise anular dos consumos de energia fundamental para controlar os custos e melhorar o desempenho energtico no s de equipamentos mas tambm da famlia.

ambisolar, lda | Confidencial Udica 1

You might also like